A editora Katarina Kartonera promove o lançamento do livro O diabo na noite de Natal, de Osman Lins, no dia 17 de dezembro, às 15h, no Espaço Multiuso Zaidhé Lupinacci Muzart do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A publicação, uma obra cartonera com tiragem limitada, é ilustrada e voltada para o público infantojuvenil. O lançamento faz parte das comemorações pelo centenário de nascimento do autor pernambucano, celebrado ao longo de 2024 em todo o Brasil.
Essa edição especial conta com a autorização de Ângela Lins, filha do escritor, e foi desenvolvida sob orientação de Ana Luiza Andrade, professora em Literatura Brasileira na graduação e pós-graduação da UFSC.
Os livros da Katarina Kartonera são basicamente feitos à mão, capas que não se repetem, exclusivos, frutos de uma consciência social de inclusão, que recicla materiais como os papelões, vinculando na produção e circulação a participação de catadores, escritores, educadores, estudantes, pesquisadores e artistas.
Para mais informações, acesse o Instagram da editora.
O projeto Cinema e Alzheimer da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibirá o filme A Memória Infinita (2023), dirigido por Maite Alberdi, em 10 de março, às 18h30. A exibição ocorrerá no Auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária (BU), que será aberto 30 minutos antes, às 18h. Após o filme, ocorrerá debate entre os convidados e o público. A professora Patricia Peterle, do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit/UFSC), será a convidada debatedora.
O projeto Cinema e Alzheimer faz exibições mensais de filmes que abordam o Alzheimer e outras demências, seguido de debate entre convidados e público. São apresentados documentários, filmes de ficção e curtas-metragens de países diversos, como Argentina, China, Reino Unido, Chile e Brasil. O projeto é coordenado por André Carvalho, pós-doutorando no PPGLit/UFSC e bolsista de pós-doutorado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), e conta com o apoio do Núcleo de Estudos Benjaminianos da UFSC.
Não é necessário realizar inscrições, e a sessão é aberta à comunidade. O documentário chileno acompanha Augusto e Paulina, casados há 25 anos, na rotina de cuidados após o diagnóstico de Alzheimer de Augusto, há oito anos.
Com o título Notícia não é peça de conteúdo. É estratégia que precisa alcançar desinteressados!, o jornalista, professor e pesquisador Luciano Bitencourt apresenta a aula inaugural do semestre para estudantes e profissionais do Jornalismo, na próxima quarta feira, dia 12 de março. Formado em Jornalismo pela UFSC, Luciano tem quase 40 anos de atuação, é pós-graduado em Jornalismo Digital e Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior e, atualmente, desenvolve projetos com curadoria de informações, relatoria de conhecimentos e assessoria de inteligência.
Segundo ele “o interesse por notícias está em queda no mundo inteiro. Fatores tecnológicos, geracionais, psicológicos e ideológicos ajudam a explicar por que a informação baseada em fatos vem sendo evitada. A soberania digital das big techs influencia a produção, a disseminação e o consumo de todo o tipo de conteúdo, incluindo as notícias.” Na apresentação, ele pretende trazer dados atualizados e algumas pesquisas que ajudam a subsidiar pontos de vista para o debate.
“As grandes empresas de tecnologia também concorrem no mercado da produção de conteúdo noticioso, publicitário e de entretenimento com suas plataformas de mídia digital, financiando a produção de notícias e a infraestrutura de desinformação ao mesmo tempo”, conclui. A palestra é promovida pelo Departamento de Jornalismo e a participação é aberta. O evento começa às 09h, no Auditório “Henrique Fontes” do CCE. Os participantes receberão certificado emitido pela UFSC.

O Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (Labeur) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o evento Sobre a China, um debate sobre a influência e os desafios da potência asiática no cenário global, no dia 20 de março, quinta-feira, às 17h. O encontro será híbrido, realizado no Labeur, na sala 203 do Bloco D do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus de Florianópolis, e transmitido pelo canal do Labeur no Youtube.
