As professoras Dirce Waltrick do Amarante e Maria de Fátima Moretti, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promovem, em parceria com estudantes, o festival de teatro Que absurdo! – Uns gatos pingados perdidos no palco na próxima quinta-feira, 28 de novembro, às 19h30, no Laboratório Caixa Preta, localizado no bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O evento é gratuito e aberto ao público.
De acordo com a professora Dirce do Amarante, a iniciativa foi criada após a elaboração da disciplina Que absurdo! do curso de Artes Cênicas, que inicialmente abordaria três peças de autores de teatro absurdistas, dois deles europeus, considerados precursores do movimento do teatro do absurdo, e um catarinense, Manoel Carlos Karam (1947-2007). Posteriormente, a ideia se juntou à disciplina Teatro de bonecos, ministrada pela professora Maria Moretti.
O teatro do absurdo é um movimento artístico que surgiu no pós-Segunda Guerra Mundial e que trata temas como a desolação, a solidão e a incomunicabilidade da humanidade. No festival, Que absurdo! – Uns gatos pingados perdidos no palco serão apresentadas as peças: O Último Godot, de Matéi Visiec; Ida ao teatro, de Karl Valentin; Kolka e Pietra vão ao Brasil, de Daniil Khams; e A cantora careca, de Eugène Ionesco.
Para conferir a descrição da programação completa e mais informações sobre o festival, acesse a arte de divulgação.
O grupo de teatro Os Melodramáticos apresenta o espetáculo O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind. A iniciativa é resultado prático do projeto de pesquisa Uma Nova Contribuição no Ensino do Uso do Espaço Cênico, do professor Luiz Fernando Pereira, docente do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizadas por discentes de Artes Cênicas, as apresentações ocorrem neste fim de semana, 30 de novembro e 1° de dezembro, e em 14 de dezembro e 15 de dezembro, às 19h, no Laboratório Caixa Preta, localizado no bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos com 30 minutos de antecedência ao início do espetáculo.
Sinopse
A peça trata da descoberta sexual por adolescentes e os tabus sociais em torno do sexo, apresentados, por Wedekind, de uma maneira crua e sem filtros. Em pleno século XXI, muitos jovens continuam sendo bombardeados com mensagens contraditórias sobre identidade, sexualidade e tendo acesso limitado à informação. Temas como suicídio, masturbação, abuso infantil, gravidez na adolescência, aborto, homoafetividade e estupro continuam sendo extremamente relevantes para as questões enfrentadas pela juventude de hoje. O Despertar da Primavera nos convida a sermos adultos empáticos e dialogar abertamente com os jovens sobre estes e outros assuntos.
Classificação indicativa: 16 anos
Para mais informações, acesse o Instagram do grupo Os Melodramáticos.
O grupo de teatro Os Melodramáticos apresenta o espetáculo O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind. A iniciativa é resultado prático do projeto de pesquisa Uma Nova Contribuição no Ensino do Uso do Espaço Cênico, do professor Luiz Fernando Pereira, docente do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizadas por discentes de Artes Cênicas, as apresentações ocorrem neste fim de semana, 30 de novembro e 1° de dezembro, e em 14 de dezembro e 15 de dezembro, às 19h, no Laboratório Caixa Preta, localizado no bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos com 30 minutos de antecedência ao início do espetáculo.
Sinopse
A peça trata da descoberta sexual por adolescentes e os tabus sociais em torno do sexo, apresentados, por Wedekind, de uma maneira crua e sem filtros. Em pleno século XXI, muitos jovens continuam sendo bombardeados com mensagens contraditórias sobre identidade, sexualidade e tendo acesso limitado à informação. Temas como suicídio, masturbação, abuso infantil, gravidez na adolescência, aborto, homoafetividade e estupro continuam sendo extremamente relevantes para as questões enfrentadas pela juventude de hoje. O Despertar da Primavera nos convida a sermos adultos empáticos e dialogar abertamente com os jovens sobre estes e outros assuntos.
