O Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-americanos, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), promovem o curso Por um mundo onde caibam muitos mundos: literaturas do Sul Global, de 21 a 24 de outubro. O evento será realizado de forma híbrida, ocorrendo presencialmente na UESB, em Vitória da Conquista (BA), e também on-line pelos canais UESB e da Rosa e Mia Couto: traduções de mundo no YouTube.
O evento tem como objetivo discutir produções do Sul Global e mapear cenários dos desdobramentos para a cultura e para a sociedade como um todo. O curso é aberto à comunidade e oferece certificação. Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário disponível neste link.
O Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-americanos, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), promovem o curso Por um mundo onde caibam muitos mundos: literaturas do Sul Global, de 21 a 24 de outubro. O evento será realizado de forma híbrida, ocorrendo presencialmente na UESB, em Vitória da Conquista (BA), e também on-line pelos canais UESB e da Rosa e Mia Couto: traduções de mundo no YouTube.
O evento tem como objetivo discutir produções do Sul Global e mapear cenários dos desdobramentos para a cultura e para a sociedade como um todo. O curso é aberto à comunidade e oferece certificação. Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário disponível neste link.
O curso de Fonoaudiologia e o Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a live Gameficação da terapia fonoaudiológica nesta quinta-feira, 24 de outubro, às 19h, no canal do programa no YouTube. O evento será ministrado pela professora Renata Furlan e moderado pela professora Fabiane Miron Stefani. A ação faz parte da VIII Jornada Acadêmica de Fonoaudiologia e II Jornada de Pós-graduação em Fonoaudiologia da UFSC.
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Controle e Automação de Processos de Energia (INCT CAPE) e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas (PosAutomação) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizam, em 7 e 8 de novembro, o II Workshop INCT CAPE, com o tema Transição Energética. A atividade terá a participação de pesquisadores de empresas, universidades e centros de pesquisa brasileiros e internacionais, que contribuirão com trabalhos em temas relacionados à integração e à operação de sistemas de energia visando a transição energética. A programação conta com palestras técnicas, mesas redondas, visitas e um minicurso.
O workshop ocorre no auditório Ernesto Castro, no Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas do Centro Tecnológico (CTC), no campus Trindade, em Florianópolis, com transmissão on-line via YouTube. De acordo com os organizadores, o evento é um ambiente para discussão de pesquisas na área, sendo aberto para a comunidade acadêmica e para o setor industrial. As inscrições são gratuitas, com limite de 65 vagas presenciais, e podem ser realizadas pelo site do INCT CAPE. Os inscritos receberam certificado de horas.
Sobre o INCT CAPE e a transição energética
O INCT CAPE investiga aspectos teóricos e práticos de identificação, controle e otimização, com foco em sistemas de produção e gestão de diversas fontes de energia – contando com a colaboração de pesquisadores de diversas universidades e empresas.
“Atualmente, ocorre uma mudança paradigmática nas matrizes energéticas de todos os cantos do mundo: aumenta-se consideravelmente a participação de fontes renováveis, com base em vetores diversificados. Nesse sentido, tecnologias e aplicações de engenharia tornam-se essenciais para o aumento da eficiência energética dos processos de geração e uso de energia, permitindo operações mais sustentáveis e ecológicas”, afirmam os organizadores sobre o tema da transição energética.
Para conferir a programação completa e mais informações, acesse o site do INCT CAPE.
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Controle e Automação de Processos de Energia (INCT CAPE) e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas (PosAutomação) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizam, em 7 e 8 de novembro, o II Workshop INCT CAPE, com o tema Transição Energética. A atividade terá a participação de pesquisadores de empresas, universidades e centros de pesquisa brasileiros e internacionais, que contribuirão com trabalhos em temas relacionados à integração e à operação de sistemas de energia visando a transição energética. A programação conta com palestras técnicas, mesas redondas, visitas e um minicurso.
O workshop ocorre no auditório Ernesto Castro, no Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas do Centro Tecnológico (CTC), no campus Trindade, em Florianópolis, com transmissão on-line via YouTube. De acordo com os organizadores, o evento é um ambiente para discussão de pesquisas na área, sendo aberto para a comunidade acadêmica e para o setor industrial. As inscrições são gratuitas, com limite de 65 vagas presenciais, e podem ser realizadas pelo site do INCT CAPE. Os inscritos receberam certificado de horas.
