O Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária da UFSC (INPEAU) promove o Fórum Universidade em Debate, com o tema “Internacionalização” nesta quinta-feira, 9 de maio, às 19h.
O evento acontecerá virtualmente, no canal do YouTube do INPEAU/UFSC para toda a comunidade universitária, com a participação dos professores Luciane Stallivieri, Marília Morosini e Nicolas Maillard, sob a moderação do professor Pedro Antônio de Melo.
Para mais informações, acesse www.inpeau.ufsc.br.
O Centro Acadêmico XI de Fevereiro (CAXIF) do curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza o XVIII Congresso Direito UFSC. O evento é uma oportunidade de aprendizado acerca do cenário jurídico atual, por meio de palestras, de debates e da Mostra de Pesquisa. Nesta edição, em especial, o congresso contemplará o Direito Penal, Civil, Ambiental, Constitucional, Empresarial, Tributário, Trabalhista, Internacional e Econômico.
O evento inicia na terça-feira, 14 de maio, às 18h no Auditório Garapuvu, localizado no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis. Nos dias 15, 16 e 17, o horário é das 8h30 às 22h no mesmo local.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio deste link até 12 de maio. A organização do congresso sugere a doação de 1 kg de alimento não-perecível no credenciamento como uma ação optativa.
Para mais informações, acesse o site do congresso.

O Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (INPEAU/UFSC) promove o fórum Universidade em Debate com o tema Gestão por Competências em IES, com a participação dos professores Kelly Benetti Tosta e Marcos Dalmau, sob a moderação do professor Pedro Antônio de Melo. O evento ocorre nesta quarta-feira, 15 de maio, às 14h30, no canal do YouTube do INPEAU/UFSC.
Para assistir, acesse aqui.
Mais informações na página do INPEAU.

Você sabe o que faz um produtor audiovisual? Já pensou como é trabalhar com filmes e séries, contribuindo positivamente para o cenário cultural? E em desenvolver projetos com a Discovery Channel? O diretor executivo da Produtora Viralata, Gabriel Corrêa e Castro, conversará sobre isso na sexta-feira, dia 17 de maio, às 14h, na sala 201 do CCE bloco A.
Nos últimos anos, Gabriel realizou inúmeros projetos, entre eles estão os documentários “Blitz, o Filme”, lançado no Festival do Rio e exibido em várias salas de cinema pelo país, “Palace II – 3 Quartos com Vista para o Mar”, em coprodução com a Globo Filmes; a série “Roda de Choro” para o Canal Curta; “Enjoying Rio” que foi exibida em mais de 84 territórios; “Cris Pelo Mundo” já em sua quarta temporada e a série “B-Side Of The Road”, ambas para o canal Travel Box Brazil; o longa de ficção “Natureza Morta”, lançado na Mostra Tiradentes e o longa “Madalena”, uma coprodução com a Raccord Filme, este com participação em mais de 30 festivais internacionais, com estreia no Festival de Rotterdam e levando o prêmio de melhor filme (Golden Tulip) no Festival Internacional de Cinema de Istambul. Mais informações pelo e-mail d.serravalle@ufsc.br.
O Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a palestra A Inteligência Artificial vai roubar meu emprego? no dia 21 de maio, às 18h30, no Auditório Castro, do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas. Para participar é necessário se inscrever através do formulário.
A palestra irá abordar sobre o background tecnológico da revolução da Inteligência Artificial (IA), a tecnologia por trás das LLMs como ChatGPT e seu impacto atual e futuro em diversas profissões e Insights da jornada de construção do Smartbase desde 2022 e como se preparar para o futuro
A atividade será ministrada por Marcio Marchini, sócio fundador da OpenClick.ai, que contará um pouco sobre suas experiências e sobre o background tecnológico da revolução da IA.
Mais informações no Instaram do PET Engenharia de Produção.
O Programa Academy UFSC promove a palestra online Ansiedade, o que fazer? no dia 23 de maio, através do canal no Youtube, às 19h. O evento abordará a temática da ansiedade de maneira transparente e sem julgamentos, com o objetivo de desmistificar o assunto e mostrar formas de cuidados. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na plataforma Sympla. Será fornecido certificado de 1h30 de participação.
Mais informações na plataforma Sympla ou na página do Academy UFSC.

