Sobre o espetáculo
Uma aula espetáculo cênico-autoral de narração de histórias, a atriz, a partir das suas experiências de professora, pesquisadora e palhaça, compartilha com o público um percurso poético de pesquisa e criação em busca da cultura da infância e o estarrecedor encontro com a cultura da violência.
Para Adriana Rio a o espetáculo tem o intuito de contribuir na visibilidade da temática densa e dolorosa da violência contra às mulheres, buscando com descontração, comicidade e alegria, na experiência do contar trazer junto ao público a importância de ver, desconstruir, debater, problematizar e transformar a cultura da violência = cultura patriarcal, um desafio de luta e cura coletiva, responsabilidade de todes nós!!!!
Sobre Adriana Rio
Professora, pesquisadora que atua na formação de professoras na educação básica, desde 2013 vem desenvolvendo a performance dos Sapatinhos Vermelhos, livremente inspirada no trabalho artístico Sapatos Rojos (México, Elina Chauvet, 2009) e desde 2018 vem incorporando as artes da palhaçaria como referências para o trabalho poético e político no combate à violência contra às mulheres.
A apresentação é uma realização da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
📅 Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.
Serviço
O Quê: Conta Catarina, com Adriana Rio
Quando: 14/03/2024 | quinta-feira | duas sessões | 15h e 19h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: evento gratuito, com entrada liberada por ordem de chegada uma hora antes do inicio das sessões
Duração: 60 min – com debate posterior
Classificação: 14 anos
Informações: SeCArtE | secarte@contato.ufsc.br | 48 3721-2376
Ficha Técnica:
Atriz/contadora de história: Adriana Rio
Direção: Vanderleia Will – Cia Pé de Vento Teatro
Figurino: Esha Prem – Costureira: Rosa de Assis Marques
Trilha sonora/composição musical: Renata Oliveira
Identidade Visual: Daniel Olivetto
Iluminação: Felipe Thaça
Sobre o espetáculo
Uma aula espetáculo cênico-autoral de narração de histórias, a atriz, a partir das suas experiências de professora, pesquisadora e palhaça, compartilha com o público um percurso poético de pesquisa e criação em busca da cultura da infância e o estarrecedor encontro com a cultura da violência.
Para Adriana Rio a o espetáculo tem o intuito de contribuir na visibilidade da temática densa e dolorosa da violência contra às mulheres, buscando com descontração, comicidade e alegria, na experiência do contar trazer junto ao público a importância de ver, desconstruir, debater, problematizar e transformar a cultura da violência = cultura patriarcal, um desafio de luta e cura coletiva, responsabilidade de todes nós!!!!
Sobre Adriana Rio
Professora, pesquisadora que atua na formação de professoras na educação básica, desde 2013 vem desenvolvendo a performance dos Sapatinhos Vermelhos, livremente inspirada no trabalho artístico Sapatos Rojos (México, Elina Chauvet, 2009) e desde 2018 vem incorporando as artes da palhaçaria como referências para o trabalho poético e político no combate à violência contra às mulheres.
A apresentação é uma realização da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
📅 Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.
Serviço
O Quê: Conta Catarina, com Adriana Rio
Quando: 14/03/2024 | quinta-feira | duas sessões | 15h e 19h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: evento gratuito, com entrada liberada por ordem de chegada uma hora antes do inicio das sessões
Duração: 60 min – com debate posterior
Classificação: 14 anos
Informações: SeCArtE | secarte@contato.ufsc.br | 48 3721-2376
Ficha Técnica:
Atriz/contadora de história: Adriana Rio
Direção: Vanderleia Will – Cia Pé de Vento Teatro
Figurino: Esha Prem – Costureira: Rosa de Assis Marques
Trilha sonora/composição musical: Renata Oliveira
Identidade Visual: Daniel Olivetto
Iluminação: Felipe Thaça
A Universidade Federal de Santa Santa Catarina (UFSC) recebe o espetáculo Leci Brandão – Na palma da mão, com o Grupo Lapilar Produções Artísticas (RJ), vencedor do Prêmio Shell 2024 na categoria direção. O evento faz parte do Festival Palco Giratório, que traz à capital 17 espetáculos do circuito de artes nacional e dois convidados locais, além de debates temáticos e intercâmbios entre grupos. Na UFSC, a realização do evento tem o apoio institucional da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE).
