O Programa de Educação Tutorial (PET) em Biologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Centro Acadêmico de Biologia, promove a Aula Pública Sobre a Greve e o Movimento Estudantil. O evento ocorre na quarta-feira, 24 de abril, das 17h30 às 19h, no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB). A participação é gratuita e não requer inscrições.
A aula abordará o histórico de lutas da UFSC, sindicalismo e movimento estudantil. Os convidados para a mesa são Jorge Cordeiro Balster, técnico administrativo em educação na UFSC, atualmente envolvido na organização do comando de greve do Sintufsc; Adriana D’Agostini, pesquisadora no Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho (TMT); e Bárbara Baccin, ex-aluna de Biologia e pesquisadora do movimento estudantil no Programa em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT).
Mais informações através dos perfis do Instagram @petbiologiaufsc e @cabioufsc ou do site.
O Laboratório de Ensino de história do Colégio de Aplicação (CA) da Universidade Federal de Santa Catarina (LEHCA/UFSC) promove, no dia 9 de agosto, às 10h30, a aula aberta Mulheres, revolução e música pop no Caribe, no auditório do Colégio, sendo ministrada pelo professor Igor Lemos Moreira. O evento é aberto para toda comunidade UFSC e pessoas da comunidade externa. As inscrições serão realizadas através de QR-Code disponibilizado na entrada. Os participantes têm o direito a certificado de 2 horas complementares.
A aula irá explorar as diferentes formas como trajetórias de mulheres cubanas exiladas produziram representações, pertencimentos e narrativas sobre o Caribe e suas experiências de deslocamento na indústria da cultura e na cultura pop. A partir da trajetória de artistas como Gloria Estefan e Camila Cabello, a aula abordará dimensões como exílio, identidade, comunidade emocional e nostalgia a partir das experiências do Caribe Hemisférico.
O projeto de extensão Nutrimães, do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove a aula intitulada Aulão sobre mitos e verdades sobre alimentação e nutrição na gestação, no dia 15 de agosto, às 19h30, pelo Google Meet. Para participar da aula é necessário realizar a inscrição até 14 de agosto, através do formulário. Os participantes têm direito a certificado de 2 horas.
A aula, em celebração ao Dia da Gestante, abordará as dúvidas mais comuns sobre alimentação na gravidez, como por exemplo: Gestante pode beber café? Pode comer sushi? E o adoçante, pode ser utilizado para controlar o ganho de peso?
A equipe do projeto Nutrimães, coordenada pela professora Ana Paula Gines Geraldo e composta por alunas do curso de graduação em nutrição da UFSC, irá conduzir todo o conteúdo para que as gestantes tenham informações de qualidade, baseadas em evidências científicas, para fazer escolhas alimentares saudáveis e promover a saúde da mãe e do bebê.
Para mais informações, acesse o Instagram do projeto.

Nesta sexta-feira, 20 de setembro, o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) realiza evento comemorativo dos 30 anos da Residência Médica em Gastroenterologia. O encontro, que reunirá autoridades, professores e residentes que se formaram no HU ao longo dos anos, ocorre no Auditório do Bloco Didático da Medicina, no HU, às 17h.
Ao longo de três décadas, o Programa de Residência Médica em Gastroenterologia já formou 30 especialistas na área e, este ano, atende mais quatro médicos residentes.
O projeto de extensão Desatando Nós promove a aula magna Assédio Sexual: Informar para Proteger, na quarta-feira, 25 de setembro, das 18h30 às 21h30, no Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O projeto integra o fluxo contínuo do NÓS: Estudos de Gênero e Sexualidade e, durante a aula, pretende informar a comunidade sobre assédios sexuais direcionados a mulheres, homens, transexuais e demais identidades de gênero, além ressaltar formas de proteção contra este tipo de violência. Também contará com mesa de debates composta pela professora Jane Felipe e pelo professor Adriano Beiras.
O evento é gratuito e aberto a comunidade geral. Para participar, é necessário fazer a inscrição através do site. As inscrições também poderão ser feitas na hora do evento.
A aula magna terá certificado de quatro horas.
Mais informações no Instagram do Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC.
Nesta quinta-feira, 26 de setembro, comemora-se o centenário da Declaração dos Direitos da Criança, também conhecida como Declaração de Genebra dos Direitos da Criança, adotada pela Liga das Nações em 26 de setembro de 1924. Elaborada por Eglantyne Jebb, fundadora do movimento Save the Children, a Declaração afirma “que os homens e mulheres de todas as nações reconhecem que a humanidade deve dar à criança o melhor que tem, afirmando seus deveres, independentemente de qualquer consideração de raça, nacionalidade ou credo“.
Para celebrar este marco histórico, o Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina (NICA/UFSC/CNPq), em conjunto com o Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina (MBISC/UFSC) realizará, no hall da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina um evento que contará com a presença de crianças das Escolas de Educação Básica Virgílio Várzea e José Jacinto Cardoso, respectivamente dos bairros Canasvieiras e Serrinha, além de crianças do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI/UFSC) e do Colégio de Aplicação (CA/UFSC). As atividades começam às 13h45.
Haverá um bate-papo com as crianças sobre o centenário da Declaração com o professor da rede municipal Leo Nogueira Pakonawta (PMF), uma roda de contação de história com a professora Gilka Girardello (UFSC) e o lançamento do livro “Por uma educação transformadora: ideias e práticas de Janusz Korczak“, de autoria de Aline Alvim (NICA/UFSC), Monica Fantin (UFSC) e José Douglas Alves dos Santos (NICA/UFSC), que tecerão comentários sobre a obra.
Publicado pela Editora Contexto, o livro apresenta uma concepção de criança e de educação a partir do trabalho desenvolvido pelo médico, pedagogo e escritor polonês Janusz Korczak, um dos precursores da Declaração dos Direitos da Criança (e um dos principais nomes na defesa dessa causa). Korczak foi mais uma das inúmeras vítimas do regime nazista ao acompanhar as 200 crianças que cuidava em direção ao trem que os levaria ao campo de extermínio de Treblinka.
A programação conta também com a plantação, com as crianças, da Árvore dos Direitos da Criança e a entrega de mudas para os responsáveis das escolas presentes.
O Departamento de Geociências, o Programa de Pós-Graduação em Geografia e o Centro Acadêmico Livre de Geografia (Caligeo) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a aula magna de Geografia, com tema Impacto dos agroquímicos na saúde humana e ambiental na Argentina e no Brasil, na quarta-feira, 2 de outubro, às 19h. O evento será ministrado pela professora Ana Carolina Baceyro, da Universidad Nacional de Cuyo (Uncuyo), da Argentina, e ocorre no auditório do bloco F do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Não há necessidade de inscrição para participar.
Mais informações pelo email lindberg.junior@ufsc.com.br.
A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) retomará as cerimônias de homenagens aos servidores técnicos e docentes aposentados, interrompidas desde a pandemia.
A Cerimônia de Aposentadoria para 333 servidores docentes e técnicos que se aposentaram em 2019 e 2020 ocorre no dia 18 de outubro, às 9h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em Florianópolis. Haverá a presença de autoridades e convidados dos aposentados.
“A expectativa da Prodegesp é de um reencontro entre a instituição e os aposentados, como forma de agradecimento aos serviços prestados e ressaltar que a UFSC pode estar presente nos desafios e belezas que esta nova fase proporcionará em suas vidas. A Prodegesp retoma as cerimônias, inspirada na gestão atual de reconhecimento e valorização de seus servidores que construíram e constroem nossa Universidade singular e plural em sua diversidade”, ressalta a pró-reitora Sandra Regina Carrieri de Souza. Sandra salienta que no primeiro semestre de 2025 será feita a cerimônia para os aposentados dos anos de 2021 e 2022, e no segundo semestre de 2025, está prevista a cerimônia para os aposentados dos anos de 2023 e 2024.
“Estamos preparando uma cerimônia alegre, com muito carinho. Os aposentados receberão um presente personalizado, além da participação do Coral Vozes da Ilha e apresentação de Dança. Serão momentos de integração entre a instituição e os seus aposentados”, convida.
A Cerimônia é organizada pela Prodegesp com a participação da Universidade Aberta para as Pessoas Idosas (NETI-Unapi).
A abertura da 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos ocorre em 26 de novembro, às 16h, no auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis (CFH/UFSC). O tema da edição é “Viver com dignidade é um direito humano”.
Na cerimônia, haverá uma homenagem à montadora Cristina Amaral em uma exibição de curta-metragens que compõem a carreira da cineasta. A programação completa está disponível aqui.
A mostra ocorre em todo o país no mês de novembro. É uma realização dos Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e da Universidade Federal Fluminense (UFF), com produção local do Departamento de Jornalismo da UFSC.
Mais informações na página do evento.
O projeto Nanotecnologia na química de perfumes e cosméticos: desafios da ciência em busca de igualdade e sustentabilidade, intitulado Nanoessência, será lançado no sábado, dia 8 de março. O projeto coordenado pelas professoras Adriana Passarella Gerola e Anelise Maria Regiani do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Sete equipes, cada uma com uma professora e cinco estudantes da rede de ensino público da Grande Florianópolis, desenvolverão trabalhos de nanotecnologia aplicada em cosméticos e perfumes com o objetivo de apresentar e incentivar a permanência de mulheres e meninas na ciência.
O evento de lançamento terá início às 8h no Auditório Faruk Nome, no Departamento de Química, no campus de Florianópolis. Será o primeiro encontro da equipe completa e marcará o início das atividades. Na programação, consta o lançamento da identidade visual do projeto, apresentação das instituições, apresentação das equipes e visita aos laboratórios de pesquisa do Departamento de Química.
O projeto tem apoio da UFSC, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), da empresa NanoScoping e da Universidade de Blumenau (FURB) e envolve as instituições Escola Quilombola Toca, Instituto Estadual de Educação (IEE), EEM Jacó Anderle, EEM Vereador Manoel da Conceição e EBM João Alfredo Rohr.
A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, no dia 4 de abril, a cerimônia anual de homenagem às servidoras e aos servidores docentes e técnicos-administrativos em Educação aposentados da instituição. Neste ano, serão homenageados os aposentados dos anos de 2021 a 2024. A solenidade ocorre a partir das 9h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em Florianópolis.
Por meio de uma programação que envolve arte, educação e cultura, a cerimônia de homenagem visa ao reconhecimento e valorização dos servidores que construíram e constroem a Universidade. De acordo com a Prodegesp, o evento é uma forma de “evidenciar a relevância dessas pessoas que viveram a UFSC, dedicando parte de suas vidas às atividades na instituição, o que fortalece o compromisso da gestão em reconhecer, valorizar e prestar essa justa homenagem”.
A Coordenadoria do Arquivo Central da Universidade Federal de Santa Catarina (CARC/UFSC) organiza a 9ª Semana Nacional de Arquivos (SNA) entre segunda e terça-feira, dias 9 e 10 de junho. As atividades ocorrem na sede da CARC, localizada no campus de Florianópolis no bairro Córrego Grande, ao lado do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA). A SNA é uma iniciativa articulada pelo Arquivo Nacional, com eventos em todo o país, sempre na semana do Dia Internacional dos Arquivos, celebrado em 9 de junho.
Para participar, os interessados devem enviar nome completo e CPF para o e-mail arquivocentral@contato.ufsc.br até 9 de junho, a fim de efetivar a inscrição, que são gratuitas e dão direito a certificado de três horas.
Com tema Mudanças Climáticas: Preservação e Acessibilidade, a proposta desta edição da SNA, alinhada às discussões globais da COP-30, destaca os efeitos da crise climática sobre a preservação documental e reforça a importância da gestão de riscos e da ampliação do acesso aos acervos.
Programação:
09/06 – Visitas mediadas ao Arquivo Central
8h e às 13h | Arquivo Central da UFSC
Visitas técnicas conduzidas por arquivistas da equipe, com apresentação do funcionamento e das atividades do setor.
10/06 – Roda de conversa “Preservar e acessar arquivos em tempos de mudança climática”
9h30 | Arquivo Central da UFSC
Reflexão e troca de experiências sobre a temática “Preservar e acessar arquivos em tempos de mudança climática”, com discussões deflagradas a partir de fontes audiovisuais, como trechos de filmes, séries e matérias jornalísticas.
Para mais informações, acesse o site da Coordenadoria do Arquivo Central da UFSC.
A Coordenadoria do Arquivo Central da Universidade Federal de Santa Catarina (CARC/UFSC) organiza a 9ª Semana Nacional de Arquivos (SNA) entre segunda e terça-feira, dias 9 e 10 de junho. As atividades ocorrem na sede da CARC, localizada no campus de Florianópolis no bairro Córrego Grande, ao lado do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA). A SNA é uma iniciativa articulada pelo Arquivo Nacional, com eventos em todo o país, sempre na semana do Dia Internacional dos Arquivos, celebrado em 9 de junho.
Para participar, os interessados devem enviar nome completo e CPF para o e-mail arquivocentral@contato.ufsc.br até 9 de junho, a fim de efetivar a inscrição, que são gratuitas e dão direito a certificado de três horas.
Com tema Mudanças Climáticas: Preservação e Acessibilidade, a proposta desta edição da SNA, alinhada às discussões globais da COP-30, destaca os efeitos da crise climática sobre a preservação documental e reforça a importância da gestão de riscos e da ampliação do acesso aos acervos.
Programação:
09/06 – Visitas mediadas ao Arquivo Central
8h e às 13h | Arquivo Central da UFSC
Visitas técnicas conduzidas por arquivistas da equipe, com apresentação do funcionamento e das atividades do setor.
10/06 – Roda de conversa “Preservar e acessar arquivos em tempos de mudança climática”
9h30 | Arquivo Central da UFSC
Reflexão e troca de experiências sobre a temática “Preservar e acessar arquivos em tempos de mudança climática”, com discussões deflagradas a partir de fontes audiovisuais, como trechos de filmes, séries e matérias jornalísticas.
Para mais informações, acesse o site da Coordenadoria do Arquivo Central da UFSC.