Minicurso sobre grupos de auto-ajuda é uma das atividades de pré-lançamento do I Congresso Brasileiro de Saúde Mental

01/12/2008 14:45

Nesta terça-feira, 2 de dezembro, será realizado no Centro de Cultura e Eventos da UFSC o pré-lançamento do I Congresso Brasileiro de Saúde Mental. Entre as atividades previstas está a oferta do minicurso ´Grupos de Auto-Ajuda: a Fênix vencendo distâncias`.

Com coordenação da professora Sonia Pereira, do Departamento de Saúde Pública da UFSC, o minicurso será ministrado no Laboratório de Ensino a Distância – LED, das 8h30min às 17h30min. Além da forma presencial serão usados recursos de videoconferência, com a perspectiva de atingir cerca de 100 pessoas, 45 na forma presencial, e as demais participações em modo virtual, em Foz do Iguaçu e Curitiba, no Paraná, em São Paulo/SP e, ainda, em nível internacional, em Portugal, Espanha e Estados Unidos.

Os trabalhos serão abertos às 8h30min, por Olenka de Sousa Franco, psicóloga e atual presidente da Fênix Associação Pró-Saúde Mental. Às 9h, Géder Grohs, médico psiquiatra e mestre em Ciências médicas da UFSC, fala sobre a Saúde Mental em grupos. Olenka Franco apresenta os princípios fundamentais na história da Fênix às 9h30min. O tópico ´As conquistas e desafios na saúde mental` entra em pauta às 10h30min, apresentado por Marco Antonio Marcolin, médico psiquiatra da USP.

A Psicoeducação a distância é o assunto a partir das 13h30min, através de dois tópicos: o ambiente virtual para capacitar a distância, com abordagem de Ricardo Azambuja Silveira, professor do Departamento de Informática e Estatística (INE) da UFSC; e a metodologia para o curso Fênix virtual, com Sonia Maria Pereira, psicóloga e professora do Departamento de Saúde Pública da UFSC. A partir das 14h45min, as informações serão centralizadas nos grupos envolvidos com problemas de transtorno mental: portadores, familiares e os grupos novos e seus papéis.

A participação virtual no minicurso pode ser feita a partir do site mms://tvled.egc.ufsc.br/fenix. Este endereço funcionará no dia 1 de dezembro em forma de teste. Para ver, ouvir e participar basta que o computador tenha o MEDIA PLAYER 9 (ou superior), muito comum no Windows. Se o interessado não conseguir o acesso neste dia deve entrar em contato com o Laboratório de Educação a Distância da UFSC (tecnica@led.ufsc.br; apinho@led.ufsc.br), para garantir sua participação no dia 2.

Durante o período do curso a interação com os ministrantes poderá acontecer de qualquer lugar, por endereço eletrônico congresso@fenix.org.br.

Outras informações com a professora Sonia Maria Pereira, fone: 9131 7312 / e-mail: sonia@sonia.com.br.

Saiba mais

A Fênix – Associação Pró Saúde Mental é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, criada em 1997 para dar apoio a grupos de auto-ajuda de portadores de transtornos mentais e seus familiares. É um trabalho pioneiro, em âmbito nacional e conta com o apoio de dezenas de grupos que realizam reuniões semanais sem custo para os participantes.

É também a única instituição brasileira que utiliza a metodologia dos “anônimos”, para esse perfil de participantes, tendo se inspirado em grupos internacionais. Hoje existem numerosos portadores recuperados, que conseguiram bom nível de re-socialização, e que voltaram a produzir ou estudar.

Os profissionais após encaminhar seus pacientes aos grupos percebem que eles se tornam mais conscientes, com melhor adesão ao tratamento, tornando-se pró-ativos, prevenindo recaídas e enfrentando os estigmas. Os grupos de auto-ajuda em saúde mental da Fênix são gratuitos, anônimos, sigilosos e não se vinculam a qualquer religião ou partido político. O único requisito para filiar-se ao grupo é o desejo de recuperar-se das conseqüências de um transtorno mental. Há grupos para portadores e grupos para familiares de portadores.

Na UFSC há um grupo que se reúne todas as segundas-feiras, às 19h, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), nas salas 219 e 220.