Cinema sem Fronteiras exibe o filme Kini e Adams (Burkina Faso, 1997) no dia 9 de outubro (terça-feira), às 19h, no auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária.
O CineBuñuel exibirá o filme “Cabeza de Vaca” (México, 1991), escrito e dirigido por Nicolás Echevarría e Guillermo Sheridan, baseado na história de Álvar Núñez Cabeza de Vaca, um explorador espanhol. A sessão ocorrerá na quinta-feira, dia 25 de outubro, às 19h, na Sala de Projeção do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O filme será exibido com áudio original e legendas em português, e será seguido de um bate-papo. A sessão é franca e aberta ao público.
O filme é parte do ciclo “Abya Yala na Tela”, promovido pelo CineBuñuel, e traz como tema central as nações indígenas.
A próxima sessão do Projeto Cinema Mundo, promovido pela Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC) apresenta “Salò ou os 120 Dias de Sodoma” (1975, Itália/França). Dirigido por Pier Paolo Pasolini, o filme remonta à época do fascismo de Mussolini e foi inspirado no livro “120 Dias de Sodoma”, escrito pelo Marquês de Sade. A exibição ocorrerá no quinta-feira, dia 8 de novembro, às 18h30min, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC. O evento contará com Caroline Marins e Iur Gomez como debatedores da noite.
Em 1944, na cidade de Saló ocupada por nazistas, no norte da Itália, quatro fascistas sequestram 16 jovens saudáveis e os aprisionam em um palácio perto de Marzabotto. Além deles, há quatro mulheres de meia-idade, sendo que três delas relatam as histórias de Dante e de Sade, e a quarta acompanha ao piano. Na mansão vigiada por guardas, os fascistas vão cometer todo tipo de experiências com os jovens, que passam a ser usados como uma fonte de prazer sexual, masoquismo e morte.
Mais informações sobre o evento no site.
O Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC) promove o curso de extensão Vivências e Narrativas de Vozes Decoloniais: saberes partilhados. O evento faz parte de uma série de atividades que vêm sendo desenvolvidas pelo projeto de extensão Estudos e ações decoloniais: ouvir/escrever expressões de resistência social, desenvolvido junto ao Departamento de Metodologia de Ensino, para debater questões voltadas ao pensamento decolonial.
O curso será on-line, transmitido pelo canal do Youtube do projeto entre 20 de junho e 4 de julho, das 19h às 21h. Serão dois ciclos de partilhas em formato de lives, nos quais as narrativas serão agrupadas em temáticas que perpassam vivências em espaços educacionais formais e informais.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio deste formulário. Para a emissão do certificado de 20 horas será necessário o preenchimento da lista de presença de cada encontro, incluindo a realização de uma atividade final que envolverá a produção de uma narrativa.
Mais informações no Instagram do projeto.
O projeto de extensão Cine Ciência UFSC exibirá gratuitamente o filme John Wick de Volta ao jogo, dirigido por Chad Stahelski, no Auditório da Biblioteca Universitária (BU) Elke Hering nesta quinta-feira, 29 de agosto, às 19h.
Após a sessão, haverá o debate A Física do Judô, com o professor Felipe Arretche do Departamento de Física (CFM), explorando os aspectos das artes marciais vistas no filme.
O evento é aberto ao público e não necessita inscrição prévia. O propósito do projeto é promover a discussão e divulgação da ciência por meio da exibição de obras cinematográficas, como ferramenta para despertar o interesse sobre temas científicos relevantes.
O filme conta a história de John Wick, um lendário assassino de aluguel aposentado, lidando com o luto após perder o grande amor de sua vida. Quando um gângster invade sua casa, mata seu cachorro e rouba seu carro, ele é forçado a voltar à ativa e inicia sua vingança.
Para mais informações, acesse o Instagram ou o site do projeto.
O auditório do Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC) será palco do espetáculo Espalhar a pólvora para colher o fogo, seguido de bate-papo com a atriz Monica Siedler, nesta sexta-feira, 30 de agosto, às 19h. A apresentação, com entrada gratuita, é uma atividade de extensão do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC), organizada pelo Núcleo de Estudos em Gênero e Sexualidade (NÓS/CED/UFSC) e pelo Projeto Sintoma. Será fornecido certificado de 4 horas de participação.