O espetáculo conta a trajetória da sambista carioca em um musical a partir das histórias de seus orixás, Ogum e Iansã, e, por meio do doce olhar de sua mãe, Dona Leci e um de seus grandes aliados nessa trajetória Zé do Caroço. O caminho trilhado pela artista, da ala de compositores da Mangueira à Assembleia Legislativa de São Paulo, é mostrado em cena ao som de sucessos como Isso é fundo de quintal e Zé do Caroço.
A apresentação será no sábado, dia 17 de agosto, às 20h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos, com classificação indicativa para maiores de 14 anos. A entrada é gratuita com ingresso social na doação de itens de higiene pessoal na entrada. As doações são direcionadas a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional ou familiar no estado de Santa Catarina, atendidas pelo Programa Novos Caminhos (PNC) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Os ingressos poderão ser retirados 1h antes do espetáculo no local da apresentação.
O auditório do Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC) será palco do espetáculo Espalhar a pólvora para colher o fogo, seguido de bate-papo com a atriz Monica Siedler, nesta sexta-feira, 30 de agosto, às 19h. A apresentação, com entrada gratuita, é uma atividade de extensão do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC), organizada pelo Núcleo de Estudos em Gênero e Sexualidade (NÓS/CED/UFSC) e pelo Projeto Sintoma. Será fornecido certificado de 4 horas de participação.
A performance é o terceiro capítulo do Projeto Sintoma, que realiza desde 2020 pesquisa e criação acerca de temas ligados ao binômio verdade e mentira, narcisismo e trauma. Dentro da ação cênica atual, busca-se expurgar a melancolia, realizando um teatro performativo que através da palavra, da dança, dos objetos e da imagem, abre-se para a crítica à cultura e a comportamentos viciados, buscando o rito do Teatro como suporte para a troca estética e psicanalítica.
Mais informações no site do Projeto Sintoma ou pelo Instagram.
O instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a mostra Um Cinema Preto Maranhense, no dia 20 de setembro, às 15h, no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). A mostra conta com a presença do diretor Isidoro Cruz, que é cineasta, acadêmico, e estudou cinema em Cuba. Os participantes têm direito a certificado de duas horas.
Durante a mostra, serão apresentados os seguintes filmes:
Confinados: durante a pandemia, os personagens falam de seus quotidianos;
Perro Caliente: filmado em Cuba, este filme mistura música com política;
Tulhas à mesa: uma manifestação afromaranhense e sua resistência cultural.
A mostra contou com o apoio do Núcleo de Identidades e Relações Interétnicas (NUER), da Associação dos Angolanos em Florianópolis (ASSAF) e do Movimento Negro Unificado (MNU).
Para mais informações sobre o instituto, acesse o site ou o Instagram.

Promovido pela editora Katarina Kartonera, o evento Katarina kartonera completa 16 anos ocorrerá no dia 25 de setembro, das 8h às 22h, no Espaço Multiuso Zahidé Lupinacci Muzart, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A editora possui um diferencial em relação ao modo de confecção. Os livros são todos feitos à mão, a partir de papelão, e as capas nunca se repetem. A programação de aniversário da editora inclui exposição, oficina cartonera e Mostra de xilogravuras.
O evento conta com o apoio do CCE e é destinado a toda a comunidade universitária. Para participar, não é necessário realizar inscrição.
Para mais informações, acesse o site da editora.
