Curso pré-vestibular da UFSC é instrumento de inclusão social

Cursinho da UFSC já aprovou mais de 900 alunos em cinco anos
Neste domingo e segunda-feira, em função do Vestibular 2009 na UFSC, o curso realiza seu VI Aulão Solidário, no Centro de Cultura e Eventos, com mais de 900 vagas. As aulas serão das 8h às 12h e a inscrição se dá por meio do site http://www.cursinho.ufsc.br, mas o aluno deverá levar R$ 3,00 por cada dia do aulão e um quilo de alimento, a serem encaminhados às vítimas das enchentes em Santa Catarina. Haverá a participação de 25 professores, que vão abordar questões referentes às disciplinas de matemática, física, química, biologia, geografia, história, gramática, literatura, inglês e espanhol. Além dos alunos do cursinho, são esperados muitos estudantes da rede pública de ensino que vão participar do Vestibular 2009 da Universidade Federal.
Criado em 2003, o pré-vestibular da UFSC nasceu com o objetivo de beneficiar um público que tem dificuldades para entrar em universidades públicas, privadas e programas de inclusão universitária, como o Prouni. A própria resolução que implantou o curso previa a ampliação anual da quantidade de vagas, o que vem sendo seguido à risca. O número de alunos matriculados subiu de 120 para 700, devendo bater em mais de 1.000 no ano de 2009. Uma prova de sua eficiência e qualidade está no fato de que, em 2007, 125 dos 485 matriculados conseguiram aprovação na UFSC, 15 passaram na Udesc, 120 entraram em universidades privadas e 70 foram aprovados na Cefet/SC. Isso significa que 68% tiveram sucesso nos concursos de que participaram.
O coordenador do curso pré-vestibular, Otávio Augusto Auler Rodrigues, informa que foi ali que surgiu a política de ações afirmativas da Universidade, hoje solidificada na instituição. Na seleção, a coordenação leva em conta se o aluno vem de escola pública e tem carência sócio-econômica, utilizando o mesmo sistema que rege a isenção para o vestibular a pessoas com dificuldades para arcar com o pagamento da taxa de inscrição. A maioria dos matriculados é da Capital e municípios próximos, mas no dia 10 deste mês será inaugurado o cursinho de Curitibanos, no meio-oeste do Estado, onde em 2009 a UFSC fará o primeiro vestibular no campus em construção.
Além das atividades presenciais, o curso mantém a modalidade a distância, com aulas transmitidas para dois pólos em Florianópolis: a Associação de Moradores de Canasvieiras e a comunidade do Morro da Caixa (Fundação Casan, no continente), somando 40 alunos. São aulas em tempo real, ministradas de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h, com uso de telão multimídia e caixas de som. Para 2009 estão previstas uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação e a expansão do cursinho para as cidades de Camboriú, Joaçaba, Jaraguá do Sul, São José e Palhoça. Utilizando auditórios de escolas estaduais, o pré-vestibular da UFSC pode dobrar assim, em pouco tempo, o número de alunos beneficiados.
“O Ministério da Educação considera, em seus relatórios, que a UFSC mantém o pré-vestibular social que mais aprova no Brasil”, diz Otávio Rodrigues. A aprovação de 25% dos candidatos não fica muito a dever aos cursinhos privados, cujo índice é de 35% no caso do vestibular da Universidade Federal. O coordenador cita como diferenciais do curso a experiência dos professores com o vestibular, o fato de dispor de material didático próprio e a possibilidade de oferecer os mesmos recursos disponibilizados pelos congêneres privados. Além disso, há o empréstimo de livros exigidos no vestibular, aulas de aprofundamento aos sábados e simulados com questões discursivas. “A grande diferença do curso é a gratuidade, aliada ao fato de ocorrer na UFSC, o que, para o aluno, já faz uma grande diferença”, ressalta Rodrigues.
Mais informações podem ser obtidas no site www.prevestibular.ufsc.br e nos fones (48) 3721-8319 e 8834-0706 (celular do coordenador).
Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom