Espetáculo músico-circense do Teatro Mágico abre 2ª Semana Ousada de Artes

18/09/2009 12:15

Fotos Vinicius Campos - Divulgação

Fotos Vinicius Campos - Divulgação

Com o show “Segundo ato”, do grupo musical circense O Teatro Mágico, a Universidade Federal e a Universidade do Estado de Santa Catarina abrem oficialmente a 2ª Semana Ousada de Artes às 20h30min de segunda-feira, dia 21, no grande auditório do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, no campus da Trindade.

No palco, os artistas complementam o discurso feito pelas canções do mais recente álbum (que tem o nome do espetáculo) com números circenses novos, declamação de poesias inéditas e encenação de textos do livro “O Teatro Mágico em palavras”. O universo urbano e as desigualdades sociais, a função do homem na sociedade atual, a mecanização do trabalho e o bombardeio de informações pela mídia são temas que o grupo aborda, de maneira lúdica e interativa, sob a coordenação de Fernando Aniteli, ator, músico e compositor que criou o grupo, em 2003.

Considerada uma das melhores companhias musicais e circenses do Brasil, o Teatro Mágico tem se apresentado para milhares de pessoas, todos os anos, e seu bom conceito corre o país. A curiosidade da opinião pública, desde a criação, decorre de sua veia artística e do bem-sucedido modelo de produção, avesso aos esquemas das grandes gravadoras. A companhia paulista leva para o palco não só um conceito de arte, mas também o debate a favor da música livre.

O site oficial do grupo é visitado por mais de 150 mil pessoas por mês e sua comunidade oficial no Orkut tem mais de 50 mil membros. Trabalha de maneira independente, auto-produzindo shows, bancando as gravações de suas músicas em estúdio e mantendo os preços populares de seus produtos, comercializados ao final das apresentações e no site www.oteatromagico.mus.br.

Para a troca de ingressos – que vale para todos os espetáculos que serão realizados no auditório do Centro de Cultura e Eventos, até dia 25 – é necessário levar um kit com sabonete e pasta de dente, que será doado ao Hospital Universitário. Os pontos de troca são o próprio Centro de Eventos da UFSC, das 14h às 17h, e o hall da Reitoria da UDESC, das 14h às 18h.

Do rock ao clássico

Além do Teatro Mágico, que marca a abertura oficial, outras quatro atrações fazem parte da segunda-feira musical da Semana Ousada. Às 12h30, na Concha Acústica da UFSC, a banda Vinegar Tom toca músicas autorais que misturam o disco com batidas brasileiras e covers como The Doors, Mutantes, Chico Science e Tim Maia. As quatro mulheres que compõem a banda dão roupagem moderna para os estilos rock, blues, soul e disco. Ainda nesta temporada, a Vinegar vai representar (pela segunda vez) Santa Catarina no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Ainda no dia 21, a dupla Alwin e Marcelo se apresenta no Museu da Escola Catarinense, da UDESC, às 16h.

No horário das 17h30, é a vez da música clássica. A Orquestra de Câmara da UFSC, regida por Mirian Moritz, se apresenta no Centro de Ciências da Saúde, no campus da Trindade. No mesmo horário, no Cefid, a Orquestra UDESC, coordenada por João Eduardo Titton, exibe um repertório que inclui composições de diversos gêneros e épocas, bem como arranjos de músicas populares, sempre dando oportunidade a compositores e arranjadores qualificados.

Cartas de Artaud

A peça que abre a programação de teatro da Semana Ousada é “Ensaio sobre cartas”, de Antonin Artaud, que será apresentada às 14h de segunda-feira na sala 402 do curso de Artes Cênicas da UFSC. Em cenas diferentes, mas no mesmo cenário, três atores (alunos do curso) relatam por meio de cartas (escritas entre 1943 e 1946) as aclamações de Artaud no manicômio de Rodez ao seu médico e aos amigos, na tentativa de recuperar sua lucidez. A direção é colaborativa, envolvendo Beto Chaves, Célio Alves e Zeca Rocha.

Dança das palavras

Na dança, a atração de segunda-feira o espetáculo de dança-teatro “Corpografia”, com alunos da segunda turma do curso de graduação em Artes Cênicas da UDESC (disciplina Corpo na Arte II). Segundo o grupo, trata-se de “um exercício cênico que investiga na dramaturgia do corpo a dança das palavras: marcas que se inscrevem entre o dizível e o indizível, entre o som e o silêncio, entre estéticas e poéticas, na reinvenção da ação da palavra em sua função lúdica”. A direção é de Janaina Trasel Martins e Nathália Mazzini e a apresentação será às 15h na Sala Preta CFM (402) do curso de Artes Cênicas.

