Domingo é Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos
Domingo, dia 27 de setembro, é Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos. Diversas entidades comprometidas com a causa estarão promovendo, em todo o território nacional, campanhas de divulgação e adesão a essa iniciativa que constitui um ato de cidadania e solidariedade.
O Grupo Hércules SC programou uma série de atividades para levar a campanha às ruas, em panfletos com a ilustração cedida por Paulo Govêa, artista plástico da Capital, autor da obra Dois Sentimentos, e tendo como inspiração os dizeres da música Palavras ao Vento, de Marisa Monte/Moraes Moreira (direitos autorizados pelos
autores).
O presidente da entidade, Fernando Cezar Pereira dos Santos, e outros transplantados, familiares e simpatizantes, convidam a população catarinense a participar e aderir à proposta.
Atividades previstas para Florianópolis:
Reunião de capacitação para a divulgação:
24/9 – 19h – Auditório da FAPEU – UFSC – Trindade
Esclarecimentos e distribuição de folders:
26/9 – 10h – TICEN e Centro
27/9 – 15h – Feirinha da Lagoa e Parque de Coqueiros
Semana de 28/9 a 4/10: Estabelecimentos de Educação, Saúde, Comércio, Serviços
30/9 15h – Plenária da Assembléia Legislativa de SC
Divulgação via internet:
Voluntários em Ação – www.voluntariosonline.org.br
Esclarecimentos:
A Coordenadoria de Doações e Transplantes de Fígado Grupo Hércules de Santa Catarina já iniciou a mobilização de atividades referentes à data. A primeira ação aconteceu no último sábado pela manhã, com palestras para alunos do Instituto Estadual de Educação, como parte da Semana de Ciências. Ali foram divulgadas formas de contágio e prevenção das maiores causas dos Transplantes de Fígado: as hepatites B e C.
As maiores dúvidas e respostas sobre a decisão de quem deseja tornar-se doador são:
Como posso ser doador?
Atualmente, para ser doador no Brasil não é necessário deixar escrito qualquer documento. Basta comunicar aos familiares sobre o desejo da doação. A doação de órgãos só pode acontecer após autorização da família.
Que tipos de doadores existem?
Doador vivo – Qualquer pessoa saudável que concorde em ser doador. O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea e parte do pulmão. Pela lei, parentes até quarto grau e cônjuges podem ser doadores; não parentes, somente com autorização judicial.
Doador falecido – pacientes com morte encefálica em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de hospitais que possuem coordenadoria capacitada para reconhecer e manter os possíveis doadores, geralmente vítimas de traumatismo crânio encefálico e AVC (derrame cerebral). A retirada dos órgãos é realizada em centro cirúrgico, a exemplo de qualquer outra cirurgia.
Quais órgãos e tecidos podem ser obtidos de um doador falecido?
Coração, pulmão, fígado, pâncreas, intestino, rim, córnea, veia, pele, ossos e tendão.
Para quem vão os órgãos?
Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em Lista Única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada Estado e controlada pelo Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde.
Como posso ter certeza do diagnóstico de morte encefálica?
Não existe dúvida quanto ao diagnóstico. O diagnóstico da morte encefálica é regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina. Dois médicos de diferentes áreas examinam o doador, sempre com a comprovação de um exame complementar, respeitando os
critérios da Resolução CFM nº 1.480 de 08 de Agosto de 1997 – Critérios de Morte Encefálica.
Existem hospitais que realizam transplantes em Santa Catarina?
Sim, inclusive são referências nacionais que ocupam lugar de destaque pelo sucesso alcançado na sensível melhoria da qualidade de vida dos Transplantados.
Fonte: Hércules – Doações e Transplantes de Fígado
Grupo Hércules de Apoio a Portadores de Hepatites em SC
UP Estadual / Up Mun. Florianópolis
E-mail: astroblu08@gmail.com
Informações: (48) 9938-8336, (47) 9936-7477 e (49) 9963-0630