O projeto de extensão Território de Afetos promove o primeiro evento formativo na UFSC, o ciclo de debates em torno do tema Subjetividade e território: o que podem os encontros entre psicologia e geografia?. À luz das contribuições de Milton Santos, a iniciativa tem como proposta estreitar os laços da psicologia com outros saberes e complexificar o entendimento sobre território e de que forma pode-se pensar uma Subjetividade Espacializada. O projeto, coordenado pela professora Tatiana Minchoni, do Departamento de Psicologia, é vinculado ao Núcleo de Práticas Sociais, Estética e Política (NUPRA), em parceria interdisciplinar com o Laboratório de Climatologia Aplicada (LabClima).
Em conjunto com estudantes da graduação e da pós-graduação em Psicologia e Geografia, os professores Tatiana Minchoni e Lindberg Nascimento Junior irão mediar os três encontros que terão como tema duas obras: o livro Por outra globalização, de Milton Santos, e o documentário O mundo global visto do lado de cá. Os encontros acontecerão em três quartas-feiras, nos dias 16 e 30 de abril e no dia 7 de maio, das 18h30 às 20h30, na sala 314 do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no bairro Trindade, em Florianópolis.
As atividades são abertas para toda a comunidade e as vagas serão por ordem de chegada. A participação dá direito a certificado.
Acompanhe a programação completa no perfil @territoriodeafetosufsc.
O Portal de Periódicos da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza o VII Ciclo de Debates Periódicos UFSC, entre 13 e 15 de maio, de forma totalmente remota, com transmissão pelo canal do YouTube da BU. Realizado desde 2009, o Ciclo tem como objetivo proporcionar aos participantes o acesso às principais inovações em torno do gerenciamento de periódicos científicos e portais de periódicos, sobretudo à troca de experiência entre editores, docentes, bibliotecários, pesquisadores e demais interessados.
As inscrições são gratuitas e estão disponíveis pelo formulário on-line. Os participantes receberão certificado equivalente a 12 horas.
Segundo os organizadores, a realização digital do evento visa expandir seu alcance para outras regiões e instituições. “A programação busca sempre atender ao interesse nacional, contribuindo de forma prática para a formação de gestores de periódicos científicos no âmbito da execução de tarefas relacionadas à gestão editorial em sua totalidade”, afirmam.
Programação:
13/05 – Terça-feira
10h – Introdução ao Open Journal System 3.5 – Diego Abadan (Lepidus Tecnologia)
14h – Inteligência Artificial e editoração de periódicos científicos – Ricardo Limongi (UFG)
14/05 – Quarta-feira
10h – Métricas alternativas como forma de medir o impacto das produções científicas – Germana Barata (Unicamp)
14h – Avaliação por pares: desafios e tendências – Paula Carina de Araújo (UFPR)
15/05 – Quinta-feira
10h – A confirmar
14h – Proteção de dados em periódicos científicos: LGPD, bases de dados e ética científica – Walter Couto (IBICT)
Para mais informações, acesse o site do evento.
O Portal de Periódicos da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza o VII Ciclo de Debates Periódicos UFSC, entre 13 e 15 de maio, de forma totalmente remota, com transmissão pelo canal do YouTube da BU. Realizado desde 2009, o Ciclo tem como objetivo proporcionar aos participantes o acesso às principais inovações em torno do gerenciamento de periódicos científicos e portais de periódicos, sobretudo à troca de experiência entre editores, docentes, bibliotecários, pesquisadores e demais interessados.
As inscrições são gratuitas e estão disponíveis pelo formulário on-line. Os participantes receberão certificado equivalente a 12 horas.
Segundo os organizadores, a realização digital do evento visa expandir seu alcance para outras regiões e instituições. “A programação busca sempre atender ao interesse nacional, contribuindo de forma prática para a formação de gestores de periódicos científicos no âmbito da execução de tarefas relacionadas à gestão editorial em sua totalidade”, afirmam.
Programação:
13/05 – Terça-feira
10h – Introdução ao Open Journal System 3.5 – Diego Abadan (Lepidus Tecnologia)
14h – Inteligência Artificial e editoração de periódicos científicos – Ricardo Limongi (UFG)
14/05 – Quarta-feira
10h – Métricas alternativas como forma de medir o impacto das produções científicas – Germana Barata (Unicamp)
14h – Avaliação por pares: desafios e tendências – Paula Carina de Araújo (UFPR)
15/05 – Quinta-feira
10h – A confirmar
14h – Proteção de dados em periódicos científicos: LGPD, bases de dados e ética científica – Walter Couto (IBICT)
Para mais informações, acesse o site do evento.
