O grupo de teatro Os Melodramáticos apresenta o espetáculo O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind. A iniciativa é resultado prático do projeto de pesquisa Uma Nova Contribuição no Ensino do Uso do Espaço Cênico, do professor Luiz Fernando Pereira, docente do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizadas por discentes de Artes Cênicas, as apresentações ocorrem neste fim de semana, 30 de novembro e 1° de dezembro, e em 14 de dezembro e 15 de dezembro, às 19h, no Laboratório Caixa Preta, localizado no bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos com 30 minutos de antecedência ao início do espetáculo.
Sinopse
A peça trata da descoberta sexual por adolescentes e os tabus sociais em torno do sexo, apresentados, por Wedekind, de uma maneira crua e sem filtros. Em pleno século XXI, muitos jovens continuam sendo bombardeados com mensagens contraditórias sobre identidade, sexualidade e tendo acesso limitado à informação. Temas como suicídio, masturbação, abuso infantil, gravidez na adolescência, aborto, homoafetividade e estupro continuam sendo extremamente relevantes para as questões enfrentadas pela juventude de hoje. O Despertar da Primavera nos convida a sermos adultos empáticos e dialogar abertamente com os jovens sobre estes e outros assuntos.
Classificação indicativa: 16 anos
Para mais informações, acesse o Instagram do grupo Os Melodramáticos.
O grupo de teatro Os Melodramáticos apresenta o espetáculo O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind. A iniciativa é resultado prático do projeto de pesquisa Uma Nova Contribuição no Ensino do Uso do Espaço Cênico, do professor Luiz Fernando Pereira, docente do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizadas por discentes de Artes Cênicas, as apresentações ocorrem neste fim de semana, 30 de novembro e 1° de dezembro, e em 14 de dezembro e 15 de dezembro, às 19h, no Laboratório Caixa Preta, localizado no bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos com 30 minutos de antecedência ao início do espetáculo.
Sinopse
A peça trata da descoberta sexual por adolescentes e os tabus sociais em torno do sexo, apresentados, por Wedekind, de uma maneira crua e sem filtros. Em pleno século XXI, muitos jovens continuam sendo bombardeados com mensagens contraditórias sobre identidade, sexualidade e tendo acesso limitado à informação. Temas como suicídio, masturbação, abuso infantil, gravidez na adolescência, aborto, homoafetividade e estupro continuam sendo extremamente relevantes para as questões enfrentadas pela juventude de hoje. O Despertar da Primavera nos convida a sermos adultos empáticos e dialogar abertamente com os jovens sobre estes e outros assuntos.
Classificação indicativa: 16 anos
Para mais informações, acesse o Instagram do grupo Os Melodramáticos.

O grupo de teatro Os Melodramáticos apresenta o espetáculo O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind. O evento faz parte do projeto de pesquisa “Uma Nova Contribuição no Ensino do Uso do Espaço Cênico”, coordenado pelo professor Luiz Fernando Pereira, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As apresentações serão realizadas nos dias 14 e 15 de dezembro, às 19h, no Espaço Caixa Preta, localizado no Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos com 60 minutos de antecedência ao início do espetáculo.
Sinopse:
A peça aborda a descoberta sexual dos adolescentes e os tabus sociais em torno do sexo, de forma crua e sem filtros, como proposto por Wedekind. Apesar dos avanços, muitos jovens ainda enfrentam contradições sobre identidade e sexualidade, além de ter acesso restrito a informações. Temas como suicídio, masturbação, abuso infantil, gravidez na adolescência, aborto, homoafetividade e estupro são abordados de maneira profunda e continuam sendo questões pertinentes para a juventude atual. O Despertar da Primavera nos convida a sermos adultos empáticos e a dialogar abertamente com os jovens sobre esses e outros temas.
Mais informações:
Instagram: @osmelodramaticos
Em 21 de novembro de 1979, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu oficialmente a responsabilidade da gestão, guarda e manutenção da Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim. Alguns anos depois, a Universidade se tornaria gestora também da Fortaleza de São José da Ponta Grossa e da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones.
