Congresso Brasileiro de Saúde Mental terá shows de bandas formadas por usuários de Centros de Atenção Psicossocial

Banda Harmonia Enlouquece
Em sintonia com o tema do evento, os grupos musicais foram formados por usuários de Centros de Atenção Psicossocial.
O grupo carioca Harmonia Enlouquece foi criado no ano 2000 por usuários e profissionais do projeto “Convivendo com a música”, desenvolvido no Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro. A banda já lançou dois discos, com repertório que inclui mpb, rock, funk, soul, rap e xote. Além disso tem músicas incluídas na triha sonora da próxima novela da Globo,de Glória Perez.
O Harmonia Enlouquece participou de diversas edições do “Loucos por Música”, um projeto criado em 2005 que luta pela inclusão de portadores de distúrbios mentais, abrindo shows como os de Ivete Sangalo, Zélia Duncan, Elba Ramalho e Cidade Negra.
As músicas são compostas em conjunto pelos integrantes do grupo e suas letras falam das vivências, preocupações, interesses, esperanças e objetivos de pessoas que, entre outras coisas, convivem com o transtorno mental.

Banda Black Confusion
‘O Hip Hop na saúde mental’, como costumam apresentar seu trabalho, trata de temas como a reforma do sistema psiquiátrico, a violência, a opressão, a exclusão, a importância da consciência crítica e da participação política, abordando ainda a questão racial.
O show não é aberto ao público, será realizado como parte da programação e integração dos congressistas.
Por Tifany Rodio / bolsista de Jornalismo da Agecom