O Grupo de Políticas e Direitos Linguísticos da Universidade Federal de Santa Catarina (PoLiTicas/UFSC) promove duas rodas de diálogo virtuais, nos dias 5 e 12 dezembro, integrando o projeto Multilinguismos: diálogos com a Educação. As transmissões serão feitas pelo canal do YouTube do grupo PoLiTicas. Não é necessário realizar inscrição, a participação é gratuita.
No dia 5 de dezembro, às 14h, o debate será voltado para a revitalização da Língua Talian, idioma de origem vêneta falado por descendentes de imigrantes italianos no Brasil. A roda contará com a presença de Loremi Loregian-Penkal (UNICENTRO | ASSODITA) e Juvenal Dal Castel (ASSODITA), responsáveis pelo Projeto Cucagna Scola de Talian, que busca preservar e promover o uso da língua. A mediação será conduzida por Cristine Severo, professora da UFS. Para assistir, acesse aqui.
No dia 12 de dezembro, às 14h, o tema do debate será Ecolinguística, uma abordagem que estuda as interações entre linguagem e meio ambiente. O expositor será Hildo Honório do Couto (UNB), com debate conduzido por Ana Lívia Agostinho (UFSC) e mediação de Cristine Severo. Para assistir, acesse aqui.
Mais informações no site do grupo.
O Grupo de Políticas e Direitos Linguísticos da Universidade Federal de Santa Catarina (PoLiTicas/UFSC) promove duas rodas de diálogo virtuais, nos dias 5 e 12 dezembro, integrando o projeto Multilinguismos: diálogos com a Educação. As transmissões serão feitas pelo canal do YouTube do grupo PoLiTicas. Não é necessário realizar inscrição, a participação é gratuita.
No dia 5 de dezembro, às 14h, o debate será voltado para a revitalização da Língua Talian, idioma de origem vêneta falado por descendentes de imigrantes italianos no Brasil. A roda contará com a presença de Loremi Loregian-Penkal (UNICENTRO | ASSODITA) e Juvenal Dal Castel (ASSODITA), responsáveis pelo Projeto Cucagna Scola de Talian, que busca preservar e promover o uso da língua. A mediação será conduzida por Cristine Severo, professora da UFS. Para assistir, acesse aqui.
No dia 12 de dezembro, às 14h, o tema do debate será Ecolinguística, uma abordagem que estuda as interações entre linguagem e meio ambiente. O expositor será Hildo Honório do Couto (UNB), com debate conduzido por Ana Lívia Agostinho (UFSC) e mediação de Cristine Severo. Para assistir, acesse aqui.
Mais informações no site do grupo.
O Cineclube África no Cinema, atividade de extensão promovida pelo Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza a primeira sessão de 2025 em 25 de março, às 19h, na Sala Multimídia do Museu da Imagem e do Som (MIS), no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Nesta edição será exibido o filme Nome, inédito no Brasil, com entrada gratuita.
O projeto tem por objetivo geral a promoção da cultura cinematográfica com ênfase em filmes de diretores africanos, com produção africana e com filmagens em África. Visa divulgar a riqueza artística e cultural do continente africano através da exibição de filmes e promover conversas e debates sobre a produção cinematográfica africana e sobre as representações da África no cinema. Os encontros são mensais e abertos ao público. Após a exibição, a equipe que conduz o projeto realiza uma roda de conversa sobre o filme e temas correlatos.
África no Cinema tem curadoria dos pesquisadores Alex Brandão, Leonardo Breda e Renata Dariva do LEHAf/UFSC, laboratório coordenado pelo professor Sílvio Marcus de Souza Correa. O cineclube tem apoio institucional da Aliança Francesa de Florianópolis e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina.
Sobre o filme
O filme Nome (Guiné-Bissau/França, 2023), dirigido por Sana Nàfria N’hada, se passa em Guiné-Bissau, em 1969. Uma guerra violenta coloca o exército colonial português contra os guerrilheiros do Partido Africano para a Independência da Guiné. Nome deixa sua aldeia e se junta aos maquis. Depois de anos, ele retornará para casa como um herói, mas a alegria logo dará lugar à amargura e ao cinismo.
