O Academy UFSC, programa Departamento de Inovação (Sinova) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza de forma on-line a palestra Lifelong Learning, é para você? na próxima terça-feira, 19 de novembro, no YouTube. O evento conta com a participação da comunicóloga e facilitadora de aprendizado Solange Fonseca e trata da importância do aprendizado contínuo e dos estímulos que se deve buscar em relação ao tema. Para participar, é necessário se inscrever pelo Sympla. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia da palestra, com direito à certificado de 1h e 30 minutos.
Confira no YouTube:
Sobre o Academy UFSC
O Academy UFSC é uma iniciativa focada na sensibilização para a inovação e o empreendedorismo. Parte do plano Inova UFSC, criado pela Sinova, o programa tem como intuito não apenas preparar aqueles que desejam abrir seu próprio negócio, mas também desenvolver competências voltadas à criatividade e à inovação. O Academy conta com workshops, mentorias, capacitações e visitas técnicas para aproximar o aluno de ambientes inovadores e profissionais capacitados, gerando conexão com o ecossistema inovador de Santa Catarina ao criar pontes entre a Universidade e o mercado.
Para mais informações, acesse a página do Academy UFSC.
A Universidade Federal de Santa Santa Catarina (UFSC) e a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) convidam para a solenidade que celebra a reabertura do complexo arquitetônico histórico-cultural composto pela Igrejinha da UFSC, Teatro Carmen Fossari e Casa do Divino; patrimônio histórico que passou por obras de reforma de revitalização.
O evento será realizado na próxima sexta-feira, 22 de novembro, às 18h na Igrejinha da UFSC, localizada na Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC, além da solenidade, a reabertura contará com apresentações artístico-culturais.
Programação
Igrejinha da UFSC
18h – Abertura com Coral e Banda Nós por Nós do Colégio de Aplicação
18h30 – Solenidade com pronunciamento de autoridades
19h – Encerramento com o Coral da UFSC
Teatro Carmen Fossari
20h – apresentação Cia de Dança da UFSC
📅 Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.
Serviço
O quê: Reabertura do Departamento Artístico Cultural (DAC)
Quando: 22/11/2024 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade
Informações: dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br | 48 3721-3853
O Instituto Kadila de Estudos Africanos e Diásporas promove, nesta segunda-feira, 25 de novembro, às 19h, o evento “África Vozes e Pensamentos I – Rainhas Africanas: Achivanjila, Nzinga Mbandi e Aline Sitoé Diatta”, um seminário online sobre a Rainha Aline Sitoé Diatt, que foi rainha e dama do Senegal (1920 – 1944).
Heverá a participação das convidadas Coumba Diatta (Doutoranda em Literatura – UFSC) e Carla Ribeiro (Doutoranda em Antropologia – USP). A mediação se dará pela professora Ilka Boaventura Leite. O evento é gratuito e terá transmissão ao vivo pelo YouTube.
Mais informações pelo Instagram do Instituto Kadila @institutokadila
A Justiça Federal de Santa Catarina (JFSC) e a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a palestra online “O enfrentamento ao racismo institucional como via de segurança psicológica”, com a palestrante Bárbara Carine Soares Pinheiro (@uma_intelectual_diferentona), no dia 27 de novembro, quarta-feira, às 15h com transmissão ao vivo pelo canal da Justiça Federal de Santa Catarina no YouTube. Além de sua influência digital, Bárbara é educadora, pesquisadora, autora de livros de letramento racial, inclusive seu último best-seller “Como ser um educador antirracista“, acaba de ser uma das obras ganhadoras do Prêmio Jabuti de 2024.
A palestra integra o Novembro Negro UFSC e as ações relativas ao Mês da Consciência Negra na JFSC. O objetivo é apresentar a ideia de racismo institucional dentro da perspectiva social de raça, apontando caminhos de superação por meio da educação antirracista em todos os complexos sociais e pautando a importância da segurança psicológica das maiorias minorizadas, sobretudo a comunidade negra, nas diversas instituições sociais.
