
O grupo de teatro Os Melodramáticos apresenta o espetáculo O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind. O evento faz parte do projeto de pesquisa “Uma Nova Contribuição no Ensino do Uso do Espaço Cênico”, coordenado pelo professor Luiz Fernando Pereira, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As apresentações serão realizadas nos dias 14 e 15 de dezembro, às 19h, no Espaço Caixa Preta, localizado no Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos com 60 minutos de antecedência ao início do espetáculo.
Sinopse:
A peça aborda a descoberta sexual dos adolescentes e os tabus sociais em torno do sexo, de forma crua e sem filtros, como proposto por Wedekind. Apesar dos avanços, muitos jovens ainda enfrentam contradições sobre identidade e sexualidade, além de ter acesso restrito a informações. Temas como suicídio, masturbação, abuso infantil, gravidez na adolescência, aborto, homoafetividade e estupro são abordados de maneira profunda e continuam sendo questões pertinentes para a juventude atual. O Despertar da Primavera nos convida a sermos adultos empáticos e a dialogar abertamente com os jovens sobre esses e outros temas.
Mais informações:
Instagram: @osmelodramaticos
Em 21 de novembro de 1979, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu oficialmente a responsabilidade da gestão, guarda e manutenção da Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim. Alguns anos depois, a Universidade se tornaria gestora também da Fortaleza de São José da Ponta Grossa e da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones.
Em comemoração aos 45 anos desta data e também ao aniversário da UFSC, que completa 64 anos neste mês de dezembro, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa abre suas portas gratuitamente neste domingo, 15 de dezembro, das 8h30 às 18h30. Além da entrada gratuita a celebração reúne atrações culturais e exibição de fotos e documentos relacionados a trajetória da UFSC na preservação e divulgação das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina.
De acordo com a Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), recentemente, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa e a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones receberam novas obras de restauração e requalificação. As fortificações receberam novos equipamentos e soluções de acessibilidade.
Programação cultural
A programação cultural se inicia às 15h30 com a apresentação da Performance Poética, da escritora e performer Liza. Eliza Roberta Alves Gilioli, mais conhecida como Liza ou PotenciaLiza, mulher cis, negra e LGBTQIAPN+, tem 24 anos, é poeta, escritora, performer, MC, slammer, slammaster, atriz, compositora, produtora cultural e arte-educadora. Mora em Florianópolis, é graduanda em Serviço Social pela UFSC e atua artisticamente há seis anos, apresentando-se em slams, saraus, feiras literárias e eventos culturais.
Em 2019 integrou o Coletivo Somas, produzindo o primeiro Festival Somas em sua cidade natal, Jaú (SP). Em 2022, foi uma das fundadoras e produtoras do Slam Cruz e Sousa e, em 2023, do Slam Xodó e Slam Guettude. Atualmente é representante destes últimos. De 2022 a 2024, fez parte da CIA Nosso Olhar, participando da peça Avozes enquanto atriz e dramaturga. Em 2024, produziu a dramaturgia e estreou a experimentação artística Não Pertença contemplada pelo Edital Lei Paulo Gustavo (LPG) – 2023 SC.
Atua enquanto produtora na Guettude Produções, na qual, neste ano, promoveu o Festival Slam Guettude na comunidade do Morro da Caixa por meio da LPG 2023 SC. Participa também enquanto integrante do Coro Cabeludo-Coro & grupo de pesquisa em voz, performance e cultura afro-brasileira. Recentemente, foi vencedora do Prêmio Hip Hop Floripa na categoria Conhecimento.
Às 16h, ocorre a apresentação da banda Trio Praieira. Formada em 2023 por três músicos egressos da UFSC, a Praieira traz uma sonoridade contagiante que mescla samba-rock, reggae, rock e outros ritmos, prometendo conquistar o público com sua energia.
Composta por Glauber Oliveira nos vocais e guitarra, Rodolfo Pimenta na bateria e vocais, e Eduardo Tesche no baixo e vocais, a Praieira apresenta um repertório que reflete a vivência dos integrantes e a vibração da cidade de Florianópolis.
A banda se destaca pela sua versatilidade musical e pela energia contagiante de suas apresentações. Com influências que vão desde os clássicos do samba-rock até as sonoridades mais contemporâneas, a Praieira promete levar o público a uma verdadeira viagem musical.
A visitação e a programação cultural são livres para todos os públicos. Não são permitidos animais, exceto em casos de suporte emocional ou cães-guia com a devida identificação, laudo comprobatório da necessidade de acompanhamento e laudo de adestramento.
Comemoração dos 64 anos da UFSC
Em comemoração aos seus 64 anos de atividades, a UFSC promove, até 19 de dezembro, uma agenda festiva repleta de atrações artísticas e culturais, com mostra de artes cênicas, música, Orquestra e exposição. Confira a programação completa.
>> Serviço
O Que: 45 anos de gestão das Fortalezas pela UFSC
Quando: 15/12/2024 | domingo | das 8h30 às 18h30
Onde: Fortaleza de São José da Ponta Grossa – localizada na Praia do Forte – Florianópolis – SC
Quanto: entrada gratuita para toda comunidade
Mais informações: Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina – CFISC | fortalezas@contato.ufsc.br | (48) 3721-8302
O grupo de teatro Os Melodramáticos apresenta o espetáculo O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind. A iniciativa é resultado prático do projeto de pesquisa Uma Nova Contribuição no Ensino do Uso do Espaço Cênico, do professor Luiz Fernando Pereira, docente do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizadas por discentes de Artes Cênicas, as apresentações ocorrem neste fim de semana, 30 de novembro e 1° de dezembro, e em 14 de dezembro e 15 de dezembro, às 19h, no Laboratório Caixa Preta, localizado no bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos com 30 minutos de antecedência ao início do espetáculo.
Sinopse
A peça trata da descoberta sexual por adolescentes e os tabus sociais em torno do sexo, apresentados, por Wedekind, de uma maneira crua e sem filtros. Em pleno século XXI, muitos jovens continuam sendo bombardeados com mensagens contraditórias sobre identidade, sexualidade e tendo acesso limitado à informação. Temas como suicídio, masturbação, abuso infantil, gravidez na adolescência, aborto, homoafetividade e estupro continuam sendo extremamente relevantes para as questões enfrentadas pela juventude de hoje. O Despertar da Primavera nos convida a sermos adultos empáticos e dialogar abertamente com os jovens sobre estes e outros assuntos.
Classificação indicativa: 16 anos
Para mais informações, acesse o Instagram do grupo Os Melodramáticos.

O grupo de teatro Os Melodramáticos apresenta o espetáculo O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind. O evento faz parte do projeto de pesquisa “Uma Nova Contribuição no Ensino do Uso do Espaço Cênico”, coordenado pelo professor Luiz Fernando Pereira, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As apresentações serão realizadas nos dias 14 e 15 de dezembro, às 19h, no Espaço Caixa Preta, localizado no Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos com 60 minutos de antecedência ao início do espetáculo.
Sinopse:
A peça aborda a descoberta sexual dos adolescentes e os tabus sociais em torno do sexo, de forma crua e sem filtros, como proposto por Wedekind. Apesar dos avanços, muitos jovens ainda enfrentam contradições sobre identidade e sexualidade, além de ter acesso restrito a informações. Temas como suicídio, masturbação, abuso infantil, gravidez na adolescência, aborto, homoafetividade e estupro são abordados de maneira profunda e continuam sendo questões pertinentes para a juventude atual. O Despertar da Primavera nos convida a sermos adultos empáticos e a dialogar abertamente com os jovens sobre esses e outros temas.
Mais informações:
Instagram: @osmelodramaticos
O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).
A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.
> Clique aqui para conferir a programação completa.
Para mais informações, acesse o perfil @caacufsc.
O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).
A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.
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O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).
A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.
