O projeto Fora do Circuito exibe o filme “O Sonho de Wadjda”, na terça-feira, dia 28 de agosto, às 19h, no auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC). Este é um projeto de exibição gratuita de filmes fora do circuito comercial de cinema, que busca trazer obras de diversos países, com diversas temáticas e linguagens. O ingresso é por ordem de chegada e o espaço abriga até 60 pessoas.
Sobre o filme
“O Sonho de Wadjda” foi indicado como melhor filme de língua estrangeira no British Academy of Film and Television Arts em 2014.
Sinopse: Wadjda tem dez anos de idade, e mora no subúrbio de Riade, a capital da Arábia Saudita. Ela é uma cheia de vida, que gosta de brincar com os garotos. Um dia, após uma disputa com o amigo Abdullah, ela vê uma bicicleta verde à venda. Wadjda gostaria de comprar a bicicleta, para superar o colega em uma corrida, mas na sociedade conservadora onde vivem, garotas não podem dirigir carros ou bicicletas. Ela decide, então, fazer de tudo para conseguir o dinheiro sozinha.
O Cineclube Rogério Sganzerla exibe uma sessão dupla com os filmes “Oratório de Praga”, de Jan Nemec, e “A Piada”, de Jaromil Jires, na terça, 31 de agosto, às 19h, no Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC). O filme é o último da mostra Ventos de 68, que está sendo exibida durante o mês de agosto. As sessões são gratuitas e seguidas de um debate.
Sobre o filme “Oratório de Praga”
Um documento único da invasão soviética na Tchecoslováquia em 1968, o filme começa como um documentário sobre a liberação da Tchecoslováquia, e se torna o registro da entrada dos tanques russos em Praga. Foi o único material filmado da invasão soviética, sendo a primeira informação de que o exército soviético não tinha sido “convidado a entrar”. Foi visto por mais de 600 milhões de pessoas quando exibido na televisão. O filme inclui, ainda, cenas nunca vistas da Primavera de Praga antes da invasão.
Direção: Jan Nemec
Elenco: Gene Moskowitz.
Ano: 1968
Duração: 29min
Sobre o filme “A Piada”
Um homem, Ludvik, resolve voltar à cidade natal para vingar-se de amigos que, quinze anos antes, o expulsaram da faculdade e do partido comunista por uma piada envolvendo o nome de Trotsky. O filme foi completado logo após os tanques Soviéticos adentrarem as ruas de Praga, em 1968.
Direção: Jaromil Jires
Roteiro: Jaromil Jires
Elenco: Josef Somr, Jana Dítetová, Ludek Munzar, Jaromír Hanzlík, Jaroslava Obermaierová, Vera Kresadlová, Jirí Cimický, Emil Haluska, Jaromír Hanzlík, Josef Hruby, Michal Knapcik, Stanislav Litera, Jaroslava Obermaierová, Michal Pavlata, Milos Rejchrt, Václav Sverák.
Ano: 1969
Duração: 1h 20min
O CineBuñuel exibirá o filme “Cabeza de Vaca” (México, 1991), escrito e dirigido por Nicolás Echevarría e Guillermo Sheridan, baseado na história de Álvar Núñez Cabeza de Vaca, um explorador espanhol. A sessão ocorrerá na quinta-feira, dia 25 de outubro, às 19h, na Sala de Projeção do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O filme será exibido com áudio original e legendas em português, e será seguido de um bate-papo. A sessão é franca e aberta ao público.
O filme é parte do ciclo “Abya Yala na Tela”, promovido pelo CineBuñuel, e traz como tema central as nações indígenas.
O projeto de extensão Cine Ciência UFSC exibirá gratuitamente o filme John Wick de Volta ao jogo, dirigido por Chad Stahelski, no Auditório da Biblioteca Universitária (BU) Elke Hering nesta quinta-feira, 29 de agosto, às 19h.
