Calendário de Eventos UFSC

mar
8
sex
Turnê teatral ‘Pacacoenco nos lugares onde o povo está’
mar 8@9:30 – mar 11@14:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe os espetáculos Pacacoenco, Palhastê e Só eu e nós, a partir desta sexta-feira, 8 de março. As apresentações integram a 2ª edição do projeto “Pacacoenco nos lugares onde o povo está”, que está circulando pelas cidades Joaçaba, Lages, Criciúma, Blumenau, Joinville, Florianópolis e Itajaí. As peças são apresentadas pelo artista Charles Augusto.

No fechamento da turnê, que será UFSC, além dos espetáculos do palhaço Pacacoenco, também haverá as apresentações: Arreda Boi, A Gala dos (A)Gentes do Riso, a banda Tarrafa Elétrica, e a contação de história “Um nascimento do boi de mamão”. Os espetáculos serão gratuitos e todas as sessões terão intérpretes de Libras e audiodescrição. A classificação indicativa é livre.

Programação:

08/03 | sexta-feira

 Centro de Cultura e Eventos da UFSC
9h30 | Um nascimento do boi de mamão
10h | Pacacoenco
14H | Só eu e nós 20h30 | Tarrafa Elétrica
Bugio Trindade
21h30 | Partilha Festiva

09/03 | sábado

Praça Santos Dumont – Trindade
19h | Palhastê

11/03 | segunda-feira

Centro de Cultura e Eventos da UFSC
9h30 | Gala dos (A)Gentes do Riso
Praça da Cidadania da UFSC
12h30 | Arreda Boi
Centro de Cultura e Eventos da UFSC
14h | Gala dos (A)Gentes do Riso

Sobre os espetáculos 

Um nascimento do boi de mamão

Essa contação/brincadeira traz ao público uma das versões sobre o nascimento do boi de mamão. Coletado por Nado Gonçalves com um grande mestre de boi, seu Zé Benta. Uma versão que apresenta a brincadeira do boi como resolução de conflitos e sociabilidade. O artista Charles Augusto traz para o público essa história singeleza e ao final da contação, uma pequena brincadeira de boi com as pessoas presentes.

Aí está a essência do artista. Levar sua arte a qualquer lugar onde alguém esteja disposto a apreciá-la. Pacacoenco, na companhia da sua amiga Jaguaruna, desbrava o interior da geografia mundial e do coração humano. As estradas são percorridas a pedaladas, e, na bagagem, o palhaço leva seus truques, sua casa e seu amor. Afinal, “..a poesia indica que as eras do universo passam e o homem que ama fica.” (Quirino)

Só eu e nós

Pacacoenco segue seus dias fazendo arte na rua, trazendo seu mundo encantado para a rotina cinza das cidades. Um dia este ser solitário encontra um cão abandonado. O que pode acontecer do encontro de um palhaço, um cachorro e uma calça?

Tarrafa Elétrica

A banda de Itajaí-SC mistura ritmos tradicionais e modernos em uma estética diferenciada, levantando a bandeira da arte como ferramenta para a transformação social. Musicalmente propõe uma mistura sonora que circula livremente entre o passado e o presente. Boi de mamão com rap, viola caipira com rock e por aí vai, não existem limites ou rótulos para a proposta sonora do grupo. Com todos estes elementos e uma identidade ímpar o show do Tarrafa Elétrica é um convite à alegria, interagindo diretamente com o público e fazendo de cada espectador um membro efetivo da apresentação.

Palhastê

Pacacoenco encontra a oportunidade certa para estar com o público quando substitui um famoso guru e oferece sua própria visão do autoconhecimento transcendental. Para isso, ele cria a Filosofia “Palhastê”, que já tem 1450 anos – ou segundos – de tradição, com mantras risíveis e momentos de pura magia, fantasia, poesia, alegoria, alegria, padaria, eubemquequeria, boêmia, correria, calmaria, bruxaria, bobearia, anistia, cantoria, academia, filosofia, charlatania, biologia, arritmia, apologia, anatomia, analogia, amigaria, alquimia, alforria, curadoria, confraria, cacofonia, autonomia e até palhaçaria.

Gala dos (A)Gentes do Riso

Numa noite especial, (A)Gentes se juntam para tratar de algo muito importante no mundo, a alegria. Nesse encontro, brincam e partilham histórias. Quando você pensa em um hospital, o que vem à cabeça? (A)Gente lembra do que está bem, do que pulsa, de tudo aquilo que carregamos dentro e que escapa pela boca como riso…

Arreda Boi

A Associação Cultural Arreda Boi surgiu na década de 1990 na comunidade da Barra da Lagoa, em Florianópolis/SC, reunindo pessoas de diferentes gerações, de crianças a idosos, interessados na brincadeira do boi de mamão, prática cultural local. Desde então, em 32 anos de história, o Arreda Boi se tornou uma das referências de cultura popular na cidade de Florianópolis, se envolvendo em projetos de diferentes áreas.

Sobre Charles Augusto

Charles Augusto é um artista brasileiro residente em Florianópolis/SC, atua na arte desde 2002. Nesse ínterim percorreu várias cidades do Brasil e todas as regiões do estado de Santa Catarina até seu interior mais profundo. Apresentou em festivais de renome, circulações artisticas, intercâmbios e produções independentes. Além da atuação, também realiza formações em palhaçaria e artes cênicas em geral e preparação de elenco para audiovisual. Sua produção de espetáculos cênicos implica em parcerias com diversas pessoas do mundo artístico que em conjunto construíram e constroem o repertório do artista, com destaque para os espetáculos: Só eu e nós, Palhasté e Pacacoenco.

A circulação “Pacacoenco nos lugares onde o povo está – edição 2” é um projeto cultural realizado por Charles Augusto, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, (PIC), do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Conta com o incentivo da CELESC, com o apoio de Secretaria de Cultura, Arte e Espore da UFSC (SeCArtE).

Mais informações: charlesaugusto.art.br | instagram.com/charlesaugusto_pacacoenco

Texto: divulgação SeCArtE, com informações da produção do evento.



mar
25
seg
Palestra ‘Mergulhando nos mares tropicais: biogeografia e diversidade’
mar 25@16:00 – 17:00

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (CCB/UFSC) promove a palestra Mergulhando nos mares tropicais: biogeografia e diversidade, ministrada pelo professor Sergio R. Floeter, na segunda-feira, 25 de março, das 16h às 17h, no Auditório do CCB.

No evento, o professor apresentará imagens de diversas partes do mundo e também fará a divulgação de seu livro recentemente lançado, intitulado Peixes Recifais do Brasil.

 

abr
5
sex
Exposição e venda de artesanato – Abril Indígena e 25 anos de história do LABHIN
abr 5@9:00

O Laboratório de História Indígena (Labhin) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove nesta sexta-feira, 5 de abril, uma exposição de trabalhos e de artesanato indígena, que também estarão à venda. O evento ocorre a partir das 9h, no hall do Bloco B do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus de Florianópolis.

Exibição de ‘Mulheres Araucárias’ – Abril Indígena e 25 anos de história do LABHIN
abr 5@18:00

O Laboratório de História Indígena (Labhin) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove nesta sexta-feira, 5 de abril, o relançamento do documentário Mulheres Araucárias. O evento ocorre às 18h, no hall do Bloco B do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus de Florianópolis.

abr
18
qui
Palestra Academy UFSC: Criatividade
abr 18@19:00

O programa Academy UFSC promove a palestra Criatividade no fomento do empreendedorismo universitário. A atividade ocorre em 18 de abril, às 19h, de forma online, pelo Youtube. O evento é gratuito. Os participantes que realizarem a inscrição pela plataforma Sympla e preencherem o formulário de presença disponibilizado durante a transmissão terão direito a um certificado de 1h30.

