Calendário de Eventos UFSC

abr
22
ter
Workshop ‘Co-criando com IA: tirando projetos do papel’
abr 22@19:00 – 20:30
Workshop 'Co-criando com IA: tirando projetos do papel' @ Auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ)

O projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Academy UFSC promove, na terça-feira, 22 de abril, o workshop Co-criando com IA: tirando projetos do papel, que busca mostrar, na prática, como usar Inteligência Artificial (IA) para transformar uma ideia em um projeto palpável em menos de uma hora. A atividade ocorre no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), às 19h, e faz parte do Dia Mundial da Criatividade 2025 (World Creativity Day), maior festival de criatividade do mundo, que, em Florianópolis, ocorre entre 21 e 23 de abril. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site do evento.

Formato:

Breve introdução teórica (15 min) sobre como a IA pode ser usada na criação e execução de projetos. Demonstração prática (40 min), passando por todas as etapas.

1. Etapas da prática:
Geração e estruturação da ideia (Adapta ou ChatGPT) – 10 min

  • Utilizar IA conversacional para ajudar a elaborar uma ideia
  • Refinar a ideia pedindo ajuda da IA para estruturar público-alvo, objetivo e cronograma com etapas iniciais.
  • Napkin pra deixar esse cronograma legal

2. Desenvolvimento do Projeto – 25 min

  • Falar sobre projetos voltados para produto ou serviço (ex: app, plataforma):
  • Falar sobre projetos de cunho criativo (ex: evento, campanha, iniciativa de conteúdo):

3. Apresentação do Resultado – 5 min

  • Mostrar os materiais e finalizar falando que “se fizemos isso em 1 hora, imagina o que você não pode criar elaborando mais sobre o assunto?”

Ferramentas utilizadas:

  • ChatGPT (ideação e estruturação)
  • Vercel V0 (protótipos/MVPs de produtos)
  • Gamma (páginas/posts/sites)
  • Napkin (organização de ideias)
abr
23
qua
Observação Solar na Praça da Cidadania
abr 23@11:30 – 12:30

O Sol e suas manchas vistos através de um telescópio.

O Grupo de Astrofísica (GAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, às quartas-feiras, uma sessão gratuita de observação da superfície solar com telescópio. A atividade depende de céu limpo, com poucas nuvens e sem chuva, e ocorre na área da Praça da Cidadania, em frente à Reitoria, das 11h30 às 12h30.

Durante as observações diurnas, o astro-rei é o único objeto que pode ser observado. Através dos telescópios, que são equipados com filtros especiais para deixar uma fração diminuta da luz, conseguimos observar uma esfera laranja quase perfeita, e que eventualmente possui algumas manchas escuras – as manchas solares.

Sobre o Observatório

O Observatório da UFSC é um projeto de extensão do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSC. Seu objetivo é levar a Astronomia e a Física ao público em geral, através da observação do céu noturno e diurno com telescópios, acompanhada de conversas com monitores, que são estudantes de graduação e pós-graduação em Física e Astrofísica. O Observatório conta com diversos telescópios que propiciam um grande aumento, e portanto a observação com detalhes de planetas, da Lua, aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas, e até do Sol.

Para saber mais, veja “O que podemos observar?“.

Mais informações:
observatorio.ufsc.br
Instagram
E-mail

WorksShop ‘Fronteiras de vendas’
abr 23@18:00

O Academy UFSC, programa do departamento de Ciências da Administração focado na sensibilização para a inovação e o empreendedorismo, promove nesta quarta-feira, 23 de abril, o WorksShop Fronteiras de vendas: fundamentos e tendências das operações de marketing, vendas e C.S. O evento será realizado às 18h, na sala 302, bloco F do Centro Socioeconômico. As inscrições são gratuitas.

O objetivo do evento é entender os fundamentos das operações de marketing, vendas e customer success, ao lado das principais tendências, o que é considerado essencial para quem quer se manter competitivo e relevante. Nesse workshop do Academy UFSC em parceria com o World Creativity Day, será possível mergulhar nas fronteiras da nova geração de vendas, aprendendo como alinhar estratégia, tecnologia e experiência do cliente para gerar valor real. Mais informações: https://worldcreativityday.com/brazil/florianopolis/activities/fronteiras-de-vendas

abr
24
qui
Workshop em comemoração ao Dia Nacional de Libras
abr 24@13:30 – 17:30

O programa de extensão Tradutores e intérpretes de línguas de sinais na esfera jurídica (TILSJUR), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), participa da promoção de um workshop em comemoração ao Dia Nacional de Libras, em 24 de abril, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Laguna. O workshop em defesa da educação bilíngue de surdos ocorre das 13h30 às 17h30 e é uma realização da Associação de Surdos de Laguna e Região (Assul), com apoio do TILSJUR e participação de gestores da Secretaria de Educação de Laguna.

O objetivo é discutir propostas para a garantia de direitos linguísticos, políticas educacionais e melhoraria da qualidade do ensino para surdos. Ao fim do workshop, será formulado um documento a ser entregue à Secretaria de Educação de Laguna e região com base na discussão.

A participação da comunidade e a construção coletiva do requerimento são fundamentais para a garantia de direitos linguísticos das comunidades surdas na educação. A educação bilíngue é uma importante conquista das comunidades surdas e sua implementação na região sul do estado de Santa Catarina contribuirá significativamente no desenvolvimento pleno das pessoas surdas e na equidade linguística e cultural desse público, segundo a professora Silvana Aguiar dos Santos, coordenadora do TILSJUR.

A vice-coordenadora do TILSJUR, professora Marianne Stumpf,  fará a palestra A conquista da Lei de Libras e os Direitos Linguísticos dos Surdos. A garantia de direitos linguísticos das pessoas surdas é um dos pilares das atividades desenvolvidas pelo TILSJUR.

Mais informações no Instagram ou no site da TILSJUR.

abr
25
sex
Cine Paredão: ‘Onda Nova’
abr 25@19:00 – 21:00

O projeto Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme Onda Nova, de 1983, dos diretores Ícaro Martins e José Antonio Garcia, nesta sexta-feira, 25 de abril, às 19h, no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). O evento é gratuito e aberto ao público, com classificação indicativa de 18 anos. Em caso de chuva, a exibição será transferida para o auditório do CFH.

Onda Nova 

O longametragem é uma comédia erótica e anárquica sobre a história das jogadoras do Gayvotas Futebol Clube, um time de futebol feminino formado em plena ditadura militar, no ano em que o esporte foi regulamentado no Brasil após ter sido proibido por mais de 40 anos. Com o apoio de jogadores ícones da Democracia Corinthiana como Wladimir, Casagrande e Pita, elas enfrentam os preconceitos de uma sociedade conservadora. Paralelamente, lidam com seus problemas pessoais e familiares, e se preparam para um decisivo jogo internacional.

Para mais informações, acesse o Instagram do Cine Paredão.

 

abr
29
ter
Workshop: ‘No Ritmo da PI: debatendo a propriedade intelectual e o mercado da música’
abr 29@18:30 – 22:00

O Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (ProfNIT/UFSC) promove, no dia 29 de abril, das 18h30 às 22h, o workshop No Ritmo da PI: Debatendo a Propriedade Intelectual e o Mercado da Música, com transmissão ao vivo pelo YouTube. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 29 de abril neste link. Será emitido certificado de participação com carga horária de 3h30min.

A atividade reunirá alunos, pesquisadores e especialistas para discutir os principais desafios da propriedade intelectual no setor musical, especialmente no contexto da indústria criativa e das transformações tecnológicas. A programação contará com a palestra de Liz Sass, que discutirá tendências e dilemas legais enfrentados pelo mercado musical, além da apresentação de estudos de caso desenvolvidos por discentes do ProfNIT. Entre os temas abordados estão conflitos jurídicos em torno de obras como “Gotye vs. Luiz Bonfá”, disputas envolvendo Legião Urbana e Charlie Brown Jr., questões legais em torno de trilhas sonoras de games, e os desafios da fixação sonora na era digital, com destaque para casos internacionais como o de Lady Gaga.

Para assistir ao workshop, acesse aqui.

Mais informações no link ou pelos telefones (49) 99139-7097 (Izabelly) ou (98) 99136-7644 (Pauline)

abr
30
qua
Encontro Regional de Estudantes de Economia Sul (Ereco Sul)
abr 30@10:00 – 21:00

O Centro Acadêmico Livre de Economia (Cale) organiza o Encontro Regional de Estudantes de Economia Sul (Ereco Sul) de 30 de abril a 2 de maio, no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As  inscrições para o encontro vão até dia 26 de abril, o evento é pago e possui três pacotes de inscrição com direito a certificado de 36h.

O Ereco Sul tem a proposta de ser um espaço plural de debates e troca de conhecimentos entre estudantes, professores e profissionais da Economia. Com objetivo de incentivar diálogos, discussões e reflexões críticas sobre o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, o evento oferece palestras, minicursos temáticos, apresentações de trabalhos acadêmicos, painéis e workshops interativos.

A programação completa está disponível no site do evento, onde também é possível realizar as inscrições. Mais informações pelo e-mail contato.cale@gmail.com.

Observação Solar na Praça da Cidadania
abr 30@11:30 – 12:30

O Sol e suas manchas vistos através de um telescópio.

O Grupo de Astrofísica (GAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, às quartas-feiras, uma sessão gratuita de observação da superfície solar com telescópio. A atividade depende de céu limpo, com poucas nuvens e sem chuva, e ocorre na área da Praça da Cidadania, em frente à Reitoria, das 11h30 às 12h30.

Durante as observações diurnas, o astro-rei é o único objeto que pode ser observado. Através dos telescópios, que são equipados com filtros especiais para deixar uma fração diminuta da luz, conseguimos observar uma esfera laranja quase perfeita, e que eventualmente possui algumas manchas escuras – as manchas solares.

Sobre o Observatório

O Observatório da UFSC é um projeto de extensão do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSC. Seu objetivo é levar a Astronomia e a Física ao público em geral, através da observação do céu noturno e diurno com telescópios, acompanhada de conversas com monitores, que são estudantes de graduação e pós-graduação em Física e Astrofísica. O Observatório conta com diversos telescópios que propiciam um grande aumento, e portanto a observação com detalhes de planetas, da Lua, aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas, e até do Sol.

Para saber mais, veja “O que podemos observar?“.

Mais informações:
observatorio.ufsc.br
Instagram
E-mail

maio
1
qui
Encontro Regional de Estudantes de Economia Sul (Ereco Sul)
maio 1@10:00 – 21:00

O Centro Acadêmico Livre de Economia (Cale) organiza o Encontro Regional de Estudantes de Economia Sul (Ereco Sul) de 30 de abril a 2 de maio, no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As  inscrições para o encontro vão até dia 26 de abril, o evento é pago e possui três pacotes de inscrição com direito a certificado de 36h.

O Ereco Sul tem a proposta de ser um espaço plural de debates e troca de conhecimentos entre estudantes, professores e profissionais da Economia. Com objetivo de incentivar diálogos, discussões e reflexões críticas sobre o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, o evento oferece palestras, minicursos temáticos, apresentações de trabalhos acadêmicos, painéis e workshops interativos.

A programação completa está disponível no site do evento, onde também é possível realizar as inscrições. Mais informações pelo e-mail contato.cale@gmail.com.

maio
2
sex
Encontro Regional de Estudantes de Economia Sul (Ereco Sul)
maio 2@10:00 – 21:00

O Centro Acadêmico Livre de Economia (Cale) organiza o Encontro Regional de Estudantes de Economia Sul (Ereco Sul) de 30 de abril a 2 de maio, no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As  inscrições para o encontro vão até dia 26 de abril, o evento é pago e possui três pacotes de inscrição com direito a certificado de 36h.

O Ereco Sul tem a proposta de ser um espaço plural de debates e troca de conhecimentos entre estudantes, professores e profissionais da Economia. Com objetivo de incentivar diálogos, discussões e reflexões críticas sobre o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, o evento oferece palestras, minicursos temáticos, apresentações de trabalhos acadêmicos, painéis e workshops interativos.

A programação completa está disponível no site do evento, onde também é possível realizar as inscrições. Mais informações pelo e-mail contato.cale@gmail.com.

maio
6
ter
Workshop sobre Tecnologias para Diabetes em ‘LivingLab’
maio 6@14:00 – 18:00

O Instituto de Engenharia Biomédica (IEB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o workshop Tecnologias para Diabetes em LivingLab: Onde a Tecnologia Encontra a Vida Real, que reunirá profissionais de saúde, representante da Anvisa, Inmetro, associações de diabetes, indústria e usuários finais para discutir desafios e problemáticas enfrentadas com glicosímetro (sensor de monitoramento contínuo de glicose) e bomba de insulina. O evento está marcado para 6 de maio, às 14h, de forma virtual.

O objetivo do workshop é apresentar perspectivas de diferentes áreas para estabelecer estratégias para prevenção de eventos adversos em dispositivos médicos usados por pessoas com diabetes. O evento é voltado a pessoas que têm diabetes, profissionais da saúde, pesquisadores, profissionais que atuam em agências reguladoras, na indústria e demais interessados.

Para mais informações e o recebimento do link do workshop acesse o formulário de inscrição

maio
7
qua
Observação Solar na Praça da Cidadania
maio 7@11:30 – 12:30

O Sol e suas manchas vistos através de um telescópio.

O Grupo de Astrofísica (GAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, às quartas-feiras, uma sessão gratuita de observação da superfície solar com telescópio. A atividade depende de céu limpo, com poucas nuvens e sem chuva, e ocorre na área da Praça da Cidadania, em frente à Reitoria, das 11h30 às 12h30.

Durante as observações diurnas, o astro-rei é o único objeto que pode ser observado. Através dos telescópios, que são equipados com filtros especiais para deixar uma fração diminuta da luz, conseguimos observar uma esfera laranja quase perfeita, e que eventualmente possui algumas manchas escuras – as manchas solares.

Sobre o Observatório

O Observatório da UFSC é um projeto de extensão do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSC. Seu objetivo é levar a Astronomia e a Física ao público em geral, através da observação do céu noturno e diurno com telescópios, acompanhada de conversas com monitores, que são estudantes de graduação e pós-graduação em Física e Astrofísica. O Observatório conta com diversos telescópios que propiciam um grande aumento, e portanto a observação com detalhes de planetas, da Lua, aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas, e até do Sol.

Para saber mais, veja “O que podemos observar?“.

Mais informações:
observatorio.ufsc.br
Instagram
E-mail

maio
14
qua
Observação Solar na Praça da Cidadania
maio 14@11:30 – 12:30

O Sol e suas manchas vistos através de um telescópio.

O Grupo de Astrofísica (GAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, às quartas-feiras, uma sessão gratuita de observação da superfície solar com telescópio. A atividade depende de céu limpo, com poucas nuvens e sem chuva, e ocorre na área da Praça da Cidadania, em frente à Reitoria, das 11h30 às 12h30.

Durante as observações diurnas, o astro-rei é o único objeto que pode ser observado. Através dos telescópios, que são equipados com filtros especiais para deixar uma fração diminuta da luz, conseguimos observar uma esfera laranja quase perfeita, e que eventualmente possui algumas manchas escuras – as manchas solares.

Sobre o Observatório

O Observatório da UFSC é um projeto de extensão do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSC. Seu objetivo é levar a Astronomia e a Física ao público em geral, através da observação do céu noturno e diurno com telescópios, acompanhada de conversas com monitores, que são estudantes de graduação e pós-graduação em Física e Astrofísica. O Observatório conta com diversos telescópios que propiciam um grande aumento, e portanto a observação com detalhes de planetas, da Lua, aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas, e até do Sol.

Para saber mais, veja “O que podemos observar?“.

Mais informações:
observatorio.ufsc.br
Instagram
E-mail

maio
21
qua
Observação Solar na Praça da Cidadania
maio 21@11:30 – 12:30

O Sol e suas manchas vistos através de um telescópio.

O Grupo de Astrofísica (GAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, às quartas-feiras, uma sessão gratuita de observação da superfície solar com telescópio. A atividade depende de céu limpo, com poucas nuvens e sem chuva, e ocorre na área da Praça da Cidadania, em frente à Reitoria, das 11h30 às 12h30.

Durante as observações diurnas, o astro-rei é o único objeto que pode ser observado. Através dos telescópios, que são equipados com filtros especiais para deixar uma fração diminuta da luz, conseguimos observar uma esfera laranja quase perfeita, e que eventualmente possui algumas manchas escuras – as manchas solares.

Sobre o Observatório

O Observatório da UFSC é um projeto de extensão do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSC. Seu objetivo é levar a Astronomia e a Física ao público em geral, através da observação do céu noturno e diurno com telescópios, acompanhada de conversas com monitores, que são estudantes de graduação e pós-graduação em Física e Astrofísica. O Observatório conta com diversos telescópios que propiciam um grande aumento, e portanto a observação com detalhes de planetas, da Lua, aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas, e até do Sol.

Para saber mais, veja “O que podemos observar?“.

Mais informações:
observatorio.ufsc.br
Instagram
E-mail

maio
28
qua
Observação Solar na Praça da Cidadania
maio 28@11:30 – 12:30

O Sol e suas manchas vistos através de um telescópio.

O Grupo de Astrofísica (GAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, às quartas-feiras, uma sessão gratuita de observação da superfície solar com telescópio. A atividade depende de céu limpo, com poucas nuvens e sem chuva, e ocorre na área da Praça da Cidadania, em frente à Reitoria, das 11h30 às 12h30.

