Calendário de Eventos UFSC

ago
31
sex
Cineclube Rogério Sganzerla exibe sessão dupla na mostra Ventos de 68
ago 31@19:00

O Cineclube Rogério Sganzerla exibe uma sessão dupla com os filmes “Oratório de Praga”, de Jan Nemec, e “A Piada”, de Jaromil Jires, na terça, 31 de agosto, às 19h, no Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC).  O filme é o último da mostra Ventos de 68, que está sendo exibida durante o mês de agosto. As sessões são gratuitas e seguidas de um debate.

Sobre o filme “Oratório de Praga”

Um documento único da invasão soviética na Tchecoslováquia em 1968, o filme começa como um documentário sobre a liberação da Tchecoslováquia, e se torna o registro da entrada dos tanques russos em Praga. Foi o único material filmado da invasão soviética, sendo a primeira informação de que o exército soviético não tinha sido “convidado a entrar”. Foi visto por mais de 600 milhões de pessoas quando exibido na televisão. O filme inclui, ainda, cenas nunca vistas da Primavera de Praga antes da invasão.

Direção: Jan Nemec

Elenco: Gene Moskowitz.

Ano: 1968

Duração: 29min

 

Sobre o filme “A Piada”

Um homem, Ludvik,  resolve voltar à cidade natal para vingar-se de amigos que, quinze anos antes, o expulsaram da faculdade e do partido comunista por uma piada envolvendo o nome de Trotsky. O filme foi completado logo após os tanques Soviéticos adentrarem as ruas de Praga, em 1968.

Direção: Jaromil Jires

Roteiro: Jaromil Jires

Elenco: Josef Somr, Jana Dítetová, Ludek Munzar, Jaromír Hanzlík, Jaroslava Obermaierová, Vera Kresadlová, Jirí Cimický, Emil Haluska, Jaromír Hanzlík, Josef Hruby, Michal Knapcik, Stanislav Litera, Jaroslava Obermaierová, Michal Pavlata, Milos Rejchrt, Václav Sverák.

Ano: 1969

Duração: 1h 20min

set
11
ter
Cineclube Rogério Sganzerla exibe Morangos Silvestres, de Ingmar Bergman
set 11@19:00

Nesta terça-feira, 11/09, será exibido o filme Morangos Silvestres, de Ingmar Bergman. O filme faz parte da Mostra Ingmar Bergman, que está será exibida durante o mês de setembro, e celebra o centenário do diretor sueco. A entrada é gratuita.

Mais informações na página http://www.cineclube.ufsc.br/estamos-exibindo/.

set
13
qui
Cinema Mundo apresenta ‘O homem duplo’
set 13@18:30

O Projeto Cinema Mundo continua sua temática distópica exibindo o filme O homem duplo (A scanner darkly, EUA, 2006), animação dirigida por Richard Linklater. O filme ganhou visibilidade pelo efeito de animação computadorizada em cima de gravações originais. O enredo é baseado no livro homônimo escrito por Philip K. Dick., icônico autor de ficção científica. A sessão, de entrada franca, será realizada no dia 13 de setembro, quinta-feira, às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC, e contará com os comentários de Chris Mayer e Daniel Serravalle de Sá.

Sinopse:

Num futuro próximo, a guerra do governo norte-americano contra as drogas se juntou à guerra ao terror. Numa sociedade cada vez mais policiada, foi desenvolvido um novo sistema de disfarce, sob o qual trabalha o policial Bob Arctor (Keanu Reeves). Enquanto investiga seus amigos mais próximos, ele acaba recebendo ordens para investigar sua própria vida e embarca num estranho pesadelo, no qual identidade e lealdade não parecem mais ter um sentido claro.

Sobre os comentaristas:

Chris Mayer

Fotoarteira – fotógrafa, escritora e fotopoeta -, editora de fotografia e colunista do catarinas.info.

Daniel Serravalle de Sá

Professor do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina. PhD em Latin American Cultural Studies (University of Manchester). Desenvolve pesquisa na área de literatura e outras artes, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e crítica literária e cultural, literatura e história, análise de filmes.

 

set
18
ter
Cineclube Sessão de Arte à Tarde exibe filme ‘Os Palhaços’
set 18@14:30

O projeto ‘Cineclube Sessão de Arte à Tarde’ exibe, no dia 18 de setembro, às 14:30, no bloco D do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC), o filme ‘Os Palhaços’, de Federico Fellini. Este projeto é promovido pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (Secarte), com apoio do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), e coordenado pelo professor Luiz Fernando Pereira, do Departamento de Arte do CCE.

 Sobre o filme

O alter ego de Fellini neste filme é um garoto que vai ao circo pela primeira vez. Enquanto os palhaços fazem suas brincadeiras, Fellini aproveita para criticar os próprios críticos do cinema, através do personagem de um jornalista que fica perguntando ” o que isso significa?”. O filme sustenta sua exuberância na total falta de seriedade, incluindo o próprio Fellini, no papel de diretor pretensioso que, com sua equipe, tenta fazer um documentário com os grandes circos e seus palhaços.

 

 

out
9
ter
Cinema sem Fronteiras exibe filme Kini e Adams (Burkina Faso, 1997)
out 9@19:00

Cinema sem Fronteiras exibe o filme Kini e Adams (Burkina Faso, 1997) no dia 9 de outubro (terça-feira), às 19h, no auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária.

out
16
ter
Cineclube Rogério Sganzerla exibe filme ‘Garotos de Fengkuei’
out 16@19:00

O Cineclube Rogério Sganzerla exibe na terça-feira, dia 16 de outubro, o filme “Garotos de Fengkuei”, de Hsiao-Hsien Hou, no Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC). A sessão será às 19h, seguida por um debate. O filme faz parte da Mostra MADE IN, que está sendo exibida durante o mês de outubro, e trata do cinema contemporâneo da China, Taiwan e Hong Kong.

Sinopse: Um grupo de quatro amigos de uma pequena vila de pescadores acaba de largar o ensino médio e passa os dias entre brigas e jogos de sinuca, sem perspectivas de vida e apenas esperando a chamada para o inevitável serviço militar. Cansados da monotonia, três destes amigos resolvem viajar para a metrópole portuária de Kaohsiung em busca de emprego; lá, um deles consegue com a irmã um pequeno apartamento para os três, cujo aluguel eles precisariam providenciar. Além dos problemas de emprego, um dos garotos acaba se apaixonando pela vizinha Hsiao-Hsing, amante de um criminoso.

Direção: Hsiao-Hsien Hou Elenco: Chun-Fang Chang, Shih Chang, Doze Niu.

Ano: 1983

Duração: 1h41min

 

Serviço

O quê: Cineclube Rogério Sganzerla exibe filme “Garotos de Fengkuei”, de Hsiao-Hsien Hou.

Onde: Auditório Henrique Fontes (CCE – Bloco B).

Quando: Terça-feira, dia 16 de outubro.

Horário: 19 horas.

 

Mais informações na página do evento.

out
22
seg
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca com exibição de filmes – BU
out 22@12:30 – out 26@2:30

A Biblioteca Universitária (BU), por meio do projeto Livro Câmera e Ação, promove a exibição de filmes às 12h30 na semana de 22 a 26 de outubro, como parte das atividades comemorativas à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (SNLB).

Confira a programação completa das atividades comemorativas no link.

out
25
qui
CineBuñuel exibe ‘Cabeza de Vaca’
out 25@19:00

O CineBuñuel exibirá o filme “Cabeza de Vaca” (México, 1991), escrito e dirigido por Nicolás Echevarría e Guillermo Sheridan, baseado na história de Álvar Núñez Cabeza de Vaca, um explorador espanhol. A sessão ocorrerá na quinta-feira,  dia 25 de outubro, às 19h, na Sala de Projeção do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O filme será exibido com áudio original e legendas em português, e será seguido de um bate-papo. A sessão é franca e aberta ao público.

O filme é parte do ciclo “Abya Yala na Tela”, promovido pelo CineBuñuel, e traz como tema central as nações indígenas.

nov
8
qui
CineBuñuel apresenta “El abrazo de la Serpiente”, de Ciro Guerra
nov 8@19:00

CineBuñuel apresenta “El abrazo de la serpiente” (Colômbia, 2015), de Ciro Guerra.  A sessão ocorrerá dia 8 de novembro, quinta-feira, às 19h, na Sala de Projeção do CCE, Bloco D, 1º andar. O ciclo “Abya Yala na Tela” tem como temática as nações indígenas.

“El abrazo de la serpiente” foi escrito por Jacques Toulemonde Vidal, baseado em histórias de Theodor Koch-Grunberg e Richard Evans Schultes. A exibição do filme com áudio original e legendas em português é seguida de bate-papo. A sessão é aberta ao público e com entrada franca.

nov
13
ter
Cine Clube Sessão de Arte exibe Ran, de Akira Kurosawa
nov 13@14:30
O Cine Clube Sessão de Arte exibe Ran, de Akira Kurosawa, no  Laboratório de Projeção, Bloco D do CCE, 1º andar, nesta terça, dia 13, às 14h30.
Sinopse
Japão, século XVI. Hidetora (Tatsuya Nakadai), o poderoso chefe do clã dos Ichimonjis, decide dividir seus bens entre os três filhos: Taro Takatora (Akira Terao), Jiro Masatora (Jinpachi Nezu) e Saburu Naotora (Daisuke Ryu). Com o primeiro fica a chefia do feudo, as terras e a cavalaria. Os outros dois ficam com alguns castelos, terras e o dever de ajudar e obedecer Taro. Saburu, prevendo as desgraças que viriam, se mostra contrário à decisão paterna. Expulso do feudo e acaba sendo acolhido por Nobuhiro Fujimaki (Hitoshi Ueki), de quem se torna genro. Hidetora vai ao seu antigo castelo, que agora é de Taro, e não é bem recebido. O mesmo acontece ao visitar Jiro e, isolado em seu ex-império, Hidetora se aproxima da insanidade
Este projeto é realizado por meio do bolsa cultura da SeCArte – Secretaria de Cultura e Arte da UFSC. Tem o apoio do LABORATÓRIO DE ESTUDOS DE CINEMA – LEC – Cinema UFSC , e é coordenado pelo professor Luiz Fernando Pereira do Departamento de Arte do Centro de Comunicação e Expressão – CCE.
mar
25
seg
Palestra ‘Mergulhando nos mares tropicais: biogeografia e diversidade’
mar 25@16:00 – 17:00

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (CCB/UFSC) promove a palestra Mergulhando nos mares tropicais: biogeografia e diversidade, ministrada pelo professor Sergio R. Floeter, na segunda-feira, 25 de março, das 16h às 17h, no Auditório do CCB.

No evento, o professor apresentará imagens de diversas partes do mundo e também fará a divulgação de seu livro recentemente lançado, intitulado Peixes Recifais do Brasil.

 

abr
12
sex
CNDH: Diálogo com a Imprensa e Comunicadores
abr 12@18:30

Com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CDDH) e o Conselho Estadual de Direitos Humanos de Santa Catarina (CEDH/SC) organizam nesta sexta-feira, 12 de abril, uma roda de diálogo com a imprensa e comunicadores do estado acerca do tema: Território, Cultura, Instituições e Enfrentamento ao Neonazismo e Manifestações de Caráter Neonazista em Santa Catarina.

O evento será às 18h30 na Sala dos Conselhos. localizada no térreo do prédio da Reitoria I da UFSC, no Campus de Florianópolis. 

 

abr
18
qui
Palestra Academy UFSC: Criatividade
abr 18@19:00

O programa Academy UFSC promove a palestra Criatividade no fomento do empreendedorismo universitário. A atividade ocorre em 18 de abril, às 19h, de forma online, pelo Youtube. O evento é gratuito. Os participantes que realizarem a inscrição pela plataforma Sympla e preencherem o formulário de presença disponibilizado durante a transmissão terão direito a um certificado de 1h30.

A palestra será guiada por Henrique Otte, CEO e founder na Bridge Aceleradora, e Marinês Garcia, gestora de startups e projetos na Bridge Aceleradora. Mais informações no site.

abr
19
sex
Palestra ‘A origem da célula complexa: o portal para a vida macroscópica’
abr 19@20:00 – 22:00
Palestra 'A origem da célula complexa: o portal para a vida macroscópica' @ Planetário da UFSC

O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) e o Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a palestra “A origem da célula complexa: o portal para a vida macroscópica” nesta sexta-feira, 19 de abril, às 20h. O evento ocorre no planetário e é aberto a todos. Não é preciso se inscrever.

Sinopse

A evolução da célula simples ou procariota (bactérias e arqueas) para a célula complexa ou eucariota é ainda pouco elucidada e mal compreendida. Este evento envolve o aparecimento de inúmeras inovações estruturais e bioquímicas/funcionais, o aumento expressivo do volume celular e o estabelecimento de simbioses que culminaram com o surgimento das organelas ligadas à energética celular (mitocôndrias e cloroplastos). Não existem fósseis e intermediários que atestem esta passagem evolutiva, que ocorreu uma única vez na história da vida. Ao longo do tempo, as células complexas abriram caminho para o surgimento da vida macroscópica, constituída de organismos pluricelulares dos mais diferentes tipos. Muito recentemente (há menos de 10 anos) foi identificado um grupo de arqueas, denominado Asgard, que compreende as células mais aparentadas filogeneticamente das células eucariotas: seria o Elo Perdido? Esta apresentação  focará no grupo Asgard e suas relações filogenéticas com a célula eucariota, além de apresentar um recente trabalho (2020) sobre o  isolamento e cultivo da primeira espécie de Asgard e que propõe um mecanismo alternativo para o controvertido processo da eucariogênese.

Mais informações na página do GEA.

abr
26
sex
Palestra: Mulheres no Espaço
abr 26@20:00

O Grupo de Estudos de Astronomia da Universidade Federal de Santa Catarina (GEA/UFSC) realiza nesta sexta-feira, 26 de abril, uma palestra de astronomia com o tema Mulheres no Espaço, no Planetário da UFSC, às 20h. O evento é gratuito e aberto a todos.

A palestra será ministrada pelo professor de Física Cleber Chaves, que apresentará uma lista completa e em ordem cronológica de todas as mulheres que já estiveram em órbita da Terra, com uma breve biografia de cada uma delas e seu tempo de permanência no espaço.

Mais informações na página e no Facebook do GEA.

abr
29
seg
Palestra: Uma reflexão sobre vida e morte negras
abr 29@18:30

O Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, dia 29 de abril, a palestra Ninguneo, necropolítica, afropessimismo, e um afrofuturo: Uma reflexão sobre vida e morte negras, no Auditório do Centro de Comunicação e Expressão, às 18h30. A palestra, feita em espanhol, é aberta ao público em geral e o professor Jerome Branche, da University of Pittsburgh, fará uma intervenção no debate sobre “vida e morte negras”. As inscrições estarão disponíveis a partir de 19 de abril e serão feitas por QRCode ou no link disponibilizado nos cartazes de divulgação. Os participantes terão direito a certificado de três horas. 

Jerome Branche é professor de Estudos Latino-americanos e Afro-atlânticos do Departamento de Línguas e Literaturas Hispânicas da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Branche, que é diretor de publicações da Revista Iberoamericana,  ministrou o curso de pós-graduação “Afrolatinidades”, fevereiro e março de 2024, em cinco aulas na UFSC, e agora promove palestra aberta ao público em geral sobre a questão afro. 

 

 

maio
3
sex
Conceitos de Astronomia na educação
maio 3@20:00
Conceitos de Astronomia na educação @ Planetário UFSC

O palestrante Antônio C. de Lucena, do Grupo de Estudos de Astronomia,  apresentará um panorama geral, simplificado, do sistema educacional brasileiro. Em seguida será mais detalhado o Ensino Fundamental, mais especificamente os anos iniciais (1º ao 5º) especialmente na parte que contempla o ensino da Astronomia. Finalmente será feita uma apresentação de alguns dos conceitos básicos que são contemplados na Base Nacional Comum Curricular, versão do território catarinense. Mais informações: https://geaufsc.paginas.ufsc.br/

maio
6
seg
Curso de Introdução à Astronomia
maio 6@19:30 – maio 17@21:30

O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizará de 6 a 17 de maio, de forma presencial, no Planetário da UFSC, o Curso de Introdução à Astronomia: Leitura do Céu e Sistema Solar. As aulas ocorrerão de segundas a sexta-feiras, das 19h30 às 21h30, com carga horária de 20 horas/aulas. O curso é aberto à comunidade em geral, e o pré-requisito é possuir o Ensino Fundamental completo.

Aluno com 75% de frequência terá direito a certificado disponibilizado pela UFSC. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) faz a gestão financeira dos cursos de astronomia do GEA. As inscrições custam R$ 70 para estudantes e R$ 110 para a comunidade em geral. Para o segundo semestre está prevista a realização do Curso de Introdução à Astronomia – Estrelas Galáxias e Cosmologia, mas ainda não há uma data definida.

Os cursos de introdução à astronomia são promovidos desde 1987 pelo GEA. No período foram 68 formações para 2.385 alunos. “O curso é um projeto do GEA e Planetário/UFSC que visa à divulgação científica da ciência astronômica, capacitando os partícipes a adquirir um conhecimento básico do assunto. Sem deixar o rigor científico de lado, o projeto se fez valer pelo ensino de forma compreensível para os frequentadores”, ressalta a coordenadora da iniciativa, Michele Monguilhott.

Mais informações em na página geaufsc.paginas.ufsc.br ou pelo e-mail gea.cfh@contato.ufsc.br.

maio
21
ter
Palestra: A Inteligência Artificial vai roubar meu emprego?
maio 21@18:30 – 21:30

O Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a palestra A Inteligência Artificial vai roubar meu emprego? no dia 21 de maio, às 18h30, no Auditório Castro, do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas. Para participar é necessário se inscrever através do formulário

A palestra irá abordar sobre o background tecnológico da revolução da Inteligência Artificial (IA), a tecnologia por trás das LLMs como ChatGPT e seu impacto atual e futuro em diversas profissões e Insights da jornada de construção do Smartbase desde 2022 e como se preparar para o futuro

A atividade será ministrada por Marcio Marchini, sócio fundador da OpenClick.ai, que contará um pouco sobre suas experiências e sobre o background tecnológico da revolução da IA.

Mais informações no Instaram do PET Engenharia de Produção.

maio
28
ter
Palestra: Inteligência Artificial – Educação e futuros sociodigitais
maio 28@14:00

Os Grupos de Pesquisa Repercute, Comunic e Tema Didático da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a palestra online Inteligência Artificial: Educação e futuros sociodigitais, em 28 de maio, às 14h, no canal de YouTube do Repercute. Os interessados devem fazer a inscrição através do inscrições UFSC. Os participantes terão direito a certificado de três horas.

A palestra  faz parte do Ciclo de Debates: Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios, será ministrada pela prof. Priscila Gonsales, pesquisadora e professora na área de educação aberta e direitos digitais desde 2001. Mestre em Inteligência Artificial e Impactos na Educação pela PUC-SP, doutoranda em Linguagens e Tecnologias na UNICAMP, visiting fellow do Centro de Pesquisas em Futuros Sociodigitais da Universidade de Bristol (Reino Unido) e diretora do Instituto Educadigital.

Para mais informações acesse o site ou o Instagram do grupo Repercute.