Sobre o INCT CAPE e a transição energética
O INCT CAPE investiga aspectos teóricos e práticos de identificação, controle e otimização, com foco em sistemas de produção e gestão de diversas fontes de energia – contando com a colaboração de pesquisadores de diversas universidades e empresas.
“Atualmente, ocorre uma mudança paradigmática nas matrizes energéticas de todos os cantos do mundo: aumenta-se consideravelmente a participação de fontes renováveis, com base em vetores diversificados. Nesse sentido, tecnologias e aplicações de engenharia tornam-se essenciais para o aumento da eficiência energética dos processos de geração e uso de energia, permitindo operações mais sustentáveis e ecológicas”, afirmam os organizadores sobre o tema da transição energética.
Para conferir a programação completa e mais informações, acesse o site do INCT CAPE.
O Programa de Educação Tutorial (Grupo PET) do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza, nos dias 11 e 13 de novembro, às 18h30, o curso Como fazer uma Apresentação de Impacto. As aulas serão realizadas no Centro Tecnológico (CTC) e têm como público-alvo estudantes da graduação. Para participar, é necessário se inscrever no período de 22 de outubro a 9 de novembro através deste link. As vagas são limitadas e custam R$15. O curso dá direito a certificado de seis horas.
O curso será ministrado por membros do PET que já atuaram como monitores. Durante os dois dias de aula, os alunos vão aprender sobre o uso da ferramenta PowerPoint e como ter uma boa oratória. A aula sobre a ferramenta PowerPoint irá abordar os tópicos: introdução a ferramenta, transições, revisão, design, SmartArt e animações. Na aula em relação a oratória serão tratados os seguintes temas: como se preparar para uma apresentação, público-alvo, slides, voz, linguagem corporal e como lidar com o nervosismo.
O valor arrecadado será doado ao Projeto Amigos da Sopa, grupo voluntário de amparo a famílias carentes e assistência a pessoas em situação de rua.
Mais informações podem ser obtidas através da página do Grupo PET Engenharia de Produção, do Instagram ou contato pelo email petepsufsc@gmail.com ou WhatsApp (48) 3721-7060.
O Programa de Educação Tutorial (Grupo PET) do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza, nos dias 11 e 13 de novembro, às 18h30, o curso Como fazer uma Apresentação de Impacto. As aulas serão realizadas no Centro Tecnológico (CTC) e têm como público-alvo estudantes da graduação. Para participar, é necessário se inscrever no período de 22 de outubro a 9 de novembro através deste link. As vagas são limitadas e custam R$15. O curso dá direito a certificado de seis horas.
O curso será ministrado por membros do PET que já atuaram como monitores. Durante os dois dias de aula, os alunos vão aprender sobre o uso da ferramenta PowerPoint e como ter uma boa oratória. A aula sobre a ferramenta PowerPoint irá abordar os tópicos: introdução a ferramenta, transições, revisão, design, SmartArt e animações. Na aula em relação a oratória serão tratados os seguintes temas: como se preparar para uma apresentação, público-alvo, slides, voz, linguagem corporal e como lidar com o nervosismo.
O valor arrecadado será doado ao Projeto Amigos da Sopa, grupo voluntário de amparo a famílias carentes e assistência a pessoas em situação de rua.
Mais informações podem ser obtidas através da página do Grupo PET Engenharia de Produção, do Instagram ou contato pelo email petepsufsc@gmail.com ou WhatsApp (48) 3721-7060.
O Academy UFSC, programa Departamento de Inovação (Sinova) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza de forma on-line a palestra Lifelong Learning, é para você? na próxima terça-feira, 19 de novembro, no YouTube. O evento conta com a participação da comunicóloga e facilitadora de aprendizado Solange Fonseca e trata da importância do aprendizado contínuo e dos estímulos que se deve buscar em relação ao tema. Para participar, é necessário se inscrever pelo Sympla. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia da palestra, com direito à certificado de 1h e 30 minutos.
Confira no YouTube:
Sobre o Academy UFSC
O Academy UFSC é uma iniciativa focada na sensibilização para a inovação e o empreendedorismo. Parte do plano Inova UFSC, criado pela Sinova, o programa tem como intuito não apenas preparar aqueles que desejam abrir seu próprio negócio, mas também desenvolver competências voltadas à criatividade e à inovação. O Academy conta com workshops, mentorias, capacitações e visitas técnicas para aproximar o aluno de ambientes inovadores e profissionais capacitados, gerando conexão com o ecossistema inovador de Santa Catarina ao criar pontes entre a Universidade e o mercado.