Após a sessão, haverá o debate A Física do Judô, com o professor Felipe Arretche do Departamento de Física (CFM), explorando os aspectos das artes marciais vistas no filme.
O evento é aberto ao público e não necessita inscrição prévia. O propósito do projeto é promover a discussão e divulgação da ciência por meio da exibição de obras cinematográficas, como ferramenta para despertar o interesse sobre temas científicos relevantes.
O filme conta a história de John Wick, um lendário assassino de aluguel aposentado, lidando com o luto após perder o grande amor de sua vida. Quando um gângster invade sua casa, mata seu cachorro e rouba seu carro, ele é forçado a voltar à ativa e inicia sua vingança.
Para mais informações, acesse o Instagram ou o site do projeto.
O Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a entidade Fazendo Escola, exibe o filme Propriedade (2023), de Daniel Bandeira, na sexta-feira, às 19h, no Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado (Sinjusc), localizado na Av. Mauro Ramos, nº 448, no Centro, em Florianópolis. Parte da programação do projeto Sobre Viver: O cinema do trabalhador, esta edição exibirá ainda outros filmes que falam sobre trabalho, conflito, precarização da vida e sobrevivência.
Propriedade ganhou o prêmio de melhor filme no Festival de Terror do Brooklyn, realizado nos Estados Unidos. As exibições são gratuitas e ocorrem sempre no mesmo horário, sendo seguidas de rodas de conversa.
A programação completa e mais informações estão disponíveis na página do Lastro.
O Laboratório de Sociologia do Trabalho da Universidade Federal de Santa Catarina (Lastro/UFSC) exibe, nesta quinta-feira, 10 de outubro, em parceria com o projeto Fazendo Escola, o longa metragem Arábia (2017), dos diretores João Dumas e Afonso Uchoa. O filme integra a edição de 2024 d0 Sobre Viver: o cinema do.a trabalhador.a, que exibe, entre setembro e dezembro, quatro produções audiovisuais brasileiras contemporâneas de baixa circulação nas salas de cinema comerciais, com temáticas voltadas ao trabalho, conflito, precarização da vida e sobrevivência. A exibição ocorre às 19h, na sede do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina (Sinjusc), na Avenida Mauro Ramos, nº 448, no Centro de Florianópolis.
Sinopse: Ao encontrar o diário de um trabalhador, numa vila operária em Ouro Preto, o jovem André entra em contato com a comovente trajetória de vida de Cristiano, em meio às mudanças sociais e políticas do Brasil nos últimos dez anos. Arábia recebeu o Trófeu Candango, sendo eleito o melhor filme nacional no 50° Festival de Brasília de Cinema Brasileiro, em 2018.
Para assistir o filme presencialmente, não é necessário realizar inscrições. Mas, caso queira acompanhá-lo de forma virtual, é necessário se inscrever pelo formulário on-line.
Para conferir as próximas exibições e mais informações, acesse a página do Lastro.
Trailer – Arábia (2017):
Nesta sexta-feira, 11 de outubro, vai ocorrer a projeção do filme Metrópolis, de Fritz Lang, às 19h, na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O evento é promovido pelo projeto de extensão Ciclo de Cinema Alemão (Deutsches Kino), do curso Letras Alemão da UFSC, aberto a toda a comunidade. Os filmes exibidos são em língua alemã, com legendas em português.
O Ciclo de Cinema Alemão é coordenado pelo professor Daniel Martineschen.
Sinopse do filme:
A cidade se divide rigidamente entre os poderosos no plano superior e os operários, em regime de escravidão, vivendo em um local subterrâneo com suas famílias. Tudo é governado por Joh Fredersen, um insensível capitalista, cujo único filho, Freder, leva uma vida idílica, desfrutando de suas riquezas. Mas tudo muda quando o jovem conhece Maria, a líder espiritual dos operários, e se apaixona perdidamente.
Mais informações pelo e-mail daniel.martineschen@ufsc.br.
O Cine Ciência UFSC vai exibir hoje, 16 de outubro, o filme Perfume – A História de um Assassino (2006), no Auditório Elke Hering, o auditório da BU, às 18h. Após a sessão, a palestra A Química dos Perfumes será ministrada pela professora Anelise Maria Regiane, do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento também é promovido pelo Laboratório de Divulgação Científica em Química (Laboratório Quimidex).
O projeto de extensão Cine Ciência UFSC faz sessões de filmes gratuitas e abertas ao público, seguidas por debates e apresentações de professores e estudantes universitários.
Para participar, não é necessário se inscrever. Mais informações no Instagram do Cine Ciência UFSC.
O CineBuñuel vai exibir Rebelión (2022) nesta sexta-feira, 18 de outubro, às 19h, na Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O longa-metragem é uma cinebiografia de Joe Arroyo, cantor de salsa colombiano, produzido pelo diretor José Luis Rugeles.
A exibição de Rebelión faz parte do Ciclo ¡Qué viva la música!, uma programação de filmes que abordam o universo musical. O CineBuñuel é um projeto de extensão que visa difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história.
A exibição é gratuita e aberta ao público. O áudio será o original, em espanhol, com legendas em português.
Mais informações no Instagram ou no Facebook do CineBuñuel.
Sinopse do filme:
Rebelión apresenta um Joe Arroyo ainda desconhecido em sua trajetória até se tornar possivelmente o mais notável cantor e compositor de salsa colombiano. Sua vida turbulenta, cheia de altos e baixos, não impediu, porém, que fosse reconhecido como um gênio da música. Longe de prestar um tributo cego de idolatria, o filme visita a intimidade e alguns aspectos controversos da figura desse artista, acompanhando sua jornada alucinante e por vezes claustrofóbica em diversos períodos de sua vida.
O Festival de Cinema Fora do Ninho ocorre nos dias 12 e 26 de novembro e 10 de dezembro, no Auditório da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com exibição de três filmes premiados que abordam as relações entre pais e filhos, sempre às 19h. O evento é promovido pelo projeto de extensão Fora do Circuito, um cinema-arte que exibe gratuitamente, duas vezes por mês, filmes que não são exibidos nos cinemas comerciais de Florianópolis.
Da descoberta da vida de pais mortos à luta pela identidade e aos comportamentos geracionais, os filmes Uma Relação Delicada (2020), Um Burguês Muito Pequeno (1977) e Pedro Páramo (1967) expressam diferentes visões, problemas e linguagem de décadas e países diferentes.
Para participar, não é necessário se inscrever. A programação está disponível na página do projeto. Mais informações no Instagram.
O Ciclo de Cinema em Alemão (Deutsches Kino) vai exibir gratuitamente o filme O Caso Collini (2019), de Marco Kreuzpaintner, na próxima sexta-feira, 22 de novembro, das 19h às 21h, na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no 1º andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O projeto é promovido pelo curso Letras Alemão da UFSC e é aberto a toda comunidade. Para participar, não é necessário se inscrever previamente. Os filmes exibidos são em língua alemã, com legendas em português. As sessões ocorrem a cada 15 dias, nas sextas-feiras.
O Ciclo de Cinema Alemão é coordenado pelo professor Daniel Martineschen.
Sinopse do filme:
O Caso Collini é baseado em uma história real que aconteceu no começo dos anos 2000, na Alemanha. No filme, o jovem advogado Caspar Leinen (Elyas M’Barek) é contratado para fazer a defesa de um caso incomum: Fabrizio Collini (Franco Nero), um trabalhador sem precedentes criminais desde 1970 que, supostamente, assassinou o rico industrial Hans Meyer (Manfred Zapatka) em uma suíte de hotel em Berlim. Enfrentando um rival que nunca perde casos, Caspar se envolve em um dos maiores escândalos judiciais da história alemã e oculta uma verdade que pode mudar tudo.
Mais informações pelo e-mail do coordenador do projeto daniel.martineschen@ufsc.br.
O Festival de Cinema Fora do Ninho ocorre nos dias 12 e 26 de novembro e 10 de dezembro, no Auditório da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com exibição de três filmes premiados que abordam as relações entre pais e filhos, sempre às 19h. O evento é promovido pelo projeto de extensão Fora do Circuito, um cinema-arte que exibe gratuitamente, duas vezes por mês, filmes que não são exibidos nos cinemas comerciais de Florianópolis.
Da descoberta da vida de pais mortos à luta pela identidade e aos comportamentos geracionais, os filmes Uma Relação Delicada (2020), Um Burguês Muito Pequeno (1977) e Pedro Páramo (1967) expressam diferentes visões, problemas e linguagem de décadas e países diferentes.
Para participar, não é necessário se inscrever. A programação está disponível na página do projeto. Mais informações no Instagram.
O projeto de extensão Cinema e Alzheimer vai exibir o filme Tempo Suspendido (2015), de Natalia Bruschtein, no dia 2 de dezembro, no Auditório Elke Hering, que fica na Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O filme começa às 19h, e o auditório será aberto 30 minutos antes.
O projeto faz exibições mensais de filmes que abordam o Alzheimer e outras demências, seguido de debate entre convidados e público. São documentários, filmes de ficção e curtas-metragens de diversos países, como a Argentina, a China, o Reino Unido, o Chile e o Brasil. A iniciativa conta com o apoio do Núcleo de Estudos Benjaminianos (Neben) da UFSC.
O convidado para o debate é o professor Tiago Guilherme Pinheiro, do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit) do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da UFSC. O evento é aberto a toda comunidade. Para participar, não é necessário realizar inscrição.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail do coordenador do projeto, professor André Carvalho: carvalhoandre@outlook.com.
Sinopse do filme:
O filme documenta os últimos anos de Laura Bonaparte, psicóloga e fundadora das Mães da Praça de Maio, que sofre de Alzheimer. A diretora do filme é neta de Laura e compartilha imagens da família e do arquivo público para recuperar a memória pessoal e coletiva.
O Festival de Cinema Fora do Ninho ocorre nos dias 12 e 26 de novembro e 10 de dezembro, no Auditório da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com exibição de três filmes premiados que abordam as relações entre pais e filhos, sempre às 19h. O evento é promovido pelo projeto de extensão Fora do Circuito, um cinema-arte que exibe gratuitamente, duas vezes por mês, filmes que não são exibidos nos cinemas comerciais de Florianópolis.
Da descoberta da vida de pais mortos à luta pela identidade e aos comportamentos geracionais, os filmes Uma Relação Delicada (2020), Um Burguês Muito Pequeno (1977) e Pedro Páramo (1967) expressam diferentes visões, problemas e linguagem de décadas e países diferentes.
Para participar, não é necessário se inscrever. A programação está disponível na página do projeto. Mais informações no Instagram.
Nesta sexta-feira, 28 de março, às 19h, o Cine Paredão apresenta o filme Um Lance no Escuro (Night Moves), de Arthur Penn. O evento faz parte da mostra Gene Hackman, In Memorian. A exibição será no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento é gratuito, aberto para a comunidade.
O filme conta a história de Harry Moseby (Gene Hackman), um ex-jogador de futebol americano que agora trabalha como detetive particular em Los Angeles e é contratado para localizar a filha fugitiva de uma decadente estrela de Hollywood. Seguindo as pistas deixadas por Delly (Melanie Griffith), ele vai para Florida Keys, onde o que considerava um caso comum acaba se tornando algo muito maior. Enquanto isso, seu casamento vai lentamente por água abaixo. Com duração de 1h40, o filme tem classificação para maiores de 16 anos.
Mais informações no Instagram @cineparedao.
