Calendário de Eventos UFSC

abr
12
sex
Simpósio Nacional da Pós-Graduação em Direito
abr 12@8:30 – abr 15@18:00
Simpósio Nacional da Pós-Graduação em Direito @ Terceiro andar do bloco do CCJ

O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove nesta sexta-feira, 12 de abril, o I Simpósio Nacional de Pesquisa – PPGD/UFSC: Direitos fundamentais, Novos direitos, Novas tecnologias, Inovação e Sustentabilidade. O evento é aberto para estudantes não somente da UFSC, mas também de outras instituições interessados em compartilhar suas pesquisas. As atividades ocorrerão de forma híbrida.

Na segunda-feira, 15 de abril, em comemoração ao aniversário de 50 anos do PPGD da UFSC, será realizado o I Congresso Nacional Direito, Política e Sociedade em Perspectiva, organizado pelos docentes Dóris Ghilardi, José Sérgio da Silva Cristóvam e Ariê Scherreier Ferneda. O congresso inicia às 9h e tem término previsto para as 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser feita pelo neste link.

> Confira a programação do Congresso

Além da UFSC, a iniciativa é também uma realização da Universidade de Santa Cruz (UESC) e tem apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

maio
14
ter
XVIII Congresso Direito UFSC
maio 14@18:00 – maio 17@22:00

O Centro Acadêmico XI de Fevereiro (CAXIF) do curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza o XVIII Congresso Direito UFSC. O evento é uma oportunidade de aprendizado acerca do cenário jurídico atual, por meio de palestras, de debates e da Mostra de Pesquisa. Nesta edição, em especial, o congresso contemplará o Direito Penal, Civil, Ambiental, Constitucional, Empresarial, Tributário, Trabalhista, Internacional e Econômico.

O evento inicia na terça-feira, 14 de maio, às 18h no Auditório Garapuvu, localizado no Centro de Cultura e Eventos da  UFSC, em Florianópolis. Nos dias 15, 16 e 17, o horário é das 8h30 às 22h no mesmo local.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio deste link até 12 de maio. A organização do congresso sugere a doação de 1 kg de alimento não-perecível no credenciamento como uma ação optativa.

Para mais informações, acesse o site do congresso.

maio
23
qui
Palestra online sobre inovação em saúde
maio 23@19:30

O Grupo Inova + Saúde, do qual a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) faz parte, promove o evento Caminho da Inovação na Saúde: a história de Istvan Camargo do Grupo Sabin. A atividade ocorre em 23 de maio, às 19h30, de forma online, pela plataforma Zoom, com apoio da UFSC. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até as 19h do dia do evento, através de formulário. Não haverá emissão de certificados. 

Istvan Camargo é influente em inovação no setor da saúde. Atualmente ele é o head de inovação do Grupo Sabin, onde lidera o Skyhub, além de atuar como senior advisor no Kortex Ventures e board member das startups investidas pela empresa. Istvan abordará o impacto que paixão, propósito e perseverança podem ter na transformação de um setor tão vital para a sociedade. Mais informações no site.

maio
28
ter
Palestra: Inteligência Artificial – Educação e futuros sociodigitais
maio 28@14:00

Os Grupos de Pesquisa Repercute, Comunic e Tema Didático da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a palestra online Inteligência Artificial: Educação e futuros sociodigitais, em 28 de maio, às 14h, no canal de YouTube do Repercute. Os interessados devem fazer a inscrição através do inscrições UFSC. Os participantes terão direito a certificado de três horas.

A palestra  faz parte do Ciclo de Debates: Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios, será ministrada pela prof. Priscila Gonsales, pesquisadora e professora na área de educação aberta e direitos digitais desde 2001. Mestre em Inteligência Artificial e Impactos na Educação pela PUC-SP, doutoranda em Linguagens e Tecnologias na UNICAMP, visiting fellow do Centro de Pesquisas em Futuros Sociodigitais da Universidade de Bristol (Reino Unido) e diretora do Instituto Educadigital.

Para mais informações acesse o site ou o Instagram do grupo Repercute.

jun
5
qua
Seminário Kadila Afrodiásporas: memória afro-diaspórica como metodologia de pesquisa em uma comunidade quilombola de Joinville
jun 5@19:00 – 21:00
Seminário Kadila Afrodiásporas: memória afro-diaspórica como metodologia de pesquisa em uma comunidade quilombola de Joinville

O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas da UFSC promove o Seminário Kadila Afrodiásporas: a memória afro-diaspórica como metodologia de pesquisa em uma comunidade quilombola de Joinville – SC nesta quarta-feira, 5 de junho, às 19h. O evento será transmitido no canal do Instituto Kadila no Youtube e é aberto a todos. Será fornecido certificado de 2 horas de participação.

A palestra  será apresentada pela professora Roselete Fagundes de Aviz (Instituto Kadila/NUER/UFSC), que estará dialogando com a convidada Vanessa da Rosa (Rede Municipal de Ensino de Joinville – SC).

Para assistir à palestra, acesse aqui.

Mais informações no site do Instituto Kadila, pelo Instagram @institutokadila ou pelo e-mail atendimentoinstitutokadila@gmail.com

jun
19
qua
Inscrições para o Seminário da Licenciatura em Geografia
jun 19@11:40 – jun 30@12:40

Estão abertas as inscrições para o IV Seminário da Licenciatura em Geografia: Viver a Geografia – Dimensões Políticas do Ensino e Formação Docente. O evento será de 15 a 18 de outubro, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Geografia, além do curso de graduação em Geografia da UFSC e de outras instituições brasileiras. O evento contará com uma programação com diferentes atividades, tais como: palestras, rodas de conversa (apresentação de trabalhos científicos), oficinas, minicursos, saídas de campo e outras.  A programação, inscrição e submissão de trabalhos podem ser consultadas no site.  Mais informações aqui.