Calendário de Eventos UFSC

mar
27
qui
Roda de conversa sobre sânscrito, yoga e vaishnavismo
mar 27@14:00 – 18:00

O Projeto Língua, religião e cultura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove uma roda de conversa com Markus Johannes Weininger, professor associado do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução e praticante yoga há 40 anos, e Sergio Mendes de Freitas, tradutor, membro da comunidade Hare Krishna e mestre em estudos do sânscrito. A roda de conversa abordará sânscrito, yoga e vaishnavismo e terá mediação de Tarcísio de Arantes Leite e Cristine Severo, professores da UFSC. O evento é on-line e terá início às 14h, em 27 de março. Haverá interpretação para Libras.

O projeto visa valorizar e difundir reflexões e práticas sobre línguas consideradas “sagradas” em diferentes culturas, tradições e religiosidades, como árabe, hebraico, sânscrito, iorubá, guarani, tibetano, japonês, entre outras. Através da realização de rodas de conversa periódicas transmitidas on-line pelo canal do YouTube do grupo de Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas), busca-se divulgar e criar espaços públicos e compartilhados de reflexão sobre a relação entre língua, religião e cultura.

O evento terá transmissão ao vivo no YouTube.

Mais informações no site ou na página do Instagram do grupo.

Exibição do documentário: ‘Hidrelétricas na Amazônia. E depois?’
mar 27@16:30 – 17:30

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, no dia 27 de março, das 16h às 17h30, a exibição do documentário Hidrelétricas na Amazônia. E depois?, seguida de um debate, no auditório do bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). O documentário é resultado de uma pesquisa sobre a região amazônica iniciada em 2013, que contou com a participação de mais de 60 pesquisadores de diversas áreas e instituições. O evento é aberto ao público em geral.

A obra aborda os impactos das grandes hidrelétricas sobre comunidades urbanas, ribeirinhas, indígenas e o meio ambiente. Com base em mais de uma década de estudos, o documentário apresenta histórias reais e propõe uma reflexão crítica sobre o modelo de desenvolvimento adotado na região.

A iniciativa terá a Universidade representada pela professora Marcia Grisotti, professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política e do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas. O evento é parte de um projeto em rede de universidades nacionais e estrangeiras. Intitulado “After Hydropower Dams: Social and Environmental Processes that occur after the Construction of Belo Monte, Jirau and Santo Antonio in Brazilian Amazonia”, o projeto é financiado pela Fapesp e coordenado pelo professor Emilio Moran, da Michigan State University.

O debate contará com representantes das instituições envolvidas no projeto: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Michigan State University (MSU) e West Virginia University (WVU).

O trailer do documentário está disponível por meio deste link.

abr
15
ter
Palestra e debate: ‘MST: a construção do comum – notas de pesquisa na França e no Brasil’
abr 15@16:20 – 18:00

Trabalhadores rurais com bandeira do MST. Foto: Cristiano Mariz/Divulgação.

O curso de graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (RI/UFSC) promove uma palestra e debate com Susana Bleil, da Universidade Le Havre Normandie, França. O evento “MST: a construção do comum. Notas de pesquisa na França e no Brasil” ocorre no dia 15 de abril, terça-feira, das 16h20 às 18h, na sala 115 do Centro Socioeconômico (CSE/UFSC). A atividade é aberta para toda a comunidade.

Susana Bleil é doutora em Sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris. Atualmente, leciona Português e Civilização Brasileira na Universidade Le Havre Normandie, onde integra o Groupe de Recherche Identité et Cultures (GRIC). É também pesquisadora associada ao Centre d’études des mouvements sociaux (CEMS-EHESS). Entre suas publicações recentes estão o livro “MST: a construção do comum” (Contracorrente, 2024) e o artigo “Une violence invisible? La recrudescence des assassinats dans le Brésil rural”, publicado na revista Brésil(s) em 2018.

Mais informações pelo e-mail relacoesinternacionais@contato.ufsc.br

abr
16
qua
Subjetividade e território: o que podem os encontros entre psicologia e geografia?
abr 16@18:30 – 20:30

O projeto de extensão Território de Afetos promove o primeiro evento formativo na UFSC, o ciclo de debates em torno do tema Subjetividade e território: o que podem os encontros entre psicologia e geografia?. À luz das contribuições de Milton Santos, a iniciativa tem como proposta estreitar os laços da psicologia com outros saberes e complexificar o entendimento sobre território e de que forma pode-se pensar uma Subjetividade Espacializada. O projeto, coordenado pela professora Tatiana Minchoni, do Departamento de Psicologia, é vinculado ao Núcleo de Práticas Sociais, Estética e Política (NUPRA), em parceria interdisciplinar com o Laboratório de Climatologia Aplicada (LabClima).

Em conjunto com estudantes da graduação e da pós-graduação em Psicologia e Geografia, os professores Tatiana Minchoni e Lindberg Nascimento Junior irão mediar os três encontros que terão como tema duas obras: o livro Por outra globalização, de Milton Santos, e o documentário O mundo global visto do lado de cá. Os encontros acontecerão em três quartas-feiras, nos dias 16 e 30 de abril e no dia 7 de maio, das 18h30 às 20h30, na sala 314 do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no bairro Trindade, em Florianópolis.

As atividades são abertas para toda a comunidade e as vagas serão por ordem de chegada. A participação dá direito a certificado.

Acompanhe a programação completa no perfil @territoriodeafetosufsc.

abr
23
qua
PI e a Música: Sinta o Ritmo da Propriedade Intelectual
abr 23@19:00 – 21:00

Núcleo de Pesquisa em Propriedade Intelectual da Universidade Federal de Santa Catarina (Nuppi/UFSC) realiza o evento PI e a Música: Sinta o Ritmo da Propriedade Intelectual – uma imersão no papel da Propriedade Intelectual no universo musical nesta quarta-feira, 23 de abril, às 19h, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). A atividade será um debate entre músicos e estudiosos do Direito Autoral e contará com a presença de artistas como Guilherme Coutinho, Lucas Duarte (@lucassduarte_ ) e MC Versa (@salveversa). As inscrições estão disponíveis pelo formulário on-line.

Também ocorrerá, durante o evento, o lançamento do projeto Autoria Marginal (@autoriamarginal), que marca a abertura das vendas de uma obra voltada à amplificação do debate e à reescrita da legislação brasileira de Direitos Autorais.

Para mais informações, acesse o site do Nuppi/UFSC.

 

abr
24
qui
Roda de Conversa: ‘Jesuítas no Tibet’
abr 24@14:00
Grupo de Pesquisa em Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos da Universidade Federal de Santa Catarina (PoLiTicas/UFSC) promove, por meio do projeto Religião, Língua e Cultura, a roda de conversa Jesuítas no Tibet nesta quinta-feira, 24 de abril, às 14h, pelo canal do YouTube do PoLiTicas.
A atividade explorará a relação entre os jesuítas, as línguas e culturas tibetanas no contexto da missionarização colonial, tendo como palestrante João Lupi, membro da Associação Brasileira de Estudos Patrísticos e professor aposentado do Departamento de Filosofia da UFSC, com mediação dos professores Cristine Severo e Tarcísio Arantes Leite. O evento remoto é gratuito, aberto ao público e dispensa inscrição.
Sobre o palestrante
João Lupi é professor aposentado da UFSC (Filosofia), jesuíta, antropólogo, medievalista e tradutor nascido em Portugal e naturalizado brasileiro. Foi cônsul honorário de Portugal em Florianópolis. Possui licenciatura em Filosofia incluindo Propedêutico pelo Instituto de Filosofia Beato Miguel de Carvalho, licenciatura em Ciências Políticas e Sociais pela Universidade Técnica de Lisboa, graduação em Teologia – San Cugat Del Vallés, licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação (1978).
Especializado em Antropologia pela Universidade da África do Sul em 1974. Em 1976 obteve nova especialização em Antropologia pela Escola de Antropologia de Paris. Cursou doutorado em Filosofia pela Universidade Católica de Portugal e pós-doutorado pelo Boston College em Filosofia Medieval/Patrística. Suas publicações incluem a tradução do clássico budista Milindapanha, ou As Perguntas do Rei Menandro.
abr
25
sex
Webinar ‘Conexões UFSC: Internacionalização na prática’
abr 25@14:30

A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está promovendo o lançamento do segundo episódio do webinar Conexões UFSC: Internacionalização na prática, com o tema A UFSC e a China na internacionalização universitária. O episódio vai ao ar nesta sexta-feira, 25 de abril, às 14h30, e será transmitido pelo canal UFSC Internacional no YouTube.

O novo episódio dá seguimento à parceria entre a Sinter e a Cátedra Unesco em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo, coordenada pelo professor Gilvan Müller de Oliveira. O principal objetivo é apresentar mensalmente projetos e iniciativas que impulsionam e fomentam a internacionalização na UFSC. Nesta entrevista, os professores Gilvan Müller de Oliveira e Agripa Faria Alexandre medirão a conversa com os professores Raúl Burgos, Daniel Martins e a equipe do Instituto de Estudos sobre a China da UFSC (ICHIN/UFSC).

O primeiro convidado, professor Raúl Burgos, é o coordenador-geral do Instituto de Estudos sobre a China da UFSC. É doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Ciência Política pela mesma Universidade e é graduado em Filosofia pela Universidad Nacional de Rosario (UNR). Atualmente, é professor titular no Departamento de Sociologia e Ciência Política no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política. Além disso, é membro do Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais (NPMS/UFSC).

O professor Daniel Martins é vice-coordenador do ICHIN/UFSC e obteve os títulos de bacharel, mestre e doutor em Engenharia Mecânica pela UFSC. Atua como professor titular no Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Tecnológico (CTC) e já integrou o corpo docente na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi Honorary Scholar da Universidade de Melbourne, entre 1999 e 2000, e realizou o pós-doutorado no King’s College London. Entre os anos de 1994 e 1995, foi professor visitante na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, no Moçambique, dentro do convênio Brasil-Alemanha-Moçambique.

O ICHIN foi fundado em 2019, por um grupo interdisciplinar de professores e estudantes da UFSC, como resultado do trabalho coletivo que tem por objetivo o desenvolvimento de estudos sobre a China e a promoção de relacionamento de intercâmbio e cooperação da UFSC com as universidades do país. A diretora de Relações Internacionais da UFSC, Dra. Fernanda Leal também estará presente na abertura da entrevista para tratar sobre o assunto da cooperação internacional da UFSC com a China.

Saiba mais na página da Sinter.

abr
28
seg
Roda de conversa: ‘Mulheres e o desenvolvimento de carreiras’
abr 28@17:00 – 18:00

O Núcleo de Estudos em Inteligência, Gestão e Tecnologias para Inovação (IGTI) oferecerá uma roda de conversa sobre Mulheres e o desenvolvimento de carreiras em 28 de abril às 17h no Auditório do Departamento de Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento (EGC), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento é organizado pela professora Gertrudes Dandolini, voluntária da Rede Sinova UFSC.

O evento conta com a presença da professora Rebeca Barcellos do Departamento de Ciências da Administração da UFSC. Suas pesquisas investigam a relação das mulheres com o trabalho, explorando como fatores pessoais e contextuais influenciam o desenvolvimento da carreira e impactam as trajetórias profissionais. A roda de conversa tem como objetivo proporcionar um espaço de aprendizado e conexão.

Para mais informações e inscrição acesse o formulário.

abr
29
ter
Ciclo de Debates sobre Educação Infantil
abr 29@19:30 – 21:00

O Núcleo de Pesquisa e Educação na Pequena Infância (Nupein) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o XXXIII Ciclo de Debates sobre a Educação Infantil nos dias 29 de abril, 20 de maio e 17 de junho. O evento será on-line, transmitido no canal do Nupein no YouTube, às 19h30. A iniciativa visa à continuidade e solidificação do espaço de formação e de articulação da Universidade com as redes públicas de ensino catarinense. A tradição dos Ciclos de Debates do Nupein vem garantindo a divulgação das pesquisas mais recentes desenvolvidas pela UFSC em torno da Educação das crianças de 0 a 6 anos em creches e pré-escolas.

O movimento de produção acadêmica oriundo do programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) tem mantido atualizada a divulgação das pesquisas para os(as) professores(as) que atuam diretamente na educação infantil pública. Na versão 2025.1, haverá participação de pesquisadoras seniores, em encontros mensais on-line, com disponibilidade de ampla quantidade de vagas destinadas aos estudantes e professores. A participação dá direito a certificado de 20 horas.

Programação:

29 de abril – Centro de puericultura Beatriz Ramos: berço da creche em Santa Catarina na década de 1940. Ministrante: Rosa Batista.

20 de maio – Sabia que eu sei falar crioulo?: uma abordagem interseccional da agência de crianças migrantes, desde bebês, no contexto da Educação Infantil. Ministrante: Débora Reis Schnekemberg.

17 de junho – Proposições para uma Pedagogia antirracista para bebês: uma  perspectiva teórico-crítica sobre racismo e branquitude nos Estudos da Infância em países europeus em língua inglesa. Ministrante: Cintia Cardoso.

 

abr
30
qua
Subjetividade e território: o que podem os encontros entre psicologia e geografia?
abr 30@18:30 – 20:30

O projeto de extensão Território de Afetos promove o primeiro evento formativo na UFSC, o ciclo de debates em torno do tema Subjetividade e território: o que podem os encontros entre psicologia e geografia?. À luz das contribuições de Milton Santos, a iniciativa tem como proposta estreitar os laços da psicologia com outros saberes e complexificar o entendimento sobre território e de que forma pode-se pensar uma Subjetividade Espacializada. O projeto, coordenado pela professora Tatiana Minchoni, do Departamento de Psicologia, é vinculado ao Núcleo de Práticas Sociais, Estética e Política (NUPRA), em parceria interdisciplinar com o Laboratório de Climatologia Aplicada (LabClima).

Em conjunto com estudantes da graduação e da pós-graduação em Psicologia e Geografia, os professores Tatiana Minchoni e Lindberg Nascimento Junior irão mediar os três encontros que terão como tema duas obras: o livro Por outra globalização, de Milton Santos, e o documentário O mundo global visto do lado de cá. Os encontros acontecerão em três quartas-feiras, nos dias 16 e 30 de abril e no dia 7 de maio, das 18h30 às 20h30, na sala 314 do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no bairro Trindade, em Florianópolis.

As atividades são abertas para toda a comunidade e as vagas serão por ordem de chegada. A participação dá direito a certificado.

Acompanhe a programação completa no perfil @territoriodeafetosufsc.

maio
7
qua
Subjetividade e território: o que podem os encontros entre psicologia e geografia?
maio 7@18:30 – 20:30

O projeto de extensão Território de Afetos promove o primeiro evento formativo na UFSC, o ciclo de debates em torno do tema Subjetividade e território: o que podem os encontros entre psicologia e geografia?. À luz das contribuições de Milton Santos, a iniciativa tem como proposta estreitar os laços da psicologia com outros saberes e complexificar o entendimento sobre território e de que forma pode-se pensar uma Subjetividade Espacializada. O projeto, coordenado pela professora Tatiana Minchoni, do Departamento de Psicologia, é vinculado ao Núcleo de Práticas Sociais, Estética e Política (NUPRA), em parceria interdisciplinar com o Laboratório de Climatologia Aplicada (LabClima).

Em conjunto com estudantes da graduação e da pós-graduação em Psicologia e Geografia, os professores Tatiana Minchoni e Lindberg Nascimento Junior irão mediar os três encontros que terão como tema duas obras: o livro Por outra globalização, de Milton Santos, e o documentário O mundo global visto do lado de cá. Os encontros acontecerão em três quartas-feiras, nos dias 16 e 30 de abril e no dia 7 de maio, das 18h30 às 20h30, na sala 314 do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no bairro Trindade, em Florianópolis.

As atividades são abertas para toda a comunidade e as vagas serão por ordem de chegada. A participação dá direito a certificado.

Acompanhe a programação completa no perfil @territoriodeafetosufsc.

maio
13
ter
VII Ciclo de Debates Periódicos UFSC
maio 13@10:00 – 17:00

O Portal de Periódicos da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza o VII Ciclo de Debates Periódicos UFSC, entre 13 e 15 de maiode forma totalmente remota, com transmissão pelo canal do YouTube da BU. Realizado desde 2009, o Ciclo tem como objetivo proporcionar aos participantes o acesso às principais inovações em torno do gerenciamento de periódicos científicos e portais de periódicos, sobretudo à troca de experiência entre editores, docentes, bibliotecários, pesquisadores e demais interessados.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis pelo formulário on-line. Os participantes receberão certificado equivalente a 12 horas.