Sobre a palestrante
Bárbara Carine Soares Pinheiro é professora adjunta do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Formada em Química e em Filosofia pela UFBA, é mestra e doutora em ensino de Química pela UFBA e pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Realizou estágio de pós-doutorado na Cátedra de Educação Básica (IEA/USP).
É autora de livros como “@descolonizando_saberes: mulheres negras na ciência” e “História preta das coisas: 50 invenções científico-tecnológicas de pessoas negras” (ambos finalistas do prêmio Jabuti) e do ganhador do Jabuti 2024, “Como ser um educador antirracista“. É idealizadora, sócia e consultora pedagógica da Escola Maria Felipa, primeira escola afro-brasileira do país.
Com o título Notícia não é peça de conteúdo. É estratégia que precisa alcançar desinteressados!, o jornalista, professor e pesquisador Luciano Bitencourt apresenta a aula inaugural do semestre para estudantes e profissionais do Jornalismo, na próxima quarta feira, dia 12 de março. Formado em Jornalismo pela UFSC, Luciano tem quase 40 anos de atuação, é pós-graduado em Jornalismo Digital e Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior e, atualmente, desenvolve projetos com curadoria de informações, relatoria de conhecimentos e assessoria de inteligência.
Segundo ele “o interesse por notícias está em queda no mundo inteiro. Fatores tecnológicos, geracionais, psicológicos e ideológicos ajudam a explicar por que a informação baseada em fatos vem sendo evitada. A soberania digital das big techs influencia a produção, a disseminação e o consumo de todo o tipo de conteúdo, incluindo as notícias.” Na apresentação, ele pretende trazer dados atualizados e algumas pesquisas que ajudam a subsidiar pontos de vista para o debate.
“As grandes empresas de tecnologia também concorrem no mercado da produção de conteúdo noticioso, publicitário e de entretenimento com suas plataformas de mídia digital, financiando a produção de notícias e a infraestrutura de desinformação ao mesmo tempo”, conclui. A palestra é promovida pelo Departamento de Jornalismo e a participação é aberta. O evento começa às 09h, no Auditório “Henrique Fontes” do CCE. Os participantes receberão certificado emitido pela UFSC.
O Espaço Cultural Gênero e Diversidade (ECGD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será reaberto na sexta-feira, 14 de março, às 11h, na rua Desembargador Vitor Lima, nº 54 (em frente à Praça do Pida), no bairro Trindade, em Florianópolis. A programação contará com a cerimônia de inauguração, com a presença do reitor Irineu Manoel de Souza, da vice-reitora Joana Célia dos Passos, da deputada estadual Luciane Carminatti, e da coordenação do Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC), além do descerramento da placa de reinauguração. O evento Reabertura do Espaço Cultural Gênero e Diversidades celebra os 20 anos do IEG e o Mês da Mulher. A reabertura é organizada pelo ECGD/UFSC em parceria com o IEG.
Após um processo de revitalização e modernização, o espaço foi restaurado para manter as características arquitetônicas originais e modernizado para atender às necessidades atuais, com reconfiguração da instalação elétrica e sanitários adaptados para acessibilidade. Os serviços de restauração, iniciados em agosto de 2024, buscaram preservar a arquitetura colonial moderna original da primeira metade do século XX. Foram mantidos elementos como a alvenaria de tijolos maciços queimados, as esquadrias (portas, janelas e aberturas) e os madeirames de sustentação do teto. A pintura foi realizada em cores básicas da época (branco para as alvenarias e azul para as esquadrias), e o piso foi recuperado por meio de lixamento e calafetação.
O prédio que abriga o ECGD foi inaugurado em 20 de março de 1938 como Grupo Escolar Olívio Amorim, originalmente destinado ao Curso Primário Complementar. Em 1952, passou a oferecer também o Curso Normal Brigadeiro Silva Paes, que formava professores para o ensino primário. Com a transferência da escola para um novo endereço em 1975, a edificação foi incorporada ao patrimônio da UFSC, abrigando inicialmente o Departamento de Assuntos Estudantis (DAE) e, mais tarde, a Secretaria de Segurança Institucional (SSI). Em 2017, parte do prédio foi cedida ao Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC) para a criação do Espaço Cultural Gênero e Diversidades (ECGD/UFSC), um local dedicado a atividades artísticas, culturais e acadêmicas com perspectiva de gênero e diversidade.
O ECGD será um espaço multiuso, destinado a atividades que envolvem ensino, pesquisa e extensão, com foco em temas relacionados a gênero e diversidade. A programação incluirá exposições, palestras, workshops e eventos culturais.
Mais informações no site do IEG.

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove uma aula magna, na próxima segunda-feira, 17 de março, às 14h20, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC. A aula será ministrada pela professora Miriam Saraiva e terá como tema A política externa brasileira em tempos difíceis.
Miriam Saraiva possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Ciência Política pela Universidad Complutense de Madrid (1995). É professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), do Departamento de Relações Internacionais e do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais. Coordena o Laboratório de Estudos sobre Regionalismo e Política Externa. Entre outros textos, publicou O Brasil voltou? As mudanças na Política Externa nos primeiros 100 dias do governo de Lula, na Revista Conjuntura Austral.
O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a aula inaugural “Desiguais e Divididos: uma interpretação do Brasil polarizado”, ministrada pelo sociólogo e professor Sérgio Costa, da Universidade Livre de Berlim. O evento ocorre nesta terça-feira, 1º de abril, às 14h, no auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). A atividade é gratuita e aberta a todos. Será fornecido certificado de participação.
Em um contexto de crescentes tensões sociais e políticas, a palestra abordará as raízes históricas e estruturais das desigualdades brasileiras, explorando como essas disparidades alimentam a polarização contemporânea. Com vasta experiência em estudos comparativos sobre democracia e desigualdade, Costa trará análises que conectam o caso brasileiro a dinâmicas globais, oferecendo chaves interpretativas para compreender os desafios de construir diálogo e coesão em sociedades fragmentadas.
Data: 1º de abril de 2025, terça-feira
Local: Auditório do Bloco E do CFH/UFSC
Horário: 14h
Mais informações pelos e-mails ppgich@contato.ufsc.br e ppgsp@contato.ufsc.br
A sessão de encerramento da IV Escola de Verão e das Águas (EVA) ocorre nesta terça-feira, 1º de abril, às 18h, no auditório da pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (CCS/UFSC), no campus da Trindade, em Florianópolis. A atividade é promovida pelo Laboratório de Estudos da Multifuncionalidade Agrícola e do Território, do Centro de Ciências Agrárias (LEMATE/CCA), e pelo do Programa de Educação Tutorial Educação do Campo (PET Educampo), do Centro de Ciências da Educação (CED).
A Escola de Verão e das Águas é um curso de extensão em formato de conferências on-line, cujo objetivo é fomentar e difundir o debate em torno das questões dos territórios, do meio rural, da qualidade de vida, do planejamento e do desenvolvimento. Em 2025, a IV Escola de Verão das Águas tem como tema o “Turismo de Base Comunitária no Contexto do Desenvolvimento Territorial Sustentável”.
O encerramento da IV Escola de Verão e das Águas se dará em formato híbrido, com sessão presencial às 19h, no auditório da pós-graduação do CCS, e transmissão ao vivo com o apoio técnico da equipe de assessoria de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Assessoramento, Perícia, Pesquisa e Informações de Santa Catarina (SINDASPI-SC) pelo canal do LEMATE no Youtube e também nos canais do Sindicato.
O tema da palestra será “Emergência climática e o Turismo de Base Comunitária: Caso da Comunidade Indígena Raposa 1, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, RR”. A atividade será ministrada pelo coordenador do Projeto do Plano de Visitação Turística na Comunidade Indígena Raposa I, de Roraima, e consultor técnico em gestão de etnoturismo, Enoque Raposo, do povo Macuxi. Na sequência, a professora Marinês Walkowski apresentará uma síntese sobre o turismo de base comunitária e o desenvolvimento territorial sustentável a partir dos aprendizados da edição da Escola de Verão e das Águas deste ano. A sessão terá a mediação do professor Orlando Ednei Ferretti, professor do Departamento de Geociências da UFSC.