Em comemoração aos 45 anos desta data e também ao aniversário da UFSC, que completa 64 anos neste mês de dezembro, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa abre suas portas gratuitamente neste domingo, 15 de dezembro, das 8h30 às 18h30. Além da entrada gratuita a celebração reúne atrações culturais e exibição de fotos e documentos relacionados a trajetória da UFSC na preservação e divulgação das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina.
De acordo com a Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), recentemente, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa e a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones receberam novas obras de restauração e requalificação. As fortificações receberam novos equipamentos e soluções de acessibilidade.
Programação cultural
A programação cultural se inicia às 15h30 com a apresentação da Performance Poética, da escritora e performer Liza. Eliza Roberta Alves Gilioli, mais conhecida como Liza ou PotenciaLiza, mulher cis, negra e LGBTQIAPN+, tem 24 anos, é poeta, escritora, performer, MC, slammer, slammaster, atriz, compositora, produtora cultural e arte-educadora. Mora em Florianópolis, é graduanda em Serviço Social pela UFSC e atua artisticamente há seis anos, apresentando-se em slams, saraus, feiras literárias e eventos culturais.
Em 2019 integrou o Coletivo Somas, produzindo o primeiro Festival Somas em sua cidade natal, Jaú (SP). Em 2022, foi uma das fundadoras e produtoras do Slam Cruz e Sousa e, em 2023, do Slam Xodó e Slam Guettude. Atualmente é representante destes últimos. De 2022 a 2024, fez parte da CIA Nosso Olhar, participando da peça Avozes enquanto atriz e dramaturga. Em 2024, produziu a dramaturgia e estreou a experimentação artística Não Pertença contemplada pelo Edital Lei Paulo Gustavo (LPG) – 2023 SC.
Atua enquanto produtora na Guettude Produções, na qual, neste ano, promoveu o Festival Slam Guettude na comunidade do Morro da Caixa por meio da LPG 2023 SC. Participa também enquanto integrante do Coro Cabeludo-Coro & grupo de pesquisa em voz, performance e cultura afro-brasileira. Recentemente, foi vencedora do Prêmio Hip Hop Floripa na categoria Conhecimento.
Às 16h, ocorre a apresentação da banda Trio Praieira. Formada em 2023 por três músicos egressos da UFSC, a Praieira traz uma sonoridade contagiante que mescla samba-rock, reggae, rock e outros ritmos, prometendo conquistar o público com sua energia.
Composta por Glauber Oliveira nos vocais e guitarra, Rodolfo Pimenta na bateria e vocais, e Eduardo Tesche no baixo e vocais, a Praieira apresenta um repertório que reflete a vivência dos integrantes e a vibração da cidade de Florianópolis.
A banda se destaca pela sua versatilidade musical e pela energia contagiante de suas apresentações. Com influências que vão desde os clássicos do samba-rock até as sonoridades mais contemporâneas, a Praieira promete levar o público a uma verdadeira viagem musical.
A visitação e a programação cultural são livres para todos os públicos. Não são permitidos animais, exceto em casos de suporte emocional ou cães-guia com a devida identificação, laudo comprobatório da necessidade de acompanhamento e laudo de adestramento.
Comemoração dos 64 anos da UFSC
Em comemoração aos seus 64 anos de atividades, a UFSC promove, até 19 de dezembro, uma agenda festiva repleta de atrações artísticas e culturais, com mostra de artes cênicas, música, Orquestra e exposição. Confira a programação completa.
>> Serviço
O Que: 45 anos de gestão das Fortalezas pela UFSC
Quando: 15/12/2024 | domingo | das 8h30 às 18h30
Onde: Fortaleza de São José da Ponta Grossa – localizada na Praia do Forte – Florianópolis – SC
Quanto: entrada gratuita para toda comunidade
Mais informações: Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina – CFISC | fortalezas@contato.ufsc.br | (48) 3721-8302
O grupo de teatro Os Melodramáticos apresenta o espetáculo O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind. A iniciativa é resultado prático do projeto de pesquisa Uma Nova Contribuição no Ensino do Uso do Espaço Cênico, do professor Luiz Fernando Pereira, docente do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizadas por discentes de Artes Cênicas, as apresentações ocorrem neste fim de semana, 30 de novembro e 1° de dezembro, e em 14 de dezembro e 15 de dezembro, às 19h, no Laboratório Caixa Preta, localizado no bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos com 30 minutos de antecedência ao início do espetáculo.
Sinopse
A peça trata da descoberta sexual por adolescentes e os tabus sociais em torno do sexo, apresentados, por Wedekind, de uma maneira crua e sem filtros. Em pleno século XXI, muitos jovens continuam sendo bombardeados com mensagens contraditórias sobre identidade, sexualidade e tendo acesso limitado à informação. Temas como suicídio, masturbação, abuso infantil, gravidez na adolescência, aborto, homoafetividade e estupro continuam sendo extremamente relevantes para as questões enfrentadas pela juventude de hoje. O Despertar da Primavera nos convida a sermos adultos empáticos e dialogar abertamente com os jovens sobre estes e outros assuntos.
Classificação indicativa: 16 anos
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O grupo de teatro Os Melodramáticos apresenta o espetáculo O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind. O evento faz parte do projeto de pesquisa “Uma Nova Contribuição no Ensino do Uso do Espaço Cênico”, coordenado pelo professor Luiz Fernando Pereira, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As apresentações serão realizadas nos dias 14 e 15 de dezembro, às 19h, no Espaço Caixa Preta, localizado no Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos com 60 minutos de antecedência ao início do espetáculo.
Sinopse:
A peça aborda a descoberta sexual dos adolescentes e os tabus sociais em torno do sexo, de forma crua e sem filtros, como proposto por Wedekind. Apesar dos avanços, muitos jovens ainda enfrentam contradições sobre identidade e sexualidade, além de ter acesso restrito a informações. Temas como suicídio, masturbação, abuso infantil, gravidez na adolescência, aborto, homoafetividade e estupro são abordados de maneira profunda e continuam sendo questões pertinentes para a juventude atual. O Despertar da Primavera nos convida a sermos adultos empáticos e a dialogar abertamente com os jovens sobre esses e outros temas.
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O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).
A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.
> Clique aqui para conferir a programação completa.
Para mais informações, acesse o perfil @caacufsc.
O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).
A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.
> Clique aqui para conferir a programação completa.
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O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).
A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.
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O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).
A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.
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O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).
A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.
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O Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe o espetáculo infantil Percursos: o último voo de um menino, do Poeira Grupo de Teatro, neste sábado, 12 de abril, às 14h. A entrada ocorrerá por meio da doação de itens de higiene pessoal. Os donativos serão destinados ao projeto Arte de Doar – Programa Novos Caminhos.
A peça integra a programação da 16ª Semana Municipal do Livro Infantil, promovida pela Prefeitura de Florianópolis. O evento também celebra o Dia Nacional do Livro Infantil (18/04) e tem como objetivo incentivar a leitura, atrair novos leitores e ampliar o repertório sobre a literatura catarinense entre crianças, estudantes, profissionais da educação e a comunidade. A atração conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE/UFSC).
Sinopse
A peça conta a história de um menino negro. Menino sem nome da Silva, filho da sua mãe sem nome da Silva e do seu pai…seu pai? Parece que ele só é filho da sua mãe mesmo. Esse menino tem um segredo: uma pipa mágica, que o leva para conhecer os morros de Florianópolis! Porém, quando precisa ir caminhando até o morro de sua avó, ele se depara com situações que o fazem refletir sobre o seu lugar nessa cidade. “Percursos: o último voo de um menino” é uma celebração à periferia de Florianópolis e a todas as favelas do Brasil.
Serviço
O quê: Espetáculo “Percursos: o último voo de um menino” – Poeira Grupo de Teatro
Quando: 12/04/2025 | sábado | 14h
Onde: Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo | UFSC – Trindade
Quanto: Ingresso solidário – itens de higiene pessoal para o projeto Arte de Doar – Programa Novos Caminhos
Classificação: Livre
O Núcleo de Estudos em Cultura, Corpo e Movimento (Sôma) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o concerto Piano: Coração e Alma com o professor, doutorando e pianista argentino José María Lalo Vallina. O evento será realizado na quarta-feira, 16 de abril, às 19h30, na Igrejinha da UFSC. O evento é gratuito e aberto para toda comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
O espetáculo combina música acadêmica com música popular e uma variedade de climas e ambientes musicais. O repertório para piano inclui obras de autoria de Vallina, juntamente com outras de Schubert, Satie, Bach, Chopin, Granados, Rachmaninoff, Liszt, Villalobos e Piazzola. Além do repertório de autores clássicos, traz também a música latino-americana, como folclore, boleros e tango, assim como as canções dos Beatles.
O concerto vincula-se às atividades acadêmico-culturais que o docente está desenvolvendo na UFSC como parte do intercâmbio de estudantes de pós-graduação, por meio do Programa Escala Posgrado, da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), e da Secretaria de Relações Internacionais (Sinter/UFSC). Além do Sôma, o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), com apoio do AUGM e da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) estão promovendo o evento.
Para mais informações, acesse no site da SeCArtE ou pelo e-mail ppge@contato.ufsc.br
O Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina (IEG/UFSC) promove o Primeiro Encontro do 2º Colóquio IEG de Pesquisas, que neste ano marca a comemoração de 20 anos de criação do Instituto. O evento ocorre na segunda-feira, 28 de abril, às 19h, e será transmitido pelo canal no YouTube do IEG. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no formulário.
O objetivo do 2º Colóquio IEG de Pesquisas é promover um espaço plural e interdisciplinar de divulgação, debate e articulação de pesquisas em estudos de gênero, feministas e interseccionais, reunindo pesquisadoras/es, ativistas e artistas de diferentes regiões do Brasil e do exterior. A atividade pretende dar visibilidade a investigações que abordem marcadores sociais da diferença, como raça, classe, sexualidade e deficiência, em suas múltiplas conexões.
O tema do primeiro encontro será “Saúde, Políticas Públicas e Discursos Médico-Sociais”, que terá a professora Luciana Patrícia Zucco, como mediadora e debatedora. Ela é doutora pelo Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher (IFF/Fiocruz), professora associada do Departamento e do Programa de Pós Graduação em Serviço Social (PPGSS/UFSC), e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC), onde coordena a área de concentração de Estudos de Gênero e Sexualidades (EGES).
Os palestrantes serão:
Cláudia Cristine Moro, doutoranda do PPGICH, que apresentará sua pesquisa “Divergências no Rastreamento Mamográfico: uma séria questão de saúde das mulheres”.
José Augusto Simões de Miranda, doutor pelo Programa de Pós-graduação em Inglês (PPGI/UFSC) e pós-doutorando em Estudos de Gênero pelo PPGICH, que apresentará o trabalho “A inter-relação entre estigmas e outros problemas sociais em campanhas sobre HIV: uma análise do discurso a partir de uma abordagem interseccional”.
Ornela Barone Zallocco, doutoranda em Educação com formação em Narrativas e autobiografias pela Universidad Nacional de Rosario (UNR/Argentina), que apresentará o estudo “Visualidades emergentes o en emergencia de personas menstruantes”.
Para se inscrever, acesse o formulário.
Para assistir ao encontro, acesse aqui.
Mais informações no site ieg.ufsc.br, no Instagram @iegufsc ou pelo e-mail estudosdegenero@gmail.com.
O campus Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o colóquio Avanços na Produção de Energia Offshore: Desafios e Inovações, reunindo especialistas de destaque da academia e do setor produtivo, em 7 de maio, quarta-feira, das 8h às 12h, no Auditório Ágora Tech Park. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo formulário on-line até o dia de realização da atividade.
O evento busca aproximar estudantes, professores e profissionais nas discussões acerca de avanços e iniciativas em transição energética. “A busca por manter a produção de petróleo e gás em condições offshore cada vez mais exigentes, assim como a busca pela produção de energias limpas em ambientes semelhantes, representam enormes desafios de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I) atuais”, afirmam os organizadores.
Programação:
- O que o Brasil pode aprender com o Japão, líder em eólica offshore? – Prof. Dr. Rodolfo Gonçalves (Universidade de Tóquio);
- Colheita de Energia de Vibrações Induzidas por Vórtices em Cilindros Flexíveis com Rigidez Ortotrópica – Prof. Dr. Celso Pupo Pesce (Universidade de São Paulo – USP);
- Ciência, Tecnologia e Inovação em Foco com a FEESC – João Hélio Martins e Tatiana Shigunov (Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina – FEESC);
- Dutos Flexíveis e Umbilicais Submarinos – Eng. Naval Fábio Pompeo da Silva Mineiro (Petrobras).
Para mais informações, entre em contato com o e-mail comunicacao.jve@contato.ufsc.br.
O Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o segundo encontro do 2º Colóquio IEG de Pesquisas com o tema Economias Dissidentes: Feminismos, Decolonialidade e Desafios no Mundo do Trabalho. O encontro ocorre em 26 de maio, das 19h às 21h, e será transmitido no canal do YouTube do IEG. O evento, que integra as comemorações dos 20 anos do Instituto, contará com a participação de pesquisadoras que abordarão críticas às estruturas econômicas dominantes a partir de perspectivas feministas e decoloniais.
A mediação e debate estarão sob responsabilidade da professora Thaís de Souza Lapa do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC, coordenadora do Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO) e atual presidenta da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET). Com doutorado em Ciências Sociais pela Unicamp, a professora é reconhecida por seus trabalhos na área de sociologia do trabalho e relações de gênero.
O colóquio contará com duas apresentações principais. A primeira será conduzida por Aline Cristina da Cruz, pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da UFSC e professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que abordará o tema Economia Feminista e Feminismo Decolonial: Diálogos Possíveis?, explorando as potencialidades e desafios do diálogo entre essas duas vertentes teóricas críticas. A segunda apresentação ficará a cargo de Mariana Mendes de Azevedo, mestranda em Estudos Feministas pela Universidad de Buenos Aires (UBA/Argentina), que discutirá Más Allá de la Economía Mainstream: Epistemologías Feministas en la Formación de los Economistas en Brasil, analisando como as epistemologias feministas têm sido marginalizadas na formação dos economistas no país.
As inscrições devem ser realizadas até 27 de maio para que os inscritos tenham acesso ao ambiente virtual Moodle Grupos do Colóquio, onde estarão disponíveis textos e materiais de apoio relacionados às apresentações.
Mais informações no site, no Instagram ou pelo e-mail do IEG: estudosdegenero@gmail.com.
No dia 9 de junho, segunda-feira, às 18h, haverá o lançamento conjunto de três publicações que colocam em evidência o protagonismo feminino nas lutas por direitos, memória e justiça, e faz um chamado à reflexão crítica e à mobilização coletiva. O evento ocorre no Espaço Cultural Gênero e Diversidades (ECGD) — localizado na Rua Des. Vitor Lima, 45, no campus da UFSC, em frente à Praça do Pida, na Trindade. O evento é gratuito e aberto a todos.
O lançamento dessas três publicações é “Será um momento de reflexões potentes e necessárias sobre os enfrentamentos das mulheres diante das múltiplas formas de violência”, afirmam as organizadoras. O encontro reunirá autoras, coletivos, pesquisadoras e militantes, além de abrir espaço para o debate com o público presente. As obras lançadas abordam temas como a violência obstétrica, a violência política de gênero e os desafios enfrentados por mulheres em cargos de liderança e decisão. É um convite para pensar o Brasil a partir da experiência das mulheres — com escuta, sensibilidade e compromisso.
“Somos Todas”: dar voz à dor e à força do parto
A primeira publicação da noite, “Somos Todas”, de Daniele Manfrini, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC), mergulha em um dos temas mais silenciados da experiência feminina: a violência obstétrica. Fruto de sua tese de doutorado, o livro parte da vivência da própria autora para construir uma pesquisa encarnada, que cruza sua trajetória profissional como assistente social com a sua experiência pessoal de parto.
Além de uma análise acadêmica, a obra é também um ato político e coletivo, que dá voz a mulheres que enfrentaram abusos, negligências e desrespeitos em momentos cruciais de suas vidas. Por meio de relatos emocionantes e contundentes, o livro revela como essas mulheres transformaram a dor em mobilização, reivindicando respeito, acolhimento e autonomia para todas. A narrativa, escrita em primeira pessoa, articula teoria feminista e prática social, destacando a importância das epistemologias feministas e do conhecimento situado na produção acadêmica.
“Direitos diante da Violência Política contra Mulheres”: resistências nos espaços de poder
A segunda obra, “Direitos diante da Violência Política contra Mulheres”, é fruto de uma pesquisa desenvolvida pela Cátedra Antonieta de Barros: Educação para a Igualdade Racial. Partindo da célebre fala da ex-presidenta Dilma Rousseff — “É verdade: eu sou uma mulher dura cercada de homens meigos” —, o livro traz à tona os obstáculos enfrentados por mulheres que ocupam cargos de liderança e poder.
Além de narrar casos, o guia busca fortalecer a atuação política das mulheres e apontar estratégias de enfrentamento às múltiplas formas de violência que incidem sobre elas, especialmente quando suas identidades são atravessadas por interseccionalidades. Mulheres negras, indígenas, LBTQIA+, com deficiência, ciganas e de comunidades periféricas são alvo de uma violência acumulada, que une machismo, racismo, capacitismo e outras formas de opressão.
A publicação ressalta que a construção de ambientes mais seguros e igualitários exige políticas públicas eficazes, mudanças culturais profundas e o engajamento da sociedade civil, além da implementação contínua de medidas de proteção. O livro também é um agradecimento à Secretaria Nacional de Articulação Institucional Ações Temáticas e Participação Política do Ministério das Mulheres, responsável pelo financiamento da pesquisa.
“Violência Política de Gênero: guia de conhecimento e boas práticas”: ferramentas para reagir e resistir
A cartilha “Violência Política de Gênero: guia de conhecimento e boas práticas”, produzida pelo Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH/UFSC), foi elaborado no âmbito do projeto “Internet Segura com Perspectiva Crítica de Gênero”, com apoio da FAPESC, e visa oferecer orientação prática, apoio e informação sobre os sinais e manifestações da violência política de gênero, tanto em espaços presenciais quanto digitais.
A cartilha identifica formas de violência comuns sofridas por mulheres que atuam na política ou que se expõem publicamente — como comentários misóginos, ataques coordenados nas redes sociais e discursos de ódio — e propõe procedimentos legais, formas de apoio e estratégias de autoproteção. Ao mesmo tempo, busca educar e sensibilizar sobre a importância de ambientes democráticos inclusivos, onde mulheres possam exercer sua cidadania com segurança e dignidade.
Mais informações no site do IEG (ieg.ufsc.br), Instagram (@iegufsc) e pelo e-mail estudosdegenero@gmail.com
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe o espetáculo “A Indiferente Solidão de Todas as Coisas” nos dias 13 e 14 de junho, às 20h, no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da UFSC. A peça explora a memória e o pertencimento através de uma dramaturgia pautada em sonoridades. Os ingressos estarão disponíveis gratuitamente na bilheteria, uma hora antes de cada apresentação. Haverá intérprete de Libras para garantir acessibilidade, além da reserva de assentos para gestantes, pessoas idosas e com deficiência, que poderão entrar no teatro com 20 minutos de antecedência.