Classificação indicativa: 16 anos
Para mais informações, acesse o Instagram do grupo Os Melodramáticos.
O grupo de teatro Os Melodramáticos apresenta o espetáculo O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind. A iniciativa é resultado prático do projeto de pesquisa Uma Nova Contribuição no Ensino do Uso do Espaço Cênico, do professor Luiz Fernando Pereira, docente do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizadas por discentes de Artes Cênicas, as apresentações ocorrem neste fim de semana, 30 de novembro e 1° de dezembro, e em 14 de dezembro e 15 de dezembro, às 19h, no Laboratório Caixa Preta, localizado no bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos com 30 minutos de antecedência ao início do espetáculo.
Sinopse
A peça trata da descoberta sexual por adolescentes e os tabus sociais em torno do sexo, apresentados, por Wedekind, de uma maneira crua e sem filtros. Em pleno século XXI, muitos jovens continuam sendo bombardeados com mensagens contraditórias sobre identidade, sexualidade e tendo acesso limitado à informação. Temas como suicídio, masturbação, abuso infantil, gravidez na adolescência, aborto, homoafetividade e estupro continuam sendo extremamente relevantes para as questões enfrentadas pela juventude de hoje. O Despertar da Primavera nos convida a sermos adultos empáticos e dialogar abertamente com os jovens sobre estes e outros assuntos.
Classificação indicativa: 16 anos
Para mais informações, acesse o Instagram do grupo Os Melodramáticos.

O grupo de teatro Os Melodramáticos apresenta o espetáculo O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind. O evento faz parte do projeto de pesquisa “Uma Nova Contribuição no Ensino do Uso do Espaço Cênico”, coordenado pelo professor Luiz Fernando Pereira, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As apresentações serão realizadas nos dias 14 e 15 de dezembro, às 19h, no Espaço Caixa Preta, localizado no Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos com 60 minutos de antecedência ao início do espetáculo.
Sinopse:
A peça aborda a descoberta sexual dos adolescentes e os tabus sociais em torno do sexo, de forma crua e sem filtros, como proposto por Wedekind. Apesar dos avanços, muitos jovens ainda enfrentam contradições sobre identidade e sexualidade, além de ter acesso restrito a informações. Temas como suicídio, masturbação, abuso infantil, gravidez na adolescência, aborto, homoafetividade e estupro são abordados de maneira profunda e continuam sendo questões pertinentes para a juventude atual. O Despertar da Primavera nos convida a sermos adultos empáticos e a dialogar abertamente com os jovens sobre esses e outros temas.
Mais informações:
Instagram: @osmelodramaticos
O grupo de teatro Os Melodramáticos apresenta o espetáculo O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind. A iniciativa é resultado prático do projeto de pesquisa Uma Nova Contribuição no Ensino do Uso do Espaço Cênico, do professor Luiz Fernando Pereira, docente do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizadas por discentes de Artes Cênicas, as apresentações ocorrem neste fim de semana, 30 de novembro e 1° de dezembro, e em 14 de dezembro e 15 de dezembro, às 19h, no Laboratório Caixa Preta, localizado no bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos com 30 minutos de antecedência ao início do espetáculo.
Sinopse
A peça trata da descoberta sexual por adolescentes e os tabus sociais em torno do sexo, apresentados, por Wedekind, de uma maneira crua e sem filtros. Em pleno século XXI, muitos jovens continuam sendo bombardeados com mensagens contraditórias sobre identidade, sexualidade e tendo acesso limitado à informação. Temas como suicídio, masturbação, abuso infantil, gravidez na adolescência, aborto, homoafetividade e estupro continuam sendo extremamente relevantes para as questões enfrentadas pela juventude de hoje. O Despertar da Primavera nos convida a sermos adultos empáticos e dialogar abertamente com os jovens sobre estes e outros assuntos.
Classificação indicativa: 16 anos
Para mais informações, acesse o Instagram do grupo Os Melodramáticos.

O grupo de teatro Os Melodramáticos apresenta o espetáculo O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind. O evento faz parte do projeto de pesquisa “Uma Nova Contribuição no Ensino do Uso do Espaço Cênico”, coordenado pelo professor Luiz Fernando Pereira, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As apresentações serão realizadas nos dias 14 e 15 de dezembro, às 19h, no Espaço Caixa Preta, localizado no Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos com 60 minutos de antecedência ao início do espetáculo.
Sinopse:
A peça aborda a descoberta sexual dos adolescentes e os tabus sociais em torno do sexo, de forma crua e sem filtros, como proposto por Wedekind. Apesar dos avanços, muitos jovens ainda enfrentam contradições sobre identidade e sexualidade, além de ter acesso restrito a informações. Temas como suicídio, masturbação, abuso infantil, gravidez na adolescência, aborto, homoafetividade e estupro são abordados de maneira profunda e continuam sendo questões pertinentes para a juventude atual. O Despertar da Primavera nos convida a sermos adultos empáticos e a dialogar abertamente com os jovens sobre esses e outros temas.
Mais informações:
Instagram: @osmelodramaticos
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será palco, no dia 20 de março, das 9h às 17h30, do Bootcamp Chainlink Florianópolis, uma iniciativa do Blockchain Rio em parceria com o Laboratório de Segurança em Computação (LabSEC) da UFSC.
O curso será realizado no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária (BU), em Florianopolis, e tem como objetivo ensinar desde os princípios básicos do blockchain até a criação de contratos inteligentes na rede Ethereum.
Programação
- 9h00 – Recepção e apresentações
- 9h30 – Início das aulas
- 10h45 – Intervalo
- 12h30 – Almoço
- 14h00 – Retorno das aulas
- 15h30 – Intervalo
- 17h30 – Encerramento
O evento integra o circuito Blockchain on the Road, organizado pelo Blockchain Rio, que visa promover o debate sobre tecnologias emergentes em instituições de ensino e pesquisa em todo o país.
As inscrições são limitadas e devem ser feitas pelo link.
Uma apresentação da peça teatral Lagoa de Pássaros será realizada no dia 25 de março, terça-feira, às 18h30, no hall do Bloco B do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus de Florianópolis. A apresentação será realizada pelo Teatro Comunitário do Canto da Lagoa. O evento é gratuito e aberto à comunidade universitária.
Sinopse da peça: um desastre ambiental coloca frente a frente um bando de pássaros e uma menina. Juntos eles buscam alertar sobre um colapso ecológico.
A ação é organizada pela Direção do CFH em parceria com a professora Edviges Ioris.
Para mais informações, acesse o Instagram do Teatro Comunitário do Canto da Lagoa.
A sessão de encerramento da IV Escola de Verão e das Águas (EVA) ocorre nesta terça-feira, 1º de abril, às 18h, no auditório da pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (CCS/UFSC), no campus da Trindade, em Florianópolis. A atividade é promovida pelo Laboratório de Estudos da Multifuncionalidade Agrícola e do Território, do Centro de Ciências Agrárias (LEMATE/CCA), e pelo do Programa de Educação Tutorial Educação do Campo (PET Educampo), do Centro de Ciências da Educação (CED).
A Escola de Verão e das Águas é um curso de extensão em formato de conferências on-line, cujo objetivo é fomentar e difundir o debate em torno das questões dos territórios, do meio rural, da qualidade de vida, do planejamento e do desenvolvimento. Em 2025, a IV Escola de Verão das Águas tem como tema o “Turismo de Base Comunitária no Contexto do Desenvolvimento Territorial Sustentável”.
O encerramento da IV Escola de Verão e das Águas se dará em formato híbrido, com sessão presencial às 19h, no auditório da pós-graduação do CCS, e transmissão ao vivo com o apoio técnico da equipe de assessoria de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Assessoramento, Perícia, Pesquisa e Informações de Santa Catarina (SINDASPI-SC) pelo canal do LEMATE no Youtube e também nos canais do Sindicato.