Na IV edição da Escola de Verão e das Águas, o tema central discutido foi o Turismo de Base Comunitária (TBC) em sua relação com o desenvolvimento rural sustentável. O TBC pode ser uma alternativa de geração de renda, promoção da qualidade de vida das populações rurais e povos tradicionais, preservação de saberes, além de uma experiência diferenciada e única para quem busca esse tipo de vivência turística. As sessões da EVA buscaram discutir alguns princípios fundamentais do TBC, tais como a relação patrimônio material e imaterial dos territórios, produtos de qualidade, governança, sustentabilidade ambiental, comercialização, políticas públicas.
Segundo a professora Thaise Costa Guzzatti, responsável pela organização desta edição da EVA, o TBC tem atraído cada vez mais pessoas e produzido um engajamento cada vez maior por conta das suas características de valorização da experiência de viagem como um ambiente em que o turista possa viver a vida local, experimentar a paisagem, os sabores e os saberes de modo autêntico e orgânico.
Para além das sessões síncronas virtuais que ocorreram em tempo real, o legado da EVA 2025 consiste na formação de um repositório de aulas gravadas através do canal do LEMATE no Youtube, que poderão ser acessadas por pessoas interessadas no tema a qualquer tempo.
O que: Emergência climática e o Turismo de Base Comunitária: Caso da Comunidade Indígena Raposa 1, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, RR
Quando: 01/04/2025
Onde: Auditório da pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) UFSC, Campus Trindade
18h: café com prosa
19h: palestras e debate
Para assistir on-line, acesse aqui.
Mias informações na página do Lemate ou Instagram.
A Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove na quarta-feira, 2 de abril, a aula inaugural do semestre 2025.1. O evento contará com a palestra on-line Machine Translation and AI: Human Factors and Quality Assessment (Tradução Automática e IA: aspectos humanos e avaliação da qualidade, em português), ministrada pela professora Sheila Castilho, pesquisadora da Dublin City University , na Irlanda.
O evento será transmitido ao vivo pelo canal da PGET no YouTube, a partir das 13h30, e é aberto ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia. A palestra abordará os impactos da inteligência artificial nos processos tradutórios, destacando os fatores humanos envolvidos e os critérios de qualidade na tradução mediada por máquinas. A apresentação será em português e contará com interpretação simultânea para Libras. Os participantes que acompanharem o evento terão direito a certificado de duas horas.
Sheila Castilho possui licenciatura em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), mestrado em Processamento da Linguagem Natural pela Universidade do Algarve, em Portugal, e pela University of Wolverhampton, no Reino Unido. Concluiu o doutorado na Dublin City University, onde atualmente é professora assistente. Seus interesses de pesquisa incluem tradução automática, avaliação de qualidade e tecnologias aplicadas à tradução.
Mais informações podem ser encontradas no site da PGET/UFSC.
Como a química pode auxiliar na conservação e restauro de bens culturais? é tema de palestra on-line que ocorre em 28 de abril, segunda-feira, das 15h às 17h, pela plataforma Google Meet. Ministrada pelo químico Thiago Guimarães Costa, da Fundação Catarinense de Cultura, a atividade faz parte do projeto de extensão Ciclo de palestras: química e o cotidiano, desenvolvido pelos professores do Colégio de Aplicação da UFSC Ana Karina Timbola Hobmeir e Heros Horst. Os interessados devem se inscrever até as 18h de 24 de abril pelo sistema de inscrições da UFSC.
O objetivo é contextualizar a área de química aplicada ao patrimônio cultural e discutir resultados de pesquisas e estudos de casos desenvolvidos no Laboratório de Materiais da Fundação Catarinense de Cultura, bem como outras publicações presentes na literatura. “A conservação e restauração de bens culturais é uma atividade transdisciplinar, que exige conhecimentos das áreas de química, física, biologia, materiais, história da arte, artes visuais, dentre outras. Neste sentido, a química pode auxiliar no processo de intervenção em bens culturais de diversas maneiras, com destaque para: o estudo do processo de degradação de materiais constitutivos de obras de arte, caracterização de materiais utilizados em bens culturais e ainda a preparação de novos materiais para serem aplicados em processos de restauração”, informa o resumo elaborado pelos organizadores.
O Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina (IEG/UFSC) promove o Primeiro Encontro do 2º Colóquio IEG de Pesquisas, que neste ano marca a comemoração de 20 anos de criação do Instituto. O evento ocorre na segunda-feira, 28 de abril, às 19h, e será transmitido pelo canal no YouTube do IEG. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no formulário.
O objetivo do 2º Colóquio IEG de Pesquisas é promover um espaço plural e interdisciplinar de divulgação, debate e articulação de pesquisas em estudos de gênero, feministas e interseccionais, reunindo pesquisadoras/es, ativistas e artistas de diferentes regiões do Brasil e do exterior. A atividade pretende dar visibilidade a investigações que abordem marcadores sociais da diferença, como raça, classe, sexualidade e deficiência, em suas múltiplas conexões.
O tema do primeiro encontro será “Saúde, Políticas Públicas e Discursos Médico-Sociais”, que terá a professora Luciana Patrícia Zucco, como mediadora e debatedora. Ela é doutora pelo Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher (IFF/Fiocruz), professora associada do Departamento e do Programa de Pós Graduação em Serviço Social (PPGSS/UFSC), e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC), onde coordena a área de concentração de Estudos de Gênero e Sexualidades (EGES).
Os palestrantes serão:
Cláudia Cristine Moro, doutoranda do PPGICH, que apresentará sua pesquisa “Divergências no Rastreamento Mamográfico: uma séria questão de saúde das mulheres”.
José Augusto Simões de Miranda, doutor pelo Programa de Pós-graduação em Inglês (PPGI/UFSC) e pós-doutorando em Estudos de Gênero pelo PPGICH, que apresentará o trabalho “A inter-relação entre estigmas e outros problemas sociais em campanhas sobre HIV: uma análise do discurso a partir de uma abordagem interseccional”.
Ornela Barone Zallocco, doutoranda em Educação com formação em Narrativas e autobiografias pela Universidad Nacional de Rosario (UNR/Argentina), que apresentará o estudo “Visualidades emergentes o en emergencia de personas menstruantes”.
Para se inscrever, acesse o formulário.
Para assistir ao encontro, acesse aqui.
Mais informações no site ieg.ufsc.br, no Instagram @iegufsc ou pelo e-mail estudosdegenero@gmail.com.
O campus Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o colóquio Avanços na Produção de Energia Offshore: Desafios e Inovações, reunindo especialistas de destaque da academia e do setor produtivo, em 7 de maio, quarta-feira, das 8h às 12h, no Auditório Ágora Tech Park. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo formulário on-line até o dia de realização da atividade.
O evento busca aproximar estudantes, professores e profissionais nas discussões acerca de avanços e iniciativas em transição energética. “A busca por manter a produção de petróleo e gás em condições offshore cada vez mais exigentes, assim como a busca pela produção de energias limpas em ambientes semelhantes, representam enormes desafios de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I) atuais”, afirmam os organizadores.
Programação:
- O que o Brasil pode aprender com o Japão, líder em eólica offshore? – Prof. Dr. Rodolfo Gonçalves (Universidade de Tóquio);
- Colheita de Energia de Vibrações Induzidas por Vórtices em Cilindros Flexíveis com Rigidez Ortotrópica – Prof. Dr. Celso Pupo Pesce (Universidade de São Paulo – USP);
- Ciência, Tecnologia e Inovação em Foco com a FEESC – João Hélio Martins e Tatiana Shigunov (Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina – FEESC);
- Dutos Flexíveis e Umbilicais Submarinos – Eng. Naval Fábio Pompeo da Silva Mineiro (Petrobras).
Para mais informações, entre em contato com o e-mail comunicacao.jve@contato.ufsc.br.
O Programa de Educação Tutorial (PET) de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina promove a aula inaugural “Violência contra a mulher em Santa Catarina”, em 7 de maio, às 18h30, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE). O evento é aberto para a comunidade acadêmica, e é necessário fazer a inscrição para ter acesso a certificado.
