Calendário de Eventos UFSC

mar
28
ter
Palestra ‘Intercâmbio Brasil-Japão’ – BU
mar 28@18:30 – 22:00

Intercambio Brasil-Japão“Intercâmbio Brasil-Japão: parceria sem fronteiras” é o tema da palestra promovida pelo Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE/UFSC) nesta terça-feira, 28 de março, às 18h30. O objetivo da palestra é apresentar oportunidades de programas de  intercâmbio e bolsas de estudo e treinamento oferecidas por instituições e órgãos governamentais do Japão.

O evento ocorre no auditório Elke Hering da Biblioteca Central e é aberto a todos.

Mais informações pelo telefone (48) 3721-9288.

ago
24
sex
Cine Paredão exibe ‘Ascensor Para o Cadafalso’, de Louis Malle
ago 24@20:00 – 21:30

Nesta sexta-feira, dia 24 de agosto, o Cine Paredão exibe o filme “Ascensor Para o Cadafalso”, de Louis Malle, às 20h, no Gramado da parte externa do Centro de Ciências da Educação (CED), entre os blocos A e B, ao lado do auditório. Em caso de chuva, o filme será exibido no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

Sobre o filme

Sinopse: Em uma trama para assassinar o próprio marido, Florence e seu amante, Julien, desencadeiam uma série de eventos que nenhum deles poderia prever.

Direção: Louis Malle

Roteiro: Louis Malle, Roger Nimier, Roger Nimier, Noël Calef

Elenco: Jeanne Moreau, Maurice Ronet, Georges Poujouly, Yori Bertin, Jean Wall

Ano: 1958

Duração: 1h31

Classificação indicativa: Livre

Sobre a Mostra de Cinema Noir

Durante as frias noites de sexta do mês de agosto, o Cine Paredão exibirá uma mostra de Cinema Noir. Com personagens que vivem em sociedades frias e cínicas, as histórias tratam de suspenses, crimes, romances e investigações policiais. A estética nasce de uma fusão de gêneros: traz traços dos filmes de terror da década de 30, do expressionismo alemão e da pintura. A imagem é tomada por contrastes preto e branco, com iluminações calculadamente estudadas; as tramas se desenrolam em grandes centros urbanos e tomadas por uma atmosfera niilista. Femme fatales, corrupção, cigarros, personagens dúbios e desconfiança perpassam quase todas as histórias.

Apesar de amplamente categorizado hoje, o estilo nunca foi encarado como estilo na sua época. Nasceu no pós-guerra, na década de 40 e se estendeu até, aproximadamente, a década de 60. Os filmes eram, geralmente, produzidos em ambientes urbanos realistas, por pequenos estúdios e atores não convencionais.

Serviço

O quê: Cine Paredão exibe o filme “Ascensor Para o Cadafalso”, de Louis Malle.

Onde: Gramado da parte externa do CED, entre os blocos A e B, ao lado do auditório. Em caso de chuva, no Auditório do CFH.

Quando: Sexta-feira, dia 24 de agosto, às 20h.

ago
28
ter
Palestra “Armas Nucleares Perante Tribunais Internacionais”
ago 28@18:30

O Grupo de Pesquisa em Direito Internacional da Universidade Federal de Santa Catarina (Ius Gentium/UFSC), coordenado pelos professores Arno Dal Ri Júnior e Aline Beltrame de Moura,  realizará a palestra “Armas Nucleares Perante Tribunais Internacionais”, nesta terça-feira, dia 28 de agosto, às 18h30, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CFH/UFSC).  A palestra garantirá certificado de quatro horas.

O palestrante convidado, Professor Doutor Lucas C. Lima, é egresso do Curso de Direito da UFSC, doutor pela Universidade de Macerata (Itália) e, atualmente, professor adjunto ao Curso de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou perante a Corte Internacional de Justiça no caso das Ilhas Marshall.