A palestra será guiada por Henrique Otte, CEO e founder na Bridge Aceleradora, e Marinês Garcia, gestora de startups e projetos na Bridge Aceleradora. Mais informações no site.

abr
26
sex
Palestra: Mulheres no Espaço
abr 26@20:00

O Grupo de Estudos de Astronomia da Universidade Federal de Santa Catarina (GEA/UFSC) realiza nesta sexta-feira, 26 de abril, uma palestra de astronomia com o tema Mulheres no Espaço, no Planetário da UFSC, às 20h. O evento é gratuito e aberto a todos.

A palestra será ministrada pelo professor de Física Cleber Chaves, que apresentará uma lista completa e em ordem cronológica de todas as mulheres que já estiveram em órbita da Terra, com uma breve biografia de cada uma delas e seu tempo de permanência no espaço.

Mais informações na página e no Facebook do GEA.

abr
29
seg
Dia da Dança
abr 29@10:30

Na próxima segunda-feira, dia 29 de Abril, em comemoração ao Dia Internacional da Dança, a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (Secarte)  e o Centro de Desportos (CDS) realizarão aulas abertas no Varandão do Centro de Cultura e Eventos, a partir das 11h. A comunidade da UFSC está convidada a aproveitar as oficinas de dança dos ritmos de samba, forró, jazz funk e danças circulares em homenagem ao dia, ministradas pelo Projeto de Práticas Corporais. Também, às 18h do dia 3 de maio, haverá um bailinho aberto, no mesmo local, para prática das danças a dois. Trata-se de uma oportunidade para curtir e se divertir com a arte da dança nos próximos dias.

29 DE ABRIL, no Varandão do Centro de Cultura e Eventos – CCven/UFSC:

– 10h30min Lançamento do edital de seleção da Companhia de Dança UFSC Informações em https://secarte.ufsc.br/selecao-de-bailarinos-e-bailarinas-para-formacao-da-companhia-de-danca-ufsc/
– 11h Oficina de Jazz Funk
– 11h30min Oficina de Danças Circulares
– 12h Oficina de Forró
– 12h45min Oficina de Samba

3 DE MAIO, no Varandão do Centro de Cultura e Eventos – CCEven/UFSC:

– A partir das 18h, Baile Aberto com Oficinas de Forró e Samba: haverá oficinas, a partir das 18h, e em seguida teremos bailinho para prática das danças a dois.

Mais informações pelo e-mail secarte@contato.ufsc.br

Palestra: Uma reflexão sobre vida e morte negras
abr 29@18:30

O Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, dia 29 de abril, a palestra Ninguneo, necropolítica, afropessimismo, e um afrofuturo: Uma reflexão sobre vida e morte negras, no Auditório do Centro de Comunicação e Expressão, às 18h30. A palestra, feita em espanhol, é aberta ao público em geral e o professor Jerome Branche, da University of Pittsburgh, fará uma intervenção no debate sobre “vida e morte negras”. As inscrições estarão disponíveis a partir de 19 de abril e serão feitas por QRCode ou no link disponibilizado nos cartazes de divulgação. Os participantes terão direito a certificado de três horas. 

Jerome Branche é professor de Estudos Latino-americanos e Afro-atlânticos do Departamento de Línguas e Literaturas Hispânicas da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Branche, que é diretor de publicações da Revista Iberoamericana,  ministrou o curso de pós-graduação “Afrolatinidades”, fevereiro e março de 2024, em cinco aulas na UFSC, e agora promove palestra aberta ao público em geral sobre a questão afro. 

 

 

maio
21
ter
Palestra: A Inteligência Artificial vai roubar meu emprego?
maio 21@18:30 – 21:30

O Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a palestra A Inteligência Artificial vai roubar meu emprego? no dia 21 de maio, às 18h30, no Auditório Castro, do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas. Para participar é necessário se inscrever através do formulário

A palestra irá abordar sobre o background tecnológico da revolução da Inteligência Artificial (IA), a tecnologia por trás das LLMs como ChatGPT e seu impacto atual e futuro em diversas profissões e Insights da jornada de construção do Smartbase desde 2022 e como se preparar para o futuro

A atividade será ministrada por Marcio Marchini, sócio fundador da OpenClick.ai, que contará um pouco sobre suas experiências e sobre o background tecnológico da revolução da IA.