Criada pelo artista e pesquisador João Mario Filho, egresso do curso de Artes Cênicas da UFSC, o espetáculo tem trilha sonora ao vivo de Dioguitooos. A montagem combina teatro e música para investigar a relação entre fala, lembrança e sentimento de pertencimento. O público é convidado a vivenciar uma experiência sensorial intensa. Após as sessões, haverá uma roda de conversa com o ator e o músico, acompanhados pelo professor Almir Ribeiro, diretor teatral, docente de Interpretação e pesquisador em Artes Cênicas; e pela psicanalista Mônica MC Mello, professora de Psicologia na UNIDAVI, pesquisadora na área de gênero, que trabalha com a teoria queer e epistemologia do sul global.
Com dramaturgia fragmentada, a peça propõe uma experiência não linear, em que a construção narrativa é atribuída ao olhar de quem assiste. O texto, concebido como um labirinto, não busca uma conclusão, mas se apresenta como um fluxo descontínuo de imagens, palavras e silêncios. A linguagem, longe de libertar, aprisiona os sujeitos em suas memórias e na angústia de nomear o real. Segundo o autor, os elementos musicais e teatrais se fundem em uma performance de linguagem autoral, formato ainda pouco difundido em Santa Catarina.
A montagem cria, por meio de palavras, sons e ruídos, uma paisagem sonora intensa e desordenada. Essa cacofonia dá forma a uma poética do esquecimento, onde o texto não se impõe como discurso fechado, mas como evocação fragmentária, semelhante ao fluxo do inconsciente. Assim, cada pessoa na plateia é convidada a compor sua própria versão da narrativa, assumindo um papel de coautoria na experiência.
João Mario Filho, que também assina o texto, conduz a cena explorando a musicalidade da fala e sua reverberação no espaço. A palavra adquire corpo, ritmo e cadência. A trilha, executada por Dioguitooos, reforça o protagonismo do som, transformando o discurso em uma espécie de partitura. A proposta amplia a percepção sobre os recursos cênicos como materialidade sensorial, abordando a solidão como fenômeno ao mesmo tempo íntimo e coletivo.
“Esse trabalho nasce da necessidade de continuar fazendo teatro e da inquietação com a transitoriedade da vida. A ideia é mobilizar o público por meio de uma atmosfera que emana do próprio dispositivo da obra. Nesse sentido, a plateia se torna parte ativa da experiência, não apenas observadora”, explica João Mario Filho.
A concepção, texto e atuação de “A Indiferente Solidão de Todas as Coisas” são de João Mario Filho; a trilha sonora, composição e arranjos são assinados por Dioguitooos; e a iluminação, por Iscarlat Lemes. A peça estreou em novembro de 2018 e, desde então, tem sido aprimorada e adaptada para diferentes contextos e públicos. As apresentações fazem parte do projeto contemplado pelo Edital Circuito Catarinense de Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc. As primeiras sessões ocorreram em maio, em Palhoça.
Mais informações no Instagram.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe o espetáculo “A Indiferente Solidão de Todas as Coisas” nos dias 13 e 14 de junho, às 20h, no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da UFSC. A peça explora a memória e o pertencimento através de uma dramaturgia pautada em sonoridades. Os ingressos estarão disponíveis gratuitamente na bilheteria, uma hora antes de cada apresentação. Haverá intérprete de Libras para garantir acessibilidade, além da reserva de assentos para gestantes, pessoas idosas e com deficiência, que poderão entrar no teatro com 20 minutos de antecedência.
Criada pelo artista e pesquisador João Mario Filho, egresso do curso de Artes Cênicas da UFSC, o espetáculo tem trilha sonora ao vivo de Dioguitooos. A montagem combina teatro e música para investigar a relação entre fala, lembrança e sentimento de pertencimento. O público é convidado a vivenciar uma experiência sensorial intensa. Após as sessões, haverá uma roda de conversa com o ator e o músico, acompanhados pelo professor Almir Ribeiro, diretor teatral, docente de Interpretação e pesquisador em Artes Cênicas; e pela psicanalista Mônica MC Mello, professora de Psicologia na UNIDAVI, pesquisadora na área de gênero, que trabalha com a teoria queer e epistemologia do sul global.
Com dramaturgia fragmentada, a peça propõe uma experiência não linear, em que a construção narrativa é atribuída ao olhar de quem assiste. O texto, concebido como um labirinto, não busca uma conclusão, mas se apresenta como um fluxo descontínuo de imagens, palavras e silêncios. A linguagem, longe de libertar, aprisiona os sujeitos em suas memórias e na angústia de nomear o real. Segundo o autor, os elementos musicais e teatrais se fundem em uma performance de linguagem autoral, formato ainda pouco difundido em Santa Catarina.
A montagem cria, por meio de palavras, sons e ruídos, uma paisagem sonora intensa e desordenada. Essa cacofonia dá forma a uma poética do esquecimento, onde o texto não se impõe como discurso fechado, mas como evocação fragmentária, semelhante ao fluxo do inconsciente. Assim, cada pessoa na plateia é convidada a compor sua própria versão da narrativa, assumindo um papel de coautoria na experiência.
João Mario Filho, que também assina o texto, conduz a cena explorando a musicalidade da fala e sua reverberação no espaço. A palavra adquire corpo, ritmo e cadência. A trilha, executada por Dioguitooos, reforça o protagonismo do som, transformando o discurso em uma espécie de partitura. A proposta amplia a percepção sobre os recursos cênicos como materialidade sensorial, abordando a solidão como fenômeno ao mesmo tempo íntimo e coletivo.
“Esse trabalho nasce da necessidade de continuar fazendo teatro e da inquietação com a transitoriedade da vida. A ideia é mobilizar o público por meio de uma atmosfera que emana do próprio dispositivo da obra. Nesse sentido, a plateia se torna parte ativa da experiência, não apenas observadora”, explica João Mario Filho.
A concepção, texto e atuação de “A Indiferente Solidão de Todas as Coisas” são de João Mario Filho; a trilha sonora, composição e arranjos são assinados por Dioguitooos; e a iluminação, por Iscarlat Lemes. A peça estreou em novembro de 2018 e, desde então, tem sido aprimorada e adaptada para diferentes contextos e públicos. As apresentações fazem parte do projeto contemplado pelo Edital Circuito Catarinense de Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc. As primeiras sessões ocorreram em maio, em Palhoça.
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A equipe do Acervo Memória e Direitos Humanos, vinculada ao Instituto Memória e Direitos Humanos (IMDH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove no dia 18 de junho, quarta-feira, às 9h, o lançamento da coleção do Comitê Catarinense Pró-Memória dos Mortos e Desaparecidos Políticos (CCPMMDP). O evento ocorre no auditório do bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC), no campus Trindade, em Florianópolis.
A coleção reúne documentos digitalizados que registram a atuação do Comitê, criado em 1983 e coordenado por Derlei Catarina de Luca. Entre os materiais disponíveis estão registros das buscas por desaparecidos políticos, processos de anistiados, correspondências de familiares, ofícios trocados com instituições, projetos de espaços de memória e recortes de imprensa.
Os documentos foram organizados, descritos e indexados ao longo de três anos por bolsistas e voluntários do Acervo Memória e Direitos Humanos. Todo o conteúdo estará acessível ao público no site memoriaedireitoshumanos.ufsc.br.
A programação inicia com uma mesa de abertura às 9h, com a participação de Lúcia Haygert, do Coletivo Catarinense MVJ Derlei de Luca; Fernando Ponte, professor aposentado da UFSC e membro do IMDH; e Luiz Felipe Paiva, representante do IMDH e do acervo.
Às 9h30, serão apresentados os resultados do trabalho de tratamento do acervo e o lançamento oficial da coleção, com Graziela Martins de Medeiros, professora da UFSC e integrante do IMDH, e Arthur Will Tocchetto de Oliveira, ex-bolsista do instituto.
A partir das 10h10, haverá uma intervenção com relatos de filhos e filhas de presos e desaparecidos políticos: Marlene Soccas, ex-presa política; Arlindo Costa, filho de Lucindo Costa; e João Stuart Wright, filho de Paulo Stuart Wright.
O acervo do Comitê Catarinense Pró-Memória foi reunido ao longo de mais de 25 anos e doado ao Memorial dos Direitos Humanos, sediado no Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro/UFSC).