O Portal de Periódicos da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza o VII Ciclo de Debates Periódicos UFSC, entre 13 e 15 de maio, de forma totalmente remota, com transmissão pelo canal do YouTube da BU. Realizado desde 2009, o Ciclo tem como objetivo proporcionar aos participantes o acesso às principais inovações em torno do gerenciamento de periódicos científicos e portais de periódicos, sobretudo à troca de experiência entre editores, docentes, bibliotecários, pesquisadores e demais interessados.
As inscrições são gratuitas e estão disponíveis pelo formulário on-line. Os participantes receberão certificado equivalente a 12 horas.
Segundo os organizadores, a realização digital do evento visa expandir seu alcance para outras regiões e instituições. “A programação busca sempre atender ao interesse nacional, contribuindo de forma prática para a formação de gestores de periódicos científicos no âmbito da execução de tarefas relacionadas à gestão editorial em sua totalidade”, afirmam.
Programação:
13/05 – Terça-feira
10h – Introdução ao Open Journal System 3.5 – Diego Abadan (Lepidus Tecnologia)
14h – Inteligência Artificial e editoração de periódicos científicos – Ricardo Limongi (UFG)
14/05 – Quarta-feira
10h – Métricas alternativas como forma de medir o impacto das produções científicas – Germana Barata (Unicamp)
14h – Avaliação por pares: desafios e tendências – Paula Carina de Araújo (UFPR)
15/05 – Quinta-feira
10h – A confirmar
14h – Proteção de dados em periódicos científicos: LGPD, bases de dados e ética científica – Walter Couto (IBICT)
Para mais informações, acesse o site do evento.
O Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGSP/UFSC) convida a comunidade universitária para o lançamento do mais recente livro do professor Carlos Eduardo Sell, Para onde vai a Igreja Católica? Uma análise sociológica, publicado pela editora Vozes (2025). O lançamento ocorre na segunda-feira, 19 de maio, às 14h, no Auditório do Bloco E-Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). O evento é gratuito e não requer inscrições.
Lançado poucos dias antes do falecimento do papa Francisco e da eleição de seu sucessor, Leão XIV, o livro de Carlos Sell investiga sociologicamente não apenas as perspectivas futuras da Igreja Católica, agora diante da sua troca de comando, mas já resultantes de uma profunda e complexa alteração na relação da instituição com o mundo leigo, as mudanças sócio-políticas e culturais da últimas décadas, assim como de um papado que impactou de modo fundamental a percepção e os rumos da Igreja Católica desde a última década.
Carlos Eduardo Sell é filósofo com pós-graduação (mestrado e doutorado) em Sociologia Política e professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política e do PPGSP/UFSC. Além de estudos na área de teoria sociológica, dedica-se ao estudo da Teologia e à investigação sociológica da religião.
O Núcleo de Pesquisa e Educação na Pequena Infância (Nupein) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o XXXIII Ciclo de Debates sobre a Educação Infantil nos dias 29 de abril, 20 de maio e 17 de junho. O evento será on-line, transmitido no canal do Nupein no YouTube, às 19h30. A iniciativa visa à continuidade e solidificação do espaço de formação e de articulação da Universidade com as redes públicas de ensino catarinense. A tradição dos Ciclos de Debates do Nupein vem garantindo a divulgação das pesquisas mais recentes desenvolvidas pela UFSC em torno da Educação das crianças de 0 a 6 anos em creches e pré-escolas.
O movimento de produção acadêmica oriundo do programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) tem mantido atualizada a divulgação das pesquisas para os(as) professores(as) que atuam diretamente na educação infantil pública. Na versão 2025.1, haverá participação de pesquisadoras seniores, em encontros mensais on-line, com disponibilidade de ampla quantidade de vagas destinadas aos estudantes e professores. A participação dá direito a certificado de 20 horas.
Programação:
29 de abril – Centro de puericultura Beatriz Ramos: berço da creche em Santa Catarina na década de 1940. Ministrante: Rosa Batista.
20 de maio – Sabia que eu sei falar crioulo?: uma abordagem interseccional da agência de crianças migrantes, desde bebês, no contexto da Educação Infantil. Ministrante: Débora Reis Schnekemberg.
17 de junho – Proposições para uma Pedagogia antirracista para bebês: uma perspectiva teórico-crítica sobre racismo e branquitude nos Estudos da Infância em países europeus em língua inglesa. Ministrante: Cintia Cardoso.
O Observatório de Comunidades e Periferias de Santa Catarina (OcupaSC), em conjunto com o Instituto Cidade e Território e o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o lançamento do livro O circuito imobiliário na América Latina: dependência, neoliberalismo e ditadura no Chile, de autoria do economista e doutor em desenvolvimento econômico Vitor Hugo Tonin. O lançamento ocorre nesta sexta-feira, 23 de maio, às 18h, no Auditório do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC.
Resultado da pesquisa de doutorado do autor, realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o trabalho tem como questionamento central o porquê de ainda existem, na América Latina, problemas de acesso à moradia e à cidade. Como forma de compreender e responder a essa pergunta, o livro desenvolve um estudo sobre o Chile, no entendimento de que lá foi onde mais se desenvolveu o mercado imobiliário capitalista e que, ainda assim, verificam-se problemas no acesso à moradia, como o déficit habitacional e a qualidade urbanística das moradias.
A publicação do livro veio de um convite do Observatório das Metrópoles, e o financiamento da impressão foi feito pelo Sindicato Químicos Unificados e pela Intersindical – Central da Classe Trabalhadora. O lançamento faz partes dos esforços desenvolvidos pelo OcupaSC para a realização, promoção e divulgação de pesquisas científicas, especialmente sobre a questão urbana.
Para mais informações, acesse o Instagram @ocupasc.
O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza a 15ª edição da Jornada Discente, evento acadêmico de debate e de apresentação de pesquisas em andamento por mestrandos e doutorandos da área, de 27 a 29 de maio, em Florianópolis.
Com o tema “O Cenário Nacional da Pós-Graduação e a Pesquisa em Jornalismo”, a edição ocorre no primeiro semestre do ano, inaugurando um novo formato. O evento será dedicado exclusivamente às pesquisas dos discentes ingressantes em 2024, que apresentarão seus projetos e primeiras reflexões acadêmicas.
A sessão de abertura conta com a presença de Jacques Mick, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Leslie Chaves, pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade e Werner Kraus Junior, pró-reitor de Pós-Graduação. Na mesa, discutirão o atual momento da pós-graduação no Brasil e seus impactos na pesquisa em jornalismo. A Jornada também será palco do lançamento do livro Jornalistas em aliança – Tecendo redes de proteção e resistência na formulação de uma perspectiva de gênero transnacional, da professora Jessica Gustafson, publicado pela Editora Insular.
Confira a programação no site da Jornada Discente.
O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o CinePet com a exibição do filme GIG – A uberização do trabalho em 27 de maio, terça-feira, às 19h. O evento ocorrerá no auditório do Centro Socioeconômico (CSE), em Florianópolis.
A exibição, em comemoração ao mês do trabalhador, será seguida por uma roda de conversa sobre a relação entre a plataformização do trabalho e a educação, com Astrid Baecker, professora do Centro de Ciências da Educação (CED), e Victor Silva Couto, motoboy e estudante de História da UFSC.
As inscrições são gratuitas e serão realizadas durante o evento. A participação dá direito a certificado de três horas.
Mais informação no site, no Instagram do PET Pedagogia ou pelo email ufscpetpedagogia@gmail.com.
O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza a 15ª edição da Jornada Discente, evento acadêmico de debate e de apresentação de pesquisas em andamento por mestrandos e doutorandos da área, de 27 a 29 de maio, em Florianópolis.
Com o tema “O Cenário Nacional da Pós-Graduação e a Pesquisa em Jornalismo”, a edição ocorre no primeiro semestre do ano, inaugurando um novo formato. O evento será dedicado exclusivamente às pesquisas dos discentes ingressantes em 2024, que apresentarão seus projetos e primeiras reflexões acadêmicas.
A sessão de abertura conta com a presença de Jacques Mick, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Leslie Chaves, pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade e Werner Kraus Junior, pró-reitor de Pós-Graduação. Na mesa, discutirão o atual momento da pós-graduação no Brasil e seus impactos na pesquisa em jornalismo. A Jornada também será palco do lançamento do livro Jornalistas em aliança – Tecendo redes de proteção e resistência na formulação de uma perspectiva de gênero transnacional, da professora Jessica Gustafson, publicado pela Editora Insular.
Confira a programação no site da Jornada Discente.
O programa Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de Santa Catarina (UAB/UFSC) organiza o I Encontro Latino-americano em Tecnologias para a Educação (Elatec), entre 28 e 30 de maio, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE), no campus de Florianópolis. O evento é direcionado a professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da educação que buscam compreender e aplicar, de forma crítica e inovadora, as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem. As inscrições para o evento custam R$ 75,00 e devem ser realizadas pelo site do Elatec.
Abordando temas como Inteligência Artificial na educação, Realidade Virtual, Aumentada e Realidade Mista e Ambientes Virtuais de Aprendizagem, o encontro irá oportunizar a troca de conhecimentos e o fortalecimento de redes e construção de novas parcerias na América Latina. Com o objetivo de promover diálogos nas interseções entre tecnologia e educação, como convidados nas palestras, discussões e debates, estarão pesquisadores reconhecidos na América Latina.
De acordo com os organizadores, o Elatec é um espaço de troca, reflexão e construção coletiva sobre os desafios e possibilidades do uso das tecnologias na educação. “Em um momento em que o mundo passa por intensas transformações digitais, o evento busca promover o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, fortalecendo redes de pesquisa e de práticas pedagógicas que integram linguagens diversas, metodologias ativas, tecnologias digitais, gamificação, educação online, ambientes imersivos e muito mais. Além disso, valoriza temas fundamentais como inclusão, acessibilidade, tecnologias assistivas e justiça social, contribuindo para uma educação mais equitativa e significativa”, afirmam.
Mais informações, ficha de inscrição e programação completa estão disponíveis no site do evento.
A Editora do Instituto Ignacio Rangel, em parceria com o Departamento de Geociências e o Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais da Universidade Federal de Santa Catarina (Labeur/UFSC), promove o lançamento da décima edição da Série Livros Geográficos, intitulada Geografia: ontem, hoje e amanhã, de Armen Mamigonian, professor emérito da UFSC e um dos principais nomes da geografia crítica brasileira. O evento ocorre durante a 44ª Semana de Geografia da UFSC, na quarta-feira, 28 de maio, às 18h, no Auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis, com a presença do autor.
A obra reúne parte significativa da produção intelectual do autor, incluindo sua tese de livre-docência apresentada na Universidade de São Paulo (USP) em 2005, além de ensaios inéditos e reflexões teóricas atualizadas. Com uma trajetória profundamente marcada pela leitura marxista do espaço e pelo diálogo com pensadores como Lenin e Ignacio Rangel, Mamigonian oferece neste volume uma interpretação contundente das crises do capitalismo contemporâneo e uma defesa renovada da geografia enquanto ciência social comprometida com a transformação do mundo, afirmam os organizadores.
“Foi o marxismo que me ofereceu a chave para entender a luta de classes como força motriz dos Estados”, diz o autor, que, aos 90 anos, há mais de sete décadas contribui com uma leitura dialética das formações territoriais e da transição entre modelos produtivos, tendo como foco o desenvolvimento nacional brasileiro e os caminhos para uma alternativa socialista.
Armen Mamigonian nasceu em São Paulo, em 1935. É doutor pela Universidade de Estrasburgo (França), livre-docente e professor aposentado da USP. Atuou na UFSC e na Universidade Estadual Paulista (Unesp), presidiu a Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB). Foi pesquisador 1A do CNPq e contribuiu para a criação da pós-graduação e da Revista Geosul na UFSC. Atualmente, é presidente de honra do Instituto Ignacio Rangel.
O livro Hércules no Monte Eta, de Luiz Queriquelli, professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) e da graduação em Letras-Português da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será lançado nesta quarta-feira, 28 de maio, às 19h, no Franz Cabaret, no Centro de Florianópolis. A primeira tiragem foi premiada por um edital do PGET, e todos os presentes no lançamento receberão um exemplar de cortesia.
O livro contém uma tradução em edição bilíngue da tragédia Hércules no Monte Eta, de Sêneca, acompanhada da novela Enganados (uma recriação da tragédia) e dois ensaios sobre a obra.
Mais informações instagram.com/latimtododia.
O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza a 15ª edição da Jornada Discente, evento acadêmico de debate e de apresentação de pesquisas em andamento por mestrandos e doutorandos da área, de 27 a 29 de maio, em Florianópolis.
Com o tema “O Cenário Nacional da Pós-Graduação e a Pesquisa em Jornalismo”, a edição ocorre no primeiro semestre do ano, inaugurando um novo formato. O evento será dedicado exclusivamente às pesquisas dos discentes ingressantes em 2024, que apresentarão seus projetos e primeiras reflexões acadêmicas.
A sessão de abertura conta com a presença de Jacques Mick, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Leslie Chaves, pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade e Werner Kraus Junior, pró-reitor de Pós-Graduação. Na mesa, discutirão o atual momento da pós-graduação no Brasil e seus impactos na pesquisa em jornalismo. A Jornada também será palco do lançamento do livro Jornalistas em aliança – Tecendo redes de proteção e resistência na formulação de uma perspectiva de gênero transnacional, da professora Jessica Gustafson, publicado pela Editora Insular.
Confira a programação no site da Jornada Discente.
O programa Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de Santa Catarina (UAB/UFSC) organiza o I Encontro Latino-americano em Tecnologias para a Educação (Elatec), entre 28 e 30 de maio, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE), no campus de Florianópolis. O evento é direcionado a professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da educação que buscam compreender e aplicar, de forma crítica e inovadora, as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem. As inscrições para o evento custam R$ 75,00 e devem ser realizadas pelo site do Elatec.
Abordando temas como Inteligência Artificial na educação, Realidade Virtual, Aumentada e Realidade Mista e Ambientes Virtuais de Aprendizagem, o encontro irá oportunizar a troca de conhecimentos e o fortalecimento de redes e construção de novas parcerias na América Latina. Com o objetivo de promover diálogos nas interseções entre tecnologia e educação, como convidados nas palestras, discussões e debates, estarão pesquisadores reconhecidos na América Latina.
De acordo com os organizadores, o Elatec é um espaço de troca, reflexão e construção coletiva sobre os desafios e possibilidades do uso das tecnologias na educação. “Em um momento em que o mundo passa por intensas transformações digitais, o evento busca promover o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, fortalecendo redes de pesquisa e de práticas pedagógicas que integram linguagens diversas, metodologias ativas, tecnologias digitais, gamificação, educação online, ambientes imersivos e muito mais. Além disso, valoriza temas fundamentais como inclusão, acessibilidade, tecnologias assistivas e justiça social, contribuindo para uma educação mais equitativa e significativa”, afirmam.
Mais informações, ficha de inscrição e programação completa estão disponíveis no site do evento.
O programa Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de Santa Catarina (UAB/UFSC) organiza o I Encontro Latino-americano em Tecnologias para a Educação (Elatec), entre 28 e 30 de maio, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE), no campus de Florianópolis. O evento é direcionado a professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da educação que buscam compreender e aplicar, de forma crítica e inovadora, as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem. As inscrições para o evento custam R$ 75,00 e devem ser realizadas pelo site do Elatec.
Abordando temas como Inteligência Artificial na educação, Realidade Virtual, Aumentada e Realidade Mista e Ambientes Virtuais de Aprendizagem, o encontro irá oportunizar a troca de conhecimentos e o fortalecimento de redes e construção de novas parcerias na América Latina. Com o objetivo de promover diálogos nas interseções entre tecnologia e educação, como convidados nas palestras, discussões e debates, estarão pesquisadores reconhecidos na América Latina.
De acordo com os organizadores, o Elatec é um espaço de troca, reflexão e construção coletiva sobre os desafios e possibilidades do uso das tecnologias na educação. “Em um momento em que o mundo passa por intensas transformações digitais, o evento busca promover o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, fortalecendo redes de pesquisa e de práticas pedagógicas que integram linguagens diversas, metodologias ativas, tecnologias digitais, gamificação, educação online, ambientes imersivos e muito mais. Além disso, valoriza temas fundamentais como inclusão, acessibilidade, tecnologias assistivas e justiça social, contribuindo para uma educação mais equitativa e significativa”, afirmam.
Mais informações, ficha de inscrição e programação completa estão disponíveis no site do evento.
O Laboratório de Psicologia da Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade Federal de Santa Catarina (Koan/UFSC) realiza o evento Sábado Gestáltico – Corpo em terapia neste sábado, 31 de maio, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), das 8h30 às 12h. A atividade faz parte do ciclo de palestras e/ou mesas-redondas sobre Gestalt-terapia, que ocorrem aos sábados pela manhã na UFSC. As atividades são abertas ao público, gratuitas, com inscrições prévias e certificados de participação. Realize a inscrição pelo Sympla.
Nesta edição, serão abordados temas relacionados aos aspectos do corpo e seus sofrimentos na perspectiva da clínica gestáltica. Serão apresentadas e debatidas situações potencialmente reais e suas possibilidades clínicas em gestalt-terapia.
O evento conta com as palestras Pessoa com dor crônica, ministrada pelo acupunturista e professor da UFSC Li Shih Min, e Fenomenologia do corpo em Gestalt-terapia, realizada pela professora de Psicologia da UFSC e coordenadora do Koan, Magda Zurba. As discussões serão mediadas por Lucas Gonçalves, estudante do curso de Psicologia da UFSC e membro do Koan.
Conforme os organizadores, os temas da mesa estão diretamente relacionados ao projeto de pesquisa em andamento Atenção em saúde mental: um estudo sobre políticas públicas, prevenção, promoção e modelos de cuidado, bem como ao projeto de extensão, também em andamento, Saúde mental a pessoas com dor crônica e/ou fibromialgia.
Para mais informações, acesse o site do evento. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail koan.cfh@contato.ufsc.br.
A Livraria Desterrados e o Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) farão o lançamento do livro A África e suas relações internacionais no dia 31 de maio, sábado, às 10h na Livraria Desterrados, no Centro de Florianópolis (Rua Tiradentes, 204).
A obra faz parte da série Relações Internacionais da editora Blucher, de São Paulo, e trata-se de uma leitura ligeira para quem deseja se inteirar dos desafios africanos. O livro conta a história recente da África a partir de uma abordagem nova, na qual o continente africano não é apenas considerado o grande teatro para ações decisivas ao futuro, mas também a gênese de um contingente humano com papel protagonista no drama atual da humanidade. O autor, Sílvio Marcus de Souza Correa, é professor do Departamento de História da UFSC e coordenador do LEHAf.
Para mais informações acesse o site da editora
No dia 9 de junho, segunda-feira, às 18h, haverá o lançamento conjunto de três publicações que colocam em evidência o protagonismo feminino nas lutas por direitos, memória e justiça, e faz um chamado à reflexão crítica e à mobilização coletiva. O evento ocorre no Espaço Cultural Gênero e Diversidades (ECGD) — localizado na Rua Des. Vitor Lima, 45, no campus da UFSC, em frente à Praça do Pida, na Trindade. O evento é gratuito e aberto a todos.
O lançamento dessas três publicações é “Será um momento de reflexões potentes e necessárias sobre os enfrentamentos das mulheres diante das múltiplas formas de violência”, afirmam as organizadoras. O encontro reunirá autoras, coletivos, pesquisadoras e militantes, além de abrir espaço para o debate com o público presente. As obras lançadas abordam temas como a violência obstétrica, a violência política de gênero e os desafios enfrentados por mulheres em cargos de liderança e decisão. É um convite para pensar o Brasil a partir da experiência das mulheres — com escuta, sensibilidade e compromisso.
“Somos Todas”: dar voz à dor e à força do parto
A primeira publicação da noite, “Somos Todas”, de Daniele Manfrini, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC), mergulha em um dos temas mais silenciados da experiência feminina: a violência obstétrica. Fruto de sua tese de doutorado, o livro parte da vivência da própria autora para construir uma pesquisa encarnada, que cruza sua trajetória profissional como assistente social com a sua experiência pessoal de parto.
Além de uma análise acadêmica, a obra é também um ato político e coletivo, que dá voz a mulheres que enfrentaram abusos, negligências e desrespeitos em momentos cruciais de suas vidas. Por meio de relatos emocionantes e contundentes, o livro revela como essas mulheres transformaram a dor em mobilização, reivindicando respeito, acolhimento e autonomia para todas. A narrativa, escrita em primeira pessoa, articula teoria feminista e prática social, destacando a importância das epistemologias feministas e do conhecimento situado na produção acadêmica.
