O Portal de Periódicos da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza o VII Ciclo de Debates Periódicos UFSC, entre 13 e 15 de maio, de forma totalmente remota, com transmissão pelo canal do YouTube da BU. Realizado desde 2009, o Ciclo tem como objetivo proporcionar aos participantes o acesso às principais inovações em torno do gerenciamento de periódicos científicos e portais de periódicos, sobretudo à troca de experiência entre editores, docentes, bibliotecários, pesquisadores e demais interessados.
As inscrições são gratuitas e estão disponíveis pelo formulário on-line. Os participantes receberão certificado equivalente a 12 horas.
Segundo os organizadores, a realização digital do evento visa expandir seu alcance para outras regiões e instituições. “A programação busca sempre atender ao interesse nacional, contribuindo de forma prática para a formação de gestores de periódicos científicos no âmbito da execução de tarefas relacionadas à gestão editorial em sua totalidade”, afirmam.
Programação:
13/05 – Terça-feira
10h – Introdução ao Open Journal System 3.5 – Diego Abadan (Lepidus Tecnologia)
14h – Inteligência Artificial e editoração de periódicos científicos – Ricardo Limongi (UFG)
14/05 – Quarta-feira
10h – Métricas alternativas como forma de medir o impacto das produções científicas – Germana Barata (Unicamp)
14h – Avaliação por pares: desafios e tendências – Paula Carina de Araújo (UFPR)
15/05 – Quinta-feira
10h – A confirmar
14h – Proteção de dados em periódicos científicos: LGPD, bases de dados e ética científica – Walter Couto (IBICT)
Para mais informações, acesse o site do evento.
O Portal de Periódicos da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza o VII Ciclo de Debates Periódicos UFSC, entre 13 e 15 de maio, de forma totalmente remota, com transmissão pelo canal do YouTube da BU. Realizado desde 2009, o Ciclo tem como objetivo proporcionar aos participantes o acesso às principais inovações em torno do gerenciamento de periódicos científicos e portais de periódicos, sobretudo à troca de experiência entre editores, docentes, bibliotecários, pesquisadores e demais interessados.
As inscrições são gratuitas e estão disponíveis pelo formulário on-line. Os participantes receberão certificado equivalente a 12 horas.
Segundo os organizadores, a realização digital do evento visa expandir seu alcance para outras regiões e instituições. “A programação busca sempre atender ao interesse nacional, contribuindo de forma prática para a formação de gestores de periódicos científicos no âmbito da execução de tarefas relacionadas à gestão editorial em sua totalidade”, afirmam.
Programação:
13/05 – Terça-feira
10h – Introdução ao Open Journal System 3.5 – Diego Abadan (Lepidus Tecnologia)
14h – Inteligência Artificial e editoração de periódicos científicos – Ricardo Limongi (UFG)
14/05 – Quarta-feira
10h – Métricas alternativas como forma de medir o impacto das produções científicas – Germana Barata (Unicamp)
14h – Avaliação por pares: desafios e tendências – Paula Carina de Araújo (UFPR)
15/05 – Quinta-feira
10h – A confirmar
14h – Proteção de dados em periódicos científicos: LGPD, bases de dados e ética científica – Walter Couto (IBICT)
Para mais informações, acesse o site do evento.
O Portal de Periódicos da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza o VII Ciclo de Debates Periódicos UFSC, entre 13 e 15 de maio, de forma totalmente remota, com transmissão pelo canal do YouTube da BU. Realizado desde 2009, o Ciclo tem como objetivo proporcionar aos participantes o acesso às principais inovações em torno do gerenciamento de periódicos científicos e portais de periódicos, sobretudo à troca de experiência entre editores, docentes, bibliotecários, pesquisadores e demais interessados.
As inscrições são gratuitas e estão disponíveis pelo formulário on-line. Os participantes receberão certificado equivalente a 12 horas.
