Calendário de Eventos UFSC

jul
24
qui
Orquestra Filarmônica Catarinense na Igrejinha da UFSC
jul 24@19:00

A Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) apresentará uma edição do projeto OFiC nas Igrejas na Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em homenagem aos 50 anos do falecimento do compositor russo Dmitri Shostakovich. A apresentação, que ocorre em 24 de julho, quinta-feira, às 19h, é gratuita e tem número limitado de vagas. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente pela plataforma Sympla.

O espetáculo

O programa apresenta a A Arte da Fuga, de J. S. Bach, obra monumental e enigmática escrita nos últimos anos de vida do compositor. O concerto também apresenta a Fantasia Brasileira nº 3, do compositor paulista Francisco Mignone. Escrita para orquestra de cordas, a obra une o lirismo da tradição europeia à riqueza rítmica e melódica das raízes brasileiras. A Fantasia se destaca por seu colorido harmônico, lirismo nostálgico e energia popular – uma ponte sensível entre o Brasil urbano e o Brasil profundo.

Além disso, a OFiC interpreta o intenso Prelúdio da ópera Tristão e Isolda, de Richard Wagner, uma das peças mais influentes da história da música. Com sua harmonia ousada e tensão emocional crescente, o prelúdio inaugura o mundo sonoro do romantismo tardio e antecipa o modernismo do século XX. A obra é célebre por seu chamado “acorde de Tristão”, que simboliza o desejo, a incompletude e o anseio que perpassam toda a ópera.

Com direção artística de Pablo Rossi, o concerto oferece uma viagem estética que cruza séculos, estilos e sentimentos – da ordem matemática de Bach à paixão arrebatadora de Wagner, passando pelo lirismo mestiço de Mignone.

A OFiC

A Orquestra Filarmônica Catarinense atua com uma proposta de democratizar a música de concerto, integrando continuamente ações educativas, sociais e de conscientização ecológica. Além do repertório sinfônico clássico, a OFiC valoriza a prática de música de câmara, com programas musicais diversificados, promovendo, assim, o desenvolvimento abrangente dos músicos.

A orquestra inova no formato dos programas musicais temáticos, que envolvem a plateia e convidam o público a participar do processo de performance, seguindo o conceito musicking. Valoriza a formação artística individual dos músicos, oferecendo projetos que incluem oficinas musicais, apresentações solos e em grupos menores, proporcionando um ambiente que incentiva o crescimento artístico.

A OFiC conta com o patrocínio da Ciser, Diamante Energia, Engie, Sicoob, Duas Rodas e Multilog, viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A OFiC também tem a parceria institucional do Departamento Artístico e Cultural da UFSC, da Fábrica de Comunicação, OneWG, Hurbana e Central Floripa.

Para mais informações, acesse o Intagram da OFiC e o site do evento.