Curtas infantis

Na área do cinema, a programação do primeiro dia da Semana Ousada prevê a apresentação de uma mostra de curtas infantis da Unisul e UDESC, incluindo os filmes “Eu soldadinho, ela bailarina” (direção de Adriana Gama), “Leste do sol, oeste da lua” (de Patrícia Monegatto Lopes) e “Joãozinho, bu!” (de Rafael Chuck Martins). As exibições serão no Museu da Escola Catarinense, das 11h às 11h30 e das 16h10 às 16h40. A curadoria é de Fátima Costa Lima e Sandra Meyer.

Nas artes visuais

Sete exposições e intervenções artísticas fazem parte da Semana, ocupando espaços na UFSC e UDESC, a partir do dia 21. A “Mostra[dois]: a entropia das coisas” pode ser vista no Museu da Escola Catarinense, no centro de Florianópolis, reunindo obras de 12 artistas e um grupo de arte contemporânea. Outra coletiva, “Homenagem a Max Moura”, acontece na Galeria de Arte da UFSC, fazendo uma reverência ao pintor florianopolitano recentemente falecido.

A mostra “Corpo masculino, olhares femininos” está na sala Goiabeira do Centro de Eventos, na Trindade. A exposição “Symbiosis”, do Grupo de Gravura Cidade de Florianópolis, ocupa o hall da Reitoria da UFSC. E a intervenção “Circuito Nova Paisagem” leva o artista Allison Silva para o hall do Centro de Eventos, todos os dias, das 9h às 22h.

De sua parte, o curso de Arquitetura da UFSC responde por duas exposições: “Arquitetando sentidos: imagens, som, espaço e movimento”, na sala Aroeira, e “Arquitetura do imaginário”, na sala Pitangueira do Centro de Cultura e Eventos.

Moda em projeção

Outros sete eventos pertencem à área da moda, que tem na Universidade do Estado um curso extremamente conceituado. Na UFSC, acontecem as exposições da Modoteca do Centro de Artes (Ceart), “Figurinos de cinema” (hall da Reitoria) e “Trajos folclóricos dos Açores” (espaço cultural do NEA), além da apresentação dos projetos Santa Catarina Moda Contemporânea (SCMC), Ecomoda e Publicar Moda da UDESC. No Museu da Escola Catarinense, será mostrado o trabalho da Teciteca Ceart/UDESC.

Outras atividades

Também podem ser vistas as exposições dos alunos dos cursos de Design da UFSC (sala Laranjeira do CCE) e UDESC (Museu da Escola Catarinense). A partir de quarta-feira, dia 23, ocorre no CFH da Universidade Federal o Colóquio Arte e Filosofia, com professores e pensadores convidados. O Sarau Boca de Semana está previsto para sexta-feira, 25, na Arena do Ceart/UDESC, e as performances cênicas começam na quarta-feira em diferentes pontos do campus da Trindade. As oficinas (nas áreas de dança, artes visuais, teatro e música) têm início no dia 22, terça-feira, no Centro de Cultura e Eventos, CDS/UFSC, curso de Artes Cênicas da UDESC, Museu da Escola Catarinense e Sala de Escultura do Ceart.

A UDESC realiza, paralelamente, atividades educativas em escolas, nas quais os alunos são acompanhados por arte-educadores em visitas ao Museu da Escola Catarinense, desenvolvendo a partir daí práticas que resultarão em exposições paralelas, também abertas ao público, colocando a comunidade em diálogo com a produção artística.

A Semana Ousada

A 2ª Semana Ousada de Artes UFSC e Udesc será realizada entre os dias 21 e 26 de setembro em diferentes espaços das duas universidades. A Semana terá atrações nas áreas do cinema, teatro, dança, música, artes visuais, moda, design, arquitetura e filosofia, unindo as duas instituições públicas numa parceria artística e cultural. Organizada pela Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e pela Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), procura apresentar a Universidade como fonte de ousadia através de diferentes cursos e espetáculos artísticos.

Mais informações sobre a 2ª Semana Ousada podem obtidas na SecArte/UFSC, pelos fones 3721-8329 e 3721-9279, e no Núcleo de Comunicação do Ceart/UDESC, pelo fone 3321-8350. Contatos com a secretária de Cultura e Arte da UFSC, Maria de Lourdes Borges, podem ser feitos pelo telefone 9969-3464, e com a professora Claudia Maria Messores, na UDESC, pelo fone 9912-3521. Há mais dados e a programação completa da Semana no www.semanaousada.ufsc.udesc.br.

Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom