Calendário de Eventos UFSC

maio
1
qui
Encontro Regional de Estudantes de Economia Sul (Ereco Sul)
maio 1@10:00 – 21:00

O Centro Acadêmico Livre de Economia (Cale) organiza o Encontro Regional de Estudantes de Economia Sul (Ereco Sul) de 30 de abril a 2 de maio, no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As  inscrições para o encontro vão até dia 26 de abril, o evento é pago e possui três pacotes de inscrição com direito a certificado de 36h.

O Ereco Sul tem a proposta de ser um espaço plural de debates e troca de conhecimentos entre estudantes, professores e profissionais da Economia. Com objetivo de incentivar diálogos, discussões e reflexões críticas sobre o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, o evento oferece palestras, minicursos temáticos, apresentações de trabalhos acadêmicos, painéis e workshops interativos.

A programação completa está disponível no site do evento, onde também é possível realizar as inscrições. Mais informações pelo e-mail contato.cale@gmail.com.

maio
2
sex
Encontro Regional de Estudantes de Economia Sul (Ereco Sul)
maio 2@10:00 – 21:00

O Centro Acadêmico Livre de Economia (Cale) organiza o Encontro Regional de Estudantes de Economia Sul (Ereco Sul) de 30 de abril a 2 de maio, no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As  inscrições para o encontro vão até dia 26 de abril, o evento é pago e possui três pacotes de inscrição com direito a certificado de 36h.

O Ereco Sul tem a proposta de ser um espaço plural de debates e troca de conhecimentos entre estudantes, professores e profissionais da Economia. Com objetivo de incentivar diálogos, discussões e reflexões críticas sobre o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, o evento oferece palestras, minicursos temáticos, apresentações de trabalhos acadêmicos, painéis e workshops interativos.

A programação completa está disponível no site do evento, onde também é possível realizar as inscrições. Mais informações pelo e-mail contato.cale@gmail.com.

maio
5
seg
Cinema e Alzheimer: ‘Poesia’
maio 5@18:30 – 21:00

O projeto Cinema e Alzheimer exibe o filme Poesia (2010) na segunda-feira, 5 de maio, às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Campus da Trindade, em Florianópolis. A exibição é gratuita e aberta ao público.

O drama sul-coreano, do diretor Lee Chang-dong, acompanha Mija, uma avó que descobre e lida com as consequências de um crime hediondo comedido pelo neto, ao mesmo tempo que percebe os primeiros sinais de demência. É nas aulas de poesia que ela descobre um novo sentido para a vida. O evento contará com a presença da professora Chrissie Ferreira de Carvalho, do Departamento de Psicologia da UFSC, que debaterá o filme ao final da exibição.

O projeto é coordenado por André Carvalho, do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit) e bolsista de pós-doutorado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), tendo apoio do Núcleo de Estudos Benjaminianos da UFSC. A iniciativa faz exibições mensais de filmes de países diversos que abordam o Alzheimer e outras demências, seguido de debate entre convidados e público.

Para mais informações, acesse o Instagram do projeto.

maio
7
qua
Mostra de Cinema Indígena
maio 7@15:00 – 17:00

O Laboratório de História Indígena da Universidade Federal de Santa Catarina (Labhin/UFSC) promove o Cine Labhin: mostra de cinema indígena. O evento ocorrerá quinzenalmente nas quartas-feiras, a partir das 15h, iniciando no dia 7 de maio com o documentário Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: Essa Terra É Nossa! (2021), no miniauditorio do CFH. 

A mostra terá em sua curadoria produções cinematográficas de indígenas selecionadas pela doutoranda Ana Cristina Martinez no âmbito do projeto Por Histórias Indígenas plurais: reflorestando Ações e Saberes em Ensino, Pesquisa e Extensão.

A mostra de Cinema Indígena é coordenada pelas professoras Dra. Juliana Salles Machado e Adriana Kaingang, do Departamento de História no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). 

Mais informações na página do Instagram do Laboratório de História Indígena (Labhin).

maio
9
sex
Cine Paredão: ‘Wild At Heart’
maio 9@19:00

O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta ‘Wild At Heart’, dirigido por David Lynch, em 9 de maio, sexta-feira, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.

No filme de 1990, Sailor Ripley (Nicolas Cage) reencontra sua namorada, Lula Fortune (Laura Dern), e o casal viaja para a Califórnia. A mãe de Lula não aceita o relacionamento e contrata um assassino profissional para matar Sailor. O longa-metragem possui 2h05min e tem classificação indicativa de 16 anos.

Mais informações no Instagram do projeto.

CineBuñuel: ‘La Patagonia rebelde’
maio 9@19:00

O projeto CineBuñuel da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o longa-metragem La Patagonia rebelde, de Héctor Olivera, nesta sexta-feira, 9 de maio, às 19h. A exibição ocorre na Sala de Projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), em Florianópolis.

La Patagonia rebelde é um filme de 1974, baseado no livro Los vengadores de la Patagonia trágica, de Osvaldo Bayer. A história se passa no início dos anos 1920, em um contexto de embates entre as classes operárias e os latifundiários argentinos. Apoiados pelas autoridades, os latifundiários exercem repressão violenta às tentativas de articulação política dos trabalhadores.

A intensificação dos conflitos culmina em uma rebelião contra os patrões e as instituições. O governo de Hipólito Yrigoyen envia o tenente Zavala para conduzir as negociações, mas as elites agrárias conspiram para extrair mais benefícios às custas dos trabalhadores, aumentando a insatisfação e os protestos. Zavala então, levará a cabo a ordem de reprimir a insurgência a qualquer custo.

A projeção de La Patagonia rebelde integra o Ciclo El Coraje del Pueblo, uma seleção de filmes que abordam as diferentes maneiras com que as coletividades se unem e organizam para enfrentar as opressões a que são submetidas. O CineBuñuel é um projeto de extensão da UFSC que tem por objetivo difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história.

Com áudio original em espanhol e legendas em português, a exibição é aberta ao público e a entrada é gratuita.

maio
15
qui
3º Meet Up – Encontro da Indústria da Construção Civil
maio 15@18:00 – 21:00

A Universidade Federal de Santa Catarina de Joinville (UFSC) recebe, no dia 15 de maio, às 18h, o 3º Meet Up – Encontro da Indústria da Construção Civil, evento promovido pela Equipe InfraTEC, projeto de extensão vinculado ao curso de Engenharia Civil de Infraestrutura. O encontro ocorre no auditório da Universidade, para participar é necessário realizar a inscrição através do Sympla. Será fornecido certificado de 4 horas de participação.

Com o objetivo de aproximar os estudantes e docentes da UFSC das empresas atuantes na área de engenharia civil, o evento busca fortalecer ações de cooperação, promover oportunidades de networking e alinhar as práticas acadêmicas às demandas do setor produtivo.

A Equipe InfraTEC atua há mais de oito anos promovendo um ambiente colaborativo e acolhedor entre os estudantes, além de contribuir para que as atividades de extensão da UFSC se conectem de forma mais eficaz com as necessidades da sociedade. O Meet Up é uma das iniciativas que reforça esse compromisso.

Para se inscrever, acesse o link.

Mais informações no Instagram do evento.

maio
16
sex
Ciclo de Cinema Alemão: ‘Os Falsários’
maio 16@19:00 – 21:00

O Projeto de extensão Ciclo de Cinema em Alemão (Deutsches Kino), do curso de Letras-Alemão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o longa-metragem Os Falsários (2007) nesta sexta-feira, 16 de maio, às 19h. O evento ocorre na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema do Centro de Comunicação e Expressão (LEC/CCE/UFSC), localizada no primeiro andar do bloco D do CCE,  no campus da Trindade, em Florianópolis. A exibição é gratuita e aberta ao público geral, com legendas em português.

Sinopse:

Em 1944, após ser preso e levado a um campo de concentração, Salomon Sorowitsch (Karl Markovics) é obrigado a ajudar nazistas em uma operação de falsificação criada para financiar os esforços de guerra. Neste processo, mais de 130 milhões de libras esterlinas foram impressas.

O Ciclo de Cinema Alemão é coordenado pelo professor Daniel Martineschen. Mais informações pelo e-mail daniel.martineschen@ufsc.br.

Confira o trailer de Os Falsários (2007):

 

Cine Paredão: La Cocina
maio 16@19:00

O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme La Cocina, dirigido por Alonso Ruizpalacios, em 16 de maio, sexta-feira, às 19h.

Na cozinha abafada de um restaurante da Times Square, onde culturas de todo o mundo se misturam durante a hora do almoço, o chef Pedro (Raúl Briones Carmona), imigrante ilegal, está dividido entre o estresse do trabalho e seu romance complicado com a garçonete Julia (Rooney Mara). Quando a quantia de US$ 823,78 desaparece do caixa na noite anterior, a desconfiança se espalha e as tensões colocam em risco as frágeis esperanças da equipe.

Mais informações no Instagram do projeto.

maio
21
qua
III Encontro Regional do FORCULT Sul
maio 21 dia inteiro

Com o intuito de aproximar gestores e gestoras de cultura das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) da região Sul, a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC) convida docentes, técnicos e demais interessados a participarem do III Encontro Regional do FORCULT Sul, Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Sul. O evento será realizado nos dias 21 e 22 de maio, no Teatro Carmen Fossari da UFSC, campus Trindade, em Florianópolis – SC.

O FORCULT Sul é um espaço de encontro para gestores culturais das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Este coletivo reúne-se mensalmente para propor ações formativas, diagnósticas e de planejamento, buscando contribuir para o fortalecimento de políticas culturais no contexto das instituições. Dentre as ações realizadas por este fórum, destaca-se a realização do III Encontro Regional em 2025, em parceria com a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC.

O encontro será realizado no formato presencial e terá como tema: “Arte e Cultura nas Instituições Públicas de Ensino Superior: por quê, para quê e para quem?”. Serão dois dias de debates sobre o compromisso das IPES com a área da cultura, bem como a construção de ações estratégicas voltadas à gestão cultural, por meio de processos avaliativos e da proposição de atividades em grupos de trabalho.

As inscrições estão abertas para gestores, gestoras, representantes culturais e também para o público em geral. Os formulários de inscrição estão disponíveis na página do evento (secarte.ufsc.br/forcult-sul).

O evento será uma oportunidade para a ampliação coletiva e a democratização do espaço cultural, fortalecendo o trabalho colaborativo e a construção de ações institucionais que valorizam e promovem a presença da arte e da cultura nas IPES, como um direito constitucional.

Serviço

O quê: III Encontro Regional do FORCULT | Sul
Quando: 21 e 22/05/2025
Onde: Teatro Carmen Fossari – Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Inscrições: secarte.ufsc.br/forcult-sul
Informações: forcultsul@gmail.com @forcultsul

Mostra de Cinema Indígena
maio 21@15:00 – 17:00

O Laboratório de História Indígena da Universidade Federal de Santa Catarina (Labhin/UFSC) promove o Cine Labhin: mostra de cinema indígena. O evento ocorrerá quinzenalmente nas quartas-feiras, a partir das 15h, iniciando no dia 7 de maio com o documentário Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: Essa Terra É Nossa! (2021), no miniauditorio do CFH. 

A mostra terá em sua curadoria produções cinematográficas de indígenas selecionadas pela doutoranda Ana Cristina Martinez no âmbito do projeto Por Histórias Indígenas plurais: reflorestando Ações e Saberes em Ensino, Pesquisa e Extensão.

A mostra de Cinema Indígena é coordenada pelas professoras Dra. Juliana Salles Machado e Adriana Kaingang, do Departamento de História no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). 

Mais informações na página do Instagram do Laboratório de História Indígena (Labhin).

maio
22
qui
III Encontro Regional do FORCULT Sul
maio 22 dia inteiro

Com o intuito de aproximar gestores e gestoras de cultura das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) da região Sul, a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC) convida docentes, técnicos e demais interessados a participarem do III Encontro Regional do FORCULT Sul, Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Sul. O evento será realizado nos dias 21 e 22 de maio, no Teatro Carmen Fossari da UFSC, campus Trindade, em Florianópolis – SC.

O FORCULT Sul é um espaço de encontro para gestores culturais das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Este coletivo reúne-se mensalmente para propor ações formativas, diagnósticas e de planejamento, buscando contribuir para o fortalecimento de políticas culturais no contexto das instituições. Dentre as ações realizadas por este fórum, destaca-se a realização do III Encontro Regional em 2025, em parceria com a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC.

O encontro será realizado no formato presencial e terá como tema: “Arte e Cultura nas Instituições Públicas de Ensino Superior: por quê, para quê e para quem?”. Serão dois dias de debates sobre o compromisso das IPES com a área da cultura, bem como a construção de ações estratégicas voltadas à gestão cultural, por meio de processos avaliativos e da proposição de atividades em grupos de trabalho.

As inscrições estão abertas para gestores, gestoras, representantes culturais e também para o público em geral. Os formulários de inscrição estão disponíveis na página do evento (secarte.ufsc.br/forcult-sul).

O evento será uma oportunidade para a ampliação coletiva e a democratização do espaço cultural, fortalecendo o trabalho colaborativo e a construção de ações institucionais que valorizam e promovem a presença da arte e da cultura nas IPES, como um direito constitucional.

Serviço

O quê: III Encontro Regional do FORCULT | Sul
Quando: 21 e 22/05/2025
Onde: Teatro Carmen Fossari – Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Inscrições: secarte.ufsc.br/forcult-sul
Informações: forcultsul@gmail.com @forcultsul

maio
23
sex
Ciclo de cinema alemão: ‘M, O Vampiro de Dusseldorf’
maio 23@19:00 – 21:00

O Ciclo de cinema alemão (Deutsches Kino) promove, na próxima sexta-feira, 23 de maio,  a exibição do Filme: M (1933- Fritz Lang). A atividade ocorre das 19h às 21h, na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema, no Centro de Comunicação e Expressão. Este é um projeto do curso Letras Alemão, aberto a toda comunidade, no qual são exibidos filmes em língua alemão, com legendas em português. Os filmes são exibidos às sextas-feiras, a cada 15 dias.

Em M, O Vampiro de Dusseldorf, Franz Becker (Peter Lorre) é um assassino em série de crianças. Depois de diversos desaparecimentos e mortes, a cidade se torna um caos e é tomada pelo frenesi da investigação policial. Diante da ineficácia dos esforços institucionais, os bandidos da cidade resolvem fazer justiça com as próprias mãos, já que a constante vigilância da polícia tem atrapalhado as atividades da máfia local.

Cine Paredão: ‘El Jockey’
maio 23@19:00

O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme El Jockey, dirigido por Luis Ortega, em 23 de maio, sexta-feira, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.

Na obra, Remo Manfredini (Nahuel Perez Biscayart) é um jóquei lendário, mas seu comportamento autodestrutivo começa a ofuscar seu talento e ameaçar seu caso de amor com Abril (Úrsula Corberó). No dia da corrida mais importante de sua carreira, que o libertará de sua dívida com o mafioso Sirena (Daniel Gimenez Cacho), ele sofre um grave acidente, desaparece do hospital e vagueia pelas ruas de Buenos Aires. No entanto, os capangas de Sirena estão determinados a encontrá-lo, vivo ou morto.

maio
26
seg
Encontro do 2º Colóquio IEG de Pesquisas: ‘Economias Dissidentes: Feminismos, Decolonialidade e Desafios no Mundo do Trabalho’
maio 26@19:00 – 21:00

O Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o segundo encontro do 2º Colóquio IEG de Pesquisas com o tema Economias Dissidentes: Feminismos, Decolonialidade e Desafios no Mundo do Trabalho. O encontro ocorre em 26 de maio, das 19h às 21h, e será transmitido no canal do YouTube do IEG.  O evento, que integra as comemorações dos 20 anos do Instituto, contará com a participação de pesquisadoras que abordarão críticas às estruturas econômicas dominantes a partir de perspectivas feministas e decoloniais.

A mediação e debate estarão sob responsabilidade da professora Thaís de Souza Lapa do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC, coordenadora do Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO) e atual presidenta da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET). Com doutorado em Ciências Sociais pela Unicamp, a professora é reconhecida por seus trabalhos na área de sociologia do trabalho e relações de gênero.

O colóquio contará com duas apresentações principais. A primeira será conduzida por Aline Cristina da Cruz, pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da UFSC e professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que abordará o tema Economia Feminista e Feminismo Decolonial: Diálogos Possíveis?, explorando as potencialidades e desafios do diálogo entre essas duas vertentes teóricas críticas. A segunda apresentação ficará a cargo de Mariana Mendes de Azevedo, mestranda em Estudos Feministas pela Universidad de Buenos Aires (UBA/Argentina), que discutirá Más Allá de la Economía Mainstream: Epistemologías Feministas en la Formación de los Economistas en Brasil, analisando como as epistemologias feministas têm sido marginalizadas na formação dos economistas no país.

As inscrições devem ser realizadas até 27 de maio para que os inscritos tenham acesso ao ambiente virtual Moodle Grupos do Colóquio, onde estarão disponíveis textos e materiais de apoio relacionados às apresentações.

Mais informações no site, no Instagram ou pelo e-mail do IEG: estudosdegenero@gmail.com.

maio
27
ter
CinePet: ‘GIG – A Uberização do Trabalho’
maio 27@19:00

O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o CinePet com a exibição do filme GIG – A uberização do trabalho em 27 de maio, terça-feira, às 19h. O evento ocorrerá no auditório do Centro Socioeconômico (CSE), em Florianópolis.

A exibição, em comemoração ao mês do trabalhador, será seguida por uma roda de conversa sobre a relação entre a plataformização do trabalho e a educação, com Astrid Baecker, professora do Centro de Ciências da Educação (CED), e Victor Silva Couto, motoboy e estudante de História da UFSC.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas durante o evento. A participação dá direito a certificado de três horas.

Mais informação no site, no Instagram do PET Pedagogia ou pelo email ufscpetpedagogia@gmail.com.

maio
28
qua
I Encontro Latino-americano em Tecnologias para a Educação (Elatec)
maio 28@9:00 – 17:00

O programa Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de Santa Catarina (UAB/UFSC) organiza o I Encontro Latino-americano em Tecnologias para a Educação (Elatec), entre 28 e 30 de maio, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE), no campus de Florianópolis. O evento é direcionado a professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da educação que buscam compreender e aplicar, de forma crítica e inovadora, as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem. As inscrições para o evento custam R$ 75,00 e devem ser realizadas pelo site do Elatec.

Abordando temas como Inteligência Artificial na educação, Realidade Virtual, Aumentada e Realidade Mista e Ambientes Virtuais de Aprendizagem, o encontro irá oportunizar a troca de conhecimentos e o fortalecimento de redes e construção de novas parcerias na América Latina. Com o objetivo de promover diálogos nas interseções entre tecnologia e educação, como convidados nas palestras, discussões e debates, estarão pesquisadores reconhecidos na América Latina.

De acordo com os organizadores, o Elatec é um espaço de troca, reflexão e construção coletiva sobre os desafios e possibilidades do uso das tecnologias na educação. “Em um momento em que o mundo passa por intensas transformações digitais, o evento busca promover o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, fortalecendo redes de pesquisa e de práticas pedagógicas que integram linguagens diversas, metodologias ativas, tecnologias digitais, gamificação, educação online, ambientes imersivos e muito mais. Além disso, valoriza temas fundamentais como inclusão, acessibilidade, tecnologias assistivas e justiça social, contribuindo para uma educação mais equitativa e significativa”, afirmam.

Mais informações, ficha de inscrição e programação completa estão disponíveis no site do evento.

2º Funzana de 2025: Religiosidades de Matrizes Africana
maio 28@18:30 – 21:30

O Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com apoio do Instituto Kadila, promove o 2º Funzana de 2025 com o tema Religiosidades de Matrizes Africanas na quarta-feira, 28 de maio. O evento ocorre das 18h30 às 21h30 na Sala Selvino José Assman, no Centro de Filosofia Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.

Participarão do evento pesquisadores de doutorado vinculados ao NUER. Sandra Tanhote, ceramista e doutoranda em Antropologia Social pela UFSC, abordará sua pesquisa Do Barro: artefatos de cerâmica e religiões de matriz africana. Roselaine Dias da Silva, doutoranda no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, apresentará sua pesquisa Saberes/fazeres evocados por Yalorixás do Batuque em tempos de enchentes no Rio Grande do Sul. Lucas Maciel Ferreira, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política na UFSC, falará sobre Fundamentos para uma sociologia da saúde afrobrasileira.

Para participar, é necessário realizar a inscrição. Mais informações no site e no Instagram no NUER.

maio
29
qui
I Encontro Latino-americano em Tecnologias para a Educação (Elatec)
maio 29@9:00 – 17:00

O programa Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de Santa Catarina (UAB/UFSC) organiza o I Encontro Latino-americano em Tecnologias para a Educação (Elatec), entre 28 e 30 de maio, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE), no campus de Florianópolis. O evento é direcionado a professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da educação que buscam compreender e aplicar, de forma crítica e inovadora, as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem. As inscrições para o evento custam R$ 75,00 e devem ser realizadas pelo site do Elatec.

Abordando temas como Inteligência Artificial na educação, Realidade Virtual, Aumentada e Realidade Mista e Ambientes Virtuais de Aprendizagem, o encontro irá oportunizar a troca de conhecimentos e o fortalecimento de redes e construção de novas parcerias na América Latina. Com o objetivo de promover diálogos nas interseções entre tecnologia e educação, como convidados nas palestras, discussões e debates, estarão pesquisadores reconhecidos na América Latina.

De acordo com os organizadores, o Elatec é um espaço de troca, reflexão e construção coletiva sobre os desafios e possibilidades do uso das tecnologias na educação. “Em um momento em que o mundo passa por intensas transformações digitais, o evento busca promover o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, fortalecendo redes de pesquisa e de práticas pedagógicas que integram linguagens diversas, metodologias ativas, tecnologias digitais, gamificação, educação online, ambientes imersivos e muito mais. Além disso, valoriza temas fundamentais como inclusão, acessibilidade, tecnologias assistivas e justiça social, contribuindo para uma educação mais equitativa e significativa”, afirmam.

Mais informações, ficha de inscrição e programação completa estão disponíveis no site do evento.

Cineclube Cinecittà
maio 29@16:00

O Cineclube Cinecittà, promovido pelo Leitorado in loco de língua italiana da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), convida a comunidade acadêmica para a exibição do filme La Chimera, da diretora italiana Alice Rohrwacher. A atividade será realizada na quarta-feira, dia 29 de maio, às 16h, na Sala Machado de Assis, no Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A entrada é gratuita.

Com um olhar poético e ao mesmo tempo político, Alice Rohrwacher mergulha nas raízes da cultura italiana para falar de temas universais: o pertencimento, o sagrado, o invisível, o abandono e a beleza escondida nas margens da história oficial. Em La Chimera, Rohrwacher nos conduz por uma Itália arqueológica e espiritual, onde fantasmas, memórias e desejos se misturam numa jornada sensível e arrebatadora.

Mais informações sobre o Cinecittà podem ser encontradas nos perfis do Instagram @letrasitalianoufsc e @cinecitta.ufsc.