Calendário de Eventos UFSC

out
7
seg
Lançamento de livro sobre Instituto do Indigenato
out 7@12:45 – 14:00

O Ciclo de Debates sobre Justiça Ecológica promove na segunda-feira, 7 de outubro, o lançamento do livro O Instituto do Indigenato e Teoria Crítica: fundamento jurídico, territorialidade e processos de luta Guarani, publicado pela Apolodoro Virtual Edições. A obra é resultado da tese de doutorado da pesquisadora do Observatório de Justiça Ecológica Adriana Biller Aparicio, defendida no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a orientação da professora Leticia Albuquerque. O encontro é aberto à comunidade e será realizado das 12h45 às 14h, por meio da plataforma Zoom.

O livro aborda o fortalecimento do Instituto do Indigenato e a efetiva concretização dos direitos territoriais indígenas, essenciais para a justiça social e a preservação das culturas tradicionais. “A defesa desses direitos enfrenta desafios significativos, mas é crucial para assegurar que os povos indígenas possam manter e usufruir de seus territórios de maneira sustentável e em harmonia com sua visão de mundo. A função social do conhecimento em direitos humanos, nesse contexto, é transformar a teoria em práticas efetivas que protejam e promovam os direitos dos povos indígenas no Brasil”, traz o prefácio de autoria da professora Letícia.

> Faça o download da obra no site da editora

O livro está dividido em quatro capítulos. No primeiro, é apresentado o Instituto do Indigenato e a historicidade da categoria jurídica “terra indígena”. No segundo capítulo, a autora destaca a realidade sociojurídica das terras indígenas no Brasil, ressaltando a questão fundiária e, em particular, o caso Raposo Serra do Sol, julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O capítulo seguinbte estabelece a ligação entre direito e antropologia, por meio da análise da territorialidade do povo Guarani. E, no capítulo final, a autora propõe a reinvenção do Instituto do Indigenato com base na teoria crítica dos direitos humanos e nos processos de luta do povo Guarani.

Mais informações na página justicaecologica.ufsc.br.

out
14
seg
Aula Magna de Jornalismo
out 14@9:00

O Curso, o Departamento e o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, na próxima segunda-feira, 14 de outubro, às 9h, a Aula Magna de abertura do segundo semestre de 2024, no auditório do Espaço Físico Integrado (EFI). A convidada é Daniela Arbex, escritora, jornalista e documentarista.

A palestra será sobre jornalismo, reportagem e investigação jornalística, bem como seu livro mais recente – Longe do Ninho: uma investigação do incêndio que deu fim ao sonho de dez jovens promessas do Flamengo de se tornarem ídolos no país do futebol –, lançado em fevereiro de 2024. O evento, que conta com o apoio do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), é aberto ao público e gratuito.

Sobre a palestrante

Daniela Arbex, 48 anos, é autora do best-seller Holocausto brasileiro, eleito melhor livro-reportagem do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013) e segundo melhor livro-reportagem no prêmio Jabuti (2014). Com mais de 300 mil exemplares vendidos no Brasil e em Portugal, a obra ganhou as telas da TV, em 2016, através de um documentário produzido com exclusividade para a HBO, com exibição em mais de 40 países.

Em 2015, lançou Cova 312, vencedor do Prêmio Jabuti na categoria livro-reportagem (2016), no qual aborda uma nova perspectiva, em relação à história oficial, sobre a ditadura militar. Em Todo dia a mesma noite (2018), sua terceira obra publicada, Daniela Arbex reconstitui de maneira inédita os eventos da madrugada de 27 de janeiro de 2013, quando a cidade de Santa Maria perdeu de uma só vez 242 vidas na boate Kiss.

Em 2020, a escritora lançou sua primeira biografia. Os dois mundos de Isabel narra a história da brasileira centenária Isabel Salomão de Campos. Em 2022 foi a vez de Arrastados: os bastidores do rompimento da barragem de Brumadinho, vencedor do prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos 2023. Em 2024, a escritora publicou Longe do Ninho, livro que retrata o incêndio no CT do Flamengo.

Em 2021, a série Colônia foi livremente inspirada na obra Holocausto Brasileiro. No dia 25 de janeiro de 2023, a série Todo Dia a Mesma Noite, produção baseada no livro de Arbex, foi ao ar pelo serviço de streaming da Netflix. Em 2024, o documentário Holocausto Brasileiro também entrou para o catálogo da plataforma.

Daniela é uma das jornalistas mais premiadas de sua geração, com mais de 20 prêmios nacionais e internacionais no currículo, entre eles três prêmios Esso, o americano Knight International Journalism Award (2010), o prêmio IPYS de Melhor Investigação Jornalística da América Latina (2009) e o Natali Prize, que recebeu na Bélgica em 2002.

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 1995, iniciou a carreira no jornal Tribuna de Minas, do qual foi repórter especial por 23 anos. Mesmo trabalhando distante dos grandes centros, conseguiu reconhecimento para o seu trabalho de repórter investigativa. Atualmente, dedica-se à literatura.

out
16
qua
Lançamento de livro: A historia de Estrela
out 16@18:30 – 21:00

O projeto de extensão Meninas na Ciência, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o lançamento do livro A historia de Estrela na próxima quarta-feira, 16 de outubro. O evento ocorre das 18h30 às 21h, na sede da APUFSC. O livro é o primeiro da série Meninas Brilhantes, produzido integralmente pelas integrantes do projeto Meninas na Ciência. O evento contará com sessão de autógrafo com as autoras, música, coquetel e sorteio de livros.

Sobre o livro

Estrela é uma jovem curiosa e apaixonada por Astronomia, que adora se divertir com suas amigas na escola. Quando o grupo enfrenta um desafio ao apresentar um projeto de ciências, encontram inspiração na trajetória de uma cientista chamada Jocelyn Bell Burnell para lidar com suas dificuldades, compartilhar suas experiências e dar voz a outras meninas e mulheres na ciência.

O livro pode ser comprado no site ou no dia do evento.

out
17
qui
Oficina IFSC Coqueiros-Luz
out 17@9:00

A primeira Oficina IFSC Coqueiros-Luz vai ocorrer amanhã, 17 de outubro, a partir das 9h, na orla próxima ao IFSC Continente. A oficina é promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC Campus Continente), a Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM) e a Associação de Moradores de Coqueiros (Pró-Coqueiros). O evento também conta com o apoio do Primeiro Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e das ONGs Frutificar Sustentabilidade e Ecoando Sustentabilidade.

A atividade faz parte da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFSC. O objetivo é realizar a limpeza de resíduos na área e o manejo da vegetação exótica invasora da orla, com vistas a recomposição do ecossistema e a implantação do futuro Parque CoqueirosLuz.

Para participar, é necessário se inscrever individualmente em cada atividade através dos formulários disponíveis na página do IFSC. As vagas são limitadas.

Mais informações no Instagram do Projeto Campus-Parque-Cidade.

Programação:

9h às 12h – Oficina Manejo vegetal

Manejo de espécies exóticas, identificação do Passeio Verde, plantio de espécies nativas

Coordenadores: biólogo Rodrigo KiKo Bungus (Pró- Coqueiros) e professor Francisco Antônio Carneiro Ferreira, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC

 

9h30 às 12h – Oficina Bioconstrução

Coleta de lixo para construção de escultura

Coordenador: Juan Mandala

 

19h às 21h – Diálogo Apresentação do projeto Coqueiros-luz: Reimaginando a orla 

Coordenador: professor Francisco Antônio Carneiro Ferreira, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC

out
31
qui
Lançamento de livro: ‘Injusta agressão’ e outras formas de contar a morte
out 31@19:00 – 21:15

O Laboratório Universitário de Política, Direitos, Conflitos e Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina (LUPA/UFSC) promove o lançamento do livro “Injusta agressão” e outras formas de contar a morte: uma etnografia do portal de notícias da Polícia Militar de Santa Catarina, de Jo P. Klinkerfus, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS/UFSC) e integrante do laboratório. O lançamento ocorre nesta quinta-feira, 31 de outubro, às 19h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), bloco B.

O evento terá a presença da orientadora do trabalho, Flavia Medeiros, como debatedora, e da revisora da obra, Victória Zanoni Martins, como mediadora.

Mais informações, na página do PPGAS.

Para adquirir o livro, acesse aqui.

nov
11
seg
Palestra e lançamento de livro com Hilan Bensusan
nov 11@14:30
Os Programas de Pós-Graduação em Literatura e o Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a palestra “Espectros: uma linguagem para além da vida e da morte”, com Hilan Bensusan, do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB).
O evento ocorre nesta segunda-feira, 11 de novembro, às 14h30, na Sala Drummond do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC.
Após a palestra haverá o lançamento do livro “História sul-americana da imortalidade“, de Hilan Bensusan, na livraria Livros & Livros, localizada no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.
Participam da organização os grupos de pesquisa ao contrário e PoLíTicas.
Batalha de Rima: Edição Conhecimento
nov 11@17:00

O Coletivo Batalha do Conviva promoverá na segunda-feira, dia 11 de novembro, a partir das 17h, a Batalha de Rima – Edição Conhecimento, no hall do no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no bairro Trindade, em Florianópolis. A edição contará com duelo de rimas improvisadas entre dois MC’s (rimadores); cypher breaking dance; declamação de poesias de artistas do hip-hop; e microfone aberto (momento livre de declamação, música, roda de conversa, dentre outras manifestações). A atividade é aberta ao público, e as inscrições iniciam às 17h no local.

Esse projeto tem como objetivo fomentar a cultura afro-brasileira por meio de atividades artísticas mensais na UFSC, relacionadas ao mundo do hip-hop. “É um movimento diverso, com raízes na cultura preta da América. A Batalha do Conviva tem como fundamento a luta antirracista e o pertencimento da arte negra às expressões urbanas, pois o Hip-hop dialoga com os direitos sociais brasileiros”.

Dentre as atividades do Coletivo, destacam-se a promoção e a divulgação da cultura hip-hop na Universidade, com a apresentação de batalhas de rima, grafite, poesia, dança e oficinas, além de fortalecimento dos laços entre a comunidade universitária e a população da cidade de Florianópolis, por meio de atividades culturais públicas, gratuitas e de qualidade no espaço do Campus Trindade.

Mais informações no perfil @batalhadoconviva.

dez
6
sex
Lançamento do livro de poemas ‘Muito se teme a mulher que já não teme’
dez 6@18:00 – 19:00

A professora Priscila Finger do Prado, do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), lança nesta sexta-feira, 6 de dezembro, o livro de poesias Muito se teme a mulher que já não temepela Editora PatuáO evento, que contará com leitura de poemas e apresentações artísticas, ocorre no Espaço Multiuso Zahidé Muzart, em frente à lanchonete do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), das 18h às 19h.

Muito se teme a mulher que já não teme é um livro de poemas que percorre caminhos e vozes da literatura sobre mulheres e feita por mulheres, de modo a destacar temas como o medo e o controle sobre o corpo e a voz feminina e a escrita como possibilidade de contestação e liberdade.

 

Mais informações pelo Instagram da professora

 

dez
9
seg
Lançamento do livro “Contos finais escolhidos” de Franz Kafka
dez 9@19:00

Os tradutores e professores da área de alemão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Daniel Martineschen, Izabela Drozdowska-Broering e Markus J. Weininger organizam um coquetel de lançamento da coletânea bilíngue Contos finais escolhidos, do autor Franz Kafka, publicada pela editora Estação Liberdade. O evento faz parte das celebrações em memória dos 100 anos de morte do escritor húngaro, famoso por obras como A metamorfose O processo.

O coquetel acontecerá no dia 9 de dezembro às 19h na Sala Pitangueira, localizada no 1º andar do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, no campus da Trindade em Florianópolis. A participação é gratuita e sem necessidade de inscrição. Haverá vendas de exemplares pela livraria Livros & Livros, e poderá ser visitada a exposição “Komplett Kafka”, produzida pelo Goethe Instituto e que traz desenhos do cartunista Nicolas Mahler.

Os professores responsáveis também se reunirão em uma roda de conversa sobre a importância da literatura kafkiana, o processo de tradução dos contos, o contexto em que a esta obra se insere e também o que ela representa para a literatura universal. Contos finais escolhidos apresenta traduções de vinte contos curtos e de um fragmento de texto do autor, escritos entre 1919 e 1924, ano de sua morte, e publicados, na sua grande maioria, postumamente. A rigor, esses textos deveriam ter sido destruídos como determinava o testamento do autor — o acesso à sua obra se deu por Max Brod, escritor amigo de Kafka, que desobedeceu o desejo do amigo e preservou os manuscritos à posteridade.

Kafka é notoriamente apontado como uma das maiores influências de escritores contemporâneos, pois soube enxergar e elevar a um nível universal questões e inquietações do mundo moderno que vieram à tona com ainda mais força nas décadas após a sua morte.

dez
11
qua
Lançamento do livro ‘Por que a democracria brasileira não morreu?’
dez 11@14:00

O cientista político Carlos Pereira, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), fará na quarta-feira, 11 de dezembro, às 14h, a apresentação e o lançamento de seu livro Por que a democracria brasileira não morreu?, escrito em parceria com Marcus André Melo, docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento será realizado no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Após a apresentação, ocorrerá um debate com os professores Luciano Da Ros, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP/UFSC), e Tiago Borges, do Departamento de Sociologia e Ciência Política (SPO/UFSC), e com a jornalista Dagmara Spautz, comentarista na NSCTV, afiliada da TV Globo em Santa Catarina. A iniciativa é organizada pelo Núcleo de Estudos em Comportamento e Instituições Políticas (NECIP/UFSC), pelo PPGSP e pela Livros & Livros, que disponibilizará alguns exemplares da obra para venda e sessão de autógrafos do autor.

Mais informações na página ppgsp.posgrad.ufsc.br.

dez
17
ter
Lançamento de livro: ‘O diabo na noite de Natal’
dez 17@15:00

A editora Katarina Kartonera promove o lançamento do livro O diabo na noite de Natal, de Osman Lins, no dia 17 de dezembro, às 15h, no Espaço Multiuso Zaidhé Lupinacci Muzart do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A publicação, uma obra cartonera com tiragem limitada, é ilustrada e voltada para o público infantojuvenil. O lançamento faz parte das comemorações pelo centenário de nascimento do autor pernambucano, celebrado ao longo de 2024 em todo o Brasil.

Essa edição especial conta com a autorização de Ângela Lins, filha do escritor, e foi desenvolvida sob orientação de Ana Luiza Andrade, professora em Literatura Brasileira na graduação e pós-graduação da UFSC. 

Os livros da Katarina Kartonera são basicamente feitos à mão, capas que não se repetem, exclusivos, frutos de uma consciência social de inclusão, que recicla materiais como os papelões, vinculando na produção e circulação a participação de catadores, escritores, educadores, estudantes, pesquisadores e artistas.

Para mais informações, acesse o Instagram da editora.

mar
15
sáb
Rick Foray: Micotrilha na Ilha e busca de cogumelos
mar 15@8:00 – 16:00

O Laboratório de Micologia da Universidade Federal de Santa Catarina (Micolab/UFSC), com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, do Restaurante Porongo e do Treelos Cogu & Cia. e Fermentaria, promove o evento Rick Foray: Micotrilha na Ilha e busca de cogumelos. O evento ocorrerá em 15 de março, sábado, com início às 8h no Monumento Natural Municipal (Mona) da Lagoa do Peri. A inscrição tem valor de R$ 40,00 e pode ser realizada até 10 de março. Estudantes com cadastro social da UFSC recebem reembolso se enviarem documento da PRAE.

A manhã é reservada para as pessoas que fizerem inscrição e desejam fazer a trilha para observação e busca de fungos. A partir das 13h30, o evento é aberto e ocorre a exposição de cogumelos coletados durante a manhã. Às 14h, haverá uma palestra sobre cogumelos comestíveis e fungos com a professora Maria Alice Neves e uma ‘cogustação’ com petiscos elaborados pela chef Hannah Fontel do Restaurante Porongo. Serão discutidos aspectos da Funga da Ilha de Santa Catarina e aspectos importantes sobre a conservação de fungos e dos ambientes onde eles crescem, com espaço para perguntas e trocas de informações entre as pessoas participantes.

A participação dá direito a certificado de oito horas de atividade científico-cultural. Inscrições e mais informações podem ser encontradas na página do Instagram do Micolab.

mar
26
qua
Observação Solar na Praça da Cidadania
mar 26@11:30 – 12:30

O Sol e suas manchas vistos através de um telescópio.

O Grupo de Astrofísica (GAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, todas as quartas-feiras do semestre letivo, a partir do dia 26 de março, uma sessão gratuita de observação da superfície solar com telescópio.

A atividade depende de céu limpo, com poucas nuvens e sem chuva, e ocorre na área da Praça da Cidadania, em frente à Reitoria, das 11h30 às 12h30.

Durante as observações diurnas, o astro-rei é o único objeto que pode ser observado. Através dos telescópios, que são equipados com filtros especiais para deixar uma fração diminuta da luz, conseguimos observar uma esfera laranja quase perfeita, e que eventualmente possui algumas manchas escuras – as manchas solares.

Sobre o Observatório

O Observatório da UFSC é um projeto de extensão do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSC. Seu objetivo é levar a Astronomia e a Física ao público em geral, através da observação do céu noturno e diurno com telescópios, acompanhada de conversas com monitores, que são estudantes de graduação e pós-graduação em Física e Astrofísica. O Observatório conta com diversos telescópios que propiciam um grande aumento, e portanto a observação com detalhes de planetas, da Lua, aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas, e até do Sol.

Para saber mais, veja “O que podemos observar?“.

Mais informações:
observatorio.ufsc.br
Instagram
E-mail

mar
28
sex
21 anos do Catarina e 51 da enchente de Tubarão: lançamento de livro sobre o Catarina
mar 28@19:00

O Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza um evento especial que marca os 21 anos do Furacão Catarina e os 51 anos da inundação em Tubarão, dois dos maiores desastres naturais que atingiram Santa Catarina. A atividade, que ocorre no Auditório do Espaço Físico Integrado (EFI) da UFSC, nesta sexta-feira, 28 de março, às 19h, é aberta ao público e contará com o lançamento do livro Harmonia e Tempestade: Minha Jornada ao Olho do Catarina, do professor Reinaldo Haas.

Segundo Haas, o Furacão Catarina (2004), que resultou em 11 fatalidades, e a Inundação de Tubarão (1974), que registrou 199 vítimas confirmadas, com estimativas não oficiais de aproximadamente 1.000 fatalidades, são eventos marcantes na história do estado. O professor destaca que, no caso do furacão, apesar de estimativas de meteorologistas dos EUA indicarem um número maior de vítimas, a preparação e os alertas foram fundamentais para reduzir as perdas. “Esse fato demonstra o avanço da meteorologia e a importância das lições aprendidas com eventos passados, que foram essenciais para minimizar os impactos”, diz Haas.

 

Cine Paredão apresenta o filme ‘Um Lance no Escuro’
mar 28@19:00 – 21:00

Nesta sexta-feira, 28 de março, às 19h, o Cine Paredão apresenta o filme Um Lance no Escuro (Night Moves), de Arthur Penn. O evento faz parte da mostra Gene Hackman, In Memorian. A exibição será no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento é gratuito, aberto para a comunidade.

O filme conta a história de Harry Moseby (Gene Hackman), um ex-jogador de futebol americano que agora trabalha como detetive particular em Los Angeles e é contratado para localizar a filha fugitiva de uma decadente estrela de Hollywood. Seguindo as pistas deixadas por Delly (Melanie Griffith), ele vai para Florida Keys, onde o que considerava um caso comum acaba se tornando algo muito maior. Enquanto isso, seu casamento vai lentamente por água abaixo. Com duração de 1h40, o filme tem classificação para maiores de 16 anos.

Mais informações no Instagram @cineparedao.

abr
2
qua
Observação Solar na Praça da Cidadania
abr 2@11:30 – 12:30

O Sol e suas manchas vistos através de um telescópio.

O Grupo de Astrofísica (GAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, às quartas-feiras, uma sessão gratuita de observação da superfície solar com telescópio. A atividade depende de céu limpo, com poucas nuvens e sem chuva, e ocorre na área da Praça da Cidadania, em frente à Reitoria, das 11h30 às 12h30.

Durante as observações diurnas, o astro-rei é o único objeto que pode ser observado. Através dos telescópios, que são equipados com filtros especiais para deixar uma fração diminuta da luz, conseguimos observar uma esfera laranja quase perfeita, e que eventualmente possui algumas manchas escuras – as manchas solares.

Sobre o Observatório

O Observatório da UFSC é um projeto de extensão do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSC. Seu objetivo é levar a Astronomia e a Física ao público em geral, através da observação do céu noturno e diurno com telescópios, acompanhada de conversas com monitores, que são estudantes de graduação e pós-graduação em Física e Astrofísica. O Observatório conta com diversos telescópios que propiciam um grande aumento, e portanto a observação com detalhes de planetas, da Lua, aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas, e até do Sol.

Para saber mais, veja “O que podemos observar?“.

Mais informações:
observatorio.ufsc.br
Instagram
E-mail

abr
4
sex
Cine Paredão: ‘Espantalho’
abr 4@19:00 – 21:00

Nesta sexta-feira, 4 de abril, às 19h, o Cine Paredão apresenta o filme Espantalho (Scarecrow), de Jerry Schatzberg. O evento faz parte da mostra Gene Hackman, In Memorian. A exibição será no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento é gratuito e aberto à comunidade.

O filme conta a história de Max (Gene Hackman), um ex-presidiário andarilho que tem economizando dinheiro para abrir um Lava Jato em Pittsburgh. Lionel (Al Pacino) é um marinheiro sem-teto que está retornando ao Centro-Oeste para conhecer o filho que nasceu enquanto ele estava no mar. Eles formam uma estranha parceria. Vão da Califórnia até Reno, Denver e depois Detroit enfrentando juntos as dificuldades e frustrações em busca de seus sonhos. Com duração de 1h52, o filme tem classificação para maiores de 14 anos.

Mais informações no Instagram @cineparedao.

abr
9
qua
Observação Solar na Praça da Cidadania
abr 9@11:30 – 12:30

O Sol e suas manchas vistos através de um telescópio.

O Grupo de Astrofísica (GAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, às quartas-feiras, uma sessão gratuita de observação da superfície solar com telescópio. A atividade depende de céu limpo, com poucas nuvens e sem chuva, e ocorre na área da Praça da Cidadania, em frente à Reitoria, das 11h30 às 12h30.

Durante as observações diurnas, o astro-rei é o único objeto que pode ser observado. Através dos telescópios, que são equipados com filtros especiais para deixar uma fração diminuta da luz, conseguimos observar uma esfera laranja quase perfeita, e que eventualmente possui algumas manchas escuras – as manchas solares.