Mais informações no Instaram do PET Engenharia de Produção.

maio
28
ter
Palestra: Inteligência Artificial – Educação e futuros sociodigitais
maio 28@14:00

Os Grupos de Pesquisa Repercute, Comunic e Tema Didático da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a palestra online Inteligência Artificial: Educação e futuros sociodigitais, em 28 de maio, às 14h, no canal de YouTube do Repercute. Os interessados devem fazer a inscrição através do inscrições UFSC. Os participantes terão direito a certificado de três horas.

A palestra  faz parte do Ciclo de Debates: Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios, será ministrada pela prof. Priscila Gonsales, pesquisadora e professora na área de educação aberta e direitos digitais desde 2001. Mestre em Inteligência Artificial e Impactos na Educação pela PUC-SP, doutoranda em Linguagens e Tecnologias na UNICAMP, visiting fellow do Centro de Pesquisas em Futuros Sociodigitais da Universidade de Bristol (Reino Unido) e diretora do Instituto Educadigital.

Para mais informações acesse o site ou o Instagram do grupo Repercute.

jun
24
seg
Encontro de Políticas Linguísticas Educacionais
jun 24@10:00 – jun 26@17:00

O II Encontro de Políticas Linguísticas Educacionais (EPLE) ocorre na modalidade on-line de 24 a 26 de junho de 2024. A programação é diversificada, com mesas-redondas, sessões de comunicação em grupos de trabalho (GTs), lançamento de livros, entre outras. Essas atividades serão realizadas nos períodos matutino (10h às 12h) e vespertino (15h às 17h), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do grupo POLITICAS. Haverá certificação para os participantes ouvintes.

A segunda edição do EPLE conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Organizado pelo grupo Políticas Linguísticas e Direitos Linguísticos (POLITICAS), vinculado ao PPGL-UFSC, o evento é coordenado pelas professoras Cristine Gorski Severo (UFSC | CNPq) e Maria Luiza Rosa Barbosa (UAB-UFSC).

Integram a comissão organizadora e científica docentes e pesquisadores(as) vinculados(as) a instituições públicas brasileiras e estrangeiras, como a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), campus dos Malês, e estrangeiras, como a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), de Moçambique, e o Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED), de Angola. Doutores(as), mestres(as) e pós-graduandos(as) podem submeter resumos para os grupos de trabalho até 30 de abril de 2024. As orientações para submissão podem ser conferidas no site do evento.

O objetivo do EPLE é reunir, em especial nas mesas-redondas, vozes femininas do Sul Global, com a finalidade de promover debates fecundos que viabilizem a reflexão coletiva sobre as questões linguístico-discursivas e culturais que permeiam as distintas esferas da atividade humana e incidem, sobremaneira, no campo educacional. Os debates terão como fio condutor três eixos temáticos: i) Autoria, leitura e artes na esfera educacional; ii) Práticas educacionais colaborativas e emancipatórias; iii) Gestão democrática e diálogos escola-comunidade.

Refletir sobre essas temáticas, em uma perspectiva dialógica, crítica e decolonial, implica considerar não só a complexidade inerente ao campo educacional, mas também ao fato de esse domínio, dada a sua natureza, estar comprometido, como afirma Spolsky (2016), com a gestão da linguagem. Nesse sentido, torna-se relevante discutir o papel da política linguística educacional – válida, aberta, justa, construtiva, crítica e realista – na mediação do acesso à educação e na equidade do processo de ensino e aprendizagem, de modo a atender às singularidades de distintos sujeitos inseridos em comunidades específicas (cf. Tollefson; Tsui, 2014; Shohamy, 2009).

Mais informações no site do evento ou pelo e-mail crisgorski@gmail.com

jul
25
qui
Projeto de extensão ‘Histórias de Ciência’ promove palestras
jul 25@13:30 – ago 16@13:30

O projeto de extensão Histórias de Ciência da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove palestras de 25 de julho a 16 de agosto. As atividades tem como objetivo compartilhar conhecimentos sobre história da ciência aplicada ao ensino de ciências e ampliar a compreensão sobre o desenvolvimento científico. As palestras serão realizadas no auditório Faruk Nome e no auditório do Departamento de Matemática da UFSC, iniciando todas às 13h30. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do formulário. Cada palestra fornece um certificado de duas horas. O evento é organizado pelas professoras Larissa Moreira Ferreira e Marinês Domingues Cordeiro do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM). Mais informações sobre datas, locais e temas das palestras, consulte a programação completa através do link.

ago
17
sáb
Musical: ‘Leci Brandão – Na palma da mão’
ago 17@20:00

Cena do espetáculo Leci Brandão – Na palma da mão, Grupo Lapilar. Foto: Alberto Mauricio/Divulgação

A Universidade Federal de Santa Santa Catarina (UFSC) recebe o espetáculo Leci Brandão – Na palma da mão, com o Grupo Lapilar Produções Artísticas (RJ), vencedor do Prêmio Shell 2024 na categoria direção. O evento faz parte do Festival Palco Giratório, que traz à capital 17 espetáculos do circuito de artes nacional e dois convidados locais, além de debates temáticos e intercâmbios entre grupos. Na UFSC, a realização do evento tem o apoio institucional da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE).

O espetáculo conta a trajetória da sambista carioca em um musical a partir das histórias de seus orixás, Ogum e Iansã, e, por meio do doce olhar de sua mãe, Dona Leci e um de seus grandes aliados nessa trajetória Zé do Caroço. O caminho trilhado pela artista, da ala de compositores da Mangueira à Assembleia Legislativa de São Paulo, é mostrado em cena ao som de sucessos como Isso é fundo de quintal e Zé do Caroço.

A apresentação será no sábado, dia 17 de agosto, às 20h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos, com classificação indicativa para maiores de 14 anos. A entrada é gratuita com ingresso social na doação de itens de higiene pessoal na entrada. As doações são direcionadas a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional ou familiar no estado de Santa Catarina, atendidas pelo Programa Novos Caminhos (PNC) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Os ingressos poderão ser retirados 1h antes do espetáculo no local da apresentação.

 

ago
22
qui
Assédio Moral na Universidade: o que é e o que fazer?
ago 22@10:00 – 13:00
Assédio Moral na Universidade: o que é e o que fazer? @ Mini Auditório do CFH

O grupo “Leia Mulheres SIM!”, formado por professoras do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (CIN/UFSC) promove a palestra “Assédio moral na Universidade: o que é e o que fazer?“. O evento ocorre nesta quinta feira, 22 de agosto, às 10h, no mini-auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), localizado no bloco B.  As inscrições devem ser feitas no site do projeto. Haverá emissão de certificado de 2 horas.

A ministrante será a professora Luana Renostro Heinen. O objetivo da palestra é identificar condutas que podem caracterizar assédio moral segundo a orientação da controladoria Geral da União e dos tribunais brasileiros, com foco nas relações acadêmicas na universidade. Visando auxiliar as vítimas na denúncia dessas ocorrências, haverá orientação sobre o uso adequado e efetivo dos canais de denúncia de atos de assédio e discriminação.

Mais informações pelo e-mail leiturasdomundo@contato.ufsc.br

ago
24
sáb
Inovação Social – II Workshop FESINOVA-PS
ago 24@14:30 – 17:30

O projeto Fortalecendo a Economia Solidária no Distrito do Pântano do Sul (Florianópolis) mediante o estimulo de empreendedorismo e inovação social, coordenado pelo professor Fernando Ostuni Gauthier, do Departamento de Engenharia do Conhecimento, do Centro Tecnológico da UFSC, promove, neste sábado, 24 de agosto, o  II Workshop FESINOVA-PS, com a temática de Inovação Social.

O evento ocorre de 14h30 às 17h30, na sede do Conselho Comunitário da Costa de Dentro (CODEN), localizado na Estr. João Belarmino da Silva, 2528 – Pântano do Sul, Florianópolis. É aberto à comunidade mediante inscrições pelo link.

O workshop é preparatório para o Curso “Empreendedorismo e Projetos Sociais: Da Ideia à Transformação Comunitária”, a ser oferecido pelo FESINOVA. Conta com o apoio institicional da SINOVA-UFSC e PROEX-UFSC.

Programação:
• Workshop sobre Inovação social, Palestrante e Mediadora: Marcia Prim – Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento – EGC/UFSC
• Apresentação do Curso, Palestrante: Professor Fernando Gauthier – EGC/UFSC

Mais informações: https://fesinova.ufsc.br/

set
6
sex
Astronomia: O Céu do Semestre
set 6@20:00

O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) em parceria com o Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o evento Palestra de Astronomia: O Céu do Semestre no Planetário da UFSC dia 6 de setembro, às 20h.

A palestra é gratuita e aberta à comunidade. Para participar, não é necessário inscrição prévia.

O palestrante, Adolfo Stotz Neto, abordará em sua palestra O céu do Semestre (de setembro a novembro) temas como oposição do planeta Marte, trânsito do planeta Mercúrio, chuva de meteoros e constelações da época.

Para mais informações, acesse a página ou o Facebook do GEA.

set
9
seg
Aula Inaugural com filósofo alemão Thomas Pogge, da Yale University
set 9@14:00

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a palestra Accelerating the green transition in the global South, ou Acelerando a transição verde no sul global. O evento será a aula inaugural do segundo semestre de 2024 e contará com a palestra de Thomas Pogge, filósofo alemão, diretor do Programa de Justiça Global e professor de Filosofia e Assuntos Internacionais na Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

A palestra será em inglês e acontecerá na segunda-feira, 9 de setembro,  às 14h no Auditório do Centro de Filosofia e Ciência Humanas (CFH), localizado no campus de Florianópolis. O evento é aberto ao público.

Confira uma sinopse, em inglês, no site do programa.

set
10
ter
Palestra: How to prepare and publish a scientific paper
set 10@14:00 – 15:00

O Programa de Pós-Graduacão em Engenharia Química (PosENQ), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove a palestra How to prepare and publish a scientific paper, ministrada em inglês por Leticya Coelho, no dia 10 de setembro, das 14h às 15h. Os interessados podem participar pessoalmente no Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA) ou remotamente através do link. Os participantes vão ter direito a certificado de 1 hora.

Na palestra serão abordados os principais aspectos do processo de publicação científica. Serão discutidos temas como a preparação e submissão de artigos científicos para maximizar as chances de aceitação, os detalhes essenciais a serem observados, a avaliação do artigo, a resposta às revisões, a conformidade ética das publicações, e as opções disponíveis em caso de rejeição do artigo.

Leticya é doutora em engenharia química pela UFSC e editora científica na Elsevier. Atuando no serviço de transferência de artigos, ela já revisou mais de 10 mil cartas de rejeição de artigos submetidos, avaliou dezenas de submissões até a aceitação, e mantém contato constante com profissionais da publicação científica. Na palestra, Leticya compartilhará insights que ajudarão os participantes a navegar pelo processo de publicação científica.

set
14
sáb
Palestra: ‘Estereótipos, preconceitos e sedimentações coloniais’
set 14@14:00 – 16:00

grupo Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGL/UFSC), promove a palestra Estereótipos, preconceitos e sedimentações coloniais neste sábado, dia 14 de setembro, das 14h às 16h. O evento faz parte da 27.ª Roda de Conversa e terá a participação do professor Giovanni Perillo, cuja fala será mediada e traduzida pela professora Erica Salatini Maffia. A palestra será transmitida pelo canal do YouTube do grupo POLITICAS, é gratuita e aberta a todos. Para assistir a palestra, acesse aqui.

A atividade é coordenada pelas professoras Cristine Gorki Severo e Maria Luiza Rosa Barbosa. O palestrante Giovanni Perillo é artista, pesquisador e professor de Arte e Imagem, desde 2011 atua no Istituto Comprensivo Manzoni-Poli (ICMP) de Molfetta (província de Bari, Itália), onde coordena o Departamento de Arte-Tecnologia. Entre os últimos locais em que apresentou seus projetos artísticos e acadêmicos, além das instituições italianas, estão Brasília (Universidade de Brasília), Viena, Toronto e o Hunter College da City University of New York.

Erica Salatini Maffia, responsável pela mediação e tradução, é professora do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (IL-UFBA), integrante do Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana (NECLIT-UFSC). Atualmente, desenvolve pesquisa sobre a poesia feminina italiana do século XX. Coordena o Grupo de Pesquisa em Literatura Italiana e Tradução (PLIT-ILUFBA). Participa do projeto Conectando Culturas Neclit-UFSC (Edital Humanidades CNPq).

A Roda de Conversa integra as atividades previstas no projeto de extensão “Oralidades, multilinguismos e letramentos políticos: diálogos com a educação” (CNPq), coordenado pela professora Cristine Gorski Severo. O projeto tem como objetivo propor um diálogo entre as políticas linguísticas e a esfera educacional, em especial no que tange a elementos interligados: os conceitos de língua e oralidade, a pluralidade linguística, as propostas de educação multilíngue e os letramentos políticos na formação de estudantes e professores. Busca uma interação com as comunidades escolares e os contextos nos quais essa formação educacional – escolar ou não escolar – ocorrem.

Acesse a palestra aqui.

Mais informações no canal do Youtube Políticas Linguísticas Críticas.

set
30
seg
Simpósio Internacional de Geografia do Conhecimento e da Inovação
set 30@8:00 – out 2@18:00

V Simpósio Internacional de Geografia do Conhecimento e da Inovação (SIGCI), que ocorrerá de 30 de setembro a 02 de outubro de 2024, recebe inscrições de trabalhos até 1º de junho. O evento é organizado pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina e pelo Laboratório de Estudos sobre Circulação, Transporte e Logística (LabCit/UFSC). As atividades ocorrerão no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC).

A abertura do evento conta com uma conferência do economista Marcio Pochmann, presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no dia 30 de setembro, das 19h às 22h, no Auditório Garapuvu no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. As inscrições para a conferência são gratuitas e ocorrem até o dia da abertura. Os participantes tem direito a um certificado de quatro horas.

O V SIGCI abordará a dinâmica urbano-regional do país, tendo como tema “Novas centralidades urbanas na Era Digital: Tecnologias da informação e o comando na rede de cidades”. Os organizadores do evento buscam estimular um campo de pesquisa que interconecta a rede urbana e a inovação, debate pouco explorado na literatura nacional e internacional.

O evento contará com conferências, mesas redondas e sessões temáticas para as quais serão aceitas submissões de trabalhos na forma de resumos expandidos.

Confira as datas importantes:

01/06/2024 Submissão dos Resumos Expandidos
01/07/2024 Divulgação dos Trabalhos Aprovados
10/07/2024 Prazo para pagamento de inscrição no evento (apresentadores de trabalho)
01/09/2024 Publicação dos anais do evento
30/09/2024 a 02/10/2024 Realização do evento

 Sobre o V SIGCI

Na medida em que as cidades são estruturas centrais para a reprodução social, com a intensificação de fluxos de capital, conhecimento e trabalho qualificado, é esperado que a nova era digital promova a classificação/hierarquização de centros urbanos brasileiros. Nesse sentido, o V SIGCI busca servir como apoio teórico e metodológico para o IBGE, em especial, ao estudo Região de Influência das Cidades (Regic). A realização do evento em Santa Catarina é estratégica para que essa reflexão possa se pautar em casos concretos como Florianópolis, Blumenau e Joinville, que têm despontado como centralidades importantes nas tecnologias digitais.

Mais informações no site oficial do evento.