Calendário de Eventos UFSC

maio
6
seg
Curso de Introdução à Astronomia
maio 6@19:30 – maio 17@21:30

O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizará de 6 a 17 de maio, de forma presencial, no Planetário da UFSC, o Curso de Introdução à Astronomia: Leitura do Céu e Sistema Solar. As aulas ocorrerão de segundas a sexta-feiras, das 19h30 às 21h30, com carga horária de 20 horas/aulas. O curso é aberto à comunidade em geral, e o pré-requisito é possuir o Ensino Fundamental completo.

Aluno com 75% de frequência terá direito a certificado disponibilizado pela UFSC. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) faz a gestão financeira dos cursos de astronomia do GEA. As inscrições custam R$ 70 para estudantes e R$ 110 para a comunidade em geral. Para o segundo semestre está prevista a realização do Curso de Introdução à Astronomia – Estrelas Galáxias e Cosmologia, mas ainda não há uma data definida.

Os cursos de introdução à astronomia são promovidos desde 1987 pelo GEA. No período foram 68 formações para 2.385 alunos. “O curso é um projeto do GEA e Planetário/UFSC que visa à divulgação científica da ciência astronômica, capacitando os partícipes a adquirir um conhecimento básico do assunto. Sem deixar o rigor científico de lado, o projeto se fez valer pelo ensino de forma compreensível para os frequentadores”, ressalta a coordenadora da iniciativa, Michele Monguilhott.

Mais informações em na página geaufsc.paginas.ufsc.br ou pelo e-mail gea.cfh@contato.ufsc.br.

maio
21
ter
Workshop UFSC e Anatel sobre Precificação do Espectro Eletromagnético
maio 21@8:30 – maio 22@18:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza, nos dias 21 e 22 de maio, o  I Workshop em Pesquisa Multidisciplinar em Precificação do Espectro Eletromagnético (PRECOM), evento que busca aproximar pesquisadores da academia e profissionais que trabalham com o estado da arte no campo de regulação para telecomunicações. Os tópicos principais do workshop são as análises sobre os aspectos referentes às novas tecnologias e seus impactos na precificação do espectro, assim como análises econômicas para determinação dos custos fixos e variáveis dos serviços de telecomunicações.

As atividades do workshop têm parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e ocorrem das 8h30 às 18h, no Mini-Auditório do CNM (CSE, Sala 216 – Bloco D). A participação é aberta para estudantes de pós-graduação e professores nas áreas afins (economia da regulação; enegenharias de telecomunicações, elétrica), e interessados em geral. Não é necessário realizar inscrições, e a participação dá direito a certificado de 16 horas.

Organizam o evento professores e estudantes do Centro Tecnológico (CTC) e o Centro Sócio Econômico (CSE), que atuam em cursos como Engenharia Elétrica e Eletrônica, e Economia. Coordenam as atividades os professores Xisto Lucas Travassos (CTC), Daniel Vasconcelos (CSE) e Adão Boava (UFSC/Blumenau).

Programação

Confira os principais eventos na programação do workshop. Acesse a programação completa e a apresentação dos resumos (PDF).

Terça-feira, 21 de Maio
9:10 – Daniel Vasconcelos – CSE, Economia – Economia da regulação e precificação no caso do 5G/Anatel
11:00 – Ricardo Tolentino – CSE, Economia – Revisão sobre as modalidades de leilão
14:00 – Julia Rech – CSE, Economia – Revisão sobre metodologia de avaliação técnico-econômica
16:05 – Cristiano Langer – CTC, Eng. Elétrica – Análise de sensibilidade do modelo Anatel / Análise de Monte Carlo

Quarta-feira, 22 de Maio
8:30 – Rafael Lang – CTC, Eng. Elétrica – Projeto de redes, estimativa de eficiência espectral, impactos de novas arquiteturas 6G
9:40 – Gabriel Braun – CTC, Eng. Elétrica – Compartilhamento de Infraestrutura e Espectro e Considerações Sobre a Capacidade de Entrega de Dados
11:10 – Mateus Marin – CTC, Eng. Eletrônica – Demanda de número de usuários e por serviços de comunicação móvel
14:00 – A. Boava – UFSC, Blumenau – Evolução das Redes de Telecomunicações: Tecnologias x Modelos de Precificação
14:30 – Luiza Machado – CTC, Eng. Eletrônica – Casos de uso / requisitos / faixas de espectro 6G
15:30 – Eduardo Notari – CTC, Eng. Elétrica – Estudos sobre o impacto de C-RAN, D-RAN e OpenRAN no custo de implantação