Durante as observações diurnas, o astro-rei é o único objeto que pode ser observado. Através dos telescópios, que são equipados com filtros especiais para deixar uma fração diminuta da luz, conseguimos observar uma esfera laranja quase perfeita, e que eventualmente possui algumas manchas escuras – as manchas solares.

Sobre o Observatório

O Observatório da UFSC é um projeto de extensão do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSC. Seu objetivo é levar a Astronomia e a Física ao público em geral, através da observação do céu noturno e diurno com telescópios, acompanhada de conversas com monitores, que são estudantes de graduação e pós-graduação em Física e Astrofísica. O Observatório conta com diversos telescópios que propiciam um grande aumento, e portanto a observação com detalhes de planetas, da Lua, aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas, e até do Sol.

Para saber mais, veja “O que podemos observar?“.

Mais informações:
observatorio.ufsc.br
Instagram
E-mail

maio
30
sex
Cine Paredão: ‘O Crepúsculo do Pé Grande’
maio 30@19:00 – 21:00

O projeto Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme O Crepúsculo do Pé Grande, de 2024, dos diretores David e Nathan Zellner, nesta sexta-feira, 30 de maio, às 19h, no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). O evento é gratuito e aberto ao público, com classificação indicativa de 18 anos. Esta edição comemora o aniversário de 17 anos do projeto Cine Paredão, o cineclube há mais tempo em atividade ininterrupta em Santa Catarina.

A sessão faz parte dos eventos da Semana do Meio Ambiente 2025, realizada pela UFSC Sustentável de 26 a 31 de maio. A programação completa pode ser conferida no site UFSC Sustentável.

O Crepúsculo do Pé Grande

Nas florestas enevoadas da América do Norte, uma família de Pés-Grandes — possivelmente a última de sua espécie enigmática — embarca em uma jornada absurda, épica, hilária e, em última análise, comovente durante um ano. Gigantes peludos e nobres, eles lutam pela sobrevivência ao se verem em rota de colisão com o mundo ao redor em constante mudança.

Para mais informações, acesse o Instagram do Cine Paredão.

jun
7
sáb
Vivência no parque do Córrego Grande: Ficorremediação em Lagos Urbanos Eutrofizados
jun 7@13:30 – 17:00

Alunos do curso de Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem o evento Ficorremediação em Lagos Urbanos Eutrofizados, no dia 7 de junho, das 13h30 às 17h, no Parque Natural Municipal do Córrego Grande, em Florianópolis. A atividade faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente e busca aproximar a comunidade do conhecimento científico produzido na universidade.

Durante o evento, os visitantes poderão conhecer de perto o funcionamento do processo de biorremediação utilizando algas, entender os fatores que causam a eutrofização dos lagos e o papel das algas nesse processo. Haverá também exposição de espécies de algas, atividades interativas sobre monitoramento da água e rodas de conversa com os estudantes.

O projeto está relacionado à rampa filtrante de biorremediação instalada no lago do parque, desenvolvida e monitorada pelo Laboratório de Ficologia (LAFIC), do Departamento de Botânica da UFSC. Esse sistema utiliza algas para a remoção de poluentes e o controle da eutrofização, promovendo a melhoria da qualidade da água de forma natural e sustentável.

A proposta é conscientizar o público sobre a importância da qualidade da água e estimular o uso de tecnologias sustentáveis na restauração ambiental de áreas urbanas.

Mais informações no instagram do laboratório.

jun
12
qui
II Workshop: Estudos e Práticas da CTS na Gestão Integrada de Riscos e de Desastres (GIRD)
jun 12@14:00 – 18:00

Será realizado no dia 12 de junho II Workshop: Estudos e Práticas da CTS na Gestão Integrada de Riscos e de Desastres (GIRD), das 14h às 18h, no Auditório do bloco F do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). A atividade tem como objetivo promover o debate interdisciplinar entre ciência, tecnologia e sociedade, destacando o papel da educação na redução de riscos e desastres.

As inscrições para o workshop são gratuitas e devem ser realizadas pelo formulário on-line até a data do evento. Os participantes terão direito a certificado de quatro horas.

Programação

14h – Palestra CTS na GIRD:
Palestrante: professora Fabiana Santos Lima.
Professora Visitante PPGECT/ UFSC; Membro CEPED/UDESC; Membro do Centro Técnico Científico da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (CTC); Coordenadora da Câmera Técnica de Logística Humanitária do CTC; Graduada em Matemática Licenciatura Plena (FURG); Doutora e Mestre em Eng. Produção (UFSC); Área de atuação: Logística Humanitária.