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A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será palco, no dia 20 de março, das 9h às 17h30, do Bootcamp Chainlink Florianópolis, uma iniciativa do Blockchain Rio em parceria com o Laboratório de Segurança em Computação (LabSEC) da UFSC.
O curso será realizado no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária (BU), em Florianopolis, e tem como objetivo ensinar desde os princípios básicos do blockchain até a criação de contratos inteligentes na rede Ethereum.
Programação
- 9h00 – Recepção e apresentações
- 9h30 – Início das aulas
- 10h45 – Intervalo
- 12h30 – Almoço
- 14h00 – Retorno das aulas
- 15h30 – Intervalo
- 17h30 – Encerramento
O evento integra o circuito Blockchain on the Road, organizado pelo Blockchain Rio, que visa promover o debate sobre tecnologias emergentes em instituições de ensino e pesquisa em todo o país.
As inscrições são limitadas e devem ser feitas pelo link.
O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).
A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.
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O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).
A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.
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A sessão de encerramento da IV Escola de Verão e das Águas (EVA) ocorre nesta terça-feira, 1º de abril, às 18h, no auditório da pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (CCS/UFSC), no campus da Trindade, em Florianópolis. A atividade é promovida pelo Laboratório de Estudos da Multifuncionalidade Agrícola e do Território, do Centro de Ciências Agrárias (LEMATE/CCA), e pelo do Programa de Educação Tutorial Educação do Campo (PET Educampo), do Centro de Ciências da Educação (CED).
A Escola de Verão e das Águas é um curso de extensão em formato de conferências on-line, cujo objetivo é fomentar e difundir o debate em torno das questões dos territórios, do meio rural, da qualidade de vida, do planejamento e do desenvolvimento. Em 2025, a IV Escola de Verão das Águas tem como tema o “Turismo de Base Comunitária no Contexto do Desenvolvimento Territorial Sustentável”.
O encerramento da IV Escola de Verão e das Águas se dará em formato híbrido, com sessão presencial às 19h, no auditório da pós-graduação do CCS, e transmissão ao vivo com o apoio técnico da equipe de assessoria de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Assessoramento, Perícia, Pesquisa e Informações de Santa Catarina (SINDASPI-SC) pelo canal do LEMATE no Youtube e também nos canais do Sindicato.
O tema da palestra será “Emergência climática e o Turismo de Base Comunitária: Caso da Comunidade Indígena Raposa 1, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, RR”. A atividade será ministrada pelo coordenador do Projeto do Plano de Visitação Turística na Comunidade Indígena Raposa I, de Roraima, e consultor técnico em gestão de etnoturismo, Enoque Raposo, do povo Macuxi. Na sequência, a professora Marinês Walkowski apresentará uma síntese sobre o turismo de base comunitária e o desenvolvimento territorial sustentável a partir dos aprendizados da edição da Escola de Verão e das Águas deste ano. A sessão terá a mediação do professor Orlando Ednei Ferretti, professor do Departamento de Geociências da UFSC.
Na IV edição da Escola de Verão e das Águas, o tema central discutido foi o Turismo de Base Comunitária (TBC) em sua relação com o desenvolvimento rural sustentável. O TBC pode ser uma alternativa de geração de renda, promoção da qualidade de vida das populações rurais e povos tradicionais, preservação de saberes, além de uma experiência diferenciada e única para quem busca esse tipo de vivência turística. As sessões da EVA buscaram discutir alguns princípios fundamentais do TBC, tais como a relação patrimônio material e imaterial dos territórios, produtos de qualidade, governança, sustentabilidade ambiental, comercialização, políticas públicas.
Segundo a professora Thaise Costa Guzzatti, responsável pela organização desta edição da EVA, o TBC tem atraído cada vez mais pessoas e produzido um engajamento cada vez maior por conta das suas características de valorização da experiência de viagem como um ambiente em que o turista possa viver a vida local, experimentar a paisagem, os sabores e os saberes de modo autêntico e orgânico.
