Calendário de Eventos UFSC

mar
28
ter
Palestra ‘Intercâmbio Brasil-Japão’ – BU
mar 28@18:30 – 22:00

Intercambio Brasil-Japão“Intercâmbio Brasil-Japão: parceria sem fronteiras” é o tema da palestra promovida pelo Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE/UFSC) nesta terça-feira, 28 de março, às 18h30. O objetivo da palestra é apresentar oportunidades de programas de  intercâmbio e bolsas de estudo e treinamento oferecidas por instituições e órgãos governamentais do Japão.

O evento ocorre no auditório Elke Hering da Biblioteca Central e é aberto a todos.

Mais informações pelo telefone (48) 3721-9288.

jun
26
ter
DCE convida: Cinedebate LGBT+ ‘Depois do Fervo’
jun 26@18:30

Diretório Central Dos Estudantes (DCE) convida todas e todos para, no mês do Orgulho LGBT+, participar de um Cinedebate sobre o documentário “Depois do Fervo”, de Matheus Faisting, que aborda a realidade da população LGBT+ na cidade de Florianópolis. Participarão do debate o diretor do documentário, Matheus Faisting, a estudante de geografia Azânia Nogueira, a estudante de jornalismo Eduarda Pereira e o militante pelos direitos da população LGBT+, Matheus Martins.

Mais informações no evento do Facebook.

ago
28
ter
Projeto Fora do Circuito exibe filme de produção teuto-saudita, ‘O Sonho de Wadjda’
ago 28@19:00

O projeto Fora do Circuito exibe o filme “O Sonho de Wadjda”, na terça-feira, dia 28 de agosto, às 19h, no auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC).  Este é um projeto de exibição gratuita de filmes fora do circuito comercial de cinema, que busca trazer obras de diversos países, com diversas temáticas e linguagens. O ingresso é por ordem de chegada e o espaço abriga até 60 pessoas.

Sobre o filme

“O Sonho de Wadjda” foi indicado como melhor filme de língua estrangeira no British Academy of Film and Television Arts em 2014.

Sinopse: Wadjda tem dez anos de idade, e mora no subúrbio de Riade, a capital da Arábia Saudita. Ela é uma cheia de vida, que gosta de brincar com os garotos. Um dia, após uma disputa com o amigo Abdullah, ela vê uma bicicleta verde à venda. Wadjda gostaria de comprar a bicicleta, para superar o colega em uma corrida, mas na sociedade conservadora onde vivem, garotas não podem dirigir carros ou bicicletas. Ela decide, então, fazer de tudo para conseguir o dinheiro sozinha.

Direção: Haifaa Al Mansour
Elenco: Waad Mohammed, Reem Abdullah, Abdullrahman Al Gohanimais
Duração: 1h 37min
ago
31
sex
Cine Paredão exibe ‘Crepúsculo dos deuses’, de Billy Wilder
ago 31@20:00 – 22:00

O Cine Paredão exibe o filme “Crepúsculo dos Deuses”, de Billy Wilder, nesta sexta-feira, dia 31 de agosto, às 20h, no gramado da parte externa do Centro de Ciências da Educação (CED), ou, em caso de chuva, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O filme fecha a Mostra de Cinema Noir, realizada durante o mês de agosto. O Cinema Noir é um estilo de filme nascido no pós-guerra, na década de 40, e que se estende até, aproximadamente, a década de 60. Os filmes eram geralmente produzidos por pequenos estúdios, atores não convencionais e em ambientes urbanos realistas. Com personagens que vivem em sociedades frias e cínicas, as histórias tratam de suspenses, crimes, romances e investigações policiais.

Sobre o filme

Um roteirista é contratado para revisar o roteiro de um filme que marca a volta de uma antiga estrela do cinema mudo. Ele não sabia, contudo, da perigosa relação que desenvolveria com ela. Direção: Billy Wilder Roteiro: Billy Wilder, Charles Brackett, D.M. Marshman Jr.

Elenco: William Holden, Gloria Swanson, Erich von Stroheim, Nancy Olson

Ano: 1950

Duração: 1h50min

Classificação indicativa: Livre

 

Serviço

Onde: Gramado da parte externa do CED, entre os blocos A e B, ao lado do auditório. Em caso de chuva, no Auditório do CFH.

Quando: Sexta-feira, dia 31 de agosto, às 20h.

fev
18
seg
5ª Escola de Verão de Refrigeração
fev 18@14:07

O evento “V Escola de Verão de Refrigeração”, realizado pelo Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (POLO/UFSC), acontecerá entre os dias 18 a 21 de fevereiro de 2019. Tendo como tema “Pesquisa orientada à indústria: soluções inovadoras para o setor de refrigeração”, constará de minicursos durante o período da manhã, ministrados por pesquisadores do POLO/UFSC, e de seminários específicos proferidos por especialistas da indústria. A cada dia, um pesquisador reconhecido internacionalmente fará uma palestra. No último dia, está prevista a apresentação dos artigos de alunos de graduação e pós-graduação.

No evento, serão abordados assuntos relacionados aos campos da refrigeração, ventilação e condicionamento de ar, visando um público constituído de profissionais e pesquisadores do setor e de estudantes de graduação e pós-graduação em engenharia mecânica e áreas relacionadas. A Escola de Verão de Refrigeração vem sendo promovida pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) a cada 2 anos desde 2012, quando ocorreu sua primeira edição sob coordenação do Prof. Carlos A. Cabral dos Santos, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A segunda edição foi em 2013, sob coordenação do Prof. José R. Simões-Moreira, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo  (POLI-USP); a terceira, em 2014, sob coordenação do Prof. João M. Dias Pimenta, nas instalações da Universidade de Brasília (UnB). A edição mais recente foi em 2017, sob coordenação do Prof. Gherhardt Ribatski, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP), atual presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM).

mar
15
sex
Livro na Praça: ‘Genocídio na Guatemala: primeiro general condenado na América Latina’
mar 15@18:00

A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), em parceria com o Departamento Artístico Cultural (DAC/UFSC), promove o evento “Livro na Praça” no dia 15 de março, sexta-feira, às 18h, no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da UFSC. O evento é gratuito e aberto a todos. 

O professor do departamento de História Waldir Rampinelli apresentará o livro “Genocídio na Guatemala: primeiro general condenado na América Latina”, de Victoria Sanford.

Mais informações na página da Editora da UFSC.

mar
25
seg
Conferência ‘Desastres globais e sociedade mundial’
mar 25@14:00 – mar 27@18:00

O Grupo de Pesquisa em Economia Política do Sistemas-Mundo (GPEPSM) e o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, entre 25 e 27 de março, a conferência Desastres globais e sociedade mundial: a dimensão ecológica da crise do sistema-mundo moderno.

O evento ocorrerá de forma híbrida, com a participação presencial e remota de palestrantes nacionais e internacionais, bem como dos ouvintes inscritos. A parte presencial da conferência será realizada no auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC, em Florianópolis. O encontro reunirá estudiosos, ativistas, políticos e representantes do poder público com o propósito de compartilhar ideias e análises sobre a crise climática atual, a partir de uma perspectiva histórico-mundial. Segundo a organização, um dos objetivos é “discutir estratégias para enfrentamento e mitigação de desastres naturais e antropogênicos globais e locais, cada vez mais frequentes e graves, contribuindo para o estabelecimento de caminhos para uma sociedade mundial mais inclusiva, socialmente justa e democrática”.

O acesso remoto para palestrantes e público da América do Sul, África, Europa, América do Norte, Sul e Leste Asiático e Oceania será fornecido através da Plataforma Zoom. A conferência será principalmente em inglês, mas as legendas de tradução também estarão disponíveis.

abr
25
qui
Conferência ‘Cuidar da Amazônia arriscando a vida’
abr 25@14:30 – 16:00
Conferência 'Cuidar da Amazônia arriscando a vida'

A Conferência “Cuidar da Amazônia arriscando a vida. Sangue, terra e acumulação de riquezas no Brasil” ocorre no dia 25 de abril, às 14h30, na sala 102 do Bloco B do Centro Socioeconômico (CSE/UFSC). O evento é aberto a todos e não é preciso se inscrever. A palestra será ministrada pela professora convidada Susana Bleil, da Université de Havre, França.

O evento ocorre no âmbito do convênio de intercâmbio entre o Departamento de Economia e Relações Internacionais  da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Université de Havre, mediado pelo professor Agripa Faria Alexandre. Durante a conferência, haverá também informes sobre como participar do convênio de intercâmbio.

Mais informações pelo e-mail do professor Agripa:  agripa.alexandre@gmail.com

jun
24
seg
‘Connect Ação’: Capacitação, Palestras e Oportunidades
jun 24@20:00 – jun 25@10:30

A Ação Júnior, empresa júnior de consultoria em gestão empresarial do Centro Socioeconômico (CSE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), organiza o Connect Ação, evento que acontecerá nos dias 24 e 25 de junho. As atividades vão ocorrer no Auditório do CSE e são voltadas para estudantes da UFSC entre a primeira e a terceira fase com interesse em entrar no mercado de trabalho. 

O Connect Ação é o primeiro evento organizado pela Ação Júnior e tem como objetivo promover a conexão entre as empresas do mercado sênior e os estudantes da universidade. A programação conta com palestras e atividades com participação de diferentes empresas. No primeiro dia, as atividades acontecem das 20h às 21h; no segundo, das 9h30 às 10h30.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. Será fornecido certificado de 2h de participação para cada palestra.

Mais informações no site do evento e no Instagram da Ação Júnior.

set
11
qua
Teatro do Oprimido e Educação Popular
set 11@14:00

O grupo Terra, Trabalho e Resistência, do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove, nos dias 11 e 18 de setembro, a oficina Teatro do Oprimido como Ferramenta de Educação Popular. Ministrado pela professora Quéli Anschau, a atividade tem como intuito problematizar e debater a realidade social a partir de uma perspectiva popular.

A atividade será realizada ao ar livre, no gramado do Centro Socioeconômico (CSE), das 14h às 17h, sendo indicado o uso de cangas ou outros materiais para maior conformto dos participantes. Em caso de chuvas ou tempo instável, o evento ocorrerá na sala 4 do bloco B do CSE. As inscrições vão até 9 de setembro e são limitadas a 15 participantes. A oficina é direcionada à comunidade acadêmica e pode ser realizada pelo formulário on-line.

Conforme descrevem os organizadores,  no Teatro do Oprimido os integrantes não são apenas plateia, mas sim participantes, podendo fazer denúncias e reivindicações a partir da expressão teatral. “Para Augusto Boal, criador do Teatro do Oprimido e depois da Oprimida, somos a arte e dessa forma, a revolução! Para ele, o nosso corpo também fala e também se aliena, às vezes mais que os pensamentos, e isso exige, inclusive, a alfabetização do corpo para ler a realidade”.

Para mais informações, acesse o Instagram @terratrabalhoresistencia.

set
18
qua
Teatro do Oprimido e Educação Popular
set 18@14:00

O grupo Terra, Trabalho e Resistência, do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove, nos dias 11 e 18 de setembro, a oficina Teatro do Oprimido como Ferramenta de Educação Popular. Ministrado pela professora Quéli Anschau, a atividade tem como intuito problematizar e debater a realidade social a partir de uma perspectiva popular.

A atividade será realizada ao ar livre, no gramado do Centro Socioeconômico (CSE), das 14h às 17h, sendo indicado o uso de cangas ou outros materiais para maior conformto dos participantes. Em caso de chuvas ou tempo instável, o evento ocorrerá na sala 4 do bloco B do CSE. As inscrições vão até 9 de setembro e são limitadas a 15 participantes. A oficina é direcionada à comunidade acadêmica e pode ser realizada pelo formulário on-line.

Conforme descrevem os organizadores,  no Teatro do Oprimido os integrantes não são apenas plateia, mas sim participantes, podendo fazer denúncias e reivindicações a partir da expressão teatral. “Para Augusto Boal, criador do Teatro do Oprimido e depois da Oprimida, somos a arte e dessa forma, a revolução! Para ele, o nosso corpo também fala e também se aliena, às vezes mais que os pensamentos, e isso exige, inclusive, a alfabetização do corpo para ler a realidade”.

Para mais informações, acesse o Instagram @terratrabalhoresistencia.