UFSC, Eletrosul e Instituto Ideal anunciam projeto de 2,8 milhões de euros para incentivar produção de energia solar

Geradores também em bicicletários e estacionamentos
Com o projeto Eletrosul Megawatt Solar uma potência de um megawatt em geradores solares será instalada no complexo sede da Eletrosul, sobre o edifício principal, e nas coberturas – a serem construídas – para bicicletários e estacionamentos. Os sistemas vão gerar anualmente, em média, 1,2 GWh, o que equivale ao consumo anual de cerca de 400 residências.
Todos os geradores solares a serem instalados na Eletrosul serão interligados à rede elétrica pública, o que faz com que dispensem o uso de baterias. O projeto pretende vender a energia gerada para os consumidores livres e especiais interessados em vincular a sua imagem à produção de energia limpa.
Por meio desta iniciativa, UFSC, Instituto Ideal e a Eletrosul pretendem dar o passo inicial para incentivar a instalação de geradores solares fotovoltaicos integrados à arquitetura em prédios públicos e privados que ocupam grandes áreas, em diversas regiões do país. A ênfase inicial será aeroportos (Projeto Aeroportos Solares) e estádios de futebol para a Copa do Mundo de 2014 (Projeto Estádios Solares).
O projeto pretende também incrementar a conscientização do público e dos agentes do setor elétrico, preparando o mercado brasileiro para a chegada da competitividade econômica da tecnologia solar fotovoltaica, esperada para a próxima década.

Geardor na UFSC: 12 anos de funcionamento ininterrupto
Com a repercussão das ações desenvolvidas a partir deste projeto, a expectativa é de que se abra o caminho para o estabelecimento de fábricas de módulos fotovoltaicos e componentes associados no Brasil. O gerador-piloto do projeto, com 12 kWp, já está em operação desde fevereiro deste ano, e serve atualmente como área de convivência no setor de estacionamentos frontal da Eletrosul. Está previsto o funcionamento de um bicicletário sob esta cobertura. O projeto conta com financiamento do Banco de Fomento Alemão KfW.
Lançamento do livro Energia Eólica para Produção de Energia Elétrica
Uma obra de engenharia para a consolidação do conhecimento e do desenvolvimento da energia eólica. Essa é uma das contribuições do livro Energia Eólica para Produção de Energia Elétrica, do engenheiro Ronaldo dos Santos Custódio, que será lançado dia 25 de setembro (sexta-feira), às 9h, no auditório da Reitoria da UFSC.
Editada pela Eletrobrás, a obra agrega teoria e prática, fundamental para avançar os estudos e o desenvolvimento da energia eólica, sistematizando em 12 capítulos parâmetros para projetos de fazendas que utilizam o vento como matéria-prima.
Estudos minuciosos sobre terreno e sua influência no vento; os ventos, os aspectos probabilísticos e características; a disposição das máquinas no parque eólico para maior eficiência da usina, tipos de máquinas, critérios para definição das distâncias entre os aerogeradores e estudos de conexão da usina na rede são as linhas mestras do trabalho. A obra oferece valiosa contribuição tanto para especialistas quanto para leigos no assunto.
Ronaldo Custódio é hoje uma das principais referências em energia eólica no Brasil, tendo sido o idealizador do mapa eólico do RS, único que traz medições de ventos extremos (cujas rajadas ocorrem a cada 50 anos, em média). “O livro do engenheiro Ronaldo reúne reconhecida competência técnica e acadêmica, constitui obra do gênero inédita em nosso país. Traça roteiros objetivos das etapas a serem vencidas para a elaboração de um empreendimento de qualidade no setor, além de ser uma importante contribuição para o desenvolvimento e a consolidação dos aproveitamentos eólicos no Brasil”, registra Dilma Rousseff, ministra da Casa Civil, na apresentação da obra.
Estudos minuciosos sobre os ventos e seus aspectos probabilísticos e características; a disposição das máquinas no parque eólico para maior eficiência da usina, tipos de máquinas, critérios para definição das distâncias entre os aerogeradores e sua disposição no terreno, e estudos de conexão da usina na rede são as linhas mestras deste trabalho. “Creio que a grande contribuição deste livro é formar uma literatura nacional sobre o tema, pois tudo o que há está escrito está em outro idioma, em especial inglês e alemão. E tenho certeza que este será um campo muito promissor, uma energia de futuro para o Brasil e para os países, pois o vento é uma grande fonte de energia”, complementa Ronaldo.
A distribuição do livro é gratuita e todas as universidades públicas do país já receberam exemplares. Por se tratar de obra técnica, foi priorizado o contato com as classes envolvidas, no caso engenheiros e comunidade acadêmica, como forma de disseminar o conhecimento para o estudo da energia eólica no Brasil”.
Mais informações: Assessoria de Comunicação Social e Marketing (ACS) da Eletrosul: Sadi Rogério Faustino – sadirf@eletrosul.gov.br – (48) 3231- 7182 /9971-7208
Na UFSC: Com o professor Ricardo Rüther – ruther@ecv.ufsc.br