Para mais informações, acesse a página do Academy UFSC.
O Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Cham) da Universidade NOVA de Lisboa promove, em 27 de novembro, às 12h30, a próxima sessão do seminário on-line Modos da Melancolia, ministrada por Lucas Emmanoel, psicólogo da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe), coordenador do Serviço de Acolhimento a Vítimas de Violências (SEAVis) e presidente do Comitê para a implementação da Política de Saúde Mental da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com transmissão pelo Zoom, o evento é gratuito e aberto ao público.
Abordando a temática O peso do olhar do Outro: homofobia internalizada, melancolia e política, o seminário explora como a norma cisheterossexual é internalizada e se manifesta como um olhar superegóico que pune desejos homossexuais, o que pode levar à melancolia. A discussão abordará as implicações clínicas e políticas desse processo, refletindo sobre possíveis saídas frente ao peso do olhar homofóbico.
Lucas Emmanoel é psicanalista, psicólogo e mestre em psicanálise (PUC-RJ). Atuou como psicólogo no Programa Federal de Proteção a Vítimas e a Testemunhas Ameaçadas da Presidência da República e é pesquisador do Laboratório de Educação e Psicanálise de Minas Gerais (Lepsi).
Para mais informações sobre o seminário, acesse o site do Cham.
A TV UFSC transmitirá ao vivo o show Ícones da banda Dazaranha nesta terça-feira, 17 de dezembro, a partir das 20h, pelo canal 63.1, aberto e digital, na Grande Florianópolis. A apresentação ocorre no auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e integra a agenda festiva de comemoração dos 64 anos da Universidade, que inclui outras atrações artísticas e vai até quinta-feira, 19 de dezembro.
> Confira a programação artística e cultural completa
Turnê Ícones – Dazaranha
Dazaranha é uma das bandas mais respeitadas de Santa Catarina, com a apresentação de sua nova turnê, Ícones, um show que promete revisitar as músicas que marcaram sua trajetória e apresentar novas composições que refletem a evolução do grupo.
Formada pelos músicos Chico Martins, Moriel Costa, Gerry Costa, Fernando Sulzbacher, Dinho Stormowsky, Adauto Charnesky e JC Basañez, a banda teve seu hit Vagabundo Confesso, de 1998, regravado por diversos artistas.
Agora, a turnê Ícones surge como uma homenagem às raízes do grupo e às influências que formaram seu estilo único. A apresentação incluirá músicas que são pilares de sua identidade musical.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será palco, no dia 20 de março, das 9h às 17h30, do Bootcamp Chainlink Florianópolis, uma iniciativa do Blockchain Rio em parceria com o Laboratório de Segurança em Computação (LabSEC) da UFSC.
O curso será realizado no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária (BU), em Florianopolis, e tem como objetivo ensinar desde os princípios básicos do blockchain até a criação de contratos inteligentes na rede Ethereum.
Programação
- 9h00 – Recepção e apresentações
- 9h30 – Início das aulas
- 10h45 – Intervalo
- 12h30 – Almoço
- 14h00 – Retorno das aulas
- 15h30 – Intervalo
- 17h30 – Encerramento
O evento integra o circuito Blockchain on the Road, organizado pelo Blockchain Rio, que visa promover o debate sobre tecnologias emergentes em instituições de ensino e pesquisa em todo o país.
As inscrições são limitadas e devem ser feitas pelo link.
A sessão de encerramento da IV Escola de Verão e das Águas (EVA) ocorre nesta terça-feira, 1º de abril, às 18h, no auditório da pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (CCS/UFSC), no campus da Trindade, em Florianópolis. A atividade é promovida pelo Laboratório de Estudos da Multifuncionalidade Agrícola e do Território, do Centro de Ciências Agrárias (LEMATE/CCA), e pelo do Programa de Educação Tutorial Educação do Campo (PET Educampo), do Centro de Ciências da Educação (CED).
A Escola de Verão e das Águas é um curso de extensão em formato de conferências on-line, cujo objetivo é fomentar e difundir o debate em torno das questões dos territórios, do meio rural, da qualidade de vida, do planejamento e do desenvolvimento. Em 2025, a IV Escola de Verão das Águas tem como tema o “Turismo de Base Comunitária no Contexto do Desenvolvimento Territorial Sustentável”.
O encerramento da IV Escola de Verão e das Águas se dará em formato híbrido, com sessão presencial às 19h, no auditório da pós-graduação do CCS, e transmissão ao vivo com o apoio técnico da equipe de assessoria de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Assessoramento, Perícia, Pesquisa e Informações de Santa Catarina (SINDASPI-SC) pelo canal do LEMATE no Youtube e também nos canais do Sindicato.
O tema da palestra será “Emergência climática e o Turismo de Base Comunitária: Caso da Comunidade Indígena Raposa 1, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, RR”. A atividade será ministrada pelo coordenador do Projeto do Plano de Visitação Turística na Comunidade Indígena Raposa I, de Roraima, e consultor técnico em gestão de etnoturismo, Enoque Raposo, do povo Macuxi. Na sequência, a professora Marinês Walkowski apresentará uma síntese sobre o turismo de base comunitária e o desenvolvimento territorial sustentável a partir dos aprendizados da edição da Escola de Verão e das Águas deste ano. A sessão terá a mediação do professor Orlando Ednei Ferretti, professor do Departamento de Geociências da UFSC.
Na IV edição da Escola de Verão e das Águas, o tema central discutido foi o Turismo de Base Comunitária (TBC) em sua relação com o desenvolvimento rural sustentável. O TBC pode ser uma alternativa de geração de renda, promoção da qualidade de vida das populações rurais e povos tradicionais, preservação de saberes, além de uma experiência diferenciada e única para quem busca esse tipo de vivência turística. As sessões da EVA buscaram discutir alguns princípios fundamentais do TBC, tais como a relação patrimônio material e imaterial dos territórios, produtos de qualidade, governança, sustentabilidade ambiental, comercialização, políticas públicas.
Segundo a professora Thaise Costa Guzzatti, responsável pela organização desta edição da EVA, o TBC tem atraído cada vez mais pessoas e produzido um engajamento cada vez maior por conta das suas características de valorização da experiência de viagem como um ambiente em que o turista possa viver a vida local, experimentar a paisagem, os sabores e os saberes de modo autêntico e orgânico.
Para além das sessões síncronas virtuais que ocorreram em tempo real, o legado da EVA 2025 consiste na formação de um repositório de aulas gravadas através do canal do LEMATE no Youtube, que poderão ser acessadas por pessoas interessadas no tema a qualquer tempo.
O que: Emergência climática e o Turismo de Base Comunitária: Caso da Comunidade Indígena Raposa 1, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, RR
Quando: 01/04/2025
Onde: Auditório da pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) UFSC, Campus Trindade
18h: café com prosa
19h: palestras e debate
Para assistir on-line, acesse aqui.
Mias informações na página do Lemate ou Instagram.
Na quarta-feira, 16 de abril, às 19h, a Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação no Ambiente Digital (Cidad), programa de extensão da Biblioetca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), transmite pelo canal do YouTube mais uma edicação do Cidad Convida, a série de lives que traz pessoas convidadas para debater, de forma ampliada, assuntos relacionados à tecnologia, à comunicação, à informação e à educação.
O convidado da vez é Emilio Garcia, produtor de conteúdo do canal BlaBlaLogia e do podcast Os Três Elementos, biólogo, mestre em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor. Com o tema Negacionismo e Ciência, o encontro ainda conta com a participação da professora Suely Figueiredo, pesquisadora integrante do Cidad, e discutirá sobre o papel da divulgação científica nas redes e os fluxos de desinformação que afetam a ciência e a educação. Haverá certificados aos participantes.
Mais informações no perfil @confiabilidadeinformacional
O Programa de Formação Continuada (Profor) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o curso Sofrimento Psíquico e Saúde Mental de Estudantes na Universidade a partir de 5 de maio. On-line e síncrono, o curso será ministrado por Lucas Emmanoel de Oliveira, psicanalista, pesquisador, chefe do Serviço de Acolhimento a Vítimas de Violências (SEAVis) e coordenador do Comitê para a Implementação da Política de Saúde Mental na UFSC. Os encontros serão realizados às segundas-feiras, das 14h às 17h.
A iniciativa tem como objetivo sensibilizar para o reconhecimento do sofrimento psíquico em estudantes, refletir sobre suas mediações (psíquicas, institucionais e políticas) e construir abordagens em saúde mental na Universidade. O curso tem como fundamentos a psicanálise e as teorias sociais críticas, abordando temas como: relações estudantes-professores(as), violências, ansiedade, depressão, TDAH, autismos, esquizofrenias, suicídio, por meio de discussão de casos educacionais e abordagens teórico-práticas.
O público-alvo são docentes e técnicos-administrativos em Educação. A realização dá direito à certificado de 20 horas.
Mais informações no site com programação e inscrições.
O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD), programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o curso Distopia e censura: Novafala e o 1984 de George Orwell. O curso está com inscrições abertas e será realizado em 5, 12, 19 e 26 de maio das 19h às 21h pela plataforma Microsoft Teams.
O romance distópico 1984, conhecido por gerar debates sobre liberdade de expressão, controle da informação, vigilância digital e censura, também descreve o projeto de uma reforma linguística profunda, que visa o controle do pensamento por meio da criação da ‘novafala’ (newspeak), um idioma reduzido, em que o significado de cada palavra é planejado para impedir qualquer sentido divergente da ideologia presente na história do livro.
Partindo desse e outros temas abordados pela obra, a interpretação proposta pelo curso, ministrado pelo professor José Claudio Matos da UDESC, procura abordar o projeto da novafala com as estratégias de supressão e censura de termos que visam a eliminação do discurso divergente em contextos informacionais da atualidade.
Inscrições podem ser realizadas até 3 de maio através de formulário. A carga horária é de 8h com direito à certificado. Vagas limitadas.
Mais informações no Instagram @confiabilidadeinformacional.
O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD), programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o curso Distopia e censura: Novafala e o 1984 de George Orwell. O curso está com inscrições abertas e será realizado em 5, 12, 19 e 26 de maio das 19h às 21h pela plataforma Microsoft Teams.
O romance distópico 1984, conhecido por gerar debates sobre liberdade de expressão, controle da informação, vigilância digital e censura, também descreve o projeto de uma reforma linguística profunda, que visa o controle do pensamento por meio da criação da ‘novafala’ (newspeak), um idioma reduzido, em que o significado de cada palavra é planejado para impedir qualquer sentido divergente da ideologia presente na história do livro.
Partindo desse e outros temas abordados pela obra, a interpretação proposta pelo curso, ministrado pelo professor José Claudio Matos da UDESC, procura abordar o projeto da novafala com as estratégias de supressão e censura de termos que visam a eliminação do discurso divergente em contextos informacionais da atualidade.
Inscrições podem ser realizadas até 3 de maio através de formulário. A carga horária é de 8h com direito à certificado. Vagas limitadas.
Mais informações no Instagram @confiabilidadeinformacional.
O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD), programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o curso Distopia e censura: Novafala e o 1984 de George Orwell. O curso está com inscrições abertas e será realizado em 5, 12, 19 e 26 de maio das 19h às 21h pela plataforma Microsoft Teams.
O romance distópico 1984, conhecido por gerar debates sobre liberdade de expressão, controle da informação, vigilância digital e censura, também descreve o projeto de uma reforma linguística profunda, que visa o controle do pensamento por meio da criação da ‘novafala’ (newspeak), um idioma reduzido, em que o significado de cada palavra é planejado para impedir qualquer sentido divergente da ideologia presente na história do livro.
Partindo desse e outros temas abordados pela obra, a interpretação proposta pelo curso, ministrado pelo professor José Claudio Matos da UDESC, procura abordar o projeto da novafala com as estratégias de supressão e censura de termos que visam a eliminação do discurso divergente em contextos informacionais da atualidade.
Inscrições podem ser realizadas até 3 de maio através de formulário. A carga horária é de 8h com direito à certificado. Vagas limitadas.
Mais informações no Instagram @confiabilidadeinformacional.
O Academy UFSC, projeto do Departamento de Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (Sinova/UFSC), promove a palestra Da UFSC ao Vale do Silício: lições do empreendedorismo universitário e insights do Vale na quinta-feira, 22 de maio, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE). O evento será ministrado por Eduardo Vieira, fundador da Monking, empresa referência em comunicação para inovação, com clientes como Ambev, Natura, Itaú e iFood.
Criada dentro do curso de Administração da UFSC, a Monking hoje conta com mais de 50 pessoas. Além de fundador, Eduardo é mentor de startups na Abstartups e na Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), e recentemente morou no Vale do Silício, onde estudou tendências em tecnologia, inovação e comunicação.
Para participar, é necessário se inscrever pelo Sympla. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia da palestra, com direito a certificado de 1h30.
Sobre o Academy UFSC
O Academy UFSC é uma iniciativa focada na sensibilização para a inovação e o empreendedorismo. Parte do plano Inova UFSC, criado pela Sinova, o programa tem como intuito não apenas preparar aqueles que desejam abrir seu próprio negócio, mas também desenvolver competências voltadas à criatividade e à inovação. O Academy conta com workshops, mentorias, capacitações e visitas técnicas para aproximar o aluno de ambientes inovadores e profissionais capacitados, gerando conexão com o ecossistema inovador de Santa Catarina ao criar pontes entre a Universidade e o mercado.
Para mais informações, acesse a página do Academy UFSC.
O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD), programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o curso Distopia e censura: Novafala e o 1984 de George Orwell. O curso está com inscrições abertas e será realizado em 5, 12, 19 e 26 de maio das 19h às 21h pela plataforma Microsoft Teams.
O romance distópico 1984, conhecido por gerar debates sobre liberdade de expressão, controle da informação, vigilância digital e censura, também descreve o projeto de uma reforma linguística profunda, que visa o controle do pensamento por meio da criação da ‘novafala’ (newspeak), um idioma reduzido, em que o significado de cada palavra é planejado para impedir qualquer sentido divergente da ideologia presente na história do livro.
Partindo desse e outros temas abordados pela obra, a interpretação proposta pelo curso, ministrado pelo professor José Claudio Matos da UDESC, procura abordar o projeto da novafala com as estratégias de supressão e censura de termos que visam a eliminação do discurso divergente em contextos informacionais da atualidade.
Inscrições podem ser realizadas até 3 de maio através de formulário. A carga horária é de 8h com direito à certificado. Vagas limitadas.
Mais informações no Instagram @confiabilidadeinformacional.
O terceiro episódio do webinário Conexões UFSC: Internacionalização na prática acontecerá na quarta-feira, 28 de maio, às 14h, e terá como tema A UFSC, Áfricas e suas diásporas na internacionalização universitária. A transmissão ao vivo poderá ser assistida no canal do YouTube UFSC Internacional.
A série é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (Sinter/UFSC); a Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo, coordenada pelo professor Gilvan Müller de Oliveira; e o Departamento de Economia e Relações Internacionais (CNM), por meio do professor Agripa Faria Alexandre. O novo episódio dá seguimento ao objetivo do projeto: apresentar mensalmente os projetos e as iniciativas que impulsionam e fomentam a internacionalização na UFSC.
Nesta edição, os professores Gilvan Müller de Oliveira e Agripa Faria Alexandre serão responsáveis pela mediação da conversa com a professora Ilka Boaventura Leite, coordenadora do Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC), com participação das professoras filiadas ao Kadila Cristine Görski Severo e Simone Pereira Schmidt, além de docentes convidados de Moçambique e da Angola. A abertura da entrevista será feita pela diretora da Sinter, Fernanda Leal, que dará início a conversa sobre a internacionalização da UFSC a partir das atividades e discussões promovidas pelo Kadila.
Sobre o Instituto Kadila
O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas foi fundado em 2022, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da UFSC, sediado no CFH. Suas atividades são voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão no campo dos estudos africanos e das diásporas. O Instituto Kadila reúne um grupo de professoras/es e pesquisadoras/es da UFSC e colaboradoras/es de outras universidades nacionais e estrangeiras, que apresentam interesse comum pelo campo de estudo.
Participam ainda da equipe, pesquisadoras/es em estágio de pós-doutorado e estudantes de pós-graduação e bolsistas de doutorado, mestrado e de iniciação científica. O nome Kadila advém de um projeto interdisciplinar pioneiro entre a UFSC e a Universidade Agostinho Neto, em Angola. O projeto teve início em 2013 (CAPES/AULP), coordenado pelo Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER), e teve como um de seus objetivos investir na formação universitária por meio da mobilidade internacional de docentes e discentes das universidades brasileiras e angolanas envolvidas. O termo Kadila é oriundo da língua quicongo e significa ser ou coisa que traz boa sorte, felicidade, amuleto.
Notícia organizada com informações do site do Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas.