O Instituto Memória e Direitos Humanos da Universidade Federal de Santa Catarina (IMDH/UFSC), junto ao Coletivo Catarinense Derlei de Luca e a outras organizações, realiza a Caminhada Memória, Verdade e Justiça em 1° de abril, das 16h às 18h, com início em frente à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), no Centro de Florianópolis. O ato público marca os 61 anos do golpe cívico-militar no Brasil.
O IMDH foi oficialmente criado na UFSC em 2 de março de 2020, tendo como finalidades a construção de um acervo e a realização de atividades de educação, pesquisa, promoção e observação sobre Direitos Humanos. Administrativamente, o Instituto está vinculado ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC.
Para mais informações sobre o evento, acesse o linktree do IMDH.
O Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER), com o apoio do Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas realiza, no dia 4 de abril, o 1º Funzana de 2025. O evento, que ocorre às 18h30 no espaço físico do NUER, localizado no 2º andar do bloco A do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem como objetivo apresentar as linhas de pesquisa e projetos em andamento do núcleo.
O iniciativa busca ampliar as discussões sobre identidades, relações interétnicas e epistemologias afro-diaspóricas, fortalecendo o debate acadêmico e promovendo o intercâmbio de conhecimentos sobre as experiências das populações negras e quilombolas. Aberto ao público acadêmico e não acadêmico, o evento é gratuito e não exige inscrição prévia. Além disso, os participantes receberão certificado de 4 horas de participação.
Entre as palestrantes confirmadas estão:
Drª Alexandra Alencar: falará sobre “Ebó Epistêmico e suas frentes de atuação”. É professora do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS/UFSC). Co-coordenadora NUER e do programa Ebó Epistêmico (CFH/UFSC). Rainha do Maracatu Arrasta Ilha, é mãe do Nagô e do Irê e apresentará o trabalho “Música e formação de sociabilidades na Guiné-Bissau: rap e a Bancada como articuladores da experiência contemporânea dos jovens”.
Drª Ilka Boaventura Leite: apresentará o macroprojeto “ORÍ EBÓ AXÉ: quilombos, diásporas africanas, poéticas e políticas”. Professora titular aposentada do Departamento e do PPGAS, Ilka é também professora colaboradora do Programa de Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, na área África e suas Diásporas. Fundadora e atualmente co-coordenadora do NUER, bem como coordenadora do Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas.
Drª Samara Freire: sua fala é intitulada “Vivências e realizações: um relato da construção do curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola da UFSC”. Samara é professora adjunta do Departamento de Antropologia e do PPGAS na UFSC. Doutora em Antropologia Social (Museu Nacional/UFRJ), além de coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola (UFSC/EAD). Trabalha com comunidades quilombolas e palenqueras e atua nas produções dos Estudos Afro Latino Americano e Caribenho.
Drª Thainá Castro: falará sobre “Patrimônio Negro: as potencialidades dos acervos do NUER”. Thainá graduou-se em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Memória Social pela mesma instituição e doutora em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É professora adjunta da Coordenadoria Especial de Museologia da UFSC e co-coordenadora do programa Ebó Epistêmico (CFH/UFSC).
Para mais informações, acompanhe as redes sociais do NUER (@nuer.ufsc) e do Instituto Kadila (@institutokadila).
O projeto Cinema e Alzheimer exibe o filme Meu pai (2020) na segunda-feira, 7 de abril, às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária Central, no Campus da Trindade, em Florianópolis. A exibição é gratuita e aberta ao público.
O filme narra as atribulações de uma filha (Olivia Colman) e seu pai (Anthony Hopkins), durante o progresso de uma síndrome demencial. De acordo com o coordenador do projeto, o pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit) da UFSC André Carvalho, o longa-metragem é uma das poucas obras que busca compreender a perspectiva da pessoa acometida por uma doença desse tipo e mobiliza recursos dramáticos para evocar a empatia do público. O evento também contará com a presença da professora Renata Dalmaso, do Programa de Pós-Graduação em Inglês (PPGI), que debaterá o filme ao final da exibição.
Realizado com apoio do Núcleo de Estudos Benjaminianos da UFSC, o projeto Cinema e Alzheimer faz exibições mensais de filmes de países diversos que abordam o Alzheimer e outras demências, seguido de debate entre convidados e público.
Para mais informações, acesse o Instagram do projeto.
O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais (Meridianum) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove mais uma edição do Cine Meridianum, com a exibição do filme Nosferatu (2025), do diretor Robert Eggers, nesta sexta-feira, 25 de abril, às 14h, no Miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Os participantes têm direito a certificado de quatro horas complementares.
Após a exibição, haverá um debate mediado por Rafaela Barbieri, doutora em História pela UFSC. Barbieri desenvolveu pesquisas nas áreas de história das religiões, cinema e história, cinema de horror, satanismo religioso e história dos Estados Unidos.
Para mais informações, acesse o Instagram @meridianum.ufsc.
O projeto Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme Onda Nova, de 1983, dos diretores Ícaro Martins e José Antonio Garcia, nesta sexta-feira, 25 de abril, às 19h, no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). O evento é gratuito e aberto ao público, com classificação indicativa de 18 anos. Em caso de chuva, a exibição será transferida para o auditório do CFH.
Onda Nova
O longametragem é uma comédia erótica e anárquica sobre a história das jogadoras do Gayvotas Futebol Clube, um time de futebol feminino formado em plena ditadura militar, no ano em que o esporte foi regulamentado no Brasil após ter sido proibido por mais de 40 anos. Com o apoio de jogadores ícones da Democracia Corinthiana como Wladimir, Casagrande e Pita, elas enfrentam os preconceitos de uma sociedade conservadora. Paralelamente, lidam com seus problemas pessoais e familiares, e se preparam para um decisivo jogo internacional.
Para mais informações, acesse o Instagram do Cine Paredão.
O projeto de extensão CineBuñuel, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o longa metragem Noche de Fuego (2021), de Tatiana Huezo, nesta sexta-feira, dia 25 de abril, às 19h, na Sala de Projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no 1º andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A projeção integra o Ciclo El Coraje del Pueblo, uma seleção de filmes que abordam as diferentes maneiras com que as coletividades se unem e organizam para enfrentar as opressões a que são submetidas. O filme contará com o áudio original em espanhol e legendas em portugues.
Sinopse
O filme é uma adaptação do romance Reze pelas Mulheres Roubadas, de Jennifer Clement, e se passa no interior do México. Territórios em disputa são um ambiente perigoso para se viver e a violência penetra todas as esferas do cotidiano, transformando a maneira como as pessoas se relacionam. A passagem da infância para a adolescência expõe as meninas ao risco constante de sequestro e suas mães tentam de tudo para protegê-las. Muitas famílias vão embora de suas terras, e as que decidem ficar precisam desenvolver estratégias de sobrevivência.
Noche de Fuego é o primeiro longa-metragem de ficção da diretora salvadoreña radicada no México, que já tinha em seu currículo três longas documentais. O filme foi exibido em festivais importantes como San Sebastián e na mostra Um Certo Olhar, de Cannes.
O CineBuñuel é um projeto que tem por objetivo difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história.
O Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração do Sistema Estuarino de Laguna e Adjacências (PELD SELA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizará o lançamento do documentário Garbo: A elegância é coletiva, em 30 de abril, às 18h. O evento, promovido pelo Departamento de Ecologia e Zoologia em parceria com o Centro de Ciências Biológicas (CCB), ocorrerá no Auditório do CCB.
Garbo mergulha em um fenômeno raro que acontece entre pescadores locais de tarrafa e golfinhos na cidade de Laguna (SC). Lá, os chamados ‘Botos de Laguna’, como são conhecidos, cooperam com os humanos durante a temporada da tainha, período em que os peixes são abundantes na região.
O filme propõe uma análise ecossistêmica do tema, dando destaque ao papel da ciência realizada pelo Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração do Sistema Estuarino de Laguna e Adjacências, um projeto com diferentes frentes de pesquisa, conduzidas simultaneamente em todo o sistema estuarino, onde rio e mar se encontram. O documentário reflete sobre a importância do respeito, da empatia e da cooperação entre as partes que compõem o todo, em uma análise com elegância e ‘garbo’ da integração entre ciência, arte e consciência ambiental.
O evento é uma realização da Mysticeta Films e do projeto Peld Sela, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e da UFSC.
Mais informações na página do Instagram do CCB.
O projeto Cinema e Alzheimer exibe o filme Poesia (2010) na segunda-feira, 5 de maio, às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Campus da Trindade, em Florianópolis. A exibição é gratuita e aberta ao público.
O drama sul-coreano, do diretor Lee Chang-dong, acompanha Mija, uma avó que descobre e lida com as consequências de um crime hediondo comedido pelo neto, ao mesmo tempo que percebe os primeiros sinais de demência. É nas aulas de poesia que ela descobre um novo sentido para a vida. O evento contará com a presença da professora Chrissie Ferreira de Carvalho, do Departamento de Psicologia da UFSC, que debaterá o filme ao final da exibição.
O projeto é coordenado por André Carvalho, do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit) e bolsista de pós-doutorado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), tendo apoio do Núcleo de Estudos Benjaminianos da UFSC. A iniciativa faz exibições mensais de filmes de países diversos que abordam o Alzheimer e outras demências, seguido de debate entre convidados e público.
Para mais informações, acesse o Instagram do projeto.
O projeto CineBuñuel da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o longa-metragem La Patagonia rebelde, de Héctor Olivera, nesta sexta-feira, 9 de maio, às 19h. A exibição ocorre na Sala de Projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), em Florianópolis.
La Patagonia rebelde é um filme de 1974, baseado no livro Los vengadores de la Patagonia trágica, de Osvaldo Bayer. A história se passa no início dos anos 1920, em um contexto de embates entre as classes operárias e os latifundiários argentinos. Apoiados pelas autoridades, os latifundiários exercem repressão violenta às tentativas de articulação política dos trabalhadores.
A intensificação dos conflitos culmina em uma rebelião contra os patrões e as instituições. O governo de Hipólito Yrigoyen envia o tenente Zavala para conduzir as negociações, mas as elites agrárias conspiram para extrair mais benefícios às custas dos trabalhadores, aumentando a insatisfação e os protestos. Zavala então, levará a cabo a ordem de reprimir a insurgência a qualquer custo.
A projeção de La Patagonia rebelde integra o Ciclo El Coraje del Pueblo, uma seleção de filmes que abordam as diferentes maneiras com que as coletividades se unem e organizam para enfrentar as opressões a que são submetidas. O CineBuñuel é um projeto de extensão da UFSC que tem por objetivo difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história.
Com áudio original em espanhol e legendas em português, a exibição é aberta ao público e a entrada é gratuita.
O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme La Cocina, dirigido por Alonso Ruizpalacios, em 16 de maio, sexta-feira, às 19h.
Na cozinha abafada de um restaurante da Times Square, onde culturas de todo o mundo se misturam durante a hora do almoço, o chef Pedro (Raúl Briones Carmona), imigrante ilegal, está dividido entre o estresse do trabalho e seu romance complicado com a garçonete Julia (Rooney Mara). Quando a quantia de US$ 823,78 desaparece do caixa na noite anterior, a desconfiança se espalha e as tensões colocam em risco as frágeis esperanças da equipe.
Mais informações no Instagram do projeto.
O Grupo de Xadrez Aberto da UFSC, projeto de extensão do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (CDS/UFSC), promoverá, na quarta-feira, 28 de maio, em frente à Reitoria I, das 11h30 às 13h, a 3ª edição da Simultânea de Xadrez na Feirinha da UFSC. Nesta edição, a simultanista será Beatriz Frattini, uma atleta em ascensão no cenário enxadrístico brasileiro.
Frattini, 20 anos, é estudante de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nascida em Socorro, São Paulo, joga xadrez desde os 11 anos de idade. Em 2019, conquistou o título de Candidata a Mestre Feminina (CMF) pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE). É tricampeã brasileira (2018, 2019, 2021) e campeã sul-americana escolar (2018). Representou a UFSC nos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs) de 2024, conquistando o ouro na modalidade individual e contribuindo para a vitória coletiva da equipe feminina. Além disso, representou Santa Catarina nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e tem se destacado em competições nacionais.
As inscrições para participação na simultânea serão realizadas no local. A 3ª edição da Simultânea de Xadrez na Feirinha da UFSC conta com o apoio do Departamento de Esporte, Cultura e Lazer da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (DECL/SeCArtE). Mais informações podem ser encontradas no perfil do Instagram @xadrezufsc.
>> Serviço
O quê: 3ª edição da Simultânea de Xadrez na Feirinha da UFSC
Quando: 28/05/2025 | quarta-feira | das 11h30 às 13h
Onde: em frente à Reitoria I | Praça da Cidadania – UFSC
Quanto: evento gratuito e aberto para toda toda comunidade, inscrições no local
Informações: Grupo de Xadrez Aberto da UFSC – @xadrezufsc
O projeto Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme O Crepúsculo do Pé Grande, de 2024, dos diretores David e Nathan Zellner, nesta sexta-feira, 30 de maio, às 19h, no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). O evento é gratuito e aberto ao público, com classificação indicativa de 18 anos. Esta edição comemora o aniversário de 17 anos do projeto Cine Paredão, o cineclube há mais tempo em atividade ininterrupta em Santa Catarina.
A sessão faz parte dos eventos da Semana do Meio Ambiente 2025, realizada pela UFSC Sustentável de 26 a 31 de maio. A programação completa pode ser conferida no site UFSC Sustentável.
O Crepúsculo do Pé Grande
Nas florestas enevoadas da América do Norte, uma família de Pés-Grandes — possivelmente a última de sua espécie enigmática — embarca em uma jornada absurda, épica, hilária e, em última análise, comovente durante um ano. Gigantes peludos e nobres, eles lutam pela sobrevivência ao se verem em rota de colisão com o mundo ao redor em constante mudança.
Para mais informações, acesse o Instagram do Cine Paredão.
O projeto de pesquisa e extensão Ebó Epistêmico, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o lançamento do curta-metragem documental Fazendo Cruzos com Antropologias, Artes e Museologias nesta segunda-feira, 2 de junho, às 18h30, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). O documentário atravessa os caminhos construídos ao longo das cinco edições do projeto Fazendo Cruzos, realizado pelo Ebó Epistêmico na UFSC desde 2022.
Segundo as organizadoras, desde sua criação, o projeto Fazendo Cruzos se propõe a ser um espaço formativo que articula práticas pedagógicas no formato de evento acadêmico-científico-artístico-cultural de cunho interdisciplinar, com ênfase na produção e na circulação de saberes críticos sobre as relações raciais no Brasil. O documentário é um convite para vivenciar a potência das encruzilhadas e da afirmação da diversidade como princípio formativo, afirmam.
Na 1° edição, teve como tema Onde estão os artistas negros em Santa Catarina e, a partir da 2° edição, segue as temáticas de acordo com o plano de ensino da disciplina Estudos Afro-brasileiros do curso de Ciências Sociais da UFSC, realizando a transposição didática de autores, conceitos e debates discutidos na formação de educadores antirracistas.
Ao longo de suas cinco edições, a iniciativa tem promovido a ocupação dos espaços físicos – halls, corredores, jardins, salas de aula etc. – e institucionais da Universidade, com práticas que transcendem os limites da educação formal de uma sala de aula tradicional. Por meio de rodas de conversas, oficinas, performance, exposições e intervenções urbanas, o Fazendo Cruzos mobiliza epistemologias negras, trazendo reflexões sobre a constituição do campo das relações raciais e os dispositivos de reprodução das desigualdades na universidade pública brasileira.
Vinculado ao Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (Nuer) e ao Laboratório Universitário de Política, Direitos, Conflitos e Antropologia (Lupa), o Ebó Epistêmico é ministrado e coordenado pelas professoras Flávia Medeiros e Alexandra Alencar, do Departamento de Antropologia, em parceria com a professora Thainá Castro, do curso de Museologia da UFSC.
Para mais informações, acesse o Instagram @eboepistemicoufsc.
O Ciclo de cinema alemão (Deutsches Kino) exibirá o filme Kadish para um amigo nesta sexta-feira, 6 de junho, às 19h. O evento é aberto para toda comunidade e ocorre no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC. Os filmes são exibidos a cada 15 dias, todas as sexta-feiras, sempre em língua alemão, com legendas em português.
O filme “Kadish para um amigo” é uma comédia dramática que conta a história de Ali que mudou-se há pouco para Berlin. Como refugiado do Líbano está em causa a sua permanência na Alemanha. Os garotos da vizinhança colocam-no perante um teste de coragem: assaltar o apartamento de um vizinho idoso, emigrante judeu russo. A seguir, Ali tem que reparar os prejuízos causados ao velho para evitar ser deportado.
Alunos do curso de Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem o evento Ficorremediação em Lagos Urbanos Eutrofizados, no dia 7 de junho, das 13h30 às 17h, no Parque Natural Municipal do Córrego Grande, em Florianópolis. A atividade faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente e busca aproximar a comunidade do conhecimento científico produzido na universidade.
Durante o evento, os visitantes poderão conhecer de perto o funcionamento do processo de biorremediação utilizando algas, entender os fatores que causam a eutrofização dos lagos e o papel das algas nesse processo. Haverá também exposição de espécies de algas, atividades interativas sobre monitoramento da água e rodas de conversa com os estudantes.
O projeto está relacionado à rampa filtrante de biorremediação instalada no lago do parque, desenvolvida e monitorada pelo Laboratório de Ficologia (LAFIC), do Departamento de Botânica da UFSC. Esse sistema utiliza algas para a remoção de poluentes e o controle da eutrofização, promovendo a melhoria da qualidade da água de forma natural e sustentável.
A proposta é conscientizar o público sobre a importância da qualidade da água e estimular o uso de tecnologias sustentáveis na restauração ambiental de áreas urbanas.
Mais informações no instagram do laboratório.
O Cineclube África no Cinema exibe o documentário Barcelone ou la mort (2008), do diretor franco-senegalês Idrissa Guiro, nesta terça-feira, 10 de junho, às 19h, no Museu da Imagem e do Som do Centro Integrado de Cultura (MIS/CIC), em Florianópolis. O evento é gratuito e aberto ao público.
O Cineclube África no Cinema é uma das atividades de extensão universitária promovidas pelo Laboratório de Estudos da História da África (Lehaf) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O projeto tem por objetivo geral a promoção da cultura cinematográfica com ênfase em filmes de diretores africanos, com produção africana e com filmagens em África. Visa divulgar a riqueza artística e cultural do continente africano através da exibição de filmes e promover conversas e debates sobre a produção cinematográfica africana e também sobre as representações da África no cinema. Os encontros são mensais e abertos ao público em geral.
África no Cinema tem curadoria dos pesquisadores Alex Brandão, Leonardo Breda e Renata Dariva do Lehaf/UFSC, laboratório coordenado pelo professor Sílvio Marcus de Souza Correa. O cineclube tem apoio institucional da Aliança Francesa de Florianópolis e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do MIS. Após a exibição, a equipe que conduz o projeto realiza uma roda de conversa sobre o filme e temas correlatos.
Sinopse
De um subúrbio de Dacar, partem para Europa frágeis barcos, símbolos de uma batalha e de um povo: pescadores privados de seu ganha-pão pela globalização e levados a se comprometerem com o perigoso negócio de transporte de clandestinos para a Espanha. Um país com dificuldades para oferecer um futuro a seus jovens. Em cada família, alguém sonha em partir, a qualquer custo, para alcançar “Barcelona”, uma palavra que é símbolo do sonho europeu.
O cineclube Cinecittà, do curso de graduação em Letras Italiano da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Leitorado Italiano in loco, exibe o filme Il Postino (“O carteiro e o poeta”, 1994), dos diretores Massimo Troisi e Michael Radford, nesta sexta-feira, 13 de junho, às 15h. Aberta ao público e com entrada gratuita, a exibição será realizada na Sala Machado de Assis, no bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).
Sinopse
Durante seu exílio em uma ilha do sul da Itália, Pablo Neruda conhece Mario, um homem simples que fica encarregado de entregar a intensa correspondência do poeta. Aos poucos os dois homens, tão diferentes um do outro, se tornam amigos.
Gênero: Comédia/Romance; Duração: 1h48min.
Para mais informações, acesse @letrasitalianoufsc e @cinecitta.ufsc no Instagram.
O Cine Paredão, projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe nesta sexta-feira, 13 de junho, às 19h, o filme Il Mare (2000), A casa à beira-mar em português, do diretor Hyun-seung Lee. A exibição é gratuita e aberta ao público, e ocorre no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).
Sinopse
Eun-joo, ao mudar-se da casa conhecida como ‘Il Mare’, deixa um cartão de natal para o eventual novo morador, em 1999. Neste cartão, ela pede para que este novo proprietário envie para o seu novo endereço a correspondência recebida em seu nome. Em 1997, Sung-hyun, o primeiro proprietário de ‘Il Mare’, encontra o cartão de natal de Eun-joo. Percebem então que estão separados por dois anos no tempo, mas que podem se comunicar através da caixa de correio.
Gênero: romance/fantasia; duração: 1h45min; classificação indicativa: 12 anos.
Assista ao trailer de Il Mare:
Para mais informações, acesse o Instagram do Cine Paredão.
O projeto de extensão Cine Ata-me, promovido pelo Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (NÓS), do Centro de Ciências da Educação (CED), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), terá uma edição especial com o Núcleo de Estudos em Ensino, Neurodiversidade e Arte (NENA) do Centro de Ciências da Saúde (CCS), o encontro Nena Em Cena é aberto a comunidade. Haverá exibição do filme A substância, de Coralie Fargeat, com posterior debate.
O encontro será na próxima sexta-feira, 27 de junho, às 19h, no Auditório do Museu Victor Meirelles, em Florianópolis.
O evento tem o propósito de promover debates sobre saúde mental, enquanto um tema sensível para se pensar na produção social da identidade e da diferença. De acordo com os organizadores, o tema da saúde mental tornou-se urgente para os campos da Educação e da Saúde, principalmente após a pandemia da Covid-19.
Para mais informações acesse a página oficial do museu.
Com o apoio do projeto de extensão Yoga e meditação para todos, desenvolvido no Departamento de Libras do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será promovida a palestra Meditação para o foco e alívio do estresse: Uma abordagem budista, na quarta-feira, 9 de julho, a partir das 19h30, no Templo Ecumênico, no bairro Trindade, no Campus de Florianópolis.
A atividade terá tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o público surdo.
O evento, que é parte da turnê Artes Místicas Tibetanas, contará ainda com música e cânticos monásticos sagrados. A organização é do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), da Tibet House Brasil e do Drepung Loseling Monastery. Os interessados têm de fazer inscrições, até o horário do evento, através de link. Os ingressos custam de R$ 45 a R$ 85. O evento dá direito a certificado de duas horas como projeto de extensão.
A palestra Meditação para o foco e alívio do estresse: uma abordagem budista será ministrada pelo mestre Geshe Lobsang Dhondup. A apresentação de música e cânticos monásticos sagrados será feita por monges tibetanos do Monastério Drepung Loseling, no Sul da Índia. A turnê Artes Místicas Tibetanas passa por 12 municípios brasileiros e integra as comemorações pelos 90 anos do XIV Dalai Lama, que acontecem por todo o mundo ao longo de 2025.
Os cânticos sagrados dos monges tibetanos que serão apresentados na UFSC são conhecidos como zokkay (acorde completo), no qual cada monge emite múltiplos tons simultaneamente (overtone). A experiência sonora, visual e espiritual tem sido reconhecida por sua beleza, profundidade meditativa e poder transformador. Os monges do Monastério Drepung Loseling já foram indicados ao prêmio Grammy.