Calendário de Eventos UFSC

maio
9
qui
Assembleia para marcha no Fazendo Gênero 13
maio 9@18:00

Nesta quinta-feira, 9 de maio, a partir das 18h, será realizada assembleia de construção para a marcha que ocorrerá durante o Fazendo Gênero 13 (FG 13), evento promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A marcha é um movimento feminista, anticapitalista e antirracista que acontece tradicionalmente durante o Fazendo Gênero, com o propósito de celebrar as conquistas e escutar as pessoas e comunidades que compõe o evento.

A ação é organizada coletivamente com o objetivo “de ouvir novas vozes e propostas, valorizar saberes e ampliar horizontes de estudo e de ativismo”, de acordo com os organizadores. O encontro desta quinta-feira será promovido na Central Única de Trabalhadores (CUT), na Praça Olívio Amorim, no Centro de Florianópolis.

Mais informações na página do evento.

out
10
qui
Visita técnica para docentes – FIESC e C-Pack
out 10@7:30 – 14:00
Visita técnica para docentes - FIESC e C-Pack @ Saída do estacionamento do Centro Socioeconômico (CSE)

O Academy UFSC, projeto do Departamento de Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (Sinova/UFSC), promove uma visita técnica exclusiva para docentes às sedes do C-Pack Creative Packaging, empresa de fabricação de embalagens plásticas com foco em soluções para os setores farmacêutico e cosmético, e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

O objetivo da visita é estreitar as relações entre a universidade e a indústria catarinense. A atividade ocorre nesta quinta-feira, 10 de outubro. O ponto de encontro para a saída da UFSC é o estacionamento do Centro Socioeconômico (CSE), às 7h30, com retorno previsto para as 14h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela plataforma Sympla.

mar
25
ter
Encontro da Associação de Consumidores de Alimentos Agroecológicos e Orgânicos de Florianópolis e Região
mar 25@15:00

O projeto Célula de Consumidores Responsáveis (CCR’s) e o Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (Lacaf), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam, na terça-feira, 25 de março, às 15h, um encontro da Associação de Consumidores de Alimentos Agroecológicos e Orgânicos de Florianópolis e Região. A pauta do encontro é o debate do Estatuto da Associação, antes da assembleia de fundação da entidade.

O evento será realizado no Auditório PGA, do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC, no Itacorubi, em Florianópolis, e contará com transmissão on-line via Google Meet, possibilitando a participação de consumidores e apoiadores de diversas localidades.

A iniciativa é fruto de um processo de mobilização que teve início em dezembro de 2024, com o primeiro Encontro de Consumidores/as da Grande Florianópolis, que reuniu pessoas por uma alimentação saudável, consumo responsável e futuro sustentável. A partir desse encontro, foi formada uma comissão dedicada à estruturação da associação, com o apoio do Lacaf/UFSC e das CCRs.

Desde então, a comissão tem se reunido regularmente, consolidando os princípios, diretrizes e estatuto da futura entidade. Agora, o evento marca mais um passo rumo à oficialização da associação, com o debate e aprovação do estatuto e a eleição da diretoria e do conselho, passos essenciais para sua consolidação e atuação na sociedade.

Segundo os organizadores, o evento representa um marco na construção da primeira associação de consumidores da Grande Florianópolis, com o propósito de fortalecer a agroecologia, incentivar cadeias curtas de comercialização e democratizar o acesso a alimentos saudáveis, sem agrotóxicos e oriundos da agricultura familiar.

“A realização deste evento é de extrema relevância para a Universidade e para a sociedade, pois fortalece a relação entre ensino, pesquisa e extensão, promovendo um espaço de debate e ação em prol de um consumo mais responsável e sustentável. Além disso, a associação contribuirá diretamente para a valorização da agricultura familiar, a ampliação do acesso a alimentos saudáveis e o incentivo a práticas econômicas mais solidárias e ecológicas”, afirmam.

A organização também ressalta que a participação de consumidores, agricultores, pesquisadores, estudantes e apoiadores é fundamental para consolidar essa iniciativa e fortalecer a construção de um modelo de consumo consciente e de comercialização justa.

Os interessados em acompanhar a organização da Associação e da assembleia de fundação podem obter mais informações por meio do site ou Instagram do Lacaf/UFSC e do Instagram da Célula de Consumidores Responsáveis.

 

jun
5
qui
Assembleia de Fundação da Associação de Consumidores de Alimentos Agroecológicos e Orgânicos de Florianópolis e Região
jun 5@18:00 – 21:00
Assembleia de Fundação da Associação de Consumidores de Alimentos Agroecológicos e Orgânicos de Florianópolis e Região @ Auditório do Centro Socioeconômico (CSE)

A primeira Associação de Consumidores de Alimentos Agroecológicos e Orgânicos de Florianópolis e Região será oficializada nesta quinta-feira, 5 de junho, com sua Assembleia de Fundação. O encontro ocorre às 18h, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC, e reunirá consumidores, estudantes, pesquisadores e membros da comunidade interessados em agroecologia e consumo responsável. As inscrições podem ser feitas pelo formulário on-line.

A atividade é organizada em parceria com membros do Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (Lacaf/UFSC), ligados ao Projeto Célula de Consumidores Responsáveis (CCRs), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas da UFSC. As CCRs promovem a venda direta de alimentos agroecológicos entre consumidores e agricultores certificados pela Rede Ecovida de Agroecologia. A organização também conta com uma comissão de voluntários, composta por pessoas engajadas no consumo responsável.

A programação da assembleia começará com uma fala de boas-vindas, que resgatará o processo de mobilização que deu origem à Associação. Em seguida, será realizada a leitura, a análise e a votação do Estatuto Social, passo fundamental para estabelecer as bases legais e os valores que nortearão as ações. Na terceira etapa, será eleita a diretoria e o conselho fiscal.

A iniciativa é fruto de um processo de mobilização que teve início em dezembro de 2024, com o primeiro Encontro de Consumidores/as da Grande Florianópolis, que reuniu pessoas por uma alimentação saudável, consumo responsável e futuro sustentável. A partir desse encontro, foi formada uma comissão dedicada à estruturação da associação, com o apoio do Lacaf/UFSC e das CCRs. Em março de 2025, outro encontro debateu o estatuto da Associação.

Mais informações pelo site do Lacaf ou pelo Instagram @lacaf_ufsc @ccr_celulasconsumo.

jul
9
qua
Meditação com cânticos budistas e tradução em Libras
jul 9@19:30 – 21:30

Com o apoio do projeto de extensão Yoga e meditação para todos, desenvolvido no Departamento de Libras do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será promovida a palestra Meditação para o foco e alívio do estresse: Uma abordagem budista, na quarta-feira, 9 de julho, a partir das 19h30, no Templo Ecumênico, no bairro Trindade, no Campus de Florianópolis.

A atividade terá tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o público surdo.

O evento, que é parte da turnê Artes Místicas Tibetanas, contará ainda com música e cânticos monásticos sagrados. A organização é do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), da Tibet House Brasil e do Drepung Loseling Monastery. Os interessados têm de fazer inscrições, até o horário do evento, através de link. Os ingressos custam de R$ 45 a R$ 85. O evento dá direito a certificado de duas horas como projeto de extensão.

A palestra Meditação para o foco e alívio do estresse: uma abordagem budista será ministrada pelo mestre Geshe Lobsang Dhondup. A apresentação de música e cânticos monásticos sagrados será feita por monges tibetanos do  Monastério Drepung Loseling, no Sul da Índia. A turnê Artes Místicas Tibetanas passa por 12 municípios brasileiros e integra as comemorações pelos 90 anos do XIV Dalai Lama, que acontecem por todo o mundo ao longo de 2025.

Os cânticos sagrados dos monges tibetanos que serão apresentados na UFSC são conhecidos como zokkay (acorde completo), no qual cada monge emite múltiplos tons simultaneamente (overtone). A experiência sonora, visual e espiritual tem sido reconhecida por sua beleza, profundidade meditativa e poder transformador. Os monges do Monastério Drepung Loseling já foram indicados ao prêmio Grammy.