A Biblioteca Central da UFSC recebe, no Espaço Expositivo Salão Circulação, a exposição Aves da UFSC, do fotógrafo Lauro Cesar Voltolini de Almeida. A exposição ocorre de 19 de fevereiro a 29 de março.
O artista Lauro Cesar Voltolini de Almeida é formado em história e criador do perfil Aves da UFSC no Instagram. Seu intuito é registrar as aves que podem ser encontradas dentro da Universidade Federal de Santa Catarina e deixar um pequeno relato dos desafios de fotografá-las.
Saiba mais no Instagram @aves.daufsc
Realização: BU Exposições
A Biblioteca Central da UFSC recebe de 19 de fevereiro a 29 de março, no Hall do Auditório, a exposição Onde voam os vaga-lumes: desenho a lápis, aquarela e aguadas de nanquim de MC Coelho, do artista Mário Coelho.
A exposição tem como objeto apresentar os quadros como as páginas de um livro, contando uma história dividida em cinco capítulos. As imagens que podem resumir esta história numa possível sequência mostram o burburinho das águas, uma flor comum, o coração da mata, um espinheiro ao entardecer, e a chegada dos vaga-lumes.
As técnicas utilizadas foram de desenho com lápis aquarelável, aguado com nanquim. As obras são, na maior parte, do início do ano 2021, desenhadas com o artista sozinho, no meio da vegetação do Sertão do Córrego Grande. Segundo Mário Coelho, “foi um lugar contemplativo que permitiu muita reflexão”.
Mais informações no site da Biblioteca.
A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, de 4 a 27 de março, das 7h30 às 20h, a exposição Expressão da Mulher, da artista visual Ellis Blum. O evento ocorre no espaço expositivo da galeria do hall principal da BU. A abertura oficial da exposição ocorre no dia 6 de março, às 14h. A atividade é gratuita e aberta a toda a comunidade.
Natural de Blumenau, Ellis Blum é artista visual formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Frequentou a Oficina Linguagens da Pintura (2019-2022), no Centro Integrado de Cultura em Florianópolis, sob a orientação do artista visual, ensaísta e teórico de arte Jayro Schmidt.
Na pintura, Ellis transita do figurativo ao não figurativo, explorando o corpo como lugar da alma feminina. Na fotografia autoral, traz como tema o próprio corpo e incorpora elementos naturais em suas composições, utilizando-os de maneira simbólica para traduzir sentimentos e emoções.
Mais informações sobre o evento no site da BU.
Para conhecer mais sobre Ellis, acompanhe seu perfil no Instagram.
O Laboratório de Micologia (Micolab) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza em 9 de março, sábado, o Rick Foray, um evento de busca a cogumelos e fungos para observar a diversidade e discutir aspectos relacionados ao uso, às pesquisas e à importância dos fungos na natureza. As trilhas acompanhadas começam às 8h, saindo da sede do Monumento Natural Municipal (Mona) da Lagoa do Peri.
Para participar é preciso preencher o formulário de inscrições até 6 de março e pagar uma taxa de R$ 20. Estudantes com cadastro social da UFSC recebem reembolso se mandarem documento da Pró-Reitoria de Permanência e Assuntos Estudantis (Prae). Serão oferecidas frutas para as pessoas inscritas.
Qualquer pessoa interessada em natureza pode participar das trilhas para acompanhar a coleta. Especialistas do Micolab e uma pesquisadora do México vão ajudar nas trilhas e identificar os cogumelos encontrados. A partir das 15h, haverá uma exposição aberta dos cogumelos coletados, que serão identificados. Qualquer pessoa pode ver a exposição, sem necessidade de inscrição.
Especialistas:
Maria Alice Neves – professora da UFSC no departamento de Botânica. Trabalha com identificação de cogumelos e fungos ectomicorrízicos, que se associam às raízes das plantas e ajudam na troca entre plantas e fungos nas florestas.
Julieta Álvarez – professora da Universidad Nacional de Mexico (Unam). Trabalha com identificação e ecologia de fungos associados às raízes de plantas.
Maria Eduarda Borges – doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas, pesquisa cogumelos que brilham no escuro.