O Projeto Língua, religião e cultura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove uma roda de conversa com Markus Johannes Weininger, professor associado do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução e praticante yoga há 40 anos, e Sergio Mendes de Freitas, tradutor, membro da comunidade Hare Krishna e mestre em estudos do sânscrito. A roda de conversa abordará sânscrito, yoga e vaishnavismo e terá mediação de Tarcísio de Arantes Leite e Cristine Severo, professores da UFSC. O evento é on-line e terá início às 14h, em 27 de março. Haverá interpretação para Libras.
O projeto visa valorizar e difundir reflexões e práticas sobre línguas consideradas “sagradas” em diferentes culturas, tradições e religiosidades, como árabe, hebraico, sânscrito, iorubá, guarani, tibetano, japonês, entre outras. Através da realização de rodas de conversa periódicas transmitidas on-line pelo canal do YouTube do grupo de Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas), busca-se divulgar e criar espaços públicos e compartilhados de reflexão sobre a relação entre língua, religião e cultura.
O evento terá transmissão ao vivo no YouTube.
Mais informações no site ou na página do Instagram do grupo.
A sessão de encerramento da IV Escola de Verão e das Águas (EVA) ocorre nesta terça-feira, 1º de abril, às 18h, no auditório da pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (CCS/UFSC), no campus da Trindade, em Florianópolis. A atividade é promovida pelo Laboratório de Estudos da Multifuncionalidade Agrícola e do Território, do Centro de Ciências Agrárias (LEMATE/CCA), e pelo do Programa de Educação Tutorial Educação do Campo (PET Educampo), do Centro de Ciências da Educação (CED).
A Escola de Verão e das Águas é um curso de extensão em formato de conferências on-line, cujo objetivo é fomentar e difundir o debate em torno das questões dos territórios, do meio rural, da qualidade de vida, do planejamento e do desenvolvimento. Em 2025, a IV Escola de Verão das Águas tem como tema o “Turismo de Base Comunitária no Contexto do Desenvolvimento Territorial Sustentável”.
O encerramento da IV Escola de Verão e das Águas se dará em formato híbrido, com sessão presencial às 19h, no auditório da pós-graduação do CCS, e transmissão ao vivo com o apoio técnico da equipe de assessoria de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Assessoramento, Perícia, Pesquisa e Informações de Santa Catarina (SINDASPI-SC) pelo canal do LEMATE no Youtube e também nos canais do Sindicato.
O tema da palestra será “Emergência climática e o Turismo de Base Comunitária: Caso da Comunidade Indígena Raposa 1, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, RR”. A atividade será ministrada pelo coordenador do Projeto do Plano de Visitação Turística na Comunidade Indígena Raposa I, de Roraima, e consultor técnico em gestão de etnoturismo, Enoque Raposo, do povo Macuxi. Na sequência, a professora Marinês Walkowski apresentará uma síntese sobre o turismo de base comunitária e o desenvolvimento territorial sustentável a partir dos aprendizados da edição da Escola de Verão e das Águas deste ano. A sessão terá a mediação do professor Orlando Ednei Ferretti, professor do Departamento de Geociências da UFSC.
Na IV edição da Escola de Verão e das Águas, o tema central discutido foi o Turismo de Base Comunitária (TBC) em sua relação com o desenvolvimento rural sustentável. O TBC pode ser uma alternativa de geração de renda, promoção da qualidade de vida das populações rurais e povos tradicionais, preservação de saberes, além de uma experiência diferenciada e única para quem busca esse tipo de vivência turística. As sessões da EVA buscaram discutir alguns princípios fundamentais do TBC, tais como a relação patrimônio material e imaterial dos territórios, produtos de qualidade, governança, sustentabilidade ambiental, comercialização, políticas públicas.
Segundo a professora Thaise Costa Guzzatti, responsável pela organização desta edição da EVA, o TBC tem atraído cada vez mais pessoas e produzido um engajamento cada vez maior por conta das suas características de valorização da experiência de viagem como um ambiente em que o turista possa viver a vida local, experimentar a paisagem, os sabores e os saberes de modo autêntico e orgânico.
