UFSC implanta graduação presencial para formar professores, tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais

29/05/2009 08:55

Na faixa etária de 0 a 4 anos, apenas 2,47% das crianças surdas estão matriculados na creche. Entre 0 e 14 anos, 86,28% estão fora da educação infantil e ensino fundamental. Na faixa de 15 a 17 anos, 96,15% dos jovens que não podem ouvir também não estão matriculados do ensino médio. Dados do IBGE e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) mostram também que somente 0,94% dos surdos entre 18 e 24 anos estão matriculados na universidade.

Os dados ressaltam a importância de iniciativas inclusivas, como a formação na Língua Brasileira de Sinais (Libras), a linguagem gestual usada pela maioria dos surdos brasileiros e reconhecida por lei. Pioneira na capacitação nesse campo, a UFSC oferece esse ano, pela primeira vez na modalidade presencial, cursos de graduação em licenciatura e em bacharelado em Letras-Libras.

É a primeira graduação presencial do país direcionada a formar professores, tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais. Mas não é a primeira iniciativa da UFSC nesse campo. O trabalho com pessoas portadoras de problemas auditivos iniciou em 2002, com a oferta de uma disciplina sobre Libras no Curso de Pedagogia. Nessa época começaram também pesquisas sobre a educação de surdos.

A estruturação dos trabalhos e de equipes para o trabalho com essa população permitiu que em 2006 a UFSC implantasse o primeiro curso de licenciatura em Libras da América Latina, na modalidade a distância. Atualmente, com turmas que iniciaram em 2006 e 2008, a UFSC capacita, por meio do ensino a distância, e em parceria com diversas instituições de ensino, 1.400 pessoas surdas em 15 estados, oferecendo tanto a licenciatura como o bacharelado em Libras. A pesquisa também evoluiu. Foram desenvolvidas até 2008, nas pós-graduações em Educação e em Lingüística, 14 dissertações e quatro teses – várias produzidas pelos próprios surdos.

Coordenadora geral do Curso de Letras-Libras, a professora Ronice Müller Quadros lembra que há um considerável o crescimento da demanda social por profissionais capacitados na língua de sinais brasileira. Essa necessidade é tanto uma resposta a ações de inclusão como a um conjunto de leis criadas nos últimos anos. Entre elas, a Lei de Libras, de 2002, que reconhece a língua da comunidade surda brasileira, e a Lei de Acessibilidade, de 2004, que dispõe sobre os direitos de acesso de pessoas com necessidades especiais (como é o caso dos surdos) aos serviços e produtos públicos e privados. Além disso, o decreto nº 5626, de 2005, define um prazo de cinco anos para que o currículo de todos os cursos de licenciatura ofereçam uma disciplina sobre a Língua Brasileira de Sinais.

“Para que os professores em formação pelo menos saibam o que é a Língua Brasileira de Sinais e tenham condições de se organizar para lidar com o estudante surdo em sala de aula”, explica a professora, que em 2002 iniciou suas atividades de ensino com disciplinas voltadas para a Educação de Surdos e Educação Especial.

Segundo Ronice, políticas públicas para a educação de surdos estão sendo estruturadas em vários estados brasileiros, buscando atender diretrizes nacionais para a educação especial. Santa Catarina, por exemplo, tem propostas de implantação de ambientes bilíngues (Português-Libras) em de três escolas de educação básica, além de acompanhamento desse contexto com a participação de professores, estudantes, servidores e familiares.

“A política bilíngue é ambiciosa. Nossa cultura sempre priorizou o português, e até mesmo a adoção de uma língua estrangeira ainda é complicada em muitas escolas. Nesse momento a legislação favorece a Língua Brasileira de Sinais. Na prática, a aplicação é um desafio”, avalia a professora, filha de pais surdos.

Mais informações:

Sobre o Vestibular-Libras: no site www.vestibular2009libras.ufsc.br ou pelo telefone (48) 3721-9200.

Com a professora Ronice: ronice@ced.ufsc.br / (48) 334 8081 e (48) 9981 2711

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

Saiba Mais:

Sobre o Vestibular para Licenciatura em Letras-Libras e Bacharelado em Letras-Libras:

-Inscrições até 8 de junho, pela internet, no site http://www.vestibular2009libras.ufsc.br/

– São oferecidas para o segundo semestre de 2009, no campus de Florianópolis, 40 vagas: 20 para a licenciatura, que forma professores, e outras 20 para o bacharelado, direcionado à formação de tradutores e intérpretes.

– Os candidatos devem ter concluído ou estar em vias de concluir o ensino médio e apresentar fluência em Libras.

– O concurso será realizado no dia 5 de julho, das 14h às 18h, em uma única etapa.

– A prova terá 20 questões de conhecimentos gerais, que serão projetadas em Libras, e dez questões em língua portuguesa.

– O vestibular também leva em conta o Programa de Ações Afirmativas implantado pela UFSC. Serão reservadas 20% das vagas de cada curso (licenciatura e bacharelado) para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituições públicas de ensino; 10% das vagas para candidatos autodeclarados negros, que tenham cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituições públicas de ensino e seis vagas para candidatos autodeclarados indígenas.

O edital completo: pode ser acessado em www.vestibular2009libras.ufsc.br/edital/edital_completo.pdf