Calendário de Eventos UFSC

mar
14
sex
Roda de Choro UFSC
mar 14@18:00

Na próxima sexta-feira, 14 de março, às 18h, a Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a primeira edição da Roda de Choro UFSC. O evento é livre e gratuito, com participação aberta ao público, bastando aos interessados levarem um instrumento musical. A iniciativa é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE).

Para mais informações, acesse a Agenda Cultural da SeCArtE.

Serviço:

O quê: Roda de Choro UFSC
Quando: 14/03/2025 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto para toda comunidade
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br

abr
9
qua
Mesa-redonda ‘Quando a Ciência encontra a Arte’
abr 9@18:00 – 20:00

O Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a mesa-redonda Quando a Ciência encontra a Arte na quarta-feira, 9 de abril, às 18h, no Auditório Prof. Milton Muniz, no CCB. Com mediação do professor Alberto Lindner, o evento discutirá pontos de encontro entre o conhecimento científico e a expressão artística, e contará com a presença de convidados e show da Banda Alocar. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Convidados:

• Raphael Soares – Carnavalesco, G.R.E.S Consulado
• Risoleta Marques – Profa. de Bioquímica da UFSC & cantora
• Luiz Serigheli – Pessoa bióloga, artista e egressa da UFSC
• Alana Oliveira – Estudante de Direito da UFSC, pesquisadora e artista

Para mais informações, acesse o Instagram do CCB/UFSC.

abr
11
sex
Roda de Choro na Igrejinha
abr 11@18:00

A Igrejinha recebe a segunda edição da Roda de Choro UFSC nesta sexta-feira, 11 de abril, a partir das 18h . O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical. A iniciativa é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

> Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

Mais informações no site dac.ufsc.br ou pelo e-mail dac@contato.ufsc.br.

abr
16
qua
Concerto de Piano ‘Coração e alma’ na na Igrejinha
abr 16@19:30

O Núcleo de Estudos em Cultura, Corpo e Movimento (Sôma) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o concerto Piano: Coração e Alma com o professor, doutorando e pianista argentino José María Lalo Vallina. O evento será realizado na quarta-feira, 16 de abril, às 19h30, na Igrejinha da UFSC. O evento é gratuito e aberto para toda comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.

O espetáculo combina música acadêmica com música popular e uma variedade de climas e ambientes musicais. O repertório para piano inclui obras de autoria de Vallina, juntamente com outras de Schubert, Satie, Bach, Chopin, Granados, Rachmaninoff, Liszt, Villalobos e Piazzola. Além do repertório de autores clássicos, traz também a música latino-americana, como folclore, boleros e tango, assim como as canções dos Beatles.

O concerto vincula-se às atividades acadêmico-culturais que o docente está desenvolvendo na UFSC como parte do intercâmbio de estudantes de pós-graduação, por meio do Programa Escala Posgrado, da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), e da Secretaria de Relações Internacionais (Sinter/UFSC). Além do Sôma, o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), com apoio do AUGM e da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) estão promovendo o evento.

Para mais informações, acesse no site da SeCArtE ou pelo e-mail ppge@contato.ufsc.br

abr
25
sex
Livro na praça: Salim Miguel
abr 25@18:00 – 21:00

A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), em parceria com o Departamento Artístico Cultural (DAC/UFSC), promove a próxima edição do projeto Livro na Praça, nesta sexta-feira, 25 de abril, às 18h, na Igrejinha da UFSC. O evento comemorará o centenário de nascimento de Salim Miguel. O escritor, editor e cineasta Fábio Brüggemann discursará sobre o homenageado, abordando a relação autor/editor, a amizade entre ambos e o documentário Viagens a Biguaçu, dirigido por Brüggemann.

Outro tema a ser destacado será o trabalho de revisão e estabelecimento do texto da obra completa de Salim Miguel, já iniciado com a publicação do primeiro título, Primeiro de Abril: narrativas da cadeia, que foi indicado para o próximo vestibular da UFSC. A publicação da obra completa está prevista para ser concluída até o final de 2025.

O evento contará com a participação do pianista Sam Machado, natural de Aracaju, Sergipe (SE). Sam estudou piano no Conservatório de Música de Sergipe e, atualmente, cursa bacharelado em Piano Performance na UDESC.

abr
28
seg
2º Colóquio IEG de Pesquisas: ‘Saúde, políticas públicas e discursos médico-sociais’
abr 28@19:00 – 21:00

O Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina (IEG/UFSC) promove o Primeiro Encontro do 2º Colóquio IEG de Pesquisas, que neste ano marca a comemoração de 20 anos de criação do Instituto. O evento ocorre na segunda-feira, 28 de abril, às 19h, e será transmitido pelo canal no YouTube do IEG. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no formulário.

O objetivo do 2º Colóquio IEG de Pesquisas é promover um espaço plural e interdisciplinar de divulgação, debate e articulação de pesquisas em estudos de gênero, feministas e interseccionais, reunindo pesquisadoras/es, ativistas e artistas de diferentes regiões do Brasil e do exterior. A atividade pretende dar visibilidade a investigações que abordem marcadores sociais da diferença, como raça, classe, sexualidade e deficiência, em suas múltiplas conexões.

O tema do primeiro encontro será “Saúde, Políticas Públicas e Discursos Médico-Sociais”, que terá a professora Luciana Patrícia Zucco, como mediadora e debatedora. Ela é doutora pelo Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher (IFF/Fiocruz), professora associada do Departamento e do Programa de Pós Graduação em Serviço Social (PPGSS/UFSC), e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC), onde coordena a área de concentração de Estudos de Gênero e Sexualidades (EGES).

Os palestrantes serão:

Cláudia Cristine Moro, doutoranda do  PPGICH, que apresentará sua pesquisa “Divergências no Rastreamento Mamográfico: uma séria questão de saúde das mulheres”.
José Augusto Simões de Miranda, doutor pelo Programa de Pós-graduação em Inglês (PPGI/UFSC) e pós-doutorando em Estudos de Gênero pelo PPGICH, que apresentará o trabalho “A inter-relação entre estigmas e outros problemas sociais em campanhas sobre HIV: uma análise do discurso a partir de uma abordagem interseccional”.
Ornela Barone Zallocco, doutoranda em Educação com formação em Narrativas e autobiografias pela Universidad Nacional de Rosario (UNR/Argentina), que apresentará o estudo “Visualidades emergentes o en emergencia de personas menstruantes”.

Para se inscrever, acesse o formulário.

Para assistir ao encontro, acesse aqui.

Mais informações no site ieg.ufsc.br, no Instagram @iegufsc ou pelo e-mail estudosdegenero@gmail.com.

maio
7
qua
Colóquio ‘Avanços na Produção de Energia Offshore: Desafios e Inovações’
maio 7@8:00 – 12:00

O campus Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o colóquio Avanços na Produção de Energia Offshore: Desafios e Inovações, reunindo especialistas de destaque da academia e do setor produtivo, em 7 de maio, quarta-feira, das 8h às 12h, no Auditório Ágora Tech Park. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo formulário on-line até o dia de realização da atividade.

O evento busca aproximar estudantes, professores e profissionais nas discussões acerca de avanços e iniciativas em transição energética. “A busca por manter a produção de petróleo e gás em condições offshore cada vez mais exigentes, assim como a busca pela produção de energias limpas em ambientes semelhantes, representam enormes desafios de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I) atuais”, afirmam os organizadores.

Programação:

  • O que o Brasil pode aprender com o Japão, líder em eólica offshore? – Prof. Dr. Rodolfo Gonçalves (Universidade de Tóquio);
  •  Colheita de Energia de Vibrações Induzidas por Vórtices em Cilindros Flexíveis com Rigidez Ortotrópica – Prof. Dr. Celso Pupo Pesce (Universidade de São Paulo – USP);
  •  Ciência, Tecnologia e Inovação em Foco com a FEESC – João Hélio Martins e Tatiana Shigunov (Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina – FEESC);
  •  Dutos Flexíveis e Umbilicais Submarinos – Eng. Naval Fábio Pompeo da Silva Mineiro (Petrobras).

Para mais informações, entre em contato com o e-mail comunicacao.jve@contato.ufsc.br.

 

maio
16
sex
Roda de Choro da UFSC
maio 16@18:00

Roda de Choro UFSC. Foto: Reprodução/SeCArtE/UFSC

A Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a terceira edição da Roda de Choro UFSC em 16 de maio, sexta-feira, às 18h.

O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical. A Roda de Choro UFSC é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE).

Saiba mais na notícia.

maio
26
seg
Semana do Meio Ambiente UFSC 2025 – Programação Completa
maio 26@8:30 – 19:00

A Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e a Sala Verde da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abrem as inscrições para a Semana do Meio Ambiente UFSC 2025, que acontecerá de 26 a 30 de maio, das 8h30 às 19h, com atividades sediadas no campus Trindade e também por toda Florianópolis. As inscrições devem ser realizadas até 26 de maio pela página UFSC Sustentável.

Dentre os destaques da edição deste ano está a presença do climatologista Carlos Nobre, cientista reconhecido internacionalmente por suas contribuições sobre as mudanças climáticas e os impactos no bioma amazônico. Carlos Nobre se une à professora do Departamento de Oceanografia da UFSC Regina Rodrigues para uma palestra, ou ecotalk, no dia 27 de maio, às 10h30 sobre mudanças climáticas e a Amazônia.

O evento marca uma década do programa UFSC Sustentável e tem uma programação voltada à sensibilização ambiental, bem-estar e sustentabilidade. Com atividades gratuitas, abertas ao público e com emissão de certificado, a Semana trará ecotalks, visitas, oficinas, yoga, poesia, trilha para crianças, cine paredão, mutirão e exposições.

Todos os eventos estão descritos e os links das inscrições estão disponíveis na página UFSC Sustentável.

Programação e Inscrições

Ecotalks

ECOTALKS - GERAL_Prancheta 1

clique para ampliar

No dia 27 de maio, a partir das 8h30 haverá a recepção com frutas, bolos e alimentos saudáveis dos participantes, com a Mesa de Abertura formada às 9h, a apresentação do Vídeo Institucional que comemora 10 anos do UFSC Sustentável e Lançamento do PLS UFSC (Plano de Logística Sustentável) –  documento estratégico que orienta metas, ações e indicadores para uma gestão institucional mais eficiente e ambientalmente responsável. Em seguida, uma apresentação cultural com Hilario Júnior, conhecido como Jaci, poeta e educador ambiental do SLAM EDUCA, apresenta uma performance que une poesia e consciência ecológica.

O primeiro Ecotalk começa às 9h30, com o título: “Da Terra ao Parlamento – Caminhos do Ativismo Ambiental”, com Ingrid Sateré Mawé – Primeira vereadora indígena de Florianópolis, bióloga e ativista; Marquito (Marcos José de Abreu) – Deputado estadual, mestre em Agroecossistemas e ativista; e Paulo Horta – Doutor, biólogo, professor do CCB/UFSC e ativista ambiental.