“Direitos diante da Violência Política contra Mulheres”: resistências nos espaços de poder
A segunda obra, “Direitos diante da Violência Política contra Mulheres”, é fruto de uma pesquisa desenvolvida pela Cátedra Antonieta de Barros: Educação para a Igualdade Racial. Partindo da célebre fala da ex-presidenta Dilma Rousseff — “É verdade: eu sou uma mulher dura cercada de homens meigos” —, o livro traz à tona os obstáculos enfrentados por mulheres que ocupam cargos de liderança e poder.
Além de narrar casos, o guia busca fortalecer a atuação política das mulheres e apontar estratégias de enfrentamento às múltiplas formas de violência que incidem sobre elas, especialmente quando suas identidades são atravessadas por interseccionalidades. Mulheres negras, indígenas, LBTQIA+, com deficiência, ciganas e de comunidades periféricas são alvo de uma violência acumulada, que une machismo, racismo, capacitismo e outras formas de opressão.
A publicação ressalta que a construção de ambientes mais seguros e igualitários exige políticas públicas eficazes, mudanças culturais profundas e o engajamento da sociedade civil, além da implementação contínua de medidas de proteção. O livro também é um agradecimento à Secretaria Nacional de Articulação Institucional Ações Temáticas e Participação Política do Ministério das Mulheres, responsável pelo financiamento da pesquisa.
“Violência Política de Gênero: guia de conhecimento e boas práticas”: ferramentas para reagir e resistir
A cartilha “Violência Política de Gênero: guia de conhecimento e boas práticas”, produzida pelo Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH/UFSC), foi elaborado no âmbito do projeto “Internet Segura com Perspectiva Crítica de Gênero”, com apoio da FAPESC, e visa oferecer orientação prática, apoio e informação sobre os sinais e manifestações da violência política de gênero, tanto em espaços presenciais quanto digitais.
A cartilha identifica formas de violência comuns sofridas por mulheres que atuam na política ou que se expõem publicamente — como comentários misóginos, ataques coordenados nas redes sociais e discursos de ódio — e propõe procedimentos legais, formas de apoio e estratégias de autoproteção. Ao mesmo tempo, busca educar e sensibilizar sobre a importância de ambientes democráticos inclusivos, onde mulheres possam exercer sua cidadania com segurança e dignidade.
Mais informações no site do IEG (ieg.ufsc.br), Instagram (@iegufsc) e pelo e-mail estudosdegenero@gmail.com
O Núcleo de Pesquisa e Educação na Pequena Infância (Nupein) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o XXXIII Ciclo de Debates sobre a Educação Infantil nos dias 29 de abril, 20 de maio e 17 de junho. O evento será on-line, transmitido no canal do Nupein no YouTube, às 19h30. A iniciativa visa à continuidade e solidificação do espaço de formação e de articulação da Universidade com as redes públicas de ensino catarinense. A tradição dos Ciclos de Debates do Nupein vem garantindo a divulgação das pesquisas mais recentes desenvolvidas pela UFSC em torno da Educação das crianças de 0 a 6 anos em creches e pré-escolas.
O movimento de produção acadêmica oriundo do programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) tem mantido atualizada a divulgação das pesquisas para os(as) professores(as) que atuam diretamente na educação infantil pública. Na versão 2025.1, haverá participação de pesquisadoras seniores, em encontros mensais on-line, com disponibilidade de ampla quantidade de vagas destinadas aos estudantes e professores. A participação dá direito a certificado de 20 horas.
Programação:
29 de abril – Centro de puericultura Beatriz Ramos: berço da creche em Santa Catarina na década de 1940. Ministrante: Rosa Batista.
20 de maio – Sabia que eu sei falar crioulo?: uma abordagem interseccional da agência de crianças migrantes, desde bebês, no contexto da Educação Infantil. Ministrante: Débora Reis Schnekemberg.
17 de junho – Proposições para uma Pedagogia antirracista para bebês: uma perspectiva teórico-crítica sobre racismo e branquitude nos Estudos da Infância em países europeus em língua inglesa. Ministrante: Cintia Cardoso.