João Ernzen – graduando em Ciências Biológicas, estuda a diversidade de fungos que se associam às raízes de plantas na restinga.
O Laboratório de História Indígena (Labhin) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove nesta sexta-feira, 5 de abril, uma exposição de trabalhos e de artesanato indígena, que também estarão à venda. O evento ocorre a partir das 9h, no hall do Bloco B do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus de Florianópolis.
O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e o Instituto Memória e Direitos Humanos (IMDH/UFSC) promovem, do dia 15 a 16 de abril, o seminário 60 anos do Golpe de 1964: Nem Esquecimento, Nem Anistia.
O primeiro dia do evento será no Auditório Tito Sena, no Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Udesc, das 14h às 21h, enquanto o segundo dia do evento ocorrerá no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Bloco B da UFSC, das 9h30 às 21h. O evento é aberto ao público, gratuito e dá direito a certificado de 8 horas para os participantes.
A atividade contará com duas conferências, quatro mesas-redondas e uma visita guiada pelo centro de Florianópolis pelos locais de memória da história da ditadura na cidade.
Programação
15 de abril
Local: Auditório Tito Sena, FAED/UDESC
14h – Mesa-redonda 1 – Ditadura, repressão e usos do passado
Coordenação: Mariana Joffily (Udesc/IMDH)
16h – Mesa-redonda 2 – O gênero do golpe e da resistência
Coordenação: Cristina Scheibe Wolff (UFSC)
19h – Conferência de abertura: Ângela Moreira (UFF)
A Justiça Militar e o golpe de 1964
16 de abril
Local: Encontro junto à Figueira da Praça XV
9h30 – Roteiro histórico “Florianópolis nos anos da ditadura”
Coordenação: Beatriz Mamigonian (UFSC)
Local: Auditório do CFH/UFSC, bloco B
14h – Mesa-redonda 3 – Militância, mobilização social e autocracia burguesa durante a ditadura militar
Coordenação: Reinaldo Lohn (Udesc)
16h – Mesa-redonda 4 – Autonomia militar no Brasil contemporâneo: militarismos e militarização
Coordenação: Anaís Passos (UFSC/IMDH)
19h – Conferência de encerramento: Adriana Barreto (UFRRJ)
Sobre pacificação, conciliação e anistia: nós temos muito passado para ruminar
O 4º seminário do Ciclo de Debates: Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios ocorre na próxima terça-feira, 16 de abril, às 14h, com a palestra Cerebros y algoritmos, abordar el aprendizaje en la era de la IA. A palestra será ministrada pela professora Mariona Grané, professora em Educação e Estudos de Comunicação Audiovisual na Universidade de Barcelona e investigadora do grupo Learning, Media & Social Interactions (LMI). Grané é especialista em design de interação de recursos digitais e integração de TIC em ambientes de aprendizagem. O evento será on-line com transmissão via YouTube pelo link.
O evento é organizado por três grupos de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): REPERCUTE – Rede de Pesquisa, Currículo e Tecnologia, COMUNIC – grupo de pesquisa Mídia-Educação e Comunicação Educacional, e Tema Didático (UFSC). Os grupos atuam junto com parceiros de pesquisa de outras instituições: Formação de Educadores com Suporte em Meio Digital (PUC-SP), Informed Collective Activism Regarding Real-Life Problems (UL – Portugal) e Learning, Media & Social Interactions (UB- Espanha).
O objetivo do encontro é promover um diálogo entre pesquisadores e sociedade interessada. Em tempos em que as tecnologias generativas representam uma mudança disruptiva e acelerada nas formas de informação, comunicação, consumo e entretenimento, nota-se que tem se tornado um grande desafio em todos os níveis educacionais e muito evidente nas salas de aula.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. Será fornecido certificado de 3 horas de participação. Para assistir ao vivo, acesse aqui.
Mais informação na página do grupo REPERCUTE, no Instagram ou pelo e-mail gruporepercute@gmail.com
O Grupo de Pesquisa Surf & Sustentabilidade (SandS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria da Associação Onda Azul organiza o III Seminário Onda Azul: Reflexões sobre o Autismo. O evento busca disseminar conhecimento acerca da temática do Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando o surfe adaptado como ferramenta de inclusão social para crianças com deficiência. O seminário ocorre sábado, 20 de abril, na Academia de Polícia Civil de Santa Catarina (Acadepol), em Canasvieiras, Florianópolis, das 9h às 17h.
Durante o evento, a equipe da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) estará emitindo a carteira de identidade azul para crianças e adultos autistas, que garante, às pessoas diagnosticadas com TEA, gratuidade no transporte intermunicipal e prioridade no atendimento pessoal em todas as instituições públicas do Estado. Para emitir a carteira é preciso: certidão de nascimento original ou cópia autenticada; CPF; uma foto 3×4 (caso menor de três anos) no padrão ICAO recente (máximo 90 dias); e atestado/relatório médico comprovando a situação.
As inscrições para o seminário são gratuitas e há emissão de certificado de 10 horas.
Mais informações no site.
Confira a programação:
8h30 – Credenciamento.
9h – Abertura.
9h45 – O potencial da cannabis medicinal como adjuvante nas comorbidades do TEA – Carolina Chaves, médica da família, especialista em terapias alternativas.
10h45 – A Importância da Psicomotricidade no desenvolvimento de pessoas com TEA – Patrícia dos Anjos Souza, professora de Educação Física especialista em Psicomotricidade.
11h15 – Uma Onda de Amor no Autismo – Coordenadores das localidades do Onda Azul.
12h – Almoço.
14h – Sonhando sob as ondas – O surfe como ferramenta de inclusão para as pessoas com deficiência autismo – Cisco Araña, idealizador e coordenador da primeira escola de surf pública do Brasil (fundada em 1991 em Santos, SP) e inventor da prancha adaptada para PcD.
15h00 – Roda de conversa com autistas sobre suas rotinas diárias (estudo, trabalho, família).
16h00 – Apresentação artística/encerramento.
Coordenado pelo professor Marcos Bosquetti, do Departamento de Ciências da Administração (CAD) da UFSC, o grupo Sands é pioneiro no Brasil em estudos sobre os impactos econômicos, sociais e ambientais do surfe. Aborda também as inovações socioambientais, como o surfe adaptado para pessoas com deficiência e a criação das reservas de surfe para preservação do ecossistema local.
A associação parceira, Onda Azul, foi criada em 2015 por pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) com a missão de proporcionar uma abordagem inovadora de lazer e inclusão por meio das aulas de surfterapia, atividade que promove: interação social, comunicação, coordenação motora, aspectos sensoriais, equilíbrio e persistência às crianças autistas.

O Núcleo de Pesquisa em Propriedade Intelectual (Nuppi) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza, nesta sexta-feira, 26 de abril, a partir das 18h30, no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), o Seminário Acadêmico em Comemoração ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual (IP DAY). O tema do evento é PI e os ODS: Construir nosso futuro comum com inovação e criatividade.
Em comemoração ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual, a proposta é discutir um tema crucial: o papel da propriedade intelectual (PI) na promoção de soluções inovadoras e criativas essenciais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e construir um futuro comum sustentável. Segundo a organizadora do evento e coordenadora do Nuppi/UFSC, professora Liz Saas, “teremos excelentes profissionais e palestrantes vinculados a diferentes áreas, trazendo discussões que debatem a interface entre propriedade intelectual e sustentabilidade”.
O seminário é gratuito e aberto a estudantes de graduação e pós-graduação, além de atuantes e aspirantes no tema. Para participar, é necessário inscrever-se pelo link. Tem apoio do Departamento de Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFSC (Sinova), do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit/UFSC), do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC), do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e da Comissão de Direito da Inovação da Ordem dos Advogados do Brasil – Santa Catarina (OAB-SC).
Mais informações pelo instagram do Núcleo.
O Laboratório de Segurança em Computação (LabSEC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Red de Gobierno Electrónico de América Latina y el Caribe (Red Gealc) promovem, nos dias 2 e 3 de maio o Workshop Internacional de Documento Eletrônico (WIDE 2024). O evento ocorre das 9h às 17h, no Auditório Prof. João Ernesto Escosteguy Castro, no Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas, localizado no Centro Tecnológico da UFSC em Florianópolis.
O público-alvo são gestores, pesquisadores, técnicos das entidades oficiais de chaves públicas dos países do Mercosul, parceiros de projetos do LabSEC, além de estudantes de graduação e pós -graduação. Para participar, é necessário realizar inscrições por meio dos links para participação presencial e para participação online. As inscrições estão abertas e seguem até 29 de abril. Haverá certificado de 12 horas emitido aos participantes.
O WIDE 2024 tem por objetivo abordar temas de conhecimentos técnicos sobre documento eletrônico, listas de confiança e gestão de identidades aplicados no âmbito internacional, principalmente relacionado a região da América Latina e do Caribe. Por ser um evento com ênfase técnica, os conhecimentos repassados contemplarão aos interessados em nível regional, nacional e internacional.
Mais informações na página oficial do evento.
Alunos do curso de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizam, entre 9 e 31 de maio, a exposição Ruas, Lares e Laços, no Instituto Arco-Íris, na Travessa Ratcliff, nº 56, no Centro de Florianópolis. A proposta do evento é discutir sobre identidade negra, territorialidade e corporalidade, a partir da música. Além disso, a iniciativa busca debater a realidade musical da capital catarinense, “enfatizando as disputas que a envolvem, os espaços que ela ocupa e as resistências criadas com a cena musical da cidade”, como aquelas encontradas em rodas de samba, batalhas de rimas, bailes funk e baladas eletrônicas.
A iniciativa integra as atividades da disciplina de Prática de Exposição 2024.1 do curso de Museologia. A abertura ocorre na próxima quinta-feira, dia 9, às 18h. O evento é voltado a estudantes e servidores da Universidade.
Mais informações no perfil da exposição no Instagram.

A comissão organizadora da Semana Acadêmica de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (SAEC/UFSC) realiza dos dias 13 a 17 de maio, o evento Quem é Você na Transformação da Engenharia?, na Coordenadoria do Curso de Engenharia Civil, do campus Trindade. A proposta do evento é explorar temas voltados às possibilidades de carreira dos futuros profissionais do curso, eixos temáticos de Solos, Construção Civil, Tecnologia e Transportes. Além disso, visa suprir os gargalos presentes na formação acadêmica, bem como conectar os mais de 500 estudantes de Graduação do Curso de Engenharia Civil da UFSC ao mercado de trabalho.
Nesta edição, as atividades possuem horários específicos para cada data no formulário de inscrição, assim como, um público-alvo direcionado aos estudantes da graduação. As inscrições são necessárias, limitadas e cobradas através do site. O encontro também promove aos participante um certificados de 15h.
Mais informações no Instagram e no site.
O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o Seminário Kadila Afrodiásporas – Estudos da Linguagem e Diálogos Brasil-Moçambique. O evento faz parte da comemoração ao Maio África 2024 na UFSC.
Haverá um diálogo entre a convidada Ezra Alberto Chambal Nhampoca, da Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique, e a professora Cristine Gorski Severo, do Instituto Kadila, pesquisadora dos temas: dimensões política e ética das políticas linguísticas em contextos coloniais e pós-coloniais de uso da língua portuguesa; linguística colonial; políticas linguísticas críticas e sócio-história das línguas.
O seminário acontece na quarta-feira, 15 de maio, às 9h, pelo canal do Instituto Kadila no YouTube. Não é necessário realizar inscrições e será emitido um de certificado de 2 horas aos participantes.
Mais informações estão disponíveis no instagram do instituto.
O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o Seminário Kadila Afrodiásporas: o Maracatu enquanto prática Afro-diaspórica de pertencimento no Sul do Brasil. A atividade faz parte dos eventos em comemoração ao Maio África 2024 na UFSC.
O seminário contará com os convidados Charles Raimundo da Silva, do grupo musical Maracatu Arrasta Ilha, e Alexandra Eliza Vieira Alencar, do Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER) da UFSC.
O evento acontecerá na quinta-feira, 23 de maio, de forma online no canal do Instituto Kadila no Youtube às 19h. Não é necessário realizar inscrições e haverá emissão de certificado de 2 horas.
Mais informações estão disponíveis no site kadila.cfh.ufsc.br, ou pelo instagram: @institutokadila