A performance é o terceiro capítulo do Projeto Sintoma, que realiza desde 2020 pesquisa e criação acerca de temas ligados ao binômio verdade e mentira, narcisismo e trauma. Dentro da ação cênica atual, busca-se expurgar a melancolia, realizando um teatro performativo que através da palavra, da dança, dos objetos e da imagem, abre-se para a crítica à cultura e a comportamentos viciados, buscando o rito do Teatro como suporte para a troca estética e psicanalítica.
Mais informações no site do Projeto Sintoma ou pelo Instagram.
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PosENQ) e o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PGMAT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem um evento especial de divulgação do projeto de intercâmbio Brasil France Ingénieur Technologie (BRAFITEC), que ocorre entre a UFSC e o Grupo Instituts Nationaux des Sciences Appliquées (INSA), da França.
O projeto é parte do Programa CAPES/BRAFITEC e visa promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre estudantes e professores das áreas de Engenharia do Brasil e da França, com foco em soluções inovadoras e sustentáveis. Estudantes de engenharia da UFSC, incluindo Engenharia Química, Engenharia de Materiais, entre outras carreiras de engenharia, são convidados a participar.
O evento ocorrerá na segunda-feira, 9 de setembro, às 11h no Auditório I do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA), localizado no Centro Tecnológico (CTC) da UFSC, campus de Florianópolis. A exibição será em formato híbrido, presencial e remotamente por meio deste link.
O objetivo é apresentar as oportunidades dentro do Grupo INSA, incluindo a possibilidade de dupla diplomação oferecida aos estudantes participantes, permitindo a obtenção de diplomas reconhecidos tanto no Brasil quanto na França. Além disso, haverá espaço para discussão aberta sobre as perspectivas de intercâmbio e colaboração acadêmica com professores e pesquisadores do Grupo INSA da França, como Jarir Mahfoud, Georg Koval, e Eric Florentin.
O projeto de extensão Desatando Nós promove a aula magna Assédio Sexual: Informar para Proteger, na quarta-feira, 25 de setembro, das 18h30 às 21h30, no Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O projeto integra o fluxo contínuo do NÓS: Estudos de Gênero e Sexualidade e, durante a aula, pretende informar a comunidade sobre assédios sexuais direcionados a mulheres, homens, transexuais e demais identidades de gênero, além ressaltar formas de proteção contra este tipo de violência. Também contará com mesa de debates composta pela professora Jane Felipe e pelo professor Adriano Beiras.
O evento é gratuito e aberto a comunidade geral. Para participar, é necessário fazer a inscrição através do site. As inscrições também poderão ser feitas na hora do evento.
A aula magna terá certificado de quatro horas.
Mais informações no Instagram do Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC.
O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas e o Laboratório de Climatologia Aplicada (LabClima), ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promovem a palestra on-line Riscos climáticos em Moçambique: implicações nos espaços urbanos e rurais na terça-feira, 8 de outubro, às 14h, em transmissão pelo canal do YouTube do Instituto.
Os palestrantes serão Uacitissa Mandamule e José Maria do Rosário Chilaúle Langa, com mediação do professor Lindberg Júnior, do Departamento de Geociências, e de Estêvão Mazuz. A proposta do evento é pensar as mudanças climáticas a partir de uma perspectiva moçambicana. A atividade é aberta a toda comunidade e será fornecido certificado de 2 horas de participação. Não é necessário fazer inscrição.
O evento tem o apoio do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), do grupo de pesquisa Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas), do Laboratório de Estudos do Espaço Rural (LabRural), do Núcleo Literatual, do Núcleo de Estudos Comparados de Literaturas Africanas (Necla) e do Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura (LHSTC).
Mais informações no Instagram, na página do Instituto Kadila ou pelo e-mail atendimentoinstitutokadila@gmail.com
O Cine Ciência UFSC vai exibir hoje, 16 de outubro, o filme Perfume – A História de um Assassino (2006), no Auditório Elke Hering, o auditório da BU, às 18h. Após a sessão, a palestra A Química dos Perfumes será ministrada pela professora Anelise Maria Regiane, do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento também é promovido pelo Laboratório de Divulgação Científica em Química (Laboratório Quimidex).
O projeto de extensão Cine Ciência UFSC faz sessões de filmes gratuitas e abertas ao público, seguidas por debates e apresentações de professores e estudantes universitários.
Para participar, não é necessário se inscrever. Mais informações no Instagram do Cine Ciência UFSC.
A palestra Processes of river flood generation: are they changing? vai ocorrer no dia 14 de novembro, às 15h30, no Auditório Prof. João Ernesto Escosteguy Castro, no Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas (EPS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A atividade é organizada pelo Laboratório de Hidrologia (LabHidro) e pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) da UFSC.
A palestra vai abordar os mecanismos de geração de eventos de cheia e suas mudanças ao longo das últimas décadas, bem como o impacto destas mudanças na magnitude e frequência de ocorrência de eventos de cheia.
O palestrante será o professor Günter Blöschl, hidrólogo austríaco e diretor do Instituto de Engenharia Hidráulica e de Planejamento de Recursos Hídricos da Universidade Tecnológica de Viena. O professor já foi premiado duas vezes por suas contribuições na comunidade científica.
A palestra é gratuita e aberta a toda comunidade. Para participar, não é necessário realizar inscrição.
Mais informações no Instagram do LabHidro.
O projeto de extensão Cinema e Alzheimer vai exibir o filme Tempo Suspendido (2015), de Natalia Bruschtein, no dia 2 de dezembro, no Auditório Elke Hering, que fica na Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O filme começa às 19h, e o auditório será aberto 30 minutos antes.
O projeto faz exibições mensais de filmes que abordam o Alzheimer e outras demências, seguido de debate entre convidados e público. São documentários, filmes de ficção e curtas-metragens de diversos países, como a Argentina, a China, o Reino Unido, o Chile e o Brasil. A iniciativa conta com o apoio do Núcleo de Estudos Benjaminianos (Neben) da UFSC.
O convidado para o debate é o professor Tiago Guilherme Pinheiro, do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit) do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da UFSC. O evento é aberto a toda comunidade. Para participar, não é necessário realizar inscrição.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail do coordenador do projeto, professor André Carvalho: carvalhoandre@outlook.com.
Sinopse do filme:
O filme documenta os últimos anos de Laura Bonaparte, psicóloga e fundadora das Mães da Praça de Maio, que sofre de Alzheimer. A diretora do filme é neta de Laura e compartilha imagens da família e do arquivo público para recuperar a memória pessoal e coletiva.
O curso de extensão Jovem Agente de Transformação Social e Ambiental, da Escola de Extensão da Proex, em parceria com a Unipaz, promove o evento Movimento para um Caminho de Paz e Transformação, na quarta-feira, 18 de dezembro, a partir das 14h. A ação realizará gratuitamente atividades educacionais, culturais e práticas integrativas voltadas à comunidade universitária e sociedade em geral. As ações acontecerão no auditório da Biblioteca Universitária (BU) e na Praça da Cidadania, no Campus Trindade, em Florianópolis.
> Confira a programação:
14h | Palestra: “A Arte de Viver em Paz” | Auditório Elke Hering – Biblioteca Universitária – UFSC
16h | Relaxamento e meditação guiada | Praça da Cidadania – UFSC
17h30 | Danças Circulares | Praça da Cidadania – UFSC
18h30 | Coffee Break | Auditório Elke Hering – Biblioteca Universitária – UFSC
19h30 | Encerramento com “O Canto pelo Sentir”, com Patrícia Kalabaide | Auditório Elke Hering – Biblioteca Universitária – UFSC
Para a atividade de meditação aconselha-se levar canga ou tapete de yoga, e levar copo para o Coffee Break para colaborar com meio ambiente.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail aline.af@ufsc.br ou pelo perfil @jovemagenteea.