O segundo Ecotalk 2, previsto para 10h30, com o título “O impacto das mudanças climáticas e a urgência da ação” será uma conversa profunda e necessária sobre os desafios climáticos e os caminhos possíveis para a transformação, com Carlos Nobre – Doutor, climatologista, referência internacional em mudanças climáticas e Amazônia; e Regina Rodrigues – Doutora, oceanógrafa e professora UFSC, especialista em clima e oceanos.

Mais informações e inscrições no site.

Minicursos

MINICURSO - GERAL_Prancheta 1_Prancheta 1

clique para ampliar

Para participar dos minicursos, é necessário inscrição prévia. A inscrição será confirmada por e-mail ou telefone com antecedência mínima de dois dias da data do minicurso. Caso não tenha sido selecionado e tenha interesse em ir, recomendamos em ir no local/hora da saída para verificar se houve desistências. Os certificados serão disponibilizados até um mês após a realização do minicurso. Os materiais necessários serão disponibilizados pela UFSC.

  • 27 de maio (terça-feira) – 14h – Minicurso: “Caminhando pela UFCS – reconhecimento dinâmico de plantas medicinais” com Cesar Simionato, Renata Palandri Sigolo. Local de encontro: em frente a Reitoria
  • 28 de maio (Quarta-feira) -10h30 – Minicurso: “Por que o veganismo resolve os maiores problemas do planeta?” com Anderson Rodrigues – Miniauditório DSSCSE – AUDDSS – CSE-D217

Mais informações: 48 3721-4224 (WhatsApp)/ 3721-6107 ou gestaoambiental@contato.ufsc.br.

Oficinas

OFICINA - GERAL_Prancheta 1

clique para ampliar

Para participar das oficinas, é necessário inscrição prévia. A inscrição será confirmada por e-mail ou telefone com antecedência mínima de dois dias da data da oficina. Caso não tenha sido selecionado e tenha interesse em ir, recomendamos em ir no local/hora da saída para verificar se houve desistências. Os certificados serão disponibilizados até um mês após a realização da oficina. Os materiais necessários serão disponibilizados pela UFSC.

  • Oficina de Composteira Doméstica Externa – 26 de maio (segunda-feira) – 14h às 17h no Bosque do CFH
  • Oficina de Plantas Medicinais e PANCs (Plantas Alimentícias não Convencionais) – 28 de maio  (quarta-feira) – 14h às 17h no Miniauditório do CSE
  • Oficina de Biofertilizante – 29 de maio (quinta-feira) – 14h às 17h na Sala Verde/UFSC
  • Oficina Do Campo à Cozinha: oficina culinária para promoção da alimentação saudável e sustentável – 30 de maio  ( sexta-feira) – 9h às 12h no Laboratório de Técnica Dietética da Nutrição/CCS
  • Oficina “Saberes que Brotam: Alimentação Viva e Cuidado com o Planeta” – 30 de maio  (sexta-feira) – 14h às 17h na Sala Verde/UFSC

Mais informações: 48 3721-4224 (WhatsApp)/ 3721-6107 ou gestaoambiental@contato.ufsc.br.

Visitas Guiadas

VISITA - GERAL (1)_Prancheta 1

clique para ampliar

Para participar das visitas guiadas, é necessário inscrição prévia. A inscrição será confirmada por e-mail ou telefone com antecedência mínima de dois dias da data da visita. Caso não tenha sido selecionado e tenha interesse em ir, recomendamos em ir no local/hora da saída para verificar se não sobrou nenhuma vaga. O local de saída é o ponto de ônibus em frente ao Centro de Eventos

São disponibilizadas 30 vagas por visita, com transporte fornecido pela UFSC e a entrada aos locais de visita são gratuitas. Menores de 18 anos, só podem participar da visita se autorizados pelos responsáveis e/ou acompanhados desses. Os certificados serão disponibilizados até um mês após a realização da visita.
  • Visita ao Projeto Tamar + EMEB – 26 de maio (segunda-feira) – Saída: 12h50 – Retorno: 18h00 – Barra da Lagoa
  • Visita Estação Ecológica dos Carijós – 27 de maio (terça-feira) – Saída: 12h50 – Retorno: 17h30 – Santo Antônio de Lisboa
  • Visita Cidade das Abelhas – 27 de maio (terça-feira) – Saída: 13h20 – Retorno: 17h30 – Saco Grande
  • Visita ao Museu Oceanográfico – 29 de maio – (quinta-feira) Saída: 12h50 – Retorno: 19h00 – Balneário Piçarras
  • Visita Parque da Serra do Tabuleiro – 29 de maio (quinta-feira) Saída: 7h40 – Retorno: 12h20 – Palhoça
  • Visita ao Instituto Çarakura – 30 de maio (sexta-feira) – Saída 08h00 – Retorno: 12h15 – Ratones

Mais informações: 48 3721-4224 (WhatsApp)/ 3721-6107 ou gestaoambiental@contato.ufsc.br.

Yoga, meditação e conexão com a natureza

YOGA_Prancheta 1

clique para ampliar

A Yoga, meditação e conexão com a natureza são práticas que despertam a consciência do ser em harmonia com o todo. Fundamentadas na respiração, na escuta interna e no silêncio, convidam ao reencontro com a essência da vida. Por meio do corpo, da mente e do espírito, promovem equilíbrio, presença e serenidade. São caminhos de cura que integram o indivíduo ao fluxo natural do universo.  Participe no dia 28 de maio (quarta-feira), das 14h às 16h, em frente ao templo ecumênico da UFSC.

Ministrante: Diana Levi Baratta Monteiro e Cinthia Zúniga.

Mutirão de Recuperação Ambiental na UFSC

Plantando o Futuro_Prancheta 1

clique para ampliar

O mutirão ocorre na quinta-feira, 29 de maio, das 9h às 12h, no campus da UFSC em Florianópolis, atrás do antigo RU (atual alojamento Estudantil Indígena), próximo ao LCME e LABIME. Qualquer pessoa pode participar, mediante inscrição prévia. Menores de 16 anos devem estar acompanhados pelo responsável. Há 30 vagas e recomenda-se levar água para consumo próprio, usar boné ou chapéu, aplicar repelente, vista calça (preferencialmente) e utilizar calçado fechado para maior conforto e segurança.

A atividade integra a Semana do Meio Ambiente e o Minicurso “Educação Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas em Margens de Córregos: Vivências no PRAD/UFSC”, da Sala Verde UFSC. O objetivo do minicurso é sensibilizar e envolver a comunidade interna e externa da UFSC nas ações do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas da UFSC (PRAD-TRI-UFSC), desenvolvido no Campus Florianópolis da Trindade. A atividade está estruturada em três encontros que aliam teoria, prática e vivência em campo, abordando os desafios e estratégias para a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) em margens de cursos d’água. O terceiro e último encontro será dedicado a uma ação coletiva de plantio em uma das áreas em processo de recuperação ambiental no campus da Trindade. O mutirão tem como objetivo aplicar, de forma prática e colaborativa, os conhecimentos discutidos nos encontros anteriores do minicurso, promovendo a restauração ecológica das margens de córregos da UFSC. Mais do que plantar mudas, essa vivência busca fortalecer o sentimento de pertencimento à universidade e estimular o compromisso coletivo com a regeneração dos ecossistemas que nos cercam.Ministrantes: Equipe da Sala Verde UFSC e Equipe da CGA (Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC).

Trilhas de Criança – Poção

Passeio em parceria com o Instituto Trilhas de Criança, em celebração à Semana do Meio Ambiente. Será no dia 31 de maio, para a Trilha do Poção, das 9h às 12h.

Para quem não tem transporte, a UFSC disponobilizará um ônibus de 30 lugares, com saída marcada para as 8h20 no Centro de Eventos da UFSC (chegue com 10 minutos de antecedência).

Trilha para a família toda, com 25 vagas familiares para esta trilha, com um número máximo de quatro integrantes por família. As vagas são definidas por sorteio entre os inscritos, realizado uma semana antes da data agendada para o passeio. Os resultados são comunicados no grupo de WhatsApp do Instituto Trilhas de Criança, ao qual você ganha acesso assim que finaliza sua inscrição.

Informações e inscrições.

Outras Atividades

A Semana do Meio Ambiente UFSC 2025 também inclui exposições e a exibição de um filme no Cine Paredão. Confira:

Cineparedão: “Sasquatch Sunset” no Bosque do CFH

Na sexta-feira, 30 de maio, às 19h, o projeto Cineparedão exibirá o filme Sasquatch Sunset no Bosque do CFH. A obra acompanha uma família de Pé-Grandes em uma jornada cômica e tocante pela sobrevivência em um mundo em constante transformação ambiental e social. O Cineparedão é um projeto de extensão da UFSC que desde 2008 promove sessões ao ar livre com curadoria voltada a filmes independentes, latino-americanos e críticos.

Troca Verde

Na quarta-feira, 28 de maio, das 11h às 13h, em frente à Reitoria, ocorre a atividade “Troca Verde”, que propõe a troca de mudas de plantas medicinais e PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). O evento busca ampliar o acervo dos jardins dos participantes e promover o cultivo de hortas mais sustentáveis e diversas.

Instalação “Oferta-sekekonapai” 

A instalação “Oferta-sekekonapai”, em cartaz de 26 de maio a 27 de junho, no espaço expositivo Janela da Arte (BU), convida o público a refletir sobre a devastação da Amazônia nas últimas décadas. A obra é assinada por Autaki Peri Wauja, professor indígena e doutorando em Antropologia Social, e por Gabriel Bicho, artista e bolsista da Sala Verde/UFSC.

Exposição “Troncos, Galhos e Raízes” 

De 26 a 30 de maio, o Hall da Reitoria abriga a exposição “Troncos, Galhos e Raízes”, do artista visual e escultor Hélio Ormeu Ribeiro. A mostra apresenta esculturas criadas a partir de madeiras descartadas pela natureza, propondo um novo olhar sobre o que é considerado resíduo, ao gerar vida e emoção por meio da arte.

Exposição “Terras e Águas”

Com o tema “Terras e Águas – História dos Territórios Guarani, Kaingang e Laklãnõ-Xokleng: Ontem, Hoje, Sempre”, a exposição estará aberta ao público de 26 a 30 de maio, das 8h às 18h, no MArquE/UFSC. A mostra resulta de um diálogo intercultural entre curadores indígenas e não indígenas, reafirmando a presença ancestral dos povos originários na região.

