Calendário de Eventos UFSC

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Turnê teatral ‘Pacacoenco nos lugares onde o povo está’
mar 8@9:30 – mar 11@14:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe os espetáculos Pacacoenco, Palhastê e Só eu e nós, a partir desta sexta-feira, 8 de março. As apresentações integram a 2ª edição do projeto “Pacacoenco nos lugares onde o povo está”, que está circulando pelas cidades Joaçaba, Lages, Criciúma, Blumenau, Joinville, Florianópolis e Itajaí. As peças são apresentadas pelo artista Charles Augusto.

No fechamento da turnê, que será UFSC, além dos espetáculos do palhaço Pacacoenco, também haverá as apresentações: Arreda Boi, A Gala dos (A)Gentes do Riso, a banda Tarrafa Elétrica, e a contação de história “Um nascimento do boi de mamão”. Os espetáculos serão gratuitos e todas as sessões terão intérpretes de Libras e audiodescrição. A classificação indicativa é livre.

Programação:

08/03 | sexta-feira

 Centro de Cultura e Eventos da UFSC
9h30 | Um nascimento do boi de mamão
10h | Pacacoenco
14H | Só eu e nós 20h30 | Tarrafa Elétrica
Bugio Trindade
21h30 | Partilha Festiva

09/03 | sábado

Praça Santos Dumont – Trindade
19h | Palhastê

11/03 | segunda-feira

Centro de Cultura e Eventos da UFSC
9h30 | Gala dos (A)Gentes do Riso
Praça da Cidadania da UFSC
12h30 | Arreda Boi
Centro de Cultura e Eventos da UFSC
14h | Gala dos (A)Gentes do Riso

Sobre os espetáculos 

Um nascimento do boi de mamão

Essa contação/brincadeira traz ao público uma das versões sobre o nascimento do boi de mamão. Coletado por Nado Gonçalves com um grande mestre de boi, seu Zé Benta. Uma versão que apresenta a brincadeira do boi como resolução de conflitos e sociabilidade. O artista Charles Augusto traz para o público essa história singeleza e ao final da contação, uma pequena brincadeira de boi com as pessoas presentes.

Aí está a essência do artista. Levar sua arte a qualquer lugar onde alguém esteja disposto a apreciá-la. Pacacoenco, na companhia da sua amiga Jaguaruna, desbrava o interior da geografia mundial e do coração humano. As estradas são percorridas a pedaladas, e, na bagagem, o palhaço leva seus truques, sua casa e seu amor. Afinal, “..a poesia indica que as eras do universo passam e o homem que ama fica.” (Quirino)

Só eu e nós

Pacacoenco segue seus dias fazendo arte na rua, trazendo seu mundo encantado para a rotina cinza das cidades. Um dia este ser solitário encontra um cão abandonado. O que pode acontecer do encontro de um palhaço, um cachorro e uma calça?

Tarrafa Elétrica

A banda de Itajaí-SC mistura ritmos tradicionais e modernos em uma estética diferenciada, levantando a bandeira da arte como ferramenta para a transformação social. Musicalmente propõe uma mistura sonora que circula livremente entre o passado e o presente. Boi de mamão com rap, viola caipira com rock e por aí vai, não existem limites ou rótulos para a proposta sonora do grupo. Com todos estes elementos e uma identidade ímpar o show do Tarrafa Elétrica é um convite à alegria, interagindo diretamente com o público e fazendo de cada espectador um membro efetivo da apresentação.

Palhastê

Pacacoenco encontra a oportunidade certa para estar com o público quando substitui um famoso guru e oferece sua própria visão do autoconhecimento transcendental. Para isso, ele cria a Filosofia “Palhastê”, que já tem 1450 anos – ou segundos – de tradição, com mantras risíveis e momentos de pura magia, fantasia, poesia, alegoria, alegria, padaria, eubemquequeria, boêmia, correria, calmaria, bruxaria, bobearia, anistia, cantoria, academia, filosofia, charlatania, biologia, arritmia, apologia, anatomia, analogia, amigaria, alquimia, alforria, curadoria, confraria, cacofonia, autonomia e até palhaçaria.