A mesa contará com a participação de Vítor Silveira, vice-presidente do PT de Santa Catarina, e dos pesquisadores Bruno Saggiorato e Otávio Cascaes, ambos do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC. Também estará presente Filipe Calueio, do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
O evento é uma realização do Instituto Rangel, do Labeur e do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LabPlan) da Udesc. Ao reunir pesquisadores e dirigentes que conheceram e estudam a China e suas relações políticas e econômicas, a iniciativa busca fomentar reflexões acadêmicas e políticas sobre o papel do país no cenário internacional.
Os interessados devem preencher o formulário de inscrições. Os participantes terão direito a certificado.
Mais informações pelo Instagram @inst.rangel.
Uma apresentação da peça teatral Lagoa de Pássaros será realizada no dia 25 de março, terça-feira, às 18h30, no hall do Bloco B do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus de Florianópolis. A apresentação será realizada pelo Teatro Comunitário do Canto da Lagoa. O evento é gratuito e aberto à comunidade universitária.
Sinopse da peça: um desastre ambiental coloca frente a frente um bando de pássaros e uma menina. Juntos eles buscam alertar sobre um colapso ecológico.
A ação é organizada pela Direção do CFH em parceria com a professora Edviges Ioris.
Para mais informações, acesse o Instagram do Teatro Comunitário do Canto da Lagoa.
O Cineclube África no Cinema, atividade de extensão promovida pelo Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza a primeira sessão de 2025 em 25 de março, às 19h, na Sala Multimídia do Museu da Imagem e do Som (MIS), no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Nesta edição será exibido o filme Nome, inédito no Brasil, com entrada gratuita.
O projeto tem por objetivo geral a promoção da cultura cinematográfica com ênfase em filmes de diretores africanos, com produção africana e com filmagens em África. Visa divulgar a riqueza artística e cultural do continente africano através da exibição de filmes e promover conversas e debates sobre a produção cinematográfica africana e sobre as representações da África no cinema. Os encontros são mensais e abertos ao público. Após a exibição, a equipe que conduz o projeto realiza uma roda de conversa sobre o filme e temas correlatos.
África no Cinema tem curadoria dos pesquisadores Alex Brandão, Leonardo Breda e Renata Dariva do LEHAf/UFSC, laboratório coordenado pelo professor Sílvio Marcus de Souza Correa. O cineclube tem apoio institucional da Aliança Francesa de Florianópolis e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina.
Sobre o filme
O filme Nome (Guiné-Bissau/França, 2023), dirigido por Sana Nàfria N’hada, se passa em Guiné-Bissau, em 1969. Uma guerra violenta coloca o exército colonial português contra os guerrilheiros do Partido Africano para a Independência da Guiné. Nome deixa sua aldeia e se junta aos maquis. Depois de anos, ele retornará para casa como um herói, mas a alegria logo dará lugar à amargura e ao cinismo.
O Projeto Língua, religião e cultura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove uma roda de conversa com Markus Johannes Weininger, professor associado do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução e praticante yoga há 40 anos, e Sergio Mendes de Freitas, tradutor, membro da comunidade Hare Krishna e mestre em estudos do sânscrito. A roda de conversa abordará sânscrito, yoga e vaishnavismo e terá mediação de Tarcísio de Arantes Leite e Cristine Severo, professores da UFSC. O evento é on-line e terá início às 14h, em 27 de março. Haverá interpretação para Libras.
O projeto visa valorizar e difundir reflexões e práticas sobre línguas consideradas “sagradas” em diferentes culturas, tradições e religiosidades, como árabe, hebraico, sânscrito, iorubá, guarani, tibetano, japonês, entre outras. Através da realização de rodas de conversa periódicas transmitidas on-line pelo canal do YouTube do grupo de Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas), busca-se divulgar e criar espaços públicos e compartilhados de reflexão sobre a relação entre língua, religião e cultura.
O evento terá transmissão ao vivo no YouTube.
Mais informações no site ou na página do Instagram do grupo.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, no dia 27 de março, das 16h às 17h30, a exibição do documentário Hidrelétricas na Amazônia. E depois?, seguida de um debate, no auditório do bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). O documentário é resultado de uma pesquisa sobre a região amazônica iniciada em 2013, que contou com a participação de mais de 60 pesquisadores de diversas áreas e instituições. O evento é aberto ao público em geral.