Sobre o Observatório

O Observatório da UFSC é um projeto de extensão do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSC. Seu objetivo é levar a Astronomia e a Física ao público em geral, através da observação do céu noturno e diurno com telescópios, acompanhada de conversas com monitores, que são estudantes de graduação e pós-graduação em Física e Astrofísica. O Observatório conta com diversos telescópios que propiciam um grande aumento, e portanto a observação com detalhes de planetas, da Lua, aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas, e até do Sol.

Para saber mais, veja “O que podemos observar?“.

Mais informações:
observatorio.ufsc.br
Instagram
E-mail

abr
10
qui
Lançamento do livro ‘A questão da universidade’
abr 10@18:30 – 22:30

O Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal de Santa Catarina (IELA/UFSC) promove o lançamento do livro A questão da Universidade (Editora Insular, 2025), de Álvaro Vieira Pinto, no dia 10 de abril, quinta-feira, às 18h30, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE). A obra será apresentada por Nildo Ouriques, presidente do IELA, Dauto da Silveira, que escreveu o prefácio, e Renato Ramos Milis, diretor do Sintufsc. A atividade é gratuita e aberta a todos. Será fornecido certificado de 4 horas de participação.

A questão da Universidade é o décimo volume da Coleção Pátria Grande, que integra a Biblioteca do Pensamento crítico do IELA, e foi editado no começo dos anos 1960. O autor, Álvaro Vieira Pinto, carioca do bairro Botafogo, nasceu em 1909 e morreu em 1987. Era diplomado em Medicina com doutorado em Filosofia, Doutor Honoris Causa pela Universidade Nacional do Paraguay, professor de História da Filosofia na Universidade Nacional de Filosofia e chefe do departamento de Filosofia do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB). Revolucionário marxista e crítico do subdesenvolvimento e do imperialismo, é autor de uma volumosa obra. Escreveu “O Conceito de Tecnologia” e “A Sociologia dos Países Subdesenvolvidos”, ambas obras póstumas.

Mais informações na página do IELA ou pelo e-mail iela@contato.ufsc.br  ou telefone (48) 3721-6483

abr
14
seg
Lançamento do livro ‘Crime sem castigo: como os militares mataram Rubens Paiva’, de Juliana Dal Piva
abr 14@18:00

O Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o lançamento do livro Crime sem castigo: como os militares mataram Rubens Paiva, da jornalista Juliana Dal Piva, egressa do curso de Jornalismo da UFSC. O evento contará com uma palestra da autora e será realizado na próxima segunda-feira, 14 de abril, às 18h, no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A participação é gratuita, mediante confirmação pelo site Sympla.

A obra relata as investigações sobre o desaparecimento do ex-deputado federal Rubens Paiva, em 1971, e a identificação dos responsáveis pelo crime, feita pela Justiça 43 anos depois. Com 208 páginas, o livro também mostra como a ditadura militar brasileira interferiu nas apurações que buscavam elucidar o caso. Apenas em 2014 o Grupo de Justiça de Transição do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro conseguiu apontar cinco militares como responsáveis pelo assassinato.

Jornalista Juliana Dal Piva se formou na UFSC em 2009. Foto: Custódio Coimbra

Juliana Dal Piva concluiu o curso de Jornalismo na UFSC em 2009 e atualmente é repórter do Centro Latino-Americano de Investigação Jornalística (Clip) e colunista do ICL Notícias. É apresentadora do podcast A vida secreta do Jair e autora dos livros O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro — best-seller em 2022 e finalista do Prêmio Jabuti em 2023. A jornalista venceu diversos prêmios de jornalismo, entre eles o Relatoría para la Libertad de Expresión (Rele), da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, em 2019. Possui mestrado pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da FGV-Rio e já atuou como repórter especial do jornal O Globo e colunista do portal UOL.

O lançamento é uma realização do Departamento de Jornalismo da UFSC, do Sindicato dos Jornalistas de SC e da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), com apoio do Gabinete do Deputado Padre Pedro Baldissera e da Alesc.