Encontro do 2º Colóquio IEG de Pesquisas: ‘Economias Dissidentes: Feminismos, Decolonialidade e Desafios no Mundo do Trabalho’
maio 26@19:00 – 21:00

O Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o segundo encontro do 2º Colóquio IEG de Pesquisas com o tema Economias Dissidentes: Feminismos, Decolonialidade e Desafios no Mundo do Trabalho. O encontro ocorre em 26 de maio, das 19h às 21h, e será transmitido no canal do YouTube do IEG.  O evento, que integra as comemorações dos 20 anos do Instituto, contará com a participação de pesquisadoras que abordarão críticas às estruturas econômicas dominantes a partir de perspectivas feministas e decoloniais.

A mediação e debate estarão sob responsabilidade da professora Thaís de Souza Lapa do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC, coordenadora do Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO) e atual presidenta da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET). Com doutorado em Ciências Sociais pela Unicamp, a professora é reconhecida por seus trabalhos na área de sociologia do trabalho e relações de gênero.

O colóquio contará com duas apresentações principais. A primeira será conduzida por Aline Cristina da Cruz, pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da UFSC e professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que abordará o tema Economia Feminista e Feminismo Decolonial: Diálogos Possíveis?, explorando as potencialidades e desafios do diálogo entre essas duas vertentes teóricas críticas. A segunda apresentação ficará a cargo de Mariana Mendes de Azevedo, mestranda em Estudos Feministas pela Universidad de Buenos Aires (UBA/Argentina), que discutirá Más Allá de la Economía Mainstream: Epistemologías Feministas en la Formación de los Economistas en Brasil, analisando como as epistemologias feministas têm sido marginalizadas na formação dos economistas no país.

As inscrições devem ser realizadas até 27 de maio para que os inscritos tenham acesso ao ambiente virtual Moodle Grupos do Colóquio, onde estarão disponíveis textos e materiais de apoio relacionados às apresentações.

Mais informações no site, no Instagram ou pelo e-mail do IEG: estudosdegenero@gmail.com.

maio
27
ter
Semana do Meio Ambiente UFSC 2025 – Programação Completa
maio 27@8:30 – 19:00

A Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e a Sala Verde da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abrem as inscrições para a Semana do Meio Ambiente UFSC 2025, que acontecerá de 26 a 30 de maio, das 8h30 às 19h, com atividades sediadas no campus Trindade e também por toda Florianópolis. As inscrições devem ser realizadas até 26 de maio pela página UFSC Sustentável.

Dentre os destaques da edição deste ano está a presença do climatologista Carlos Nobre, cientista reconhecido internacionalmente por suas contribuições sobre as mudanças climáticas e os impactos no bioma amazônico. Carlos Nobre se une à professora do Departamento de Oceanografia da UFSC Regina Rodrigues para uma palestra, ou ecotalk, no dia 27 de maio, às 10h30 sobre mudanças climáticas e a Amazônia.

O evento marca uma década do programa UFSC Sustentável e tem uma programação voltada à sensibilização ambiental, bem-estar e sustentabilidade. Com atividades gratuitas, abertas ao público e com emissão de certificado, a Semana trará ecotalks, visitas, oficinas, yoga, poesia, trilha para crianças, cine paredão, mutirão e exposições.

Todos os eventos estão descritos e os links das inscrições estão disponíveis na página UFSC Sustentável.

Programação e Inscrições

Ecotalks

ECOTALKS - GERAL_Prancheta 1

clique para ampliar

No dia 27 de maio, a partir das 8h30 haverá a recepção com frutas, bolos e alimentos saudáveis dos participantes, com a Mesa de Abertura formada às 9h, a apresentação do Vídeo Institucional que comemora 10 anos do UFSC Sustentável e Lançamento do PLS UFSC (Plano de Logística Sustentável) –  documento estratégico que orienta metas, ações e indicadores para uma gestão institucional mais eficiente e ambientalmente responsável. Em seguida, uma apresentação cultural com Hilario Júnior, conhecido como Jaci, poeta e educador ambiental do SLAM EDUCA, apresenta uma performance que une poesia e consciência ecológica.

O primeiro Ecotalk começa às 9h30, com o título: “Da Terra ao Parlamento – Caminhos do Ativismo Ambiental”, com Ingrid Sateré Mawé – Primeira vereadora indígena de Florianópolis, bióloga e ativista; Marquito (Marcos José de Abreu) – Deputado estadual, mestre em Agroecossistemas e ativista; e Paulo Horta – Doutor, biólogo, professor do CCB/UFSC e ativista ambiental.

O segundo Ecotalk 2, previsto para 10h30, com o título “O impacto das mudanças climáticas e a urgência da ação” será uma conversa profunda e necessária sobre os desafios climáticos e os caminhos possíveis para a transformação, com Carlos Nobre – Doutor, climatologista, referência internacional em mudanças climáticas e Amazônia; e Regina Rodrigues – Doutora, oceanógrafa e professora UFSC, especialista em clima e oceanos.

Mais informações e inscrições no site.

Minicursos

MINICURSO - GERAL_Prancheta 1_Prancheta 1

clique para ampliar

Para participar dos minicursos, é necessário inscrição prévia. A inscrição será confirmada por e-mail ou telefone com antecedência mínima de dois dias da data do minicurso. Caso não tenha sido selecionado e tenha interesse em ir, recomendamos em ir no local/hora da saída para verificar se houve desistências. Os certificados serão disponibilizados até um mês após a realização do minicurso. Os materiais necessários serão disponibilizados pela UFSC.

  • 27 de maio (terça-feira) – 14h – Minicurso: “Caminhando pela UFCS – reconhecimento dinâmico de plantas medicinais” com Cesar Simionato, Renata Palandri Sigolo. Local de encontro: em frente a Reitoria
  • 28 de maio (Quarta-feira) -10h30 – Minicurso: “Por que o veganismo resolve os maiores problemas do planeta?” com Anderson Rodrigues – Miniauditório DSSCSE – AUDDSS – CSE-D217

Mais informações: 48 3721-4224 (WhatsApp)/ 3721-6107 ou gestaoambiental@contato.ufsc.br.

Oficinas

OFICINA - GERAL_Prancheta 1

clique para ampliar

Para participar das oficinas, é necessário inscrição prévia. A inscrição será confirmada por e-mail ou telefone com antecedência mínima de dois dias da data da oficina. Caso não tenha sido selecionado e tenha interesse em ir, recomendamos em ir no local/hora da saída para verificar se houve desistências. Os certificados serão disponibilizados até um mês após a realização da oficina. Os materiais necessários serão disponibilizados pela UFSC.

  • Oficina de Composteira Doméstica Externa – 26 de maio (segunda-feira) – 14h às 17h no Bosque do CFH
  • Oficina de Plantas Medicinais e PANCs (Plantas Alimentícias não Convencionais) – 28 de maio  (quarta-feira) – 14h às 17h no Miniauditório do CSE
  • Oficina de Biofertilizante – 29 de maio (quinta-feira) – 14h às 17h na Sala Verde/UFSC
  • Oficina Do Campo à Cozinha: oficina culinária para promoção da alimentação saudável e sustentável – 30 de maio  ( sexta-feira) – 9h às 12h no Laboratório de Técnica Dietética da Nutrição/CCS
  • Oficina “Saberes que Brotam: Alimentação Viva e Cuidado com o Planeta” – 30 de maio  (sexta-feira) – 14h às 17h na Sala Verde/UFSC

Mais informações: 48 3721-4224 (WhatsApp)/ 3721-6107 ou gestaoambiental@contato.ufsc.br.

Visitas Guiadas

VISITA - GERAL (1)_Prancheta 1

clique para ampliar

Para participar das visitas guiadas, é necessário inscrição prévia. A inscrição será confirmada por e-mail ou telefone com antecedência mínima de dois dias da data da visita. Caso não tenha sido selecionado e tenha interesse em ir, recomendamos em ir no local/hora da saída para verificar se não sobrou nenhuma vaga. O local de saída é o ponto de ônibus em frente ao Centro de Eventos

São disponibilizadas 30 vagas por visita, com transporte fornecido pela UFSC e a entrada aos locais de visita são gratuitas. Menores de 18 anos, só podem participar da visita se autorizados pelos responsáveis e/ou acompanhados desses. Os certificados serão disponibilizados até um mês após a realização da visita.
  • Visita ao Projeto Tamar + EMEB – 26 de maio (segunda-feira) – Saída: 12h50 – Retorno: 18h00 – Barra da Lagoa
  • Visita Estação Ecológica dos Carijós – 27 de maio (terça-feira) – Saída: 12h50 – Retorno: 17h30 – Santo Antônio de Lisboa
  • Visita Cidade das Abelhas – 27 de maio (terça-feira) – Saída: 13h20 – Retorno: 17h30 – Saco Grande
  • Visita ao Museu Oceanográfico – 29 de maio – (quinta-feira) Saída: 12h50 – Retorno: 19h00 – Balneário Piçarras
  • Visita Parque da Serra do Tabuleiro – 29 de maio (quinta-feira) Saída: 7h40 – Retorno: 12h20 – Palhoça
  • Visita ao Instituto Çarakura – 30 de maio (sexta-feira) – Saída 08h00 – Retorno: 12h15 – Ratones

Mais informações: 48 3721-4224 (WhatsApp)/ 3721-6107 ou gestaoambiental@contato.ufsc.br.

Yoga, meditação e conexão com a natureza

YOGA_Prancheta 1

clique para ampliar

A Yoga, meditação e conexão com a natureza são práticas que despertam a consciência do ser em harmonia com o todo. Fundamentadas na respiração, na escuta interna e no silêncio, convidam ao reencontro com a essência da vida. Por meio do corpo, da mente e do espírito, promovem equilíbrio, presença e serenidade. São caminhos de cura que integram o indivíduo ao fluxo natural do universo.  Participe no dia 28 de maio (quarta-feira), das 14h às 16h, em frente ao templo ecumênico da UFSC.

Ministrante: Diana Levi Baratta Monteiro e Cinthia Zúniga.

Mutirão de Recuperação Ambiental na UFSC

Plantando o Futuro_Prancheta 1

clique para ampliar

O mutirão ocorre na quinta-feira, 29 de maio, das 9h às 12h, no campus da UFSC em Florianópolis, atrás do antigo RU (atual alojamento Estudantil Indígena), próximo ao LCME e LABIME. Qualquer pessoa pode participar, mediante inscrição prévia. Menores de 16 anos devem estar acompanhados pelo responsável. Há 30 vagas e recomenda-se levar água para consumo próprio, usar boné ou chapéu, aplicar repelente, vista calça (preferencialmente) e utilizar calçado fechado para maior conforto e segurança.

A atividade integra a Semana do Meio Ambiente e o Minicurso “Educação Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas em Margens de Córregos: Vivências no PRAD/UFSC”, da Sala Verde UFSC. O objetivo do minicurso é sensibilizar e envolver a comunidade interna e externa da UFSC nas ações do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas da UFSC (PRAD-TRI-UFSC), desenvolvido no Campus Florianópolis da Trindade. A atividade está estruturada em três encontros que aliam teoria, prática e vivência em campo, abordando os desafios e estratégias para a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) em margens de cursos d’água. O terceiro e último encontro será dedicado a uma ação coletiva de plantio em uma das áreas em processo de recuperação ambiental no campus da Trindade. O mutirão tem como objetivo aplicar, de forma prática e colaborativa, os conhecimentos discutidos nos encontros anteriores do minicurso, promovendo a restauração ecológica das margens de córregos da UFSC. Mais do que plantar mudas, essa vivência busca fortalecer o sentimento de pertencimento à universidade e estimular o compromisso coletivo com a regeneração dos ecossistemas que nos cercam.Ministrantes: Equipe da Sala Verde UFSC e Equipe da CGA (Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC).

Trilhas de Criança – Poção

Passeio em parceria com o Instituto Trilhas de Criança, em celebração à Semana do Meio Ambiente. Será no dia 31 de maio, para a Trilha do Poção, das 9h às 12h.

Para quem não tem transporte, a UFSC disponobilizará um ônibus de 30 lugares, com saída marcada para as 8h20 no Centro de Eventos da UFSC (chegue com 10 minutos de antecedência).

Trilha para a família toda, com 25 vagas familiares para esta trilha, com um número máximo de quatro integrantes por família. As vagas são definidas por sorteio entre os inscritos, realizado uma semana antes da data agendada para o passeio. Os resultados são comunicados no grupo de WhatsApp do Instituto Trilhas de Criança, ao qual você ganha acesso assim que finaliza sua inscrição.

Informações e inscrições.

Outras Atividades

A Semana do Meio Ambiente UFSC 2025 também inclui exposições e a exibição de um filme no Cine Paredão. Confira:

Cineparedão: “Sasquatch Sunset” no Bosque do CFH

Na sexta-feira, 30 de maio, às 19h, o projeto Cineparedão exibirá o filme Sasquatch Sunset no Bosque do CFH. A obra acompanha uma família de Pé-Grandes em uma jornada cômica e tocante pela sobrevivência em um mundo em constante transformação ambiental e social. O Cineparedão é um projeto de extensão da UFSC que desde 2008 promove sessões ao ar livre com curadoria voltada a filmes independentes, latino-americanos e críticos.

Troca Verde

Na quarta-feira, 28 de maio, das 11h às 13h, em frente à Reitoria, ocorre a atividade “Troca Verde”, que propõe a troca de mudas de plantas medicinais e PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). O evento busca ampliar o acervo dos jardins dos participantes e promover o cultivo de hortas mais sustentáveis e diversas.

Instalação “Oferta-sekekonapai” 

A instalação “Oferta-sekekonapai”, em cartaz de 26 de maio a 27 de junho, no espaço expositivo Janela da Arte (BU), convida o público a refletir sobre a devastação da Amazônia nas últimas décadas. A obra é assinada por Autaki Peri Wauja, professor indígena e doutorando em Antropologia Social, e por Gabriel Bicho, artista e bolsista da Sala Verde/UFSC.

Exposição “Troncos, Galhos e Raízes” 

De 26 a 30 de maio, o Hall da Reitoria abriga a exposição “Troncos, Galhos e Raízes”, do artista visual e escultor Hélio Ormeu Ribeiro. A mostra apresenta esculturas criadas a partir de madeiras descartadas pela natureza, propondo um novo olhar sobre o que é considerado resíduo, ao gerar vida e emoção por meio da arte.

Exposição “Terras e Águas”

Com o tema “Terras e Águas – História dos Territórios Guarani, Kaingang e Laklãnõ-Xokleng: Ontem, Hoje, Sempre”, a exposição estará aberta ao público de 26 a 30 de maio, das 8h às 18h, no MArquE/UFSC. A mostra resulta de um diálogo intercultural entre curadores indígenas e não indígenas, reafirmando a presença ancestral dos povos originários na região.

maio
28
qua
Semana do Meio Ambiente UFSC 2025 – Programação Completa
maio 28@8:30 – 19:00

A Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e a Sala Verde da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abrem as inscrições para a Semana do Meio Ambiente UFSC 2025, que acontecerá de 26 a 30 de maio, das 8h30 às 19h, com atividades sediadas no campus Trindade e também por toda Florianópolis. As inscrições devem ser realizadas até 26 de maio pela página UFSC Sustentável.

Dentre os destaques da edição deste ano está a presença do climatologista Carlos Nobre, cientista reconhecido internacionalmente por suas contribuições sobre as mudanças climáticas e os impactos no bioma amazônico. Carlos Nobre se une à professora do Departamento de Oceanografia da UFSC Regina Rodrigues para uma palestra, ou ecotalk, no dia 27 de maio, às 10h30 sobre mudanças climáticas e a Amazônia.

O evento marca uma década do programa UFSC Sustentável e tem uma programação voltada à sensibilização ambiental, bem-estar e sustentabilidade. Com atividades gratuitas, abertas ao público e com emissão de certificado, a Semana trará ecotalks, visitas, oficinas, yoga, poesia, trilha para crianças, cine paredão, mutirão e exposições.

Todos os eventos estão descritos e os links das inscrições estão disponíveis na página UFSC Sustentável.

Programação e Inscrições

Ecotalks

ECOTALKS - GERAL_Prancheta 1

clique para ampliar

No dia 27 de maio, a partir das 8h30 haverá a recepção com frutas, bolos e alimentos saudáveis dos participantes, com a Mesa de Abertura formada às 9h, a apresentação do Vídeo Institucional que comemora 10 anos do UFSC Sustentável e Lançamento do PLS UFSC (Plano de Logística Sustentável) –  documento estratégico que orienta metas, ações e indicadores para uma gestão institucional mais eficiente e ambientalmente responsável. Em seguida, uma apresentação cultural com Hilario Júnior, conhecido como Jaci, poeta e educador ambiental do SLAM EDUCA, apresenta uma performance que une poesia e consciência ecológica.

O primeiro Ecotalk começa às 9h30, com o título: “Da Terra ao Parlamento – Caminhos do Ativismo Ambiental”, com Ingrid Sateré Mawé – Primeira vereadora indígena de Florianópolis, bióloga e ativista; Marquito (Marcos José de Abreu) – Deputado estadual, mestre em Agroecossistemas e ativista; e Paulo Horta – Doutor, biólogo, professor do CCB/UFSC e ativista ambiental.

O segundo Ecotalk 2, previsto para 10h30, com o título “O impacto das mudanças climáticas e a urgência da ação” será uma conversa profunda e necessária sobre os desafios climáticos e os caminhos possíveis para a transformação, com Carlos Nobre – Doutor, climatologista, referência internacional em mudanças climáticas e Amazônia; e Regina Rodrigues – Doutora, oceanógrafa e professora UFSC, especialista em clima e oceanos.

Mais informações e inscrições no site.

Minicursos

MINICURSO - GERAL_Prancheta 1_Prancheta 1

clique para ampliar

Para participar dos minicursos, é necessário inscrição prévia. A inscrição será confirmada por e-mail ou telefone com antecedência mínima de dois dias da data do minicurso. Caso não tenha sido selecionado e tenha interesse em ir, recomendamos em ir no local/hora da saída para verificar se houve desistências. Os certificados serão disponibilizados até um mês após a realização do minicurso. Os materiais necessários serão disponibilizados pela UFSC.

  • 27 de maio (terça-feira) – 14h – Minicurso: “Caminhando pela UFCS – reconhecimento dinâmico de plantas medicinais” com Cesar Simionato, Renata Palandri Sigolo. Local de encontro: em frente a Reitoria
  • 28 de maio (Quarta-feira) -10h30 – Minicurso: “Por que o veganismo resolve os maiores problemas do planeta?” com Anderson Rodrigues – Miniauditório DSSCSE – AUDDSS – CSE-D217

Mais informações: 48 3721-4224 (WhatsApp)/ 3721-6107 ou gestaoambiental@contato.ufsc.br.

Oficinas

OFICINA - GERAL_Prancheta 1

clique para ampliar

Para participar das oficinas, é necessário inscrição prévia. A inscrição será confirmada por e-mail ou telefone com antecedência mínima de dois dias da data da oficina. Caso não tenha sido selecionado e tenha interesse em ir, recomendamos em ir no local/hora da saída para verificar se houve desistências. Os certificados serão disponibilizados até um mês após a realização da oficina. Os materiais necessários serão disponibilizados pela UFSC.

  • Oficina de Composteira Doméstica Externa – 26 de maio (segunda-feira) – 14h às 17h no Bosque do CFH
  • Oficina de Plantas Medicinais e PANCs (Plantas Alimentícias não Convencionais) – 28 de maio  (quarta-feira) – 14h às 17h no Miniauditório do CSE
  • Oficina de Biofertilizante – 29 de maio (quinta-feira) – 14h às 17h na Sala Verde/UFSC
  • Oficina Do Campo à Cozinha: oficina culinária para promoção da alimentação saudável e sustentável – 30 de maio  ( sexta-feira) – 9h às 12h no Laboratório de Técnica Dietética da Nutrição/CCS
  • Oficina “Saberes que Brotam: Alimentação Viva e Cuidado com o Planeta” – 30 de maio  (sexta-feira) – 14h às 17h na Sala Verde/UFSC

Mais informações: 48 3721-4224 (WhatsApp)/ 3721-6107 ou gestaoambiental@contato.ufsc.br.

Visitas Guiadas

VISITA - GERAL (1)_Prancheta 1

clique para ampliar

Para participar das visitas guiadas, é necessário inscrição prévia. A inscrição será confirmada por e-mail ou telefone com antecedência mínima de dois dias da data da visita. Caso não tenha sido selecionado e tenha interesse em ir, recomendamos em ir no local/hora da saída para verificar se não sobrou nenhuma vaga. O local de saída é o ponto de ônibus em frente ao Centro de Eventos

São disponibilizadas 30 vagas por visita, com transporte fornecido pela UFSC e a entrada aos locais de visita são gratuitas. Menores de 18 anos, só podem participar da visita se autorizados pelos responsáveis e/ou acompanhados desses. Os certificados serão disponibilizados até um mês após a realização da visita.
  • Visita ao Projeto Tamar + EMEB – 26 de maio (segunda-feira) – Saída: 12h50 – Retorno: 18h00 – Barra da Lagoa
  • Visita Estação Ecológica dos Carijós – 27 de maio (terça-feira) – Saída: 12h50 – Retorno: 17h30 – Santo Antônio de Lisboa
  • Visita Cidade das Abelhas – 27 de maio (terça-feira) – Saída: 13h20 – Retorno: 17h30 – Saco Grande
  • Visita ao Museu Oceanográfico – 29 de maio – (quinta-feira) Saída: 12h50 – Retorno: 19h00 – Balneário Piçarras
  • Visita Parque da Serra do Tabuleiro – 29 de maio (quinta-feira) Saída: 7h40 – Retorno: 12h20 – Palhoça
  • Visita ao Instituto Çarakura – 30 de maio (sexta-feira) – Saída 08h00 – Retorno: 12h15 – Ratones

Mais informações: 48 3721-4224 (WhatsApp)/ 3721-6107 ou gestaoambiental@contato.ufsc.br.

Yoga, meditação e conexão com a natureza

YOGA_Prancheta 1

clique para ampliar

A Yoga, meditação e conexão com a natureza são práticas que despertam a consciência do ser em harmonia com o todo. Fundamentadas na respiração, na escuta interna e no silêncio, convidam ao reencontro com a essência da vida. Por meio do corpo, da mente e do espírito, promovem equilíbrio, presença e serenidade. São caminhos de cura que integram o indivíduo ao fluxo natural do universo.  Participe no dia 28 de maio (quarta-feira), das 14h às 16h, em frente ao templo ecumênico da UFSC.

Ministrante: Diana Levi Baratta Monteiro e Cinthia Zúniga.

Mutirão de Recuperação Ambiental na UFSC

Plantando o Futuro_Prancheta 1

clique para ampliar

O mutirão ocorre na quinta-feira, 29 de maio, das 9h às 12h, no campus da UFSC em Florianópolis, atrás do antigo RU (atual alojamento Estudantil Indígena), próximo ao LCME e LABIME. Qualquer pessoa pode participar, mediante inscrição prévia. Menores de 16 anos devem estar acompanhados pelo responsável. Há 30 vagas e recomenda-se levar água para consumo próprio, usar boné ou chapéu, aplicar repelente, vista calça (preferencialmente) e utilizar calçado fechado para maior conforto e segurança.

A atividade integra a Semana do Meio Ambiente e o Minicurso “Educação Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas em Margens de Córregos: Vivências no PRAD/UFSC”, da Sala Verde UFSC. O objetivo do minicurso é sensibilizar e envolver a comunidade interna e externa da UFSC nas ações do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas da UFSC (PRAD-TRI-UFSC), desenvolvido no Campus Florianópolis da Trindade. A atividade está estruturada em três encontros que aliam teoria, prática e vivência em campo, abordando os desafios e estratégias para a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) em margens de cursos d’água. O terceiro e último encontro será dedicado a uma ação coletiva de plantio em uma das áreas em processo de recuperação ambiental no campus da Trindade. O mutirão tem como objetivo aplicar, de forma prática e colaborativa, os conhecimentos discutidos nos encontros anteriores do minicurso, promovendo a restauração ecológica das margens de córregos da UFSC. Mais do que plantar mudas, essa vivência busca fortalecer o sentimento de pertencimento à universidade e estimular o compromisso coletivo com a regeneração dos ecossistemas que nos cercam.Ministrantes: Equipe da Sala Verde UFSC e Equipe da CGA (Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC).

Trilhas de Criança – Poção

Passeio em parceria com o Instituto Trilhas de Criança, em celebração à Semana do Meio Ambiente. Será no dia 31 de maio, para a Trilha do Poção, das 9h às 12h.

Para quem não tem transporte, a UFSC disponobilizará um ônibus de 30 lugares, com saída marcada para as 8h20 no Centro de Eventos da UFSC (chegue com 10 minutos de antecedência).

Trilha para a família toda, com 25 vagas familiares para esta trilha, com um número máximo de quatro integrantes por família. As vagas são definidas por sorteio entre os inscritos, realizado uma semana antes da data agendada para o passeio. Os resultados são comunicados no grupo de WhatsApp do Instituto Trilhas de Criança, ao qual você ganha acesso assim que finaliza sua inscrição.

Informações e inscrições.

Outras Atividades

A Semana do Meio Ambiente UFSC 2025 também inclui exposições e a exibição de um filme no Cine Paredão. Confira:

Cineparedão: “Sasquatch Sunset” no Bosque do CFH

Na sexta-feira, 30 de maio, às 19h, o projeto Cineparedão exibirá o filme Sasquatch Sunset no Bosque do CFH. A obra acompanha uma família de Pé-Grandes em uma jornada cômica e tocante pela sobrevivência em um mundo em constante transformação ambiental e social. O Cineparedão é um projeto de extensão da UFSC que desde 2008 promove sessões ao ar livre com curadoria voltada a filmes independentes, latino-americanos e críticos.

Troca Verde

Na quarta-feira, 28 de maio, das 11h às 13h, em frente à Reitoria, ocorre a atividade “Troca Verde”, que propõe a troca de mudas de plantas medicinais e PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). O evento busca ampliar o acervo dos jardins dos participantes e promover o cultivo de hortas mais sustentáveis e diversas.

Instalação “Oferta-sekekonapai” 

A instalação “Oferta-sekekonapai”, em cartaz de 26 de maio a 27 de junho, no espaço expositivo Janela da Arte (BU), convida o público a refletir sobre a devastação da Amazônia nas últimas décadas. A obra é assinada por Autaki Peri Wauja, professor indígena e doutorando em Antropologia Social, e por Gabriel Bicho, artista e bolsista da Sala Verde/UFSC.

Exposição “Troncos, Galhos e Raízes” 

De 26 a 30 de maio, o Hall da Reitoria abriga a exposição “Troncos, Galhos e Raízes”, do artista visual e escultor Hélio Ormeu Ribeiro. A mostra apresenta esculturas criadas a partir de madeiras descartadas pela natureza, propondo um novo olhar sobre o que é considerado resíduo, ao gerar vida e emoção por meio da arte.

Exposição “Terras e Águas”

Com o tema “Terras e Águas – História dos Territórios Guarani, Kaingang e Laklãnõ-Xokleng: Ontem, Hoje, Sempre”, a exposição estará aberta ao público de 26 a 30 de maio, das 8h às 18h, no MArquE/UFSC. A mostra resulta de um diálogo intercultural entre curadores indígenas e não indígenas, reafirmando a presença ancestral dos povos originários na região.

Projeto 12:30: banda ‘Jubarte Elevador’
maio 28@12:30 – 13:30

A banda Jubarte Elevador subirá ao palco do Projeto 12:30, no dia 28 de maio às 12h30 no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da UFSC. O evento reabre a temporada 2025 do projeto em um novo espaço.

O Projeto 12:30 é uma iniciativa do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Por meio do projeto, a UFSC recebe apresentações mensais gratuitas e abertas a toda a comunidade.

A banda Jubarte Elevador já participou de eventos e festivais, como apresentações na pista de skate do bairro Trindade e na Maratona Cultural. O repertório da banda é composto por músicas autorais, com diversas nuances, buscando sempre inovação e surpresa, com um toque de “antes ou depois daquilo que você espera”, como define um dos integrantes.

Para mais informações entre em contato pelo e-mail projeto1230@contato.ufsc.br e ou pelo instagram da banda @jubarteelevador.

maio
29
qui
Semana do Meio Ambiente UFSC 2025 – Programação Completa
maio 29@8:30 – 19:00

A Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e a Sala Verde da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abrem as inscrições para a Semana do Meio Ambiente UFSC 2025, que acontecerá de 26 a 30 de maio, das 8h30 às 19h, com atividades sediadas no campus Trindade e também por toda Florianópolis. As inscrições devem ser realizadas até 26 de maio pela página UFSC Sustentável.

Dentre os destaques da edição deste ano está a presença do climatologista Carlos Nobre, cientista reconhecido internacionalmente por suas contribuições sobre as mudanças climáticas e os impactos no bioma amazônico. Carlos Nobre se une à professora do Departamento de Oceanografia da UFSC Regina Rodrigues para uma palestra, ou ecotalk, no dia 27 de maio, às 10h30 sobre mudanças climáticas e a Amazônia.

O evento marca uma década do programa UFSC Sustentável e tem uma programação voltada à sensibilização ambiental, bem-estar e sustentabilidade. Com atividades gratuitas, abertas ao público e com emissão de certificado, a Semana trará ecotalks, visitas, oficinas, yoga, poesia, trilha para crianças, cine paredão, mutirão e exposições.

Todos os eventos estão descritos e os links das inscrições estão disponíveis na página UFSC Sustentável.

Programação e Inscrições

Ecotalks

ECOTALKS - GERAL_Prancheta 1

clique para ampliar

No dia 27 de maio, a partir das 8h30 haverá a recepção com frutas, bolos e alimentos saudáveis dos participantes, com a Mesa de Abertura formada às 9h, a apresentação do Vídeo Institucional que comemora 10 anos do UFSC Sustentável e Lançamento do PLS UFSC (Plano de Logística Sustentável) –  documento estratégico que orienta metas, ações e indicadores para uma gestão institucional mais eficiente e ambientalmente responsável. Em seguida, uma apresentação cultural com Hilario Júnior, conhecido como Jaci, poeta e educador ambiental do SLAM EDUCA, apresenta uma performance que une poesia e consciência ecológica.

O primeiro Ecotalk começa às 9h30, com o título: “Da Terra ao Parlamento – Caminhos do Ativismo Ambiental”, com Ingrid Sateré Mawé – Primeira vereadora indígena de Florianópolis, bióloga e ativista; Marquito (Marcos José de Abreu) – Deputado estadual, mestre em Agroecossistemas e ativista; e Paulo Horta – Doutor, biólogo, professor do CCB/UFSC e ativista ambiental.

O segundo Ecotalk 2, previsto para 10h30, com o título “O impacto das mudanças climáticas e a urgência da ação” será uma conversa profunda e necessária sobre os desafios climáticos e os caminhos possíveis para a transformação, com Carlos Nobre – Doutor, climatologista, referência internacional em mudanças climáticas e Amazônia; e Regina Rodrigues – Doutora, oceanógrafa e professora UFSC, especialista em clima e oceanos.

Mais informações e inscrições no site.

Minicursos

MINICURSO - GERAL_Prancheta 1_Prancheta 1

clique para ampliar

Para participar dos minicursos, é necessário inscrição prévia. A inscrição será confirmada por e-mail ou telefone com antecedência mínima de dois dias da data do minicurso. Caso não tenha sido selecionado e tenha interesse em ir, recomendamos em ir no local/hora da saída para verificar se houve desistências. Os certificados serão disponibilizados até um mês após a realização do minicurso. Os materiais necessários serão disponibilizados pela UFSC.

  • 27 de maio (terça-feira) – 14h – Minicurso: “Caminhando pela UFCS – reconhecimento dinâmico de plantas medicinais” com Cesar Simionato, Renata Palandri Sigolo. Local de encontro: em frente a Reitoria
  • 28 de maio (Quarta-feira) -10h30 – Minicurso: “Por que o veganismo resolve os maiores problemas do planeta?” com Anderson Rodrigues – Miniauditório DSSCSE – AUDDSS – CSE-D217

Mais informações: 48 3721-4224 (WhatsApp)/ 3721-6107 ou gestaoambiental@contato.ufsc.br.