Gala dos (A)Gentes do Riso

Numa noite especial, (A)Gentes se juntam para tratar de algo muito importante no mundo, a alegria. Nesse encontro, brincam e partilham histórias. Quando você pensa em um hospital, o que vem à cabeça? (A)Gente lembra do que está bem, do que pulsa, de tudo aquilo que carregamos dentro e que escapa pela boca como riso…

Arreda Boi

A Associação Cultural Arreda Boi surgiu na década de 1990 na comunidade da Barra da Lagoa, em Florianópolis/SC, reunindo pessoas de diferentes gerações, de crianças a idosos, interessados na brincadeira do boi de mamão, prática cultural local. Desde então, em 32 anos de história, o Arreda Boi se tornou uma das referências de cultura popular na cidade de Florianópolis, se envolvendo em projetos de diferentes áreas.

Sobre Charles Augusto

Charles Augusto é um artista brasileiro residente em Florianópolis/SC, atua na arte desde 2002. Nesse ínterim percorreu várias cidades do Brasil e todas as regiões do estado de Santa Catarina até seu interior mais profundo. Apresentou em festivais de renome, circulações artisticas, intercâmbios e produções independentes. Além da atuação, também realiza formações em palhaçaria e artes cênicas em geral e preparação de elenco para audiovisual. Sua produção de espetáculos cênicos implica em parcerias com diversas pessoas do mundo artístico que em conjunto construíram e constroem o repertório do artista, com destaque para os espetáculos: Só eu e nós, Palhasté e Pacacoenco.

A circulação “Pacacoenco nos lugares onde o povo está – edição 2” é um projeto cultural realizado por Charles Augusto, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, (PIC), do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Conta com o incentivo da CELESC, com o apoio de Secretaria de Cultura, Arte e Espore da UFSC (SeCArtE).

Mais informações: charlesaugusto.art.br | instagram.com/charlesaugusto_pacacoenco

Texto: divulgação SeCArtE, com informações da produção do evento.



mar
14
qui
Monólogo: Conta Catarina
mar 14@15:00 – 17:00
A artista Adriana Rio apresenta nesta quinta-feira, 14 de março, às 15 e às 19h, no Teatro Carmen Fossari, o monólogo Conta Catarina. O espetáculo é uma obra cênica autoral de palhaçaria, que aborda a temática da cultura da violência com humor, afim de indicar caminhos de superação. A apresentação é gratuita e aberta à comunidade com entrada liberada por ordem de chegada uma hora antes do inicio das sessões, a classificação indicativa é de 14 anos.

Sobre o espetáculo

Uma aula espetáculo cênico-autoral de narração de histórias, a atriz, a partir das suas experiências de professora, pesquisadora e palhaça,  compartilha com o público um percurso poético de pesquisa e criação em busca da cultura da infância e o estarrecedor encontro com a cultura da violência.

Para Adriana Rio a o espetáculo tem o intuito de contribuir na visibilidade da temática densa e dolorosa da violência contra às mulheres, buscando com descontração, comicidade e alegria, na experiência do contar trazer junto ao público a importância de ver, desconstruir, debater, problematizar e transformar a cultura da violência = cultura patriarcal, um desafio de luta e cura coletiva, responsabilidade de todes nós!!!!

Sobre Adriana Rio

Professora, pesquisadora que atua na formação de professoras na educação básica, desde 2013 vem desenvolvendo a performance dos Sapatinhos Vermelhos, livremente inspirada no trabalho artístico Sapatos Rojos (México, Elina Chauvet, 2009) e desde 2018 vem incorporando as artes da palhaçaria como referências para o trabalho poético e político no combate à violência contra às mulheres.

A apresentação é uma realização da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

📅  Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

Serviço

O Quê: Conta Catarina, com Adriana Rio
Quando: 14/03/2024 | quinta-feira | duas sessões | 15h e 19h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: evento gratuito, com entrada liberada por ordem de chegada uma hora antes do inicio das sessões
Duração: 60 min – com debate posterior
Classificação: 14 anos
Informações: SeCArtE | secarte@contato.ufsc.br | 48 3721-2376

Ficha Técnica:

Atriz/contadora de história: Adriana Rio
Direção: Vanderleia Will – Cia Pé de Vento Teatro
Figurino: Esha Prem – Costureira: Rosa de Assis Marques
Trilha sonora/composição musical: Renata Oliveira
Identidade Visual: Daniel Olivetto
Iluminação: Felipe Thaça

Monólogo: Conta Catarina
mar 14@19:00 – 21:00
A artista Adriana Rio apresenta nesta quinta-feira, 14 de março, às 15 e às 19h, no Teatro Carmen Fossari, o monólogo Conta Catarina. O espetáculo é uma obra cênica autoral de palhaçaria, que aborda a temática da cultura da violência com humor, afim de indicar caminhos de superação. A apresentação é gratuita e aberta à comunidade com entrada liberada por ordem de chegada uma hora antes do inicio das sessões, a classificação indicativa é de 14 anos.

Sobre o espetáculo

Uma aula espetáculo cênico-autoral de narração de histórias, a atriz, a partir das suas experiências de professora, pesquisadora e palhaça,  compartilha com o público um percurso poético de pesquisa e criação em busca da cultura da infância e o estarrecedor encontro com a cultura da violência.

Para Adriana Rio a o espetáculo tem o intuito de contribuir na visibilidade da temática densa e dolorosa da violência contra às mulheres, buscando com descontração, comicidade e alegria, na experiência do contar trazer junto ao público a importância de ver, desconstruir, debater, problematizar e transformar a cultura da violência = cultura patriarcal, um desafio de luta e cura coletiva, responsabilidade de todes nós!!!!

Sobre Adriana Rio

Professora, pesquisadora que atua na formação de professoras na educação básica, desde 2013 vem desenvolvendo a performance dos Sapatinhos Vermelhos, livremente inspirada no trabalho artístico Sapatos Rojos (México, Elina Chauvet, 2009) e desde 2018 vem incorporando as artes da palhaçaria como referências para o trabalho poético e político no combate à violência contra às mulheres.

A apresentação é uma realização da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

📅  Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

Serviço

O Quê: Conta Catarina, com Adriana Rio
Quando: 14/03/2024 | quinta-feira | duas sessões | 15h e 19h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: evento gratuito, com entrada liberada por ordem de chegada uma hora antes do inicio das sessões
Duração: 60 min – com debate posterior
Classificação: 14 anos
Informações: SeCArtE | secarte@contato.ufsc.br | 48 3721-2376

Ficha Técnica:

Atriz/contadora de história: Adriana Rio
Direção: Vanderleia Will – Cia Pé de Vento Teatro
Figurino: Esha Prem – Costureira: Rosa de Assis Marques
Trilha sonora/composição musical: Renata Oliveira
Identidade Visual: Daniel Olivetto
Iluminação: Felipe Thaça

abr
17
qua
Aula inaugural de Agroecologia
abr 17@13:00 – 17:00

O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Graduação em Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a A’ iny Elementos Da Terra – Escola de Alimentação Viva e Vegana, promove uma aula inaugural do curso de extensão de Agroecologia e Alimentação Viva.

Um dos principais focos da atividade é promover uma alimentação baseada no consumo de sementes germinadas, brotos e vegetais crus. O curso de extensão em Agroecologia e Alimentação Viva desenvolve habilidades práticas nessa área e estimula reflexões teóricas sobre o meio ambiente interno e externo, além de estimular práticas naturais de cuidados com a saúde e a natureza. 

O público-alvo dessas iniciativas é composto por pessoas interessadas em mudar seus hábitos de vida, especialmente os alimentares, e em contribuir para a preservação do meio ambiente. O curso é aberto a todos, sem exigência de escolaridade específica. 

A aula inaugural será na quarta-feira, 17 de abril, na sede do Grupo Escoteiro Desterro 52°SC, localizada no Campus de Florianópolis. evento é gratuito e acontece das 13h às 17h, contando com palestras, oficina e a abertura oficial da horta do PET EduCampo. A participação é aberta, mas pede-se que confirme presença por e-mail.

Os palestrantes são:

  • Marcos José de Abreu, o Marquito, é engenheiro agrônomo e mestre em Agroecossistemas. Está em seu primeiro mandato como deputado estadual de Santa Catarina e preside a Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. Suas principais áreas de atuação são ecologia e justiça social. Foi vereador de Florianópolis por seis anos, construindo o Mandato Agroecológico. É autor das Leis da Compostagem, Política Municipal da Agroecologia e Produção Orgânica, Floripa Zona Livre de Agrotóxicos e Direitos da Natureza. Essa última lei virou uma referência internacional e foi apresentada por Marquito na ONU em 2022.
  • Dr. Alberto Peribanez Gonzalez, médico cirurgião formado pela Universidade de Brasília, com mestrado e doutorado pelo Instituto de Pesquisa Cirúrgica da Universidade Ludwig Maximilian de Munique, Alemanha. É especialista em Nutracêutica, autor dos livros “Lugar de Médico é na Cozinha” e “O Cirurgião Verde”  Coordenador dos cursos de extensão Bases Fisiológicas e Bases Conscientes da Terapêutica Natural e do programa de saúde “Modelo Biogênico” em Ribeirão Grande – SP.
  • Camila de Santis, nutricionista, Mestra em Saúde Pública pela Fiocruz, Pós graduanda em Nutrição Clínica pela USP e Coordenadora do Projeto Terrapia- Fiocruz/RJ (Alimentação viva e Agroecologia na promoção da saúde).
abr
24
qua
Aula com João Moreira Salles
abr 24@15:00 – 18:00

O curso de Graduação em Cinema da UFSC promove a aula Cinema feito de Quase Nada, com o cineasta brasileiro João Moreira Salles, sobre a obra de Eduardo Coutinho, na quarta-feira, 24 de abril, das 15h às 18h, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC, em Florianópolis.

Ao final do encontro, será exibido o curta documental Máquinas de Lazer, Trabalho de Conclusão de Curso de Ítalo Zaccaron, e será promovido debate sobre as conexões entre a aula do cineasta e a obra do formando do curso de Cinema da UFSC.

“Se Eduardo Coutinho ainda estivesse por aqui, que filmes estaria dirigindo? Convivi com Coutinho por mais de 20 anos e sobre ele só tinha três certezas: que, marcado um encontro, ele não se atrasaria; que ele chegaria fumando; e que viria com uma bolsa a tiracolo. Qualquer outra previsão seria mais ou menos como apostar nos cavalos (ele gostava das corridas no Jóquei, achava aquilo bonito). Embora tenha sido o produtor de vários filmes dele, só retrospectivamente fui capaz de intuir o fio que unia o documentário seguinte ao anterior. Por que Jogo de cena (2007) depois de O fim e o princípio (2005)? Como, de Moscou (2009), se chega a As canções (2011)?”, reflete João Moreira Salles.

João Moreira Salles, dirigiu, como documentarista, os filmes Notícias de uma guerra particular (1999, em parceria com Kátia Lund), Nelson Freire (2003), Entreatos (2004), Santiago (2006) e No Intenso Agora (2017). Ele assinou a produção de vários filmes de Eduardo Coutinho, entre eles, Edifício Master (2002), Peões (2002) e Jogo de Cena (2007).

Em parceria com Jordana Berg, João também finalizou a obra que Coutinho realizava quando faleceu, em fevereiro de 2014, Últimas conversas (2015). Nesse filme, uma sequência de entrevistas com adolescentes, Coutinho, ele mesmo, dinamita a ponte que conecta jovens e velhos ao introduzir as regras do jogo da cena que começava para uma de suas entrevistadas: “Vou te fazer várias perguntas normais sobre a vida, e você pode responder com verdades ou mentira, dá na mesma. Eu já não sei se a verdade existe… Vocês, jovens, são complicados porque estão vivendo, mas, no entanto, não têm recordações. Não perderam ninguém, não amaram ninguém. Então, só perguntarei coisas idiotas, como se fosse um marciano ou uma criança de quatro anos…”.

Na aula, João nos desvendará um pouco da trajetória, da obra e da personalidade desta figura tão singular do cinema brasileiro, Eduardo Coutinho.

Evento presencial – sujeito a lotação da sala (130 lugares)

ago
17
sáb
Musical: ‘Leci Brandão – Na palma da mão’
ago 17@20:00

Cena do espetáculo Leci Brandão – Na palma da mão, Grupo Lapilar. Foto: Alberto Mauricio/Divulgação

A Universidade Federal de Santa Santa Catarina (UFSC) recebe o espetáculo Leci Brandão – Na palma da mão, com o Grupo Lapilar Produções Artísticas (RJ), vencedor do Prêmio Shell 2024 na categoria direção. O evento faz parte do Festival Palco Giratório, que traz à capital 17 espetáculos do circuito de artes nacional e dois convidados locais, além de debates temáticos e intercâmbios entre grupos. Na UFSC, a realização do evento tem o apoio institucional da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE).

O espetáculo conta a trajetória da sambista carioca em um musical a partir das histórias de seus orixás, Ogum e Iansã, e, por meio do doce olhar de sua mãe, Dona Leci e um de seus grandes aliados nessa trajetória Zé do Caroço. O caminho trilhado pela artista, da ala de compositores da Mangueira à Assembleia Legislativa de São Paulo, é mostrado em cena ao som de sucessos como Isso é fundo de quintal e Zé do Caroço.

A apresentação será no sábado, dia 17 de agosto, às 20h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos, com classificação indicativa para maiores de 14 anos. A entrada é gratuita com ingresso social na doação de itens de higiene pessoal na entrada. As doações são direcionadas a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional ou familiar no estado de Santa Catarina, atendidas pelo Programa Novos Caminhos (PNC) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Os ingressos poderão ser retirados 1h antes do espetáculo no local da apresentação.

 

ago
26
seg
Desafios da Comunicação Política
ago 26@9:30 – 16:00

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza na segunda-feira, 26 de agosto, às 9h30, a aula magna Desafios contemporâneos da comunicação política, com o professor Ricardo Fabrino Mendonça. O evento, que abre o semestre 2024/2 e também faz parte das comemorações dos 45 anos do Curso de Jornalismo da UFSC, será realizado no auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e é aberto a todos os interessados. A palestra abordará o ambiente em que as sociedades democráticas do século XXI estão inseridas, considerando as oportunidades e os riscos das mudanças recentes na estrutura e na dinâmica da comunica-ção e da política.

No mesmo dia e local, às 14h, o professor Fabrino apresenta a palestra Algorítimos Institucionais, objeto de seu mais recente livro, com pesquisadores do PPGJOR e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP). A atividade também terá acesso liberado ao público.

Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fabrino Mendonça é um dos mais importantes pesquisadores brasileiros em torno das temáticas Teoria Democrática, Políticas de Confronto e Comunicação e Política, com trabalhos reconhecidos no Brasil e no exterior. Ele coordena o Margem – Grupo de pesquisa em Democracia e Justiça e integra o Comitê Gestor do INCT em Democracia Digital (INCT-DD). É pesquisador associado ao Centre for Deliberative Democracy and Global Governance da Austrália e foi pesquisador visitante na Australian National University (Austrália), na University of Canberra (Austrália) e na University of California Irvine (EUA).

É um dos autores, com os professores Fernando de Barros Filgueiras e Virgílio Almeida, da obra Algorithmic Institutionalism: The changing rules of social and Political Life (Oxford University Press, 2023), vencedor de melhor livro da ABCP/2024, além de organizador de Crises da Democracia e Esfera Pública (Editora UFMG, 2023) e Research Methods in Deliberative Democracy (Oxford University Press, 2022), entre outros.

> Programação
Dia – 26/08/2024
Local – Auditório do Bloco E – CFH
9h30 às 11h30 – Aula magna: Desafios contemporâneos da comunicação política
14h às 16h – Palestra: Algorítimos Institucionais

ago
30
sex
Espetáculo ‘Espalhar a pólvora para colher o fogo’
ago 30@19:00 – 21:00

O auditório do Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC) será palco do espetáculo Espalhar a pólvora para colher o fogo, seguido de bate-papo com a atriz Monica Siedler, nesta sexta-feira, 30 de agosto, às 19h. A apresentação, com entrada gratuita, é uma atividade de extensão do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC), organizada pelo Núcleo de Estudos em Gênero e Sexualidade (NÓS/CED/UFSC) e pelo Projeto Sintoma. Será fornecido certificado de 4 horas de participação.

A performance é o terceiro capítulo do Projeto Sintoma, que realiza desde 2020 pesquisa e criação acerca de temas ligados ao binômio verdade e mentira, narcisismo e trauma. Dentro da ação cênica atual, busca-se expurgar a melancolia, realizando um teatro performativo que através da palavra, da dança, dos objetos e da imagem, abre-se para a crítica à cultura e a comportamentos viciados, buscando o rito do Teatro como suporte para a troca estética e psicanalítica.

Mais informações no site do Projeto Sintoma ou pelo Instagram.

set
9
seg
Aula Inaugural com filósofo alemão Thomas Pogge, da Yale University
set 9@14:00

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a palestra Accelerating the green transition in the global South, ou Acelerando a transição verde no sul global. O evento será a aula inaugural do segundo semestre de 2024 e contará com a palestra de Thomas Pogge, filósofo alemão, diretor do Programa de Justiça Global e professor de Filosofia e Assuntos Internacionais na Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

A palestra será em inglês e acontecerá na segunda-feira, 9 de setembro,  às 14h no Auditório do Centro de Filosofia e Ciência Humanas (CFH), localizado no campus de Florianópolis. O evento é aberto ao público.

Confira uma sinopse, em inglês, no site do programa.

set
25
qua
Aula Magna: Assédio Sexual
set 25@18:30 – 21:30

O projeto de extensão Desatando Nós promove a aula magna Assédio Sexual: Informar para Proteger, na quarta-feira, 25 de setembro, das 18h30 às 21h30, no Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O projeto integra o fluxo contínuo do NÓS: Estudos de Gênero e Sexualidade e, durante a aula, pretende informar a comunidade sobre assédios sexuais direcionados a mulheres, homens,  transexuais e demais identidades de gênero, além ressaltar formas de proteção contra este tipo de violência. Também contará com mesa de debates composta pela professora Jane Felipe e pelo professor Adriano Beiras.

O evento é gratuito e aberto a comunidade geral. Para participar, é necessário fazer a inscrição através do site. As inscrições também poderão ser feitas na hora do evento.

A aula magna terá certificado de quatro horas.

Mais informações no Instagram do Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC.

out
2
qua
Peça teatral ‘A dor da gente não sai no jornal!!!’
out 2@12:30 – 13:30

A peça teatral A dor da gente não sai no jornal!!!, sobre a vida do reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, será apresentada nesta quarta-feira, 2 de outubro, data em que se completa sete anos do falecimento de Cancellier. A apresentação ocorre na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em frente à Reitoria, às 12h30. Em caso de condições climáticas desfavoráveis, será transferida para o hall da Reitoria.

Sobre a apresentação

No dia 2 de outubro de 2017, um bilhete com a seguinte frase marcou a UFSC: “A minha morte foi decretada quando fui banido da universidade!!!”. Palavras escritas pelo reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, o Cau, para justificar a decisão de sacrificar sua própria vida após ser preso e acusado de obstruir a justiça e ser participante de um suposto desvio de verbas destinadas ao ensino a distância. Passou por humilhações, restrições e uma prisão midiática de repercussão nacional. Um homem que lutou contra a ditadura civil-militar, no movimento estudantil, pela Anistia, pelas Diretas Já, pelo Fora Collor, que viveu como se a UFSC fosse sua casa e foi arbitrariamente proibido de frequentá-la. Violou-se os direitos humanos, rasgaram os processos legais, e, sem julgamento, foi humilhado, julgado, condenado, preso e torturado. Suicidado pela sociedade e pela mídia.

