Calendário de Eventos UFSC

mar
2
sáb
Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2024
mar 2 – mar 3 dia inteiro

Atletismo será uma das modalidades em disputa. Foto: Alessandra Cabral/CPB/Divulgação

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2024, idealizado e realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), chega a Florianópolis neste fim de semana, em uma parceria com o Centro de Desporto (CDS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Serão 520 participantes em competições promovidas no Campus de Florianópolis, no bairro Trindade, no sábado e no domingo, 2 e 3 de março. Desses, 390 estão inscritos nas provas de atletismo, 96 nas de natação e 24 nas disputas de bocha. Há cerca de um mês, a Universidade assinou acordo de cooperação com o CPB para implantação do Centro de Referência Paralímpico na UFSC, o que viabilizou a promoção do evento em Florianópolis.

Leia mais em sobre o Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2024.

 

abr
12
sex
Simpósio Nacional da Pós-Graduação em Direito
abr 12@8:30 – abr 15@18:00
Simpósio Nacional da Pós-Graduação em Direito @ Terceiro andar do bloco do CCJ

O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove nesta sexta-feira, 12 de abril, o I Simpósio Nacional de Pesquisa – PPGD/UFSC: Direitos fundamentais, Novos direitos, Novas tecnologias, Inovação e Sustentabilidade. O evento é aberto para estudantes não somente da UFSC, mas também de outras instituições interessados em compartilhar suas pesquisas. As atividades ocorrerão de forma híbrida.

Na segunda-feira, 15 de abril, em comemoração ao aniversário de 50 anos do PPGD da UFSC, será realizado o I Congresso Nacional Direito, Política e Sociedade em Perspectiva, organizado pelos docentes Dóris Ghilardi, José Sérgio da Silva Cristóvam e Ariê Scherreier Ferneda. O congresso inicia às 9h e tem término previsto para as 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser feita pelo neste link.

> Confira a programação do Congresso

Além da UFSC, a iniciativa é também uma realização da Universidade de Santa Cruz (UESC) e tem apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

maio
3
sex
Simpósio de saúde mental perinatal
maio 3@13:30 – 17:30

O Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza o 1° Simpósio Catarinense de Saúde Mental na Perinatalidade. O evento é realizado em razão do Maio Furta Cor,  uma campanha de apoio e valorização da saúde mental materna, e tem a finalidade de mobilizar profissionais da área e toda a comunidade para a importância desta causa. O simpósio conta com a parceria da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), do Serviço de Psicologia do HU/UFSC e de alguns coletivos de Florianópolis.

O simpósio acontecerá na sexta-feira, 3 de maio, no Auditório Central do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC) das 13h30 às 17h30. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas por meio deste formulário. Haverá emissão de certificado de quatro horas aos participantes.

Para mais informações, acessar o instagram @saudementalmaterna.floripa.

 

set
12
qui
Simpósio sobre Emergência Climática
set 12@14:00 – set 13@21:00

O Grupo de Estudos Orientais e Ecologia Profunda da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o Simpósio transdisciplinar sobre emergência climática no Antropoceno, transição cultural e contribuições do Oriente nas próximas quinta e sexta-feira, 12 e 13 de setembro, das 14h às 21h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

O objetivo da reunião é estabelecer um diálogo a respeito dos últimos eventos climáticos no Brasil, promovendo reflexão, conscientização e engajamento na causa. A abordagem transdisciplinar permite interações entre os diferentes setores da sociedade.

O Simpósio contará com a participação de 17 pesquisadores e autoridades no assunto. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

Mais informações pelo Instagram @oikos.sos.terra.

set
30
seg
Simpósio Internacional de Geografia do Conhecimento e da Inovação
set 30@8:00 – out 2@18:00

V Simpósio Internacional de Geografia do Conhecimento e da Inovação (SIGCI), que ocorrerá de 30 de setembro a 02 de outubro de 2024, recebe inscrições de trabalhos até 1º de junho. O evento é organizado pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina e pelo Laboratório de Estudos sobre Circulação, Transporte e Logística (LabCit/UFSC). As atividades ocorrerão no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC).

A abertura do evento conta com uma conferência do economista Marcio Pochmann, presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no dia 30 de setembro, das 19h às 22h, no Auditório Garapuvu no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. As inscrições para a conferência são gratuitas e ocorrem até o dia da abertura. Os participantes tem direito a um certificado de quatro horas.

O V SIGCI abordará a dinâmica urbano-regional do país, tendo como tema “Novas centralidades urbanas na Era Digital: Tecnologias da informação e o comando na rede de cidades”. Os organizadores do evento buscam estimular um campo de pesquisa que interconecta a rede urbana e a inovação, debate pouco explorado na literatura nacional e internacional.

O evento contará com conferências, mesas redondas e sessões temáticas para as quais serão aceitas submissões de trabalhos na forma de resumos expandidos.

Confira as datas importantes:

01/06/2024 Submissão dos Resumos Expandidos
01/07/2024 Divulgação dos Trabalhos Aprovados
10/07/2024 Prazo para pagamento de inscrição no evento (apresentadores de trabalho)
01/09/2024 Publicação dos anais do evento
30/09/2024 a 02/10/2024 Realização do evento

 Sobre o V SIGCI

Na medida em que as cidades são estruturas centrais para a reprodução social, com a intensificação de fluxos de capital, conhecimento e trabalho qualificado, é esperado que a nova era digital promova a classificação/hierarquização de centros urbanos brasileiros. Nesse sentido, o V SIGCI busca servir como apoio teórico e metodológico para o IBGE, em especial, ao estudo Região de Influência das Cidades (Regic). A realização do evento em Santa Catarina é estratégica para que essa reflexão possa se pautar em casos concretos como Florianópolis, Blumenau e Joinville, que têm despontado como centralidades importantes nas tecnologias digitais.

Mais informações no site oficial do evento.

 

out
14
seg
Aula Magna de Jornalismo
out 14@9:00

O Curso, o Departamento e o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, na próxima segunda-feira, 14 de outubro, às 9h, a Aula Magna de abertura do segundo semestre de 2024, no auditório do Espaço Físico Integrado (EFI). A convidada é Daniela Arbex, escritora, jornalista e documentarista.

A palestra será sobre jornalismo, reportagem e investigação jornalística, bem como seu livro mais recente – Longe do Ninho: uma investigação do incêndio que deu fim ao sonho de dez jovens promessas do Flamengo de se tornarem ídolos no país do futebol –, lançado em fevereiro de 2024. O evento, que conta com o apoio do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), é aberto ao público e gratuito.

Sobre a palestrante

Daniela Arbex, 48 anos, é autora do best-seller Holocausto brasileiro, eleito melhor livro-reportagem do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013) e segundo melhor livro-reportagem no prêmio Jabuti (2014). Com mais de 300 mil exemplares vendidos no Brasil e em Portugal, a obra ganhou as telas da TV, em 2016, através de um documentário produzido com exclusividade para a HBO, com exibição em mais de 40 países.

Em 2015, lançou Cova 312, vencedor do Prêmio Jabuti na categoria livro-reportagem (2016), no qual aborda uma nova perspectiva, em relação à história oficial, sobre a ditadura militar. Em Todo dia a mesma noite (2018), sua terceira obra publicada, Daniela Arbex reconstitui de maneira inédita os eventos da madrugada de 27 de janeiro de 2013, quando a cidade de Santa Maria perdeu de uma só vez 242 vidas na boate Kiss.

Em 2020, a escritora lançou sua primeira biografia. Os dois mundos de Isabel narra a história da brasileira centenária Isabel Salomão de Campos. Em 2022 foi a vez de Arrastados: os bastidores do rompimento da barragem de Brumadinho, vencedor do prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos 2023. Em 2024, a escritora publicou Longe do Ninho, livro que retrata o incêndio no CT do Flamengo.

Em 2021, a série Colônia foi livremente inspirada na obra Holocausto Brasileiro. No dia 25 de janeiro de 2023, a série Todo Dia a Mesma Noite, produção baseada no livro de Arbex, foi ao ar pelo serviço de streaming da Netflix. Em 2024, o documentário Holocausto Brasileiro também entrou para o catálogo da plataforma.

Daniela é uma das jornalistas mais premiadas de sua geração, com mais de 20 prêmios nacionais e internacionais no currículo, entre eles três prêmios Esso, o americano Knight International Journalism Award (2010), o prêmio IPYS de Melhor Investigação Jornalística da América Latina (2009) e o Natali Prize, que recebeu na Bélgica em 2002.

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 1995, iniciou a carreira no jornal Tribuna de Minas, do qual foi repórter especial por 23 anos. Mesmo trabalhando distante dos grandes centros, conseguiu reconhecimento para o seu trabalho de repórter investigativa. Atualmente, dedica-se à literatura.