O projeto Cinema e Alzheimer da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibirá o filme A Memória Infinita (2023), dirigido por Maite Alberdi, em 10 de março, às 18h30. A exibição ocorrerá no Auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária (BU), que será aberto 30 minutos antes, às 18h. Após o filme, ocorrerá debate entre os convidados e o público. A professora Patricia Peterle, do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit/UFSC), será a convidada debatedora.
O projeto Cinema e Alzheimer faz exibições mensais de filmes que abordam o Alzheimer e outras demências, seguido de debate entre convidados e público. São apresentados documentários, filmes de ficção e curtas-metragens de países diversos, como Argentina, China, Reino Unido, Chile e Brasil. O projeto é coordenado por André Carvalho, pós-doutorando no PPGLit/UFSC e bolsista de pós-doutorado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), e conta com o apoio do Núcleo de Estudos Benjaminianos da UFSC.
Não é necessário realizar inscrições, e a sessão é aberta à comunidade. O documentário chileno acompanha Augusto e Paulina, casados há 25 anos, na rotina de cuidados após o diagnóstico de Alzheimer de Augusto, há oito anos.

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) é a maior organização de financiamento do mundo para o intercâmbio internacional de estudantes e pesquisadores. A professora Elaine Cristina Roschel Nunes, de Letras Alemão, desenvolve uma atividade para apresentá-lo como associação sem fins lucrativos e que promove intercâmbio entre universidades em diferentes espaços. O encontro terá a participação da leitora do DAAD e professora visitante da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Jenny Fischer.
O Núcleo de Pesquisa e Educação na Pequena Infância (Nupein) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o XXXIII Ciclo de Debates sobre a Educação Infantil nos dias 29 de abril, 20 de maio e 17 de junho. O evento será on-line, transmitido no canal do Nupein no YouTube, às 19h30. A iniciativa visa à continuidade e solidificação do espaço de formação e de articulação da Universidade com as redes públicas de ensino catarinense. A tradição dos Ciclos de Debates do Nupein vem garantindo a divulgação das pesquisas mais recentes desenvolvidas pela UFSC em torno da Educação das crianças de 0 a 6 anos em creches e pré-escolas.
O movimento de produção acadêmica oriundo do programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) tem mantido atualizada a divulgação das pesquisas para os(as) professores(as) que atuam diretamente na educação infantil pública. Na versão 2025.1, haverá participação de pesquisadoras seniores, em encontros mensais on-line, com disponibilidade de ampla quantidade de vagas destinadas aos estudantes e professores. A participação dá direito a certificado de 20 horas.
Programação:
29 de abril – Centro de puericultura Beatriz Ramos: berço da creche em Santa Catarina na década de 1940. Ministrante: Rosa Batista.
20 de maio – Sabia que eu sei falar crioulo?: uma abordagem interseccional da agência de crianças migrantes, desde bebês, no contexto da Educação Infantil. Ministrante: Débora Reis Schnekemberg.
17 de junho – Proposições para uma Pedagogia antirracista para bebês: uma perspectiva teórico-crítica sobre racismo e branquitude nos Estudos da Infância em países europeus em língua inglesa. Ministrante: Cintia Cardoso.
O Núcleo de Pesquisa e Educação na Pequena Infância (Nupein) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o XXXIII Ciclo de Debates sobre a Educação Infantil nos dias 29 de abril, 20 de maio e 17 de junho. O evento será on-line, transmitido no canal do Nupein no YouTube, às 19h30. A iniciativa visa à continuidade e solidificação do espaço de formação e de articulação da Universidade com as redes públicas de ensino catarinense. A tradição dos Ciclos de Debates do Nupein vem garantindo a divulgação das pesquisas mais recentes desenvolvidas pela UFSC em torno da Educação das crianças de 0 a 6 anos em creches e pré-escolas.
O movimento de produção acadêmica oriundo do programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) tem mantido atualizada a divulgação das pesquisas para os(as) professores(as) que atuam diretamente na educação infantil pública. Na versão 2025.1, haverá participação de pesquisadoras seniores, em encontros mensais on-line, com disponibilidade de ampla quantidade de vagas destinadas aos estudantes e professores. A participação dá direito a certificado de 20 horas.