Para além das sessões síncronas virtuais que ocorreram em tempo real, o legado da EVA 2025 consiste na formação de um repositório de aulas gravadas através do canal do LEMATE no Youtube, que poderão ser acessadas por pessoas interessadas no tema a qualquer tempo.
O que: Emergência climática e o Turismo de Base Comunitária: Caso da Comunidade Indígena Raposa 1, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, RR
Quando: 01/04/2025
Onde: Auditório da pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) UFSC, Campus Trindade
18h: café com prosa
19h: palestras e debate
Para assistir on-line, acesse aqui.
Mias informações na página do Lemate ou Instagram.
A Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove na quarta-feira, 2 de abril, a aula inaugural do semestre 2025.1. O evento contará com a palestra on-line Machine Translation and AI: Human Factors and Quality Assessment (Tradução Automática e IA: aspectos humanos e avaliação da qualidade, em português), ministrada pela professora Sheila Castilho, pesquisadora da Dublin City University , na Irlanda.
O evento será transmitido ao vivo pelo canal da PGET no YouTube, a partir das 13h30, e é aberto ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia. A palestra abordará os impactos da inteligência artificial nos processos tradutórios, destacando os fatores humanos envolvidos e os critérios de qualidade na tradução mediada por máquinas. A apresentação será em português e contará com interpretação simultânea para Libras. Os participantes que acompanharem o evento terão direito a certificado de duas horas.
Sheila Castilho possui licenciatura em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), mestrado em Processamento da Linguagem Natural pela Universidade do Algarve, em Portugal, e pela University of Wolverhampton, no Reino Unido. Concluiu o doutorado na Dublin City University, onde atualmente é professora assistente. Seus interesses de pesquisa incluem tradução automática, avaliação de qualidade e tecnologias aplicadas à tradução.
Mais informações podem ser encontradas no site da PGET/UFSC.
Como a química pode auxiliar na conservação e restauro de bens culturais? é tema de palestra on-line que ocorre em 28 de abril, segunda-feira, das 15h às 17h, pela plataforma Google Meet. Ministrada pelo químico Thiago Guimarães Costa, da Fundação Catarinense de Cultura, a atividade faz parte do projeto de extensão Ciclo de palestras: química e o cotidiano, desenvolvido pelos professores do Colégio de Aplicação da UFSC Ana Karina Timbola Hobmeir e Heros Horst. Os interessados devem se inscrever até as 18h de 24 de abril pelo sistema de inscrições da UFSC.
O objetivo é contextualizar a área de química aplicada ao patrimônio cultural e discutir resultados de pesquisas e estudos de casos desenvolvidos no Laboratório de Materiais da Fundação Catarinense de Cultura, bem como outras publicações presentes na literatura. “A conservação e restauração de bens culturais é uma atividade transdisciplinar, que exige conhecimentos das áreas de química, física, biologia, materiais, história da arte, artes visuais, dentre outras. Neste sentido, a química pode auxiliar no processo de intervenção em bens culturais de diversas maneiras, com destaque para: o estudo do processo de degradação de materiais constitutivos de obras de arte, caracterização de materiais utilizados em bens culturais e ainda a preparação de novos materiais para serem aplicados em processos de restauração”, informa o resumo elaborado pelos organizadores.
O Núcleo de Estudos em Inteligência, Gestão e Tecnologias para Inovação (IGTI) oferecerá uma roda de conversa sobre Mulheres e o desenvolvimento de carreiras em 28 de abril às 17h no Auditório do Departamento de Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento (EGC), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento é organizado pela professora Gertrudes Dandolini, voluntária da Rede Sinova UFSC.
O evento conta com a presença da professora Rebeca Barcellos do Departamento de Ciências da Administração da UFSC. Suas pesquisas investigam a relação das mulheres com o trabalho, explorando como fatores pessoais e contextuais influenciam o desenvolvimento da carreira e impactam as trajetórias profissionais. A roda de conversa tem como objetivo proporcionar um espaço de aprendizado e conexão.
Para mais informações e inscrição acesse o formulário.
O Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina (IEG/UFSC) promove o Primeiro Encontro do 2º Colóquio IEG de Pesquisas, que neste ano marca a comemoração de 20 anos de criação do Instituto. O evento ocorre na segunda-feira, 28 de abril, às 19h, e será transmitido pelo canal no YouTube do IEG. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no formulário.
O objetivo do 2º Colóquio IEG de Pesquisas é promover um espaço plural e interdisciplinar de divulgação, debate e articulação de pesquisas em estudos de gênero, feministas e interseccionais, reunindo pesquisadoras/es, ativistas e artistas de diferentes regiões do Brasil e do exterior. A atividade pretende dar visibilidade a investigações que abordem marcadores sociais da diferença, como raça, classe, sexualidade e deficiência, em suas múltiplas conexões.
O tema do primeiro encontro será “Saúde, Políticas Públicas e Discursos Médico-Sociais”, que terá a professora Luciana Patrícia Zucco, como mediadora e debatedora. Ela é doutora pelo Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher (IFF/Fiocruz), professora associada do Departamento e do Programa de Pós Graduação em Serviço Social (PPGSS/UFSC), e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC), onde coordena a área de concentração de Estudos de Gênero e Sexualidades (EGES).
Os palestrantes serão:
Cláudia Cristine Moro, doutoranda do PPGICH, que apresentará sua pesquisa “Divergências no Rastreamento Mamográfico: uma séria questão de saúde das mulheres”.
José Augusto Simões de Miranda, doutor pelo Programa de Pós-graduação em Inglês (PPGI/UFSC) e pós-doutorando em Estudos de Gênero pelo PPGICH, que apresentará o trabalho “A inter-relação entre estigmas e outros problemas sociais em campanhas sobre HIV: uma análise do discurso a partir de uma abordagem interseccional”.
Ornela Barone Zallocco, doutoranda em Educação com formação em Narrativas e autobiografias pela Universidad Nacional de Rosario (UNR/Argentina), que apresentará o estudo “Visualidades emergentes o en emergencia de personas menstruantes”.
Para se inscrever, acesse o formulário.
Para assistir ao encontro, acesse aqui.
Mais informações no site ieg.ufsc.br, no Instagram @iegufsc ou pelo e-mail estudosdegenero@gmail.com.
O projeto Speak4Nature promove a palestra online O papel da ficção literária no imaginário jurídico: possibilidades frente aos desafios ecossociais, neste sábado, 10 de maio, às 9h. A atividade é realizada em parceria com o Grupo de Estudos sobre Escritoras Brasileiras do Passado, coordenado pela professora Rosana Cássia dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLIT), e com o Grupo de Pesquisa Observatório de Justiça Ecológica, coordenado pela professora Letícia Albuquerque, do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O evento propõe uma reflexão sobre o papel da literatura escrita por mulheres no questionamento dos imaginários sociais e jurídicos, no contexto da crise ecossocial. O objetivo é analisar a literatura de ficção científica e o afrofuturismo, com foco em autoras como Lu Ain-Zaila e Nnedi Okorafor, além da representação dos papéis de gênero em obras da literatura brasileira.
O debate é sobre como os textos literários podem tanto reproduzir estereótipos sociais quanto criar caminhos de resistência e reimaginação de futuros possíveis. Por meio da literatura, prioriza-se uma leitura crítica do paradigma antropocêntrico e colonial que permeia o imaginário jurídico dominante, em diálogo com a perspectiva da justiça ecológica.
As palestrantes são Noelia Fragoso Tellez, doutoranda em Humanidades na Universidad Carlos III de Madrid e mestre em Estudos Literários pela Universidad Complutense de Madrid (Espanha); Flávia Dall Agnol de Oliveira, doutoranda em Direito na UFSC e mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Thais Silveira Pertille, mestre e doutora em Direito pela UFSC. Thais abordará o livro de contos de sua autoria (A voz da bruxa: contos da bruxa Simone na ilha da magia), o eco, a construção do feminino e a interseção com o Direito.
