O Coletivo Floripa contra o Estado de Exceção, em parceria com o Sindicato dos Servidores da UFSC (Sintufsc) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) além de outros apoiadores promovem um debate, nesta terça-feira, 20 de março, com os três candidatos a Reitor da UFSC. O debate ocorrerá a partir das 18h30 no Hall da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O evento foi formalizado junto à Comissão Eleitoral e tem a presença confirmada dos três candidatos.
Mais informações:
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O Grupo de Pesquisa em Direito Internacional da Universidade Federal de Santa Catarina (Ius Gentium/UFSC), coordenado pelos professores Arno Dal Ri Júnior e Aline Beltrame de Moura, realizará a palestra “Armas Nucleares Perante Tribunais Internacionais”, nesta terça-feira, dia 28 de agosto, às 18h30, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CFH/UFSC). A palestra garantirá certificado de quatro horas.
O palestrante convidado, Professor Doutor Lucas C. Lima, é egresso do Curso de Direito da UFSC, doutor pela Universidade de Macerata (Itália) e, atualmente, professor adjunto ao Curso de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou perante a Corte Internacional de Justiça no caso das Ilhas Marshall.
Mais informações no link, ou pelo contato: (48) 9962-13730.
A próxima sessão do Projeto Cinema Mundo exibirá “Gattaca: experiência genética”, ficção científica dirigida por Andrew Niccol. A sessão, de entrada franca, acontecerá no dia 30 de agosto, quinta-feira, às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC, e contará com os comentários Luiza Mazzola e Rafael Muniz.
Sinopse:
E se você pudesse ser controlado por sua genética? Se para arrumar emprego você precisasse ter um certo genótipo? Para entrar em Gattaca, uma corporação que desenvolve pesquisa e tecnologia avançada em astronomia, é necessário uma propensão genética favorável à saúde física e psíquica de um indivíduo. Para aqueles que não possuem dados genéticos favoráveis, sobram os empregos dados a classe social mais baixa nessa nova estratificação social, a classe daqueles que não possuem um genótipo saudável e produtivo intelectualmente. Vincent Freeman foi concebido biologicamente, isto é, não se escolheram os “melhores” genes para sua concepção dentro de um laboratório. Destinado a viver como um faxineiro, Vincent faz uma escolha perigosa para viver seu sonho de trabalhar como astronauta, por meios ilegais finge ser quem ele não é, um membro da elite.
Sobre os comentaristas:
Bacharela em Letras Francês pela UFSC, possui mestrado em Literatura e é, atualmente, doutoranda na mesma área, no PPGLit (UFSC). Estuda Crítica Genética e Estudos de Processos Criativo, com enfoque na criação literária, sobretudo, mas também na criação musical e fílmica. É integrante do NUPROC, Núcleo de Estudo de Processos Criativos (UFSC). Atua como professora de francês, tradutora e revisora.
Graduado em Museologia pela Unirio, em 2007, atuou como museólogo no Projeto Ciência Móvel, vinculado ao Museu da Vida, Fiocruz, entre 2007 e 2008, e no Ecomuseu de Itaipu, de 2008 a 2010. Desde então é Técnico em Assuntos Culturais no Museu Victor Meirelles, Ibram. Tem experiência no setor de Museus e Patrimônio, com ênfase em gestão, comunicação e documentação museológica. Graduando em Letras-Português na Ufsc desde 2016.
O Projeto Cinema Mundo continua sua temática distópica exibindo o filme O homem duplo (A scanner darkly, EUA, 2006), animação dirigida por Richard Linklater. O filme ganhou visibilidade pelo efeito de animação computadorizada em cima de gravações originais. O enredo é baseado no livro homônimo escrito por Philip K. Dick., icônico autor de ficção científica. A sessão, de entrada franca, será realizada no dia 13 de setembro, quinta-feira, às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC, e contará com os comentários de Chris Mayer e Daniel Serravalle de Sá.
Sinopse:
Num futuro próximo, a guerra do governo norte-americano contra as drogas se juntou à guerra ao terror. Numa sociedade cada vez mais policiada, foi desenvolvido um novo sistema de disfarce, sob o qual trabalha o policial Bob Arctor (Keanu Reeves). Enquanto investiga seus amigos mais próximos, ele acaba recebendo ordens para investigar sua própria vida e embarca num estranho pesadelo, no qual identidade e lealdade não parecem mais ter um sentido claro.
Sobre os comentaristas:
Fotoarteira – fotógrafa, escritora e fotopoeta -, editora de fotografia e colunista do catarinas.info.
Professor do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina. PhD em Latin American Cultural Studies (University of Manchester). Desenvolve pesquisa na área de literatura e outras artes, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e crítica literária e cultural, literatura e história, análise de filmes.
O Grupo de Pesquisa em Economia Política do Sistemas-Mundo (GPEPSM) e o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, entre 25 e 27 de março, a conferência Desastres globais e sociedade mundial: a dimensão ecológica da crise do sistema-mundo moderno.
O evento ocorrerá de forma híbrida, com a participação presencial e remota de palestrantes nacionais e internacionais, bem como dos ouvintes inscritos. A parte presencial da conferência será realizada no auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC, em Florianópolis. O encontro reunirá estudiosos, ativistas, políticos e representantes do poder público com o propósito de compartilhar ideias e análises sobre a crise climática atual, a partir de uma perspectiva histórico-mundial. Segundo a organização, um dos objetivos é “discutir estratégias para enfrentamento e mitigação de desastres naturais e antropogênicos globais e locais, cada vez mais frequentes e graves, contribuindo para o estabelecimento de caminhos para uma sociedade mundial mais inclusiva, socialmente justa e democrática”.
O acesso remoto para palestrantes e público da América do Sul, África, Europa, América do Norte, Sul e Leste Asiático e Oceania será fornecido através da Plataforma Zoom. A conferência será principalmente em inglês, mas as legendas de tradução também estarão disponíveis.
O projeto extensão Ciclo de cinema alemão (Deutsches Kino), coordenado pelo professor Daniel Martineschen, do curso de Letras Alemão promove a exibição do documentário Walchensee Forever (2020) nesta sexta-feira, 19 de abril, às 19h. O evento é aberto a todos e será fornecido certificado de 2 horas de participação. A sessão – que terá legendas em português – ocorre na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no 1º andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC).
Dirigido pela cineasta Janna Wonders, o filme mostra uma íntima jornada pela memória de sua família ao longo de um século. Utilizando o Rio Walchensee, na Alemanha, como um local central para sua trajetória, a diretora explora a vida de cinco diferentes gerações de mulheres e os segredos da família que suas histórias guardam.
Mais informações pelo e-mail daniel.martineschen@ufsc.br
A Ação Júnior, empresa júnior de consultoria em gestão empresarial do Centro Socioeconômico (CSE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), organiza o Connect Ação, evento que acontecerá nos dias 24 e 25 de junho. As atividades vão ocorrer no Auditório do CSE e são voltadas para estudantes da UFSC entre a primeira e a terceira fase com interesse em entrar no mercado de trabalho.
O Connect Ação é o primeiro evento organizado pela Ação Júnior e tem como objetivo promover a conexão entre as empresas do mercado sênior e os estudantes da universidade. A programação conta com palestras e atividades com participação de diferentes empresas. No primeiro dia, as atividades acontecem das 20h às 21h; no segundo, das 9h30 às 10h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. Será fornecido certificado de 2h de participação para cada palestra.
Mais informações no site do evento e no Instagram da Ação Júnior.
O grupo Terra, Trabalho e Resistência, do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove, nos dias 11 e 18 de setembro, a oficina Teatro do Oprimido como Ferramenta de Educação Popular. Ministrado pela professora Quéli Anschau, a atividade tem como intuito problematizar e debater a realidade social a partir de uma perspectiva popular.
A atividade será realizada ao ar livre, no gramado do Centro Socioeconômico (CSE), das 14h às 17h, sendo indicado o uso de cangas ou outros materiais para maior conformto dos participantes. Em caso de chuvas ou tempo instável, o evento ocorrerá na sala 4 do bloco B do CSE. As inscrições vão até 9 de setembro e são limitadas a 15 participantes. A oficina é direcionada à comunidade acadêmica e pode ser realizada pelo formulário on-line.
Conforme descrevem os organizadores, no Teatro do Oprimido os integrantes não são apenas plateia, mas sim participantes, podendo fazer denúncias e reivindicações a partir da expressão teatral. “Para Augusto Boal, criador do Teatro do Oprimido e depois da Oprimida, somos a arte e dessa forma, a revolução! Para ele, o nosso corpo também fala e também se aliena, às vezes mais que os pensamentos, e isso exige, inclusive, a alfabetização do corpo para ler a realidade”.
Para mais informações, acesse o Instagram @terratrabalhoresistencia.
O grupo Terra, Trabalho e Resistência, do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove, nos dias 11 e 18 de setembro, a oficina Teatro do Oprimido como Ferramenta de Educação Popular. Ministrado pela professora Quéli Anschau, a atividade tem como intuito problematizar e debater a realidade social a partir de uma perspectiva popular.
A atividade será realizada ao ar livre, no gramado do Centro Socioeconômico (CSE), das 14h às 17h, sendo indicado o uso de cangas ou outros materiais para maior conformto dos participantes. Em caso de chuvas ou tempo instável, o evento ocorrerá na sala 4 do bloco B do CSE. As inscrições vão até 9 de setembro e são limitadas a 15 participantes. A oficina é direcionada à comunidade acadêmica e pode ser realizada pelo formulário on-line.
Conforme descrevem os organizadores, no Teatro do Oprimido os integrantes não são apenas plateia, mas sim participantes, podendo fazer denúncias e reivindicações a partir da expressão teatral. “Para Augusto Boal, criador do Teatro do Oprimido e depois da Oprimida, somos a arte e dessa forma, a revolução! Para ele, o nosso corpo também fala e também se aliena, às vezes mais que os pensamentos, e isso exige, inclusive, a alfabetização do corpo para ler a realidade”.
Para mais informações, acesse o Instagram @terratrabalhoresistencia.