Programação:
29 de abril – Centro de puericultura Beatriz Ramos: berço da creche em Santa Catarina na década de 1940. Ministrante: Rosa Batista.
20 de maio – Sabia que eu sei falar crioulo?: uma abordagem interseccional da agência de crianças migrantes, desde bebês, no contexto da Educação Infantil. Ministrante: Débora Reis Schnekemberg.
17 de junho – Proposições para uma Pedagogia antirracista para bebês: uma perspectiva teórico-crítica sobre racismo e branquitude nos Estudos da Infância em países europeus em língua inglesa. Ministrante: Cintia Cardoso.
O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o CinePet com a exibição do filme GIG – A uberização do trabalho em 27 de maio, terça-feira, às 19h. O evento ocorrerá no auditório do Centro Socioeconômico (CSE), em Florianópolis.
A exibição, em comemoração ao mês do trabalhador, será seguida por uma roda de conversa sobre a relação entre a plataformização do trabalho e a educação, com Astrid Baecker, professora do Centro de Ciências da Educação (CED), e Victor Silva Couto, motoboy e estudante de História da UFSC.
As inscrições são gratuitas e serão realizadas durante o evento. A participação dá direito a certificado de três horas.
Mais informação no site, no Instagram do PET Pedagogia ou pelo email ufscpetpedagogia@gmail.com.
O projeto Cinema e Alzheimer da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe as obras Black Daisies for the Bride e Ex-Memoria na próxima segunda-feira, 2 de junho, às 18h30. A quinta edição do projeto, coordenado pelo professor André Carvalho, do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit), com apoio do Núcleo de Estudos Benjaminianos da UFSC, ocorre no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária, em Florianópolis.
Black Daisies for the Bride é uma obra audiovisual que mistura poesia, ópera e cinema documental, escrita pelo poeta Tony Harrison. Foi exibida pela primeira vez na BBC e conta a história de mulheres residentes em uma instituição geriátrica. Ex-Memoria é um curta-metragem realizado em colaboração com o Grupo Bradford de Demência do Reino Unido e conta a história de Eva, que sofre da condição, a partir da tentativa cinematográfica de recriar sua perspectiva.
A professora Alessandra Brandão, do curso de Cinema, será a convidada debatedora.
Mais informações no Instagram @narrar.o.alzheimer.
O Núcleo de Pesquisa e Educação na Pequena Infância (Nupein) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o XXXIII Ciclo de Debates sobre a Educação Infantil nos dias 29 de abril, 20 de maio e 17 de junho. O evento será on-line, transmitido no canal do Nupein no YouTube, às 19h30. A iniciativa visa à continuidade e solidificação do espaço de formação e de articulação da Universidade com as redes públicas de ensino catarinense. A tradição dos Ciclos de Debates do Nupein vem garantindo a divulgação das pesquisas mais recentes desenvolvidas pela UFSC em torno da Educação das crianças de 0 a 6 anos em creches e pré-escolas.
O movimento de produção acadêmica oriundo do programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) tem mantido atualizada a divulgação das pesquisas para os(as) professores(as) que atuam diretamente na educação infantil pública. Na versão 2025.1, haverá participação de pesquisadoras seniores, em encontros mensais on-line, com disponibilidade de ampla quantidade de vagas destinadas aos estudantes e professores. A participação dá direito a certificado de 20 horas.
Programação:
29 de abril – Centro de puericultura Beatriz Ramos: berço da creche em Santa Catarina na década de 1940. Ministrante: Rosa Batista.
20 de maio – Sabia que eu sei falar crioulo?: uma abordagem interseccional da agência de crianças migrantes, desde bebês, no contexto da Educação Infantil. Ministrante: Débora Reis Schnekemberg.
17 de junho – Proposições para uma Pedagogia antirracista para bebês: uma perspectiva teórico-crítica sobre racismo e branquitude nos Estudos da Infância em países europeus em língua inglesa. Ministrante: Cintia Cardoso.