A palestra ocorrerá em plataforma online e integra o projeto de cooperação internacional Speak for Nature. Informações sobre o projeto no site https://www.speak4nature.eu
O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe o professor da Universidade de Lisboa (ULisboa) José Maria Carvalho Ferreira para a roda de conversa Situação e crise: miséria humana na sociedade global. O encontro ocorre nesta quarta-feira, 14 de maio, às 15h, no auditório do Bloco B do CFH. A atividade é aberta a todo o público.
José Maria é professor catedrático do Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações (Socius) do Instituto Superior de Economia e Gestão (Iseg) da ULisboa. Possui graduação em Economia Política, mestrado e doutorado pela Université Paris 8 – Vincennes-Saint-Denis. Também é definido como um português apaixonado pela anarquia, que a compreende como uma potência de vida que ensina a viver. José Maria ressalta que “anarquia não pode ser modelo nem como análise, nem como prática e, sobretudo, como modelo de vida”, mas que emerge da espontaneidade e da liberdade vivida.
Na pauta do evento da UFSC, constam temas centrais em suas experiências investigativas, tais como situação de crise, emprego e miséria humana na sociedade global; economia real clássica e contingências da economia virtual; tecnologias da informação e comunicação (TICs) e a crise no mundo do trabalho e das qualificações; e anarquia e probabilidades de emancipação social. Dentre os escritos e organizados de sua vasta publicação, destacam-se, no âmbito do debate, experiências de seus últimos títulos: Covid-19, Vírus das Desigualdades Sociais (2024); Autobiografia de um Gigante Ah! (Não) (2023); e Contingências da Pandemia Gerada pelo Covid-19 nas Sociedades Contemporâneas (2022), todos publicados pelo Socius/Clássica Editora.
O encontro é organizado por três grupos da UFSC: Núcleo de Estudos Sociopolíticos do Sistema Financeiro (Nesfi), Grupo de Estudos e Pesquisa em Economia Política (Gepep) e Instituto de Estudos Latino-Americanos (Iela).
O Academy UFSC, projeto do Departamento de Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (Sinova/UFSC), promove a palestra Da UFSC ao Vale do Silício: lições do empreendedorismo universitário e insights do Vale na quinta-feira, 22 de maio, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE). O evento será ministrado por Eduardo Vieira, fundador da Monking, empresa referência em comunicação para inovação, com clientes como Ambev, Natura, Itaú e iFood.
Criada dentro do curso de Administração da UFSC, a Monking hoje conta com mais de 50 pessoas. Além de fundador, Eduardo é mentor de startups na Abstartups e na Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), e recentemente morou no Vale do Silício, onde estudou tendências em tecnologia, inovação e comunicação.
Para participar, é necessário se inscrever pelo Sympla. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia da palestra, com direito a certificado de 1h30.
Sobre o Academy UFSC
O Academy UFSC é uma iniciativa focada na sensibilização para a inovação e o empreendedorismo. Parte do plano Inova UFSC, criado pela Sinova, o programa tem como intuito não apenas preparar aqueles que desejam abrir seu próprio negócio, mas também desenvolver competências voltadas à criatividade e à inovação. O Academy conta com workshops, mentorias, capacitações e visitas técnicas para aproximar o aluno de ambientes inovadores e profissionais capacitados, gerando conexão com o ecossistema inovador de Santa Catarina ao criar pontes entre a Universidade e o mercado.
Para mais informações, acesse a página do Academy UFSC.
O Grupo de Pesquisa em Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove duas rodas de conversa em 5 e 12 de junho, às 14h. As atividades integram o projeto Língua, Religião e Cultura, uma parceria entre o grupo PoLiTicas e o Projeto Yoga e Meditação para Todos, e podem ser assistidas pelo canal do YouTube do grupo.
Em 5 de junho, a roda de conversa será com Ezra Nhampoca, da Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique, sobre Linguística missonária: Moçambique e Angola. A mediação será realizada pela professora Cristine Severo da UFSC. Será abordado o tratamento dos dados levantados sobre as línguas africanas em Moçambique e Angola pelos missionários: questionamentos, acervos e práticas atuais.