Segundo os organizadores, a realização digital do evento visa expandir seu alcance para outras regiões e instituições. “A programação busca sempre atender ao interesse nacional, contribuindo de forma prática para a formação de gestores de periódicos científicos no âmbito da execução de tarefas relacionadas à gestão editorial em sua totalidade”, afirmam.

Programação:

13/05 – Terça-feira
10h – Introdução ao Open Journal System 3.5 – Diego Abadan (Lepidus Tecnologia)
14h – Inteligência Artificial e editoração de periódicos científicos – Ricardo Limongi (UFG)

14/05 – Quarta-feira
10h – Métricas alternativas como forma de medir o impacto das produções científicas – Germana Barata (Unicamp)
14h – Avaliação por pares: desafios e tendências – Paula Carina de Araújo (UFPR)

15/05 – Quinta-feira
10h – A confirmar
14h – Proteção de dados em periódicos científicos: LGPD, bases de dados e ética científica – Walter Couto (IBICT)

Para mais informações, acesse o site do evento.

 

maio
14
qua
VII Ciclo de Debates Periódicos UFSC
maio 14@10:00 – 17:00

O Portal de Periódicos da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza o VII Ciclo de Debates Periódicos UFSC, entre 13 e 15 de maiode forma totalmente remota, com transmissão pelo canal do YouTube da BU. Realizado desde 2009, o Ciclo tem como objetivo proporcionar aos participantes o acesso às principais inovações em torno do gerenciamento de periódicos científicos e portais de periódicos, sobretudo à troca de experiência entre editores, docentes, bibliotecários, pesquisadores e demais interessados.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis pelo formulário on-line. Os participantes receberão certificado equivalente a 12 horas.

Segundo os organizadores, a realização digital do evento visa expandir seu alcance para outras regiões e instituições. “A programação busca sempre atender ao interesse nacional, contribuindo de forma prática para a formação de gestores de periódicos científicos no âmbito da execução de tarefas relacionadas à gestão editorial em sua totalidade”, afirmam.

Programação:

13/05 – Terça-feira
10h – Introdução ao Open Journal System 3.5 – Diego Abadan (Lepidus Tecnologia)
14h – Inteligência Artificial e editoração de periódicos científicos – Ricardo Limongi (UFG)

14/05 – Quarta-feira
10h – Métricas alternativas como forma de medir o impacto das produções científicas – Germana Barata (Unicamp)
14h – Avaliação por pares: desafios e tendências – Paula Carina de Araújo (UFPR)

15/05 – Quinta-feira
10h – A confirmar
14h – Proteção de dados em periódicos científicos: LGPD, bases de dados e ética científica – Walter Couto (IBICT)

Para mais informações, acesse o site do evento.

 

Roda de conversa ‘Situação e crise: miséria humana na sociedade global’
maio 14@15:00

O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe o professor da Universidade de Lisboa (ULisboa) José Maria Carvalho Ferreira para a roda de conversa Situação e crise: miséria humana na sociedade global. O encontro ocorre nesta quarta-feira, 14 de maio, às 15h, no auditório do Bloco B do CFH. A atividade é aberta a todo o público.

José Maria é professor catedrático do Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações (Socius) do Instituto Superior de Economia e Gestão (Iseg) da ULisboa. Possui graduação em Economia Política, mestrado e doutorado pela Université Paris 8 – Vincennes-Saint-Denis. Também é definido como um português apaixonado pela anarquia, que a compreende como uma potência de vida que ensina a viver. José Maria ressalta que “anarquia não pode ser modelo nem como análise, nem como prática e, sobretudo, como modelo de vida”, mas que emerge da espontaneidade e da liberdade vivida.

Na pauta do evento da UFSC, constam temas centrais em suas experiências investigativas, tais como situação de crise, emprego e miséria humana na sociedade global; economia real clássica e contingências da economia virtual; tecnologias da informação e comunicação (TICs) e a crise no mundo do trabalho e das qualificações; e anarquia e probabilidades de emancipação social. Dentre os escritos e organizados de sua vasta publicação, destacam-se, no âmbito do debate, experiências de seus últimos títulos: Covid-19, Vírus das Desigualdades Sociais (2024); Autobiografia de um Gigante Ah! (Não) (2023); e Contingências da Pandemia Gerada pelo Covid-19 nas Sociedades Contemporâneas (2022), todos publicados pelo Socius/Clássica Editora.