Segundo os organizadores, a realização digital do evento visa expandir seu alcance para outras regiões e instituições. “A programação busca sempre atender ao interesse nacional, contribuindo de forma prática para a formação de gestores de periódicos científicos no âmbito da execução de tarefas relacionadas à gestão editorial em sua totalidade”, afirmam.
Programação:
13/05 – Terça-feira
10h – Introdução ao Open Journal System 3.5 – Diego Abadan (Lepidus Tecnologia)
14h – Inteligência Artificial e editoração de periódicos científicos – Ricardo Limongi (UFG)
14/05 – Quarta-feira
10h – Métricas alternativas como forma de medir o impacto das produções científicas – Germana Barata (Unicamp)
14h – Avaliação por pares: desafios e tendências – Paula Carina de Araújo (UFPR)
15/05 – Quinta-feira
10h – A confirmar
14h – Proteção de dados em periódicos científicos: LGPD, bases de dados e ética científica – Walter Couto (IBICT)
Para mais informações, acesse o site do evento.
O Núcleo de Pesquisa e Educação na Pequena Infância (Nupein) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o XXXIII Ciclo de Debates sobre a Educação Infantil nos dias 29 de abril, 20 de maio e 17 de junho. O evento será on-line, transmitido no canal do Nupein no YouTube, às 19h30. A iniciativa visa à continuidade e solidificação do espaço de formação e de articulação da Universidade com as redes públicas de ensino catarinense. A tradição dos Ciclos de Debates do Nupein vem garantindo a divulgação das pesquisas mais recentes desenvolvidas pela UFSC em torno da Educação das crianças de 0 a 6 anos em creches e pré-escolas.
O movimento de produção acadêmica oriundo do programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) tem mantido atualizada a divulgação das pesquisas para os(as) professores(as) que atuam diretamente na educação infantil pública. Na versão 2025.1, haverá participação de pesquisadoras seniores, em encontros mensais on-line, com disponibilidade de ampla quantidade de vagas destinadas aos estudantes e professores. A participação dá direito a certificado de 20 horas.
Programação:
29 de abril – Centro de puericultura Beatriz Ramos: berço da creche em Santa Catarina na década de 1940. Ministrante: Rosa Batista.
20 de maio – Sabia que eu sei falar crioulo?: uma abordagem interseccional da agência de crianças migrantes, desde bebês, no contexto da Educação Infantil. Ministrante: Débora Reis Schnekemberg.
17 de junho – Proposições para uma Pedagogia antirracista para bebês: uma perspectiva teórico-crítica sobre racismo e branquitude nos Estudos da Infância em países europeus em língua inglesa. Ministrante: Cintia Cardoso.
O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza a 15ª edição da Jornada Discente, evento acadêmico de debate e de apresentação de pesquisas em andamento por mestrandos e doutorandos da área, de 27 a 29 de maio, em Florianópolis.
Com o tema “O Cenário Nacional da Pós-Graduação e a Pesquisa em Jornalismo”, a edição ocorre no primeiro semestre do ano, inaugurando um novo formato. O evento será dedicado exclusivamente às pesquisas dos discentes ingressantes em 2024, que apresentarão seus projetos e primeiras reflexões acadêmicas.
A sessão de abertura conta com a presença de Jacques Mick, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Leslie Chaves, pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade e Werner Kraus Junior, pró-reitor de Pós-Graduação. Na mesa, discutirão o atual momento da pós-graduação no Brasil e seus impactos na pesquisa em jornalismo. A Jornada também será palco do lançamento do livro Jornalistas em aliança – Tecendo redes de proteção e resistência na formulação de uma perspectiva de gênero transnacional, da professora Jessica Gustafson, publicado pela Editora Insular.
Confira a programação no site da Jornada Discente.
O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o CinePet com a exibição do filme GIG – A uberização do trabalho em 27 de maio, terça-feira, às 19h. O evento ocorrerá no auditório do Centro Socioeconômico (CSE), em Florianópolis.