Em 12 de junho, a roda de conversa será com Fautisno Teixeira, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), sobre O papel das línguas na mística Islâmica. A medição também será realizada pela professora Cristine. Será discutido o papel das línguas nas práticas religiosas e místicas do Islamismo.
Mais informações no site do grupo.
Alunos do curso de Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem o evento Ficorremediação em Lagos Urbanos Eutrofizados, no dia 7 de junho, das 13h30 às 17h, no Parque Natural Municipal do Córrego Grande, em Florianópolis. A atividade faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente e busca aproximar a comunidade do conhecimento científico produzido na universidade.
Durante o evento, os visitantes poderão conhecer de perto o funcionamento do processo de biorremediação utilizando algas, entender os fatores que causam a eutrofização dos lagos e o papel das algas nesse processo. Haverá também exposição de espécies de algas, atividades interativas sobre monitoramento da água e rodas de conversa com os estudantes.
O projeto está relacionado à rampa filtrante de biorremediação instalada no lago do parque, desenvolvida e monitorada pelo Laboratório de Ficologia (LAFIC), do Departamento de Botânica da UFSC. Esse sistema utiliza algas para a remoção de poluentes e o controle da eutrofização, promovendo a melhoria da qualidade da água de forma natural e sustentável.
A proposta é conscientizar o público sobre a importância da qualidade da água e estimular o uso de tecnologias sustentáveis na restauração ambiental de áreas urbanas.
Mais informações no instagram do laboratório.
A Coordenadoria do Arquivo Central da Universidade Federal de Santa Catarina (CARC/UFSC) organiza a 9ª Semana Nacional de Arquivos (SNA) entre segunda e terça-feira, dias 9 e 10 de junho. As atividades ocorrem na sede da CARC, localizada no campus de Florianópolis no bairro Córrego Grande, ao lado do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA). A SNA é uma iniciativa articulada pelo Arquivo Nacional, com eventos em todo o país, sempre na semana do Dia Internacional dos Arquivos, celebrado em 9 de junho.
Para participar, os interessados devem enviar nome completo e CPF para o e-mail arquivocentral@contato.ufsc.br até 9 de junho, a fim de efetivar a inscrição, que são gratuitas e dão direito a certificado de três horas.
Com tema Mudanças Climáticas: Preservação e Acessibilidade, a proposta desta edição da SNA, alinhada às discussões globais da COP-30, destaca os efeitos da crise climática sobre a preservação documental e reforça a importância da gestão de riscos e da ampliação do acesso aos acervos.
Programação:
09/06 – Visitas mediadas ao Arquivo Central
8h e às 13h | Arquivo Central da UFSC
Visitas técnicas conduzidas por arquivistas da equipe, com apresentação do funcionamento e das atividades do setor.
10/06 – Roda de conversa “Preservar e acessar arquivos em tempos de mudança climática”
9h30 | Arquivo Central da UFSC
Reflexão e troca de experiências sobre a temática “Preservar e acessar arquivos em tempos de mudança climática”, com discussões deflagradas a partir de fontes audiovisuais, como trechos de filmes, séries e matérias jornalísticas.
Para mais informações, acesse o site da Coordenadoria do Arquivo Central da UFSC.
O Coletivo Batalha do Conviva promove em 9 de junho, na segunda-feira, a partir das 18h, a edição do mês da Batalha do Conviva, no hall do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação do evento apresentará discotecagem, roda de conversa e Batalha de Conhecimento. A atividade é aberta ao público.
A Batalha do Conviva é uma roda cultural cuja principal atividade é a batalha de rima, contando também com discotecagem, declamação de poesia e demais atividades pertencentes ao Movimento Hip-Hop. A iniciativa objetiva contribuir para a inserção do Movimento Hip Hop no mapa da UFSC – por meio do fomento à arte e cultura de rua e construção de conhecimentos coletivos que valorizem a diversidade – e, ao mesmo tempo, promover interações entre a comunidade acadêmica e a população de Florianópolis.
As inscrições são por ordem de chegada. 50% das vagas são reservadas para mulheres, PcDs, indígenas, pessoas LGBTQIAPN+ e pessoas negras. O evento é uma realização do Coletivo Batalha do Conviva com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE), Caiotrevisanart e Tarcioglass.
Mais informações no Instagram da Batalha do Conviva.
Programação
18h: Discotecagem com Murilo Montoia e DJ Makalrj
19h: Roda de conversa “a importância da presença feminina no rap”
20h30: Batalha de Conhecimento (8 ou 16 MCs / 30s)
Premiação
1º lugar | Arte Caiotrevisanart + livro + piteiras de vidro Tarcioglass
2º lugar | Piteiras de vidro Tarcioglass
A Coordenadoria do Arquivo Central da Universidade Federal de Santa Catarina (CARC/UFSC) organiza a 9ª Semana Nacional de Arquivos (SNA) entre segunda e terça-feira, dias 9 e 10 de junho. As atividades ocorrem na sede da CARC, localizada no campus de Florianópolis no bairro Córrego Grande, ao lado do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA). A SNA é uma iniciativa articulada pelo Arquivo Nacional, com eventos em todo o país, sempre na semana do Dia Internacional dos Arquivos, celebrado em 9 de junho.
Para participar, os interessados devem enviar nome completo e CPF para o e-mail arquivocentral@contato.ufsc.br até 9 de junho, a fim de efetivar a inscrição, que são gratuitas e dão direito a certificado de três horas.
Com tema Mudanças Climáticas: Preservação e Acessibilidade, a proposta desta edição da SNA, alinhada às discussões globais da COP-30, destaca os efeitos da crise climática sobre a preservação documental e reforça a importância da gestão de riscos e da ampliação do acesso aos acervos.
Programação:
09/06 – Visitas mediadas ao Arquivo Central
8h e às 13h | Arquivo Central da UFSC
Visitas técnicas conduzidas por arquivistas da equipe, com apresentação do funcionamento e das atividades do setor.
10/06 – Roda de conversa “Preservar e acessar arquivos em tempos de mudança climática”
9h30 | Arquivo Central da UFSC
Reflexão e troca de experiências sobre a temática “Preservar e acessar arquivos em tempos de mudança climática”, com discussões deflagradas a partir de fontes audiovisuais, como trechos de filmes, séries e matérias jornalísticas.
Para mais informações, acesse o site da Coordenadoria do Arquivo Central da UFSC.
O Grupo de Pesquisa em Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove duas rodas de conversa em 5 e 12 de junho, às 14h. As atividades integram o projeto Língua, Religião e Cultura, uma parceria entre o grupo PoLiTicas e o Projeto Yoga e Meditação para Todos, e podem ser assistidas pelo canal do YouTube do grupo.
Em 5 de junho, a roda de conversa será com Ezra Nhampoca, da Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique, sobre Linguística missonária: Moçambique e Angola. A mediação será realizada pela professora Cristine Severo da UFSC. Será abordado o tratamento dos dados levantados sobre as línguas africanas em Moçambique e Angola pelos missionários: questionamentos, acervos e práticas atuais.
Em 12 de junho, a roda de conversa será com Fautisno Teixeira, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), sobre O papel das línguas na mística Islâmica. A medição também será realizada pela professora Cristine. Será discutido o papel das línguas nas práticas religiosas e místicas do Islamismo.
Mais informações no site do grupo.
O Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH) do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH/UFSC) terá uma roda de conversa com a publicitária Carolline Sardá na terça-feira, 17 de junho, às 19h no Auditório do CFH.
A atividade integra o projeto Internet Segura com Perspectiva Crítica de Gênero, coordenado pela professora Cristina Scheibe Wolff e co-coordenado pela pesquisadora Elaine Schmitt, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). Para conhecer o projeto, acesse o site oficial. Após uma parceria na produção de uma série de vídeos disponível no canal no YouTube, será feita uma reunião para refletir sobre os desafios e as potencialidades do ambiente online, com foco em uma perspectiva crítica de gênero. O evento será presencial e com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do LEGH.
Para mais informações no e-mail legh.cfh@gmail.com, para realização das inscrições pelo formulário.