O encontro é organizado por três grupos da UFSC: Núcleo de Estudos Sociopolíticos do Sistema Financeiro (Nesfi), Grupo de Estudos e Pesquisa em Economia Política (Gepep) e Instituto de Estudos Latino-Americanos (Iela).

maio
15
qui
VII Ciclo de Debates Periódicos UFSC
maio 15@10:00 – 17:00

O Portal de Periódicos da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza o VII Ciclo de Debates Periódicos UFSC, entre 13 e 15 de maiode forma totalmente remota, com transmissão pelo canal do YouTube da BU. Realizado desde 2009, o Ciclo tem como objetivo proporcionar aos participantes o acesso às principais inovações em torno do gerenciamento de periódicos científicos e portais de periódicos, sobretudo à troca de experiência entre editores, docentes, bibliotecários, pesquisadores e demais interessados.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis pelo formulário on-line. Os participantes receberão certificado equivalente a 12 horas.

Segundo os organizadores, a realização digital do evento visa expandir seu alcance para outras regiões e instituições. “A programação busca sempre atender ao interesse nacional, contribuindo de forma prática para a formação de gestores de periódicos científicos no âmbito da execução de tarefas relacionadas à gestão editorial em sua totalidade”, afirmam.

Programação:

13/05 – Terça-feira
10h – Introdução ao Open Journal System 3.5 – Diego Abadan (Lepidus Tecnologia)
14h – Inteligência Artificial e editoração de periódicos científicos – Ricardo Limongi (UFG)

14/05 – Quarta-feira
10h – Métricas alternativas como forma de medir o impacto das produções científicas – Germana Barata (Unicamp)
14h – Avaliação por pares: desafios e tendências – Paula Carina de Araújo (UFPR)

15/05 – Quinta-feira
10h – A confirmar
14h – Proteção de dados em periódicos científicos: LGPD, bases de dados e ética científica – Walter Couto (IBICT)

Para mais informações, acesse o site do evento.

 

maio
20
ter
Ciclo de Debates sobre Educação Infantil
maio 20@19:30 – 21:00

O Núcleo de Pesquisa e Educação na Pequena Infância (Nupein) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o XXXIII Ciclo de Debates sobre a Educação Infantil nos dias 29 de abril, 20 de maio e 17 de junho. O evento será on-line, transmitido no canal do Nupein no YouTube, às 19h30. A iniciativa visa à continuidade e solidificação do espaço de formação e de articulação da Universidade com as redes públicas de ensino catarinense. A tradição dos Ciclos de Debates do Nupein vem garantindo a divulgação das pesquisas mais recentes desenvolvidas pela UFSC em torno da Educação das crianças de 0 a 6 anos em creches e pré-escolas.

O movimento de produção acadêmica oriundo do programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) tem mantido atualizada a divulgação das pesquisas para os(as) professores(as) que atuam diretamente na educação infantil pública. Na versão 2025.1, haverá participação de pesquisadoras seniores, em encontros mensais on-line, com disponibilidade de ampla quantidade de vagas destinadas aos estudantes e professores. A participação dá direito a certificado de 20 horas.

Programação:

29 de abril – Centro de puericultura Beatriz Ramos: berço da creche em Santa Catarina na década de 1940. Ministrante: Rosa Batista.

20 de maio – Sabia que eu sei falar crioulo?: uma abordagem interseccional da agência de crianças migrantes, desde bebês, no contexto da Educação Infantil. Ministrante: Débora Reis Schnekemberg.

17 de junho – Proposições para uma Pedagogia antirracista para bebês: uma  perspectiva teórico-crítica sobre racismo e branquitude nos Estudos da Infância em países europeus em língua inglesa. Ministrante: Cintia Cardoso.

 

maio
27
ter
15ª Jornada Discente do PPGJor
maio 27@9:00 – 17:00

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza a 15ª edição da Jornada Discente, evento acadêmico de debate e de apresentação de pesquisas em andamento por mestrandos e doutorandos da área, de 27 a 29 de maio, em Florianópolis.

Com o tema “O Cenário Nacional da Pós-Graduação e a Pesquisa em Jornalismo”, a edição ocorre no primeiro semestre do ano, inaugurando um novo formato. O evento será dedicado exclusivamente às pesquisas dos discentes ingressantes em 2024, que apresentarão seus projetos e primeiras reflexões acadêmicas.

A sessão de abertura conta com a presença de Jacques Mick, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Leslie Chaves, pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade e Werner Kraus Junior, pró-reitor de Pós-Graduação. Na mesa, discutirão o atual momento da pós-graduação no Brasil e seus impactos na pesquisa em jornalismo. A Jornada também será palco do lançamento do livro Jornalistas em aliança – Tecendo redes de proteção e resistência na formulação de uma perspectiva de gênero transnacional, da professora Jessica Gustafson, publicado pela Editora Insular.

Confira a programação no site da Jornada Discente.

CinePet: ‘GIG – A Uberização do Trabalho’
maio 27@19:00

O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o CinePet com a exibição do filme GIG – A uberização do trabalho em 27 de maio, terça-feira, às 19h. O evento ocorrerá no auditório do Centro Socioeconômico (CSE), em Florianópolis.

A exibição, em comemoração ao mês do trabalhador, será seguida por uma roda de conversa sobre a relação entre a plataformização do trabalho e a educação, com Astrid Baecker, professora do Centro de Ciências da Educação (CED), e Victor Silva Couto, motoboy e estudante de História da UFSC.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas durante o evento. A participação dá direito a certificado de três horas.

Mais informação no site, no Instagram do PET Pedagogia ou pelo email ufscpetpedagogia@gmail.com.

maio
28
qua
15ª Jornada Discente do PPGJor
maio 28@9:00 – 17:00

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza a 15ª edição da Jornada Discente, evento acadêmico de debate e de apresentação de pesquisas em andamento por mestrandos e doutorandos da área, de 27 a 29 de maio, em Florianópolis.

Com o tema “O Cenário Nacional da Pós-Graduação e a Pesquisa em Jornalismo”, a edição ocorre no primeiro semestre do ano, inaugurando um novo formato. O evento será dedicado exclusivamente às pesquisas dos discentes ingressantes em 2024, que apresentarão seus projetos e primeiras reflexões acadêmicas.

A sessão de abertura conta com a presença de Jacques Mick, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Leslie Chaves, pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade e Werner Kraus Junior, pró-reitor de Pós-Graduação. Na mesa, discutirão o atual momento da pós-graduação no Brasil e seus impactos na pesquisa em jornalismo. A Jornada também será palco do lançamento do livro Jornalistas em aliança – Tecendo redes de proteção e resistência na formulação de uma perspectiva de gênero transnacional, da professora Jessica Gustafson, publicado pela Editora Insular.

Confira a programação no site da Jornada Discente.

I Encontro Latino-americano em Tecnologias para a Educação (Elatec)
maio 28@9:00 – 17:00

O programa Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de Santa Catarina (UAB/UFSC) organiza o I Encontro Latino-americano em Tecnologias para a Educação (Elatec), entre 28 e 30 de maio, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE), no campus de Florianópolis. O evento é direcionado a professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da educação que buscam compreender e aplicar, de forma crítica e inovadora, as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem. As inscrições para o evento custam R$ 75,00 e devem ser realizadas pelo site do Elatec.

Abordando temas como Inteligência Artificial na educação, Realidade Virtual, Aumentada e Realidade Mista e Ambientes Virtuais de Aprendizagem, o encontro irá oportunizar a troca de conhecimentos e o fortalecimento de redes e construção de novas parcerias na América Latina. Com o objetivo de promover diálogos nas interseções entre tecnologia e educação, como convidados nas palestras, discussões e debates, estarão pesquisadores reconhecidos na América Latina.

De acordo com os organizadores, o Elatec é um espaço de troca, reflexão e construção coletiva sobre os desafios e possibilidades do uso das tecnologias na educação. “Em um momento em que o mundo passa por intensas transformações digitais, o evento busca promover o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, fortalecendo redes de pesquisa e de práticas pedagógicas que integram linguagens diversas, metodologias ativas, tecnologias digitais, gamificação, educação online, ambientes imersivos e muito mais. Além disso, valoriza temas fundamentais como inclusão, acessibilidade, tecnologias assistivas e justiça social, contribuindo para uma educação mais equitativa e significativa”, afirmam.

Mais informações, ficha de inscrição e programação completa estão disponíveis no site do evento.