A aula tem relação com o grupo de estudos em Direito e Gênero, parte do PET Direito. O evento contará com a presença de Anne Teive Auras, Defensora Pública em Santa Catarina e Coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM) da Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina. Estará presente também a professora Andréia Isabel Giacomozzi, do Departamento de Psicologia e coordenadora do projeto “Espelhos”, que desenvolve grupos reflexivos a mulheres em situação de violência doméstica; e Terezinha Silva, docente do Departamento de Jornalismo da UFSC e coordenadora do grupo “Transverso”, responsável pelo documentário “Os feminicídios em Santa Catarina e a cobertura jornalística: mapeamento de um problema público”
Para mais informações acesse o Instagram, e o site dos organizadores.
O projeto Speak4Nature promove a palestra online O papel da ficção literária no imaginário jurídico: possibilidades frente aos desafios ecossociais, neste sábado, 10 de maio, às 9h. A atividade é realizada em parceria com o Grupo de Estudos sobre Escritoras Brasileiras do Passado, coordenado pela professora Rosana Cássia dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLIT), e com o Grupo de Pesquisa Observatório de Justiça Ecológica, coordenado pela professora Letícia Albuquerque, do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O evento propõe uma reflexão sobre o papel da literatura escrita por mulheres no questionamento dos imaginários sociais e jurídicos, no contexto da crise ecossocial. O objetivo é analisar a literatura de ficção científica e o afrofuturismo, com foco em autoras como Lu Ain-Zaila e Nnedi Okorafor, além da representação dos papéis de gênero em obras da literatura brasileira.
O debate é sobre como os textos literários podem tanto reproduzir estereótipos sociais quanto criar caminhos de resistência e reimaginação de futuros possíveis. Por meio da literatura, prioriza-se uma leitura crítica do paradigma antropocêntrico e colonial que permeia o imaginário jurídico dominante, em diálogo com a perspectiva da justiça ecológica.
As palestrantes são Noelia Fragoso Tellez, doutoranda em Humanidades na Universidad Carlos III de Madrid e mestre em Estudos Literários pela Universidad Complutense de Madrid (Espanha); Flávia Dall Agnol de Oliveira, doutoranda em Direito na UFSC e mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Thais Silveira Pertille, mestre e doutora em Direito pela UFSC. Thais abordará o livro de contos de sua autoria (A voz da bruxa: contos da bruxa Simone na ilha da magia), o eco, a construção do feminino e a interseção com o Direito.
A palestra ocorrerá em plataforma online e integra o projeto de cooperação internacional Speak for Nature. Informações sobre o projeto no site https://www.speak4nature.eu
O Academy UFSC, projeto do Departamento de Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (Sinova/UFSC), promove a palestra Da UFSC ao Vale do Silício: lições do empreendedorismo universitário e insights do Vale na quinta-feira, 22 de maio, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE). O evento será ministrado por Eduardo Vieira, fundador da Monking, empresa referência em comunicação para inovação, com clientes como Ambev, Natura, Itaú e iFood.
Criada dentro do curso de Administração da UFSC, a Monking hoje conta com mais de 50 pessoas. Além de fundador, Eduardo é mentor de startups na Abstartups e na Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), e recentemente morou no Vale do Silício, onde estudou tendências em tecnologia, inovação e comunicação.
Para participar, é necessário se inscrever pelo Sympla. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia da palestra, com direito a certificado de 1h30.
Sobre o Academy UFSC
O Academy UFSC é uma iniciativa focada na sensibilização para a inovação e o empreendedorismo. Parte do plano Inova UFSC, criado pela Sinova, o programa tem como intuito não apenas preparar aqueles que desejam abrir seu próprio negócio, mas também desenvolver competências voltadas à criatividade e à inovação. O Academy conta com workshops, mentorias, capacitações e visitas técnicas para aproximar o aluno de ambientes inovadores e profissionais capacitados, gerando conexão com o ecossistema inovador de Santa Catarina ao criar pontes entre a Universidade e o mercado.
Para mais informações, acesse a página do Academy UFSC.
O Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o segundo encontro do 2º Colóquio IEG de Pesquisas com o tema Economias Dissidentes: Feminismos, Decolonialidade e Desafios no Mundo do Trabalho. O encontro ocorre em 26 de maio, das 19h às 21h, e será transmitido no canal do YouTube do IEG. O evento, que integra as comemorações dos 20 anos do Instituto, contará com a participação de pesquisadoras que abordarão críticas às estruturas econômicas dominantes a partir de perspectivas feministas e decoloniais.
A mediação e debate estarão sob responsabilidade da professora Thaís de Souza Lapa do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC, coordenadora do Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO) e atual presidenta da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET). Com doutorado em Ciências Sociais pela Unicamp, a professora é reconhecida por seus trabalhos na área de sociologia do trabalho e relações de gênero.
O colóquio contará com duas apresentações principais. A primeira será conduzida por Aline Cristina da Cruz, pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da UFSC e professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que abordará o tema Economia Feminista e Feminismo Decolonial: Diálogos Possíveis?, explorando as potencialidades e desafios do diálogo entre essas duas vertentes teóricas críticas. A segunda apresentação ficará a cargo de Mariana Mendes de Azevedo, mestranda em Estudos Feministas pela Universidad de Buenos Aires (UBA/Argentina), que discutirá Más Allá de la Economía Mainstream: Epistemologías Feministas en la Formación de los Economistas en Brasil, analisando como as epistemologias feministas têm sido marginalizadas na formação dos economistas no país.
As inscrições devem ser realizadas até 27 de maio para que os inscritos tenham acesso ao ambiente virtual Moodle Grupos do Colóquio, onde estarão disponíveis textos e materiais de apoio relacionados às apresentações.
Mais informações no site, no Instagram ou pelo e-mail do IEG: estudosdegenero@gmail.com.
O Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC), em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), realiza o ato de abertura e a aula inaugural do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e Infância nos Movimentos Sociais do Campo nesta sexta-feira, 30 de maio. A atividade ocorre no Auditório do Colégio de Aplicação da UFSC, com início do ato de abertura às 13h30, e da aula às 15h. O evento é aberto a toda a comunidade.
Intitulada O professor, educador e promotor de experiências, vivências e sentido: a fonte de aprendizagem e desenvolvimento, a aula inaugural será ministrada pelo professor Guillermo Arias Beatón, da Universidade de Havana, de Cuba. O curso de especialização será voltado para trabalhadores e trabalhadoras que atuam na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, preferencialmente em áreas de reforma agrária.
Para mais informações, acesse a página do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e Infância nos Movimentos Sociais do Campo.
Sobre o professor convidado
O professor convidado, Guillermo Arias Beatón, é psicólogo com doutorado em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas de Cuba (1987) e mestrado em psicodrama e processos grupais (2009). Atualmente, é professor titular e presidente da Cátedra L.S. Vygotski da Faculdade de Psicologia da Universidad de Havana.
Dirigiu o trabalho de aperfeiçoamento da psicologia educacional e educação especial e participou da educação inicial e pré-escolar e primária entre os anos de 1971 a 1991, no Ministério da Educação de Cuba. Realizou inúmeras investigações na área de desenvolvimento infantil, atendimento a crianças com necessidades educacionais especiais e serviços de aconselhamento em Psicologia. Criou, organizou e dirigiu o Centro de Aconselhamento e Atendimento Psicológico da Faculdade de Psicologia da Universidade de Havana.
A palestra online Química que Transforma: Resíduos, Ciência e Criatividade na Educação ocorre em 30 de junho, das 15h às 17h. O evento faz parte do projeto de extensão Ciclo de Palestras: Química e o Cotidiano, desenvolvido no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pelos professores Ana Karina Timbola Hobmeir e Heros Horst. A palestra será ministrada pelo professor Elder Corrêa Leopoldino, docente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Jaraguá do Sul. As inscrições estão abertas até 27 de junho, às 12h.
A iniciativa tem como objetivo apresentar, de forma prática e acessível, como a química pode ser usada como ferramenta de transformação de resíduos, promovendo aprendizado, consciência ambiental e desenvolvimento de soluções locais. A partir de projetos desenvolvidos com alunos no contexto de iniciação científica e projeto integrador, são apresentados exemplos que envolvem a produção de materiais adsorventes a partir de resíduos como erva-mate e bitucas de cigarro, formulação de bioplásticos com casca de batata e caroço de abacate, tintas naturais feitas com repolho roxo, cremes cosméticos utilizando borra de café e produtos com amido extraído de caroço de manga.
O encontro propõe uma reflexão sobre como práticas simples de pesquisa aplicada, quando bem orientadas, podem despertar o interesse dos alunos, integrar disciplinas e impactar diretamente a comunidade. O uso da iniciação científica no ensino médio, em especial, tem se mostrado uma estratégia para trabalhar competências como pensamento crítico, protagonismo estudantil, resolução de problemas e o conteúdo curricular de forma significativa.
O link de acesso será disponibilizado via e-mail no dia do evento para os participantes com inscrição homologada. Os certificados serão emitidos aos participantes que apresentarem frequência maior ou igual a 75% do tempo do evento. Público alvo são os alunos dos Ensino Médio e comunidade em geral. Dependendo da demanda de inscritos, as inscrições serão homologadas de acordo com a ordem cronológica de inscrição.
Para realizar a inscrição, acesse o formulário on-line.
O Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza o terceiro encontro do 2° Colóquio IEG de Pesquisas na segunda-feira, 30 de junho, das 19h às 21h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do grupo. Com tema Narrativas Dissidentes: Teatro, Arte e Resistência LGBTQIA+, o evento integra as comemorações dos 20 anos do IEG e reunirá pesquisas que investigam os cruzamentos entre arte, política e dissidência de gênero e sexualidade no contexto teatral brasileiro contemporâneo.
Para se inscrever, é necessário preencher o formulário on-line até a data do evento. As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral. Os inscritos terão acesso ao ambiente virtual Moodle Grupos do Colóquio, onde estarão disponíveis textos e materiais de apoio relacionados às apresentações. O certificado é de duas horas.
Segundo os organizadores, o evento é uma oportunidade para refletir sobre o poder da arte como prática crítica e espaço de resistência frente às múltiplas formas de opressão. A mediação e debate serão conduzidos pela professora Camile Cecilia dos Anjos, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e pesquisadora associada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Com doutorado em Teatro pela Udesc, onde investigou as representações lésbicas no teatro brasileiro, e mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), a professora Camile Anjos é reconhecida por sua trajetória artística e acadêmica, com ênfase em estudos de gênero, feminismos e performance. Além de sua atuação docente, integrou por 13 anos a Cia. Milongas, destacando-se como atriz, preparadora corporal e dramaturga, com especialização em danças populares pernambucanas. Seus recentes trabalhos artísticos exploram temáticas ligadas à diversidade e representação LGBTQIA+ no cenário teatral brasileiro.
O colóquio contará com três apresentações de pesquisa. A primeira será realizada por Cae Linn Beck da Silva, mestre em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFSC), com o trabalho Recontando memórias transcestrais e fabulando futuros para a comunidade transvestigênere através do teatro. A pesquisa investiga o Teatro Trans Brasileiro como forma de resistência ao epistemicídio trans, explorando como a memória e a representatividade transgênera na cena teatral contribuem para a construção de futuros possíveis.
A segunda apresentação será de Agnes Cristine Souza Vilseki, doutoranda em Artes dos Media e Comunicação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT/Portugal), com o estudo Para além da Queermuseu, um ensaio fílmico a partir da apropriação de vídeos do YouTube. A partir de uma perspectiva pós-estruturalista e da teoria queer, Agnes analisa conteúdos digitais sobre o cancelamento da exposição Queermuseu em 2017, propondo um ensaio fílmico que revisita criticamente os discursos que emergiram desse episódio.
Fechando a sessão, Suzana Morelo Vergara Martins Costa, doutoranda pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC), apresentará a pesquisa Mostras e festivais de teatros feministas e interseccionais: contribuição ao campo através da interdisciplinaridade. A investigação aborda como festivais de teatro em Florianópolis se consolidam como plataformas políticas e culturais para artistas feministas e LGBTQIA+, analisando suas contribuições para os movimentos sociais e para as políticas públicas de diversidade cultural.
Para mais informações sobre o 2º Colóquio IEG de Pesquisa, acesse o site ou Instagram do instituto, ou entre em contato pelo e-mail estudosdegenero@gmail.com.