Apoio à amamentação faz HU ficar entre as dez melhores maternidades do Brasil

29/09/2009 13:02

A maternidade do Hospital Universitário da UFSC ficou entre as dez melhores do Brasil no quesito “apoio à amamentação”, segundo um ranking publicado pela revista Pais e Filhos que classificou os melhores estabelecimentos hospitalares do país, nas categorias apoio à amamentação, parto normal e humanizado, gravidez de risco e boa hotelaria. O HU foi o único hospital de Santa Catarina presente na lista. “A classificação da revista representa o reconhecimento de nosso trabalho para a comunidade de Florianópolis e de Santa Catarina” diz a coordenadora da Central de Incentivo ao Aleitamento Materno do hospital, Ingrid Bohn.

Desde 17 de dezembro de 1997 o HU é credenciado como “Hospital Amigo da Criança”. O certificado é outorgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) aos hospitais que incentivam o aleitamento. O Ministério da Saúde avalia regularmente os estabelecimentos, que devem cumprir os “Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno” estabelecidos pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC).

A Central de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciam) atende a mulheres lactantes e no período pós-parto, que acompanham seus filhos na unidade neonatal da maternidade. Mães que não tiveram seus filhos no Hospital Universitário e que necessitam de ajuda ou orientações para problemas relacionados à amamentação também são atendidas. A Ciam conta com duas técnicas de enfermagem, uma enfermeira e duas bolsistas.

Por continuar sendo uma maternidade credenciada como “Hospital Amigo da Criança”, a Central de Incentivo ao Aleitamento Materno promove anualmente um curso de Manejo e Promoção do Aleitamento Materno para os estudantes e profissionais da UFSC que atendem a mulher e o bebê. Esse curso também é extensivo às Unidades Básicas de Saúde da prefeitura da Capital e do estado de Santa Catarina. O grupo de profissionais da maternidade do Hospital Universitário também ministra cursos sobre aleitamento materno em diversos municípios do Estado.

Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno

– Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe de saúde.

– Treinar toda a equipe de saúde, capacitando-a para implementar esta norma.

– Orientar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento materno.

– Ajudar as mães a iniciarem o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento do bebê.

– Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.

– Não dar ao recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tal procedimento tenha uma indicação médica.

– Praticar o alojamento conjunto: permitir que mãe e bebê permaneçam juntos 24 horas por dia.

– Encorajar o aleitamento materno sob livre demanda.

– Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas ao seio.

– Encaminhar as mães, por ocasião da alta hospitalar, para grupos de apoio ao aleitamento materno na comunidade ou em serviços de saúde.

Mais informações pelo telefone da Central de Incentivo ao Aleitamento Materno: (48) 3721-8019.

Por Fernanda Burigo / Bolsista de Jornalismo na Agecom