O Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-americanos, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), promovem o curso Por um mundo onde caibam muitos mundos: literaturas do Sul Global, de 21 a 24 de outubro. O evento será realizado de forma híbrida, ocorrendo presencialmente na UESB, em Vitória da Conquista (BA), e também on-line pelos canais UESB e da Rosa e Mia Couto: traduções de mundo no YouTube.
O evento tem como objetivo discutir produções do Sul Global e mapear cenários dos desdobramentos para a cultura e para a sociedade como um todo. O curso é aberto à comunidade e oferece certificação. Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário disponível neste link.
O Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-americanos, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), promovem o curso Por um mundo onde caibam muitos mundos: literaturas do Sul Global, de 21 a 24 de outubro. O evento será realizado de forma híbrida, ocorrendo presencialmente na UESB, em Vitória da Conquista (BA), e também on-line pelos canais UESB e da Rosa e Mia Couto: traduções de mundo no YouTube.
O evento tem como objetivo discutir produções do Sul Global e mapear cenários dos desdobramentos para a cultura e para a sociedade como um todo. O curso é aberto à comunidade e oferece certificação. Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário disponível neste link.
O Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-americanos, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), promovem o curso Por um mundo onde caibam muitos mundos: literaturas do Sul Global, de 21 a 24 de outubro. O evento será realizado de forma híbrida, ocorrendo presencialmente na UESB, em Vitória da Conquista (BA), e também on-line pelos canais UESB e da Rosa e Mia Couto: traduções de mundo no YouTube.
O evento tem como objetivo discutir produções do Sul Global e mapear cenários dos desdobramentos para a cultura e para a sociedade como um todo. O curso é aberto à comunidade e oferece certificação. Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário disponível neste link.
O Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-americanos, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), promovem o curso Por um mundo onde caibam muitos mundos: literaturas do Sul Global, de 21 a 24 de outubro. O evento será realizado de forma híbrida, ocorrendo presencialmente na UESB, em Vitória da Conquista (BA), e também on-line pelos canais UESB e da Rosa e Mia Couto: traduções de mundo no YouTube.
O evento tem como objetivo discutir produções do Sul Global e mapear cenários dos desdobramentos para a cultura e para a sociedade como um todo. O curso é aberto à comunidade e oferece certificação. Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário disponível neste link.
O Programa de Educação Tutorial (Grupo PET) do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza, nos dias 11 e 13 de novembro, às 18h30, o curso Como fazer uma Apresentação de Impacto. As aulas serão realizadas no Centro Tecnológico (CTC) e têm como público-alvo estudantes da graduação. Para participar, é necessário se inscrever no período de 22 de outubro a 9 de novembro através deste link. As vagas são limitadas e custam R$15. O curso dá direito a certificado de seis horas.
O curso será ministrado por membros do PET que já atuaram como monitores. Durante os dois dias de aula, os alunos vão aprender sobre o uso da ferramenta PowerPoint e como ter uma boa oratória. A aula sobre a ferramenta PowerPoint irá abordar os tópicos: introdução a ferramenta, transições, revisão, design, SmartArt e animações. Na aula em relação a oratória serão tratados os seguintes temas: como se preparar para uma apresentação, público-alvo, slides, voz, linguagem corporal e como lidar com o nervosismo.
O valor arrecadado será doado ao Projeto Amigos da Sopa, grupo voluntário de amparo a famílias carentes e assistência a pessoas em situação de rua.
Mais informações podem ser obtidas através da página do Grupo PET Engenharia de Produção, do Instagram ou contato pelo email petepsufsc@gmail.com ou WhatsApp (48) 3721-7060.
O Programa de Educação Tutorial (Grupo PET) do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza, nos dias 11 e 13 de novembro, às 18h30, o curso Como fazer uma Apresentação de Impacto. As aulas serão realizadas no Centro Tecnológico (CTC) e têm como público-alvo estudantes da graduação. Para participar, é necessário se inscrever no período de 22 de outubro a 9 de novembro através deste link. As vagas são limitadas e custam R$15. O curso dá direito a certificado de seis horas.
O curso será ministrado por membros do PET que já atuaram como monitores. Durante os dois dias de aula, os alunos vão aprender sobre o uso da ferramenta PowerPoint e como ter uma boa oratória. A aula sobre a ferramenta PowerPoint irá abordar os tópicos: introdução a ferramenta, transições, revisão, design, SmartArt e animações. Na aula em relação a oratória serão tratados os seguintes temas: como se preparar para uma apresentação, público-alvo, slides, voz, linguagem corporal e como lidar com o nervosismo.
O valor arrecadado será doado ao Projeto Amigos da Sopa, grupo voluntário de amparo a famílias carentes e assistência a pessoas em situação de rua.
Mais informações podem ser obtidas através da página do Grupo PET Engenharia de Produção, do Instagram ou contato pelo email petepsufsc@gmail.com ou WhatsApp (48) 3721-7060.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será palco, no dia 20 de março, das 9h às 17h30, do Bootcamp Chainlink Florianópolis, uma iniciativa do Blockchain Rio em parceria com o Laboratório de Segurança em Computação (LabSEC) da UFSC.
O curso será realizado no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária (BU), em Florianopolis, e tem como objetivo ensinar desde os princípios básicos do blockchain até a criação de contratos inteligentes na rede Ethereum.
Programação
- 9h00 – Recepção e apresentações
- 9h30 – Início das aulas
- 10h45 – Intervalo
- 12h30 – Almoço
- 14h00 – Retorno das aulas
- 15h30 – Intervalo
- 17h30 – Encerramento
O evento integra o circuito Blockchain on the Road, organizado pelo Blockchain Rio, que visa promover o debate sobre tecnologias emergentes em instituições de ensino e pesquisa em todo o país.
As inscrições são limitadas e devem ser feitas pelo link.
A sessão de encerramento da IV Escola de Verão e das Águas (EVA) ocorre nesta terça-feira, 1º de abril, às 18h, no auditório da pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (CCS/UFSC), no campus da Trindade, em Florianópolis. A atividade é promovida pelo Laboratório de Estudos da Multifuncionalidade Agrícola e do Território, do Centro de Ciências Agrárias (LEMATE/CCA), e pelo do Programa de Educação Tutorial Educação do Campo (PET Educampo), do Centro de Ciências da Educação (CED).
A Escola de Verão e das Águas é um curso de extensão em formato de conferências on-line, cujo objetivo é fomentar e difundir o debate em torno das questões dos territórios, do meio rural, da qualidade de vida, do planejamento e do desenvolvimento. Em 2025, a IV Escola de Verão das Águas tem como tema o “Turismo de Base Comunitária no Contexto do Desenvolvimento Territorial Sustentável”.
O encerramento da IV Escola de Verão e das Águas se dará em formato híbrido, com sessão presencial às 19h, no auditório da pós-graduação do CCS, e transmissão ao vivo com o apoio técnico da equipe de assessoria de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Assessoramento, Perícia, Pesquisa e Informações de Santa Catarina (SINDASPI-SC) pelo canal do LEMATE no Youtube e também nos canais do Sindicato.
O tema da palestra será “Emergência climática e o Turismo de Base Comunitária: Caso da Comunidade Indígena Raposa 1, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, RR”. A atividade será ministrada pelo coordenador do Projeto do Plano de Visitação Turística na Comunidade Indígena Raposa I, de Roraima, e consultor técnico em gestão de etnoturismo, Enoque Raposo, do povo Macuxi. Na sequência, a professora Marinês Walkowski apresentará uma síntese sobre o turismo de base comunitária e o desenvolvimento territorial sustentável a partir dos aprendizados da edição da Escola de Verão e das Águas deste ano. A sessão terá a mediação do professor Orlando Ednei Ferretti, professor do Departamento de Geociências da UFSC.
Na IV edição da Escola de Verão e das Águas, o tema central discutido foi o Turismo de Base Comunitária (TBC) em sua relação com o desenvolvimento rural sustentável. O TBC pode ser uma alternativa de geração de renda, promoção da qualidade de vida das populações rurais e povos tradicionais, preservação de saberes, além de uma experiência diferenciada e única para quem busca esse tipo de vivência turística. As sessões da EVA buscaram discutir alguns princípios fundamentais do TBC, tais como a relação patrimônio material e imaterial dos territórios, produtos de qualidade, governança, sustentabilidade ambiental, comercialização, políticas públicas.
Segundo a professora Thaise Costa Guzzatti, responsável pela organização desta edição da EVA, o TBC tem atraído cada vez mais pessoas e produzido um engajamento cada vez maior por conta das suas características de valorização da experiência de viagem como um ambiente em que o turista possa viver a vida local, experimentar a paisagem, os sabores e os saberes de modo autêntico e orgânico.
Para além das sessões síncronas virtuais que ocorreram em tempo real, o legado da EVA 2025 consiste na formação de um repositório de aulas gravadas através do canal do LEMATE no Youtube, que poderão ser acessadas por pessoas interessadas no tema a qualquer tempo.
O que: Emergência climática e o Turismo de Base Comunitária: Caso da Comunidade Indígena Raposa 1, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, RR
Quando: 01/04/2025
Onde: Auditório da pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) UFSC, Campus Trindade
18h: café com prosa
19h: palestras e debate
Para assistir on-line, acesse aqui.
Mias informações na página do Lemate ou Instagram.
A Farmácia Escola da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a campanha Abril vermelho: sua pressão merece atenção! no dia 25 de abril, sexta-feira, das 8h30 às 11h30. A inciativa é organizada por estudantes do curso de Farmácia da UFSC, com professores da Farmácia Escola, e promove atividades de conscientização sobre a hipertensão no mês dedicado à prevenção e combate à hipertensão arterial.
A partir das 9h, a equipe estará realizando medições de pressão e orientações sobre saúde, prevenção e tratamento de acordo com as necessidades identificadas e o acesso à rede de saúde da comunidade. A equipe também receberá pessoas que vivem com hipertensão para conversar sobre o tema e tirar dúvidas sobre o tratamento. As atividades incluem uma roda de conversa e um bingo educativo, junto com um lanche para os participantes. Para essa atividade, é necessário realizar inscrição até 23 de abril.
Mais informações na página do Instagram do projeto, pelo e-mail: farmaciaescola@contato.ufsc.br ou pelos telefones: (48) 3721-4455 | (48) 3721-4456
A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está promovendo o lançamento do segundo episódio do webinar Conexões UFSC: Internacionalização na prática, com o tema A UFSC e a China na internacionalização universitária. O episódio vai ao ar nesta sexta-feira, 25 de abril, às 14h30, e será transmitido pelo canal UFSC Internacional no YouTube.
O novo episódio dá seguimento à parceria entre a Sinter e a Cátedra Unesco em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo, coordenada pelo professor Gilvan Müller de Oliveira. O principal objetivo é apresentar mensalmente projetos e iniciativas que impulsionam e fomentam a internacionalização na UFSC. Nesta entrevista, os professores Gilvan Müller de Oliveira e Agripa Faria Alexandre medirão a conversa com os professores Raúl Burgos, Daniel Martins e a equipe do Instituto de Estudos sobre a China da UFSC (ICHIN/UFSC).
O primeiro convidado, professor Raúl Burgos, é o coordenador-geral do Instituto de Estudos sobre a China da UFSC. É doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Ciência Política pela mesma Universidade e é graduado em Filosofia pela Universidad Nacional de Rosario (UNR). Atualmente, é professor titular no Departamento de Sociologia e Ciência Política no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política. Além disso, é membro do Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais (NPMS/UFSC).
O professor Daniel Martins é vice-coordenador do ICHIN/UFSC e obteve os títulos de bacharel, mestre e doutor em Engenharia Mecânica pela UFSC. Atua como professor titular no Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Tecnológico (CTC) e já integrou o corpo docente na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi Honorary Scholar da Universidade de Melbourne, entre 1999 e 2000, e realizou o pós-doutorado no King’s College London. Entre os anos de 1994 e 1995, foi professor visitante na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, no Moçambique, dentro do convênio Brasil-Alemanha-Moçambique.
O ICHIN foi fundado em 2019, por um grupo interdisciplinar de professores e estudantes da UFSC, como resultado do trabalho coletivo que tem por objetivo o desenvolvimento de estudos sobre a China e a promoção de relacionamento de intercâmbio e cooperação da UFSC com as universidades do país. A diretora de Relações Internacionais da UFSC, Dra. Fernanda Leal também estará presente na abertura da entrevista para tratar sobre o assunto da cooperação internacional da UFSC com a China.
Saiba mais na página da Sinter.
O Programa de Formação Continuada (Profor) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o curso Sofrimento Psíquico e Saúde Mental de Estudantes na Universidade a partir de 5 de maio. On-line e síncrono, o curso será ministrado por Lucas Emmanoel de Oliveira, psicanalista, pesquisador, chefe do Serviço de Acolhimento a Vítimas de Violências (SEAVis) e coordenador do Comitê para a Implementação da Política de Saúde Mental na UFSC. Os encontros serão realizados às segundas-feiras, das 14h às 17h.
A iniciativa tem como objetivo sensibilizar para o reconhecimento do sofrimento psíquico em estudantes, refletir sobre suas mediações (psíquicas, institucionais e políticas) e construir abordagens em saúde mental na Universidade. O curso tem como fundamentos a psicanálise e as teorias sociais críticas, abordando temas como: relações estudantes-professores(as), violências, ansiedade, depressão, TDAH, autismos, esquizofrenias, suicídio, por meio de discussão de casos educacionais e abordagens teórico-práticas.
O público-alvo são docentes e técnicos-administrativos em Educação. A realização dá direito à certificado de 20 horas.
Mais informações no site com programação e inscrições.
O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD), programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o curso Distopia e censura: Novafala e o 1984 de George Orwell. O curso está com inscrições abertas e será realizado em 5, 12, 19 e 26 de maio das 19h às 21h pela plataforma Microsoft Teams.
O romance distópico 1984, conhecido por gerar debates sobre liberdade de expressão, controle da informação, vigilância digital e censura, também descreve o projeto de uma reforma linguística profunda, que visa o controle do pensamento por meio da criação da ‘novafala’ (newspeak), um idioma reduzido, em que o significado de cada palavra é planejado para impedir qualquer sentido divergente da ideologia presente na história do livro.
Partindo desse e outros temas abordados pela obra, a interpretação proposta pelo curso, ministrado pelo professor José Claudio Matos da UDESC, procura abordar o projeto da novafala com as estratégias de supressão e censura de termos que visam a eliminação do discurso divergente em contextos informacionais da atualidade.
Inscrições podem ser realizadas até 3 de maio através de formulário. A carga horária é de 8h com direito à certificado. Vagas limitadas.
Mais informações no Instagram @confiabilidadeinformacional.
O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD), programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o curso Distopia e censura: Novafala e o 1984 de George Orwell. O curso está com inscrições abertas e será realizado em 5, 12, 19 e 26 de maio das 19h às 21h pela plataforma Microsoft Teams.
O romance distópico 1984, conhecido por gerar debates sobre liberdade de expressão, controle da informação, vigilância digital e censura, também descreve o projeto de uma reforma linguística profunda, que visa o controle do pensamento por meio da criação da ‘novafala’ (newspeak), um idioma reduzido, em que o significado de cada palavra é planejado para impedir qualquer sentido divergente da ideologia presente na história do livro.
Partindo desse e outros temas abordados pela obra, a interpretação proposta pelo curso, ministrado pelo professor José Claudio Matos da UDESC, procura abordar o projeto da novafala com as estratégias de supressão e censura de termos que visam a eliminação do discurso divergente em contextos informacionais da atualidade.
Inscrições podem ser realizadas até 3 de maio através de formulário. A carga horária é de 8h com direito à certificado. Vagas limitadas.
Mais informações no Instagram @confiabilidadeinformacional.
O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD), programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o curso Distopia e censura: Novafala e o 1984 de George Orwell. O curso está com inscrições abertas e será realizado em 5, 12, 19 e 26 de maio das 19h às 21h pela plataforma Microsoft Teams.
O romance distópico 1984, conhecido por gerar debates sobre liberdade de expressão, controle da informação, vigilância digital e censura, também descreve o projeto de uma reforma linguística profunda, que visa o controle do pensamento por meio da criação da ‘novafala’ (newspeak), um idioma reduzido, em que o significado de cada palavra é planejado para impedir qualquer sentido divergente da ideologia presente na história do livro.
Partindo desse e outros temas abordados pela obra, a interpretação proposta pelo curso, ministrado pelo professor José Claudio Matos da UDESC, procura abordar o projeto da novafala com as estratégias de supressão e censura de termos que visam a eliminação do discurso divergente em contextos informacionais da atualidade.
Inscrições podem ser realizadas até 3 de maio através de formulário. A carga horária é de 8h com direito à certificado. Vagas limitadas.
Mais informações no Instagram @confiabilidadeinformacional.
O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD), programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o curso Distopia e censura: Novafala e o 1984 de George Orwell. O curso está com inscrições abertas e será realizado em 5, 12, 19 e 26 de maio das 19h às 21h pela plataforma Microsoft Teams.
O romance distópico 1984, conhecido por gerar debates sobre liberdade de expressão, controle da informação, vigilância digital e censura, também descreve o projeto de uma reforma linguística profunda, que visa o controle do pensamento por meio da criação da ‘novafala’ (newspeak), um idioma reduzido, em que o significado de cada palavra é planejado para impedir qualquer sentido divergente da ideologia presente na história do livro.
Partindo desse e outros temas abordados pela obra, a interpretação proposta pelo curso, ministrado pelo professor José Claudio Matos da UDESC, procura abordar o projeto da novafala com as estratégias de supressão e censura de termos que visam a eliminação do discurso divergente em contextos informacionais da atualidade.
Inscrições podem ser realizadas até 3 de maio através de formulário. A carga horária é de 8h com direito à certificado. Vagas limitadas.
Mais informações no Instagram @confiabilidadeinformacional.
O terceiro episódio do webinário Conexões UFSC: Internacionalização na prática acontecerá na quarta-feira, 28 de maio, às 14h, e terá como tema A UFSC, Áfricas e suas diásporas na internacionalização universitária. A transmissão ao vivo poderá ser assistida no canal do YouTube UFSC Internacional.
A série é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (Sinter/UFSC); a Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo, coordenada pelo professor Gilvan Müller de Oliveira; e o Departamento de Economia e Relações Internacionais (CNM), por meio do professor Agripa Faria Alexandre. O novo episódio dá seguimento ao objetivo do projeto: apresentar mensalmente os projetos e as iniciativas que impulsionam e fomentam a internacionalização na UFSC.
Nesta edição, os professores Gilvan Müller de Oliveira e Agripa Faria Alexandre serão responsáveis pela mediação da conversa com a professora Ilka Boaventura Leite, coordenadora do Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC), com participação das professoras filiadas ao Kadila Cristine Görski Severo e Simone Pereira Schmidt, além de docentes convidados de Moçambique e da Angola. A abertura da entrevista será feita pela diretora da Sinter, Fernanda Leal, que dará início a conversa sobre a internacionalização da UFSC a partir das atividades e discussões promovidas pelo Kadila.
Sobre o Instituto Kadila
O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas foi fundado em 2022, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da UFSC, sediado no CFH. Suas atividades são voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão no campo dos estudos africanos e das diásporas. O Instituto Kadila reúne um grupo de professoras/es e pesquisadoras/es da UFSC e colaboradoras/es de outras universidades nacionais e estrangeiras, que apresentam interesse comum pelo campo de estudo.
Participam ainda da equipe, pesquisadoras/es em estágio de pós-doutorado e estudantes de pós-graduação e bolsistas de doutorado, mestrado e de iniciação científica. O nome Kadila advém de um projeto interdisciplinar pioneiro entre a UFSC e a Universidade Agostinho Neto, em Angola. O projeto teve início em 2013 (CAPES/AULP), coordenado pelo Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER), e teve como um de seus objetivos investir na formação universitária por meio da mobilidade internacional de docentes e discentes das universidades brasileiras e angolanas envolvidas. O termo Kadila é oriundo da língua quicongo e significa ser ou coisa que traz boa sorte, felicidade, amuleto.
Notícia organizada com informações do site do Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas.
O quarto episódio do webinário Conexões UFSC: internacionalização na prática será transmitido ao vivo nesta quarta-feira, 2 de julho, às 14h, e terá como tema A UFSC e os estudos latino-americanos na internacionalização universitária. A transmissão pode ser assistida no canal do YouTube UFSC Internacional.
A série é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); a Cátedra Unesco em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo, coordenada pelo professor Gilvan Müller de Oliveira; e o Departamento de Economia e Relações Internacionais (CNM), por meio do professor Agripa Faria Alexandre. O novo episódio dá seguimento ao objetivo do projeto: apresentar mensalmente os projetos e as iniciativas que impulsionam e fomentam a internacionalização na UFSC.
Nesta edição, a diretora da Sinter, Fernanda Leal, e os professores Gilvan Müller de Oliveira e Agripa Faria Alexandre serão responsáveis pela mediação da conversa com os convidados do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) da UFSC, representado por seu presidente, professor Nildo Ouriques, pela jornalista e pesquisadora do Instituto, Elaine Tavares, e pelo secretário, Maicon Cláudio da Silva. A abertura da entrevista será realizada pelo secretário de Relações Internacionais da UFSC, Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, que dará início ao bate-papo que busca conhecer a internacionalização promovida pelo IELA, abordando tópicos como o histórico do Instituto, os convênios internacionais que administram, a política linguística e as formas de integração de novos membros ao Instituto.
Para conhecer mais sobre a série Conexões UFSC, acesse a página da Sinter.
Sobre os convidados
Nildo Ouriques é presidente do IELA e professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSC. É doutor em Economia pela Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), tendo realizado licença-capacitação na Divisão de Pesquisa do Banco Central da Venezuela e pós-doutorado na Universidade de Buenos Aires (UBA), na Argentina. Já ministrou diversos cursos com a temática de pensamento crítico, estando presente na Universidade Nacional de Tucuman (na Argentina), na Unam, na Universidade Bolivariana (na Venezuela), na Universidade Simón Bolivar de Quito (no Equador), na Universidade de Padova (na Itália) e uma gama diversa de universidades brasileiras. Sua experiência concentra-se na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional, atuando principalmente no que tange a análise das transformações do capitalismo contemporâneo e da dependência dos países latino-americanos. Além disso, desenvolve tanto estudos sobre a relação entre o marxismo e o nacionalismo na tradição marxista europeia e nos países da periferia latino-americana, quanto sobre o capitalismo dependente rentístico na América Latina, sobretudo, no Brasil.
Elaine Tavares é jornalista, pesquisadora do IELA e técnica administrativa em educação na UFSC. Possui graduação em Jornalismo, especialização em Psicologia da Comunicação e doutorado em Serviço Social, todas tituladas pela UFSC. É mestra em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Apresenta experiência na área de comunicação, com ênfase em reportagem, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, reportagem, América Latina, povos originários, excluídos, jornalismo popular e movimentos populares.
Por fim, Maicon Cláudio da Silva é secretário do IELA e técnico administrativo em educação na UFSC. Possui bacharelado em Ciências Econômicas e mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina, e doutorado em Economia, com ênfase na área de Economia Política e História Econômica pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua como editor técnico da Revista Brasileira de Estudos Latino-Americanos (Rebela). Realizou intercâmbio acadêmico na Universidade de Buenos Aires (UBA), na Argentina, intercâmbio para técnico-administrativos na Universidade de São Francisco Xavier, na Bolívia, licença-capacitação no Centro de Estudos Latino-Americanos (Cela) da Unam, e Colaboração Técnica no Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Marx e o Marxismo (NIEP-Marx) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui, como principais áreas de interesse, Economia Política, Teoria Marxista da Dependência, Economia da América Latina e História Econômica.
Sobre o IELA
O IELA foi criado em 19 de julho de 2006, sendo antecedido pelo Observatório Latino-Americano (OLA), fundado em 7 de julho de 2004. A partir de sua efetivação, a UFSC passou a ser um ponto de referência no que tange o debate da integração latino-americana, representando avanços em termos econômicos, culturais e institucionais. Os principais compromissos do Instituto são o pensamento próprio, o debate antieurocêntrico e a reflexão anticapitalista, direcionados a partir da assessoria, do intercâmbio, da comunicação, da formação, da extensão, da pesquisa e da pós-graduação.
O Núcleo de Estudos de Gênero na Política Externa e Internacional (Negpei) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove duas oficinas de pesquisa em 9 e 10 de julho, quarta e quinta-feira. Realizadas de maneira remota, pela ConferênciaWeb e pelo Zoom, as oficinas Softwares de auxílio para análise qualitativa – NVivo e Entrevistas como instrumento de pesquisa são gratuitas e abertas ao público.
Softwares de auxílio para análise qualitativa – NVivo, com Gabriel Leonhardt Daroit (PPGEEI/UFRGS)
Na quarta-feira, 9 de julho, às 18h, o Negpei promove uma oficina de pesquisa sobre o uso de softwares para o auxílio a análises qualitativas, com foco no programa NVivo. O evento contará com a participação do pesquisador convidado Gabriel Leonhardt Daroit, do Programa de Estudos Estratégicos Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEEI/UFRGS).
A oficina ocorre pela plataforma ConferênciaWeb.
Entrevistas como instrumento de pesquisa, com Alessandra Jungs de Almeida (Massachusetts Institute of Technology – MIT)
Na quinta-feira, 10 julho, às 11h, o Negpei convida toda a comunidade acadêmica a participar da oficina de pesquisa sobre o uso de entrevistas como instrumento de pesquisa, ministrada pela pesquisadora do Núcleo Alessandra Jungs de Almeida.
A atividade será realizada pela plataforma Zoom.
Mais informações no site do Negpei.
Com o apoio do projeto de extensão Yoga e meditação para todos, desenvolvido no Departamento de Libras do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será promovida a palestra Meditação para o foco e alívio do estresse: Uma abordagem budista, na quarta-feira, 9 de julho, a partir das 19h30, no Templo Ecumênico, no bairro Trindade, no Campus de Florianópolis.
A atividade terá tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o público surdo.
O evento, que é parte da turnê Artes Místicas Tibetanas, contará ainda com música e cânticos monásticos sagrados. A organização é do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), da Tibet House Brasil e do Drepung Loseling Monastery. Os interessados têm de fazer inscrições, até o horário do evento, através de link. Os ingressos custam de R$ 45 a R$ 85. O evento dá direito a certificado de duas horas como projeto de extensão.
A palestra Meditação para o foco e alívio do estresse: uma abordagem budista será ministrada pelo mestre Geshe Lobsang Dhondup. A apresentação de música e cânticos monásticos sagrados será feita por monges tibetanos do Monastério Drepung Loseling, no Sul da Índia. A turnê Artes Místicas Tibetanas passa por 12 municípios brasileiros e integra as comemorações pelos 90 anos do XIV Dalai Lama, que acontecem por todo o mundo ao longo de 2025.
Os cânticos sagrados dos monges tibetanos que serão apresentados na UFSC são conhecidos como zokkay (acorde completo), no qual cada monge emite múltiplos tons simultaneamente (overtone). A experiência sonora, visual e espiritual tem sido reconhecida por sua beleza, profundidade meditativa e poder transformador. Os monges do Monastério Drepung Loseling já foram indicados ao prêmio Grammy.
O Núcleo de Estudos de Gênero na Política Externa e Internacional (Negpei) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove duas oficinas de pesquisa em 9 e 10 de julho, quarta e quinta-feira. Realizadas de maneira remota, pela ConferênciaWeb e pelo Zoom, as oficinas Softwares de auxílio para análise qualitativa – NVivo e Entrevistas como instrumento de pesquisa são gratuitas e abertas ao público.
Softwares de auxílio para análise qualitativa – NVivo, com Gabriel Leonhardt Daroit (PPGEEI/UFRGS)
Na quarta-feira, 9 de julho, às 18h, o Negpei promove uma oficina de pesquisa sobre o uso de softwares para o auxílio a análises qualitativas, com foco no programa NVivo. O evento contará com a participação do pesquisador convidado Gabriel Leonhardt Daroit, do Programa de Estudos Estratégicos Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEEI/UFRGS).
A oficina ocorre pela plataforma ConferênciaWeb.
Entrevistas como instrumento de pesquisa, com Alessandra Jungs de Almeida
Na quinta-feira, 10 julho, às 11h, o Negpei convida toda a comunidade acadêmica a participar da oficina de pesquisa sobre o uso de entrevistas como instrumento de pesquisa, ministrada pela pesquisadora do Núcleo Alessandra Jungs de Almeida.
A atividade será realizada pela plataforma Zoom.
Mais informações no site do Negpei.