Para além das sessões síncronas virtuais que ocorreram em tempo real, o legado da EVA 2025 consiste na formação de um repositório de aulas gravadas através do canal do LEMATE no Youtube, que poderão ser acessadas por pessoas interessadas no tema a qualquer tempo.
O que: Emergência climática e o Turismo de Base Comunitária: Caso da Comunidade Indígena Raposa 1, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, RR
Quando: 01/04/2025
Onde: Auditório da pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) UFSC, Campus Trindade
18h: café com prosa
19h: palestras e debate
Para assistir on-line, acesse aqui.
Mias informações na página do Lemate ou Instagram.
O Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe o espetáculo infantil Percursos: o último voo de um menino, do Poeira Grupo de Teatro, neste sábado, 12 de abril, às 14h. A entrada ocorrerá por meio da doação de itens de higiene pessoal. Os donativos serão destinados ao projeto Arte de Doar – Programa Novos Caminhos.
A peça integra a programação da 16ª Semana Municipal do Livro Infantil, promovida pela Prefeitura de Florianópolis. O evento também celebra o Dia Nacional do Livro Infantil (18/04) e tem como objetivo incentivar a leitura, atrair novos leitores e ampliar o repertório sobre a literatura catarinense entre crianças, estudantes, profissionais da educação e a comunidade. A atração conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE/UFSC).
Sinopse
A peça conta a história de um menino negro. Menino sem nome da Silva, filho da sua mãe sem nome da Silva e do seu pai…seu pai? Parece que ele só é filho da sua mãe mesmo. Esse menino tem um segredo: uma pipa mágica, que o leva para conhecer os morros de Florianópolis! Porém, quando precisa ir caminhando até o morro de sua avó, ele se depara com situações que o fazem refletir sobre o seu lugar nessa cidade. “Percursos: o último voo de um menino” é uma celebração à periferia de Florianópolis e a todas as favelas do Brasil.
Serviço
O quê: Espetáculo “Percursos: o último voo de um menino” – Poeira Grupo de Teatro
Quando: 12/04/2025 | sábado | 14h
Onde: Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo | UFSC – Trindade
Quanto: Ingresso solidário – itens de higiene pessoal para o projeto Arte de Doar – Programa Novos Caminhos
Classificação: Livre
O Núcleo de Estudos em Cultura, Corpo e Movimento (Sôma) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o concerto Piano: Coração e Alma com o professor, doutorando e pianista argentino José María Lalo Vallina. O evento será realizado na quarta-feira, 16 de abril, às 19h30, na Igrejinha da UFSC. O evento é gratuito e aberto para toda comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
O espetáculo combina música acadêmica com música popular e uma variedade de climas e ambientes musicais. O repertório para piano inclui obras de autoria de Vallina, juntamente com outras de Schubert, Satie, Bach, Chopin, Granados, Rachmaninoff, Liszt, Villalobos e Piazzola. Além do repertório de autores clássicos, traz também a música latino-americana, como folclore, boleros e tango, assim como as canções dos Beatles.
O concerto vincula-se às atividades acadêmico-culturais que o docente está desenvolvendo na UFSC como parte do intercâmbio de estudantes de pós-graduação, por meio do Programa Escala Posgrado, da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), e da Secretaria de Relações Internacionais (Sinter/UFSC). Além do Sôma, o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), com apoio do AUGM e da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) estão promovendo o evento.
Para mais informações, acesse no site da SeCArtE ou pelo e-mail ppge@contato.ufsc.br
O Programa de Formação Continuada (Profor) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o curso Sofrimento Psíquico e Saúde Mental de Estudantes na Universidade a partir de 5 de maio. On-line e síncrono, o curso será ministrado por Lucas Emmanoel de Oliveira, psicanalista, pesquisador, chefe do Serviço de Acolhimento a Vítimas de Violências (SEAVis) e coordenador do Comitê para a Implementação da Política de Saúde Mental na UFSC. Os encontros serão realizados às segundas-feiras, das 14h às 17h.
A iniciativa tem como objetivo sensibilizar para o reconhecimento do sofrimento psíquico em estudantes, refletir sobre suas mediações (psíquicas, institucionais e políticas) e construir abordagens em saúde mental na Universidade. O curso tem como fundamentos a psicanálise e as teorias sociais críticas, abordando temas como: relações estudantes-professores(as), violências, ansiedade, depressão, TDAH, autismos, esquizofrenias, suicídio, por meio de discussão de casos educacionais e abordagens teórico-práticas.
O público-alvo são docentes e técnicos-administrativos em Educação. A realização dá direito à certificado de 20 horas.
Mais informações no site com programação e inscrições.
O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD), programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o curso Distopia e censura: Novafala e o 1984 de George Orwell. O curso está com inscrições abertas e será realizado em 5, 12, 19 e 26 de maio das 19h às 21h pela plataforma Microsoft Teams.
O romance distópico 1984, conhecido por gerar debates sobre liberdade de expressão, controle da informação, vigilância digital e censura, também descreve o projeto de uma reforma linguística profunda, que visa o controle do pensamento por meio da criação da ‘novafala’ (newspeak), um idioma reduzido, em que o significado de cada palavra é planejado para impedir qualquer sentido divergente da ideologia presente na história do livro.
Partindo desse e outros temas abordados pela obra, a interpretação proposta pelo curso, ministrado pelo professor José Claudio Matos da UDESC, procura abordar o projeto da novafala com as estratégias de supressão e censura de termos que visam a eliminação do discurso divergente em contextos informacionais da atualidade.
Inscrições podem ser realizadas até 3 de maio através de formulário. A carga horária é de 8h com direito à certificado. Vagas limitadas.
Mais informações no Instagram @confiabilidadeinformacional.
O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD), programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o curso Distopia e censura: Novafala e o 1984 de George Orwell. O curso está com inscrições abertas e será realizado em 5, 12, 19 e 26 de maio das 19h às 21h pela plataforma Microsoft Teams.
O romance distópico 1984, conhecido por gerar debates sobre liberdade de expressão, controle da informação, vigilância digital e censura, também descreve o projeto de uma reforma linguística profunda, que visa o controle do pensamento por meio da criação da ‘novafala’ (newspeak), um idioma reduzido, em que o significado de cada palavra é planejado para impedir qualquer sentido divergente da ideologia presente na história do livro.
Partindo desse e outros temas abordados pela obra, a interpretação proposta pelo curso, ministrado pelo professor José Claudio Matos da UDESC, procura abordar o projeto da novafala com as estratégias de supressão e censura de termos que visam a eliminação do discurso divergente em contextos informacionais da atualidade.
Inscrições podem ser realizadas até 3 de maio através de formulário. A carga horária é de 8h com direito à certificado. Vagas limitadas.
Mais informações no Instagram @confiabilidadeinformacional.
O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD), programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o curso Distopia e censura: Novafala e o 1984 de George Orwell. O curso está com inscrições abertas e será realizado em 5, 12, 19 e 26 de maio das 19h às 21h pela plataforma Microsoft Teams.
O romance distópico 1984, conhecido por gerar debates sobre liberdade de expressão, controle da informação, vigilância digital e censura, também descreve o projeto de uma reforma linguística profunda, que visa o controle do pensamento por meio da criação da ‘novafala’ (newspeak), um idioma reduzido, em que o significado de cada palavra é planejado para impedir qualquer sentido divergente da ideologia presente na história do livro.
Partindo desse e outros temas abordados pela obra, a interpretação proposta pelo curso, ministrado pelo professor José Claudio Matos da UDESC, procura abordar o projeto da novafala com as estratégias de supressão e censura de termos que visam a eliminação do discurso divergente em contextos informacionais da atualidade.
Inscrições podem ser realizadas até 3 de maio através de formulário. A carga horária é de 8h com direito à certificado. Vagas limitadas.
Mais informações no Instagram @confiabilidadeinformacional.
O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD), programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o curso Distopia e censura: Novafala e o 1984 de George Orwell. O curso está com inscrições abertas e será realizado em 5, 12, 19 e 26 de maio das 19h às 21h pela plataforma Microsoft Teams.
O romance distópico 1984, conhecido por gerar debates sobre liberdade de expressão, controle da informação, vigilância digital e censura, também descreve o projeto de uma reforma linguística profunda, que visa o controle do pensamento por meio da criação da ‘novafala’ (newspeak), um idioma reduzido, em que o significado de cada palavra é planejado para impedir qualquer sentido divergente da ideologia presente na história do livro.
Partindo desse e outros temas abordados pela obra, a interpretação proposta pelo curso, ministrado pelo professor José Claudio Matos da UDESC, procura abordar o projeto da novafala com as estratégias de supressão e censura de termos que visam a eliminação do discurso divergente em contextos informacionais da atualidade.
Inscrições podem ser realizadas até 3 de maio através de formulário. A carga horária é de 8h com direito à certificado. Vagas limitadas.
Mais informações no Instagram @confiabilidadeinformacional.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe o espetáculo “A Indiferente Solidão de Todas as Coisas” nos dias 13 e 14 de junho, às 20h, no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da UFSC. A peça explora a memória e o pertencimento através de uma dramaturgia pautada em sonoridades. Os ingressos estarão disponíveis gratuitamente na bilheteria, uma hora antes de cada apresentação. Haverá intérprete de Libras para garantir acessibilidade, além da reserva de assentos para gestantes, pessoas idosas e com deficiência, que poderão entrar no teatro com 20 minutos de antecedência.
Criada pelo artista e pesquisador João Mario Filho, egresso do curso de Artes Cênicas da UFSC, o espetáculo tem trilha sonora ao vivo de Dioguitooos. A montagem combina teatro e música para investigar a relação entre fala, lembrança e sentimento de pertencimento. O público é convidado a vivenciar uma experiência sensorial intensa. Após as sessões, haverá uma roda de conversa com o ator e o músico, acompanhados pelo professor Almir Ribeiro, diretor teatral, docente de Interpretação e pesquisador em Artes Cênicas; e pela psicanalista Mônica MC Mello, professora de Psicologia na UNIDAVI, pesquisadora na área de gênero, que trabalha com a teoria queer e epistemologia do sul global.
Com dramaturgia fragmentada, a peça propõe uma experiência não linear, em que a construção narrativa é atribuída ao olhar de quem assiste. O texto, concebido como um labirinto, não busca uma conclusão, mas se apresenta como um fluxo descontínuo de imagens, palavras e silêncios. A linguagem, longe de libertar, aprisiona os sujeitos em suas memórias e na angústia de nomear o real. Segundo o autor, os elementos musicais e teatrais se fundem em uma performance de linguagem autoral, formato ainda pouco difundido em Santa Catarina.
A montagem cria, por meio de palavras, sons e ruídos, uma paisagem sonora intensa e desordenada. Essa cacofonia dá forma a uma poética do esquecimento, onde o texto não se impõe como discurso fechado, mas como evocação fragmentária, semelhante ao fluxo do inconsciente. Assim, cada pessoa na plateia é convidada a compor sua própria versão da narrativa, assumindo um papel de coautoria na experiência.
João Mario Filho, que também assina o texto, conduz a cena explorando a musicalidade da fala e sua reverberação no espaço. A palavra adquire corpo, ritmo e cadência. A trilha, executada por Dioguitooos, reforça o protagonismo do som, transformando o discurso em uma espécie de partitura. A proposta amplia a percepção sobre os recursos cênicos como materialidade sensorial, abordando a solidão como fenômeno ao mesmo tempo íntimo e coletivo.
“Esse trabalho nasce da necessidade de continuar fazendo teatro e da inquietação com a transitoriedade da vida. A ideia é mobilizar o público por meio de uma atmosfera que emana do próprio dispositivo da obra. Nesse sentido, a plateia se torna parte ativa da experiência, não apenas observadora”, explica João Mario Filho.