A exibição, em comemoração ao mês do trabalhador, será seguida por uma roda de conversa sobre a relação entre a plataformização do trabalho e a educação, com Astrid Baecker, professora do Centro de Ciências da Educação (CED), e Victor Silva Couto, motoboy e estudante de História da UFSC.
As inscrições são gratuitas e serão realizadas durante o evento. A participação dá direito a certificado de três horas.
Mais informação no site, no Instagram do PET Pedagogia ou pelo email ufscpetpedagogia@gmail.com.
O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza a 15ª edição da Jornada Discente, evento acadêmico de debate e de apresentação de pesquisas em andamento por mestrandos e doutorandos da área, de 27 a 29 de maio, em Florianópolis.
Com o tema “O Cenário Nacional da Pós-Graduação e a Pesquisa em Jornalismo”, a edição ocorre no primeiro semestre do ano, inaugurando um novo formato. O evento será dedicado exclusivamente às pesquisas dos discentes ingressantes em 2024, que apresentarão seus projetos e primeiras reflexões acadêmicas.
A sessão de abertura conta com a presença de Jacques Mick, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Leslie Chaves, pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade e Werner Kraus Junior, pró-reitor de Pós-Graduação. Na mesa, discutirão o atual momento da pós-graduação no Brasil e seus impactos na pesquisa em jornalismo. A Jornada também será palco do lançamento do livro Jornalistas em aliança – Tecendo redes de proteção e resistência na formulação de uma perspectiva de gênero transnacional, da professora Jessica Gustafson, publicado pela Editora Insular.
Confira a programação no site da Jornada Discente.
O programa Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de Santa Catarina (UAB/UFSC) organiza o I Encontro Latino-americano em Tecnologias para a Educação (Elatec), entre 28 e 30 de maio, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE), no campus de Florianópolis. O evento é direcionado a professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da educação que buscam compreender e aplicar, de forma crítica e inovadora, as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem. As inscrições para o evento custam R$ 75,00 e devem ser realizadas pelo site do Elatec.
Abordando temas como Inteligência Artificial na educação, Realidade Virtual, Aumentada e Realidade Mista e Ambientes Virtuais de Aprendizagem, o encontro irá oportunizar a troca de conhecimentos e o fortalecimento de redes e construção de novas parcerias na América Latina. Com o objetivo de promover diálogos nas interseções entre tecnologia e educação, como convidados nas palestras, discussões e debates, estarão pesquisadores reconhecidos na América Latina.
De acordo com os organizadores, o Elatec é um espaço de troca, reflexão e construção coletiva sobre os desafios e possibilidades do uso das tecnologias na educação. “Em um momento em que o mundo passa por intensas transformações digitais, o evento busca promover o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, fortalecendo redes de pesquisa e de práticas pedagógicas que integram linguagens diversas, metodologias ativas, tecnologias digitais, gamificação, educação online, ambientes imersivos e muito mais. Além disso, valoriza temas fundamentais como inclusão, acessibilidade, tecnologias assistivas e justiça social, contribuindo para uma educação mais equitativa e significativa”, afirmam.
Mais informações, ficha de inscrição e programação completa estão disponíveis no site do evento.
O Grupo de Xadrez Aberto da UFSC, projeto de extensão do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (CDS/UFSC), promoverá, na quarta-feira, 28 de maio, em frente à Reitoria I, das 11h30 às 13h, a 3ª edição da Simultânea de Xadrez na Feirinha da UFSC. Nesta edição, a simultanista será Beatriz Frattini, uma atleta em ascensão no cenário enxadrístico brasileiro.
Frattini, 20 anos, é estudante de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nascida em Socorro, São Paulo, joga xadrez desde os 11 anos de idade. Em 2019, conquistou o título de Candidata a Mestre Feminina (CMF) pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE). É tricampeã brasileira (2018, 2019, 2021) e campeã sul-americana escolar (2018). Representou a UFSC nos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs) de 2024, conquistando o ouro na modalidade individual e contribuindo para a vitória coletiva da equipe feminina. Além disso, representou Santa Catarina nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e tem se destacado em competições nacionais.
As inscrições para participação na simultânea serão realizadas no local. A 3ª edição da Simultânea de Xadrez na Feirinha da UFSC conta com o apoio do Departamento de Esporte, Cultura e Lazer da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (DECL/SeCArtE). Mais informações podem ser encontradas no perfil do Instagram @xadrezufsc.
>> Serviço
O quê: 3ª edição da Simultânea de Xadrez na Feirinha da UFSC
Quando: 28/05/2025 | quarta-feira | das 11h30 às 13h
Onde: em frente à Reitoria I | Praça da Cidadania – UFSC
Quanto: evento gratuito e aberto para toda toda comunidade, inscrições no local
Informações: Grupo de Xadrez Aberto da UFSC – @xadrezufsc
O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza a 15ª edição da Jornada Discente, evento acadêmico de debate e de apresentação de pesquisas em andamento por mestrandos e doutorandos da área, de 27 a 29 de maio, em Florianópolis.
Com o tema “O Cenário Nacional da Pós-Graduação e a Pesquisa em Jornalismo”, a edição ocorre no primeiro semestre do ano, inaugurando um novo formato. O evento será dedicado exclusivamente às pesquisas dos discentes ingressantes em 2024, que apresentarão seus projetos e primeiras reflexões acadêmicas.
A sessão de abertura conta com a presença de Jacques Mick, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Leslie Chaves, pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade e Werner Kraus Junior, pró-reitor de Pós-Graduação. Na mesa, discutirão o atual momento da pós-graduação no Brasil e seus impactos na pesquisa em jornalismo. A Jornada também será palco do lançamento do livro Jornalistas em aliança – Tecendo redes de proteção e resistência na formulação de uma perspectiva de gênero transnacional, da professora Jessica Gustafson, publicado pela Editora Insular.
Confira a programação no site da Jornada Discente.
O programa Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de Santa Catarina (UAB/UFSC) organiza o I Encontro Latino-americano em Tecnologias para a Educação (Elatec), entre 28 e 30 de maio, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE), no campus de Florianópolis. O evento é direcionado a professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da educação que buscam compreender e aplicar, de forma crítica e inovadora, as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem. As inscrições para o evento custam R$ 75,00 e devem ser realizadas pelo site do Elatec.
Abordando temas como Inteligência Artificial na educação, Realidade Virtual, Aumentada e Realidade Mista e Ambientes Virtuais de Aprendizagem, o encontro irá oportunizar a troca de conhecimentos e o fortalecimento de redes e construção de novas parcerias na América Latina. Com o objetivo de promover diálogos nas interseções entre tecnologia e educação, como convidados nas palestras, discussões e debates, estarão pesquisadores reconhecidos na América Latina.
De acordo com os organizadores, o Elatec é um espaço de troca, reflexão e construção coletiva sobre os desafios e possibilidades do uso das tecnologias na educação. “Em um momento em que o mundo passa por intensas transformações digitais, o evento busca promover o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, fortalecendo redes de pesquisa e de práticas pedagógicas que integram linguagens diversas, metodologias ativas, tecnologias digitais, gamificação, educação online, ambientes imersivos e muito mais. Além disso, valoriza temas fundamentais como inclusão, acessibilidade, tecnologias assistivas e justiça social, contribuindo para uma educação mais equitativa e significativa”, afirmam.
Mais informações, ficha de inscrição e programação completa estão disponíveis no site do evento.
O programa Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de Santa Catarina (UAB/UFSC) organiza o I Encontro Latino-americano em Tecnologias para a Educação (Elatec), entre 28 e 30 de maio, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE), no campus de Florianópolis. O evento é direcionado a professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da educação que buscam compreender e aplicar, de forma crítica e inovadora, as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem. As inscrições para o evento custam R$ 75,00 e devem ser realizadas pelo site do Elatec.
Abordando temas como Inteligência Artificial na educação, Realidade Virtual, Aumentada e Realidade Mista e Ambientes Virtuais de Aprendizagem, o encontro irá oportunizar a troca de conhecimentos e o fortalecimento de redes e construção de novas parcerias na América Latina. Com o objetivo de promover diálogos nas interseções entre tecnologia e educação, como convidados nas palestras, discussões e debates, estarão pesquisadores reconhecidos na América Latina.
De acordo com os organizadores, o Elatec é um espaço de troca, reflexão e construção coletiva sobre os desafios e possibilidades do uso das tecnologias na educação. “Em um momento em que o mundo passa por intensas transformações digitais, o evento busca promover o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, fortalecendo redes de pesquisa e de práticas pedagógicas que integram linguagens diversas, metodologias ativas, tecnologias digitais, gamificação, educação online, ambientes imersivos e muito mais. Além disso, valoriza temas fundamentais como inclusão, acessibilidade, tecnologias assistivas e justiça social, contribuindo para uma educação mais equitativa e significativa”, afirmam.
Mais informações, ficha de inscrição e programação completa estão disponíveis no site do evento.
O Laboratório de Psicologia da Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade Federal de Santa Catarina (Koan/UFSC) realiza o evento Sábado Gestáltico – Corpo em terapia neste sábado, 31 de maio, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), das 8h30 às 12h. A atividade faz parte do ciclo de palestras e/ou mesas-redondas sobre Gestalt-terapia, que ocorrem aos sábados pela manhã na UFSC. As atividades são abertas ao público, gratuitas, com inscrições prévias e certificados de participação. Realize a inscrição pelo Sympla.
Nesta edição, serão abordados temas relacionados aos aspectos do corpo e seus sofrimentos na perspectiva da clínica gestáltica. Serão apresentadas e debatidas situações potencialmente reais e suas possibilidades clínicas em gestalt-terapia.
O evento conta com as palestras Pessoa com dor crônica, ministrada pelo acupunturista e professor da UFSC Li Shih Min, e Fenomenologia do corpo em Gestalt-terapia, realizada pela professora de Psicologia da UFSC e coordenadora do Koan, Magda Zurba. As discussões serão mediadas por Lucas Gonçalves, estudante do curso de Psicologia da UFSC e membro do Koan.
Conforme os organizadores, os temas da mesa estão diretamente relacionados ao projeto de pesquisa em andamento Atenção em saúde mental: um estudo sobre políticas públicas, prevenção, promoção e modelos de cuidado, bem como ao projeto de extensão, também em andamento, Saúde mental a pessoas com dor crônica e/ou fibromialgia.
Para mais informações, acesse o site do evento. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail koan.cfh@contato.ufsc.br.
Alunos do curso de Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem o evento Ficorremediação em Lagos Urbanos Eutrofizados, no dia 7 de junho, das 13h30 às 17h, no Parque Natural Municipal do Córrego Grande, em Florianópolis. A atividade faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente e busca aproximar a comunidade do conhecimento científico produzido na universidade.
Durante o evento, os visitantes poderão conhecer de perto o funcionamento do processo de biorremediação utilizando algas, entender os fatores que causam a eutrofização dos lagos e o papel das algas nesse processo. Haverá também exposição de espécies de algas, atividades interativas sobre monitoramento da água e rodas de conversa com os estudantes.
O projeto está relacionado à rampa filtrante de biorremediação instalada no lago do parque, desenvolvida e monitorada pelo Laboratório de Ficologia (LAFIC), do Departamento de Botânica da UFSC. Esse sistema utiliza algas para a remoção de poluentes e o controle da eutrofização, promovendo a melhoria da qualidade da água de forma natural e sustentável.
A proposta é conscientizar o público sobre a importância da qualidade da água e estimular o uso de tecnologias sustentáveis na restauração ambiental de áreas urbanas.
Mais informações no instagram do laboratório.
O Núcleo de Pesquisa e Educação na Pequena Infância (Nupein) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o XXXIII Ciclo de Debates sobre a Educação Infantil nos dias 29 de abril, 20 de maio e 17 de junho. O evento será on-line, transmitido no canal do Nupein no YouTube, às 19h30. A iniciativa visa à continuidade e solidificação do espaço de formação e de articulação da Universidade com as redes públicas de ensino catarinense. A tradição dos Ciclos de Debates do Nupein vem garantindo a divulgação das pesquisas mais recentes desenvolvidas pela UFSC em torno da Educação das crianças de 0 a 6 anos em creches e pré-escolas.
O movimento de produção acadêmica oriundo do programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) tem mantido atualizada a divulgação das pesquisas para os(as) professores(as) que atuam diretamente na educação infantil pública. Na versão 2025.1, haverá participação de pesquisadoras seniores, em encontros mensais on-line, com disponibilidade de ampla quantidade de vagas destinadas aos estudantes e professores. A participação dá direito a certificado de 20 horas.
Programação:
29 de abril – Centro de puericultura Beatriz Ramos: berço da creche em Santa Catarina na década de 1940. Ministrante: Rosa Batista.
20 de maio – Sabia que eu sei falar crioulo?: uma abordagem interseccional da agência de crianças migrantes, desde bebês, no contexto da Educação Infantil. Ministrante: Débora Reis Schnekemberg.
17 de junho – Proposições para uma Pedagogia antirracista para bebês: uma perspectiva teórico-crítica sobre racismo e branquitude nos Estudos da Infância em países europeus em língua inglesa. Ministrante: Cintia Cardoso.
Os grupos de pesquisa Repercute, Comunic e Tema Didático da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem o 10° seminário do Ciclo de Debates: Plataformização da Educação Pública: do sul global ao contexto local na segunda-feira, 23 de junho, às 14h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube.
Com tema Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios, esta edição do ciclo terá como palestrantes os professores Carolina Israel, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Leonardo Cruz, da Universidade Federal do Pará (UFPA), com mediação do professor Éverton Almeida, da UFSC.
O seminário é promovido em parceria com a Formação de Educadores com Suporte em Meio Digital (Pontifícia Universidade Católica-SP), Learning, Media and Social Interactions (Universitat de Barcelona, Espanha) e o projeto Informed Collective Activism Regarding Real-Life Problems (Universidade de Lisboa, Portugal).
Para obter o certificado de três horas de participação no evento, é necessário realizar a inscrição pelo formulário on-line e acompanhar a transmissão do seminário no canal do YouTube do grupo Repercute.
Link da transmissão ao vivo:
O evento Pena Justa: Entre a norma e a realidade do sistema prisional brasileiro ocorre no dia 24 de junho, às 18h30, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina (CCJ/UFSC). A proposta é discutir as discrepâncias entre a legislação penal e a realidade vivida no sistema prisional brasileiro. A iniciativa é realizada pelos estudantes da segunda fase do curso de Direito da UFSC e vinculada ao projeto de extensão da disciplina de Direito Penal II.
Os convidados são Renê Beckmann Johann Júnior, coordenador do Núcleo Especializado de Política Criminal e Execução Penal da Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina, e Ana Paula Zimmermann de Meireles Phillippi, Chefe de Secretaria do Grupo de Monitoramento e Fiscalização dos Sistemas Prisional e Socioeducativo do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
O evento é aberto à comunidade e as inscrições podem ser feitas pelo formulário online.
O projeto de extensão Cine Ata-me, promovido pelo Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (NÓS), do Centro de Ciências da Educação (CED), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), terá uma edição especial com o Núcleo de Estudos em Ensino, Neurodiversidade e Arte (NENA) do Centro de Ciências da Saúde (CCS), o encontro Nena Em Cena é aberto a comunidade. Haverá exibição do filme A substância, de Coralie Fargeat, com posterior debate.
O encontro será na próxima sexta-feira, 27 de junho, às 19h, no Auditório do Museu Victor Meirelles, em Florianópolis.
O evento tem o propósito de promover debates sobre saúde mental, enquanto um tema sensível para se pensar na produção social da identidade e da diferença. De acordo com os organizadores, o tema da saúde mental tornou-se urgente para os campos da Educação e da Saúde, principalmente após a pandemia da Covid-19.
Para mais informações acesse a página oficial do museu.
O Coletivo Batalha do Conviva, juntamente com o Coletivo Batalha da 196, promove, na segunda-feira, 7 de julho, às 19h30, o Cine-Debate. Será exibido o documentário Resistência 196: Conectando arte e conhecimento, no Teatro Carmen Fossari da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no bairro Trindade, em Florianópolis. Após a exibição do documentário, haverá um debate com os rappers OG D’Silva, Urso do Tibu e Alcatéia.
O documentário aborda a história da Batalha da 196, única batalha de rap de Biguaçu. O filme mostra a luta e os desafios enfrentados pelo coletivo para manter as atividades do projeto. A 196 tem uma trajetória de 10 anos fomentando a cultura hip hop e transformando vidas através da arte. A batalha ocorre aos domingos, a partir das 18h, na Praça João Marcondes de Mattos, no quilômetro 196 (o qual dá nome ao projeto) da BR-101, no município de Biguaçu.
O documentário é dirigido por Maria Clara Souto, artista e produtora audiovisual; a apresentação é dos artistas Urso do Tibu, Alcatéia e OG D’Silva, que estão entre os idealizadores da Batalha da 196. O projeto foi realizado por meio de edital público da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer do município de Biguaçu (Secetul), com recursos da Lei Paulo Gustavo.
O Coletivo Batalha do Conviva realiza mensalmente atividades artístico-culturais abertas ao público no hall do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. As atividades incluem batalhas de rimas, declamação de poesias, grafite, danças etc. O projeto tem suas raízes na luta antirracista e busca enaltecer e divulgar a cultura afro-brasileira por meio de atividades que giram em torno do hip-hop, expressão cultural urbana que dialoga com a realidade brasileira.
Mais informações no Instagram da Batalha do Conviva oun o Instagram da Batalha da 196.
Com o apoio do projeto de extensão Yoga e meditação para todos, desenvolvido no Departamento de Libras do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será promovida a palestra Meditação para o foco e alívio do estresse: Uma abordagem budista, na quarta-feira, 9 de julho, a partir das 19h30, no Templo Ecumênico, no bairro Trindade, no Campus de Florianópolis.
A atividade terá tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o público surdo.
O evento, que é parte da turnê Artes Místicas Tibetanas, contará ainda com música e cânticos monásticos sagrados. A organização é do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), da Tibet House Brasil e do Drepung Loseling Monastery. Os interessados têm de fazer inscrições, até o horário do evento, através de link. Os ingressos custam de R$ 45 a R$ 85. O evento dá direito a certificado de duas horas como projeto de extensão.
A palestra Meditação para o foco e alívio do estresse: uma abordagem budista será ministrada pelo mestre Geshe Lobsang Dhondup. A apresentação de música e cânticos monásticos sagrados será feita por monges tibetanos do Monastério Drepung Loseling, no Sul da Índia. A turnê Artes Místicas Tibetanas passa por 12 municípios brasileiros e integra as comemorações pelos 90 anos do XIV Dalai Lama, que acontecem por todo o mundo ao longo de 2025.
Os cânticos sagrados dos monges tibetanos que serão apresentados na UFSC são conhecidos como zokkay (acorde completo), no qual cada monge emite múltiplos tons simultaneamente (overtone). A experiência sonora, visual e espiritual tem sido reconhecida por sua beleza, profundidade meditativa e poder transformador. Os monges do Monastério Drepung Loseling já foram indicados ao prêmio Grammy.