“Intercâmbio Brasil-Japão: parceria sem fronteiras” é o tema da palestra promovida pelo Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE/UFSC) nesta terça-feira, 28 de março, às 18h30. O objetivo da palestra é apresentar oportunidades de programas de intercâmbio e bolsas de estudo e treinamento oferecidas por instituições e órgãos governamentais do Japão.
O evento ocorre no auditório Elke Hering da Biblioteca Central e é aberto a todos.
Mais informações pelo telefone (48) 3721-9288.
Nesta sexta-feira, dia 24 de agosto, o Cine Paredão exibe o filme “Ascensor Para o Cadafalso”, de Louis Malle, às 20h, no Gramado da parte externa do Centro de Ciências da Educação (CED), entre os blocos A e B, ao lado do auditório. Em caso de chuva, o filme será exibido no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).
Sobre o filme
Sinopse: Em uma trama para assassinar o próprio marido, Florence e seu amante, Julien, desencadeiam uma série de eventos que nenhum deles poderia prever.
Direção: Louis Malle
Roteiro: Louis Malle, Roger Nimier, Roger Nimier, Noël Calef
Elenco: Jeanne Moreau, Maurice Ronet, Georges Poujouly, Yori Bertin, Jean Wall
Ano: 1958
Duração: 1h31
Classificação indicativa: Livre
Sobre a Mostra de Cinema Noir
Durante as frias noites de sexta do mês de agosto, o Cine Paredão exibirá uma mostra de Cinema Noir. Com personagens que vivem em sociedades frias e cínicas, as histórias tratam de suspenses, crimes, romances e investigações policiais. A estética nasce de uma fusão de gêneros: traz traços dos filmes de terror da década de 30, do expressionismo alemão e da pintura. A imagem é tomada por contrastes preto e branco, com iluminações calculadamente estudadas; as tramas se desenrolam em grandes centros urbanos e tomadas por uma atmosfera niilista. Femme fatales, corrupção, cigarros, personagens dúbios e desconfiança perpassam quase todas as histórias.
Apesar de amplamente categorizado hoje, o estilo nunca foi encarado como estilo na sua época. Nasceu no pós-guerra, na década de 40 e se estendeu até, aproximadamente, a década de 60. Os filmes eram, geralmente, produzidos em ambientes urbanos realistas, por pequenos estúdios e atores não convencionais.
Serviço
O quê: Cine Paredão exibe o filme “Ascensor Para o Cadafalso”, de Louis Malle.
Onde: Gramado da parte externa do CED, entre os blocos A e B, ao lado do auditório. Em caso de chuva, no Auditório do CFH.
Quando: Sexta-feira, dia 24 de agosto, às 20h.
O Ciclo de Seminários ‘Mulheres na Ciência-SC’, promovido pelo grupo Mulheres na Ciência-SC, ocorrerá no dia 28 de agosto, terça-feira, às 16h, no Auditório Elke Hering (Biblioteca Central). O propósito dos seminários é criar um espaço de fala exclusivo para mulheres cientistas, onde estas têm a liberdade de escolher o tema de suas palestras, desde sua experiência na academia até a comunicação de resultados de suas pesquisas.
Palestras confirmadas:
‘Mulheres na Ciência: uma verdade inconveniente’ com Marcia Barbosa (Departamento de Física-UFRGS)
‘Quem são as mulheres na ciência?’ com Rafaela Falaschi (Departamento de Biologia Estrutural, Molecular e Genética-UEPG)
O grupo ‘Mulheres na Ciência-SC’ dispõe de reuniões organizativas periódicas abertas a todas as mulheres que queiram participar do projeto. O próximo encontro acontecerá no dia 13 de agosto, às 12h, na sala Harry Laus (Biblioteca Central). Interessadas em participar do grupo de emails do projeto devem entrar em contato pelos seguintes endereços eletrônicos para solicitar seu cadastramento: e
Mais informações:
https://www.facebook.com/mulheresnacienciasc/
https://mulheresnacienciasc.wixsite.com/site
O projeto Fora do Circuito exibe o filme “O Sonho de Wadjda”, na terça-feira, dia 28 de agosto, às 19h, no auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC). Este é um projeto de exibição gratuita de filmes fora do circuito comercial de cinema, que busca trazer obras de diversos países, com diversas temáticas e linguagens. O ingresso é por ordem de chegada e o espaço abriga até 60 pessoas.