A peça teatral A dor da gente não sai no jornal!!!, sobre a vida do reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, será apresentada nesta quarta-feira, 2 de outubro, data em que se completa sete anos do falecimento de Cancellier. A apresentação ocorre na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em frente à Reitoria, às 12h30. Em caso de condições climáticas desfavoráveis, será transferida para o hall da Reitoria.
Sobre a apresentação
No dia 2 de outubro de 2017, um bilhete com a seguinte frase marcou a UFSC: “A minha morte foi decretada quando fui banido da universidade!!!”. Palavras escritas pelo reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, o Cau, para justificar a decisão de sacrificar sua própria vida após ser preso e acusado de obstruir a justiça e ser participante de um suposto desvio de verbas destinadas ao ensino a distância. Passou por humilhações, restrições e uma prisão midiática de repercussão nacional. Um homem que lutou contra a ditadura civil-militar, no movimento estudantil, pela Anistia, pelas Diretas Já, pelo Fora Collor, que viveu como se a UFSC fosse sua casa e foi arbitrariamente proibido de frequentá-la. Violou-se os direitos humanos, rasgaram os processos legais, e, sem julgamento, foi humilhado, julgado, condenado, preso e torturado. Suicidado pela sociedade e pela mídia.
A peça teatral A dor da gente não sai no jornal!!! foi o único projeto aprovado na Região Sul do Brasil pelo Programa Funarte Retomada 2023 – Teatro. Com duração de 52 minutos, será apresentada em oito cidades, sendo cinco capitais, com 20 apresentações no total. A narrativa discorre sobre a vida do professor de Direito, jornalista, ativista, ex-assessor parlamentar e reitor da UFSC, que foi condenado antes de ser ouvido. Cancellier não resistiu e decidiu tirar a própria vida com a investigação ainda em curso, sendo inocentado pelo TCU apenas no ano de 2023.
Serviço
O quê: peça teatral – A dor da gente não sai no jornal!!!
Quando: 2 de outubro | quarta-feira | 12h30
Onde: Praça da Cidadania – em frente à Reitoria I | Em caso de condições climáticas desfavoráveis, a apresentação será realizada no hall da Reitoria da UFSC.
Informações: lamarcadasartes@gmail.com
Texto: divulgação SeCArtE, com informações de Ale Riquelme e Beto Chaves – Lamarca das Artes
A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, de 7 a 31 de outubro, a exposição fotográfica Entreplanos: o palco do ethos cosplay, de Max Waldmann, no Espaço Expositivo Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU). O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral. No dia 23 de outubro, às 15h, haverá um encontro com os cosplayers fotografados e o artista.
Formado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde se especializou na área tridimensional e cerâmica aplicada na Arte Contemporânea, Max, que é natural de São Paulo, iniciou sua carreira artística com sua vinda para Florianópolis. Sua trajetória pré-fotográfica o levou a diversas poéticas, focando no aspecto do vazio como possibilidade artística e nos entrespaços digitais que conectam informações por meio de hiperlinks. Durante esse período, participou de exposições em Florianópolis, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, junto a chamadas internacionais em Amsterdã, Londres e Buenos Aires.
Mais informações na página da BU.
A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, de 7 a 31 de outubro, a exposição fotográfica Entreplanos: o palco do ethos cosplay, de Max Waldmann, no Espaço Expositivo Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU). O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral. No dia 23 de outubro, às 15h, haverá um encontro com os cosplayers fotografados e o artista.
Formado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde se especializou na área tridimensional e cerâmica aplicada na Arte Contemporânea, Max, que é natural de São Paulo, iniciou sua carreira artística com sua vinda para Florianópolis. Sua trajetória pré-fotográfica o levou a diversas poéticas, focando no aspecto do vazio como possibilidade artística e nos entrespaços digitais que conectam informações por meio de hiperlinks. Durante esse período, participou de exposições em Florianópolis, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, junto a chamadas internacionais em Amsterdã, Londres e Buenos Aires.
Mais informações na página da BU.
