Calendário de Eventos UFSC

mar
8
sex
Cerimônia de entrega do Prêmio Mulheres na Ciência
mar 8@10:00

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza a cerimônia de entrega do Prêmio Mulheres na Ciência na sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher. O evento ocorre às 10h no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Bloco B, no Campus de Florianópolis.

O Prêmio Propesq – Mulheres na Ciência foi criado com o propósito de estimular, valorizar e dar visibilidade às mulheres da UFSC que fazem pesquisas científicas, tecnológicas e inovadoras, divulgando-as de forma ampla. O prêmio é outorgado a pesquisadoras pertencentes ao quadro permanente da UFSC e dividido em três áreas do conhecimento e em categorias de premiação, de acordo com o tempo de carreira acadêmica de cada pesquisadora.

Confira as contempladas na terceira edição do Prêmio:

Área do conhecimento Humanidades

Categoria Junior
Lia Vainer Schucman – Departamento de Psicologia – CFH

Categoria Plena
Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão – Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras – CCE

Categoria Sênior
Sandra Noemi Cucurullo de Caponi – Departamento de Sociologia e Ciência Política – CFH

Área do conhecimento Vida

Categoria Junior
Michele de Sá Dechoum – Departamento de Ecologia e Zoologia – CCB

Categoria Plena
Eleonora D’Orsi – Departamento de Saúde Pública – CCS

Área do conhecimento Exatas e da Terra

Categoria Junior
Adriana Passarella Gerola – Departamento de Química – CFM

Categoria Plena
Débora de Oliveira – Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos – CTC

Mais informações no site da premiação.

jun
24
seg
Colóquio Internacional em Paris
jun 24@13:30 – jun 26@18:30

Prédio do do Maison du Brésil, na França. Foto: Divulgação/Governo Federal

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma das instituições participantes do Colóquio Internacional O Brasil fora de si – percursos da literatura brasileira contemporânea, nos dias 24 e 25 de junho. O evento será realizado na Maison du Brésil, em Paris, na França. A programação prevê atividades presenciais e on-line.

Destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, o colóquio é aberto ao público e não requer inscrição prévia. A iniciativa visa refletir sobre as formas, circulação, tradução e ensino da literatura brasileira contemporânea fora do Brasil, além de abordar questões de acolhimento e representação de estrangeiros nas culturas lusófonas.

O colóquio é organizado por Ricardo Gaiotto, docente da UFSC atualmente em estágio de pós-doutorado na Sorbonne Université, e pesquisadores de diversas universidades: Leonardo Tonus (Sorbonne Université), Keli Pacheco (Universidade Estadual de Ponta Grossa), Patricia Dalla Torre (Universidade Estadual Paulista/Sorbonne Université) e Lara Bourdin (Sorbonne Université/McGill University).

Para mais informações, acesse linktr.ee/obrasilforadesi ou o canal no YouTube @obrasilforadesi.