A peça teatral A dor da gente não sai no jornal!!! foi o único projeto aprovado na Região Sul do Brasil pelo Programa Funarte Retomada 2023 – Teatro. Com duração de 52 minutos, será apresentada em oito cidades, sendo cinco capitais, com 20 apresentações no total. A narrativa discorre sobre a vida do professor de Direito, jornalista, ativista, ex-assessor parlamentar e reitor da UFSC, que foi condenado antes de ser ouvido. Cancellier não resistiu e decidiu tirar a própria vida com a investigação ainda em curso, sendo inocentado pelo TCU apenas no ano de 2023.

Serviço

O quê: peça teatral – A dor da gente não sai no jornal!!!
Quando: 2 de outubro | quarta-feira | 12h30
Onde: Praça da Cidadania – em frente à Reitoria I | Em caso de condições climáticas desfavoráveis, a apresentação será realizada no hall da Reitoria da UFSC.
Informações: lamarcadasartes@gmail.com

Texto: divulgação SeCArtE, com informações de Ale Riquelme e Beto Chaves – Lamarca das Artes

out
14
seg
Aula Magna de Jornalismo
out 14@9:00

O Curso, o Departamento e o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, na próxima segunda-feira, 14 de outubro, às 9h, a Aula Magna de abertura do segundo semestre de 2024, no auditório do Espaço Físico Integrado (EFI). A convidada é Daniela Arbex, escritora, jornalista e documentarista.

A palestra será sobre jornalismo, reportagem e investigação jornalística, bem como seu livro mais recente – Longe do Ninho: uma investigação do incêndio que deu fim ao sonho de dez jovens promessas do Flamengo de se tornarem ídolos no país do futebol –, lançado em fevereiro de 2024. O evento, que conta com o apoio do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), é aberto ao público e gratuito.

Sobre a palestrante

Daniela Arbex, 48 anos, é autora do best-seller Holocausto brasileiro, eleito melhor livro-reportagem do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013) e segundo melhor livro-reportagem no prêmio Jabuti (2014). Com mais de 300 mil exemplares vendidos no Brasil e em Portugal, a obra ganhou as telas da TV, em 2016, através de um documentário produzido com exclusividade para a HBO, com exibição em mais de 40 países.

Em 2015, lançou Cova 312, vencedor do Prêmio Jabuti na categoria livro-reportagem (2016), no qual aborda uma nova perspectiva, em relação à história oficial, sobre a ditadura militar. Em Todo dia a mesma noite (2018), sua terceira obra publicada, Daniela Arbex reconstitui de maneira inédita os eventos da madrugada de 27 de janeiro de 2013, quando a cidade de Santa Maria perdeu de uma só vez 242 vidas na boate Kiss.

Em 2020, a escritora lançou sua primeira biografia. Os dois mundos de Isabel narra a história da brasileira centenária Isabel Salomão de Campos. Em 2022 foi a vez de Arrastados: os bastidores do rompimento da barragem de Brumadinho, vencedor do prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos 2023. Em 2024, a escritora publicou Longe do Ninho, livro que retrata o incêndio no CT do Flamengo.

Em 2021, a série Colônia foi livremente inspirada na obra Holocausto Brasileiro. No dia 25 de janeiro de 2023, a série Todo Dia a Mesma Noite, produção baseada no livro de Arbex, foi ao ar pelo serviço de streaming da Netflix. Em 2024, o documentário Holocausto Brasileiro também entrou para o catálogo da plataforma.

Daniela é uma das jornalistas mais premiadas de sua geração, com mais de 20 prêmios nacionais e internacionais no currículo, entre eles três prêmios Esso, o americano Knight International Journalism Award (2010), o prêmio IPYS de Melhor Investigação Jornalística da América Latina (2009) e o Natali Prize, que recebeu na Bélgica em 2002.

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 1995, iniciou a carreira no jornal Tribuna de Minas, do qual foi repórter especial por 23 anos. Mesmo trabalhando distante dos grandes centros, conseguiu reconhecimento para o seu trabalho de repórter investigativa. Atualmente, dedica-se à literatura.