Calendário de Eventos UFSC

nov
13
qua
Curso: Como fazer uma apresentação de impacto
nov 13@18:30

O Programa de Educação Tutorial (Grupo PET) do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza, nos dias 11 e 13 de novembro, às 18h30, o curso Como fazer uma Apresentação de Impacto. As aulas serão realizadas no Centro Tecnológico (CTC) e têm como público-alvo estudantes da graduação. Para participar, é necessário se inscrever no período de 22 de outubro a 9 de novembro através deste link. As vagas são limitadas e custam R$15. O curso dá direito a certificado de seis horas.

O curso será ministrado por membros do PET que já atuaram como monitores. Durante os dois dias de aula, os alunos vão aprender sobre o uso da ferramenta PowerPoint e como ter uma boa oratória. A aula sobre a ferramenta PowerPoint irá abordar os tópicos: introdução a ferramenta, transições, revisão, design, SmartArt e animações. Na aula em relação a oratória serão tratados os seguintes temas: como se preparar para uma apresentação, público-alvo, slides, voz, linguagem corporal e como lidar com o nervosismo.

O valor arrecadado será doado ao Projeto Amigos da Sopa, grupo voluntário de amparo a famílias carentes e assistência a pessoas em situação de rua.

Mais informações podem ser obtidas através da página do Grupo PET Engenharia de Produção, do Instagram ou contato pelo email petepsufsc@gmail.com ou WhatsApp (48) 3721-7060.

nov
22
sex
Minicurso de Introdução à Linguística Forense
nov 22@14:00 – 18:00

O minicurso gratuito Diálogos entre Linguística e Direito: uma introdução à Linguística Forense ocorre no dia 22 de novembro, das 14h às 18h, no Auditório Henrique Fontes, no Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A atividade é promovida pelo grupo de Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas).

A linguística forense é uma área de estudo que analisa a linguagem em contextos forenses, ou seja, em situações de interação entre a linguagem e os sistemas jurídico, judiciário e ético, além de policial. Considerando os contextos policiais e jurídicos de uso da linguagem, o curso pretende contribuir com a formação do profissional da área de Letras, atentando para a formação de peritos em linguagem que possam atuar na esfera jurídico-criminal.

Serão abordados temas como a relação entre Direito e linguagem, linguística forense como ramo da linguística aplicada; crimes de linguagem, discurso intolerante, fonética forense e laudo pericial, entre outros.

O palestrante será o juíz Roberto Lima Santos, do Tribunal Regional Federal da 4ª região. Roberto é pós-graduado em Linguística Forense pela Faculdade Unyleyia, mestre em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). A mediação será de Cristiane Martins, analista judiciária da Justiça Federal de Santa Catarina e doutoranda em Linguística pela UFSC.

Para participar, os interessados devem se inscrever de forma online.

Mais informações na página do grupo PoLiTicas.

mar
20
qui
Bootcamp Chainlink Florianópolis
mar 20@9:00 – 17:30

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será palco, no dia 20 de março, das 9h às 17h30, do Bootcamp Chainlink Florianópolis, uma iniciativa do Blockchain Rio em parceria com o Laboratório de Segurança em Computação (LabSEC) da UFSC.

O curso será realizado no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária (BU), em Florianopolis, e tem como objetivo ensinar desde os princípios básicos do blockchain até a criação de contratos inteligentes na rede Ethereum.

Programação

  • 9h00 – Recepção e apresentações
  • 9h30 – Início das aulas
  • 10h45 – Intervalo
  • 12h30 – Almoço
  • 14h00 – Retorno das aulas
  • 15h30 – Intervalo
  • 17h30 – Encerramento

O evento integra o circuito Blockchain on the Road, organizado pelo Blockchain Rio, que visa promover o debate sobre tecnologias emergentes em instituições de ensino e pesquisa em todo o país.