A professora Regina Rodrigues, do departamento de Oceanografia Física da Universidade Federal de Santa Catarina, ministrará a palestra “Eventos Extremos no Contexto das Mudanças Climáticas” nesta quinta-feira, 6 de junho, às 10h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC). A atividade é aberta ao público.

O Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (INPEAU/UFSC) promove o fórum Universidade em Debate com o tema ‘Evasão Estudantil‘ nesta quinta-feira, 6 de junho, às 19h. O evento será transmitido on-line pelo canal do YouTube do INPEAU. O debate terá a participação dos professores Andressa Pacheco e Sandro Monsueto, com mediação da professora Fernanda Cristina da Silva.
Para assistir, acesse aqui.
Mais informações na página do INPEAU ou pelo e-mail inpeau@contato.ufsc.br
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia na quarta-feira, 12 de junho, a palestra Tudo o que você precisa saber sobre ética em inteligência artificial e tecnologias digitais: Do chat-GPT às implicações éticas em saúde pública. O evento será realizado, das 14h às 16h, no auditório da Pós-Graduação do Centro de Ciências da Sáude (CCS), no campus da Trindade, em Florianópolis.
O palestrante será o professor Bryn Williams-Jones, bioeticista e diretor da Escola de Saúde Pública da Universidade de Montréal, no Canadá, editor-chefe do Canadian Journal of Bioethics e co-diretor do Observatório Internacional sobre os Impactos Sociais da IA e das Tecnologias Digitais.
O evento é organizado pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Bioética e Saúde Coletiva (Nupebisc), pelos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), Enfermagem (PEN) e Farmárcia (PGFar).
A palestra é gratuita, e as inscrições para obtenção de certificado podem ser feitas no endereço https://forms.gle/sn3GD9DywQJ4AD7y5.
Reitores de cinco instituições de ensino de Santa Catarina irão debater, de forma remota, o tema Gestão multicampi: sonho e realidade, em evento promovido pelo Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (Inpeau) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O encontro, que faz parte do Fórum Universidade em Debate, será quarta-feira, 19 de junho, às 15h, de forma virtual. O debate terá transmissão ao vivo pelo YouTube – o link será divulgado no site do Inpeau/UFSC. A participação é livre e não há necessidade de fazer inscrições.
Participarão do debate o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza; o reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), João Alfredo Braida; o reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), José Fernando Fragalli; o reitor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Maurício Gariba Júnior; e o reitor do Instituto Federal Catarinense (IFC), Rudinei Kock Exterckoter. A mediação do debate estará a cargo do professor Pedro Antônio de Melo, do Departamento de Ciências da Administração da UFSC, que é diretor do Inpeau/UFSC.
As perguntas referentes ao debate poderão ser feitas via chat do YouTube. Levando-se em consideração o tempo previsto para a atividade, os questionamentos serão repassados aos reitores. Este será mais um dos fóruns promovidos pelo Inpeau. No site do instituto, estão disponíveis as gravações de outros debates.
O II Encontro de Políticas Linguísticas Educacionais (EPLE) ocorre na modalidade on-line de 24 a 26 de junho de 2024. A programação é diversificada, com mesas-redondas, sessões de comunicação em grupos de trabalho (GTs), lançamento de livros, entre outras. Essas atividades serão realizadas nos períodos matutino (10h às 12h) e vespertino (15h às 17h), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do grupo POLITICAS. Haverá certificação para os participantes ouvintes.
A segunda edição do EPLE conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Organizado pelo grupo Políticas Linguísticas e Direitos Linguísticos (POLITICAS), vinculado ao PPGL-UFSC, o evento é coordenado pelas professoras Cristine Gorski Severo (UFSC | CNPq) e Maria Luiza Rosa Barbosa (UAB-UFSC).
Integram a comissão organizadora e científica docentes e pesquisadores(as) vinculados(as) a instituições públicas brasileiras e estrangeiras, como a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), campus dos Malês, e estrangeiras, como a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), de Moçambique, e o Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED), de Angola. Doutores(as), mestres(as) e pós-graduandos(as) podem submeter resumos para os grupos de trabalho até 30 de abril de 2024. As orientações para submissão podem ser conferidas no site do evento.
