O Projeto Língua, religião e cultura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove uma roda de conversa com Markus Johannes Weininger, professor associado do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução e praticante yoga há 40 anos, e Sergio Mendes de Freitas, tradutor, membro da comunidade Hare Krishna e mestre em estudos do sânscrito. A roda de conversa abordará sânscrito, yoga e vaishnavismo e terá mediação de Tarcísio de Arantes Leite e Cristine Severo, professores da UFSC. O evento é on-line e terá início às 14h, em 27 de março. Haverá interpretação para Libras.
O projeto visa valorizar e difundir reflexões e práticas sobre línguas consideradas “sagradas” em diferentes culturas, tradições e religiosidades, como árabe, hebraico, sânscrito, iorubá, guarani, tibetano, japonês, entre outras. Através da realização de rodas de conversa periódicas transmitidas on-line pelo canal do YouTube do grupo de Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas), busca-se divulgar e criar espaços públicos e compartilhados de reflexão sobre a relação entre língua, religião e cultura.
O evento terá transmissão ao vivo no YouTube.
Mais informações no site ou na página do Instagram do grupo.
A sessão de encerramento da IV Escola de Verão e das Águas (EVA) ocorre nesta terça-feira, 1º de abril, às 18h, no auditório da pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (CCS/UFSC), no campus da Trindade, em Florianópolis. A atividade é promovida pelo Laboratório de Estudos da Multifuncionalidade Agrícola e do Território, do Centro de Ciências Agrárias (LEMATE/CCA), e pelo do Programa de Educação Tutorial Educação do Campo (PET Educampo), do Centro de Ciências da Educação (CED).
A Escola de Verão e das Águas é um curso de extensão em formato de conferências on-line, cujo objetivo é fomentar e difundir o debate em torno das questões dos territórios, do meio rural, da qualidade de vida, do planejamento e do desenvolvimento. Em 2025, a IV Escola de Verão das Águas tem como tema o “Turismo de Base Comunitária no Contexto do Desenvolvimento Territorial Sustentável”.
O encerramento da IV Escola de Verão e das Águas se dará em formato híbrido, com sessão presencial às 19h, no auditório da pós-graduação do CCS, e transmissão ao vivo com o apoio técnico da equipe de assessoria de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Assessoramento, Perícia, Pesquisa e Informações de Santa Catarina (SINDASPI-SC) pelo canal do LEMATE no Youtube e também nos canais do Sindicato.
O tema da palestra será “Emergência climática e o Turismo de Base Comunitária: Caso da Comunidade Indígena Raposa 1, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, RR”. A atividade será ministrada pelo coordenador do Projeto do Plano de Visitação Turística na Comunidade Indígena Raposa I, de Roraima, e consultor técnico em gestão de etnoturismo, Enoque Raposo, do povo Macuxi. Na sequência, a professora Marinês Walkowski apresentará uma síntese sobre o turismo de base comunitária e o desenvolvimento territorial sustentável a partir dos aprendizados da edição da Escola de Verão e das Águas deste ano. A sessão terá a mediação do professor Orlando Ednei Ferretti, professor do Departamento de Geociências da UFSC.
Na IV edição da Escola de Verão e das Águas, o tema central discutido foi o Turismo de Base Comunitária (TBC) em sua relação com o desenvolvimento rural sustentável. O TBC pode ser uma alternativa de geração de renda, promoção da qualidade de vida das populações rurais e povos tradicionais, preservação de saberes, além de uma experiência diferenciada e única para quem busca esse tipo de vivência turística. As sessões da EVA buscaram discutir alguns princípios fundamentais do TBC, tais como a relação patrimônio material e imaterial dos territórios, produtos de qualidade, governança, sustentabilidade ambiental, comercialização, políticas públicas.
Segundo a professora Thaise Costa Guzzatti, responsável pela organização desta edição da EVA, o TBC tem atraído cada vez mais pessoas e produzido um engajamento cada vez maior por conta das suas características de valorização da experiência de viagem como um ambiente em que o turista possa viver a vida local, experimentar a paisagem, os sabores e os saberes de modo autêntico e orgânico.
Para além das sessões síncronas virtuais que ocorreram em tempo real, o legado da EVA 2025 consiste na formação de um repositório de aulas gravadas através do canal do LEMATE no Youtube, que poderão ser acessadas por pessoas interessadas no tema a qualquer tempo.
O que: Emergência climática e o Turismo de Base Comunitária: Caso da Comunidade Indígena Raposa 1, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, RR
Quando: 01/04/2025
Onde: Auditório da pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) UFSC, Campus Trindade
18h: café com prosa
19h: palestras e debate
Para assistir on-line, acesse aqui.
Mias informações na página do Lemate ou Instagram.
A Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove na quarta-feira, 2 de abril, a aula inaugural do semestre 2025.1. O evento contará com a palestra on-line Machine Translation and AI: Human Factors and Quality Assessment (Tradução Automática e IA: aspectos humanos e avaliação da qualidade, em português), ministrada pela professora Sheila Castilho, pesquisadora da Dublin City University , na Irlanda.
O evento será transmitido ao vivo pelo canal da PGET no YouTube, a partir das 13h30, e é aberto ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia. A palestra abordará os impactos da inteligência artificial nos processos tradutórios, destacando os fatores humanos envolvidos e os critérios de qualidade na tradução mediada por máquinas. A apresentação será em português e contará com interpretação simultânea para Libras. Os participantes que acompanharem o evento terão direito a certificado de duas horas.
Sheila Castilho possui licenciatura em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), mestrado em Processamento da Linguagem Natural pela Universidade do Algarve, em Portugal, e pela University of Wolverhampton, no Reino Unido. Concluiu o doutorado na Dublin City University, onde atualmente é professora assistente. Seus interesses de pesquisa incluem tradução automática, avaliação de qualidade e tecnologias aplicadas à tradução.
Mais informações podem ser encontradas no site da PGET/UFSC.
Como a química pode auxiliar na conservação e restauro de bens culturais? é tema de palestra on-line que ocorre em 28 de abril, segunda-feira, das 15h às 17h, pela plataforma Google Meet. Ministrada pelo químico Thiago Guimarães Costa, da Fundação Catarinense de Cultura, a atividade faz parte do projeto de extensão Ciclo de palestras: química e o cotidiano, desenvolvido pelos professores do Colégio de Aplicação da UFSC Ana Karina Timbola Hobmeir e Heros Horst. Os interessados devem se inscrever até as 18h de 24 de abril pelo sistema de inscrições da UFSC.
O objetivo é contextualizar a área de química aplicada ao patrimônio cultural e discutir resultados de pesquisas e estudos de casos desenvolvidos no Laboratório de Materiais da Fundação Catarinense de Cultura, bem como outras publicações presentes na literatura. “A conservação e restauração de bens culturais é uma atividade transdisciplinar, que exige conhecimentos das áreas de química, física, biologia, materiais, história da arte, artes visuais, dentre outras. Neste sentido, a química pode auxiliar no processo de intervenção em bens culturais de diversas maneiras, com destaque para: o estudo do processo de degradação de materiais constitutivos de obras de arte, caracterização de materiais utilizados em bens culturais e ainda a preparação de novos materiais para serem aplicados em processos de restauração”, informa o resumo elaborado pelos organizadores.
O Núcleo de Estudos em Inteligência, Gestão e Tecnologias para Inovação (IGTI) oferecerá uma roda de conversa sobre Mulheres e o desenvolvimento de carreiras em 28 de abril às 17h no Auditório do Departamento de Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento (EGC), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento é organizado pela professora Gertrudes Dandolini, voluntária da Rede Sinova UFSC.
O evento conta com a presença da professora Rebeca Barcellos do Departamento de Ciências da Administração da UFSC. Suas pesquisas investigam a relação das mulheres com o trabalho, explorando como fatores pessoais e contextuais influenciam o desenvolvimento da carreira e impactam as trajetórias profissionais. A roda de conversa tem como objetivo proporcionar um espaço de aprendizado e conexão.
Para mais informações e inscrição acesse o formulário.
O Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina (IEG/UFSC) promove o Primeiro Encontro do 2º Colóquio IEG de Pesquisas, que neste ano marca a comemoração de 20 anos de criação do Instituto. O evento ocorre na segunda-feira, 28 de abril, às 19h, e será transmitido pelo canal no YouTube do IEG. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no formulário.
O objetivo do 2º Colóquio IEG de Pesquisas é promover um espaço plural e interdisciplinar de divulgação, debate e articulação de pesquisas em estudos de gênero, feministas e interseccionais, reunindo pesquisadoras/es, ativistas e artistas de diferentes regiões do Brasil e do exterior. A atividade pretende dar visibilidade a investigações que abordem marcadores sociais da diferença, como raça, classe, sexualidade e deficiência, em suas múltiplas conexões.
O tema do primeiro encontro será “Saúde, Políticas Públicas e Discursos Médico-Sociais”, que terá a professora Luciana Patrícia Zucco, como mediadora e debatedora. Ela é doutora pelo Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher (IFF/Fiocruz), professora associada do Departamento e do Programa de Pós Graduação em Serviço Social (PPGSS/UFSC), e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC), onde coordena a área de concentração de Estudos de Gênero e Sexualidades (EGES).
Os palestrantes serão:
Cláudia Cristine Moro, doutoranda do PPGICH, que apresentará sua pesquisa “Divergências no Rastreamento Mamográfico: uma séria questão de saúde das mulheres”.
José Augusto Simões de Miranda, doutor pelo Programa de Pós-graduação em Inglês (PPGI/UFSC) e pós-doutorando em Estudos de Gênero pelo PPGICH, que apresentará o trabalho “A inter-relação entre estigmas e outros problemas sociais em campanhas sobre HIV: uma análise do discurso a partir de uma abordagem interseccional”.
Ornela Barone Zallocco, doutoranda em Educação com formação em Narrativas e autobiografias pela Universidad Nacional de Rosario (UNR/Argentina), que apresentará o estudo “Visualidades emergentes o en emergencia de personas menstruantes”.
Para se inscrever, acesse o formulário.
Para assistir ao encontro, acesse aqui.
Mais informações no site ieg.ufsc.br, no Instagram @iegufsc ou pelo e-mail estudosdegenero@gmail.com.
O projeto Speak4Nature promove a palestra online O papel da ficção literária no imaginário jurídico: possibilidades frente aos desafios ecossociais, neste sábado, 10 de maio, às 9h. A atividade é realizada em parceria com o Grupo de Estudos sobre Escritoras Brasileiras do Passado, coordenado pela professora Rosana Cássia dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLIT), e com o Grupo de Pesquisa Observatório de Justiça Ecológica, coordenado pela professora Letícia Albuquerque, do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O evento propõe uma reflexão sobre o papel da literatura escrita por mulheres no questionamento dos imaginários sociais e jurídicos, no contexto da crise ecossocial. O objetivo é analisar a literatura de ficção científica e o afrofuturismo, com foco em autoras como Lu Ain-Zaila e Nnedi Okorafor, além da representação dos papéis de gênero em obras da literatura brasileira.
O debate é sobre como os textos literários podem tanto reproduzir estereótipos sociais quanto criar caminhos de resistência e reimaginação de futuros possíveis. Por meio da literatura, prioriza-se uma leitura crítica do paradigma antropocêntrico e colonial que permeia o imaginário jurídico dominante, em diálogo com a perspectiva da justiça ecológica.
As palestrantes são Noelia Fragoso Tellez, doutoranda em Humanidades na Universidad Carlos III de Madrid e mestre em Estudos Literários pela Universidad Complutense de Madrid (Espanha); Flávia Dall Agnol de Oliveira, doutoranda em Direito na UFSC e mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Thais Silveira Pertille, mestre e doutora em Direito pela UFSC. Thais abordará o livro de contos de sua autoria (A voz da bruxa: contos da bruxa Simone na ilha da magia), o eco, a construção do feminino e a interseção com o Direito.
A palestra ocorrerá em plataforma online e integra o projeto de cooperação internacional Speak for Nature. Informações sobre o projeto no site https://www.speak4nature.eu
O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe o professor da Universidade de Lisboa (ULisboa) José Maria Carvalho Ferreira para a roda de conversa Situação e crise: miséria humana na sociedade global. O encontro ocorre nesta quarta-feira, 14 de maio, às 15h, no auditório do Bloco B do CFH. A atividade é aberta a todo o público.
José Maria é professor catedrático do Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações (Socius) do Instituto Superior de Economia e Gestão (Iseg) da ULisboa. Possui graduação em Economia Política, mestrado e doutorado pela Université Paris 8 – Vincennes-Saint-Denis. Também é definido como um português apaixonado pela anarquia, que a compreende como uma potência de vida que ensina a viver. José Maria ressalta que “anarquia não pode ser modelo nem como análise, nem como prática e, sobretudo, como modelo de vida”, mas que emerge da espontaneidade e da liberdade vivida.
Na pauta do evento da UFSC, constam temas centrais em suas experiências investigativas, tais como situação de crise, emprego e miséria humana na sociedade global; economia real clássica e contingências da economia virtual; tecnologias da informação e comunicação (TICs) e a crise no mundo do trabalho e das qualificações; e anarquia e probabilidades de emancipação social. Dentre os escritos e organizados de sua vasta publicação, destacam-se, no âmbito do debate, experiências de seus últimos títulos: Covid-19, Vírus das Desigualdades Sociais (2024); Autobiografia de um Gigante Ah! (Não) (2023); e Contingências da Pandemia Gerada pelo Covid-19 nas Sociedades Contemporâneas (2022), todos publicados pelo Socius/Clássica Editora.
O encontro é organizado por três grupos da UFSC: Núcleo de Estudos Sociopolíticos do Sistema Financeiro (Nesfi), Grupo de Estudos e Pesquisa em Economia Política (Gepep) e Instituto de Estudos Latino-Americanos (Iela).
O Academy UFSC, projeto do Departamento de Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (Sinova/UFSC), promove a palestra Da UFSC ao Vale do Silício: lições do empreendedorismo universitário e insights do Vale na quinta-feira, 22 de maio, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE). O evento será ministrado por Eduardo Vieira, fundador da Monking, empresa referência em comunicação para inovação, com clientes como Ambev, Natura, Itaú e iFood.
Criada dentro do curso de Administração da UFSC, a Monking hoje conta com mais de 50 pessoas. Além de fundador, Eduardo é mentor de startups na Abstartups e na Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), e recentemente morou no Vale do Silício, onde estudou tendências em tecnologia, inovação e comunicação.
Para participar, é necessário se inscrever pelo Sympla. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia da palestra, com direito a certificado de 1h30.
Sobre o Academy UFSC
O Academy UFSC é uma iniciativa focada na sensibilização para a inovação e o empreendedorismo. Parte do plano Inova UFSC, criado pela Sinova, o programa tem como intuito não apenas preparar aqueles que desejam abrir seu próprio negócio, mas também desenvolver competências voltadas à criatividade e à inovação. O Academy conta com workshops, mentorias, capacitações e visitas técnicas para aproximar o aluno de ambientes inovadores e profissionais capacitados, gerando conexão com o ecossistema inovador de Santa Catarina ao criar pontes entre a Universidade e o mercado.
Para mais informações, acesse a página do Academy UFSC.
A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica da Universidade Federal de Santa Catarina (PROGRAD/UFSC) convida estudantes do Ensino Médio e instituições de ensino públicas e privadas para participarem da Feira de Cursos UFSC 2025, que ocorre nos dias 3 e 4 de junho, das 8h às 17h, no campus de Florianópolis.
As inscrições de escolas e instituições de ensino já estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial do evento ou diretamente pelo formulário. O prazo para se inscrever vai até 22 de maio.
Voltada especialmente para estudantes do Ensino Médio, a Feira tem como objetivo apresentar a diversidade de cursos de graduação da UFSC, proporcionando uma imersão no ambiente universitário. Durante o evento, os visitantes poderão conhecer detalhes sobre as áreas de formação, as possibilidades profissionais, o currículo dos cursos e o mercado de trabalho em diferentes áreas do conhecimento.
A programação inclui:
- Estandes dos Centros de Ensino do campus Florianópolis, com representantes de todos os cursos de graduação presenciais;
- Rotas guiadas (tours) por espaços que fazem parte do cotidiano universitário;
- Palestras sobre políticas de permanência estudantil, intercâmbio, inserção no mundo do trabalho e atuação das entidades estudantis;
- Atividades artístico-culturais.
Outro destaque da Feira é a apresentação das políticas de permanência estudantil da UFSC, que oferecem suporte financeiro, pedagógico e psicológico a estudantes de diferentes perfis socioeconômicos.
A universidade conta atualmente com 110 cursos presenciais de graduação e cinco cursos de graduação EAD, e a Feira é uma oportunidade para que os participantes conheçam mais sobre o processo de ingresso e a vivência universitária.
A programação completa está disponível no site do evento.
Mais informações pelo e-mail feiradecursos.prograd@contato.ufsc.br e no Instagram.
O Grupo de Pesquisa em Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove duas rodas de conversa em 5 e 12 de junho, às 14h. As atividades integram o projeto Língua, Religião e Cultura, uma parceria entre o grupo PoLiTicas e o Projeto Yoga e Meditação para Todos, e podem ser assistidas pelo canal do YouTube do grupo.
Em 5 de junho, a roda de conversa será com Ezra Nhampoca, da Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique, sobre Linguística missonária: Moçambique e Angola. A mediação será realizada pela professora Cristine Severo da UFSC. Será abordado o tratamento dos dados levantados sobre as línguas africanas em Moçambique e Angola pelos missionários: questionamentos, acervos e práticas atuais.
Em 12 de junho, a roda de conversa será com Fautisno Teixeira, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), sobre O papel das línguas na mística Islâmica. A medição também será realizada pela professora Cristine. Será discutido o papel das línguas nas práticas religiosas e místicas do Islamismo.
Mais informações no site do grupo.
Alunos do curso de Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem o evento Ficorremediação em Lagos Urbanos Eutrofizados, no dia 7 de junho, das 13h30 às 17h, no Parque Natural Municipal do Córrego Grande, em Florianópolis. A atividade faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente e busca aproximar a comunidade do conhecimento científico produzido na universidade.
Durante o evento, os visitantes poderão conhecer de perto o funcionamento do processo de biorremediação utilizando algas, entender os fatores que causam a eutrofização dos lagos e o papel das algas nesse processo. Haverá também exposição de espécies de algas, atividades interativas sobre monitoramento da água e rodas de conversa com os estudantes.
O projeto está relacionado à rampa filtrante de biorremediação instalada no lago do parque, desenvolvida e monitorada pelo Laboratório de Ficologia (LAFIC), do Departamento de Botânica da UFSC. Esse sistema utiliza algas para a remoção de poluentes e o controle da eutrofização, promovendo a melhoria da qualidade da água de forma natural e sustentável.
A proposta é conscientizar o público sobre a importância da qualidade da água e estimular o uso de tecnologias sustentáveis na restauração ambiental de áreas urbanas.
Mais informações no instagram do laboratório.
A Coordenadoria do Arquivo Central da Universidade Federal de Santa Catarina (CARC/UFSC) organiza a 9ª Semana Nacional de Arquivos (SNA) entre segunda e terça-feira, dias 9 e 10 de junho. As atividades ocorrem na sede da CARC, localizada no campus de Florianópolis no bairro Córrego Grande, ao lado do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA). A SNA é uma iniciativa articulada pelo Arquivo Nacional, com eventos em todo o país, sempre na semana do Dia Internacional dos Arquivos, celebrado em 9 de junho.
Para participar, os interessados devem enviar nome completo e CPF para o e-mail arquivocentral@contato.ufsc.br até 9 de junho, a fim de efetivar a inscrição, que são gratuitas e dão direito a certificado de três horas.
Com tema Mudanças Climáticas: Preservação e Acessibilidade, a proposta desta edição da SNA, alinhada às discussões globais da COP-30, destaca os efeitos da crise climática sobre a preservação documental e reforça a importância da gestão de riscos e da ampliação do acesso aos acervos.
Programação:
09/06 – Visitas mediadas ao Arquivo Central
8h e às 13h | Arquivo Central da UFSC
Visitas técnicas conduzidas por arquivistas da equipe, com apresentação do funcionamento e das atividades do setor.
10/06 – Roda de conversa “Preservar e acessar arquivos em tempos de mudança climática”
9h30 | Arquivo Central da UFSC
Reflexão e troca de experiências sobre a temática “Preservar e acessar arquivos em tempos de mudança climática”, com discussões deflagradas a partir de fontes audiovisuais, como trechos de filmes, séries e matérias jornalísticas.
Para mais informações, acesse o site da Coordenadoria do Arquivo Central da UFSC.
O Coletivo Batalha do Conviva promove em 9 de junho, na segunda-feira, a partir das 18h, a edição do mês da Batalha do Conviva, no hall do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação do evento apresentará discotecagem, roda de conversa e Batalha de Conhecimento. A atividade é aberta ao público.
A Batalha do Conviva é uma roda cultural cuja principal atividade é a batalha de rima, contando também com discotecagem, declamação de poesia e demais atividades pertencentes ao Movimento Hip-Hop. A iniciativa objetiva contribuir para a inserção do Movimento Hip Hop no mapa da UFSC – por meio do fomento à arte e cultura de rua e construção de conhecimentos coletivos que valorizem a diversidade – e, ao mesmo tempo, promover interações entre a comunidade acadêmica e a população de Florianópolis.
As inscrições são por ordem de chegada. 50% das vagas são reservadas para mulheres, PcDs, indígenas, pessoas LGBTQIAPN+ e pessoas negras. O evento é uma realização do Coletivo Batalha do Conviva com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE), Caiotrevisanart e Tarcioglass.
Mais informações no Instagram da Batalha do Conviva.
Programação
18h: Discotecagem com Murilo Montoia e DJ Makalrj
19h: Roda de conversa “a importância da presença feminina no rap”
20h30: Batalha de Conhecimento (8 ou 16 MCs / 30s)
Premiação
1º lugar | Arte Caiotrevisanart + livro + piteiras de vidro Tarcioglass
2º lugar | Piteiras de vidro Tarcioglass
A Coordenadoria do Arquivo Central da Universidade Federal de Santa Catarina (CARC/UFSC) organiza a 9ª Semana Nacional de Arquivos (SNA) entre segunda e terça-feira, dias 9 e 10 de junho. As atividades ocorrem na sede da CARC, localizada no campus de Florianópolis no bairro Córrego Grande, ao lado do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA). A SNA é uma iniciativa articulada pelo Arquivo Nacional, com eventos em todo o país, sempre na semana do Dia Internacional dos Arquivos, celebrado em 9 de junho.
Para participar, os interessados devem enviar nome completo e CPF para o e-mail arquivocentral@contato.ufsc.br até 9 de junho, a fim de efetivar a inscrição, que são gratuitas e dão direito a certificado de três horas.
Com tema Mudanças Climáticas: Preservação e Acessibilidade, a proposta desta edição da SNA, alinhada às discussões globais da COP-30, destaca os efeitos da crise climática sobre a preservação documental e reforça a importância da gestão de riscos e da ampliação do acesso aos acervos.
Programação:
09/06 – Visitas mediadas ao Arquivo Central
8h e às 13h | Arquivo Central da UFSC
Visitas técnicas conduzidas por arquivistas da equipe, com apresentação do funcionamento e das atividades do setor.
10/06 – Roda de conversa “Preservar e acessar arquivos em tempos de mudança climática”
9h30 | Arquivo Central da UFSC
Reflexão e troca de experiências sobre a temática “Preservar e acessar arquivos em tempos de mudança climática”, com discussões deflagradas a partir de fontes audiovisuais, como trechos de filmes, séries e matérias jornalísticas.
Para mais informações, acesse o site da Coordenadoria do Arquivo Central da UFSC.
O Grupo de Pesquisa em Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove duas rodas de conversa em 5 e 12 de junho, às 14h. As atividades integram o projeto Língua, Religião e Cultura, uma parceria entre o grupo PoLiTicas e o Projeto Yoga e Meditação para Todos, e podem ser assistidas pelo canal do YouTube do grupo.
Em 5 de junho, a roda de conversa será com Ezra Nhampoca, da Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique, sobre Linguística missonária: Moçambique e Angola. A mediação será realizada pela professora Cristine Severo da UFSC. Será abordado o tratamento dos dados levantados sobre as línguas africanas em Moçambique e Angola pelos missionários: questionamentos, acervos e práticas atuais.
Em 12 de junho, a roda de conversa será com Fautisno Teixeira, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), sobre O papel das línguas na mística Islâmica. A medição também será realizada pela professora Cristine. Será discutido o papel das línguas nas práticas religiosas e místicas do Islamismo.
Mais informações no site do grupo.
O Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH) do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH/UFSC) terá uma roda de conversa com a publicitária Carolline Sardá na terça-feira, 17 de junho, às 19h no Auditório do CFH.
A atividade integra o projeto Internet Segura com Perspectiva Crítica de Gênero, coordenado pela professora Cristina Scheibe Wolff e co-coordenado pela pesquisadora Elaine Schmitt, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). Para conhecer o projeto, acesse o site oficial. Após uma parceria na produção de uma série de vídeos disponível no canal no YouTube, será feita uma reunião para refletir sobre os desafios e as potencialidades do ambiente online, com foco em uma perspectiva crítica de gênero. O evento será presencial e com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do LEGH.
Para mais informações no e-mail legh.cfh@gmail.com, para realização das inscrições pelo formulário.
A palestra online Química que Transforma: Resíduos, Ciência e Criatividade na Educação ocorre em 30 de junho, das 15h às 17h. O evento faz parte do projeto de extensão Ciclo de Palestras: Química e o Cotidiano, desenvolvido no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pelos professores Ana Karina Timbola Hobmeir e Heros Horst. A palestra será ministrada pelo professor Elder Corrêa Leopoldino, docente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Jaraguá do Sul. As inscrições estão abertas até 27 de junho, às 12h.
A iniciativa tem como objetivo apresentar, de forma prática e acessível, como a química pode ser usada como ferramenta de transformação de resíduos, promovendo aprendizado, consciência ambiental e desenvolvimento de soluções locais. A partir de projetos desenvolvidos com alunos no contexto de iniciação científica e projeto integrador, são apresentados exemplos que envolvem a produção de materiais adsorventes a partir de resíduos como erva-mate e bitucas de cigarro, formulação de bioplásticos com casca de batata e caroço de abacate, tintas naturais feitas com repolho roxo, cremes cosméticos utilizando borra de café e produtos com amido extraído de caroço de manga.
O encontro propõe uma reflexão sobre como práticas simples de pesquisa aplicada, quando bem orientadas, podem despertar o interesse dos alunos, integrar disciplinas e impactar diretamente a comunidade. O uso da iniciação científica no ensino médio, em especial, tem se mostrado uma estratégia para trabalhar competências como pensamento crítico, protagonismo estudantil, resolução de problemas e o conteúdo curricular de forma significativa.
O link de acesso será disponibilizado via e-mail no dia do evento para os participantes com inscrição homologada. Os certificados serão emitidos aos participantes que apresentarem frequência maior ou igual a 75% do tempo do evento. Público alvo são os alunos dos Ensino Médio e comunidade em geral. Dependendo da demanda de inscritos, as inscrições serão homologadas de acordo com a ordem cronológica de inscrição.
Para realizar a inscrição, acesse o formulário on-line.
Com o apoio do projeto de extensão Yoga e meditação para todos, desenvolvido no Departamento de Libras do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será promovida a palestra Meditação para o foco e alívio do estresse: Uma abordagem budista, na quarta-feira, 9 de julho, a partir das 19h30, no Templo Ecumênico, no bairro Trindade, no Campus de Florianópolis.
A atividade terá tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o público surdo.
O evento, que é parte da turnê Artes Místicas Tibetanas, contará ainda com música e cânticos monásticos sagrados. A organização é do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), da Tibet House Brasil e do Drepung Loseling Monastery. Os interessados têm de fazer inscrições, até o horário do evento, através de link. Os ingressos custam de R$ 45 a R$ 85. O evento dá direito a certificado de duas horas como projeto de extensão.
A palestra Meditação para o foco e alívio do estresse: uma abordagem budista será ministrada pelo mestre Geshe Lobsang Dhondup. A apresentação de música e cânticos monásticos sagrados será feita por monges tibetanos do Monastério Drepung Loseling, no Sul da Índia. A turnê Artes Místicas Tibetanas passa por 12 municípios brasileiros e integra as comemorações pelos 90 anos do XIV Dalai Lama, que acontecem por todo o mundo ao longo de 2025.
Os cânticos sagrados dos monges tibetanos que serão apresentados na UFSC são conhecidos como zokkay (acorde completo), no qual cada monge emite múltiplos tons simultaneamente (overtone). A experiência sonora, visual e espiritual tem sido reconhecida por sua beleza, profundidade meditativa e poder transformador. Os monges do Monastério Drepung Loseling já foram indicados ao prêmio Grammy.