O projeto de extensão “Ciclo de cinema alemão” (Deutsches Kino) promove a exibição do filme Soul Kitchen (2009) nesta sexta-feira, 04 de abril, às 19h, na sala de projeções do LEC, no 1º andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC). A atividade é gratuita e aberta a todos.
O projeto é coordenado pela professora Izabela D. Broering e está vinculado ao curso de Letras Alemão. São exibidos filmes em língua alemã, com legendas em português, sempre às sextas-feiras, a cada 15 dias.
Soul Kitchen (2009) é uma comédia dirigida por Fatih Akın, coproduzida por Alemanha e França. O filme narra a história de Zinos, dono de um restaurante em Hamburgo. O negócio não anda bem, pois os clientes não aprovam a comida feita pelo novo chef. Além disso, uma terrível dor nas costas o atormenta e Nadine, sua namorada, resolveu se mudar para Xangai. Zinos decide ir atrás da amada, mas para isso precisa deixar o comando do restaurante nas mãos do irmão, que acaba de sair da prisão.
Acesse o trailer aqui.
Mais informações pelo e-mail izabela.broering@ufsc.br
O projeto de extensão CineBuñuel, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o longa metragem Noche de Fuego (2021), de Tatiana Huezo, nesta sexta-feira, dia 25 de abril, às 19h, na Sala de Projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no 1º andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A projeção integra o Ciclo El Coraje del Pueblo, uma seleção de filmes que abordam as diferentes maneiras com que as coletividades se unem e organizam para enfrentar as opressões a que são submetidas. O filme contará com o áudio original em espanhol e legendas em portugues.
Sinopse
O filme é uma adaptação do romance Reze pelas Mulheres Roubadas, de Jennifer Clement, e se passa no interior do México. Territórios em disputa são um ambiente perigoso para se viver e a violência penetra todas as esferas do cotidiano, transformando a maneira como as pessoas se relacionam. A passagem da infância para a adolescência expõe as meninas ao risco constante de sequestro e suas mães tentam de tudo para protegê-las. Muitas famílias vão embora de suas terras, e as que decidem ficar precisam desenvolver estratégias de sobrevivência.
Noche de Fuego é o primeiro longa-metragem de ficção da diretora salvadoreña radicada no México, que já tinha em seu currículo três longas documentais. O filme foi exibido em festivais importantes como San Sebastián e na mostra Um Certo Olhar, de Cannes.
O CineBuñuel é um projeto que tem por objetivo difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história.
O Ciclo de cinema alemão (Deutsches Kino) exibirá o filme Kadish para um amigo nesta sexta-feira, 6 de junho, às 19h. O evento é aberto para toda comunidade e ocorre no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC. Os filmes são exibidos a cada 15 dias, todas as sexta-feiras, sempre em língua alemão, com legendas em português.
O filme “Kadish para um amigo” é uma comédia dramática que conta a história de Ali que mudou-se há pouco para Berlin. Como refugiado do Líbano está em causa a sua permanência na Alemanha. Os garotos da vizinhança colocam-no perante um teste de coragem: assaltar o apartamento de um vizinho idoso, emigrante judeu russo. A seguir, Ali tem que reparar os prejuízos causados ao velho para evitar ser deportado.
O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme Bird, dirigido por Andrea Arnold, em 6 de junho, sexta-feira, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.
Na obra, Bailey (Nykiya Adams) é uma garota que vive em uma ocupação nos subúrbios do condado de Kent, no sudeste da Inglaterra, com o irmão, Hunter (Jason Buda), e o pai, Bug (Barry Keoghan) — que anda absorvido em experiências de negócios com sapos alucinógenos. Sem que lhe prestem muita atenção, a adolescente começa a procurar aventuras noutros lugares e conhece Bird (Franz Rogowski), um estranho homem que busca a sua mãe, há muito tempo desaparecida.
Mais informações no instagram do projeto.