Calendário de Eventos UFSC

ago
13
ter
II Colóquio Leo Strauss
ago 13@9:30 – ago 15@18:00
II Colóquio Leo Strauss

O Núcleo de Estudos do Pensamento Político do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (NEPP/SPO/UFSC) promove o II Colóquio Leo Strauss de 13 a 15 de agosto, das 9h30 às 18h. O evento ocorre de forma remota, por videoconferência por meio do Google Meet.

O Colóquio é aberta a toda a comunidade acadêmica. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo formulário on-line até 12 de agosto. Será fornecido certificado de 4 horas aos participantes que estiverem presentes em no mínimo duas mesas. O evento é coordenado pelo professor Jean Gabriel Castro da Costa, vinculado ao ao NEPP, ao SPO e ao Programa de Pós-graduação em Sociologia e Ciência Política da UFSC (PPGSP). Também atuam na organização do evento o doutorando Iann Endo Lobo (PPGSP) e o doutor Elvis de Oliveira Mendes.

O evento visa promover uma oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre a obra de Leo Strauss. Ao longo de três dias, serão discutidos temas como a natureza do político, a relação entre filosofia e sociedade, a controvérsia entre antigos e modernos, entre outros tópicos. As conferências terão até 40 minutos de duração, seguidas de sessões para perguntas e debates.

Mais informações pelo site do evento ou pelo e-mail: coloquioleostrauss@gmail.com

set
12
qui
Universidade em Debate: Governança Universitária
set 12@14:00 – 16:00

O Instituto de Pesquisa e Estudos em Administração Universitária (Inpeau) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o fórum Universidade em Debate, com o tema Governança Universitária, na quinta-feira, 12 setembro, às 14h.

O evento terá a participação dos professores Carmen Perez-Esparrells, Maria de Lourdes Machado-Taylor e Francisco Ganga Contreras, com mediação de Graziele Alano Gesser, pesquisadora do Inpeau. O debate será transmitido de forma remota pelo canal do do Inpeau/UFSC no YouTube. A atividade é aberta ao público.

Para mais informações, acesse a página inpeau.ufsc.br.

set
13
sex
Sobre Viver: O cinema do trabalhador
set 13@19:00

O Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a entidade Fazendo Escola, exibe o filme Propriedade (2023), de Daniel Bandeira, na sexta-feira, às 19h, no Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado (Sinjusc), localizado na Av. Mauro Ramos, nº 448, no Centro, em Florianópolis. Parte da programação do projeto Sobre Viver: O cinema do trabalhador, esta edição exibirá ainda outros filmes que falam sobre trabalho, conflito, precarização da vida e sobrevivência.

Propriedade ganhou o prêmio de melhor filme no Festival de Terror do Brooklyn, realizado nos Estados Unidos. As exibições são gratuitas e ocorrem sempre no mesmo horário, sendo seguidas de rodas de conversa.

A programação completa e mais informações estão disponíveis na página do Lastro.

set
25
qua
Grupo de estudos: Núcleo de Estudos de Gênero na Política Externa e Internacional
set 25@18:45 – 21:45

O Núcleo de Estudos de Gênero na Política Externa e Internacional da Universidade Federal de Santa Catarina (Negpei/UFSC) realiza nesta quarta-feira, 25 de setembro, às 18h45, o primeiro encontro do grupo de estudos no semestre 2024.2. Serão discutidos artigos sobre temáticas de gênero e relações internacionais. A iniciativa não requer inscrição, é gratuita e aberta a estudantes de graduação e pós-graduação da UFSC e de outras universidades. Os encontros do grupo de estudos têm duração de uma hora e serão realizados mensalmente de forma on-line.

Para participar, acesse o grupo de WhatsApp do Negpei ou escaneia o QR Code no banner ao lado.

Mais informações na página do Negpei.

Palestra: Gestão de Conflitos
set 25@19:00 – 21:00
Palestra: Gestão de Conflitos

O Academy UFSC, programa do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove a palestra on-line Gestão de Conflitos nesta quarta-feira, 25 de setembro, às 19h, pelo canal do Youtube do Academy UFSC. O evento terá a participação do co-fundador do Instituto Converse, Filipe Mescolotto. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia do evento pela plataforma Sympla. Haverá emissão de certificado de 1h30.

A atividade tem o objetivo de falar sobre o que é um conflito, porque eles ocorrem, o que é possível fazer para resolvê-los de maneira mais criativa e tranquila e como se pode transformar conflitos a partir de uma perspectiva mais colaborativa.

Mais informações na página de inscrição ou pelo e-mail academy.ufsc@gmail.com

 

out
16
qua
Cine Ciência UFSC: “Perfume”
out 16@18:00

O Cine Ciência UFSC vai exibir hoje, 16 de outubro, o filme Perfume – A História de um Assassino (2006), no Auditório Elke Hering, o auditório da BU, às 18h. Após a sessão, a palestra A Química dos Perfumes será ministrada pela professora Anelise Maria Regiane, do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento também é promovido pelo Laboratório de Divulgação Científica em Química (Laboratório Quimidex).

O projeto de extensão Cine Ciência UFSC faz sessões de filmes gratuitas e abertas ao público, seguidas por debates e apresentações de professores e estudantes universitários.

Para participar, não é necessário se inscrever. Mais informações no Instagram do Cine Ciência UFSC.

out
18
sex
CineBuñuel: “Rebelión”
out 18@19:00

O CineBuñuel vai exibir Rebelión (2022) nesta sexta-feira, 18 de outubro, às 19h, na Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O longa-metragem é uma cinebiografia de Joe Arroyo, cantor de salsa colombiano, produzido pelo diretor José Luis Rugeles.

A exibição de Rebelión faz parte do Ciclo ¡Qué viva la música!, uma programação de filmes que abordam o universo musical. O CineBuñuel é um projeto de extensão que visa difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história.

A exibição é gratuita e aberta ao público. O áudio será o original, em espanhol, com legendas em português.

Mais informações no Instagram ou no Facebook do CineBuñuel.

Sinopse do filme:

Rebelión apresenta um Joe Arroyo ainda desconhecido em sua trajetória até se tornar possivelmente o mais notável cantor e compositor de salsa colombiano. Sua vida turbulenta, cheia de altos e baixos, não impediu, porém, que fosse reconhecido como um gênio da música. Longe de prestar um tributo cego de idolatria, o filme visita a intimidade e alguns aspectos controversos da figura desse artista, acompanhando sua jornada alucinante e por vezes claustrofóbica em diversos períodos de sua vida.