O objetivo do EPLE é reunir, em especial nas mesas-redondas, vozes femininas do Sul Global, com a finalidade de promover debates fecundos que viabilizem a reflexão coletiva sobre as questões linguístico-discursivas e culturais que permeiam as distintas esferas da atividade humana e incidem, sobremaneira, no campo educacional. Os debates terão como fio condutor três eixos temáticos: i) Autoria, leitura e artes na esfera educacional; ii) Práticas educacionais colaborativas e emancipatórias; iii) Gestão democrática e diálogos escola-comunidade.
Refletir sobre essas temáticas, em uma perspectiva dialógica, crítica e decolonial, implica considerar não só a complexidade inerente ao campo educacional, mas também ao fato de esse domínio, dada a sua natureza, estar comprometido, como afirma Spolsky (2016), com a gestão da linguagem. Nesse sentido, torna-se relevante discutir o papel da política linguística educacional – válida, aberta, justa, construtiva, crítica e realista – na mediação do acesso à educação e na equidade do processo de ensino e aprendizagem, de modo a atender às singularidades de distintos sujeitos inseridos em comunidades específicas (cf. Tollefson; Tsui, 2014; Shohamy, 2009).
Mais informações no site do evento ou pelo e-mail crisgorski@gmail.com
A Ação Júnior, empresa júnior de consultoria em gestão empresarial do Centro Socioeconômico (CSE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), organiza o Connect Ação, evento que acontecerá nos dias 24 e 25 de junho. As atividades vão ocorrer no Auditório do CSE e são voltadas para estudantes da UFSC entre a primeira e a terceira fase com interesse em entrar no mercado de trabalho.
O Connect Ação é o primeiro evento organizado pela Ação Júnior e tem como objetivo promover a conexão entre as empresas do mercado sênior e os estudantes da universidade. A programação conta com palestras e atividades com participação de diferentes empresas. No primeiro dia, as atividades acontecem das 20h às 21h; no segundo, das 9h30 às 10h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. Será fornecido certificado de 2h de participação para cada palestra.
Mais informações no site do evento e no Instagram da Ação Júnior.

A Universidade Aberta para as Pessoas Idosas (Neti-Unapi), núcleo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove a palestra Combate ao idadismo: respeito a todas as fases da vida, com a enfermeira Jordelina Schier (Nina), nesta quarta-feira, 10 de julho, das 14h às 16h, no Neti-Unapi. A atividade é gratuita e aberta a todos os interessados.
O evento faz alusão ao mês de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em junho. O dia 15 de junho é considerado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, instituído pela Organização das Nações Unidas em 2011, com o propósito de sensibilizar a sociedade sobre o enfrentamento à violência contra idosos.
O projeto de extensão Histórias de Ciência da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove palestras de 25 de julho a 16 de agosto. As atividades tem como objetivo compartilhar conhecimentos sobre história da ciência aplicada ao ensino de ciências e ampliar a compreensão sobre o desenvolvimento científico. As palestras serão realizadas no auditório Faruk Nome e no auditório do Departamento de Matemática da UFSC, iniciando todas às 13h30. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do formulário. Cada palestra fornece um certificado de duas horas. O evento é organizado pelas professoras Larissa Moreira Ferreira e Marinês Domingues Cordeiro do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM). Mais informações sobre datas, locais e temas das palestras, consulte a programação completa através do link.
Ana Paula da Silva, doutora e egressa do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia (PPGOceano) e atualmente pós-doutoranda na Universidade Sidney, na Austrália, ministrará a palestra “Eco-Morfodinâmica: Processos Costeiros entre Costas Arenosas e Coralíneas”, que irá ocorrer na quarta-feira, 31 de julho, às 10h na sala D11, localizada no Bloco D do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM).
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a palestra On the Social Predestination of Failure, no dia 1 de agosto, às 14h, no bloco D do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Sala Selvino Assmann. A palestra será ministrada, em inglês, por Costica Bradatan, professor na área de Humanidades no Honors College da Universidade Texas Tech, nos Estados Unidos, e pesquisador honorário de Filosofia na Universidade de Queensland, na Austrália. Os participantes terão direito a certificado de 2 horas.
Costica é autor e editor de mais de uma dezena de livros, seus trabalhos já foram traduzidos para diversos idiomas, dentre as quais alemão, italiano, turco, chinês, vietnamita, árabe e farsi.
A palestra também será transmitida pelo canal no YouTube do Departamento de Filosofia.
O Grupo de Estudos da Canção (GECAN), vinculado ao Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a II Jornada Brasileira da Canção, com o intuito de discutir sobre a canção com pesquisadores de universidades nacionais e estrangeiras.
Coordernado pelo professor Marcos Baltar, o evento dá continuidade à primeira edição, realizada remotamente em 2021, organizada pelo grupo de pesquisa Pluralité des Langues et des Identités : Didactique – Acquisition – Médiations (PLIDAM) em parceria com o Institut national des langues et civilisations orientales (INALCO) de Paris. O evento tem como objetivo explorar a canção popular urbana como em suas matizes social, dialógica e cultural.
A II Jornada Brasileira da Canção ocorre a partir desta terça-feira, 6 de agosto, até sexta-feira, 9 de agosto, das 8h às 18h, no Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), campus de Florianópolis da UFSC. As atividades são abertas à comunidade. As inscrições de ouvintes, gratuitas, devem ser feitas pelo formulário de inscrição até o dia de início do evento.
A Jornada está organizada em dois eixos temáticos: análise da canção e prática educativa com a canção. A programação terá a participação de pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação e docentes da Educação Básica, que abordarão a canção em sua matriz híbrida, verbo-musical. O evento conta, em suas atividades, com conferências, minicursos, comunicações orais, lançamentos de livros e shows de pesquisadores que também são músicos.
Mas informações no site do GECAN UFSC, nas redes sociais do GECAN ou pelo e-mail gecanufsc@gmail.com
O Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) celebra 20 anos de existência com uma edição especial das Jornadas Bolivarianas, com uma série de atividades.
No dia 12 de setembro haverá um debate sobre a questão nacional com a presença de Antonio Risério, antropólogo, poeta, ensaísta e historiador brasileiro. A conferência pública será no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE), às 9h.
Antônio nasceu em Salvador, Bahia, integrou grupos de trabalho que implantaram a televisão educativa e as fundações Ondazul e Gregório de Matos, durante o governo municipal de Mário Kertész. Elaborou o projeto geral do Cais do Sertão Luiz Gonzaga, no Recife. Trabalhou no Ministério da Cultura juntamente com Roberto Pinho na implantação das Bases de Apoio à Cultura durante a gestão de Gilberto Gil. Fez vários roteiros de cinema e televisão sobre urbanismo e história da Bahia e do Brasil. Risério tem vários livros sobre cultura brasileira, história da Bahia e também sobre a realidade brasileira.
Assista abaixo ao vídeo produzido pelo Instituto, com um convite do professor Nildo Ouriques.
Mais informações estão disponíveis no site do IELA.

O grupo “Leia Mulheres SIM!”, formado por professoras do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (CIN/UFSC) promove a palestra “Assédio moral na Universidade: o que é e o que fazer?“. O evento ocorre nesta quinta feira, 22 de agosto, às 10h, no mini-auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), localizado no bloco B. As inscrições devem ser feitas no site do projeto. Haverá emissão de certificado de 2 horas.
A ministrante será a professora Luana Renostro Heinen. O objetivo da palestra é identificar condutas que podem caracterizar assédio moral segundo a orientação da controladoria Geral da União e dos tribunais brasileiros, com foco nas relações acadêmicas na universidade. Visando auxiliar as vítimas na denúncia dessas ocorrências, haverá orientação sobre o uso adequado e efetivo dos canais de denúncia de atos de assédio e discriminação.
Mais informações pelo e-mail leiturasdomundo@contato.ufsc.br
O Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (Inpeau) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove nesta quinta-feira, 22 de agosto, às 16h, o Fórum Universidade em Debate. Com o tema Desafios da Avaliação e da Garantia de Qualidade no Ensino Superior, o evento terá a participação dos professores Dilvo Ilvo Ristoff e Juan Samaniego, com mediação do professor Thiago Henrique Almino Francisco.
O evento será realizado em formato remoto e terá transmissão pelo canal do Inpeau/UFSC no YouTube. Para mais informações, acesse www.inpeau.ufsc.br.