A obra aborda os impactos das grandes hidrelétricas sobre comunidades urbanas, ribeirinhas, indígenas e o meio ambiente. Com base em mais de uma década de estudos, o documentário apresenta histórias reais e propõe uma reflexão crítica sobre o modelo de desenvolvimento adotado na região.
A iniciativa terá a Universidade representada pela professora Marcia Grisotti, professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política e do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas. O evento é parte de um projeto em rede de universidades nacionais e estrangeiras. Intitulado “After Hydropower Dams: Social and Environmental Processes that occur after the Construction of Belo Monte, Jirau and Santo Antonio in Brazilian Amazonia”, o projeto é financiado pela Fapesp e coordenado pelo professor Emilio Moran, da Michigan State University.
O debate contará com representantes das instituições envolvidas no projeto: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Michigan State University (MSU) e West Virginia University (WVU).
O trailer do documentário está disponível por meio deste link.
O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a aula inaugural “Desiguais e Divididos: uma interpretação do Brasil polarizado”, ministrada pelo sociólogo e professor Sérgio Costa, da Universidade Livre de Berlim. O evento ocorre nesta terça-feira, 1º de abril, às 14h, no auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). A atividade é gratuita e aberta a todos. Será fornecido certificado de participação.
Em um contexto de crescentes tensões sociais e políticas, a palestra abordará as raízes históricas e estruturais das desigualdades brasileiras, explorando como essas disparidades alimentam a polarização contemporânea. Com vasta experiência em estudos comparativos sobre democracia e desigualdade, Costa trará análises que conectam o caso brasileiro a dinâmicas globais, oferecendo chaves interpretativas para compreender os desafios de construir diálogo e coesão em sociedades fragmentadas.
Data: 1º de abril de 2025, terça-feira
Local: Auditório do Bloco E do CFH/UFSC
Horário: 14h
Mais informações pelos e-mails ppgich@contato.ufsc.br e ppgsp@contato.ufsc.br
O projeto de extensão CineBuñuel, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme colombiano La Estrategia del Caracol (1993), do diretor Sergio Cabrera, na sexta-feira, 11 de abril. A exibição ocorrerá a partir das 19h, no Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A sessão faz parte de uma curadoria que recebe o nome de Ciclo Coraje del Pueblo, com uma seleção de obras que trazem à cena a força coletiva como resistência às injustiças, e conta com uma conversa sobre o tema e o filme ao final.
La Estrategia del Caracol conta a história de um grupo de moradores que, prestes a sofrer um despejo de sua casa, reúne-se e realiza um plano contra os interesses do milionário responsável pela medida. Em um cenário de aparente falta de saída para a violência da expulsão, os personagens aparecem com uma estratégia misteriosa e criativa, que só se revelará ao final do enredo. O processo de construção coletiva entre os moradores é a proposta da obra que, por meio da organização social, demonstra a efetividade possível na reivindicação da própria dignidade.
Sobre o projeto
O CineBuñuel é um projeto de extensão aberto ao público e que propõe difundir o cinema hispânico e latino-americano e fazer dele um ponto de partida para debates relacionados com língua, cultura, ética e história dessas comunidades. Já contou com a exibição do ciclo Trabalho e Tormento, Entre Nós, ¡Que Viva la Musica!. Neste ano, foca no tema da resistência coletiva, com Coraje del Pueblo, e já apresentou o filme boliviano Yawar Mallku, de 1969.
O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas e o Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove a terceira edição da Oficina de Leitura, intitulada África em diálogos: literatura e cinema. O evento ocorre de 14 de abril a 7 de julho, com encontros quinzenais, sempre das 14h às 17h, no bloco A do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no 2º andar. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 14 de abril por meio do link. Os participantes receberão certificado de 21 horas.