O tema da palestra será “Emergência climática e o Turismo de Base Comunitária: Caso da Comunidade Indígena Raposa 1, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, RR”. A atividade será ministrada pelo coordenador do Projeto do Plano de Visitação Turística na Comunidade Indígena Raposa I, de Roraima, e consultor técnico em gestão de etnoturismo, Enoque Raposo, do povo Macuxi. Na sequência, a professora Marinês Walkowski apresentará uma síntese sobre o turismo de base comunitária e o desenvolvimento territorial sustentável a partir dos aprendizados da edição da Escola de Verão e das Águas deste ano. A sessão terá a mediação do professor Orlando Ednei Ferretti, professor do Departamento de Geociências da UFSC.
Na IV edição da Escola de Verão e das Águas, o tema central discutido foi o Turismo de Base Comunitária (TBC) em sua relação com o desenvolvimento rural sustentável. O TBC pode ser uma alternativa de geração de renda, promoção da qualidade de vida das populações rurais e povos tradicionais, preservação de saberes, além de uma experiência diferenciada e única para quem busca esse tipo de vivência turística. As sessões da EVA buscaram discutir alguns princípios fundamentais do TBC, tais como a relação patrimônio material e imaterial dos territórios, produtos de qualidade, governança, sustentabilidade ambiental, comercialização, políticas públicas.
Segundo a professora Thaise Costa Guzzatti, responsável pela organização desta edição da EVA, o TBC tem atraído cada vez mais pessoas e produzido um engajamento cada vez maior por conta das suas características de valorização da experiência de viagem como um ambiente em que o turista possa viver a vida local, experimentar a paisagem, os sabores e os saberes de modo autêntico e orgânico.
Para além das sessões síncronas virtuais que ocorreram em tempo real, o legado da EVA 2025 consiste na formação de um repositório de aulas gravadas através do canal do LEMATE no Youtube, que poderão ser acessadas por pessoas interessadas no tema a qualquer tempo.
O que: Emergência climática e o Turismo de Base Comunitária: Caso da Comunidade Indígena Raposa 1, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, RR
Quando: 01/04/2025
Onde: Auditório da pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) UFSC, Campus Trindade
18h: café com prosa
19h: palestras e debate
Para assistir on-line, acesse aqui.
Mias informações na página do Lemate ou Instagram.
O Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe o espetáculo infantil Percursos: o último voo de um menino, do Poeira Grupo de Teatro, neste sábado, 12 de abril, às 14h. A entrada ocorrerá por meio da doação de itens de higiene pessoal. Os donativos serão destinados ao projeto Arte de Doar – Programa Novos Caminhos.
A peça integra a programação da 16ª Semana Municipal do Livro Infantil, promovida pela Prefeitura de Florianópolis. O evento também celebra o Dia Nacional do Livro Infantil (18/04) e tem como objetivo incentivar a leitura, atrair novos leitores e ampliar o repertório sobre a literatura catarinense entre crianças, estudantes, profissionais da educação e a comunidade. A atração conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE/UFSC).
Sinopse
A peça conta a história de um menino negro. Menino sem nome da Silva, filho da sua mãe sem nome da Silva e do seu pai…seu pai? Parece que ele só é filho da sua mãe mesmo. Esse menino tem um segredo: uma pipa mágica, que o leva para conhecer os morros de Florianópolis! Porém, quando precisa ir caminhando até o morro de sua avó, ele se depara com situações que o fazem refletir sobre o seu lugar nessa cidade. “Percursos: o último voo de um menino” é uma celebração à periferia de Florianópolis e a todas as favelas do Brasil.
Serviço
O quê: Espetáculo “Percursos: o último voo de um menino” – Poeira Grupo de Teatro
Quando: 12/04/2025 | sábado | 14h
Onde: Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo | UFSC – Trindade
Quanto: Ingresso solidário – itens de higiene pessoal para o projeto Arte de Doar – Programa Novos Caminhos
Classificação: Livre
O Teatro da UBRO, no Centro de Florianópolis, receberá a peça O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind, no sábado e domingo, dias 12 e 13 de abril, às 19h. A obra chega ao público em uma montagem realizada pelo grupo Os Melodramáticos, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob a direção do professor Luiz Fernando Pereira, adaptação de Lucas de Lima e fotografia de Pedro Raiser.
O Despertar… retrata a descoberta da sexualidade na adolescência em um ambiente opressor e conservador, evidenciando as consequências da falta de diálogo e educação sexual. São abordados temas como abuso, suicídio, aborto e saúde mental. Os interessados podem adquirir ingresso pelo site Sympla.
Para mais informações, acesse acessar o perfil @osmelodramaticos.
O Teatro da UBRO, no Centro de Florianópolis, receberá a peça O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind, no sábado e domingo, dias 12 e 13 de abril, às 19h. A obra chega ao público em uma montagem realizada pelo grupo Os Melodramáticos, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob a direção do professor Luiz Fernando Pereira, adaptação de Lucas de Lima e fotografia de Pedro Raiser.
O Despertar… retrata a descoberta da sexualidade na adolescência em um ambiente opressor e conservador, evidenciando as consequências da falta de diálogo e educação sexual. São abordados temas como abuso, suicídio, aborto e saúde mental. Os interessados podem adquirir ingresso pelo site Sympla.
Para mais informações, acesse acessar o perfil @osmelodramaticos.
A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está promovendo o lançamento do segundo episódio do webinar Conexões UFSC: Internacionalização na prática, com o tema A UFSC e a China na internacionalização universitária. O episódio vai ao ar nesta sexta-feira, 25 de abril, às 14h30, e será transmitido pelo canal UFSC Internacional no YouTube.
O novo episódio dá seguimento à parceria entre a Sinter e a Cátedra Unesco em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo, coordenada pelo professor Gilvan Müller de Oliveira. O principal objetivo é apresentar mensalmente projetos e iniciativas que impulsionam e fomentam a internacionalização na UFSC. Nesta entrevista, os professores Gilvan Müller de Oliveira e Agripa Faria Alexandre medirão a conversa com os professores Raúl Burgos, Daniel Martins e a equipe do Instituto de Estudos sobre a China da UFSC (ICHIN/UFSC).
O primeiro convidado, professor Raúl Burgos, é o coordenador-geral do Instituto de Estudos sobre a China da UFSC. É doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Ciência Política pela mesma Universidade e é graduado em Filosofia pela Universidad Nacional de Rosario (UNR). Atualmente, é professor titular no Departamento de Sociologia e Ciência Política no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política. Além disso, é membro do Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais (NPMS/UFSC).
O professor Daniel Martins é vice-coordenador do ICHIN/UFSC e obteve os títulos de bacharel, mestre e doutor em Engenharia Mecânica pela UFSC. Atua como professor titular no Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Tecnológico (CTC) e já integrou o corpo docente na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi Honorary Scholar da Universidade de Melbourne, entre 1999 e 2000, e realizou o pós-doutorado no King’s College London. Entre os anos de 1994 e 1995, foi professor visitante na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, no Moçambique, dentro do convênio Brasil-Alemanha-Moçambique.
O ICHIN foi fundado em 2019, por um grupo interdisciplinar de professores e estudantes da UFSC, como resultado do trabalho coletivo que tem por objetivo o desenvolvimento de estudos sobre a China e a promoção de relacionamento de intercâmbio e cooperação da UFSC com as universidades do país. A diretora de Relações Internacionais da UFSC, Dra. Fernanda Leal também estará presente na abertura da entrevista para tratar sobre o assunto da cooperação internacional da UFSC com a China.
Saiba mais na página da Sinter.