14h30 – Palestra Sem educação, não há Redução de Riscos: A Formação como Pilar das Políticas Públicas para a Sociedade em RRD:
Palestrante: Cleonice Maria Beppler.
Engenheira Florestal/segurança do trabalho/Transportes – Professora Instituto Federal Catarinense (IFC) –Campus Camboriú; Coordenadora Nacional e Institucional do curso Técnico Subsequente de Defesa Civil EAD; Coordenadora e Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do curso Técnico Subsequente de Defesa Civil EAD Campus Camboriú; Coordenadora do curso de qualificação de Agente Comunitário em Proteção e Defesa Civil no Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú, Subcoordenadora do Plano de Contingência de Educação no estado de SC (PLANCON EDU) – Plano de contingência escolar para as escolas de SC.

15h – Palestra Programa Brigadas Escolares e a cultura de prevenção e preparação no ambiente escolar
Palestrante: capitã Joyce Andressa de Oliveira Saboia.
Bacharel em Segurança Pública e Redução de Desastres, pela Academia Policial Militar do Guatupê; Graduação em Engenharia Civil; MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades; Curso de Especialização em Segurança contra Incêndio, pelo CBMPR ; Pós Graduação em Segurança do Trabalho; Curso de Especialização de Sistema de Comando de Incidentes, pelo CBMPR; Pós Graduação em Proteção e Defesa Civil; Atualmente, militar da ativa do CBMPR, atuando na Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná.

15h30 – Palestra A Geografia Escolar e mudanças climáticas como estratégia para a Redução de Riscos e Desastres
Palestrante: professor André Peron.
Coordenador e Professor de Geografia no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Doutor em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGG/UFSC), linha de pesquisa: Geografia em processos educativos.

16h30 – Apresentação Aplicativo de Suporte para Professores Aderirem ao Currículo sobre o Tema Desastres
Palestrantes: acadêmicos Elida Marlene Alvarez MedinaFelipe Morais SantosNasarita RohdenMonica Dias VieiraRosihene Evelim da Silva AzevedoSalete Aparecida Martins.

jun
13
sex
Cine Paredão: ‘Il Mare’
jun 13@19:00

O Cine Paredão, projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe nesta sexta-feira, 13 de junho, às 19h, o filme Il Mare (2000), A casa à beira-mar em português, do diretor Hyun-seung Lee. A exibição é gratuita e aberta ao público, e ocorre no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

Sinopse

Eun-joo, ao mudar-se da casa conhecida como ‘Il Mare’, deixa um cartão de natal para o eventual novo morador, em 1999. Neste cartão, ela pede para que este novo proprietário envie para o seu novo endereço a correspondência recebida em seu nome. Em 1997, Sung-hyun, o primeiro proprietário de ‘Il Mare’, encontra o cartão de natal de Eun-joo. Percebem então que estão separados por dois anos no tempo, mas que podem se comunicar através da caixa de correio.

Gênero: romance/fantasia; duração: 1h45min; classificação indicativa: 12 anos.

Assista ao trailer de Il Mare:

Para mais informações, acesse o Instagram do Cine Paredão.

jun
18
qua
Cine Paredão: ‘Oeste outra vez’
jun 18@19:00

O Cine Paredão apresenta nesta quarta-feira, 18 de junho, o filme Oeste outra vez, de Erico Rassi, às 19h, no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Inicialmente marcada para o dia 20, a data da atividade foi alterada por conta do feriado prolongado e da previsão de chuva para sexta-feira. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

Sinopse

Na Chapada dos Veadeiros, no sertão de Goiás, uma rivalidade intensa e destrutiva desperta entre Totó (Ângelo Antônio) e Durval (Babu Santana), ambos abandonados pela mesma mulher. Confrontados com suas próprias vulnerabilidades, os dois encaram um conflito brutal, que reflete disputas pessoais, o choque de tradições e a inevitável passagem do tempo. Aos poucos, as cicatrizes de um passado repleto de desilusões e perdas irreparáveis são expostas, enquanto cada desavença intensifica a tensão das batalhas internas.

Ficha técnica

Direção: Erico Rassi
Roteiro: Erico Rassi
Gênero: Drama/Faroeste
Duração: 1h 37min
Ano: 2024
Classificação: 14 anos
Elenco: Ângelo Antônio, Babu Santana, Rodger Rogério, Antônio Pitanga, Adanilo, Daniel Porpino, Tuanny Araújo

*Notícia atualizada em 17 de junho, às 17:03, para alteração da data do evento.