A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, de 7 a 31 de outubro, a exposição fotográfica Entreplanos: o palco do ethos cosplay, de Max Waldmann, no Espaço Expositivo Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU). O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral. No dia 23 de outubro, às 15h, haverá um encontro com os cosplayers fotografados e o artista.
Formado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde se especializou na área tridimensional e cerâmica aplicada na Arte Contemporânea, Max, que é natural de São Paulo, iniciou sua carreira artística com sua vinda para Florianópolis. Sua trajetória pré-fotográfica o levou a diversas poéticas, focando no aspecto do vazio como possibilidade artística e nos entrespaços digitais que conectam informações por meio de hiperlinks. Durante esse período, participou de exposições em Florianópolis, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, junto a chamadas internacionais em Amsterdã, Londres e Buenos Aires.
Mais informações na página da BU.
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Formado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde se especializou na área tridimensional e cerâmica aplicada na Arte Contemporânea, Max, que é natural de São Paulo, iniciou sua carreira artística com sua vinda para Florianópolis. Sua trajetória pré-fotográfica o levou a diversas poéticas, focando no aspecto do vazio como possibilidade artística e nos entrespaços digitais que conectam informações por meio de hiperlinks. Durante esse período, participou de exposições em Florianópolis, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, junto a chamadas internacionais em Amsterdã, Londres e Buenos Aires.
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Formado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde se especializou na área tridimensional e cerâmica aplicada na Arte Contemporânea, Max, que é natural de São Paulo, iniciou sua carreira artística com sua vinda para Florianópolis. Sua trajetória pré-fotográfica o levou a diversas poéticas, focando no aspecto do vazio como possibilidade artística e nos entrespaços digitais que conectam informações por meio de hiperlinks. Durante esse período, participou de exposições em Florianópolis, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, junto a chamadas internacionais em Amsterdã, Londres e Buenos Aires.
Mais informações na página da BU.
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Formado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde se especializou na área tridimensional e cerâmica aplicada na Arte Contemporânea, Max, que é natural de São Paulo, iniciou sua carreira artística com sua vinda para Florianópolis. Sua trajetória pré-fotográfica o levou a diversas poéticas, focando no aspecto do vazio como possibilidade artística e nos entrespaços digitais que conectam informações por meio de hiperlinks. Durante esse período, participou de exposições em Florianópolis, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, junto a chamadas internacionais em Amsterdã, Londres e Buenos Aires.
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Formado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde se especializou na área tridimensional e cerâmica aplicada na Arte Contemporânea, Max, que é natural de São Paulo, iniciou sua carreira artística com sua vinda para Florianópolis. Sua trajetória pré-fotográfica o levou a diversas poéticas, focando no aspecto do vazio como possibilidade artística e nos entrespaços digitais que conectam informações por meio de hiperlinks. Durante esse período, participou de exposições em Florianópolis, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, junto a chamadas internacionais em Amsterdã, Londres e Buenos Aires.
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Formado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde se especializou na área tridimensional e cerâmica aplicada na Arte Contemporânea, Max, que é natural de São Paulo, iniciou sua carreira artística com sua vinda para Florianópolis. Sua trajetória pré-fotográfica o levou a diversas poéticas, focando no aspecto do vazio como possibilidade artística e nos entrespaços digitais que conectam informações por meio de hiperlinks. Durante esse período, participou de exposições em Florianópolis, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, junto a chamadas internacionais em Amsterdã, Londres e Buenos Aires.
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Formado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde se especializou na área tridimensional e cerâmica aplicada na Arte Contemporânea, Max, que é natural de São Paulo, iniciou sua carreira artística com sua vinda para Florianópolis. Sua trajetória pré-fotográfica o levou a diversas poéticas, focando no aspecto do vazio como possibilidade artística e nos entrespaços digitais que conectam informações por meio de hiperlinks. Durante esse período, participou de exposições em Florianópolis, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, junto a chamadas internacionais em Amsterdã, Londres e Buenos Aires.
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