As inscrições são limitadas e devem ser feitas pelo link.

mar
29
sáb
Minicurso gratuito- Noções básicas de derivada e integral
mar 29@9:00 – 11:45
Minicurso gratuito- Noções básicas de derivada e integral @ sala EEL004, no térreo do prédio da Engenharia Elétrica, no CTC

O professor Walter Pereira Carpes Jr promove o minicurso Noções básicas de derivada e integral. Trata-se de uma introdução bem básica de derivadas e integrais, requerendo apenas conhecimentos já vistos no Ensino Médio. A ideia é apresentar os conceitos de maneira simplificada, focando nas interpretações física e geométrica. O curso pretende ser o mais claro possível, com muitas figuras, animações, exemplos, etc.

O objetivo é auxiliar os alunos que estão tendo contato com esses temas pela primeira vez, particularmente em disciplinas iniciais de Física e de Cálculo. O minicurso é aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição. O professor também oferece como recursos de aprendizagem as playlists disponibilizadas por ele no Youtube.

abr
1
ter
Escola de Verão e das Águas: ‘Emergência climática e o Turismo de Base Comunitária’
abr 1@18:00 – 21:00

A sessão de encerramento da IV Escola de Verão e das Águas (EVA) ocorre nesta terça-feira, 1º de abril, às 18h, no auditório da pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (CCS/UFSC), no campus da Trindade, em Florianópolis. A atividade é promovida pelo Laboratório de Estudos da Multifuncionalidade Agrícola e do Território, do Centro de Ciências Agrárias (LEMATE/CCA), e pelo do Programa de Educação Tutorial Educação do Campo (PET Educampo), do Centro de Ciências da Educação (CED).

A Escola de Verão e das Águas é um curso de extensão em formato de conferências on-line, cujo objetivo é fomentar e difundir o debate em torno das questões dos territórios, do meio rural, da qualidade de vida, do planejamento e do desenvolvimento. Em 2025, a IV Escola de Verão das Águas tem como tema o “Turismo de Base Comunitária no Contexto do Desenvolvimento Territorial Sustentável”.

O encerramento da IV Escola de Verão e das Águas se dará em formato híbrido, com sessão presencial às 19h, no auditório da pós-graduação do CCS, e transmissão ao vivo com o apoio técnico da equipe de assessoria de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Assessoramento, Perícia, Pesquisa e Informações de Santa Catarina (SINDASPI-SC) pelo canal do LEMATE no Youtube e também nos canais do Sindicato.

O tema da palestra será “Emergência climática e o Turismo de Base Comunitária: Caso da Comunidade Indígena Raposa 1, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, RR”.  A atividade será ministrada pelo coordenador do Projeto do Plano de Visitação Turística na Comunidade Indígena Raposa I, de Roraima, e consultor técnico em gestão de etnoturismo, Enoque Raposo, do povo Macuxi. Na sequência, a professora Marinês Walkowski apresentará uma síntese sobre o turismo de base comunitária e o desenvolvimento territorial sustentável a partir dos aprendizados da edição da Escola de Verão e das Águas deste ano. A sessão terá a mediação do professor Orlando Ednei Ferretti, professor do Departamento de Geociências da UFSC.

Na IV edição da Escola de Verão e das Águas, o tema central discutido foi o Turismo de Base Comunitária (TBC) em sua relação com o desenvolvimento rural sustentável. O TBC pode ser uma alternativa de geração de renda, promoção da qualidade de vida das populações rurais e povos tradicionais, preservação de saberes, além de uma experiência diferenciada e única para quem busca esse tipo de vivência turística. As sessões da EVA buscaram discutir alguns princípios fundamentais do TBC, tais como a relação patrimônio material e imaterial dos territórios, produtos de qualidade, governança, sustentabilidade ambiental, comercialização, políticas públicas.

Segundo a professora Thaise Costa Guzzatti, responsável pela organização desta edição da EVA, o TBC tem atraído cada vez mais pessoas e produzido um engajamento cada vez maior por conta das suas características de valorização da experiência de viagem como um ambiente em que o turista possa viver a vida local, experimentar a paisagem, os sabores e os saberes de modo autêntico e orgânico.

Para além das sessões síncronas virtuais que ocorreram em tempo real, o legado da EVA 2025 consiste na formação de um repositório de aulas gravadas através do canal do LEMATE no Youtube, que poderão ser acessadas por pessoas interessadas no tema a qualquer tempo.

O que: Emergência climática e o Turismo de Base Comunitária: Caso da Comunidade Indígena Raposa 1, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, RR
Quando: 01/04/2025
Onde: Auditório da pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) UFSC, Campus Trindade
18h: café com prosa
19h: palestras e debate

Para assistir on-line, acesse aqui.

Mias informações na página do Lemate ou Instagram.

abr
7
seg
Minicurso ‘Afro-Brazilian Women’s Lyric Poetry and Affect Theory in inter-American Context’
abr 7@10:00

O Programa de Pós-Graduação em Inglês da UFSC promove, no dia 7 de abril, o minicurso com o professor John Maddox, da Universidade do Alabama, intitulado Afro-Brazilian Women’s Lyric Poetry and Affect Theory in inter-American Context. A atividade é destinada a alunos de pós-graduação e começa às 10h, na sala 309, bloco B do Centro de Comunicação e Expressão. Para participar, é necessário encaminhar um e-mail para secretariappgiufsc@gmail.com até o dia 7 de abril.

O curso é destinado a estudantes e futuros pesquisadores em Estudos da Diáspora Africana. Seus principais objetivos são desenvolver habilidades formais de comunicação em inglês, uma compreensão introdutória da Teoria do Afeto e da escrita de mulheres negras em um contexto brasileiro e interamericano. Para mais informações, acesse: https://ppgi.posgrad.ufsc.br/arquivo/13006.

abr
23
qua
XX Escola Regional de Banco de Dados 2025
abr 23@14:00 – 21:00

O Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (INE/UFSC) organiza a XX Escola Regional de Banco de Dados (ERBD 2025), promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), de 23 a 25 de abril, no auditório de Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC). As inscrições devem ser feitas no site do evento, com preços que variam de R$ 40 a R$ 495, de acordo com o perfil do inscrito.

De acordo com os organizadores, o objetivo principal do evento, por se caracterizar como uma escola, é o aprimoramento de conhecimentos nesta área da Computação (Banco de Dados). A programação é variada, com palestras, minicursos e oficinas, dentre outros, e voltada principalmente a estudantes de graduação e de pós-graduação em Computação ou áreas afins. A comunidade em geral entusiastas da área também podem participar.

O tema da ERBD 2025 é Engenharia de Big Data. “Este tema é relevante atualmente na área de Bancos de Dados considerando a grande necessidade de mecanismos eficazes de modelagem, integração, armazenamento e acesso não apenas a dados gerados e mantidos na infraestrutura local de um sistema informatizado, mas também grandes volumes de dados heterogêneos coletados de diferentes fontes remotas de dados que necessitam ser transformados e devidamente ligados aos dados da infraestrutura para se tornarem úteis para processos de análise com vistas à geração de conhecimento útil para uma organização. Tais mecanismos constituem a base da engenharia de Big Data, que por sua vez é o alicerce da Ciência de Dados”, informa o site do evento.

Mais informações, na página do ERBD 2025.

abr
24
qui
XX Escola Regional de Banco de Dados 2025
abr 24@14:00 – 21:00

O Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (INE/UFSC) organiza a XX Escola Regional de Banco de Dados (ERBD 2025), promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), de 23 a 25 de abril, no auditório de Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC). As inscrições devem ser feitas no site do evento, com preços que variam de R$ 40 a R$ 495, de acordo com o perfil do inscrito.

De acordo com os organizadores, o objetivo principal do evento, por se caracterizar como uma escola, é o aprimoramento de conhecimentos nesta área da Computação (Banco de Dados). A programação é variada, com palestras, minicursos e oficinas, dentre outros, e voltada principalmente a estudantes de graduação e de pós-graduação em Computação ou áreas afins. A comunidade em geral entusiastas da área também podem participar.

O tema da ERBD 2025 é Engenharia de Big Data. “Este tema é relevante atualmente na área de Bancos de Dados considerando a grande necessidade de mecanismos eficazes de modelagem, integração, armazenamento e acesso não apenas a dados gerados e mantidos na infraestrutura local de um sistema informatizado, mas também grandes volumes de dados heterogêneos coletados de diferentes fontes remotas de dados que necessitam ser transformados e devidamente ligados aos dados da infraestrutura para se tornarem úteis para processos de análise com vistas à geração de conhecimento útil para uma organização. Tais mecanismos constituem a base da engenharia de Big Data, que por sua vez é o alicerce da Ciência de Dados”, informa o site do evento.

Mais informações, na página do ERBD 2025.

abr
25
sex
XX Escola Regional de Banco de Dados 2025
abr 25@14:00 – 21:00

O Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (INE/UFSC) organiza a XX Escola Regional de Banco de Dados (ERBD 2025), promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), de 23 a 25 de abril, no auditório de Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC). As inscrições devem ser feitas no site do evento, com preços que variam de R$ 40 a R$ 495, de acordo com o perfil do inscrito.

De acordo com os organizadores, o objetivo principal do evento, por se caracterizar como uma escola, é o aprimoramento de conhecimentos nesta área da Computação (Banco de Dados). A programação é variada, com palestras, minicursos e oficinas, dentre outros, e voltada principalmente a estudantes de graduação e de pós-graduação em Computação ou áreas afins. A comunidade em geral entusiastas da área também podem participar.

O tema da ERBD 2025 é Engenharia de Big Data. “Este tema é relevante atualmente na área de Bancos de Dados considerando a grande necessidade de mecanismos eficazes de modelagem, integração, armazenamento e acesso não apenas a dados gerados e mantidos na infraestrutura local de um sistema informatizado, mas também grandes volumes de dados heterogêneos coletados de diferentes fontes remotas de dados que necessitam ser transformados e devidamente ligados aos dados da infraestrutura para se tornarem úteis para processos de análise com vistas à geração de conhecimento útil para uma organização. Tais mecanismos constituem a base da engenharia de Big Data, que por sua vez é o alicerce da Ciência de Dados”, informa o site do evento.

Mais informações, na página do ERBD 2025.

abr
28
seg
2º Colóquio IEG de Pesquisas: ‘Saúde, políticas públicas e discursos médico-sociais’
abr 28@19:00 – 21:00

O Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina (IEG/UFSC) promove o Primeiro Encontro do 2º Colóquio IEG de Pesquisas, que neste ano marca a comemoração de 20 anos de criação do Instituto. O evento ocorre na segunda-feira, 28 de abril, às 19h, e será transmitido pelo canal no YouTube do IEG. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no formulário.

O objetivo do 2º Colóquio IEG de Pesquisas é promover um espaço plural e interdisciplinar de divulgação, debate e articulação de pesquisas em estudos de gênero, feministas e interseccionais, reunindo pesquisadoras/es, ativistas e artistas de diferentes regiões do Brasil e do exterior. A atividade pretende dar visibilidade a investigações que abordem marcadores sociais da diferença, como raça, classe, sexualidade e deficiência, em suas múltiplas conexões.

O tema do primeiro encontro será “Saúde, Políticas Públicas e Discursos Médico-Sociais”, que terá a professora Luciana Patrícia Zucco, como mediadora e debatedora. Ela é doutora pelo Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher (IFF/Fiocruz), professora associada do Departamento e do Programa de Pós Graduação em Serviço Social (PPGSS/UFSC), e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC), onde coordena a área de concentração de Estudos de Gênero e Sexualidades (EGES).

Os palestrantes serão:

Cláudia Cristine Moro, doutoranda do  PPGICH, que apresentará sua pesquisa “Divergências no Rastreamento Mamográfico: uma séria questão de saúde das mulheres”.
José Augusto Simões de Miranda, doutor pelo Programa de Pós-graduação em Inglês (PPGI/UFSC) e pós-doutorando em Estudos de Gênero pelo PPGICH, que apresentará o trabalho “A inter-relação entre estigmas e outros problemas sociais em campanhas sobre HIV: uma análise do discurso a partir de uma abordagem interseccional”.
Ornela Barone Zallocco, doutoranda em Educação com formação em Narrativas e autobiografias pela Universidad Nacional de Rosario (UNR/Argentina), que apresentará o estudo “Visualidades emergentes o en emergencia de personas menstruantes”.

Para se inscrever, acesse o formulário.

Para assistir ao encontro, acesse aqui.

Mais informações no site ieg.ufsc.br, no Instagram @iegufsc ou pelo e-mail estudosdegenero@gmail.com.

maio
5
seg
Curso ‘Sofrimento Psíquico e Saúde Mental de Estudantes na Universidade’
maio 5@14:00 – 17:00

O Programa de Formação Continuada (Profor) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o curso Sofrimento Psíquico e Saúde Mental de Estudantes na Universidade a partir de 5 de maio. On-line e síncrono, o curso será ministrado por Lucas Emmanoel de Oliveira,  psicanalista, pesquisador, chefe do Serviço de Acolhimento a Vítimas de Violências (SEAVis) e coordenador do Comitê para a Implementação da Política de Saúde Mental na UFSC. Os encontros serão realizados às segundas-feiras, das 14h às 17h.

A iniciativa tem como objetivo sensibilizar para o reconhecimento do sofrimento psíquico em estudantes, refletir sobre suas mediações (psíquicas, institucionais e políticas) e construir abordagens em saúde mental na Universidade. O curso tem como fundamentos a psicanálise e as teorias sociais críticas, abordando temas como: relações estudantes-professores(as), violências, ansiedade, depressão, TDAH, autismos, esquizofrenias, suicídio, por meio de discussão de casos educacionais e abordagens teórico-práticas.

O público-alvo são docentes e técnicos-administrativos em Educação. A realização dá direito à certificado de 20 horas.

Mais informações no site com programação e inscrições.

Curso ‘Distopia e Censura: Novafala e o 1984 de George Orwell’
maio 5@19:00 – 21:00

O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD), programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o curso Distopia e censura: Novafala e o 1984 de George Orwell. O curso está com inscrições abertas e será realizado em 5, 12, 19 e 26 de maio das 19h às 21h pela plataforma Microsoft Teams.

O romance distópico 1984, conhecido por gerar debates sobre liberdade de expressão, controle da informação, vigilância digital e censura, também descreve o projeto de uma reforma linguística profunda, que visa o controle do pensamento por meio da criação da ‘novafala’ (newspeak), um idioma reduzido, em que o significado de cada palavra é planejado para impedir qualquer sentido divergente da ideologia presente na história do livro.

Partindo desse e outros temas abordados pela obra, a interpretação proposta pelo curso, ministrado pelo professor José Claudio Matos da UDESC, procura abordar o projeto da novafala com as estratégias de supressão e censura de termos que visam a eliminação do discurso divergente em contextos informacionais da atualidade.

Inscrições podem ser realizadas até 3 de maio através de formulário. A carga horária é de 8h com direito à certificado. Vagas limitadas.

Mais informações no Instagram @confiabilidadeinformacional.

maio
7
qua
Colóquio ‘Avanços na Produção de Energia Offshore: Desafios e Inovações’
maio 7@8:00 – 12:00

O campus Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o colóquio Avanços na Produção de Energia Offshore: Desafios e Inovações, reunindo especialistas de destaque da academia e do setor produtivo, em 7 de maio, quarta-feira, das 8h às 12h, no Auditório Ágora Tech Park. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo formulário on-line até o dia de realização da atividade.

O evento busca aproximar estudantes, professores e profissionais nas discussões acerca de avanços e iniciativas em transição energética. “A busca por manter a produção de petróleo e gás em condições offshore cada vez mais exigentes, assim como a busca pela produção de energias limpas em ambientes semelhantes, representam enormes desafios de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I) atuais”, afirmam os organizadores.

Programação:

  • O que o Brasil pode aprender com o Japão, líder em eólica offshore? – Prof. Dr. Rodolfo Gonçalves (Universidade de Tóquio);
  •  Colheita de Energia de Vibrações Induzidas por Vórtices em Cilindros Flexíveis com Rigidez Ortotrópica – Prof. Dr. Celso Pupo Pesce (Universidade de São Paulo – USP);
  •  Ciência, Tecnologia e Inovação em Foco com a FEESC – João Hélio Martins e Tatiana Shigunov (Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina – FEESC);
  •  Dutos Flexíveis e Umbilicais Submarinos – Eng. Naval Fábio Pompeo da Silva Mineiro (Petrobras).

Para mais informações, entre em contato com o e-mail comunicacao.jve@contato.ufsc.br.

 

maio
12
seg
Curso ‘Distopia e Censura: Novafala e o 1984 de George Orwell’
maio 12@19:00 – 21:00

O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD), programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o curso Distopia e censura: Novafala e o 1984 de George Orwell. O curso está com inscrições abertas e será realizado em 5, 12, 19 e 26 de maio das 19h às 21h pela plataforma Microsoft Teams.

O romance distópico 1984, conhecido por gerar debates sobre liberdade de expressão, controle da informação, vigilância digital e censura, também descreve o projeto de uma reforma linguística profunda, que visa o controle do pensamento por meio da criação da ‘novafala’ (newspeak), um idioma reduzido, em que o significado de cada palavra é planejado para impedir qualquer sentido divergente da ideologia presente na história do livro.

Partindo desse e outros temas abordados pela obra, a interpretação proposta pelo curso, ministrado pelo professor José Claudio Matos da UDESC, procura abordar o projeto da novafala com as estratégias de supressão e censura de termos que visam a eliminação do discurso divergente em contextos informacionais da atualidade.

Inscrições podem ser realizadas até 3 de maio através de formulário. A carga horária é de 8h com direito à certificado. Vagas limitadas.

Mais informações no Instagram @confiabilidadeinformacional.

maio
19
seg
Curso ‘Distopia e Censura: Novafala e o 1984 de George Orwell’
maio 19@19:00 – 21:00

O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD), programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o curso Distopia e censura: Novafala e o 1984 de George Orwell. O curso está com inscrições abertas e será realizado em 5, 12, 19 e 26 de maio das 19h às 21h pela plataforma Microsoft Teams.

O romance distópico 1984, conhecido por gerar debates sobre liberdade de expressão, controle da informação, vigilância digital e censura, também descreve o projeto de uma reforma linguística profunda, que visa o controle do pensamento por meio da criação da ‘novafala’ (newspeak), um idioma reduzido, em que o significado de cada palavra é planejado para impedir qualquer sentido divergente da ideologia presente na história do livro.

Partindo desse e outros temas abordados pela obra, a interpretação proposta pelo curso, ministrado pelo professor José Claudio Matos da UDESC, procura abordar o projeto da novafala com as estratégias de supressão e censura de termos que visam a eliminação do discurso divergente em contextos informacionais da atualidade.

Inscrições podem ser realizadas até 3 de maio através de formulário. A carga horária é de 8h com direito à certificado. Vagas limitadas.

Mais informações no Instagram @confiabilidadeinformacional.

maio
26
seg
Curso ‘Distopia e Censura: Novafala e o 1984 de George Orwell’
maio 26@19:00 – 21:00

O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD), programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o curso Distopia e censura: Novafala e o 1984 de George Orwell. O curso está com inscrições abertas e será realizado em 5, 12, 19 e 26 de maio das 19h às 21h pela plataforma Microsoft Teams.

O romance distópico 1984, conhecido por gerar debates sobre liberdade de expressão, controle da informação, vigilância digital e censura, também descreve o projeto de uma reforma linguística profunda, que visa o controle do pensamento por meio da criação da ‘novafala’ (newspeak), um idioma reduzido, em que o significado de cada palavra é planejado para impedir qualquer sentido divergente da ideologia presente na história do livro.

Partindo desse e outros temas abordados pela obra, a interpretação proposta pelo curso, ministrado pelo professor José Claudio Matos da UDESC, procura abordar o projeto da novafala com as estratégias de supressão e censura de termos que visam a eliminação do discurso divergente em contextos informacionais da atualidade.

Inscrições podem ser realizadas até 3 de maio através de formulário. A carga horária é de 8h com direito à certificado. Vagas limitadas.

Mais informações no Instagram @confiabilidadeinformacional.

Encontro do 2º Colóquio IEG de Pesquisas: ‘Economias Dissidentes: Feminismos, Decolonialidade e Desafios no Mundo do Trabalho’
maio 26@19:00 – 21:00

O Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o segundo encontro do 2º Colóquio IEG de Pesquisas com o tema Economias Dissidentes: Feminismos, Decolonialidade e Desafios no Mundo do Trabalho. O encontro ocorre em 26 de maio, das 19h às 21h, e será transmitido no canal do YouTube do IEG.  O evento, que integra as comemorações dos 20 anos do Instituto, contará com a participação de pesquisadoras que abordarão críticas às estruturas econômicas dominantes a partir de perspectivas feministas e decoloniais.

A mediação e debate estarão sob responsabilidade da professora Thaís de Souza Lapa do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC, coordenadora do Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO) e atual presidenta da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET). Com doutorado em Ciências Sociais pela Unicamp, a professora é reconhecida por seus trabalhos na área de sociologia do trabalho e relações de gênero.

O colóquio contará com duas apresentações principais. A primeira será conduzida por Aline Cristina da Cruz, pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da UFSC e professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que abordará o tema Economia Feminista e Feminismo Decolonial: Diálogos Possíveis?, explorando as potencialidades e desafios do diálogo entre essas duas vertentes teóricas críticas. A segunda apresentação ficará a cargo de Mariana Mendes de Azevedo, mestranda em Estudos Feministas pela Universidad de Buenos Aires (UBA/Argentina), que discutirá Más Allá de la Economía Mainstream: Epistemologías Feministas en la Formación de los Economistas en Brasil, analisando como as epistemologias feministas têm sido marginalizadas na formação dos economistas no país.

As inscrições devem ser realizadas até 27 de maio para que os inscritos tenham acesso ao ambiente virtual Moodle Grupos do Colóquio, onde estarão disponíveis textos e materiais de apoio relacionados às apresentações.

Mais informações no site, no Instagram ou pelo e-mail do IEG: estudosdegenero@gmail.com.

jun
3
ter
Feira de Cursos UFSC 2025
jun 3@8:00 – jun 4@17:00

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica da Universidade Federal de Santa Catarina (PROGRAD/UFSC) convida estudantes do Ensino Médio e instituições de ensino públicas e privadas para participarem da Feira de Cursos UFSC 2025, que ocorre nos dias 3 e 4 de junho, das 8h às 17h, no campus de Florianópolis.

As inscrições de escolas e instituições de ensino já estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial do evento ou diretamente pelo formulário. O prazo para se inscrever vai até 22 de maio.

Voltada especialmente para estudantes do Ensino Médio, a Feira tem como objetivo apresentar a diversidade de cursos de graduação da UFSC, proporcionando uma imersão no ambiente universitário. Durante o evento, os visitantes poderão conhecer detalhes sobre as áreas de formação, as possibilidades profissionais, o currículo dos cursos e o mercado de trabalho em diferentes áreas do conhecimento.

A programação inclui:

  • Estandes dos Centros de Ensino do campus Florianópolis, com representantes de todos os cursos de graduação presenciais;
  • Rotas guiadas (tours) por espaços que fazem parte do cotidiano universitário;
  • Palestras sobre políticas de permanência estudantil, intercâmbio, inserção no mundo do trabalho e atuação das entidades estudantis;
  • Atividades artístico-culturais.

Outro destaque da Feira é a apresentação das políticas de permanência estudantil da UFSC, que oferecem suporte financeiro, pedagógico e psicológico a estudantes de diferentes perfis socioeconômicos.

A universidade conta atualmente com 110 cursos presenciais de graduação e cinco cursos de graduação EAD, e a Feira é uma oportunidade para que os participantes conheçam mais sobre o processo de ingresso e a vivência universitária.

A programação completa está disponível no site do evento. 

Mais informações pelo e-mail feiradecursos.prograd@contato.ufsc.br e no Instagram.

jun
4
qua
X Encontro de Fungos, Algas e Plantas
jun 4@8:30 – jun 6@17:00

O Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGFAP/UFSC) realiza, de 4 a 6 de junho, o X Encontro de Fungos, Algas e Plantas, com uma programação em comemoração aos 10 anos do evento. As atividades ocorrem no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB/UFSC) e no Departamento de Botânica, campus Florianópolis, nos turnos da manhã, das 8h30 às 11h40, e da tarde, das 14h às 17h.

O evento é gratuito, com inscrições abertas até 4 de junho, pelo site oficial do evento. Os participantes terão direito a certificado de participação. Aqueles que se inscreverem nos minicursos também receberão certificados, com carga horária entre 3 e 6 horas, de acordo com a atividade escolhida.

A programação inclui palestras e mesas-redondas com pesquisadores, docentes e discentes do PPGFAP, abordando temas atuais nas áreas de fungos, algas e plantas. Também serão oferecidos sete minicursos sobre temas diversos — desde produção de mapas e uso do programa R, até identificação de plantas e fungos, e atividades com biomoléculas vegetais. As vagas para os minicursos são limitadas.

As inscrições podem ser realizadas através do link.

Mais informações no Instagram do evento.

jun
30
seg
2º Colóquio IEG de Pesquisas – ‘Narrativas Dissidentes: Teatro, Arte e Resistência LGBTQIA+’
jun 30@19:00 – 21:00

O Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza o terceiro encontro do 2° Colóquio IEG de Pesquisas na segunda-feira, 30 de junho, das 19h às 21h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do grupo. Com tema Narrativas Dissidentes: Teatro, Arte e Resistência LGBTQIA+, o evento integra as comemorações dos 20 anos do IEG e reunirá pesquisas que investigam os cruzamentos entre arte, política e dissidência de gênero e sexualidade no contexto teatral brasileiro contemporâneo.

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário on-line até a data do evento. As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral. Os inscritos terão acesso ao ambiente virtual Moodle Grupos do Colóquio, onde estarão disponíveis textos e materiais de apoio relacionados às apresentações. O certificado é de duas horas.

Segundo os organizadores, o evento é uma oportunidade para refletir sobre o poder da arte como prática crítica e espaço de resistência frente às múltiplas formas de opressão. A mediação e debate serão conduzidos pela professora Camile Cecilia dos Anjos, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e pesquisadora associada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Com doutorado em Teatro pela Udesc, onde investigou as representações lésbicas no teatro brasileiro, e mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), a professora Camile Anjos é reconhecida por sua trajetória artística e acadêmica, com ênfase em estudos de gênero, feminismos e performance. Além de sua atuação docente, integrou por 13 anos a Cia. Milongas, destacando-se como atriz, preparadora corporal e dramaturga, com especialização em danças populares pernambucanas. Seus recentes trabalhos artísticos exploram temáticas ligadas à diversidade e representação LGBTQIA+ no cenário teatral brasileiro.

O colóquio contará com três apresentações de pesquisa. A primeira será realizada por Cae Linn Beck da Silva, mestre em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFSC), com o trabalho Recontando memórias transcestrais e fabulando futuros para a comunidade transvestigênere através do teatro. A pesquisa investiga o Teatro Trans Brasileiro como forma de resistência ao epistemicídio trans, explorando como a memória e a representatividade transgênera na cena teatral contribuem para a construção de futuros possíveis.

A segunda apresentação será de Agnes Cristine Souza Vilseki, doutoranda em Artes dos Media e Comunicação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT/Portugal), com o estudo Para além da Queermuseu, um ensaio fílmico a partir da apropriação de vídeos do YouTube. A partir de uma perspectiva pós-estruturalista e da teoria queer, Agnes analisa conteúdos digitais sobre o cancelamento da exposição Queermuseu em 2017, propondo um ensaio fílmico que revisita criticamente os discursos que emergiram desse episódio.

Fechando a sessão, Suzana Morelo Vergara Martins Costa, doutoranda pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC), apresentará a pesquisa Mostras e festivais de teatros feministas e interseccionais: contribuição ao campo através da interdisciplinaridade. A investigação aborda como festivais de teatro em Florianópolis se consolidam como plataformas políticas e culturais para artistas feministas e LGBTQIA+, analisando suas contribuições para os movimentos sociais e para as políticas públicas de diversidade cultural.

Para mais informações sobre o 2º Colóquio IEG de Pesquisa, acesse o site ou Instagram do instituto, ou entre em contato pelo e-mail estudosdegenero@gmail.com.