Oficinas

OFICINA - GERAL_Prancheta 1

clique para ampliar

Para participar das oficinas, é necessário inscrição prévia. A inscrição será confirmada por e-mail ou telefone com antecedência mínima de dois dias da data da oficina. Caso não tenha sido selecionado e tenha interesse em ir, recomendamos em ir no local/hora da saída para verificar se houve desistências. Os certificados serão disponibilizados até um mês após a realização da oficina. Os materiais necessários serão disponibilizados pela UFSC.

  • Oficina de Composteira Doméstica Externa – 26 de maio (segunda-feira) – 14h às 17h no Bosque do CFH
  • Oficina de Plantas Medicinais e PANCs (Plantas Alimentícias não Convencionais) – 28 de maio  (quarta-feira) – 14h às 17h no Miniauditório do CSE
  • Oficina de Biofertilizante – 29 de maio (quinta-feira) – 14h às 17h na Sala Verde/UFSC
  • Oficina Do Campo à Cozinha: oficina culinária para promoção da alimentação saudável e sustentável – 30 de maio  ( sexta-feira) – 9h às 12h no Laboratório de Técnica Dietética da Nutrição/CCS
  • Oficina “Saberes que Brotam: Alimentação Viva e Cuidado com o Planeta” – 30 de maio  (sexta-feira) – 14h às 17h na Sala Verde/UFSC

Mais informações: 48 3721-4224 (WhatsApp)/ 3721-6107 ou gestaoambiental@contato.ufsc.br.

Visitas Guiadas

VISITA - GERAL (1)_Prancheta 1

clique para ampliar

Para participar das visitas guiadas, é necessário inscrição prévia. A inscrição será confirmada por e-mail ou telefone com antecedência mínima de dois dias da data da visita. Caso não tenha sido selecionado e tenha interesse em ir, recomendamos em ir no local/hora da saída para verificar se não sobrou nenhuma vaga. O local de saída é o ponto de ônibus em frente ao Centro de Eventos

São disponibilizadas 30 vagas por visita, com transporte fornecido pela UFSC e a entrada aos locais de visita são gratuitas. Menores de 18 anos, só podem participar da visita se autorizados pelos responsáveis e/ou acompanhados desses. Os certificados serão disponibilizados até um mês após a realização da visita.
  • Visita ao Projeto Tamar + EMEB – 26 de maio (segunda-feira) – Saída: 12h50 – Retorno: 18h00 – Barra da Lagoa
  • Visita Estação Ecológica dos Carijós – 27 de maio (terça-feira) – Saída: 12h50 – Retorno: 17h30 – Santo Antônio de Lisboa
  • Visita Cidade das Abelhas – 27 de maio (terça-feira) – Saída: 13h20 – Retorno: 17h30 – Saco Grande
  • Visita ao Museu Oceanográfico – 29 de maio – (quinta-feira) Saída: 12h50 – Retorno: 19h00 – Balneário Piçarras
  • Visita Parque da Serra do Tabuleiro – 29 de maio (quinta-feira) Saída: 7h40 – Retorno: 12h20 – Palhoça
  • Visita ao Instituto Çarakura – 30 de maio (sexta-feira) – Saída 08h00 – Retorno: 12h15 – Ratones

Mais informações: 48 3721-4224 (WhatsApp)/ 3721-6107 ou gestaoambiental@contato.ufsc.br.

Yoga, meditação e conexão com a natureza

YOGA_Prancheta 1

clique para ampliar

A Yoga, meditação e conexão com a natureza são práticas que despertam a consciência do ser em harmonia com o todo. Fundamentadas na respiração, na escuta interna e no silêncio, convidam ao reencontro com a essência da vida. Por meio do corpo, da mente e do espírito, promovem equilíbrio, presença e serenidade. São caminhos de cura que integram o indivíduo ao fluxo natural do universo.  Participe no dia 28 de maio (quarta-feira), das 14h às 16h, em frente ao templo ecumênico da UFSC.

Ministrante: Diana Levi Baratta Monteiro e Cinthia Zúniga.

Mutirão de Recuperação Ambiental na UFSC

Plantando o Futuro_Prancheta 1

clique para ampliar

O mutirão ocorre na quinta-feira, 29 de maio, das 9h às 12h, no campus da UFSC em Florianópolis, atrás do antigo RU (atual alojamento Estudantil Indígena), próximo ao LCME e LABIME. Qualquer pessoa pode participar, mediante inscrição prévia. Menores de 16 anos devem estar acompanhados pelo responsável. Há 30 vagas e recomenda-se levar água para consumo próprio, usar boné ou chapéu, aplicar repelente, vista calça (preferencialmente) e utilizar calçado fechado para maior conforto e segurança.

A atividade integra a Semana do Meio Ambiente e o Minicurso “Educação Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas em Margens de Córregos: Vivências no PRAD/UFSC”, da Sala Verde UFSC. O objetivo do minicurso é sensibilizar e envolver a comunidade interna e externa da UFSC nas ações do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas da UFSC (PRAD-TRI-UFSC), desenvolvido no Campus Florianópolis da Trindade. A atividade está estruturada em três encontros que aliam teoria, prática e vivência em campo, abordando os desafios e estratégias para a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) em margens de cursos d’água. O terceiro e último encontro será dedicado a uma ação coletiva de plantio em uma das áreas em processo de recuperação ambiental no campus da Trindade. O mutirão tem como objetivo aplicar, de forma prática e colaborativa, os conhecimentos discutidos nos encontros anteriores do minicurso, promovendo a restauração ecológica das margens de córregos da UFSC. Mais do que plantar mudas, essa vivência busca fortalecer o sentimento de pertencimento à universidade e estimular o compromisso coletivo com a regeneração dos ecossistemas que nos cercam.Ministrantes: Equipe da Sala Verde UFSC e Equipe da CGA (Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC).

Trilhas de Criança – Poção

Passeio em parceria com o Instituto Trilhas de Criança, em celebração à Semana do Meio Ambiente. Será no dia 31 de maio, para a Trilha do Poção, das 9h às 12h.

Para quem não tem transporte, a UFSC disponobilizará um ônibus de 30 lugares, com saída marcada para as 8h20 no Centro de Eventos da UFSC (chegue com 10 minutos de antecedência).

Trilha para a família toda, com 25 vagas familiares para esta trilha, com um número máximo de quatro integrantes por família. As vagas são definidas por sorteio entre os inscritos, realizado uma semana antes da data agendada para o passeio. Os resultados são comunicados no grupo de WhatsApp do Instituto Trilhas de Criança, ao qual você ganha acesso assim que finaliza sua inscrição.

Informações e inscrições.

Outras Atividades

A Semana do Meio Ambiente UFSC 2025 também inclui exposições e a exibição de um filme no Cine Paredão. Confira:

Cineparedão: “Sasquatch Sunset” no Bosque do CFH

Na sexta-feira, 30 de maio, às 19h, o projeto Cineparedão exibirá o filme Sasquatch Sunset no Bosque do CFH. A obra acompanha uma família de Pé-Grandes em uma jornada cômica e tocante pela sobrevivência em um mundo em constante transformação ambiental e social. O Cineparedão é um projeto de extensão da UFSC que desde 2008 promove sessões ao ar livre com curadoria voltada a filmes independentes, latino-americanos e críticos.

Troca Verde

Na quarta-feira, 28 de maio, das 11h às 13h, em frente à Reitoria, ocorre a atividade “Troca Verde”, que propõe a troca de mudas de plantas medicinais e PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). O evento busca ampliar o acervo dos jardins dos participantes e promover o cultivo de hortas mais sustentáveis e diversas.

Instalação “Oferta-sekekonapai” 

A instalação “Oferta-sekekonapai”, em cartaz de 26 de maio a 27 de junho, no espaço expositivo Janela da Arte (BU), convida o público a refletir sobre a devastação da Amazônia nas últimas décadas. A obra é assinada por Autaki Peri Wauja, professor indígena e doutorando em Antropologia Social, e por Gabriel Bicho, artista e bolsista da Sala Verde/UFSC.

Exposição “Troncos, Galhos e Raízes” 

De 26 a 30 de maio, o Hall da Reitoria abriga a exposição “Troncos, Galhos e Raízes”, do artista visual e escultor Hélio Ormeu Ribeiro. A mostra apresenta esculturas criadas a partir de madeiras descartadas pela natureza, propondo um novo olhar sobre o que é considerado resíduo, ao gerar vida e emoção por meio da arte.

Exposição “Terras e Águas”

Com o tema “Terras e Águas – História dos Territórios Guarani, Kaingang e Laklãnõ-Xokleng: Ontem, Hoje, Sempre”, a exposição estará aberta ao público de 26 a 30 de maio, das 8h às 18h, no MArquE/UFSC. A mostra resulta de um diálogo intercultural entre curadores indígenas e não indígenas, reafirmando a presença ancestral dos povos originários na região.

maio
30
sex
Semana do Meio Ambiente UFSC 2025 – Programação Completa
maio 30@8:30 – 19:00

A Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e a Sala Verde da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abrem as inscrições para a Semana do Meio Ambiente UFSC 2025, que acontecerá de 26 a 30 de maio, das 8h30 às 19h, com atividades sediadas no campus Trindade e também por toda Florianópolis. As inscrições devem ser realizadas até 26 de maio pela página UFSC Sustentável.

Dentre os destaques da edição deste ano está a presença do climatologista Carlos Nobre, cientista reconhecido internacionalmente por suas contribuições sobre as mudanças climáticas e os impactos no bioma amazônico. Carlos Nobre se une à professora do Departamento de Oceanografia da UFSC Regina Rodrigues para uma palestra, ou ecotalk, no dia 27 de maio, às 10h30 sobre mudanças climáticas e a Amazônia.

O evento marca uma década do programa UFSC Sustentável e tem uma programação voltada à sensibilização ambiental, bem-estar e sustentabilidade. Com atividades gratuitas, abertas ao público e com emissão de certificado, a Semana trará ecotalks, visitas, oficinas, yoga, poesia, trilha para crianças, cine paredão, mutirão e exposições.

Todos os eventos estão descritos e os links das inscrições estão disponíveis na página UFSC Sustentável.

Programação e Inscrições

Ecotalks

ECOTALKS - GERAL_Prancheta 1

clique para ampliar

No dia 27 de maio, a partir das 8h30 haverá a recepção com frutas, bolos e alimentos saudáveis dos participantes, com a Mesa de Abertura formada às 9h, a apresentação do Vídeo Institucional que comemora 10 anos do UFSC Sustentável e Lançamento do PLS UFSC (Plano de Logística Sustentável) –  documento estratégico que orienta metas, ações e indicadores para uma gestão institucional mais eficiente e ambientalmente responsável. Em seguida, uma apresentação cultural com Hilario Júnior, conhecido como Jaci, poeta e educador ambiental do SLAM EDUCA, apresenta uma performance que une poesia e consciência ecológica.

O primeiro Ecotalk começa às 9h30, com o título: “Da Terra ao Parlamento – Caminhos do Ativismo Ambiental”, com Ingrid Sateré Mawé – Primeira vereadora indígena de Florianópolis, bióloga e ativista; Marquito (Marcos José de Abreu) – Deputado estadual, mestre em Agroecossistemas e ativista; e Paulo Horta – Doutor, biólogo, professor do CCB/UFSC e ativista ambiental.

O segundo Ecotalk 2, previsto para 10h30, com o título “O impacto das mudanças climáticas e a urgência da ação” será uma conversa profunda e necessária sobre os desafios climáticos e os caminhos possíveis para a transformação, com Carlos Nobre – Doutor, climatologista, referência internacional em mudanças climáticas e Amazônia; e Regina Rodrigues – Doutora, oceanógrafa e professora UFSC, especialista em clima e oceanos.

Mais informações e inscrições no site.

Minicursos

MINICURSO - GERAL_Prancheta 1_Prancheta 1

clique para ampliar

Para participar dos minicursos, é necessário inscrição prévia. A inscrição será confirmada por e-mail ou telefone com antecedência mínima de dois dias da data do minicurso. Caso não tenha sido selecionado e tenha interesse em ir, recomendamos em ir no local/hora da saída para verificar se houve desistências. Os certificados serão disponibilizados até um mês após a realização do minicurso. Os materiais necessários serão disponibilizados pela UFSC.

  • 27 de maio (terça-feira) – 14h – Minicurso: “Caminhando pela UFCS – reconhecimento dinâmico de plantas medicinais” com Cesar Simionato, Renata Palandri Sigolo. Local de encontro: em frente a Reitoria
  • 28 de maio (Quarta-feira) -10h30 – Minicurso: “Por que o veganismo resolve os maiores problemas do planeta?” com Anderson Rodrigues – Miniauditório DSSCSE – AUDDSS – CSE-D217

Mais informações: 48 3721-4224 (WhatsApp)/ 3721-6107 ou gestaoambiental@contato.ufsc.br.

Oficinas

OFICINA - GERAL_Prancheta 1

clique para ampliar

Para participar das oficinas, é necessário inscrição prévia. A inscrição será confirmada por e-mail ou telefone com antecedência mínima de dois dias da data da oficina. Caso não tenha sido selecionado e tenha interesse em ir, recomendamos em ir no local/hora da saída para verificar se houve desistências. Os certificados serão disponibilizados até um mês após a realização da oficina. Os materiais necessários serão disponibilizados pela UFSC.

  • Oficina de Composteira Doméstica Externa – 26 de maio (segunda-feira) – 14h às 17h no Bosque do CFH
  • Oficina de Plantas Medicinais e PANCs (Plantas Alimentícias não Convencionais) – 28 de maio  (quarta-feira) – 14h às 17h no Miniauditório do CSE
  • Oficina de Biofertilizante – 29 de maio (quinta-feira) – 14h às 17h na Sala Verde/UFSC
  • Oficina Do Campo à Cozinha: oficina culinária para promoção da alimentação saudável e sustentável – 30 de maio  ( sexta-feira) – 9h às 12h no Laboratório de Técnica Dietética da Nutrição/CCS
  • Oficina “Saberes que Brotam: Alimentação Viva e Cuidado com o Planeta” – 30 de maio  (sexta-feira) – 14h às 17h na Sala Verde/UFSC

Mais informações: 48 3721-4224 (WhatsApp)/ 3721-6107 ou gestaoambiental@contato.ufsc.br.

Visitas Guiadas

VISITA - GERAL (1)_Prancheta 1

clique para ampliar

Para participar das visitas guiadas, é necessário inscrição prévia. A inscrição será confirmada por e-mail ou telefone com antecedência mínima de dois dias da data da visita. Caso não tenha sido selecionado e tenha interesse em ir, recomendamos em ir no local/hora da saída para verificar se não sobrou nenhuma vaga. O local de saída é o ponto de ônibus em frente ao Centro de Eventos

São disponibilizadas 30 vagas por visita, com transporte fornecido pela UFSC e a entrada aos locais de visita são gratuitas. Menores de 18 anos, só podem participar da visita se autorizados pelos responsáveis e/ou acompanhados desses. Os certificados serão disponibilizados até um mês após a realização da visita.
  • Visita ao Projeto Tamar + EMEB – 26 de maio (segunda-feira) – Saída: 12h50 – Retorno: 18h00 – Barra da Lagoa
  • Visita Estação Ecológica dos Carijós – 27 de maio (terça-feira) – Saída: 12h50 – Retorno: 17h30 – Santo Antônio de Lisboa
  • Visita Cidade das Abelhas – 27 de maio (terça-feira) – Saída: 13h20 – Retorno: 17h30 – Saco Grande
  • Visita ao Museu Oceanográfico – 29 de maio – (quinta-feira) Saída: 12h50 – Retorno: 19h00 – Balneário Piçarras
  • Visita Parque da Serra do Tabuleiro – 29 de maio (quinta-feira) Saída: 7h40 – Retorno: 12h20 – Palhoça
  • Visita ao Instituto Çarakura – 30 de maio (sexta-feira) – Saída 08h00 – Retorno: 12h15 – Ratones

Mais informações: 48 3721-4224 (WhatsApp)/ 3721-6107 ou gestaoambiental@contato.ufsc.br.

Yoga, meditação e conexão com a natureza

YOGA_Prancheta 1

clique para ampliar

A Yoga, meditação e conexão com a natureza são práticas que despertam a consciência do ser em harmonia com o todo. Fundamentadas na respiração, na escuta interna e no silêncio, convidam ao reencontro com a essência da vida. Por meio do corpo, da mente e do espírito, promovem equilíbrio, presença e serenidade. São caminhos de cura que integram o indivíduo ao fluxo natural do universo.  Participe no dia 28 de maio (quarta-feira), das 14h às 16h, em frente ao templo ecumênico da UFSC.

Ministrante: Diana Levi Baratta Monteiro e Cinthia Zúniga.

Mutirão de Recuperação Ambiental na UFSC

Plantando o Futuro_Prancheta 1

clique para ampliar

O mutirão ocorre na quinta-feira, 29 de maio, das 9h às 12h, no campus da UFSC em Florianópolis, atrás do antigo RU (atual alojamento Estudantil Indígena), próximo ao LCME e LABIME. Qualquer pessoa pode participar, mediante inscrição prévia. Menores de 16 anos devem estar acompanhados pelo responsável. Há 30 vagas e recomenda-se levar água para consumo próprio, usar boné ou chapéu, aplicar repelente, vista calça (preferencialmente) e utilizar calçado fechado para maior conforto e segurança.

A atividade integra a Semana do Meio Ambiente e o Minicurso “Educação Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas em Margens de Córregos: Vivências no PRAD/UFSC”, da Sala Verde UFSC. O objetivo do minicurso é sensibilizar e envolver a comunidade interna e externa da UFSC nas ações do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas da UFSC (PRAD-TRI-UFSC), desenvolvido no Campus Florianópolis da Trindade. A atividade está estruturada em três encontros que aliam teoria, prática e vivência em campo, abordando os desafios e estratégias para a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) em margens de cursos d’água. O terceiro e último encontro será dedicado a uma ação coletiva de plantio em uma das áreas em processo de recuperação ambiental no campus da Trindade. O mutirão tem como objetivo aplicar, de forma prática e colaborativa, os conhecimentos discutidos nos encontros anteriores do minicurso, promovendo a restauração ecológica das margens de córregos da UFSC. Mais do que plantar mudas, essa vivência busca fortalecer o sentimento de pertencimento à universidade e estimular o compromisso coletivo com a regeneração dos ecossistemas que nos cercam.Ministrantes: Equipe da Sala Verde UFSC e Equipe da CGA (Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC).

Trilhas de Criança – Poção

Passeio em parceria com o Instituto Trilhas de Criança, em celebração à Semana do Meio Ambiente. Será no dia 31 de maio, para a Trilha do Poção, das 9h às 12h.

Para quem não tem transporte, a UFSC disponobilizará um ônibus de 30 lugares, com saída marcada para as 8h20 no Centro de Eventos da UFSC (chegue com 10 minutos de antecedência).

Trilha para a família toda, com 25 vagas familiares para esta trilha, com um número máximo de quatro integrantes por família. As vagas são definidas por sorteio entre os inscritos, realizado uma semana antes da data agendada para o passeio. Os resultados são comunicados no grupo de WhatsApp do Instituto Trilhas de Criança, ao qual você ganha acesso assim que finaliza sua inscrição.

Informações e inscrições.

Outras Atividades

A Semana do Meio Ambiente UFSC 2025 também inclui exposições e a exibição de um filme no Cine Paredão. Confira:

Cineparedão: “Sasquatch Sunset” no Bosque do CFH

Na sexta-feira, 30 de maio, às 19h, o projeto Cineparedão exibirá o filme Sasquatch Sunset no Bosque do CFH. A obra acompanha uma família de Pé-Grandes em uma jornada cômica e tocante pela sobrevivência em um mundo em constante transformação ambiental e social. O Cineparedão é um projeto de extensão da UFSC que desde 2008 promove sessões ao ar livre com curadoria voltada a filmes independentes, latino-americanos e críticos.

Troca Verde

Na quarta-feira, 28 de maio, das 11h às 13h, em frente à Reitoria, ocorre a atividade “Troca Verde”, que propõe a troca de mudas de plantas medicinais e PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). O evento busca ampliar o acervo dos jardins dos participantes e promover o cultivo de hortas mais sustentáveis e diversas.

Instalação “Oferta-sekekonapai” 

A instalação “Oferta-sekekonapai”, em cartaz de 26 de maio a 27 de junho, no espaço expositivo Janela da Arte (BU), convida o público a refletir sobre a devastação da Amazônia nas últimas décadas. A obra é assinada por Autaki Peri Wauja, professor indígena e doutorando em Antropologia Social, e por Gabriel Bicho, artista e bolsista da Sala Verde/UFSC.

Exposição “Troncos, Galhos e Raízes” 

De 26 a 30 de maio, o Hall da Reitoria abriga a exposição “Troncos, Galhos e Raízes”, do artista visual e escultor Hélio Ormeu Ribeiro. A mostra apresenta esculturas criadas a partir de madeiras descartadas pela natureza, propondo um novo olhar sobre o que é considerado resíduo, ao gerar vida e emoção por meio da arte.

Exposição “Terras e Águas”

Com o tema “Terras e Águas – História dos Territórios Guarani, Kaingang e Laklãnõ-Xokleng: Ontem, Hoje, Sempre”, a exposição estará aberta ao público de 26 a 30 de maio, das 8h às 18h, no MArquE/UFSC. A mostra resulta de um diálogo intercultural entre curadores indígenas e não indígenas, reafirmando a presença ancestral dos povos originários na região.

jun
7
sáb
Vivência no parque do Córrego Grande: Ficorremediação em Lagos Urbanos Eutrofizados
jun 7@13:30 – 17:00

Alunos do curso de Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem o evento Ficorremediação em Lagos Urbanos Eutrofizados, no dia 7 de junho, das 13h30 às 17h, no Parque Natural Municipal do Córrego Grande, em Florianópolis. A atividade faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente e busca aproximar a comunidade do conhecimento científico produzido na universidade.

Durante o evento, os visitantes poderão conhecer de perto o funcionamento do processo de biorremediação utilizando algas, entender os fatores que causam a eutrofização dos lagos e o papel das algas nesse processo. Haverá também exposição de espécies de algas, atividades interativas sobre monitoramento da água e rodas de conversa com os estudantes.

O projeto está relacionado à rampa filtrante de biorremediação instalada no lago do parque, desenvolvida e monitorada pelo Laboratório de Ficologia (LAFIC), do Departamento de Botânica da UFSC. Esse sistema utiliza algas para a remoção de poluentes e o controle da eutrofização, promovendo a melhoria da qualidade da água de forma natural e sustentável.

A proposta é conscientizar o público sobre a importância da qualidade da água e estimular o uso de tecnologias sustentáveis na restauração ambiental de áreas urbanas.

Mais informações no instagram do laboratório.

jun
9
seg
Batalha do Conviva
jun 9@18:00 – 22:30

O Coletivo Batalha do Conviva promove em 9 de junho, na segunda-feira, a partir das 18h, a edição do mês da Batalha do Conviva, no hall do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação do evento apresentará discotecagem, roda de conversa e Batalha de Conhecimento. A atividade é aberta ao público.

A Batalha do Conviva é uma roda cultural cuja principal atividade é a batalha de rima, contando também com discotecagem, declamação de poesia e demais atividades pertencentes ao Movimento Hip-Hop. A iniciativa objetiva contribuir para a inserção do Movimento Hip Hop no mapa da UFSC – por meio do fomento à arte e cultura de rua e construção de conhecimentos coletivos que valorizem a diversidade – e, ao mesmo tempo, promover interações entre a comunidade acadêmica e a população de Florianópolis.

As inscrições são por ordem de chegada. 50% das vagas são reservadas para mulheres, PcDs, indígenas, pessoas LGBTQIAPN+ e pessoas negras. O evento é uma realização do Coletivo Batalha do Conviva com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE), Caiotrevisanart e Tarcioglass.

Mais informações no Instagram da Batalha do Conviva.

Programação

18h: Discotecagem com Murilo Montoia e DJ Makalrj
19h: Roda de conversa “a importância da presença feminina no rap”
20h30: Batalha de Conhecimento (8 ou 16 MCs / 30s)

Premiação

1º lugar | Arte Caiotrevisanart + livro + piteiras de vidro Tarcioglass
2º lugar | Piteiras de vidro Tarcioglass

jun
18
qua
Projeto 12:30 recebe banda ‘Cambirela’
jun 18@12:30 – 13:30

A banda Cambirela subirá ao palco do Projeto 12:30 na quarta-feira, 18 de junho, às 12h30. A apresentação será no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em frente à Praça Santos Dumont. O Projeto 12:30 promove apresentações mensais gratuitas e abertas a toda a comunidade.

Formada em Palhoça (SC) em 2019, a banda Cambirela vem conquistando espaço com seu som e letras que refletem a dualidade da vida do jovem brasileiro. A proposta musical da Cambirela é um “rock alternativo agridoce”, uma viagem sonora que transita entre a melancolia e a felicidade, capturando a essência das emoções cotidianas com autenticidade e profundidade.

Com influências que vão do rock clássico ao indie contemporâneo, a banda busca se destacar dentro do gênero alternativo trazendo elementos como a sanfona e levadas que remetem a bandas bailes e suas nostalgias. Suas letras em português abordam temas que ressoam especialmente na juventude brasileira, abordando questões de saúde mental e autoconhecimento.

Cambirela lançou seu primeiro single: “Submerso” com um videoclipe em março de 2023 e no mês seguinte lançou um EP chamado “Nós” que conta com 4 faixas inéditas. Além do single “Submerso”, “Nós” tem as faixas “Metamorfose”, “Antes de Ir” e “Todos Por Si”. Nós – Mini Doc, o making of do EP “Nós” saiu uma semana antes do single “O Pedido”, música que os fãs já cantavam nos shows mas que não tinha sido lançada em 2023.

Fazendo shows desde novembro de 2022, Cambirela já organizou e participou dos festivais: Borbulha, Uso Roupa Preta no Verão e 9a Semana do Rock Catarinense. Participaram do concurso de bandas ATL Rock’n Didge, organizado pela rádio Atlântida. Tocaram nas casas noturnas: Haôma Baixo Centro, Didge, Beco Bar, Bro cave, Arena Opus, onde fizeram uma participação especial, e Desgosto, onde abriram o show da banda carioca Menores Atos.

A banda é composta por Arthur Paim (voz, guitarra e sanfona), João Carlos (guitarra), João Pedro (baixo) e Vitor Folster (Bateria).

Sobre o Projeto 12:30

Em atividade permanente desde 1993, o Projeto 12:30 é uma iniciativa cultural realizada pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC).

Atualmente, o Projeto 12:30 realiza, mensalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas no Teatro Carmen Fossari, na Trindade, em Florianópolis.

Mais informações no site do DAC e no Instagram do projeto @projeto1230.ufsc.

Acesse o canal do YouTube do Projeto 12:30.

jun
30
seg
2º Colóquio IEG de Pesquisas – ‘Narrativas Dissidentes: Teatro, Arte e Resistência LGBTQIA+’
jun 30@19:00 – 21:00

O Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza o terceiro encontro do 2° Colóquio IEG de Pesquisas na segunda-feira, 30 de junho, das 19h às 21h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do grupo. Com tema Narrativas Dissidentes: Teatro, Arte e Resistência LGBTQIA+, o evento integra as comemorações dos 20 anos do IEG e reunirá pesquisas que investigam os cruzamentos entre arte, política e dissidência de gênero e sexualidade no contexto teatral brasileiro contemporâneo.

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário on-line até a data do evento. As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral. Os inscritos terão acesso ao ambiente virtual Moodle Grupos do Colóquio, onde estarão disponíveis textos e materiais de apoio relacionados às apresentações. O certificado é de duas horas.

Segundo os organizadores, o evento é uma oportunidade para refletir sobre o poder da arte como prática crítica e espaço de resistência frente às múltiplas formas de opressão. A mediação e debate serão conduzidos pela professora Camile Cecilia dos Anjos, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e pesquisadora associada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Com doutorado em Teatro pela Udesc, onde investigou as representações lésbicas no teatro brasileiro, e mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), a professora Camile Anjos é reconhecida por sua trajetória artística e acadêmica, com ênfase em estudos de gênero, feminismos e performance. Além de sua atuação docente, integrou por 13 anos a Cia. Milongas, destacando-se como atriz, preparadora corporal e dramaturga, com especialização em danças populares pernambucanas. Seus recentes trabalhos artísticos exploram temáticas ligadas à diversidade e representação LGBTQIA+ no cenário teatral brasileiro.

O colóquio contará com três apresentações de pesquisa. A primeira será realizada por Cae Linn Beck da Silva, mestre em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFSC), com o trabalho Recontando memórias transcestrais e fabulando futuros para a comunidade transvestigênere através do teatro. A pesquisa investiga o Teatro Trans Brasileiro como forma de resistência ao epistemicídio trans, explorando como a memória e a representatividade transgênera na cena teatral contribuem para a construção de futuros possíveis.

A segunda apresentação será de Agnes Cristine Souza Vilseki, doutoranda em Artes dos Media e Comunicação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT/Portugal), com o estudo Para além da Queermuseu, um ensaio fílmico a partir da apropriação de vídeos do YouTube. A partir de uma perspectiva pós-estruturalista e da teoria queer, Agnes analisa conteúdos digitais sobre o cancelamento da exposição Queermuseu em 2017, propondo um ensaio fílmico que revisita criticamente os discursos que emergiram desse episódio.

Fechando a sessão, Suzana Morelo Vergara Martins Costa, doutoranda pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC), apresentará a pesquisa Mostras e festivais de teatros feministas e interseccionais: contribuição ao campo através da interdisciplinaridade. A investigação aborda como festivais de teatro em Florianópolis se consolidam como plataformas políticas e culturais para artistas feministas e LGBTQIA+, analisando suas contribuições para os movimentos sociais e para as políticas públicas de diversidade cultural.

Para mais informações sobre o 2º Colóquio IEG de Pesquisa, acesse o site ou Instagram do instituto, ou entre em contato pelo e-mail estudosdegenero@gmail.com.

 

jul
9
qua
Meditação com cânticos budistas e tradução em Libras
jul 9@19:30 – 21:30

Com o apoio do projeto de extensão Yoga e meditação para todos, desenvolvido no Departamento de Libras do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será promovida a palestra Meditação para o foco e alívio do estresse: Uma abordagem budista, na quarta-feira, 9 de julho, a partir das 19h30, no Templo Ecumênico, no bairro Trindade, no Campus de Florianópolis.

A atividade terá tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o público surdo.

O evento, que é parte da turnê Artes Místicas Tibetanas, contará ainda com música e cânticos monásticos sagrados. A organização é do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), da Tibet House Brasil e do Drepung Loseling Monastery. Os interessados têm de fazer inscrições, até o horário do evento, através de link. Os ingressos custam de R$ 45 a R$ 85. O evento dá direito a certificado de duas horas como projeto de extensão.

A palestra Meditação para o foco e alívio do estresse: uma abordagem budista será ministrada pelo mestre Geshe Lobsang Dhondup. A apresentação de música e cânticos monásticos sagrados será feita por monges tibetanos do  Monastério Drepung Loseling, no Sul da Índia. A turnê Artes Místicas Tibetanas passa por 12 municípios brasileiros e integra as comemorações pelos 90 anos do XIV Dalai Lama, que acontecem por todo o mundo ao longo de 2025.

Os cânticos sagrados dos monges tibetanos que serão apresentados na UFSC são conhecidos como zokkay (acorde completo), no qual cada monge emite múltiplos tons simultaneamente (overtone). A experiência sonora, visual e espiritual tem sido reconhecida por sua beleza, profundidade meditativa e poder transformador. Os monges do Monastério Drepung Loseling já foram indicados ao prêmio Grammy.