A concepção, texto e atuação de “A Indiferente Solidão de Todas as Coisas” são de João Mario Filho; a trilha sonora, composição e arranjos são assinados por Dioguitooos; e a iluminação, por Iscarlat Lemes. A peça estreou em novembro de 2018 e, desde então, tem sido aprimorada e adaptada para diferentes contextos e públicos. As apresentações fazem parte do projeto contemplado pelo Edital Circuito Catarinense de Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc. As primeiras sessões ocorreram em maio, em Palhoça.
Mais informações no Instagram.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe o espetáculo “A Indiferente Solidão de Todas as Coisas” nos dias 13 e 14 de junho, às 20h, no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da UFSC. A peça explora a memória e o pertencimento através de uma dramaturgia pautada em sonoridades. Os ingressos estarão disponíveis gratuitamente na bilheteria, uma hora antes de cada apresentação. Haverá intérprete de Libras para garantir acessibilidade, além da reserva de assentos para gestantes, pessoas idosas e com deficiência, que poderão entrar no teatro com 20 minutos de antecedência.
Criada pelo artista e pesquisador João Mario Filho, egresso do curso de Artes Cênicas da UFSC, o espetáculo tem trilha sonora ao vivo de Dioguitooos. A montagem combina teatro e música para investigar a relação entre fala, lembrança e sentimento de pertencimento. O público é convidado a vivenciar uma experiência sensorial intensa. Após as sessões, haverá uma roda de conversa com o ator e o músico, acompanhados pelo professor Almir Ribeiro, diretor teatral, docente de Interpretação e pesquisador em Artes Cênicas; e pela psicanalista Mônica MC Mello, professora de Psicologia na UNIDAVI, pesquisadora na área de gênero, que trabalha com a teoria queer e epistemologia do sul global.
Com dramaturgia fragmentada, a peça propõe uma experiência não linear, em que a construção narrativa é atribuída ao olhar de quem assiste. O texto, concebido como um labirinto, não busca uma conclusão, mas se apresenta como um fluxo descontínuo de imagens, palavras e silêncios. A linguagem, longe de libertar, aprisiona os sujeitos em suas memórias e na angústia de nomear o real. Segundo o autor, os elementos musicais e teatrais se fundem em uma performance de linguagem autoral, formato ainda pouco difundido em Santa Catarina.
A montagem cria, por meio de palavras, sons e ruídos, uma paisagem sonora intensa e desordenada. Essa cacofonia dá forma a uma poética do esquecimento, onde o texto não se impõe como discurso fechado, mas como evocação fragmentária, semelhante ao fluxo do inconsciente. Assim, cada pessoa na plateia é convidada a compor sua própria versão da narrativa, assumindo um papel de coautoria na experiência.
João Mario Filho, que também assina o texto, conduz a cena explorando a musicalidade da fala e sua reverberação no espaço. A palavra adquire corpo, ritmo e cadência. A trilha, executada por Dioguitooos, reforça o protagonismo do som, transformando o discurso em uma espécie de partitura. A proposta amplia a percepção sobre os recursos cênicos como materialidade sensorial, abordando a solidão como fenômeno ao mesmo tempo íntimo e coletivo.
“Esse trabalho nasce da necessidade de continuar fazendo teatro e da inquietação com a transitoriedade da vida. A ideia é mobilizar o público por meio de uma atmosfera que emana do próprio dispositivo da obra. Nesse sentido, a plateia se torna parte ativa da experiência, não apenas observadora”, explica João Mario Filho.
A concepção, texto e atuação de “A Indiferente Solidão de Todas as Coisas” são de João Mario Filho; a trilha sonora, composição e arranjos são assinados por Dioguitooos; e a iluminação, por Iscarlat Lemes. A peça estreou em novembro de 2018 e, desde então, tem sido aprimorada e adaptada para diferentes contextos e públicos. As apresentações fazem parte do projeto contemplado pelo Edital Circuito Catarinense de Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc. As primeiras sessões ocorreram em maio, em Palhoça.
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