Calendário de Eventos UFSC

nov
12
ter
Somos herança, na alma, na voz e na luta negra
nov 12@19:00 – 21:00

O PET Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o evento Somos Herança, na Alma, na Voz e na luta Negra, de 12 a 14 de novembro. O evento tem a intenção de promover uma semana de atividades culturais e reflexivas que celebram a história, identidade e contribuições da comunidade afro-brasileira, fortalecendo a conscientização sobre questões raciais e promovendo a inclusão e diversidade. As atividades são abertas a todos.

Programação:

– 12 de novembro, às 19h, na sala 006 do Centro Socioeconômico (CSE/UFSC) – Oficina de turbante com Coletivo Maria Firmino: Troca de experiências e expressões afro-brasileiras.  

– 13 de novembro, às 19h30, no auditório do Espaço Físico Integrado (EFI/UFSC) – Exibição do Filme: Black Rio, Black Power – Emílio Domingos. História e resistência. Roda de conversa aberta com os coletivos negros da UFSC e UDESC.   

– Debates: Racismo, identidade e direitos civis.

– 14 de novembro, às 19h, no Teatro Carmen Fossari – Oficina de Teatro e Dança com Cia Nosso Olhar (Vivência Nosso Olhar) com os atores e diretores Leandro Batz e Wally Almeida: Artes Afro-Diaspóricas em movimento.

Mais informações no Instagram do PET pedagogia. 

 

nov
28
qui
Cine Meridianum: O Físico
nov 28@14:00 – 17:03

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais da Universidade Federal de Santa Catarina (Meridianum/UFSC) promove no dia 28 de novembro, às 14h, mais uma edição do Cine Meridianum. Será exibido o filme O Físico (2013), dirigido por Philipp Stölzl. O evento é gratuito e aberto a todos. A atividade ocorre no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC).

Ambientado na Inglaterra do século XI, O Físico oferece um olhar sobre os tratamentos médicos da época e a figura de Ibn Sina (Avicena), um renomado estudioso persa. Após a exibição, haverá um debate.

Sobre o Meridianum:

O Meridianum reúne pesquisadores dedicados ao estudo das interações entre tempo, espaço e saber, em diálogo com a História, a Arte e a Filosofia medievais. O Núcleo promove semestralmente encontros quinzenais sobre temas do medievo, além de atividades culturais e de História Pública. As discussões em torno das exibições deste semestre se alinham ao tema Cristãos, Judeus e Muçulmanos: Culturas Entrelaçadas do Medievo.

Mais informações no site do Meridianum.