Calendário de Eventos UFSC

mar
8
sex
Cerimônia de entrega do Prêmio Mulheres na Ciência
mar 8@10:00

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza a cerimônia de entrega do Prêmio Mulheres na Ciência na sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher. O evento ocorre às 10h no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Bloco B, no Campus de Florianópolis.

O Prêmio Propesq – Mulheres na Ciência foi criado com o propósito de estimular, valorizar e dar visibilidade às mulheres da UFSC que fazem pesquisas científicas, tecnológicas e inovadoras, divulgando-as de forma ampla. O prêmio é outorgado a pesquisadoras pertencentes ao quadro permanente da UFSC e dividido em três áreas do conhecimento e em categorias de premiação, de acordo com o tempo de carreira acadêmica de cada pesquisadora.

Confira as contempladas na terceira edição do Prêmio:

Área do conhecimento Humanidades

Categoria Junior
Lia Vainer Schucman – Departamento de Psicologia – CFH

Categoria Plena
Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão – Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras – CCE

Categoria Sênior
Sandra Noemi Cucurullo de Caponi – Departamento de Sociologia e Ciência Política – CFH

Área do conhecimento Vida

Categoria Junior
Michele de Sá Dechoum – Departamento de Ecologia e Zoologia – CCB

Categoria Plena
Eleonora D’Orsi – Departamento de Saúde Pública – CCS

Área do conhecimento Exatas e da Terra

Categoria Junior
Adriana Passarella Gerola – Departamento de Química – CFM

Categoria Plena
Débora de Oliveira – Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos – CTC

Mais informações no site da premiação.

abr
24
qua
Premiação Expojor
abr 24@18:30

A premiação da VII EXPOJOR, edição 2024, para os melhores trabalhos do curso de Jornalismo da UFSC, será realizada nesta quarta-feira, 24/04, às 18h30, no Auditório do Centro Socioeconômico.

Os primeiros lugares serão premiados com troféus e certificados. São 39 trabalhos, dos quais 28 se inscreveram na categoria de Jornalismo (JO), um em Cinema e Audiovisual (CA), três na categoria Produção Transdisciplinar (PT) e sete em Rádio, TV e Internet (RT).

 

nov
22
sex
Reabertura do complexo arquitetônico histórico-cultural da UFSC
nov 22@18:00

A Universidade Federal de Santa Santa Catarina (UFSC) e a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) convidam para a solenidade que celebra a reabertura do complexo arquitetônico histórico-cultural composto pela Igrejinha da UFSC, Teatro Carmen Fossari e Casa do Divino; patrimônio histórico que passou por obras de reforma de revitalização.

O evento será realizado na próxima sexta-feira, 22 de novembro, às 18h na Igrejinha da UFSC, localizada na Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC, além da solenidade, a reabertura contará com apresentações artístico-culturais.

Programação

Igrejinha da UFSC
18h – Abertura com Coral e Banda Nós por Nós do Colégio de Aplicação
18h30 – Solenidade com pronunciamento de autoridades
19h – Encerramento com o Coral da UFSC

Teatro Carmen Fossari
20h – apresentação Cia de Dança da UFSC

📅 Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

Serviço

O quê: Reabertura do Departamento Artístico Cultural (DAC)
Quando: 22/11/2024 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade
Informações: dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br | 48 3721-3853

nov
27
qua
Prêmio Inova UFSC
nov 27@13:30

O Departamento de Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (Sinova/Propesq/UFSC) promove a  a cerimônia de premiação da primeira edição do Prêmio Inova UFSC no dia 27 de novembro, às 13h30, no auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos, campus Trindade, em Florianópolis. As inscrições para acompanhar e prestigiar o evento são gratuitas, vão até domingo, 10 de novembro, e podem ser realizadas pelo Sympla.

A premiação busca valorizar o surgimento de projetos e soluções inovadoras no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração da Universidade, a fim de fortalecer a cultura de inovação na academia e de fomentar os níveis de desenvolvimento de competências ligadas à geração, ao compartilhamento e à aplicação de novas ideias e conhecimentos. O prêmio se divide em cinco modalidades: Estudante de Graduação, Estudante de Pós-Graduação, Docente, Servidor Técnico-Administrativo e Equipe. Conheça os finalistas.

Para a diretora de Inovação da Sinova, Clarissa Stefani Teixeira, o prêmio reforça o compromisso da Universidade com a comunidade e também valoriza todo o potencial dos pesquisadores. “Queremos dar luz ao que vem sendo feito e como a pesquisa, a criatividade, a inovação e a tecnologia são motores de transformação para a sociedade”, destaca.

Mais informações na página da Sinova.

 

dez
11
qua
Final do Startup Mentoring 2024-2
dez 11@15:00
Final do Startup Mentoring 2024-2 @ Sapiens Parque

A Secretaria de Inovação (Sinova) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a Final do Programa Sinova UFSC Startup Mentoring 2024/2 na quarta-feira, dia 11 de dezembro, às 15h, no Sapiens Parque – Parque de Inovação de Florianópolis, no bairro Canasvieiras.

O evento reunirá finalistas do programa, mentores, jurados, e toda a comunidade interessada em inovação e empreendedorismo. Na ocasião, os participantes terão a chance de apresentar suas ideias de negócio e concorrer ao reconhecimento por seus esforços, criatividade e impacto no ecossistema empreendedor.

Além da apresentação dos projetos finalistas desenvolvidos ao longo do programa, haverá oportunidade de networking com especialistas e empreendedores e premiação para os melhores projetos. O evento é aberto a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e empreendedores.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo formulário.

Mais informações no site da Sinova.

mar
14
sex
Reabertura do Espaço Cultural Gênero e Diversidade
mar 14@11:00

Reabertura celebra os 20 anos do IEG e o Mês da Mulher. Foto: Divulgação

O Espaço Cultural Gênero e Diversidade (ECGD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será reaberto na sexta-feira, 14 de março, às 11h, na rua Desembargador Vitor Lima, nº 54 (em frente à Praça do Pida), no bairro Trindade, em Florianópolis. A programação contará com a cerimônia de inauguração, com a presença do reitor Irineu Manoel de Souza, da vice-reitora Joana Célia dos Passos, da deputada estadual Luciane Carminatti, e da coordenação do Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC), além do descerramento da placa de reinauguração. O evento Reabertura do Espaço Cultural Gênero e Diversidades celebra os 20 anos do IEG e o Mês da Mulher. A reabertura é organizada pelo ECGD/UFSC em parceria com o IEG. 

Após um processo de revitalização e modernização, o espaço foi restaurado para manter as características arquitetônicas originais e modernizado para atender às necessidades atuais, com reconfiguração da instalação elétrica e sanitários adaptados para acessibilidade. Os serviços de restauração, iniciados em agosto de 2024, buscaram preservar a arquitetura colonial moderna original da primeira metade do século XX. Foram mantidos elementos como a alvenaria de tijolos maciços queimados, as esquadrias (portas, janelas e aberturas) e os madeirames de sustentação do teto.  A pintura foi realizada em cores básicas da época (branco para as alvenarias e azul para as esquadrias), e o piso foi recuperado por meio de lixamento e calafetação.

O prédio que abriga o ECGD foi inaugurado em 20 de março de 1938 como Grupo Escolar Olívio Amorim, originalmente destinado ao Curso Primário Complementar. Em 1952, passou a oferecer também o Curso Normal Brigadeiro Silva Paes, que formava professores para o ensino primário. Com a transferência da escola para um novo endereço em 1975, a edificação foi incorporada ao patrimônio da UFSC, abrigando inicialmente o Departamento de Assuntos Estudantis (DAE) e, mais tarde, a Secretaria de Segurança Institucional (SSI). Em 2017, parte do prédio foi cedida ao Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC) para a criação do Espaço Cultural Gênero e Diversidades (ECGD/UFSC), um local dedicado a atividades artísticas, culturais e acadêmicas com perspectiva de gênero e diversidade.

O ECGD será um espaço multiuso, destinado a atividades que envolvem ensino, pesquisa e extensão, com foco em temas relacionados a gênero e diversidade. A programação incluirá exposições, palestras, workshops e eventos culturais.

Mais informações no site do IEG.

jul
9
qua
Meditação com cânticos budistas e tradução em Libras
jul 9@19:30 – 21:30

Com o apoio do projeto de extensão Yoga e meditação para todos, desenvolvido no Departamento de Libras do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será promovida a palestra Meditação para o foco e alívio do estresse: Uma abordagem budista, na quarta-feira, 9 de julho, a partir das 19h30, no Templo Ecumênico, no bairro Trindade, no Campus de Florianópolis.

A atividade terá tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o público surdo.

O evento, que é parte da turnê Artes Místicas Tibetanas, contará ainda com música e cânticos monásticos sagrados. A organização é do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), da Tibet House Brasil e do Drepung Loseling Monastery. Os interessados têm de fazer inscrições, até o horário do evento, através de link. Os ingressos custam de R$ 45 a R$ 85. O evento dá direito a certificado de duas horas como projeto de extensão.

A palestra Meditação para o foco e alívio do estresse: uma abordagem budista será ministrada pelo mestre Geshe Lobsang Dhondup. A apresentação de música e cânticos monásticos sagrados será feita por monges tibetanos do  Monastério Drepung Loseling, no Sul da Índia. A turnê Artes Místicas Tibetanas passa por 12 municípios brasileiros e integra as comemorações pelos 90 anos do XIV Dalai Lama, que acontecem por todo o mundo ao longo de 2025.

Os cânticos sagrados dos monges tibetanos que serão apresentados na UFSC são conhecidos como zokkay (acorde completo), no qual cada monge emite múltiplos tons simultaneamente (overtone). A experiência sonora, visual e espiritual tem sido reconhecida por sua beleza, profundidade meditativa e poder transformador. Os monges do Monastério Drepung Loseling já foram indicados ao prêmio Grammy.