Mais informações no link, ou pelo contato: (48) 9962-13730.

ago
31
sex
Cine Paredão exibe ‘Crepúsculo dos deuses’, de Billy Wilder
ago 31@20:00 – 22:00

O Cine Paredão exibe o filme “Crepúsculo dos Deuses”, de Billy Wilder, nesta sexta-feira, dia 31 de agosto, às 20h, no gramado da parte externa do Centro de Ciências da Educação (CED), ou, em caso de chuva, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O filme fecha a Mostra de Cinema Noir, realizada durante o mês de agosto. O Cinema Noir é um estilo de filme nascido no pós-guerra, na década de 40, e que se estende até, aproximadamente, a década de 60. Os filmes eram geralmente produzidos por pequenos estúdios, atores não convencionais e em ambientes urbanos realistas. Com personagens que vivem em sociedades frias e cínicas, as histórias tratam de suspenses, crimes, romances e investigações policiais.

Sobre o filme

Um roteirista é contratado para revisar o roteiro de um filme que marca a volta de uma antiga estrela do cinema mudo. Ele não sabia, contudo, da perigosa relação que desenvolveria com ela. Direção: Billy Wilder Roteiro: Billy Wilder, Charles Brackett, D.M. Marshman Jr.

Elenco: William Holden, Gloria Swanson, Erich von Stroheim, Nancy Olson

Ano: 1950

Duração: 1h50min

Classificação indicativa: Livre

 

Serviço

Onde: Gramado da parte externa do CED, entre os blocos A e B, ao lado do auditório. Em caso de chuva, no Auditório do CFH.

Quando: Sexta-feira, dia 31 de agosto, às 20h.

set
18
ter
Cineclube Sessão de Arte à Tarde exibe filme ‘Os Palhaços’
set 18@14:30

O projeto ‘Cineclube Sessão de Arte à Tarde’ exibe, no dia 18 de setembro, às 14:30, no bloco D do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC), o filme ‘Os Palhaços’, de Federico Fellini. Este projeto é promovido pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (Secarte), com apoio do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), e coordenado pelo professor Luiz Fernando Pereira, do Departamento de Arte do CCE.

 Sobre o filme

O alter ego de Fellini neste filme é um garoto que vai ao circo pela primeira vez. Enquanto os palhaços fazem suas brincadeiras, Fellini aproveita para criticar os próprios críticos do cinema, através do personagem de um jornalista que fica perguntando ” o que isso significa?”. O filme sustenta sua exuberância na total falta de seriedade, incluindo o próprio Fellini, no papel de diretor pretensioso que, com sua equipe, tenta fazer um documentário com os grandes circos e seus palhaços.

 

 

abr
5
sex
Cine Paredão exibe o filme ‘Monster’
abr 5@19:30

O Cine Paredão, projeto do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme Monster (2023), de Hirokazu Koreeda. A sessão ocorre nesta sexta-feira, 5 de abril, às 19h30, no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus de Florianópolis, no bairro Trindade. Em caso de chuva, a exibição ocorrerá no auditório do CFH. O filme faz parte da mostra O Humano Dentro de Nós, em exibição no mês de abril. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

O longa-metragem é uma obra japonesa de drama e suspense que aborda temas como identidade, família, perda e inocência de forma muito intimista, enquanto várias perspectivas são acompanhadas no desenrolar da narrativa.

O Cine Paredão é um projeto que exibe filmes semanalmente, ao ar livre, dentro da UFSC. As sessões são abertas a todos e contam com um público diversificado, desde estudantes, membros da comunidade e pessoas de diferentes origens sociais e étnicas. Além disso, o projeto contribui com a formação social dos alunos e na troca de experiências audiovisuais com a comunidade externa. Alunos do curso de Cinema são responsáveis pela operação das exibições, divulgação e seleção dos filmes. Mais informações no Instagram.

Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

abr
11
qui
45 anos do JOR: As transformações do mundo do trabalho
abr 11@9:00 – 12:00

Em comemoração ao Dia do Jornalista, celebrado em 7 de abril, o Departamento, o curso e o Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem o Debates 45 anos do JOR: As transformações do mundo do trabalho. O evento ocorre  nesta quinta-feira, 11 de abril, às 9h, no Auditório Henrique Fontes, no Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), campus Trindade. 

O debate terá a participação de Celso Vicenzi, Fábio Bispo, Sérgio Murillo e Valmor Fritsch, jornalistas com trajetórias sindicais. O objetivo do encontro é promover uma discussão sobre a carreira jornalística, as mudanças ao longo das últimas décadas, o papel dos sindicatos nas lutas históricas da categoria em Santa Catarina e no Brasil e as perspectivas para a profissão. O evento é gratuito e aberto a todos. 

abr
30
ter
África no Cinema
abr 30@19:00 – 21:00

 O projeto, coordenado pelo Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem por objetivo geral a promoção da cultura cinematográfica com ênfase em filmes de diretores africanos, com produção africana ou com filmagens em África. O projeto visa divulgar a riqueza artística e cultural do continente africano através da exibição de filmes, comentários e debates sobre a produção cinematográfica africana e também sobre as representações da África no cinema.

Na sessão de abril haverá a exibição do filme Burning Casablanca, de Ismaël El Iraki. O longa marroquino estreou em 2020 na seleção oficial do 77º Festival Internacional de Cinema de Veneza. Selecionado para mais de trinta festivais internacionais, ganhou vários prêmios entre 2020 a 2022.

A sinopse indica que Larsen Snake, uma estrela do rock decadente, retorna à sua Casablanca natal, onde tem um encontro explosivo com Rajae, uma jovem de rua com uma voz de ouro. Juntos, eles exploram as noites da cidade e se apaixonam perdidamente. No entanto, sua paixão é rapidamente abalada pelo peso de seus passados e o casal decidido parte rumo ao deserto, buscando escapar de seus demônios internos.

França, Marrocos, Bélgica | 2021 | 2h00 | Drama |

ago
29
qui
Cine Ciência UFSC
ago 29@19:00

O projeto de extensão Cine Ciência UFSC exibirá gratuitamente o filme John Wick de Volta ao jogo, dirigido por Chad Stahelski, no Auditório da Biblioteca Universitária (BU) Elke Hering nesta quinta-feira, 29 de agosto, às 19h.

Após a sessão, haverá o debate A Física do Judô, com o professor Felipe Arretche do Departamento de Física (CFM), explorando os aspectos das artes marciais vistas no filme.

O evento é aberto ao público e não necessita inscrição prévia. O propósito do projeto é promover a discussão e divulgação da ciência por meio da exibição de obras cinematográficas, como ferramenta para despertar o interesse sobre temas científicos relevantes.

O filme conta a história de John Wick, um lendário assassino de aluguel aposentado, lidando com o luto após perder o grande amor de sua vida. Quando um gângster invade sua casa, mata seu cachorro e rouba seu carro, ele é forçado a voltar à ativa e inicia sua vingança.

Para mais informações, acesse o Instagram ou o site do projeto.

set
13
sex
Ciclo de Cinema em Alemão: ‘Terra de minas’
set 13@19:00 – 21:00

O Projeto de extensão Ciclo de Cinema em Alemão (Deutsches Kino), do curso de Letras Alemão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o longa-metragem Terra de Minas (2015) nesta sexta-feira, 13 de setembro, às 19h. O evento ocorre na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema, no primeiro andar do bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (LEC/CCE/UFSC), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. A exibição é gratuita e aberta ao público geral, com legendas em português.

Do diretor dinamarquês Martin Zandvliet, Terra de Minas é baseado na Segunda Guerra Mundial e conta a história de um grupo de jovens prisioneiros alemães que é entregue ao sargento dinamarquês Rasmussen ao final do conflito. Na trama, Rasmussen ordena a desativação de mais de duas milhões de minas terrestres enterradas na costa dinamarquesa, apesar da prática ser proibida pela Convenção de Genebra. Aclamado pela crítica, a obra foi indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2017 e conquistou os prêmios Bodil e Robert na categoria Melhor Filme Dinamarquês em 2016.

O Ciclo de Cinema Alemão é coordenado pelo professor Daniel Martineschen.

Confira o trailer de Terra de Minas (2015) aqui.

Mais informações pelo e-mail daniel.martineschen@ufsc.br

set
18
qua
Oficina: Cinema, Educação e Direitos Humanos
set 18@9:00 – 12:00
Oficina: Cinema, Educação e Direitos Humanos @ Laboratório Fotográfico do curso de Cinema da UFSC

O Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Ministério de Cidadania e Direitos Humanos e o Departamento de Cinema e Video da Universidade Federal Fluminense (UFF) promovem a oficina Cinema, Educação e Direitos Humanos de 18 a 20 de setembro, das 9h às 12h, no bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 11 de setembro através do formulário. A oficina será presencial e será fornecido certificado de participação de 9 horas.

As oficinas são um espaço de criação e experimentação de dispositivos práticos que unem cinema e educação. Inspiradas pela metodologia do projeto Inventar com a Diferença, buscam proporcionar novas formas de olhar e escutar o mundo, promovendo reflexões sobre direitos humanos e práticas educacionais. Os participantes serão convidados a criar produções audiovisuais simples, utilizando dispositivos como o Minuto Lumière e o Filme-Carta para articular uma abordagem prática dos direitos humanos e da educação.

Mais informações no site do evento.

set
19
qui
Oficina: Cinema, Educação e Direitos Humanos
set 19@9:00 – 12:00
Oficina: Cinema, Educação e Direitos Humanos @ Laboratório Fotográfico do curso de Cinema da UFSC

O Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Ministério de Cidadania e Direitos Humanos e o Departamento de Cinema e Video da Universidade Federal Fluminense (UFF) promovem a oficina Cinema, Educação e Direitos Humanos de 18 a 20 de setembro, das 9h às 12h, no bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 11 de setembro através do formulário. A oficina será presencial e será fornecido certificado de participação de 9 horas.

As oficinas são um espaço de criação e experimentação de dispositivos práticos que unem cinema e educação. Inspiradas pela metodologia do projeto Inventar com a Diferença, buscam proporcionar novas formas de olhar e escutar o mundo, promovendo reflexões sobre direitos humanos e práticas educacionais. Os participantes serão convidados a criar produções audiovisuais simples, utilizando dispositivos como o Minuto Lumière e o Filme-Carta para articular uma abordagem prática dos direitos humanos e da educação.

Mais informações no site do evento.

set
20
sex
Oficina: Cinema, Educação e Direitos Humanos
set 20@9:00 – 12:00
Oficina: Cinema, Educação e Direitos Humanos @ Laboratório Fotográfico do curso de Cinema da UFSC

O Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Ministério de Cidadania e Direitos Humanos e o Departamento de Cinema e Video da Universidade Federal Fluminense (UFF) promovem a oficina Cinema, Educação e Direitos Humanos de 18 a 20 de setembro, das 9h às 12h, no bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 11 de setembro através do formulário. A oficina será presencial e será fornecido certificado de participação de 9 horas.

As oficinas são um espaço de criação e experimentação de dispositivos práticos que unem cinema e educação. Inspiradas pela metodologia do projeto Inventar com a Diferença, buscam proporcionar novas formas de olhar e escutar o mundo, promovendo reflexões sobre direitos humanos e práticas educacionais. Os participantes serão convidados a criar produções audiovisuais simples, utilizando dispositivos como o Minuto Lumière e o Filme-Carta para articular uma abordagem prática dos direitos humanos e da educação.

Mais informações no site do evento.