Calendário de Eventos UFSC

maio
13
ter
VII Ciclo de Debates Periódicos UFSC
maio 13@10:00 – 17:00

O Portal de Periódicos da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza o VII Ciclo de Debates Periódicos UFSC, entre 13 e 15 de maiode forma totalmente remota, com transmissão pelo canal do YouTube da BU. Realizado desde 2009, o Ciclo tem como objetivo proporcionar aos participantes o acesso às principais inovações em torno do gerenciamento de periódicos científicos e portais de periódicos, sobretudo à troca de experiência entre editores, docentes, bibliotecários, pesquisadores e demais interessados.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis pelo formulário on-line. Os participantes receberão certificado equivalente a 12 horas.

Segundo os organizadores, a realização digital do evento visa expandir seu alcance para outras regiões e instituições. “A programação busca sempre atender ao interesse nacional, contribuindo de forma prática para a formação de gestores de periódicos científicos no âmbito da execução de tarefas relacionadas à gestão editorial em sua totalidade”, afirmam.

Programação:

13/05 – Terça-feira
10h – Introdução ao Open Journal System 3.5 – Diego Abadan (Lepidus Tecnologia)
14h – Inteligência Artificial e editoração de periódicos científicos – Ricardo Limongi (UFG)

14/05 – Quarta-feira
10h – Métricas alternativas como forma de medir o impacto das produções científicas – Germana Barata (Unicamp)
14h – Avaliação por pares: desafios e tendências – Paula Carina de Araújo (UFPR)

15/05 – Quinta-feira
10h – A confirmar
14h – Proteção de dados em periódicos científicos: LGPD, bases de dados e ética científica – Walter Couto (IBICT)

Para mais informações, acesse o site do evento.

 

maio
14
qua
VII Ciclo de Debates Periódicos UFSC
maio 14@10:00 – 17:00

O Portal de Periódicos da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza o VII Ciclo de Debates Periódicos UFSC, entre 13 e 15 de maiode forma totalmente remota, com transmissão pelo canal do YouTube da BU. Realizado desde 2009, o Ciclo tem como objetivo proporcionar aos participantes o acesso às principais inovações em torno do gerenciamento de periódicos científicos e portais de periódicos, sobretudo à troca de experiência entre editores, docentes, bibliotecários, pesquisadores e demais interessados.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis pelo formulário on-line. Os participantes receberão certificado equivalente a 12 horas.

Segundo os organizadores, a realização digital do evento visa expandir seu alcance para outras regiões e instituições. “A programação busca sempre atender ao interesse nacional, contribuindo de forma prática para a formação de gestores de periódicos científicos no âmbito da execução de tarefas relacionadas à gestão editorial em sua totalidade”, afirmam.

Programação:

13/05 – Terça-feira
10h – Introdução ao Open Journal System 3.5 – Diego Abadan (Lepidus Tecnologia)
14h – Inteligência Artificial e editoração de periódicos científicos – Ricardo Limongi (UFG)

14/05 – Quarta-feira
10h – Métricas alternativas como forma de medir o impacto das produções científicas – Germana Barata (Unicamp)
14h – Avaliação por pares: desafios e tendências – Paula Carina de Araújo (UFPR)

15/05 – Quinta-feira
10h – A confirmar
14h – Proteção de dados em periódicos científicos: LGPD, bases de dados e ética científica – Walter Couto (IBICT)

Para mais informações, acesse o site do evento.

 

maio
15
qui
VII Ciclo de Debates Periódicos UFSC
maio 15@10:00 – 17:00

O Portal de Periódicos da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza o VII Ciclo de Debates Periódicos UFSC, entre 13 e 15 de maiode forma totalmente remota, com transmissão pelo canal do YouTube da BU. Realizado desde 2009, o Ciclo tem como objetivo proporcionar aos participantes o acesso às principais inovações em torno do gerenciamento de periódicos científicos e portais de periódicos, sobretudo à troca de experiência entre editores, docentes, bibliotecários, pesquisadores e demais interessados.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis pelo formulário on-line. Os participantes receberão certificado equivalente a 12 horas.

Segundo os organizadores, a realização digital do evento visa expandir seu alcance para outras regiões e instituições. “A programação busca sempre atender ao interesse nacional, contribuindo de forma prática para a formação de gestores de periódicos científicos no âmbito da execução de tarefas relacionadas à gestão editorial em sua totalidade”, afirmam.

Programação:

13/05 – Terça-feira
10h – Introdução ao Open Journal System 3.5 – Diego Abadan (Lepidus Tecnologia)
14h – Inteligência Artificial e editoração de periódicos científicos – Ricardo Limongi (UFG)

14/05 – Quarta-feira
10h – Métricas alternativas como forma de medir o impacto das produções científicas – Germana Barata (Unicamp)
14h – Avaliação por pares: desafios e tendências – Paula Carina de Araújo (UFPR)

15/05 – Quinta-feira
10h – A confirmar
14h – Proteção de dados em periódicos científicos: LGPD, bases de dados e ética científica – Walter Couto (IBICT)

Para mais informações, acesse o site do evento.

 

maio
20
ter
Ciclo de Debates sobre Educação Infantil
maio 20@19:30 – 21:00

O Núcleo de Pesquisa e Educação na Pequena Infância (Nupein) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o XXXIII Ciclo de Debates sobre a Educação Infantil nos dias 29 de abril, 20 de maio e 17 de junho. O evento será on-line, transmitido no canal do Nupein no YouTube, às 19h30. A iniciativa visa à continuidade e solidificação do espaço de formação e de articulação da Universidade com as redes públicas de ensino catarinense. A tradição dos Ciclos de Debates do Nupein vem garantindo a divulgação das pesquisas mais recentes desenvolvidas pela UFSC em torno da Educação das crianças de 0 a 6 anos em creches e pré-escolas.

O movimento de produção acadêmica oriundo do programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) tem mantido atualizada a divulgação das pesquisas para os(as) professores(as) que atuam diretamente na educação infantil pública. Na versão 2025.1, haverá participação de pesquisadoras seniores, em encontros mensais on-line, com disponibilidade de ampla quantidade de vagas destinadas aos estudantes e professores. A participação dá direito a certificado de 20 horas.

Programação:

29 de abril – Centro de puericultura Beatriz Ramos: berço da creche em Santa Catarina na década de 1940. Ministrante: Rosa Batista.

20 de maio – Sabia que eu sei falar crioulo?: uma abordagem interseccional da agência de crianças migrantes, desde bebês, no contexto da Educação Infantil. Ministrante: Débora Reis Schnekemberg.

17 de junho – Proposições para uma Pedagogia antirracista para bebês: uma  perspectiva teórico-crítica sobre racismo e branquitude nos Estudos da Infância em países europeus em língua inglesa. Ministrante: Cintia Cardoso.

 

maio
26
seg
Encontro do 2º Colóquio IEG de Pesquisas: ‘Economias Dissidentes: Feminismos, Decolonialidade e Desafios no Mundo do Trabalho’
maio 26@19:00 – 21:00

O Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o segundo encontro do 2º Colóquio IEG de Pesquisas com o tema Economias Dissidentes: Feminismos, Decolonialidade e Desafios no Mundo do Trabalho. O encontro ocorre em 26 de maio, das 19h às 21h, e será transmitido no canal do YouTube do IEG.  O evento, que integra as comemorações dos 20 anos do Instituto, contará com a participação de pesquisadoras que abordarão críticas às estruturas econômicas dominantes a partir de perspectivas feministas e decoloniais.

A mediação e debate estarão sob responsabilidade da professora Thaís de Souza Lapa do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC, coordenadora do Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO) e atual presidenta da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET). Com doutorado em Ciências Sociais pela Unicamp, a professora é reconhecida por seus trabalhos na área de sociologia do trabalho e relações de gênero.

O colóquio contará com duas apresentações principais. A primeira será conduzida por Aline Cristina da Cruz, pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da UFSC e professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que abordará o tema Economia Feminista e Feminismo Decolonial: Diálogos Possíveis?, explorando as potencialidades e desafios do diálogo entre essas duas vertentes teóricas críticas. A segunda apresentação ficará a cargo de Mariana Mendes de Azevedo, mestranda em Estudos Feministas pela Universidad de Buenos Aires (UBA/Argentina), que discutirá Más Allá de la Economía Mainstream: Epistemologías Feministas en la Formación de los Economistas en Brasil, analisando como as epistemologias feministas têm sido marginalizadas na formação dos economistas no país.

As inscrições devem ser realizadas até 27 de maio para que os inscritos tenham acesso ao ambiente virtual Moodle Grupos do Colóquio, onde estarão disponíveis textos e materiais de apoio relacionados às apresentações.

Mais informações no site, no Instagram ou pelo e-mail do IEG: estudosdegenero@gmail.com.

maio
27
ter
15ª Jornada Discente do PPGJor
maio 27@9:00 – 17:00

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza a 15ª edição da Jornada Discente, evento acadêmico de debate e de apresentação de pesquisas em andamento por mestrandos e doutorandos da área, de 27 a 29 de maio, em Florianópolis.

Com o tema “O Cenário Nacional da Pós-Graduação e a Pesquisa em Jornalismo”, a edição ocorre no primeiro semestre do ano, inaugurando um novo formato. O evento será dedicado exclusivamente às pesquisas dos discentes ingressantes em 2024, que apresentarão seus projetos e primeiras reflexões acadêmicas.

A sessão de abertura conta com a presença de Jacques Mick, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Leslie Chaves, pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade e Werner Kraus Junior, pró-reitor de Pós-Graduação. Na mesa, discutirão o atual momento da pós-graduação no Brasil e seus impactos na pesquisa em jornalismo. A Jornada também será palco do lançamento do livro Jornalistas em aliança – Tecendo redes de proteção e resistência na formulação de uma perspectiva de gênero transnacional, da professora Jessica Gustafson, publicado pela Editora Insular.

Confira a programação no site da Jornada Discente.

CinePet: ‘GIG – A Uberização do Trabalho’
maio 27@19:00

O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o CinePet com a exibição do filme GIG – A uberização do trabalho em 27 de maio, terça-feira, às 19h. O evento ocorrerá no auditório do Centro Socioeconômico (CSE), em Florianópolis.

A exibição, em comemoração ao mês do trabalhador, será seguida por uma roda de conversa sobre a relação entre a plataformização do trabalho e a educação, com Astrid Baecker, professora do Centro de Ciências da Educação (CED), e Victor Silva Couto, motoboy e estudante de História da UFSC.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas durante o evento. A participação dá direito a certificado de três horas.

Mais informação no site, no Instagram do PET Pedagogia ou pelo email ufscpetpedagogia@gmail.com.

maio
28
qua
15ª Jornada Discente do PPGJor
maio 28@9:00 – 17:00

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza a 15ª edição da Jornada Discente, evento acadêmico de debate e de apresentação de pesquisas em andamento por mestrandos e doutorandos da área, de 27 a 29 de maio, em Florianópolis.

Com o tema “O Cenário Nacional da Pós-Graduação e a Pesquisa em Jornalismo”, a edição ocorre no primeiro semestre do ano, inaugurando um novo formato. O evento será dedicado exclusivamente às pesquisas dos discentes ingressantes em 2024, que apresentarão seus projetos e primeiras reflexões acadêmicas.

A sessão de abertura conta com a presença de Jacques Mick, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Leslie Chaves, pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade e Werner Kraus Junior, pró-reitor de Pós-Graduação. Na mesa, discutirão o atual momento da pós-graduação no Brasil e seus impactos na pesquisa em jornalismo. A Jornada também será palco do lançamento do livro Jornalistas em aliança – Tecendo redes de proteção e resistência na formulação de uma perspectiva de gênero transnacional, da professora Jessica Gustafson, publicado pela Editora Insular.

Confira a programação no site da Jornada Discente.

I Encontro Latino-americano em Tecnologias para a Educação (Elatec)
maio 28@9:00 – 17:00

O programa Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de Santa Catarina (UAB/UFSC) organiza o I Encontro Latino-americano em Tecnologias para a Educação (Elatec), entre 28 e 30 de maio, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE), no campus de Florianópolis. O evento é direcionado a professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da educação que buscam compreender e aplicar, de forma crítica e inovadora, as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem. As inscrições para o evento custam R$ 75,00 e devem ser realizadas pelo site do Elatec.

Abordando temas como Inteligência Artificial na educação, Realidade Virtual, Aumentada e Realidade Mista e Ambientes Virtuais de Aprendizagem, o encontro irá oportunizar a troca de conhecimentos e o fortalecimento de redes e construção de novas parcerias na América Latina. Com o objetivo de promover diálogos nas interseções entre tecnologia e educação, como convidados nas palestras, discussões e debates, estarão pesquisadores reconhecidos na América Latina.

De acordo com os organizadores, o Elatec é um espaço de troca, reflexão e construção coletiva sobre os desafios e possibilidades do uso das tecnologias na educação. “Em um momento em que o mundo passa por intensas transformações digitais, o evento busca promover o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, fortalecendo redes de pesquisa e de práticas pedagógicas que integram linguagens diversas, metodologias ativas, tecnologias digitais, gamificação, educação online, ambientes imersivos e muito mais. Além disso, valoriza temas fundamentais como inclusão, acessibilidade, tecnologias assistivas e justiça social, contribuindo para uma educação mais equitativa e significativa”, afirmam.

Mais informações, ficha de inscrição e programação completa estão disponíveis no site do evento.

Webinário ‘A UFSC, Áfricas e suas diásporas na internacionalização universitária’
maio 28@14:00

O terceiro episódio do webinário Conexões UFSC: Internacionalização na prática acontecerá na quarta-feira, 28 de maio, às 14h, e terá como tema A UFSC, Áfricas e suas diásporas na internacionalização universitária. A transmissão ao vivo poderá ser assistida no canal do YouTube UFSC Internacional.

A série é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (Sinter/UFSC); a Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo, coordenada pelo professor Gilvan Müller de Oliveira; e o Departamento de Economia e Relações Internacionais (CNM), por meio do professor Agripa Faria Alexandre. O novo episódio dá seguimento ao objetivo do projeto: apresentar mensalmente os projetos e as iniciativas que impulsionam e fomentam a internacionalização na UFSC.

Nesta edição, os professores Gilvan Müller de Oliveira e Agripa Faria Alexandre serão responsáveis pela mediação da conversa com a professora Ilka Boaventura Leite, coordenadora do Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC), com participação das professoras filiadas ao Kadila Cristine Görski Severo e Simone Pereira Schmidt, além de docentes convidados de Moçambique e da Angola. A abertura da entrevista será feita pela diretora da Sinter, Fernanda Leal, que dará início a conversa sobre a internacionalização da UFSC a partir das atividades e discussões promovidas pelo Kadila.

Sobre o Instituto Kadila

O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas foi fundado em 2022, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da UFSC, sediado no CFH. Suas atividades são voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão no campo dos estudos africanos e das diásporas. O Instituto Kadila reúne um grupo de professoras/es e pesquisadoras/es da UFSC e colaboradoras/es de outras universidades nacionais e estrangeiras, que apresentam interesse comum pelo campo de estudo.

Participam ainda da equipe, pesquisadoras/es em estágio de pós-doutorado e estudantes de pós-graduação e bolsistas de doutorado, mestrado e de iniciação científica. O nome Kadila advém de um projeto interdisciplinar pioneiro entre a UFSC e a Universidade Agostinho Neto, em Angola. O projeto teve início em 2013 (CAPES/AULP), coordenado pelo Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER), e teve como um de seus objetivos investir na formação universitária por meio da mobilidade internacional de docentes e discentes das universidades brasileiras e angolanas envolvidas. O termo Kadila  é oriundo da língua quicongo e significa ser ou coisa que traz boa sorte, felicidade, amuleto.

 

Notícia organizada com informações do site do Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas.

maio
29
qui
15ª Jornada Discente do PPGJor
maio 29@9:00 – 17:00

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza a 15ª edição da Jornada Discente, evento acadêmico de debate e de apresentação de pesquisas em andamento por mestrandos e doutorandos da área, de 27 a 29 de maio, em Florianópolis.

Com o tema “O Cenário Nacional da Pós-Graduação e a Pesquisa em Jornalismo”, a edição ocorre no primeiro semestre do ano, inaugurando um novo formato. O evento será dedicado exclusivamente às pesquisas dos discentes ingressantes em 2024, que apresentarão seus projetos e primeiras reflexões acadêmicas.

A sessão de abertura conta com a presença de Jacques Mick, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Leslie Chaves, pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade e Werner Kraus Junior, pró-reitor de Pós-Graduação. Na mesa, discutirão o atual momento da pós-graduação no Brasil e seus impactos na pesquisa em jornalismo. A Jornada também será palco do lançamento do livro Jornalistas em aliança – Tecendo redes de proteção e resistência na formulação de uma perspectiva de gênero transnacional, da professora Jessica Gustafson, publicado pela Editora Insular.

Confira a programação no site da Jornada Discente.

I Encontro Latino-americano em Tecnologias para a Educação (Elatec)
maio 29@9:00 – 17:00

O programa Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de Santa Catarina (UAB/UFSC) organiza o I Encontro Latino-americano em Tecnologias para a Educação (Elatec), entre 28 e 30 de maio, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE), no campus de Florianópolis. O evento é direcionado a professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da educação que buscam compreender e aplicar, de forma crítica e inovadora, as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem. As inscrições para o evento custam R$ 75,00 e devem ser realizadas pelo site do Elatec.

Abordando temas como Inteligência Artificial na educação, Realidade Virtual, Aumentada e Realidade Mista e Ambientes Virtuais de Aprendizagem, o encontro irá oportunizar a troca de conhecimentos e o fortalecimento de redes e construção de novas parcerias na América Latina. Com o objetivo de promover diálogos nas interseções entre tecnologia e educação, como convidados nas palestras, discussões e debates, estarão pesquisadores reconhecidos na América Latina.

De acordo com os organizadores, o Elatec é um espaço de troca, reflexão e construção coletiva sobre os desafios e possibilidades do uso das tecnologias na educação. “Em um momento em que o mundo passa por intensas transformações digitais, o evento busca promover o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, fortalecendo redes de pesquisa e de práticas pedagógicas que integram linguagens diversas, metodologias ativas, tecnologias digitais, gamificação, educação online, ambientes imersivos e muito mais. Além disso, valoriza temas fundamentais como inclusão, acessibilidade, tecnologias assistivas e justiça social, contribuindo para uma educação mais equitativa e significativa”, afirmam.

Mais informações, ficha de inscrição e programação completa estão disponíveis no site do evento.

maio
30
sex
I Encontro Latino-americano em Tecnologias para a Educação (Elatec)
maio 30@9:00 – 17:00

O programa Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de Santa Catarina (UAB/UFSC) organiza o I Encontro Latino-americano em Tecnologias para a Educação (Elatec), entre 28 e 30 de maio, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE), no campus de Florianópolis. O evento é direcionado a professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da educação que buscam compreender e aplicar, de forma crítica e inovadora, as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem. As inscrições para o evento custam R$ 75,00 e devem ser realizadas pelo site do Elatec.

Abordando temas como Inteligência Artificial na educação, Realidade Virtual, Aumentada e Realidade Mista e Ambientes Virtuais de Aprendizagem, o encontro irá oportunizar a troca de conhecimentos e o fortalecimento de redes e construção de novas parcerias na América Latina. Com o objetivo de promover diálogos nas interseções entre tecnologia e educação, como convidados nas palestras, discussões e debates, estarão pesquisadores reconhecidos na América Latina.

De acordo com os organizadores, o Elatec é um espaço de troca, reflexão e construção coletiva sobre os desafios e possibilidades do uso das tecnologias na educação. “Em um momento em que o mundo passa por intensas transformações digitais, o evento busca promover o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, fortalecendo redes de pesquisa e de práticas pedagógicas que integram linguagens diversas, metodologias ativas, tecnologias digitais, gamificação, educação online, ambientes imersivos e muito mais. Além disso, valoriza temas fundamentais como inclusão, acessibilidade, tecnologias assistivas e justiça social, contribuindo para uma educação mais equitativa e significativa”, afirmam.

Mais informações, ficha de inscrição e programação completa estão disponíveis no site do evento.

maio
31
sáb
Sábado Gestáltico – Corpo em terapia
maio 31@8:30 – 12:00

O Laboratório de Psicologia da Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade Federal de Santa Catarina (Koan/UFSC) realiza o evento Sábado Gestáltico – Corpo em terapia neste sábado, 31 de maio, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), das 8h30 às 12h. A atividade faz parte do ciclo de palestras e/ou mesas-redondas sobre Gestalt-terapia, que ocorrem aos sábados pela manhã na UFSC. As atividades são abertas ao público, gratuitas, com inscrições prévias e certificados de participação. Realize a inscrição pelo Sympla.

Nesta edição, serão abordados temas relacionados aos aspectos do corpo e seus sofrimentos na perspectiva da clínica gestáltica. Serão apresentadas e debatidas situações potencialmente reais e suas possibilidades clínicas em gestalt-terapia.

O evento conta com as palestras Pessoa com dor crônica, ministrada pelo acupunturista e professor da UFSC Li Shih Min, e Fenomenologia do corpo em Gestalt-terapia, realizada pela professora de Psicologia da UFSC e coordenadora do Koan, Magda Zurba. As discussões serão mediadas por Lucas Gonçalves, estudante do curso de Psicologia da UFSC e membro do Koan.

Conforme os organizadores, os temas da mesa estão diretamente relacionados ao projeto de pesquisa em andamento Atenção em saúde mental: um estudo sobre políticas públicas, prevenção, promoção e modelos de cuidado, bem como ao projeto de extensão, também em andamento, Saúde mental a pessoas com dor crônica e/ou fibromialgia.

Para mais informações, acesse o site do evento. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail koan.cfh@contato.ufsc.br.

jun
3
ter
Feira de Cursos UFSC 2025
jun 3@8:00 – jun 4@17:00

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica da Universidade Federal de Santa Catarina (PROGRAD/UFSC) convida estudantes do Ensino Médio e instituições de ensino públicas e privadas para participarem da Feira de Cursos UFSC 2025, que ocorre nos dias 3 e 4 de junho, das 8h às 17h, no campus de Florianópolis.

As inscrições de escolas e instituições de ensino já estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial do evento ou diretamente pelo formulário. O prazo para se inscrever vai até 22 de maio.

Voltada especialmente para estudantes do Ensino Médio, a Feira tem como objetivo apresentar a diversidade de cursos de graduação da UFSC, proporcionando uma imersão no ambiente universitário. Durante o evento, os visitantes poderão conhecer detalhes sobre as áreas de formação, as possibilidades profissionais, o currículo dos cursos e o mercado de trabalho em diferentes áreas do conhecimento.

A programação inclui:

  • Estandes dos Centros de Ensino do campus Florianópolis, com representantes de todos os cursos de graduação presenciais;
  • Rotas guiadas (tours) por espaços que fazem parte do cotidiano universitário;
  • Palestras sobre políticas de permanência estudantil, intercâmbio, inserção no mundo do trabalho e atuação das entidades estudantis;
  • Atividades artístico-culturais.

Outro destaque da Feira é a apresentação das políticas de permanência estudantil da UFSC, que oferecem suporte financeiro, pedagógico e psicológico a estudantes de diferentes perfis socioeconômicos.

A universidade conta atualmente com 110 cursos presenciais de graduação e cinco cursos de graduação EAD, e a Feira é uma oportunidade para que os participantes conheçam mais sobre o processo de ingresso e a vivência universitária.

A programação completa está disponível no site do evento. 

Mais informações pelo e-mail feiradecursos.prograd@contato.ufsc.br e no Instagram.

jun
17
ter
Ciclo de Debates sobre Educação Infantil
jun 17@19:30 – 21:00

O Núcleo de Pesquisa e Educação na Pequena Infância (Nupein) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o XXXIII Ciclo de Debates sobre a Educação Infantil nos dias 29 de abril, 20 de maio e 17 de junho. O evento será on-line, transmitido no canal do Nupein no YouTube, às 19h30. A iniciativa visa à continuidade e solidificação do espaço de formação e de articulação da Universidade com as redes públicas de ensino catarinense. A tradição dos Ciclos de Debates do Nupein vem garantindo a divulgação das pesquisas mais recentes desenvolvidas pela UFSC em torno da Educação das crianças de 0 a 6 anos em creches e pré-escolas.

O movimento de produção acadêmica oriundo do programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) tem mantido atualizada a divulgação das pesquisas para os(as) professores(as) que atuam diretamente na educação infantil pública. Na versão 2025.1, haverá participação de pesquisadoras seniores, em encontros mensais on-line, com disponibilidade de ampla quantidade de vagas destinadas aos estudantes e professores. A participação dá direito a certificado de 20 horas.

Programação:

29 de abril – Centro de puericultura Beatriz Ramos: berço da creche em Santa Catarina na década de 1940. Ministrante: Rosa Batista.

20 de maio – Sabia que eu sei falar crioulo?: uma abordagem interseccional da agência de crianças migrantes, desde bebês, no contexto da Educação Infantil. Ministrante: Débora Reis Schnekemberg.

17 de junho – Proposições para uma Pedagogia antirracista para bebês: uma  perspectiva teórico-crítica sobre racismo e branquitude nos Estudos da Infância em países europeus em língua inglesa. Ministrante: Cintia Cardoso.

 

jun
23
seg
10° Seminário do Ciclo de Debates: ‘Plataformização da Educação Pública: do sul global ao contexto local’
jun 23@14:00

Os grupos de pesquisa Repercute, Comunic e Tema Didático da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem o 10° seminário do Ciclo de Debates: Plataformização da Educação Pública: do sul global ao contexto local na segunda-feira, 23 de junho, às 14h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube.

Com tema Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios, esta edição do ciclo terá como palestrantes os professores Carolina Israel, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Leonardo Cruz, da Universidade Federal do Pará (UFPA), com mediação do professor Éverton Almeida, da UFSC.

O seminário é promovido em parceria com a Formação de Educadores com Suporte em Meio Digital (Pontifícia Universidade Católica-SP), Learning, Media and Social Interactions (Universitat de Barcelona, Espanha) e o projeto Informed Collective Activism Regarding Real-Life Problems (Universidade de Lisboa, Portugal).

Para obter o certificado de três horas de participação no evento, é necessário realizar a inscrição pelo formulário on-line e acompanhar a transmissão do seminário no canal do YouTube do grupo Repercute.

Link da transmissão ao vivo:

jun
24
ter
Debate: ‘Pena Justa: entre a norma e a realidade do sistema prisional brasileiro’
jun 24@18:30 – 22:30

Foto: Ron Lach/Pexels.

O evento Pena Justa: Entre a norma e a realidade do sistema prisional brasileiro ocorre no dia 24 de junho, às 18h30, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina (CCJ/UFSC). A proposta é discutir as discrepâncias entre a legislação penal e a realidade vivida no sistema prisional brasileiro. A iniciativa é realizada pelos estudantes da segunda fase do curso de Direito da UFSC e vinculada ao projeto de extensão da disciplina de Direito Penal II.

Os convidados são Renê Beckmann Johann Júnior, coordenador do Núcleo Especializado de Política Criminal e Execução Penal da Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina, e Ana Paula Zimmermann de Meireles Phillippi, Chefe de Secretaria do Grupo de Monitoramento e Fiscalização dos Sistemas Prisional e Socioeducativo do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

O evento é aberto à comunidade e as inscrições podem ser feitas pelo formulário online.

jun
30
seg
2º Colóquio IEG de Pesquisas – ‘Narrativas Dissidentes: Teatro, Arte e Resistência LGBTQIA+’
jun 30@19:00 – 21:00

O Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza o terceiro encontro do 2° Colóquio IEG de Pesquisas na segunda-feira, 30 de junho, das 19h às 21h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do grupo. Com tema Narrativas Dissidentes: Teatro, Arte e Resistência LGBTQIA+, o evento integra as comemorações dos 20 anos do IEG e reunirá pesquisas que investigam os cruzamentos entre arte, política e dissidência de gênero e sexualidade no contexto teatral brasileiro contemporâneo.

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário on-line até a data do evento. As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral. Os inscritos terão acesso ao ambiente virtual Moodle Grupos do Colóquio, onde estarão disponíveis textos e materiais de apoio relacionados às apresentações. O certificado é de duas horas.

Segundo os organizadores, o evento é uma oportunidade para refletir sobre o poder da arte como prática crítica e espaço de resistência frente às múltiplas formas de opressão. A mediação e debate serão conduzidos pela professora Camile Cecilia dos Anjos, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e pesquisadora associada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Com doutorado em Teatro pela Udesc, onde investigou as representações lésbicas no teatro brasileiro, e mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), a professora Camile Anjos é reconhecida por sua trajetória artística e acadêmica, com ênfase em estudos de gênero, feminismos e performance. Além de sua atuação docente, integrou por 13 anos a Cia. Milongas, destacando-se como atriz, preparadora corporal e dramaturga, com especialização em danças populares pernambucanas. Seus recentes trabalhos artísticos exploram temáticas ligadas à diversidade e representação LGBTQIA+ no cenário teatral brasileiro.

O colóquio contará com três apresentações de pesquisa. A primeira será realizada por Cae Linn Beck da Silva, mestre em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFSC), com o trabalho Recontando memórias transcestrais e fabulando futuros para a comunidade transvestigênere através do teatro. A pesquisa investiga o Teatro Trans Brasileiro como forma de resistência ao epistemicídio trans, explorando como a memória e a representatividade transgênera na cena teatral contribuem para a construção de futuros possíveis.

A segunda apresentação será de Agnes Cristine Souza Vilseki, doutoranda em Artes dos Media e Comunicação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT/Portugal), com o estudo Para além da Queermuseu, um ensaio fílmico a partir da apropriação de vídeos do YouTube. A partir de uma perspectiva pós-estruturalista e da teoria queer, Agnes analisa conteúdos digitais sobre o cancelamento da exposição Queermuseu em 2017, propondo um ensaio fílmico que revisita criticamente os discursos que emergiram desse episódio.

Fechando a sessão, Suzana Morelo Vergara Martins Costa, doutoranda pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC), apresentará a pesquisa Mostras e festivais de teatros feministas e interseccionais: contribuição ao campo através da interdisciplinaridade. A investigação aborda como festivais de teatro em Florianópolis se consolidam como plataformas políticas e culturais para artistas feministas e LGBTQIA+, analisando suas contribuições para os movimentos sociais e para as políticas públicas de diversidade cultural.

Para mais informações sobre o 2º Colóquio IEG de Pesquisa, acesse o site ou Instagram do instituto, ou entre em contato pelo e-mail estudosdegenero@gmail.com.

 

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Webinário ‘Conexões UFSC: Internacionalização na prática’
jul 2@14:00

O quarto episódio do webinário Conexões UFSC: internacionalização na prática será transmitido ao vivo nesta quarta-feira, 2 de julho, às 14h, e terá como tema A UFSC e os estudos latino-americanos na internacionalização universitária. A transmissão pode ser assistida no canal do YouTube UFSC Internacional.

A série é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); a Cátedra Unesco em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo, coordenada pelo professor Gilvan Müller de Oliveira; e o Departamento de Economia e Relações Internacionais (CNM), por meio do professor Agripa Faria Alexandre. O novo episódio dá seguimento ao objetivo do projeto: apresentar mensalmente os projetos e as iniciativas que impulsionam e fomentam a internacionalização na UFSC.

Nesta edição, a diretora da Sinter, Fernanda Leal, e os professores Gilvan Müller de Oliveira e Agripa Faria Alexandre serão responsáveis pela mediação da conversa com os convidados do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) da UFSC, representado por seu presidente, professor Nildo Ouriques, pela jornalista e pesquisadora do Instituto, Elaine Tavares, e pelo secretário, Maicon Cláudio da Silva. A abertura da entrevista será realizada pelo secretário de Relações Internacionais da UFSC, Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, que dará início ao bate-papo que busca conhecer a internacionalização promovida pelo IELA, abordando tópicos como o histórico do Instituto, os convênios internacionais que administram, a política linguística e as formas de integração de novos membros ao Instituto.

Para conhecer mais sobre a série Conexões UFSC, acesse a página da Sinter.

Sobre os convidados

Nildo Ouriques é presidente do IELA e professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSC. É doutor em Economia pela Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), tendo realizado licença-capacitação na Divisão de Pesquisa do Banco Central da Venezuela e pós-doutorado na Universidade de Buenos Aires (UBA), na Argentina. Já ministrou diversos cursos com a temática de pensamento crítico, estando presente na Universidade Nacional de Tucuman (na Argentina), na Unam, na Universidade Bolivariana (na Venezuela), na Universidade Simón Bolivar de Quito (no Equador), na Universidade de Padova (na Itália) e uma gama diversa de universidades brasileiras. Sua experiência concentra-se na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional, atuando principalmente no que tange a análise das transformações do capitalismo contemporâneo e da dependência dos países latino-americanos. Além disso, desenvolve tanto estudos sobre a relação entre o marxismo e o nacionalismo na tradição marxista europeia e nos países da periferia latino-americana, quanto sobre o capitalismo dependente rentístico na América Latina, sobretudo, no Brasil. 

Elaine Tavares é jornalista, pesquisadora do IELA e técnica administrativa em educação na UFSC. Possui graduação em Jornalismo, especialização em Psicologia da Comunicação e doutorado em Serviço Social, todas tituladas pela UFSC. É mestra em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Apresenta experiência na área de comunicação, com ênfase em reportagem, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, reportagem, América Latina, povos originários, excluídos, jornalismo popular e movimentos populares.

Por fim, Maicon Cláudio da Silva é secretário do IELA e técnico administrativo em educação na UFSC. Possui bacharelado em Ciências Econômicas e mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina, e doutorado em Economia, com ênfase na área de Economia Política e História Econômica pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua como editor técnico da Revista Brasileira de Estudos Latino-Americanos (Rebela). Realizou intercâmbio acadêmico na Universidade de Buenos Aires (UBA), na Argentina, intercâmbio para técnico-administrativos na Universidade de São Francisco Xavier, na Bolívia, licença-capacitação no Centro de Estudos Latino-Americanos (Cela) da Unam, e Colaboração Técnica no Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Marx e o Marxismo (NIEP-Marx) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui, como principais áreas de interesse, Economia Política, Teoria Marxista da Dependência, Economia da América Latina e História Econômica.

Sobre o IELA

O IELA foi criado em 19 de julho de 2006, sendo antecedido pelo Observatório Latino-Americano (OLA), fundado em 7 de julho de 2004. A partir de sua efetivação, a UFSC passou a ser um ponto de referência no que tange o debate da integração latino-americana, representando avanços em termos econômicos, culturais e institucionais. Os principais compromissos do Instituto são o pensamento próprio, o debate antieurocêntrico e a reflexão anticapitalista, direcionados a partir da assessoria, do intercâmbio, da comunicação, da formação, da extensão, da pesquisa e da pós-graduação.