Atividades no novo campus da UFSC em Araranguá completam um mês

10/09/2009 18:09

Nem mesmo a interrupção das aulas nas escolas e instituições de ensino da região Sul de Santa Catarina, devido à proliferação do vírus H1N1, no mês de agosto, atrapalhou os trabalhos do novo campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Araranguá. A universidade completou um mês de funcionamento nesta primeira semana de setembro e os cerca de 90 estudantes matriculados no bacharelado em Tecnologia da Informação e Comunicação – o primeiro curso da instituição na cidade – estão assistindo regularmente as aulas ministradas nos períodos matutino e noturno.

Localizado numa área de 129 mil metros quadrados no bairro Cidade Alta, as obras da estrutura física do campus prosseguem em ritmo acelerado. A intenção é de que, até o início do ano que vem, além de refeitório e auditório, novas salas para laboratórios e biblioteca possam abrigar outros cursos como o de Engenharia de Energia, já previsto para ser oferecido no próximo processo seletivo.

Antes restrita aos limites da Capital, a interiorização da UFSC atende as propostas do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni). Os recursos para instalação da UFSC em Araranguá provêm de emenda individual ao orçamento da União, apresentada pelo deputado Federal Jorge Boeira (PT), com a contribuição da senadora Ideli Salvatti (PT) junto ao Ministério da Educação.

A UFSC foi fundada em 1960. Em Florianópolis, conta com, aproximadamente, 1.660 professores e 1.800 servidores técnico-administrativos para atender a 20 mil alunos nos 70 cursos de graduação, 55 especializações, 54 mestrados acadêmicos, 6 mestrados profissionalizantes e 38 doutorados. A UFSC está posicionada como a 381ª colocada (num universo de 4 mil instituições) pelo Ranking Mundial de Universidades, a 4ª melhor do Brasil e a 7ª da América Latina.

“Vejo a UFSC como um potencializador do desenvolvimento da região através de atividades de extensão. Um dos maiores projetos, no nosso primeiro curso, é a capacitação de professores e alunos no uso de tecnologias voltadas à educação, com software de ensino. Poderemos melhorar os índices do ensino fundamental e médio e promover a integração social e intelectual de um número cada vez maior de pessoas”, analisa o professor Sérgio Peters, diretor geral do campus em Araranguá, para quem a presença da Universidade na região vai além da formação de profissionais ao mercado de trabalho.

Tecnologia da Informação e Comunicação

O curso de Tecnologia da Informação e Comunicação visa formar profissionais com os conhecimentos e técnicas da ciência da computação e dos sistemas de informação. Além de ser o primeiro em Santa Catarina e um dos poucos do gênero no País, o curso tem duração de três anos para obtenção do título de bacharel. Ao final, o acadêmico poderá optar por uma, entre três habilitações, cursando, para isso, mais um ano.

São elas: Tecnologias Digitais – aprofundando estudos para a convergência digital em sistemas operacionais, tratamento de sinais e dados, engenharia de software e redes de comunicação; Negócios Digitais – desenvolvendo competências em empreendedorismo, e-Business, e-Comerce, Business Intelligence e Gestão do Conhecimento e, Cultura e Educação Digital – para estimular a modelagem de manifestações artísticas e culturais em sistemas multimídia e de comunicação, para aplicações em educação e capacitação em empresas e organizações além de tecnologias digitais nos processos de ensino em escolas e universidades.

Os acadêmicos contam com o know how dos professores-pesquisadores do Centro Tecnológico (CTC) da UFSC, em Florianópolis, onde estão vinculados os cursos de Engenharia que conquistaram o conceito máximo (nota 5) na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade/2008).

Por Jor. Luís Felippe Floriani (SC2063JP) – Acadêmico TIC/UFSC

Fotos: Divulgação

Contato: (48) 3721-6448/3721-6449/3721-6450