A oficina tem como proposta o compartilhamento de leituras de obras de autores das literaturas africanas e afrodiaspóricas. Nesta edição, além dos debates sobre textos previamente selecionados, serão exibidos filmes de cineastas africanos, promovendo um diálogo entre literatura e cinema. A atividade será ministrada pela professora Simone Pereira Schmidt (CCE) e organizada pela professora Ilka Boaventura Leite (CFH), ambas pesquisadoras com vasta experiência em estudos literários e antropologia com enfoque na produção cultural africana e afrodiaspórica.
Para mais informações, acesse o site do Instituto Kadila ou o perfil no Instagram.
O curso de Letras Libras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, na quarta-feira, 23 de abril, o seminário Interpretação comunitária no Brasil: conceitos, práticas e profissionalização, que acontece às 9h30, na Sala Machado de Assis, 4º andar, Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Os participantes terão direito a certificado de 2 horas.
O evento será uma mesa-redonda com o objetivo de promover uma reflexão crítica sobre a interpretação comunitária no Brasil, abordando temas como a formação profissional, a construção de políticas públicas e o reconhecimento institucional dessa prática essencial para a mediação linguística em contextos sociais diversos.
As convidadas Mylene Queiroz e Jaqueline Nordin, reconhecidas por suas pesquisas e atuações na área, irão compartilhar suas experiências e discutir os desafios e perspectivas de profissionalização da interpretação comunitária.

O Coletivo de Estudos em Ambientes, Percepções e Práticas (Canoa) e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a palestra A vida social das águas urbanas: conexões sobre casas, infraestruturas e mudanças climáticas em 25 de abril, sexta-feira, às 10h, no auditório do Bloco F do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) – sétimo andar. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.
A palestrante é a pós-doutoranda Camila Pierobon, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A pesquisadora falará sobre a antropologia da água, com destaque para o estado da arte e as lacunas presentes nesse campo de pesquisa, e discutirá a centralidade da água em múltiplas dimensões da vida social.
“Inicialmente, abordarei seu papel na organização do orçamento doméstico e nas dinâmicas de conflito envolvendo vizinhanças e grupos armados, como milícias e o tráfico de drogas. Em seguida, examinarei como a água se articula a práticas de cuidado — de si e dos outros —, evidenciando como atos íntimos de cuidado estão atravessados pela distribuição desigual da água na cidade. Proponho, na sequência, pensar a água como lente para repensar questões sobre a violência urbana e como elemento-chave na materialização cotidiana das mudanças climáticas. Concluo com a hipótese de que a privatização dos serviços de abastecimento pode intensificar a atuação de grupos armados nas periferias, aprofundando desigualdades sociais, especialmente de raça e gênero.”
Mais informações pelo Instagram do Canoa.
O projeto de extensão CineBuñuel, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o longa metragem Noche de Fuego (2021), de Tatiana Huezo, nesta sexta-feira, dia 25 de abril, às 19h, na Sala de Projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no 1º andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A projeção integra o Ciclo El Coraje del Pueblo, uma seleção de filmes que abordam as diferentes maneiras com que as coletividades se unem e organizam para enfrentar as opressões a que são submetidas. O filme contará com o áudio original em espanhol e legendas em portugues.
Sinopse
O filme é uma adaptação do romance Reze pelas Mulheres Roubadas, de Jennifer Clement, e se passa no interior do México. Territórios em disputa são um ambiente perigoso para se viver e a violência penetra todas as esferas do cotidiano, transformando a maneira como as pessoas se relacionam. A passagem da infância para a adolescência expõe as meninas ao risco constante de sequestro e suas mães tentam de tudo para protegê-las. Muitas famílias vão embora de suas terras, e as que decidem ficar precisam desenvolver estratégias de sobrevivência.
Noche de Fuego é o primeiro longa-metragem de ficção da diretora salvadoreña radicada no México, que já tinha em seu currículo três longas documentais. O filme foi exibido em festivais importantes como San Sebastián e na mostra Um Certo Olhar, de Cannes.
O CineBuñuel é um projeto que tem por objetivo difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história.
O Núcleo de Pesquisa e Educação na Pequena Infância (Nupein) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o XXXIII Ciclo de Debates sobre a Educação Infantil nos dias 29 de abril, 20 de maio e 17 de junho. O evento será on-line, transmitido no canal do Nupein no YouTube, às 19h30. A iniciativa visa à continuidade e solidificação do espaço de formação e de articulação da Universidade com as redes públicas de ensino catarinense. A tradição dos Ciclos de Debates do Nupein vem garantindo a divulgação das pesquisas mais recentes desenvolvidas pela UFSC em torno da Educação das crianças de 0 a 6 anos em creches e pré-escolas.
O movimento de produção acadêmica oriundo do programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) tem mantido atualizada a divulgação das pesquisas para os(as) professores(as) que atuam diretamente na educação infantil pública. Na versão 2025.1, haverá participação de pesquisadoras seniores, em encontros mensais on-line, com disponibilidade de ampla quantidade de vagas destinadas aos estudantes e professores. A participação dá direito a certificado de 20 horas.
Programação:
29 de abril – Centro de puericultura Beatriz Ramos: berço da creche em Santa Catarina na década de 1940. Ministrante: Rosa Batista.
20 de maio – Sabia que eu sei falar crioulo?: uma abordagem interseccional da agência de crianças migrantes, desde bebês, no contexto da Educação Infantil. Ministrante: Débora Reis Schnekemberg.
17 de junho – Proposições para uma Pedagogia antirracista para bebês: uma perspectiva teórico-crítica sobre racismo e branquitude nos Estudos da Infância em países europeus em língua inglesa. Ministrante: Cintia Cardoso.
O Projeto Escola de Economia Circular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a palestra Desvendando o Burnout: Estratégias para Promover o Desenvolvimento Humano Saudável e Sustentável, no dia 13 de maio, das 14h às 17h, no auditório da Biblioteca Central (BU). Para participar é necessário preencher o formulário de inscrição. Os participantes têm direito a certificado de 3 horas.
A proposta da palestra é trazer insights e estratégias para conquistar espaços organizacionais saudáveis, significativos e produtivos; para quem trabalha para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Palestrante:
Juliano Pozati é empreendedor e fundador da Escola Círculo, com experiência em publicidade, marketing, educação corporativa e desenvolvimento humano. Nesta palestra, Juliano nos convida para uma reflexão, mergulhando no universo da “sociedade do cansaço”, do “excesso de informação e conectividade”, e nos alertando sobre os impactos negativos de ambientes de trabalho mentalmente ou emocionalmente estagnados ou “ tóxicos”.
Para mais informações, acesse o site do evento.
O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe o professor da Universidade de Lisboa (ULisboa) José Maria Carvalho Ferreira para a roda de conversa Situação e crise: miséria humana na sociedade global. O encontro ocorre nesta quarta-feira, 14 de maio, às 15h, no auditório do Bloco B do CFH. A atividade é aberta a todo o público.
José Maria é professor catedrático do Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações (Socius) do Instituto Superior de Economia e Gestão (Iseg) da ULisboa. Possui graduação em Economia Política, mestrado e doutorado pela Université Paris 8 – Vincennes-Saint-Denis. Também é definido como um português apaixonado pela anarquia, que a compreende como uma potência de vida que ensina a viver. José Maria ressalta que “anarquia não pode ser modelo nem como análise, nem como prática e, sobretudo, como modelo de vida”, mas que emerge da espontaneidade e da liberdade vivida.
Na pauta do evento da UFSC, constam temas centrais em suas experiências investigativas, tais como situação de crise, emprego e miséria humana na sociedade global; economia real clássica e contingências da economia virtual; tecnologias da informação e comunicação (TICs) e a crise no mundo do trabalho e das qualificações; e anarquia e probabilidades de emancipação social. Dentre os escritos e organizados de sua vasta publicação, destacam-se, no âmbito do debate, experiências de seus últimos títulos: Covid-19, Vírus das Desigualdades Sociais (2024); Autobiografia de um Gigante Ah! (Não) (2023); e Contingências da Pandemia Gerada pelo Covid-19 nas Sociedades Contemporâneas (2022), todos publicados pelo Socius/Clássica Editora.
O encontro é organizado por três grupos da UFSC: Núcleo de Estudos Sociopolíticos do Sistema Financeiro (Nesfi), Grupo de Estudos e Pesquisa em Economia Política (Gepep) e Instituto de Estudos Latino-Americanos (Iela).
O Núcleo de Pesquisa e Educação na Pequena Infância (Nupein) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o XXXIII Ciclo de Debates sobre a Educação Infantil nos dias 29 de abril, 20 de maio e 17 de junho. O evento será on-line, transmitido no canal do Nupein no YouTube, às 19h30. A iniciativa visa à continuidade e solidificação do espaço de formação e de articulação da Universidade com as redes públicas de ensino catarinense. A tradição dos Ciclos de Debates do Nupein vem garantindo a divulgação das pesquisas mais recentes desenvolvidas pela UFSC em torno da Educação das crianças de 0 a 6 anos em creches e pré-escolas.
O movimento de produção acadêmica oriundo do programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) tem mantido atualizada a divulgação das pesquisas para os(as) professores(as) que atuam diretamente na educação infantil pública. Na versão 2025.1, haverá participação de pesquisadoras seniores, em encontros mensais on-line, com disponibilidade de ampla quantidade de vagas destinadas aos estudantes e professores. A participação dá direito a certificado de 20 horas.
Programação:
29 de abril – Centro de puericultura Beatriz Ramos: berço da creche em Santa Catarina na década de 1940. Ministrante: Rosa Batista.
20 de maio – Sabia que eu sei falar crioulo?: uma abordagem interseccional da agência de crianças migrantes, desde bebês, no contexto da Educação Infantil. Ministrante: Débora Reis Schnekemberg.
17 de junho – Proposições para uma Pedagogia antirracista para bebês: uma perspectiva teórico-crítica sobre racismo e branquitude nos Estudos da Infância em países europeus em língua inglesa. Ministrante: Cintia Cardoso.
O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o CinePet com a exibição do filme GIG – A uberização do trabalho em 27 de maio, terça-feira, às 19h. O evento ocorrerá no auditório do Centro Socioeconômico (CSE), em Florianópolis.
A exibição, em comemoração ao mês do trabalhador, será seguida por uma roda de conversa sobre a relação entre a plataformização do trabalho e a educação, com Astrid Baecker, professora do Centro de Ciências da Educação (CED), e Victor Silva Couto, motoboy e estudante de História da UFSC.
As inscrições são gratuitas e serão realizadas durante o evento. A participação dá direito a certificado de três horas.
Mais informação no site, no Instagram do PET Pedagogia ou pelo email ufscpetpedagogia@gmail.com.
O Núcleo de Pesquisa e Educação na Pequena Infância (Nupein) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o XXXIII Ciclo de Debates sobre a Educação Infantil nos dias 29 de abril, 20 de maio e 17 de junho. O evento será on-line, transmitido no canal do Nupein no YouTube, às 19h30. A iniciativa visa à continuidade e solidificação do espaço de formação e de articulação da Universidade com as redes públicas de ensino catarinense. A tradição dos Ciclos de Debates do Nupein vem garantindo a divulgação das pesquisas mais recentes desenvolvidas pela UFSC em torno da Educação das crianças de 0 a 6 anos em creches e pré-escolas.
O movimento de produção acadêmica oriundo do programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) tem mantido atualizada a divulgação das pesquisas para os(as) professores(as) que atuam diretamente na educação infantil pública. Na versão 2025.1, haverá participação de pesquisadoras seniores, em encontros mensais on-line, com disponibilidade de ampla quantidade de vagas destinadas aos estudantes e professores. A participação dá direito a certificado de 20 horas.
Programação:
29 de abril – Centro de puericultura Beatriz Ramos: berço da creche em Santa Catarina na década de 1940. Ministrante: Rosa Batista.
20 de maio – Sabia que eu sei falar crioulo?: uma abordagem interseccional da agência de crianças migrantes, desde bebês, no contexto da Educação Infantil. Ministrante: Débora Reis Schnekemberg.
17 de junho – Proposições para uma Pedagogia antirracista para bebês: uma perspectiva teórico-crítica sobre racismo e branquitude nos Estudos da Infância em países europeus em língua inglesa. Ministrante: Cintia Cardoso.