O Programa de Formação Continuada (Profor) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o curso Sofrimento Psíquico e Saúde Mental de Estudantes na Universidade a partir de 5 de maio. On-line e síncrono, o curso será ministrado por Lucas Emmanoel de Oliveira, psicanalista, pesquisador, chefe do Serviço de Acolhimento a Vítimas de Violências (SEAVis) e coordenador do Comitê para a Implementação da Política de Saúde Mental na UFSC. Os encontros serão realizados às segundas-feiras, das 14h às 17h.
A iniciativa tem como objetivo sensibilizar para o reconhecimento do sofrimento psíquico em estudantes, refletir sobre suas mediações (psíquicas, institucionais e políticas) e construir abordagens em saúde mental na Universidade. O curso tem como fundamentos a psicanálise e as teorias sociais críticas, abordando temas como: relações estudantes-professores(as), violências, ansiedade, depressão, TDAH, autismos, esquizofrenias, suicídio, por meio de discussão de casos educacionais e abordagens teórico-práticas.
O público-alvo são docentes e técnicos-administrativos em Educação. A realização dá direito à certificado de 20 horas.
Mais informações no site com programação e inscrições.
O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD), programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o curso Distopia e censura: Novafala e o 1984 de George Orwell. O curso está com inscrições abertas e será realizado em 5, 12, 19 e 26 de maio das 19h às 21h pela plataforma Microsoft Teams.
O romance distópico 1984, conhecido por gerar debates sobre liberdade de expressão, controle da informação, vigilância digital e censura, também descreve o projeto de uma reforma linguística profunda, que visa o controle do pensamento por meio da criação da ‘novafala’ (newspeak), um idioma reduzido, em que o significado de cada palavra é planejado para impedir qualquer sentido divergente da ideologia presente na história do livro.
Partindo desse e outros temas abordados pela obra, a interpretação proposta pelo curso, ministrado pelo professor José Claudio Matos da UDESC, procura abordar o projeto da novafala com as estratégias de supressão e censura de termos que visam a eliminação do discurso divergente em contextos informacionais da atualidade.
Inscrições podem ser realizadas até 3 de maio através de formulário. A carga horária é de 8h com direito à certificado. Vagas limitadas.
Mais informações no Instagram @confiabilidadeinformacional.
O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD), programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o curso Distopia e censura: Novafala e o 1984 de George Orwell. O curso está com inscrições abertas e será realizado em 5, 12, 19 e 26 de maio das 19h às 21h pela plataforma Microsoft Teams.
O romance distópico 1984, conhecido por gerar debates sobre liberdade de expressão, controle da informação, vigilância digital e censura, também descreve o projeto de uma reforma linguística profunda, que visa o controle do pensamento por meio da criação da ‘novafala’ (newspeak), um idioma reduzido, em que o significado de cada palavra é planejado para impedir qualquer sentido divergente da ideologia presente na história do livro.
Partindo desse e outros temas abordados pela obra, a interpretação proposta pelo curso, ministrado pelo professor José Claudio Matos da UDESC, procura abordar o projeto da novafala com as estratégias de supressão e censura de termos que visam a eliminação do discurso divergente em contextos informacionais da atualidade.
Inscrições podem ser realizadas até 3 de maio através de formulário. A carga horária é de 8h com direito à certificado. Vagas limitadas.
Mais informações no Instagram @confiabilidadeinformacional.
O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD), programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o curso Distopia e censura: Novafala e o 1984 de George Orwell. O curso está com inscrições abertas e será realizado em 5, 12, 19 e 26 de maio das 19h às 21h pela plataforma Microsoft Teams.
O romance distópico 1984, conhecido por gerar debates sobre liberdade de expressão, controle da informação, vigilância digital e censura, também descreve o projeto de uma reforma linguística profunda, que visa o controle do pensamento por meio da criação da ‘novafala’ (newspeak), um idioma reduzido, em que o significado de cada palavra é planejado para impedir qualquer sentido divergente da ideologia presente na história do livro.