Sobre o filme
“O Sonho de Wadjda” foi indicado como melhor filme de língua estrangeira no British Academy of Film and Television Arts em 2014.
Sinopse: Wadjda tem dez anos de idade, e mora no subúrbio de Riade, a capital da Arábia Saudita. Ela é uma cheia de vida, que gosta de brincar com os garotos. Um dia, após uma disputa com o amigo Abdullah, ela vê uma bicicleta verde à venda. Wadjda gostaria de comprar a bicicleta, para superar o colega em uma corrida, mas na sociedade conservadora onde vivem, garotas não podem dirigir carros ou bicicletas. Ela decide, então, fazer de tudo para conseguir o dinheiro sozinha.
A próxima sessão do Projeto Cinema Mundo exibirá “Gattaca: experiência genética”, ficção científica dirigida por Andrew Niccol. A sessão, de entrada franca, acontecerá no dia 30 de agosto, quinta-feira, às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC, e contará com os comentários Luiza Mazzola e Rafael Muniz.
Sinopse:
E se você pudesse ser controlado por sua genética? Se para arrumar emprego você precisasse ter um certo genótipo? Para entrar em Gattaca, uma corporação que desenvolve pesquisa e tecnologia avançada em astronomia, é necessário uma propensão genética favorável à saúde física e psíquica de um indivíduo. Para aqueles que não possuem dados genéticos favoráveis, sobram os empregos dados a classe social mais baixa nessa nova estratificação social, a classe daqueles que não possuem um genótipo saudável e produtivo intelectualmente. Vincent Freeman foi concebido biologicamente, isto é, não se escolheram os “melhores” genes para sua concepção dentro de um laboratório. Destinado a viver como um faxineiro, Vincent faz uma escolha perigosa para viver seu sonho de trabalhar como astronauta, por meios ilegais finge ser quem ele não é, um membro da elite.
Sobre os comentaristas:
Bacharela em Letras Francês pela UFSC, possui mestrado em Literatura e é, atualmente, doutoranda na mesma área, no PPGLit (UFSC). Estuda Crítica Genética e Estudos de Processos Criativo, com enfoque na criação literária, sobretudo, mas também na criação musical e fílmica. É integrante do NUPROC, Núcleo de Estudo de Processos Criativos (UFSC). Atua como professora de francês, tradutora e revisora.
Graduado em Museologia pela Unirio, em 2007, atuou como museólogo no Projeto Ciência Móvel, vinculado ao Museu da Vida, Fiocruz, entre 2007 e 2008, e no Ecomuseu de Itaipu, de 2008 a 2010. Desde então é Técnico em Assuntos Culturais no Museu Victor Meirelles, Ibram. Tem experiência no setor de Museus e Patrimônio, com ênfase em gestão, comunicação e documentação museológica. Graduando em Letras-Português na Ufsc desde 2016.
O Cine Paredão exibe o filme “Crepúsculo dos Deuses”, de Billy Wilder, nesta sexta-feira, dia 31 de agosto, às 20h, no gramado da parte externa do Centro de Ciências da Educação (CED), ou, em caso de chuva, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O filme fecha a Mostra de Cinema Noir, realizada durante o mês de agosto. O Cinema Noir é um estilo de filme nascido no pós-guerra, na década de 40, e que se estende até, aproximadamente, a década de 60. Os filmes eram geralmente produzidos por pequenos estúdios, atores não convencionais e em ambientes urbanos realistas. Com personagens que vivem em sociedades frias e cínicas, as histórias tratam de suspenses, crimes, romances e investigações policiais.
Sobre o filme
Um roteirista é contratado para revisar o roteiro de um filme que marca a volta de uma antiga estrela do cinema mudo. Ele não sabia, contudo, da perigosa relação que desenvolveria com ela. Direção: Billy Wilder Roteiro: Billy Wilder, Charles Brackett, D.M. Marshman Jr.
Elenco: William Holden, Gloria Swanson, Erich von Stroheim, Nancy Olson
Ano: 1950
Duração: 1h50min
Classificação indicativa: Livre
Serviço
Onde: Gramado da parte externa do CED, entre os blocos A e B, ao lado do auditório. Em caso de chuva, no Auditório do CFH.
Quando: Sexta-feira, dia 31 de agosto, às 20h.
O Projeto Cinema Mundo continua sua temática distópica exibindo o filme O homem duplo (A scanner darkly, EUA, 2006), animação dirigida por Richard Linklater. O filme ganhou visibilidade pelo efeito de animação computadorizada em cima de gravações originais. O enredo é baseado no livro homônimo escrito por Philip K. Dick., icônico autor de ficção científica. A sessão, de entrada franca, será realizada no dia 13 de setembro, quinta-feira, às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC, e contará com os comentários de Chris Mayer e Daniel Serravalle de Sá.
Sinopse:
Num futuro próximo, a guerra do governo norte-americano contra as drogas se juntou à guerra ao terror. Numa sociedade cada vez mais policiada, foi desenvolvido um novo sistema de disfarce, sob o qual trabalha o policial Bob Arctor (Keanu Reeves). Enquanto investiga seus amigos mais próximos, ele acaba recebendo ordens para investigar sua própria vida e embarca num estranho pesadelo, no qual identidade e lealdade não parecem mais ter um sentido claro.
Sobre os comentaristas:
Fotoarteira – fotógrafa, escritora e fotopoeta -, editora de fotografia e colunista do catarinas.info.
Professor do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina. PhD em Latin American Cultural Studies (University of Manchester). Desenvolve pesquisa na área de literatura e outras artes, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e crítica literária e cultural, literatura e história, análise de filmes.
Cinema sem Fronteiras exibe o filme Kini e Adams (Burkina Faso, 1997) no dia 9 de outubro (terça-feira), às 19h, no auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária.
O projeto de extensão Cine Ciência UFSC exibirá gratuitamente o filme John Wick de Volta ao jogo, dirigido por Chad Stahelski, no Auditório da Biblioteca Universitária (BU) Elke Hering nesta quinta-feira, 29 de agosto, às 19h.
Após a sessão, haverá o debate A Física do Judô, com o professor Felipe Arretche do Departamento de Física (CFM), explorando os aspectos das artes marciais vistas no filme.
O evento é aberto ao público e não necessita inscrição prévia. O propósito do projeto é promover a discussão e divulgação da ciência por meio da exibição de obras cinematográficas, como ferramenta para despertar o interesse sobre temas científicos relevantes.
O filme conta a história de John Wick, um lendário assassino de aluguel aposentado, lidando com o luto após perder o grande amor de sua vida. Quando um gângster invade sua casa, mata seu cachorro e rouba seu carro, ele é forçado a voltar à ativa e inicia sua vingança.
Para mais informações, acesse o Instagram ou o site do projeto.
O Cine Ciência UFSC vai exibir hoje, 16 de outubro, o filme Perfume – A História de um Assassino (2006), no Auditório Elke Hering, o auditório da BU, às 18h. Após a sessão, a palestra A Química dos Perfumes será ministrada pela professora Anelise Maria Regiane, do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento também é promovido pelo Laboratório de Divulgação Científica em Química (Laboratório Quimidex).
O projeto de extensão Cine Ciência UFSC faz sessões de filmes gratuitas e abertas ao público, seguidas por debates e apresentações de professores e estudantes universitários.
Para participar, não é necessário se inscrever. Mais informações no Instagram do Cine Ciência UFSC.
O Festival de Cinema Fora do Ninho ocorre nos dias 12 e 26 de novembro e 10 de dezembro, no Auditório da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com exibição de três filmes premiados que abordam as relações entre pais e filhos, sempre às 19h. O evento é promovido pelo projeto de extensão Fora do Circuito, um cinema-arte que exibe gratuitamente, duas vezes por mês, filmes que não são exibidos nos cinemas comerciais de Florianópolis.
Da descoberta da vida de pais mortos à luta pela identidade e aos comportamentos geracionais, os filmes Uma Relação Delicada (2020), Um Burguês Muito Pequeno (1977) e Pedro Páramo (1967) expressam diferentes visões, problemas e linguagem de décadas e países diferentes.
Para participar, não é necessário se inscrever. A programação está disponível na página do projeto. Mais informações no Instagram.
O Festival de Cinema Fora do Ninho ocorre nos dias 12 e 26 de novembro e 10 de dezembro, no Auditório da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com exibição de três filmes premiados que abordam as relações entre pais e filhos, sempre às 19h. O evento é promovido pelo projeto de extensão Fora do Circuito, um cinema-arte que exibe gratuitamente, duas vezes por mês, filmes que não são exibidos nos cinemas comerciais de Florianópolis.
Da descoberta da vida de pais mortos à luta pela identidade e aos comportamentos geracionais, os filmes Uma Relação Delicada (2020), Um Burguês Muito Pequeno (1977) e Pedro Páramo (1967) expressam diferentes visões, problemas e linguagem de décadas e países diferentes.
Para participar, não é necessário se inscrever. A programação está disponível na página do projeto. Mais informações no Instagram.
O projeto de extensão Cinema e Alzheimer vai exibir o filme Tempo Suspendido (2015), de Natalia Bruschtein, no dia 2 de dezembro, no Auditório Elke Hering, que fica na Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O filme começa às 19h, e o auditório será aberto 30 minutos antes.
O projeto faz exibições mensais de filmes que abordam o Alzheimer e outras demências, seguido de debate entre convidados e público. São documentários, filmes de ficção e curtas-metragens de diversos países, como a Argentina, a China, o Reino Unido, o Chile e o Brasil. A iniciativa conta com o apoio do Núcleo de Estudos Benjaminianos (Neben) da UFSC.
O convidado para o debate é o professor Tiago Guilherme Pinheiro, do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit) do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da UFSC. O evento é aberto a toda comunidade. Para participar, não é necessário realizar inscrição.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail do coordenador do projeto, professor André Carvalho: carvalhoandre@outlook.com.
Sinopse do filme:
O filme documenta os últimos anos de Laura Bonaparte, psicóloga e fundadora das Mães da Praça de Maio, que sofre de Alzheimer. A diretora do filme é neta de Laura e compartilha imagens da família e do arquivo público para recuperar a memória pessoal e coletiva.
O Festival de Cinema Fora do Ninho ocorre nos dias 12 e 26 de novembro e 10 de dezembro, no Auditório da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com exibição de três filmes premiados que abordam as relações entre pais e filhos, sempre às 19h. O evento é promovido pelo projeto de extensão Fora do Circuito, um cinema-arte que exibe gratuitamente, duas vezes por mês, filmes que não são exibidos nos cinemas comerciais de Florianópolis.
Da descoberta da vida de pais mortos à luta pela identidade e aos comportamentos geracionais, os filmes Uma Relação Delicada (2020), Um Burguês Muito Pequeno (1977) e Pedro Páramo (1967) expressam diferentes visões, problemas e linguagem de décadas e países diferentes.
Para participar, não é necessário se inscrever. A programação está disponível na página do projeto. Mais informações no Instagram.
O curso de extensão Jovem Agente de Transformação Social e Ambiental, da Escola de Extensão da Proex, em parceria com a Unipaz, promove o evento Movimento para um Caminho de Paz e Transformação, na quarta-feira, 18 de dezembro, a partir das 14h. A ação realizará gratuitamente atividades educacionais, culturais e práticas integrativas voltadas à comunidade universitária e sociedade em geral. As ações acontecerão no auditório da Biblioteca Universitária (BU) e na Praça da Cidadania, no Campus Trindade, em Florianópolis.
> Confira a programação:
14h | Palestra: “A Arte de Viver em Paz” | Auditório Elke Hering – Biblioteca Universitária – UFSC
16h | Relaxamento e meditação guiada | Praça da Cidadania – UFSC
17h30 | Danças Circulares | Praça da Cidadania – UFSC
18h30 | Coffee Break | Auditório Elke Hering – Biblioteca Universitária – UFSC
19h30 | Encerramento com “O Canto pelo Sentir”, com Patrícia Kalabaide | Auditório Elke Hering – Biblioteca Universitária – UFSC
Para a atividade de meditação aconselha-se levar canga ou tapete de yoga, e levar copo para o Coffee Break para colaborar com meio ambiente.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail aline.af@ufsc.br ou pelo perfil @jovemagenteea.
O projeto Cinema e Alzheimer da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibirá o filme A Memória Infinita (2023), dirigido por Maite Alberdi, em 10 de março, às 18h30. A exibição ocorrerá no Auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária (BU), que será aberto 30 minutos antes, às 18h. Após o filme, ocorrerá debate entre os convidados e o público. A professora Patricia Peterle, do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit/UFSC), será a convidada debatedora.
O projeto Cinema e Alzheimer faz exibições mensais de filmes que abordam o Alzheimer e outras demências, seguido de debate entre convidados e público. São apresentados documentários, filmes de ficção e curtas-metragens de países diversos, como Argentina, China, Reino Unido, Chile e Brasil. O projeto é coordenado por André Carvalho, pós-doutorando no PPGLit/UFSC e bolsista de pós-doutorado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), e conta com o apoio do Núcleo de Estudos Benjaminianos da UFSC.
Não é necessário realizar inscrições, e a sessão é aberta à comunidade. O documentário chileno acompanha Augusto e Paulina, casados há 25 anos, na rotina de cuidados após o diagnóstico de Alzheimer de Augusto, há oito anos.
O projeto Cinema e Alzheimer da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe as obras Black Daisies for the Bride e Ex-Memoria na próxima segunda-feira, 2 de junho, às 18h30. A quinta edição do projeto, coordenado pelo professor André Carvalho, do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit), com apoio do Núcleo de Estudos Benjaminianos da UFSC, ocorre no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária, em Florianópolis.
Black Daisies for the Bride é uma obra audiovisual que mistura poesia, ópera e cinema documental, escrita pelo poeta Tony Harrison. Foi exibida pela primeira vez na BBC e conta a história de mulheres residentes em uma instituição geriátrica. Ex-Memoria é um curta-metragem realizado em colaboração com o Grupo Bradford de Demência do Reino Unido e conta a história de Eva, que sofre da condição, a partir da tentativa cinematográfica de recriar sua perspectiva.
A professora Alessandra Brandão, do curso de Cinema, será a convidada debatedora.
Mais informações no Instagram @narrar.o.alzheimer.
O Ciclo de cinema alemão (Deutsches Kino) exibirá o filme Kadish para um amigo nesta sexta-feira, 6 de junho, às 19h. O evento é aberto para toda comunidade e ocorre no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC. Os filmes são exibidos a cada 15 dias, todas as sexta-feiras, sempre em língua alemão, com legendas em português.
O filme “Kadish para um amigo” é uma comédia dramática que conta a história de Ali que mudou-se há pouco para Berlin. Como refugiado do Líbano está em causa a sua permanência na Alemanha. Os garotos da vizinhança colocam-no perante um teste de coragem: assaltar o apartamento de um vizinho idoso, emigrante judeu russo. A seguir, Ali tem que reparar os prejuízos causados ao velho para evitar ser deportado.