Partindo desse e outros temas abordados pela obra, a interpretação proposta pelo curso, ministrado pelo professor José Claudio Matos da UDESC, procura abordar o projeto da novafala com as estratégias de supressão e censura de termos que visam a eliminação do discurso divergente em contextos informacionais da atualidade.
Inscrições podem ser realizadas até 3 de maio através de formulário. A carga horária é de 8h com direito à certificado. Vagas limitadas.
Mais informações no Instagram @confiabilidadeinformacional.
O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD), programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o curso Distopia e censura: Novafala e o 1984 de George Orwell. O curso está com inscrições abertas e será realizado em 5, 12, 19 e 26 de maio das 19h às 21h pela plataforma Microsoft Teams.
O romance distópico 1984, conhecido por gerar debates sobre liberdade de expressão, controle da informação, vigilância digital e censura, também descreve o projeto de uma reforma linguística profunda, que visa o controle do pensamento por meio da criação da ‘novafala’ (newspeak), um idioma reduzido, em que o significado de cada palavra é planejado para impedir qualquer sentido divergente da ideologia presente na história do livro.
Partindo desse e outros temas abordados pela obra, a interpretação proposta pelo curso, ministrado pelo professor José Claudio Matos da UDESC, procura abordar o projeto da novafala com as estratégias de supressão e censura de termos que visam a eliminação do discurso divergente em contextos informacionais da atualidade.
Inscrições podem ser realizadas até 3 de maio através de formulário. A carga horária é de 8h com direito à certificado. Vagas limitadas.
Mais informações no Instagram @confiabilidadeinformacional.
O terceiro episódio do webinário Conexões UFSC: Internacionalização na prática acontecerá na quarta-feira, 28 de maio, às 14h, e terá como tema A UFSC, Áfricas e suas diásporas na internacionalização universitária. A transmissão ao vivo poderá ser assistida no canal do YouTube UFSC Internacional.
A série é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (Sinter/UFSC); a Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo, coordenada pelo professor Gilvan Müller de Oliveira; e o Departamento de Economia e Relações Internacionais (CNM), por meio do professor Agripa Faria Alexandre. O novo episódio dá seguimento ao objetivo do projeto: apresentar mensalmente os projetos e as iniciativas que impulsionam e fomentam a internacionalização na UFSC.
Nesta edição, os professores Gilvan Müller de Oliveira e Agripa Faria Alexandre serão responsáveis pela mediação da conversa com a professora Ilka Boaventura Leite, coordenadora do Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC), com participação das professoras filiadas ao Kadila Cristine Görski Severo e Simone Pereira Schmidt, além de docentes convidados de Moçambique e da Angola. A abertura da entrevista será feita pela diretora da Sinter, Fernanda Leal, que dará início a conversa sobre a internacionalização da UFSC a partir das atividades e discussões promovidas pelo Kadila.
Sobre o Instituto Kadila
O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas foi fundado em 2022, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da UFSC, sediado no CFH. Suas atividades são voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão no campo dos estudos africanos e das diásporas. O Instituto Kadila reúne um grupo de professoras/es e pesquisadoras/es da UFSC e colaboradoras/es de outras universidades nacionais e estrangeiras, que apresentam interesse comum pelo campo de estudo.
Participam ainda da equipe, pesquisadoras/es em estágio de pós-doutorado e estudantes de pós-graduação e bolsistas de doutorado, mestrado e de iniciação científica. O nome Kadila advém de um projeto interdisciplinar pioneiro entre a UFSC e a Universidade Agostinho Neto, em Angola. O projeto teve início em 2013 (CAPES/AULP), coordenado pelo Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER), e teve como um de seus objetivos investir na formação universitária por meio da mobilidade internacional de docentes e discentes das universidades brasileiras e angolanas envolvidas. O termo Kadila é oriundo da língua quicongo e significa ser ou coisa que traz boa sorte, felicidade, amuleto.
Notícia organizada com informações do site do Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas.